Ir para conteúdo

Santiago, Pucón, Valparaíso e Viña Del Mar –13 dias–Outubro 2010-FOTOS/VÍDEOS Atualizado em 17/11/10


Posts Recomendados

  • Membros

Relato de viagem ao Chile: Santiago, Pucón, Valparaíso e Viña Del Mar

– 13 dias – 02 a 14 Outubro de 2010 –

 

Gastos da Viagem ao Chile.xls

 

INTRODUÇÃO

 

Olá amigos Mochileiros!!

Vamos fazer esse relato, por dois motivos principais: primeiro pra poder registrar detalhes desta viagem maravilhosa que fizemos em nossa lua-de-mel, e segundo, como uma forma de agradecimento e retribuição/contribuição a todos que colaboram com o site mochileiros.com, pois fizemos nossa viagem TODA com informações retiradas do fórum. MUITO OBRIGADO e espero que as informações sejam interessantes e úteis pra quem for conhecer o CHILE.

Bom, nos casamos (Rudy e Letícia) no início de setembro, e por razões logísticas de nossas vidas foi em uma cidade diferente das que moramos, e devido a alguns contratempos só organizamos nossa viagem após a data do nosso casamento. Só tínhamos decidido o país para comprar logo as passagens aéreas (presente de um grande amigo). Escolhemos o Chile, pois tínhamos a noção (correta) de que seria possível conciliar um passeio com Cultura e Natureza, e bom preço!! Passamos o mês de setembro inteiro colados no mochileiros.com. O roteiro foi cumprido quase que integralmente, só com pequenas alterações, que foram possíveis pois queríamos uma viagem que não fosse de pura correria (tipo conhecer 5 parques nacionais em um dia). Tínhamos janelas no roteiro e isso foi maravilhoso, pois a canseira foi grande, e deu pra ter uns dois dias mais lights.

Obs: como fizemos a viagem em dois, todas as descrições de valores que forem relacionados à comida, transporte, estadia, supermercado, etc é referente às DUAS PESSOAS, ou seja onde tiver CLP 1040 significa CLP 520 para cada um. Os dados financeiros estão em uma planilha que fiz no Excel (sou péssimo no programa...). Nos gastos de restaurantes já estão inclusas as propinas (gorjetas).

 

1° DIA - Sábado

 

Saímos de Curitiba às 06:10, por sorte, um amigo pode nos levar lá nesse horário. O vôo foi até São Paulo e ao embarcar lá já perdi minha garrafinha de bolso de Ballantine’s. Não sabia que só poderia ir com no máx 100ml de líquidos em cima (NA IDA). Vi no mochileiros que era importante marcar as poltronas para poder apreciar a vista das cordilheiras, e foi uma GRANDE DICA! O visual é maravilhoso. Foi interessante que um pouco antes de passar por Mendoza, avistou-se uma pequena cadeia de montanhas e muita gente a bordo começou a fotografá-las freneticamente pensando que fossem os Andes, mas quando a Cordilheira realmente apareceu foi um espetáculo!! Uma formação imponente e bela, ali começou nosso estado de “maravilhamento”, hehe, que perduraria até o dia 14.

20101111170753.JPG

Chegamos ao aeroporto de Santiago às 11:30 e já fomos fazer câmbio lá mesmo, pra ter algum valor em Pesos Chilenos (não olhei para nenhum dólar durante a viagem toda). Pegamos o ônibus azul CENTROPUERTO logo em frente ao aeroporto e descemos na estação PAJARITOS de metrô. Seguimos pelo metrô até a estação PEDRO DE VALDIVIA. Quando saímos no metrô já nos maravilhamos novamente, o Bairro Prôvidência é muito bonito, a arquitetura se mistura de forma agradável aos olhos, o novo e o antigo em uma combinação muito linda.

Nosso Apart Hotel foi uma ótima escolha, um apartamento moderno no 12° andar do Edifício Bachelor, com vista para as cordilheiras (quando a fumaça cinza de Santiago permite olhar). Era completo: utensílios de cozinha, eletrodomésticos, TV LCD, secador de cabelos (minha cabeleira adorou!!), cama confortável (importante), enfim, móveis bonitos, novos e úteis. Fomos recepcionados pela Sra Lídia, irmã do representante do Apart o Sr Juan Pacheco. Ambos foram de uma educação e carinho louváveis, fizeram com que nos sentíssemos em casa.

20101111173436.JPG

O único problema foi que a internet wireless não funcionou nessa primeira etapa da estadia, apesar de o Sr Juan me dar uma chave de outro AP para usar a net por um tempo (pois precisava ver outras dicas no mochileiros).

Tomamos um banho e saímos para almoçar. Após uma pequena caminhada paramos no GATSBY. Foi um pouco caro, mas a comida foi muito boa. Lá é um self-service bem amplo e com muitas opções (inclusive com sorvetes Kibon já no preço), vale a pena, o ambiente também é igualmente agradável. Almocei sorvete e comi umas saladas de sobremesa, hehehehe.

Após o almoço pegamos o metrô até a estação UNIVERSIDAD DE SANTIAGO para adiantarmos a compra das passagens para Pucón. Compramos na Tur-bus, em poltronas semi-cama (é a poltrona tradicional com aquele apoio para as pernas, tem muito no Brasil). A volta custou quase o dobro da ida pois seria em época de feriado.

Nessa primeira saída notamos dois detalhes interessantes: 1° os bebês chilenos tem as bochechas grandes e vermelhinhas, muito engraçado; 2° os cachorros de rua são tudo GORDO e GRANDE!! Nem parecem de rua...

Ao retornar pro Providência iniciamos parte do nosso foco de turismo: CERVEJA!! Hehehe. Eu e a Letícia não somos de beber muito, mas gostamos de provar diferentes cervejas e vinhos. Paramos no Schoppdog da Pedro de Valdivia esquina com Av. Providência e tomamos um grande Schop (é assim que eles escrevem) da marca ESCUDO. Muito bom, e tava gelaaaaaaaaaaaado. Saímos de lá e fomos até uma outra cervejaria na Av. 11 de setembro (da estação de metrô) chamada ELKIKA ILMENAU.

20101111160325.JPG

20101111160431.JPG

Lá fomos apresentados ao maravilhoso Chopp Kunstmann Pale Ale - Torobayo (que tomei em outras ocasiões até o fim da viagem). Que chopp batuta!! Meu tipo preferido de cerveja: forte, âmbar, com aroma frutado e gelaaaaaaaaado. Provamos depois o chopp Stella Artois (só tinha tomado a long neck) veio em uma grande e bela taça, e também muito foi muito gostoso. Voltamos pro apart.

 

Gastos do Dia:

01ºDIA – Compras mercado CLP 7.089

01ºDIA – Elkika Ilmenau (cervejas) CLP 3.300

01ºDIA – Metro CLP 1.040

01ºDIA – Metro CLP 1.040

01ºDIA – Metro CLP 1.040

01ºDIA - Ônibus CENTROPUERTO CLP 2.800

01ºDIA - Passagens para Pucón CLP 59.200

01ºDIA - Restaurante Gatsby CLP 17.570

01ºDIA - Schopdog (1 chopp grande + 1 Agua) CLP 1.590

 

2° DIA - Domingo

 

Reservamos esse dia para os passeios históricos. Começamos pegando o metrô até a estação LA MONEDA. Que lugar bonito, amplo e com belos prédios e jardins. Lá notamos outro detalhe: os chilenos utilizam MUITO a bandeira do país deles, gostaria que nós admirássemos tanto nossa bandeira e país como eles admiram. Vê-se a bandeira do Chile em todo canto, em 60% das casas... Tiramos algumas fotos do Palácio de La Moneda fomos visitar o Centro Cultural abaixo do Palácio. Vimos duas exposições: Uma da artista Violeta Parra, muito legal; e outra chamada ORO y PLATA.

20101111170923.JPG

20101111160718.JPG

20101111171009.JPG

Esta foi muuuito interessante. Mostrava o uso desses dois metais com objetos que remontavam a mais de 500 AC, bem como objetos “mais recentes” da época dos impérios das civilizações Inca, Maia e Asteca, e posteriores à invasão européia. Foi permitido tirar fotos sem flash. Começamos com o pé direito.

Saindo do Centro Cultural fomos até o outro lado do Palácio e tiramos fotos daquela bela praça e vista do Palácio de La Moneda.

20101111160824.JPG

Saímos pela Calle (rua) Augustinas para fazer câmbio (como sugerido por alguém no mochileiros) de um montante maior de Money. Após o câmbio percebi que tinha esquecido de fazer backup da minha câmera fotográfica e tive que comprar outro cartão de memória. Foi quando entramos na Ripley pela primeira vez e percebi um graaaaaaaaaaande aspecto: FAZER COMPRA NO CHILE NÃO É TÃO MARAVILHOSO COMO NOS FALARAM. É sim mais barato que o Brasil, todavia é mais caro que o Paraguai, e como sempre morei perto do Paraguai, achei que não vale a pena comprar muito no Chile. No entanto, vê-se coisas mais legais pra comprar lá, a variedade de roupas por exemplo é bem maior. Mas para os eletrônicos vale mais a pena ir no “paraguas”.

Após a Ripley caminhamos até a Plaza de Armas e vimos um ambiente muito agradável. A temperatura estava ótima! Entramos na Catedral Metropolitana:

20101111161018.JPG

20101111171034.JPG

Contraste Arquitetônico!!!

 

Maravilhosa. Estava acontecendo uma missa e, apesar de não sermos católicos, apreciamos o momento e ouvimos os cantos com o belo som do Órgão de Tubos. Lá nos deparamos pela primeira vez com os efeitos do grande terremoto deste ano. O lado direito no fundo da igreja estava interditado devido a rachaduras no teto. Dá uma certa dor no coração ver um patrimônio cultural daquele vulto correndo risco de se perder para sempre. Achei muito bonita a imagem de São Miguel Arcanjo que está do lado esquerdo da nave.

Na saída conhecemos o Museo Histórico Nacional, acho que foi o melhor passeio da parte cultural. Um acervo lindíssimo que te coloca na linha do tempo da história do Chile. Pena que não se pode utilizar a câmera, e uma coisa é fato, você aproveita muito mais quando não se preocupa em tirar fotos (eu pelo menos tenho esses genes orientais que gostam de fotografar tudo).

Quando saímos, estava rolando o maior sonzão com a banda de música dos Carabineros (polícia ostensiva chilena). Muuuuuuito massa, muitas famílias com crianças curtindo o som e como sou músico, me empolguei bastante com o som, já puxei a Letícia pra dançar no meio da praça (e passar vergonha na frente de todo mundo, hehehehe).

Nos dirigimos ao Mercado Municipal pra almoçar. Lá é um lugar interessante, muitos frutos do mar diferentes (gente, sou do Mato Grosso do Sul...), que a Letícia já conhecia (15 anos de Fortaleza). Uma coisa chata é a quantidade de garçons (dos vários restaurantes que lá existem) que te abordam oferecendo os serviços, é um pouco inconveniente. Fica a dica: DIGA QUE JÀ ALMOÇOU! E vá sondando os ambientes até escolher onde parar. Escolhemos o Jóia do pacifico. O peixe estava delicioso, porém, quase caímos na bobeira da CENTOLLA, que é absurdamente cara, E SEM GRAÇA!!!! Preferimos muito mais a Anchova com molho de sei lá o que com mostarda, delicioso! A porção de fiapo de caranguejão foi CLP 12500 e absolutamente sem graça. Saldo final CLP 22400: Um pouco caro para o que esperávamos.

Após o almoço fomos caminhando até o Bellavista, e ao Zoológico. Foi legal ver os Tigres Brancos principalmente.

20101111171138.JPG

Curtimos a vista lá de cima, mas não subimos no Cerro San Cristóbal em virtude do tempo escasso e do teleférico interditado.

Em seguida fizemos a maravilhosa visitação à La Chascona, uma das casas de Pablo Neruda. Que lugar mágico. O guia teve muita sensibilidade em expor toda a história, dramas e alegrias daquele lugar. É tudo muito encantador e surpreendente. Um passeio que agrada ao coração e te deixa com saudade de alguém que você nunca conheceu. Obs: foi tranqüilo entender tudo o que o guia dizia em Espanhol.

Saindo de La Chascona, demos uma passada no Pátio Bellavista que é muito belo e agradável. No entanto achamos um pouco elitizado e caro. Pra quem quer comprar lembranças e artesanato, com certeza é mais indicada a feira perto do Cerro Santa Lucia (tem tb tem muito mais variedade).

Chegamos ao apart já escurecendo e jantamos em casa mesmo.

 

Gastos do Dia:

02ºDIA - Agua no La Chascona CLP 800

02ºDIA - Almoço no Mercado Municipal CLP 22.400

02ºDIA – Canecas e adesivos CLP 7.100

02ºDIA - Cartão SD (câmera fotográfica) CLP 6.990

02ºDIA - Centro Cultural la Moneda CLP 2.000

02ºDIA - Entrada La Chascona CLP 5.000

02ºDIA - Entrada no Zoológico CLP 6.000

02ºDIA – metro CLP 1.040

02ºDIA – metro CLP 1.040

02ºDIA - Picolé no Zoológico CLP 1.000

 

3° DIA – Segunda

Tínhamos um pouco receio deste dia de passeio, pois a maioria dos pontos turísticos fecha às segundas. Tomamos café da manhã em uma cafeteria/padaria que aparece em cada quadra do centro de Santiago, a Castaño. Vale a pena, comemos muffins e sanduíches com jamon (presunto) e tomamos um bom Mochaccino (o nosso capuccino). Passamos no centro de Informações Turísticas na 11 de setembro entre as estações Manuel Montt e Pedro de Valdívia, uma senhora muito educada nos atendeu e já marcou por telefone o passeio na Concha Y Toro (CYT) (que para nossa surpresa estava aberto na segunda) para as 15h. Fomos então ao Parque Arauco, um grande shopping perto da estação Manquehue do metro (acho).

20101111172259.JPG

Lá percebemos mais uma vez que seria caro comprar roupas de frio das grandes marcas. Pagar R$290,00 em uma blusa Polartec não se encaixava nas minhas prioridades. Os eletrônicos também não valiam a pena em se comparando com o Paraguai.

Atrasamos no almoço e tivemos que pegar um táxi até o metro, para então seguir até a estação Bellavista de La florida e tomar o Ônibus 74 que passaria na frente da CYT. O caminho de ônibus demorou mais do que imaginávamos (e mais do que nos foi informado). Chegamos atrasados e “perdemos” (depois explico) a primeira parte do tour: a visita em frente à casa da família. O tour realmente é muito rápido e superficial, apesar de interessante e agradável. A descida ao Casillero del Diablo foi bem legal, e bem “turistão”.

20101111161351.JPG

Na última degustação fomos “apartados” do grupo, e levados à degustação especial.

Confesso que se não fosse a escolha desse tour mais caro (com degustação extra) seria bem simples esse passeio. Foi muito bom poder bater papo com a Somelier da CYT e receber uma aula de degustação provando ótimos vinhos da série Marques Casa de Concha e saboreando uma deliciosa tábua de queijos. A Letícia provou os vinhos com a classe que lhe é peculiar, e eu arregacei tudo, e bebi até a última gota!!!! HAHAHAHAHHA.

 

20101111162552.JPG

 

Set de degustação na Concha y Toro

20101117164520.JPG

 

Vinhos degustados

20101117164647.JPG

 

Vinhos degustados

20101117164717.JPG

 

Bar na Concha Y Toro

20101117164737.JPG

 

Mansão na Concha y Toro

20101117164804.JPG

 

Loja/Boutique Concha y Toro

20101117164831.JPG

 

Saímos de lá trançando as perna e dando risada no busão!! Estávamos uma comédia. Compramos dois (bons) vinhos apenas, uma touca e um íma na loja da vinícola. Ahh... quase me esqueci. Antes de sair pedi a um dos guardas que permitisse que nós fossemos até a mansão rapidamente tirar fotos, já que não tínhamos chegado a tempo. Foi melhor ainda, um rapaz nos acompanhou até lá e pudemos até caminhar pela varanda (não autorizado no passeio comum) e tirei fotos do interior da mansão.

20101111171259.JPG

Muito bom, saímos de lá “no grau” !!! Dica final: ESCOLHA O PASSEIO COM A DEGUSTAÇÃO EXTRA.

Voltamos ao Apart e jantamos no Bar Ligúria. Um local muito agradável e aconchegante, rodeado de fotografias e com um ar bem retro. Pena que o ambiente para não fumantes fosse tão menor que o de “caiporas”.

 

 

Só para ter uma noção do interior do LIGURIA

20101117164916.JPG

 

LIGURIA

20101117164950.JPG

 

Frente do LIGURIA

20101117165101.JPG

 

Gastos do Dia:

03ºDIA - adaptador para energia CLP 500

03ºDIA - Almoço no Parque Arauco (bufett express) CLP 8.780

03ºDIA - Bar Ligúria CLP 15.900

03ºDIA - Café da Manhã no Castaño CLP 3.680

03ºDIA – Mochaccino CLP 500

03ºDIA – Compras mercado CLP 9.542

03ºDIA - Internet (20 min) CLP 200

03ºDIA - Loja C.y.T. (vinhos, touca e íma) CLP 22.490

03ºDIA – metro CLP 1.040

03ºDIA – Metro CLP 1.040

03ºDIA – Metro CLP 1.040

03ºDIA – Metrobus (para Concha y toro) CLP 960

03ºDIA – Metrobus (para Concha y toro) CLP 960

03ºDIA - Passeio Concha y toro (15% de desconto com folheto) CLP 27.200

03ºDIA – Presentes CLP 19.460

03ºDIA - Taxi (parque Arauco até o Metro) CLP 2.000

 

4º Dia - Terça

Neste dia nos deparamos com um pequeno problema. Tínhamos que arrumar nossas coisas no Apart para o check-out até as 12h. O Sr. Juan Pacheco foi muito compreensivo e deixou nossas coisas em outro apartamento até às 19h. Neste dia fizemos outro tour a pé pelo centro. Pegamos o metrô até a estação Santa Lucia e fomos conhecer o Cerro de mesmo nome. QUE LUGAR LINDO! A fonte Netuno é maravilhosa, merece muitas fotos e um bom tempo de contemplação.

20101111162450.JPG

 

Vista superior da Plaza Netuno - Fonte

20101117165134.JPG

 

Na verdade, toda aquela região é bela. Pelo menos para nós que não somos acostumados a ver aquele tipo de arquitetura. A vista lá de cima do cerro é muito bela também. Fizemos ótimas fotos lá! Foi no cerro que provamos também o Motte com Huesillos, uma bebida com calda de pêssego, pêssegos e trigo, bem interessante.

Saímos do Cerro pelo lado do Bairro Lastarria, onde fizemos uma pequena caminhada e pegamos a Avenida Merced, onde visitamos a Basílica de la Merced e seguimos ao Museo Precolombino. Realmente este museu é maravilhoso, uma pena não ter um acervo maior, pois deixa a gente com sede de mais. No entanto, após conhecermos o museu sozinhos, nos deparamos com uma turma de crianças iniciando um tour com uma guia do local. Resolvemos entrar no bandão e repetimos a volta pelo museu, sentindo-se como crianças aprendendo sobre os detalhes mágicos daquelas culturas. Foi ótimo. Lá estão belas peças, inclusive as múmias mais antigas do mundo, que são bem diferente do que imaginamos também.

20101111171341.JPG

Saímos do Precolombino e caminhamos pelo centro, passando em frente ao belo prédio da bolsa de valores e seguimos até a igreja mais antiga de Santiago a Iglesia de San Francisco.

Pegamos o metro em direção à Providência, passeamos por lá um pouco, compramos umas lembrancinhas e paramos na Bravíssimo para provar o famoso sorvete: Uma delícia! E vem mesmo com a casquinha de cabeça pra baixo, hehehe.

20101111161521.JPG

Jantamos em um restaurante oriental, quase na esquina da 11 de setembro com a Pedro de Valdivia (Xin Tung Fong) simples, mas com um bom rango.

Depois disso fomos na Falabella e escolhemos 5 peças de roupas de frio: 2 fleeces, 2 softshell (que eu acredito que tenha esse nome), e um cortavento da Diadora. Não são roupas caras como as da Columbia ou The North Face, no entanto valeram muuuuuuuuuito a pena e não precisamos de nada melhor que isso. Fica a dica!! Pense duas vezes antes de escolher as melhores grifes de equipos de frio (Columbia, The North face). Com o preço que pagamos nas 5 peças daria apenas pra uma Parka com fleece da Trilhas aqui no Brasil. Mas não foi fácil fazer essa compra. O cartão da Letícia foi bloqueado após ela ter pagado o Apart. Foi um estresse FDP, passamos muita raiva com o Itaú/visa. Demoramos quase 2 horas e muitos telefonemas pra conseguir a liberação.

Passamos no Ap onde estavam nossas malas e seguimos de metro até a estação UNIVERSIDAD DE SANTIAGO pra pegar o Tur-Bus até Pucón. E nessa noite já utilizamos as nossas novas (e ótimas) roupas de frio, pois esfriou pra CARAMBA!!!

Gastos do dia

04ºDIA - 2 Cafés + Salgado CLP 1.510

04ºDIA - 2 Lenços CLP 4.000

04ºDIA - 3 Diárias do Apart Hotel CLP 94.575

04ºDIA - Almoço (2 lanches + suco) CLP 4.650

04ºDIA - Bolsa (pra muambaiada) CLP 5.000

04ºDIA - Chocolate quente (rodoviária) CLP 840

04ºDIA - Ímas de geladeira CLP 5.980

04ºDIA - Jantar no Xin Tung Fong CLP 6.700

04ºDIA - Ligação Telefone + suco + água CLP 2.390

04ºDIA – Metro CLP 1.040

04ºDIA – metro CLP 1.040

04ºDIA – metro CLP 1.040

04ºDIA - Motte Com Huesillos CLP 500

04ºDIA - Museo Precolombino CLP 6.000

04ºDIA - Roupas de frio (5 peças na Falabella) CLP 101.790

04ºDIA - Sorveteria Bravíssimo (2 bolas de sorvete p/ cada) CLP 2.980

 

5º Dia - Quarta

Durante a viagem ficamos preocupados pois choveu desde o amanhecer e chegamos em Pucón com chuva. Nos hospedamos no Pucón Hostel Chile, (há uma quadra da Tur-bus, mas pela chuva pegamos um taxi) onde fomos recepcionados pelo Marcelo (Shaggy, heehehhe), uma figuraça engraçado pra caramba, e atencioso com os detalhes da estadia.

20101111171512.JPG

Passeamos um pouco pela cidade e almoçamos no The View.

Às 14h fomos em um passeio às Termas Trancura, e devo admitir: quem conhece bem Caldas Novas, por exemplo, (mais precisamente a ex-Pousada do Rio Quente) não se emociona muito com essas termas. A estrutura da Rio Quente Resorts é muito mais interessante, e como já passei muitas semanas em Caldas fazendo shows, não me surpreendi, apesar de ter aproveitado bem o passeio, curtindo o relax.

 

Uma das piscinas EXTERNAS

20101117165411.JPG

 

Uma das piscinas INTERNAS

20101111161826.JPG

 

Entrada das Termas

20101117165447.JPG

 

Na volta fizemos umas compras no supermercado e passamos em algumas agências pra saber sobre a subida ao Villarica. Na Andesmar encontramos uma brasileira (Michele) que foi bem agradável e educada. Resolvemos subir o Vulcão no dia seguinte, já que havia a previsão de tempo bom.

 

Gastos do Dia

05ºDIA - 1 Heineken nas termas CLP 1.300

05ºDIA - Almoço (The View) CLP 15.400

05ºDIA – Cachecol CLP 5.000

05ºDIA - Compras mercado CLP 15.478

05ºDIA - Duas luvas e 1 gorro CLP 6.000

05ºDIA – Maiô CLP 15.000

05ºDIA - Subida ao Villarica ( Andesmar) CLP 76.000

05ºDIA - Tarifa de saque 2x (banco) CLP 5.000

05ºDIA - Taxi (Turbus até Pucón Hostel) CLP 1.000

05ºDIA - Termas trancura CLP 16.000

6º Dia - Quinta

Acordamos bem cedo pra esperar a van que passaria às 7h no Hostel. Uma coisa interessante é que não tínhamos avistado o vulcão no dia anterior por causa do mau tempo. De manhazinha ao fazer um vídeo pela sacada do nosso quarto, tivemos a visão maravilhosa do Villarica, foi assustadoramente emocionante.

 

VISTA DO VULCÃO DA JANELA DO NOSSO QUARTO NO PUCON HOSTEL CHILE

20101116010346.JPG

 

Após pegarmos os equipamentos na Andesmar, e já nos unirmos ao grupo que seguiria em conjunto (nós dois, mais um inglês: Vernon, e um casal de brazucas: Luciana e Bruno), saímos em uma van em direção ao Parque Nacional. Iniciamos a subida com todo gás, felizes da vida e com uma efêmera animação.

20101111161927.JPG

Em virtude do fechamento da estação de ski, os teleféricos não estavam funcionando, isso deve ter aumentado a caminhada em pelo menos 1:30h. Primeira DICA: Se o teleférico estiver operante USE-O.

Minhas lembranças são um pouco fragmentadas sobre a subida, talvez pelo excesso de concentração, e medo, por isso vou escrever em tópicos pra organizar melhor.

• A cada 50 minutos tínhamos um descanso de uns 15 minutos, e era um paradoxo: de um lado as pernas cansavam bastante, e de outro, o recomeço das caminhadas era difícil pois o corpo demorava pra reaquecer.

20101111161940.JPG

• A vista fica mais impressionante a medida que a gente sobe, mas vai ficando exponencialmente mais assustadora também.

• Meus joelhos estavam doendo muito já em 20% da subida, mas não falei nada pra não preocupar a Letícia.

• O cansaço, o vento, o frio, a neve fofa, a o gelo escorregadio, e principalmente a altitude fazem com que a mente só pense em uma coisa: O QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI?!?!

 

http://www.youtube.com/watch?v=r7feAgXXFig

 

OS GRAMPÕES PARA AS PARTES CONGELADAMENTE ESCORREGADIAS

20101116010709.JPG

 

• Confesso que na última hora de caminhada meu medo era muito grande. Eu escorreguei duas vezes e isso foi o suficiente pra eu perder um pouco mais de confiança.

• Na última parada antes da cratera a Letícia não agüentou, o cansaço era extremo e o perigo era real. Quando ela decidiu parar não disse nem uma palavra de ânimo (o que seria o natural) pois eu também estava muito inseguro e com muito medo. Perguntei se ela queria que eu ficasse e ela me encorajou a terminar a subida.

• Caminhamos por mais uns 30minutos até alcançar a cratera, e foi uma sensação incrível. Tirei muitas fotos, mas o vento estava tão frio que foi difícil curtir muito a vista. Tínhamos que ser rápidos pra colocar toda roupa possível e preparar pra descida.

• Escutei “The Rain Song” do Led Zeppelin no topo (tomando um bom tereré), algo que fez muito bem pra minha alma. (http://www.terereshop.com).

• Durante a colocação de todas as camadas de roupa parei de sentir meu indicador da mão direita, PENSA UM MEDO DO KCT!!!! Enfiei o dedo na goela e fique assoprando meia hora até passar a anestesia... deumelivre...

• Enquanto estávamos lá na cratera, o vento mudou algumas vezes jogando a fumaça tóxica sobre nós, pensa um trem ruim. Arde tudo e é impossível respirar decentemente, lembra muito o famoso o-clorobenzilideno malononitrilo (CS) com o qual sou familiarizado.

20101111161952.JPG

• Ao iniciar a descida a Luciana deu uma travada dizendo que não desceria de ski-bunda pois o medo era grande, hehehehe adorei!! Fiquei na moita pensando : NEM EU!! Foi bom ela ter dito porque o tough guy aqui não precisou passar o carão!!

• Mas depois da primeira escorregada devo dizer: é DO CARALH... uma emoção massa demais, muita curtição, talvez a melhor parte do passeio. Devo postar no youtube um vídeo da descida, depois informo. VIDEO DISPONÍVEL!!

 

http://www.youtube.com/watch?v=_EAICuGbelU

 

http://www.youtube.com/watch?v=ua3x7viQTYc

 

• Pense bem o que levar na mochila (o que é difícil planejar). Uma coisa que sugiro é 2 litros de água pra cada pessoa. Eu e a Letícia levamos 1,5 pra cada e ainda salvamos os colegas de passar muita sede. Os lanches também são importantes: barras de chocolate (3), maçã, e uns 2 sanduíches de pão com presunto.

• No retorno as dores no joelho eram muuuito fortes, não conseguia dobra-los. Era um estado de esgotamento violento.

Depois da chegada, combinamos de tomar um mega chopp comemorativo da conquista, juntamente com o Bruno e a Luciana, que adoramos ter conhecido e esperamos poder reencontrá-los e breve. Fomos ao bar/restaurante Fiore, onde fomos bem atendidos e o chopp Torobayo de sempre estava soberbo!

20101111171657.JPG

20101111171440.JPG

 

Um surpreendente anel de fumaça no Villarica

20101117170120.JPG

 

Erupções do Villarica

20101117170335.JPG

 

Gastos do Dia

06ºDIA - Bar Fiore CLP 8.350

06ºDIA - Taxi para bar (3 quadras, sem condições de andar) CLP 1.000

 

7º Dia - Sexta

Nesse dia não programamos nada, o que foi ótimo, pois tivemos liberdade de apreciar Pucón mais calmamente. Além do que, nossas pernas estavam destruídas de dor por causa do Villarica.

20101111171550.JPG

Só passeamos pela cidade, tomamos sorvete, almoçamos bem, fizemos umas comprinhas na feirinha que há na praça perto do cassino

 

Confesso que esse semáforo de alerta vulcânico dá um pouco de pânico!!! Ele está na Prefeitura.

20101117165321.JPG

 

Estátua, Bandeira, Vulcâo e o Companheiro de passeio

20101117165657.JPG

 

Praça da feirinha

20101117165628.JPG

 

Mais um dos gordos perros de Pucón... o mais baixinho né...

20101117165532.JPG

 

...e de noite fomos ao... Cassino. Foi uma comédia.

Chegando lá (juntos com um outro casal de brasileiros) achamos tudo muito caro, mas a Letícia queria jogar naquelas máquinas caça-níqueis de alavanca e pegamos duas apostas mínimas, uma pra mim e outra pra ela, CLP1000 por cada. Joguei e perdi tudo na primeira. A sortuda da Letícia jogou e ganhou CLP30.000 (+-115 reais), HAHAHAHA foi demais, demos risada até, e já caímos fora de lá, pois realmente é muita sorte ganhar algo nesses trem eletrônico...

 

Gastos do dia

07ºDIA - 5 diárias do Pucón Hostel CLP 100.000

07ºDIA – Artesanatos e presentes CLP 20.500

07ºDIA - Cassino (2 apostas mínimas no caça níqueis) CLP 2.000

07ºDIA - Cerveja (Club 77) CLP 4.000

07ºDIA – chocolates CLP 1.080

07ºDIA - Compras mercado CLP 5.778

07ºDIA – Lavanderia CLP 7.500

07ºDIA - Pães (5 amassados) CLP 270

07ºDIA - Sorvetes (3 cascões de 2 bolas) CLP 3.000

 

8º Dia – Sábado

Esse foi um dos melhores dias da viagem. Acordamos lá pelas 8h e alugamos duas bicicletas na agência SIERRA NEVADA. Fizemos o passeio tradicional pela estrada de chão até OJOS DEL CABURGUA (um conjunto de cachoeiras muito lindas, e de lagos azuis turquesa) e depois esticamos até o LAGO CABURGUA e retornamos pela rodovia. Foi um passeio espetacular. A paisagem é muito especial, e o dia estava lindo.

 

Arvore preguiçosa

20101117170024.JPG

20101111162135.JPG

20101111162228.JPG

20101111171727.JPG

20101111171817.JPG

20101111171853.JPG

20101111171930.JPG

20101111171945.JPG

 

Fizemos ótimas fotos (com o sempre onipresente Villarica ao fundo) e nos divertimos bastante nas subidas e descidas.

Chegamos ao Lago às 15h e eu fiz uma pequena loucura... fui nadar!! Gente... pensa um trem frio... nusga!!!! A água tava tão fria que parecia que ia quebrar meus ossos. Mas foi revigorante e me deu forças pra fazer o caminho de volta.

 

Poderoso!!

20101117170051.JPG

 

20101111172053.JPG

Esse passeio é espetacular, com certeza indico pra aqueles que gostam de curtir um contato mais informal com a paisagem botando o corpo pra trabalhar um pouco. DICA: para os que não são acostumados, cuidado com os bancos secos das bikes... minha bunda ficou doendo pacas. Peçam a capa de gel e... mais umas duas capas de gel hehehehe.

 

20101111162848.JPG

Na chegada passeamos mais um pouco pela cidade e de noite jantamos no CLUB 77, muito bom e com bom preço. Indico a merluza frita (gigante o filé) bem como a truta. O padrão no Chile é escolher uma carne e um, apenas um acompanhamento. Geralmente pedíamos um prato acompanhado de salada e outro com outra coisa, tipo batata.

 

Gastos do dia

08ºDIA - Aluguel bikes (Sierra Nevada) CLP 16.000

08ºDIA – Brinco CLP 1.000

08ºDIA - Compras mercado CLP 5.711

08ºDIA - Entrada Ojos de Caburga CLP 600

08ºDIA - Jantar (Club 77) CLP 12.700

08ºDIA - Lanche no Lago Caburga CLP 3.200

08ºDIA – Mochaccino CLP 700

 

9º Dia – Domingo

Acordamos cedo e pegamos um micro-ônibus em frente ao terminal dos ônibus JAC rumo ao PARQUE NACIONAL HUERQUEHUE. Já no caminho a coisa fica surpreendente, pois o zigue-zague do bus subindo as serras é muito legal.

 

Portal Huerquehue

20101117170158.JPG

 

Chegando no parque descobrimos que seria difícil fazer a trilha que havíamos planejado, pois havia neve no caminho e estávamos usando tennis urbanóides. Ao iniciarmos a caminhada conhecemos duas pessoas muito especiais, a Juliette (França) e a Kathy (Inglaterra), com as quais tivemos boas conversas desde o início, e decidimos fazer juntos o passeio pelo parque, os quatro. A Letícia treinava o francês com a Juliette e eu o Inglês com a Kathy. Conversamos tanto que tínhamos que parar pra respirar, hehehehe.

O parque é espetacular, um passeio revigorante para a alma, mas cansativo para as pernas, ainda mais para quem tinha pedalado cinqüenta e tantos kms um dia antes e subido um vulcão outro dia. A caminhada começa ao lado de um maravilhoso lago, e depois você tem a oportunidade de vê-lo do alto da montanha, é muito lindo.

 

Pra quem conhece o MONTY PHYTON - EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO, esse Peru se achava o Cavaleiro Negro e não queria deixar a gente passar!!

20101117170221.JPG

 

20101111163436.JPG

20101111163525.JPG

 

Energizando!!! HEhehee

20101117164357.JPG

 

O único problema é que quando a neve apertou não teve como continuar, e confeso que não achei muito ruim, pois meus joelhos estavam doendo muito. A intrépida Juliette continuou a caminhada, já que estava com botas apropriadas, e fez fotos lindíssimas do lago congelado que há no patamar superior.

 

Lago congelado que só a Juliette conseguiu alcançar, e fotografar...

20101117164427.JPG

 

Retornamos (eu, lele e kathy) para a entrada do parque e descemos até o Lago, para dar uma espairecida. Que visual!!! As montanhas ao redor do lago, a neve no topo, o lago como um espelho d’água, e a água tentadoramente limpa. Nesse dia não nadei, pois o trauma do gelado Lago Caburgua ainda me atormentava, mas pedi na cara dura o caiaque de uma senhora chilena que estava por lá e dei uma remada revigorante (já que não forçava os esgotados joelhos) pelo lago, foi maravilhoso, um visual que só vemos em filmes.

20101111163603.JPG

Ao retornar percebi que tenho um pequeno talento pra comédia pois havia passageiros de 6 países diferentes, e consegui fazer todo mundo rir ao contar uma piada em portu-franco-germanico-hispano-inglês, hehehe e a moça americana ainda me deu a informação que meu sotaque é da Virgínia, heheheeh caipiiiiiiiiiiiiiira mermo sô!

Quando chegamos em Pucón, a Juliette sugeriu que tivéssemos um pouco de “expontaniedádú” e fossemos tomar uma cerveja pra celebrar a nova amizade; topamos. Fomos até o MAMAS & TAPAS um barzinho de esquina bem conhecido na cidade. Foi demais!! Bebemos todas e demos muita risada naquela mesa em que se falavam 4 idiomas por frase, era uma comédia. Ficamos lá até 23:30.

20101112120732.JPG

Chegando no hotel, O SUSTO! O Marcelo, preocupado com seus “filhotes” tinha dado o alerta para os Carabineros (polícia) que havíamos sumido, pois tínhamos marcado um passeio com ele até as termas LOS POZONES e tínhamos falado que chegaríamos às 17h. Como meses atrás uma garota havia falecido no Huerquehue ele se preocupou e chamou o resgate. A policia foi até o Hostel para ver se estávamos mesmo bem. Que tristeza. E o pior é que o mesmo ocorreu com a Kathy e a Juliette.

 

Marcelo "Shaggy"

20101117170356.JPG

 

Gastos do dia

09ºDIA - Cervejas e Comida no Mamas & Tapas CLP 25.000

09ºDIA - Entrada Parque Huerquehue CLP 8.000

09ºDIA - Passagem Parque Huerquehue (Ida e Volta) CLP 6.800

10º Dia – Segunda

Mais um dia de tranqüilidade e descanso em Pucón. Fizemos compras de lembranças e presentes. Tomamos sorvete, olhamos o lago, enfim, bem relax.

20101111163735.JPG

20101111172418.JPG

20101111173123.JPG

 

As impressionantes flores de MADEIRA de Pucón

20101117165754.JPG

20101117165823.JPG

 

Estátua à beira do Lago Villarica

20101117165847.JPG

 

Pouco antes do nosso horário de ônibus pra Santiago a Kathy e Juliette fizeram uma aparição surpresa no Hostel e nos convidaram pra lanchar ali por perto. Foi ótimo passar mais aquele tempo com elas, pessoas muito simpáticas e queridas. Inclusive convidamos a Kathy para fazer o passeio conosco até Valparaíso e Viña del Mar.

Saímos de Pucón por volta das 21h no Tur-Bus e ficamos com saudade daquela bela e agradável cidade.

10ºDIA - 3 Patos de madeira pequenos CLP 3.000

10ºDIA – Almoço + agua + Suco de Laranja (Club 77) CLP 10.500

10ºDIA - Blusas infantis + Dedoches CLP 17.000

10ºDIA – Brincos de Pedra (3 pares) CLP 6.000

10ºDIA - chocolates (Fábrica Ruca Malal) CLP 7.000

10ºDIA - Dois sorvetes CLP 2.500

10ºDIA - Estátuas Casal Mapuche Grande CLP 38.000

10ºDIA - Lanches (L'Ecole restaurante vegetariano) CLP 8.000

10ºDIA - Porta retrato e chaveiro CLP 4.500

 

11º Dia – Terça

Chegamos às 9h em Santiago e nos hospedamos novamente no MG apartments na Providência. Nesse dia passeamos pelo bairro, e depois pelo Centro. Não fizemos nenhum passeio específico. Tínhamos programado uma visita à Vinícola Cousiño Macul, mas foi difícil ser atendido lá. Quando conseguíamos falar com alguém nos diziam que o setor responsável pelo agendamento estava ocupado, ou de almoço, etc... enfim não conseguimos agendar. E pra piorar, tínhamos que alugar o carro para irmos à Viña e Valparaíso no dia seguinte e o horário para pegar o veículo iria atrapalhar um pouco. Enfim, passeamos pelo centro, fomos até a feirinha de artesanatos em frente ao cerro Santa Lucia (que é o melhor lugar para comprar lembranças e afins, muito melhor que o pátio Bellavista, tanto em qualidade quanto em preço e variedade).

 

Bolsa de Valores

20101117165257.JPG

 

Alugamos o carro na United, e pegamos um GM Spark: bem pequeno mas ideal para um simples passeio, ainda mais pela qualidade da rodovia até o litoral. Ah, e pagamos um extra também pelo aluguel do GPS, que ajudou bastante, mas é INDISPENSÁVEL você ter boa noção de pra onde está indo pois acontece muito de ele identificar locais com nomes iguais e que não tem nada a ver com o que vc quer.

20101111172637.JPG

 

 

Planejando a Viagem à Viña del Mar

20101117170420.JPG

 

Gastos do dia

11ºDIA - 3 Donuts (Dunking Donuts) CLP 1.980

11ºDIA – Água CLP 500

11ºDIA – Água CLP 500

11ºDIA – Almoço Xin Tung Fong CLP 7.900

11ºDIA – Café da Manhã no Castaño CLP 3.820

11ºDIA - Compras mercado CLP 16.000

11ºDIA – dois cartazes CLP 1.900

11ºDIA - Duas Camisetas CLP 8.000

11ºDIA - Estacionamento (na rua) CLP 660

11ºDIA - Estacionamento (na rua) CLP 2.730

11ºDIA - Ligação Telefone CLP 600

11ºDIA – Metro CLP 1.160

11ºDIA – Seis Cartazes CLP 6.000

11ºDIA – Suco CLP 2.000

 

12º Dia – Quarta

 

 

Dia nublado??!!??

20101117170446.JPG

 

Acordamos bem cedo e fomos buscar a Kathy na estação central de Santiago e seguimos para Viña del Mar. O dia estava bem nublado e ficamos com medo de isso atrapalhar nosso passeio. Fizemos uma viagem bem tranqüila e divertida. A chegada em Viña é muito agradável, vê-se o Pacífico por uma vista linda. A área central da cidade é muito bem cuidada e agradável. Diferente de Valparaíso que já possui um visual mais carregado. Nossa primeira parada foi no Museo Fonk.

 

Qual seria pior... o semáforo do Pucón ou o alerta de Tsunami de Viña???

20101117170514.JPG

 

20101111172550.JPG

20101111163833.JPG

Esse museu, apesar de pequeno, é bem legal. Possui em frente um Moai original da Ilha de Páscoa, o que já é interessante e rende boas fotos. O acervo Rapa-Nui é bonito e possui artigos notáveis. Em outra sala há uma ala de objetos de todas as Américas, dentre os quais o mais famoso e impressionante é a múmia de uma garota que morreu no Atacama e seu corpo foi preservado naturalmente pelo deserto. É muito bem conservada e tem até pele.

20101111163923.JPG

No segundo piso há uma seção de história natural que confesso que não me atraiu. Na verdade nós três não nos sentimos bem com aquela bicharada morta, no zoológico já dava pena de ver o bicho em um espaço tão pequeno... além disso, tinha um cheiro muito forte, provavelmente dos agentes conservadores. Apesar disso, teve uma seção muuuuuito interessante, que foi a das cabeças encolhidas. São troféus de guerra de indígenas que decepavam os inimigos e encolhiam as cabeças com uma técnica notável que mantinha as feições do coitado abatido. Ficavam pouco maiores que uma laranja.

20101111172020.JPG

Saindo do museu, passeamos de carro pela orla de Viña e paramos para encostar na água...e adivinhem, eu que já tinha nadado no lago Caburgua, numa temperatura terrível não me agüentei e nadei nas águas geladas do Pacifico.

 

Comemorando a chegada ao Pacífico

20101117170557.JPG

20101111164002.JPG

20101111164037.JPG

20101111172721.JPG

20101111172819.JPG

Valeu a pena!!

De lá partimos em direção a Valparaíso seguindo a via costeira, que possui um belo visual. Nessa hora percebemos que não daria tempo para visitarmos a casa de Pablo Neruda em Isla Negra, e deste modo resolvemos visitar a casa La Sebastiana em Valpo mesmo.

 

20101117170622.JPG

20101111172940.JPG

20101111173009.JPG

20101111172848.JPG

Vista de La Sebastiana para o porto

 

Essa visita não é nem de perto emocionante como a La Chascona, primeiro pelo acervo, mas principalmente pelo guia. Na La sebastiana vc recebe um aparelho tipo um controle remoto que coloca no ouvido para ter a descrição dos ambientes e objetos. Isso deixa a visita mais fria que a da La Chascona. Apesar disso valeu a pena com certeza, são muitas histórias e curiosidades maravilhosas.

Depois fomos almoçar ali por perto e tirar fotos em um mirante próximo ao Acensor Concepcion (acho) onde tivemos uma ótima vista do porto de Valparaíso. E nos despedimos das duas cidades litorâneas após esse rápido porém prazeroso passeio.

Depois de devolver a Limusine, hehehe, nos despedimos da Kathy, com um aperto no coração e a esperança de poder encontrar essa pessoa tão agradável e divertida. E tomara que o próximo encontro seja na nossa primeira ida à Londres!!!

Chegamos no apart arrumamos nossas malas e saímos para tomar o chopp da despedida de Santiago, e foi em alto estilo, pois foi exatamente quando o último mineiro foi resgatado e a cidade estava um buzinaço só em comemoração. Aproveitamos também para provar a Vienesa con Palta, o cachorro-quente deles, que vem com pasta da abacate. Bem gostoso, mas tava bem gelado...

20101111173037.JPG

 

Gastos do dia

12ºDIA - 2 Diárias apart Hotel CLP 63.050

12ºDIA – Almoço em Valparaíso CLP 12.700

12ºDIA - Aluguel Carro (GM spark + GPS + hora extra) CLP 33.915

12ºDIA - Café + Bauru (Viña) CLP 4.800

12ºDIA - café na estrada CLP 990

12ºDIA - Cervejas + caneca + Vienesas com Palta (Elkika Ilmenau) CLP 9.400

12ºDIA - Combustível (gasolina 95) CLP 12.011

12ºDIA - Entrada La Sebastiana CLP 3.000

12ºDIA - Estacionamento Praia de Viña CLP 1.000

12ºDIA - Museo Fonk CLP 3.600

12ºDIA - Pedágio Viña/Valparaíso (CLP 1500 cada) CLP 5.000

 

13º Dia – Quinta

Dia da despedida. Interessante comentar que no aeroporto há uma loja que pode ajudar aqueles que ainda não compraram presentes e lembranças, o BritShop, e apesar de ser loja de aeroporto não tem preços muito diferentes do que se vê normalmente por lá. Destaque para as belas canecas que lá encontramos.

13ºDIA - carregador de celular CLP 4.000

13ºDIA - Duas garrafas de Pisco Capel (Moai) CLP 15.789

13ºDIA - Lanche Aeroporto (café+cervejas+vienesas) CLP 13.080

13ºDIA – Metro CLP 1.040

13ºDIA - Ônibus CENTROPUERTO CLP 2.800

13ºDIA - Presentes Aeroporto (BritShop) CLP 28.750

13ºDIA - Suco (no Brasil) CLP 1.500

 

FIM

 

Meu povo, vou colocar umas fotos de algumas cervejas que tivemos o prazer de degustar no nosso tour chileno!!!

 

Pensa um trem bão... e a vencedora é líder isolada: KUNSTMANN PALE ALE TOROBAYO. Eu gostei tanto que inclusive esquecia de tirar fotos dela... essa img é do google

20101116013131.jpg

 

 

TUBINGER RED ALE

20101116012302.JPG

 

ESCUDO

20101116013431.JPG

 

MESTRA - AMBER ALE, Acompanhada de um PISCO SOUR

20101117165015.JPG

 

AUSTRAL CALAFATE ALE

20101116013633.JPG

 

KROSS MAIBOCK - LAGER FUERTE

20101116014014.JPG

 

KUNSTMANN HONIG ALE - CERVEZA MIEL

20101116013759.JPG

 

CRISTAL LAGER

20101116013846.JPG

 

KUNSTMANN BOCK

20101116014827.JPG

 

AUSTRAL PATAGONIA PALE ALE

20101116015351.JPG

 

EXTRA

Um dos melhores sucos que tomamos lá, Kiwi com maçã!! Essa marca tem ótimos sucos

20101117165933.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Rudy, parabéns pelo relato, ficou muito bom! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

As fotos também estão lindas!

 

valeu Laura!

 

Pessoal, inclusive quem quiser os arquivos de word e excel com o roteiro e planilha de gastos é só dar um alo que repasso!!

Qualquer outra dúvida sobre a viagem também é só perguntar... realmente espero poder ajudar quem estiver querendo ir pra lá, pois toda minha viagem foi planejada aqui no mochileiros.com!!

 

Abração!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aê Rudy, que Lua de Mel agitadinha hein irmão!!heheh!!!Andaram bastante!Mas aquela escalada no VULCÃO foi a experiência da VIDA, recomendaria a todos.Como eu te disse quando estávamos descendo: "só da para fazer isso uma vez na vida!!"

Parabéns pelo relato!

Abração!!

Bruno e Luciana(Davi/Sophia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...