Ir para conteúdo

Sul da Bolívia - Salar Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, oi!

 

Em outubro deste ano fiz uma viagem de 17 dias, entre Bolívia e Argentina. Tentarei escrever um breve relato sobre minha experiência, focando mais em dicas do que em duração e/ou estradas percorridas.

 

Começamos a viagem com uma noite em Lima, onde ficamos no hostel Pranayama, em Miraflores. Como ficamos só uma noite mesmo, foi o suficiente... achamos um restaurante pertinho pra comermos o famoso (e gostoso!) ceviche e as camas eram bem confortáveis. A disposição dos quartos era um pouco estranha, toda vez que entrávamos no quarto, éramos obrigados a passar por um outro quarto, sempre incomodando a pobre moça que dormia...

 

Pegamos um avião logo de manhã pra La Paz, onde chegamos no meio da tarde. Sentimos a altitude logo de cara... De lá pegamos um táxi direto pra rodoviária (acho que deu 55/60 bolivianos, dividido por nós 3). Também há opção de pegar tipo um mini-busu por 3,8 bs, mas já havíamos perdido muito tempo e preferimos adiantar! A intenção era pegar o busu da Todo Turismo (230bs) às 21h para Uyuni, mas não deu tempo - quando chegamos, por volta das 18h10, já havia acabado tudo. Tentamos reservar algumas vezes por email, sem sucesso!! Logo, sugiro que tentem entrar em contato com eles por telefone e reservem, caso tenham o tempo apertado. Na falta, pegamos um ônibus comum (+- 100bs). Definitivamente era bem mais barato, mas igualmente mais desconfortável. A viagem nos ônibus comuns são bem mais longas por conta das paradas e apesar deles terem me informado que seria somente 1 parada por volta de meia-noite, foram pelo menos 4 paradas. Enfim, saímos as 19h (com um pouco de atraso) e chegamos - um caco - em Uyuni por volta das 6h ou 7h.

 

Em Uyuni, logo na saída do ônibus, fomos bombardeados por vários agentes de turismos querendo vender os passeios pro Salar. Por fim, ficamos com a Tourbol por conta do valor proposto; U$ 95 ou 690 bs (sem incluir os ingressos do parque por 150 bs e da ilha por 30bs). A verdade é que os carros que fazem os passeios já são meio padronizados, mas vale a pena pedir pra dar uma olhadela nele antes. Até onde entendi, acontece muito de pessoas que compraram o passeio em diferentes empresas, ficarem no mesmo carro. Logo, o que vale no final é a sorte que você terá (ou não) com seu motorista-guia-chef. O passeio atrasou um pouco pra sair e fechamos um carro somente com brasileiros, com um guia ótimo, o Quintim! :) Ah! Comprem bastante água pra levar com vocês, levem alguns lanchinhos e recomendo que aproveitem pra comprar uns vinhos pra noite tb... Tem alguns mercadinhos em Uyuni que você poderá encontrar essas coisas.

 

*Atenção! Guarde o comprovante da entrada do parque!!!!

 

20121119183908.JPG

 

20121119184038.JPG

 

20121119184634.JPG

 

Não tem muito mistério, o passeio inclui sempre: 1º dia) cemitério de trens, o salar em si, ilha de cactos e a dormida foi no meio do nada, já fora do salar. O banho quente não estava incluido e valia 10bs. Acabei tomando o banho frio, mas tenho certeza que água quente seria muuuuuuito melhor. Foi sofrido, rs!!

 

20121119184302.JPG

 

20121119184901.JPG

 

20121119185129.JPG

 

20121119183650.JPG

Local da dormida do primeiro dia.

 

 

O segundo dia do passeio foi encantador, pois é quando começamos a conhecer as lagunas e os desertos... uma mais linda que a outra!!!! Apesar de você ficar a maior parte do tempo dentro do carro, as paisagens vistas pela janela são incríveis. Sempre há a parada estratégica pro almoço, que é servido ou numas mesinhas na beira da laguna ou no fundo do próprio carro. Como sou vegetariana, pedi um menu especial, mas a verdade é que não muda muito não. Era sempre uma carne, uma saladinha de pepino com cenoura e não sei mais o que, arroz, lentilha ou algo similar ou macarrão... Ah! Nada tem sal, azeite ou tempero, no máximo, dão uma mostarda e catchup lá, rs. Não digo que é de passar fome, mas como eu ainda não comia a carne, senti falta de um pouco de comida sim... Ratificando: se possível, levem uma sacolinha com um lanchinho!!! A dormida neste ultimo dia foi a 4300 metros de altitude e isso foi duro! Também não havia água no alojamento, só não entendi até hoje se era sempre assim ou naquele dia... a moça de lá não parecia muito disposta a explicar...

 

20121119191024.JPG

 

20121119192258.JPG

 

20121119191216.JPG

 

20121119191524.JPG

 

20121119191314.JPG

 

O terceiro e último dia começa cedo. Saímos do alojamento antes de 5 da matina e tava um frio de rachar... coisa de 12 graus negativos. De lá, partimos pra San Pedro de Atacama. A primeira paradinha foi nos geisers, que não é nada demais...depois tomamos café da manhã numa casinha na beira das águas termais. Os gringos super entraram lá, mas nenhum de nós teve coragem, rs. De lá, seguimos pelo Deserto Salvador Dali que é realmente incrível e você sente que está derretendo junto as montanhas e areia... Por fim, paramos numa laguna (que já não lembro o nome...) que já fica pertinho com a fronteira do Chile. Daí, seguimos com o carro até a fronteira para pegar um busu para atravessar, uma vez que os dois países não tem uma relação muito boa. Detalhe importante: no local de carimbar seu passaporte, é possível que os guardinhas cobrem uma PROPINA! Eles alegarão que existe uma taxa de saída, mas podem bater o pé que não há e peçam pra eles provarem através de algum documento oficial. Podem dizer, inclusive, que você olhou no site do próprio governo boliviano e nada constava... Bom, eu fiz tudo isso e eles se faziam de doidos. Como meus amigos queriam resolver logo, resolvemos pagar o que tínhamos, coisa de menos de 10bs por pessoa. E eles aceitaram!! Enfim... Depois de, no máximo, 1 horinha você chega em San Pedro. Que é uma cidade super agradável e merece uns 2 ou 3 dias. Não digo mais, porque depois do Salar, dificilmente você verá paisagens tão lindas...!

 

20121119194143.JPG

Termais

 

20121119194401.JPG

 

20121119194527.JPG

 

20121119194824.JPG

Ruelinha de San pedro de Atacama

 

Acho que é isso! Qualquer coisa, entrem em contato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...