Ir para conteúdo

Tadjiquistão - Guia de Informações


heka

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Um país de língua persa falada em uma região predominantemente turca, o Tajiquistão, em muitos aspectos é um estranho no ninho na Ásia Central. Com suas raízes na antiga Sogdiana e Bactria, o país moderno é um retalho frágil de clãs, línguas e identidades, forjadas juntos pela nação soviética e as esperanças de um futuro pacífico. A paz foi quebrada em 1990, quando uma brutal guerra civil tirou mais de 50.000 vidas, transformando a república montanhosa em um dos canto mais sangrentos do antigo império soviético. Embora as feridas ainda estejam abertas, uma década após a guerra, mais Tadjiques estão avançando com as suas vidas, como se acordassem de um sonho ruim, e um clima de otimismo voltou.

 

A boa notícia é que hoje o Tadjiquistão é seguro, estável e cenicamente espetacular. O Pamir – o teto do Mundo, é o destaque do país, que oferece um cenário de tirar o fôlego, excelentes opções de ecoturismo, hospitalidade das montanhas e a estrada de Pamir - uma das melhores viagens rodoviárias da Ásia. O Vale Wakhan é o sonho de trekkers, Dushanbe é considerada uma das mais belas capitais da Ásia Central, enquanto a antiga cidade de Penjikent dá uma visão interessante sobre o passado da região na Rota da Seda.

Para os fãs do cenário de montanhas remotas, ou qualquer pessoa que prefere lugares como o norte do Paquistão ou o Tibete ocidental, como os destinos favoritos, Tajiquistão irá despontar como a república mais emocionante na Ásia Central.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Capital: Dushanbe

Moeda: Somani Tadjique

Línguas: tadjique, russo, uzbeque e outras línguas pamir.

 

Clima e estações: Norte, centro e sul do Tajiquistão fervem no verão (junho a setembro), com temperaturas acima de 40 ° C. Infelizmente esta é a melhor época para visitar as montanhas. Primavera (março a maio) traz temperaturas amenas, mas freqüentes aguaceiros. Abril é a melhor época para visitar o florido sul do Tajiquistão.

No inverno (novembro a fevereiro) as temperaturas em Dushanbe pairam perto do congelamento, enquanto que as temperaturas no Pamir despencam para entre -20 ° C e -45 ° C. As passagens de Anzob e Shakhristan, entre Khojand e Dushanbe são geralmente fechadas no final de novembro a maio, embora o novo túnel sob a passagem Anzob deve manter a estrada para Penjikent aberta o ano todo.

Março, abril, setembro e outubro são provavelmente as melhores épocas para visitar. A melhor época do ano para o trekking é setembro. A região de Pamir é o mais visitado em julho para final de setembro, embora a estrada de Pamir, tecnicamente permanece aberto o ano todo. Durante o início do verão (junho e julho), o degelo pode tornar as travessias de rios perigosas em áreas montanhosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Principais atrações

 

PAMIR

Eles são conhecidos localmente como Bam-i-Dunya (Teto do Mundo), e uma vez que se está acima no Pamir não é difícil perceber o porquê. A metade ocidental da região, Badakhshan, caracteriza-se por profundos vales irrigados e os picos reminiscentes das áreas Wakhi do extremo norte do Paquistão (que também são etnicamente Tadjiques). A metade leste da região é o alto, árido e esparsamente habitado planalto do Pamir, casa para os pastores quirguizes e seus yurts. Para a maior parte, o Pamir é demasiado alto para assentamentos humanos.

O Pamir contem três das quatro montanhas mais altas da antiga União Soviética, o ápice das quais é Koh-i-Samani (ex Pik Kommunizm) com 7495m. O menor é Pik Lenin com 7134m.

pamir.jpg.97c9695278bab32979389775d1482cde.jpg

 

VALE WAKHAN

A metade tadjique do remoto vale Wakhan, compartilhado com o Afeganistão, é uma viagem fantástica de Khorog, em rota para Murgab ou como uma volta de retorno através de Gunt ou Dara Shokh Vales. A rota do vale revela vistas deslumbrantes dos 7000m do pico Hindu Kush (Killer dos hindus), marcando a fronteira com o Paquistão. Marco Polo teria viajado pelo vale no ano de 1274. Você precisa ter autorização para viajar nesta estrada. Há postos de controle militar em Khargush e perto de Namadguti.

wakhan.jpeg.6133a9d846f168e795ec251f778fd05c.jpeg

 

DUSHAMBE

Com as montanhas como pano de fundo, árvores alinhadas nas avenidas e edifícios neoclássicos em tons pastel, Dushanbe é esteticamente a melhor capital da Ásia Central - especialmente agora que os buracos de bala foram cobertos. Uma vez assustador e um pouco mais de uma década atrás, perigosa, a capital tadjique está florescendo e agora é uma das cidades mais agradáveis da Ásia Central, mas ainda um pouco tediosa.

 

PENJIKENT

Em um terraço acima das margens do rio Zerafshan (Zeravshan), 1,5 km a sudeste da cidade moderna e agradável, mas um pouco monótona, estão as ruínas do antigo Penjikent, uma grande cidade sogdiana fundada no século 5 e abandonada no século 8 . No seu auge, a cidade foi uma das mais cosmopolitas da Rota da Seda com um rico centro comercial, cujo palácio foi decorado com cenas de caça ornamentado e pilares esculpidos em forma de dançarinas.

 

ISTARAVSHAN

Chamado Kirk pelo particos, Cyropol por Alexandre, o Grande, e Ura-Tyube pelos russos, esta pequena cidade histórica tem uma das melhores cidades antigas preservada no Tajiquistão, pontuada com algumas adoráveis arquiteturas tradicional. Não é como Bukhara , mas também não tem nenhum turista.

Você pode facilmente visitar Istaravshan como um dia de viagem de Khojand ou como uma parada de descanso a caminho de Dushanbe.

 

Fonte: Lonely Planet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...