Ir para conteúdo

Segurança - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

gostaria de deixar uma dica especial para mochileiras, creio que em algumas circunstancias ajuda tambem aos mochileiros.Faço parte da galera que adora sair sozinha me sinto bem estando comigo, muitas vezes preferia minha propria companhia que de outros. Na verdade nao faço mais por falta de oportunidade agora com marido e uma pequenina de 2 anos ta um pouco mais dificil. Mas assim que ela deixar as fraudas estaremos na estrada.

 

Minha dica e´ esta, ter um desodorante tipo aerosol ou liquido sempre nos bolsos externos da muchila. Qualquer problema inesperado desodorante no OLHO da pessoa, o sujeito nao esta esperando se assusta com tamanha dor enquanto isso deu tempo de vc correr e procurar ajuda. Sempre bom prevenir. Esse sempre foi um item indispensavel na minha bolsa. Nunca usei mas sempre me ajudou a estar mais tranquila.

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
  • 9 meses depois...
  • Membros

uma dica às meninas: uma dessas bisnagas de desodorante (essas de apertar) cheia de pimenta é bastante eficiente...

 

pra fazer, é só comprar as pimentas malaguetas e deixar curtir no álcool por umas duas semanas. depois separa-se o líquido, que vai filtrado pra bisnaga. é tiro e queda...

outra coisa é ter lâminas, ainda que pequenas: aquele canivetinho de 5cm de lâmina pode servir pra muita coisa, inclusive pra auto-defesa. recomendo os modelos de abrir com uma mão só, e que eles sejam mantidos estupidamente afiados.

 

outra dica é uma questão de atitude e vigilância: não se permita ser pega desprevenida, jamais (talvez essa seja a dica mais importante...). ao contrário do que a imprensa diz, não existe a orientação oficial da polícia (pelo menos em MG) a não reagir à uma agressão (seria criminoso recomendar que se confie na bondade de um bandido).

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Como este tópico está meio parado e uma vez que se trata de um assunto relevante para a segurança dos mochileiros (e principalmente das mochileiras) uma vez que estamos nas férias de janeiro vamos tentar passar algumas dicas e considerações sobre o ato de viajar sozinho.

 

CONSIDERAÇÕES:

 

O lugar de destino da mulher que viaja sozinha deve ser escolhido utilizando-se o bom senso. Deus não protege quem, deliberadamente, escolhe o inferno para passar as férias! Portanto a escolha do destino final bem como dos meios de locomoção são primordiais para a segurança do viajante.

 

Muitas vezes determinado local que aparentemente é tranquilo pode reservar surpresas bastante desagradáveis. Faz alguns anos um jovem casal de estudantes paulistas foi acampar em um final de semana num sítio abandonado quando foram rendidos por alguns menores de idade. O casal foi morto, primeiro ele, depois ela. Deixo de mencionar os nomes porque não vem ao caso, mas o fato teve ampla repercussão na imprensa.

 

Confiar somente na sorte não é aconselhável, pois a sorte, como tudo na vida, um dia acaba.

 

10 DICAS:

 

1- Evitar informar a desconhecidos o destino final da viajem, bem como detalhes do itinerário. Ao perguntar sobre determinado destino, ou seja, ao solicitar informações sobre como chegar a algum lugar, perguntar também sobre mais 2 lugares distintos. Deste modo quem prestar a informação não saberá ao certo qual será o destino que foi escolhido por parte de quem pergunta.

 

2- Evitar mostrar dinheiro. Deixar sempre separado o dinheiro contado para o pagamento do serviço ou objeto que será imediatamente utilizado ou comprado.

 

3- Não pegar carona com desconhecidos. Em alguns países do mundo tanto pedir quanto oferecer carona são atividades proibidas por lei. A mulher, por mais liberada que seja, não deve pedir carona para desconhecidos sob pena de estar colocando sua vida em risco. Aquele indivíduo que se mostra um cavalheiro na área urbana pode modificar seu comportamento por completo ao chegar a uma área rural, mais afastada e sem testemunhas.

 

4- Fotografar tudo e todos, de forma discreta. Placas de carros, pessoas, lugares, fotografar tudo de forma discreta. Um bom celular é o ideal pois não dá a "bandeira" de que se está fotografando. O ideal é ter alguns cartões de memória de reserva para fotografar o que for relevante e mandar pelos correios para um destinatário previamente avisado que, em caso de urgência, poderá entregar para as autoridades do local do ocorrido o conteúdo do cartão de memória. Guardar o cartão de memória com as fotos em local seguro, dentro da própria roupa por exemplo.

 

5- Não tomar banho de rio ou cachoeira com pouca roupa e menos ainda sem roupa alguma. Crimes de conotação sexual ocorrem via de regra em locais ermos, sem a presença de testemunhas e não se deve facilitar pois algum sociopata pode estar à espreita.

 

6- Nunca aceitar bebidas ou alimentos da mão de estranhos, mormente se encontrados pelo caminho, em trânsito. Completamente diferente é fazer refeições em estabelecimentos apropriados. O que não se deve fazer é aceitar doces, sucos, água e até mesmo frutas de desconhecidos.

 

7- Manter sempre contato com sua "base" , isto é, não sumir no mundo dizendo que volta daí a vinte dias e não mais estabelecer contato antes da volta. De tempos em tempos convém ligar para os amigos ou parentes informando a localização e o próximo destino imediato.

 

8- Conheça os hábitos dos habitantes locais para evitar constrangimentos e antipatias gratuitas. Por exemplo: cuidado com certos comentários sobre determinados alimentos, muitas vezes o alimento que voce abomina ou tem nojo é o prato principal de determinado povo ou região. De igual modo: pega super mal pedir uma "cervejinha" em alguma mercearia de algum país fundamentalista islâmico.

 

9- Da mesma forma, evite discussões e conversas que não aquelas referentes à beleza do local onde se encontra. Elogie sempre que possível, seja humilde, lembre-se que você é um(a) estranho(a) e que depende da boa vontade dos nativos. A arrogância fecha todas as portas, a humildade abre todas as portas.

 

10- Cuidado com o vestuário e maquiagem. Roupa de mochileiro(a) deve ser confortável e durável, apenas isto. Mulheres que vão sozinhas para o mato vestindo uma saia curta estão em total desacordo com as mais elementares regras de segurança pessoal. Mulheres que viajam sozinhas vestindo um vestidinho de lycra podem estar preparadas para ir pra balada sabado a noite, mas nunca estarão convenientemente trajadas para pegarem um trem na Bolívia. Quanto a maquiagem, até mesmo batom deve ser evitado quando a mulher viaja sozinha, ao menos enquanto ela está em trânsito. Sobriedade, conforto e higiene são coisas importantes, maquiagem excessiva, roupas de grife ou da moda não são adequadas quando o assunto é segurança da mulher que viaja sozinha.

 

Seguindo estas poucas dicas a mulher que viaja sozinha pode ter uma maior margem de segurança em suas aventuras pelo mundo. Obviamente, dicas como não beber alcool em excesso ou não usar drogas são por demais elementares para serem mencionadas, entretanto fica este último comentário: alguns indivíduos sentem prazer torturando e matando, não se contentam somente com abusos generalizados, portanto mulheres que viajam sozinhas devem ter em mente que todo cuidado é pouco afinal de contas doidos e criminosos existem em todo lugar. Valeu! ::otemo::

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...