Tailândia, Cingapura + bônus track Istambul - 19 dias - nov/2011 COM FOTOS

JuMiranda

Saudações de Belém!

Pessoal, se eu fosse escrever a riqueza de detalhes dessa viagem, vcs não iriam ter saco de ler rsss. Vou tentar resumir as experiências, concentrar em dados e dicas importantes e conter a emoção que muitas vezes tomou conta de mim, especialmente na Tailândia e Istambul, q acabou sendo muito mais q uma conexão, quem conhece sabe.

Consegui, ainda em junho, pagar 1902,00 reais GRU(SP)-Bangkok-GRU(SP) em um vôo da Turkish Airlines. Recomendo, boa companhia, funcionários foram solícitos, organizada, comida boa (2 refeições mto bem servidas em cada trecho). Pedi para a minha agente de viagens comprar, pois ela que estendeu a conexão em Istambul por 2 dias na volta, sem eu ter que pagar nada a mais por isso, daí além de descansar do vôo, pude conhecer a cidade.

O restante pesquisei na internet. Usei o booking.com e o hostelbookers.com para reservar hotéis. Deu certo, com exceção de uma reserva do booking, que não recebi o e-mail de confirmação, daí pensei q não tinha feito a reserva, reservei pelo outro site e qnd cheguei no hotel (Hotel Silver Gold Garden - Bangkok) tinha 2 reservas em meu nome. O hotel, na minha opinião, está usando de ,á fé, pois disse ao booking.com q eu não compareci e cobrou no-show no meu cartão de crédito, sendo que eu me hospedei lá e paguei a diária...não consegui ainda reaver meu dinheiro.

Em Bangkok, ao chegar no aeroporto, brasileiros devem passar no controle de saúde e mostrar o certificado internacional da vacina de febre amarela antes de passar na imigração. O aeroporto é muito bonito e moderno, bem grande.

Levei dólar americano para trocar nos locais. As cotações de novembro foram as seguintes: US$1.00 = BHT30.00...algumas casas de câmbio uns 50 centavos acima, e nos free shops, US$1.00 = BHT29.50. Em reais, BHT1.00 seriam apenas R$0,06 (isso mesmo, 6 centavos de real)

Táxi - paguei BHT250.00 de táxi do aeroporto para o hotel Rikka Inn na Khao San Rd, ali pelo centro turisticamente importante da cidade. Depois de andar de tuc-tuc e matar a vontade, pegue sempre táxi com taxímetro, as corridas saem muuuito mais baratas...tipo de Khao San pra estação de trem, Chinatown, Central World e Siam Paragon, Pantip Plaza, etc, as corridas davam 45 bahts!!

Hopedagem - Acho que Khao San Rd é a rua mais louca do mundo. Quem fica hospedado lá consegue hospedagem a bons preços e de lá dá pra ir a pé (cerca de 25min andando, passeando, é gostoso) ao Grande Palácio Real e Wat Phra Kaew. Na Khao San Rd tem de tudo, lojas com souvenirs, roupas, tendas de comida, frutas, sucos, restaurantes, lanchonetes, café-da-manhã, casas de câmbio, farmácias e os famigerados 7 elevens, q tem quase td q precisamos, de comida rápida a absorventes. Pode ficar em hotel sem café q é só colocar o pé na rua e tem dezenas de lugares pra comer. Não tenho do q reclamar do Rikka Inn, os funcionários foram mto solícitos, explicaram td, sobre passeios, sobre Ayuthaya q estava alagada, câmbio, farmácia, etc. A acomodação é boa, quarto com ar, tv, banho quente, roupas de cama e banho, produtos de banho, cofre, frigo, completo. Pagamos nele BHT1100,00 diária casal, porém tem hotéis bem mais baratos lá.

Passeios – Paga-se 200 bahts para entrar no complexo do Grande Palácio+capela real+museu de relíquias (ainda ganha 2 entradas pra dois outros museus fora do complexo). Não confie nos guias q ficam dizendo que só pode entrar com eles, é mentira. Aliás, não confie em ninguém que vier, gentilmente, conversar com vc, logo vai oferecer serviços q vc não ker, por um preço q não t interessa, quase te obrigando a pagar. Não pode entrar no Grande Palácio com blusa de alça, calça rasgada, roupa muito colada, ou mostrando as pernas. Mas se vc chegar lá com qualquer roupa desse tipo, eles fornecem roupas para vc “se cobrir” e entrar, gratuitamente. Vc só deixa um depósito lá e na volta pega seu dinheiro de volta. Grande Palácio e capela real é obrigatório pra quem vai a Bangkok, o Buda de esmeralda e o complexo de templo e palácio são grandiosos. Wat Pho tb, o templo do Buda deitado (paga-se BHT50 para entrar)Não vão em Chinatown, conselho de amiga...rsss Não tem nd pra ver, apenas muita sujeira e desorganização.

Não pude ir no mercado flutuante por problemas de saúde, mas pra ir lá, é melhor contratar tour, pois é distante 100km de Bangkok e o acesso parece ser meio difícil para quem vai só, assim como ponte sobre o Rio Kwai e Canchanaburi.

Compras:

Phahurat Market- mercado de indianos, perto de Chinatown (no fim da rua Yaowarat, a principal de Chinatown), alguns tecidos e bijuterias muito bonitos, atenção àqueles q tem real qualidade, pois tem muitos tecidos inferiores tb. Comprei tecidos indianos, como cetim de seda e rendas bordadas lindíssimas a BHT150 o metro.Shopping Central World e Siam Paragon – mais para ver pois os preços não são atrativos, a não ser os eletrônicos que são mais baratos q no Brasil, e em Bangkok não tem mta diferença de preço de um shopping pra outro. No Siam tem um museu Madame Tussauds, mas eu não fui.

Pantip Plaza – mto bom para comprar eletrônicos, só tem isso lá, mas cuidado, algumas lojas vendem produtos verdadeiros, com nota fiscal td certinho e outras vendem sem nota, podem ser falsificações. Comprei um note Toshiba, tela 13pol, Intel 3, hd4GB, 500GB ram, com windows 7 premium, pacote Office, adobe photoshop, pasta, case, 2 mouses, lanterna, protetor teclado, fone, microfone, 2 anos de garantia internacional por BHT18000.. Nintendo 3DS com cartão R4 com 50 jogos foi BHT7820.00

Comprei tb camisas a BHT150 na Khao San.

Alimentação – bom, tive uma infecção intestinal grau 10 logo no 2º dia. Depois disso não tive mais coragem de comer comida tailandesa, em restaurantes baratos ou na rua ,apesar de ser mto barata. Café da manhã a BHT100, frutas a BHT20, lanches a BHT50, almoços a BHT60, BHT70, BHT80, jantar a BHT90, BHT100 e só no dia q fui ao shopping paguei BHT347,50 numa sopa de legumes +bebidas, mas depois da infecção eu merecia. Água 1,5L a BHT30 e pequena a BHT10.

Massagem – faça muito e todo dia, 1 hora corpo inteiro a BHT200, e é maravilhosaaaaaaaaaaaaa, uma massagem como nunca fiz antes e olha q já fiz mto. Massagem para todos!!!! Fiz lá na Khao San mesmo, tem várias, o clima é ótimo, as profissionais excelentes, amei tudo!

Bom, pessoal, a parte que segue foi uma mini-aventura pelo meio da Tailândia. Inventei que queria conhecer Phitsanulok e Sukhothai. E vi que a Tailândia tinha malha ferroviária. Mesmo sabendo do desvio na rota norte devido aos alagamentos, quis ir de trem. A viagem que era para durar 5h, durou 8h, por causa de Ayuthaya, perdi um dia inteiro viajando de trem, muito muito cansativo. Paguei BHT449.00 pela passagem Bangkok-Phitsanulok, o trem dá almoço ruim e água, mas até que não tão desconfortável e tem um ar condicionado poderoso. Cheguei em Phitsanulok e vi que não tinha necessidade de ter ido lá, não tem quase nada, mas fiquei no Topland Hotel (BHT1350.00 a diária), e aproveitei o conforto, pois é um ótimo hotel (café meia boca, mas quarto ótimo, água mineral incluída, banheira, piscina, restaurante bom, staff excelente).

Fui de ônibus para Sukhothai (BHT39), de lá peguei um tuk-tuk grande pra Old City (BHT20). Para quem gosta de história, Sukhothai é incrível: tem ruínas de um império do séc XIII, muitas estátuas imensas do Buda, restos do impeério Khmer...mas é uma cidadezinha precária. Lá paguei uma diária de VBHT150 na Old City Guesthouse, que é na frente do Parque Histórico de Sukhothai, hospadagem ruim, desconfortável. Paga-se BHT110 para entrar no Parque HIstórico e paguei BHT30.00 pelo aluguel de bicicleta a tarde toda. Peguei o último ônibus que saiu para Chiang Mai, às 16h30 (BHT300) e mais 5h de viagem até Chiang Mai!!!

Chiang Mai eu recomendo!! Já é uma cidade maior, tem mta coisa pra fazer.

Táxi – lá não vi táxi com taxímetro, só andei de tuk-tuk. Da rodoviária até o hotel BHT150, ida e volta pro zoológico total de BHT60, ida pro aeroporto BHT100.

Hospedagem –Cheguei às 23h sem reserva para aquela noite e a dona do hotel foi super gentil, nos mostrou tudo com mta paciência e o taxista mostrou, mais uma vez, a incrível gentileza do povo tailandês: procurou o hotel, chegando lá ligou do telefone dele para a dona, pois o hotel é familiar, fica fechado à noite (ficamos só com a chave do portão para sair à noite), explicou que estávamos sem reserva, esperou até estarmos acomodados dentro quarto para poder ir embora. A diária desse hotel foi BHT600, quarto com td menos frigo, 2 garrafas de água por dia, banheiro simples, mas com banho quente e funcional. O hotel tem café da manhã com pão com ovo e café com leite a BHT50. Apenas não comprem tours lá, pois são o dobro do preço dos tours de agência. Eles quiseram cobrar meia diária para tomarmos banho no fim das tarde, ante de ir pro aeroporto, então fomos para a Chiang Mai Guesthouse q nos cobrou BHT100 por 3h d quarto e banheiro coletivo.

Passeios:

Zoológico – muito bom, tem pandas e vários outros bichinhos lindos e diferentes, ótima estrutura, valeu a pena. Entrada no zôo + área dos pandas +trenzinho para andar lá dentro = BHT220 / BHT75 – almoço no zôo

Tour básico bambu fake-rafting+andar de elefantes+cachoeira+fazenda de hortênsias+long neck women+bônus track de carroça – BHT700, comprado em agência lá em Chiang Mai, inclui transfer e almoço meia boca, sem bebidas. O bambu rafting é um passeio bem tranqüilo; andar de elefante é algo de que me arrependo muito pois eles são maltratados, podemos ver as marcas dos maus tratos ( e ainda vi “Água para Elefantes” no avião, na volta), fiquei arrasada; cachoeira não é bonita, mas é boa, leve suas coisas para se trocar e dê seu jeito pois eles não têm estrutura para banhistas e as long neck women são como nossos índios, têm celular e pager, parece q só continuam usando as argolas para atrair turistas mesmo…

Night Bazaar – fui andando e andei muito. Vale a pena, tem compras interessantes, shows de danças típicas, e o agito mesmo da noite. Comprei capas de almofada de seda a BHT120, camisa a BHT160. O jantar foi razoável BHT140. Tuk-tuk da volta foi BHT60.

Alimentação – jantar no Miguel’s (restaurante mexicano), com bebidas e sobremesa, muito gostoso, a BHT250 / almoço no zôo – BHT75 (pizzas no 7/11, sucos, doces) / banana split – BHT100 / água – BHT10 / Refri – BHT20 / Burger King nº 9 no aeroporto – BHT209

Paguei BHT2145,36 num vôo de Chiang Mai para Phuket, mas eu já tinha cobrado antes, em outubro. Está embutido nisso uma taxa de BHT65 para marcar o assento. Se kiser despachar qualquer bagagem tb paga:além desse preço, paguei BHT300 para despachar 20kg. Tudo de alimentação dentro do avião é comprado. A Airsia é low cost, então é assim. Rasgaram uma mala nova minha na sua primeira viagem...

Em Phuket tudo tem um preço acima da média do resto do país, acho q é assim nas praias. Entramos na furada de pagar o shuttle bus BHT200, demorou quase 1h30 pra chegar em Patong, porque teve parada, na minha opinião desnecessária, o motorista não falava inglês, e era todo enrolado. Acho que tem opções melhores no aeroporto, táxi é bem caro, mas chegando tarde e cansado, é melhor. E tb tem o ônibus, q não sei se é 24h. Phuket não me empolgou muito, muito lotada, gente fedida na praia (nada como o nosso costume índio de tomar banho e ser cheiroso, se é q vcs me entendem), não é mto a cara de praia q eu gosto. Sinceramente, no quesito praias, nd como as nossas e as do Caribe, não que as da Tailândia não sejam lindas.

Hospedagem – no início foi o RCB Patong (BHT1800 a diária), uns 15 min andando até a praia, mas bem no centro de Patong, ao lado do Jungceylon, era muito bom, o staff um pouco despreparado só e café ruim. Depois fomos para um hotel na praia, Green Mansion Guesthouse (BHT800 a diária qt standard, mas ganhamos upgrade para o Deluxe), sem café.Recomendo o Green Mansion, uma pousada ótima, tinha tudo dentro do quarto e era amplo, staff super gente boa, bem localizado.

Transporte – aluguei moto para conhecer a ilha, mesmo sem carteira internacional, foi BHT200 a diária, mas use capacete! Fomos parados pela polícia e ele até perguntou pela carteira mas acabou liberando a gente. Gastei BHT150 de gasolina. O cara ficou com o passaporte como garantia e depois, como eu iria passar o dia inteiro no passeio, deixei a moto lá no lugar, entreguei a chave para a dona do Green Mansion Guesthouse e ela pegou o passaporte, e me entregou tudo certinho! Na volta, táxi para o aeroporto foi BHT700!!

Passeios – acabei tendo que fazer um tour de 1 dia para Phi Phi, devido ao tempo que foi reduzido. Foi BHT1200, incluindo transfer, fotos em Monkey Beach, descida em Maya Bay (1h), Phi Phi Don com almoço meia boca, descida em Khay Island. Muito corrido, mas valeu para conhecer.Esse preço desse passeio foi um achado, pois todos queriam cobrar mais de BHT1800.

Alimentação – BHT110 Mc Donald’s / jantar completo em restaurante mto bom no Jungceylon BHT313,50 / almoço em Kalama Beach BHT200 / jantar em restaurante italiano mto bom BHT200 / café da manhã no aeroporto BHT150

Tb andei de jet ski (consegui 25min para 2 pessoas a BHT1200), fiz 2 massagens (1 de corpo inteiro 1 horas por BHT250 e outra de meia hora nos pés a BHT180), usei cyber café (BHT60 por meia hora) e comprei tênis no Jungceylon, mas estavam apenas uns 100 reais mais baratos do q no Brasil. Comprei Loreal no Duty Free, mas mesmo fora do Duty Free achei barato.

Paguei BHT3595.00 AirAsia de Phuket para Cingapura, mas comprei em cima da hora, esse preço inclui marcação de assento e mala de 20kg.

598d9f7cb0201_EstaoTremPhitsanulok.JPG.98e20d50fdcdfe89fc9248ad40c7001c.JPG

CINGAPURA

Muito moderna, mais luxuosa, depois de andar tantos, às vezes em lugares meio precários, foi bom chegar em Cingapura. É mais cara pois 1 dólar de Cingapura é mais ou menos 1,37 reais.

Hospedagem – Best Western Jayleen, localização PERFEITA, a uma quadra do Clarque Quay e Boat Quay e tb da estação de metrô, fiz quase tudo andando. Porém ele é meio caro, a diária foi 160 dólares de Cingapura e inclui um café medíocre. Mas recomendo o hotel, acomodação muito boa.

Passeios – fui andando pelo Boat Quay, é mto gostoso, tem vários restaurantes, tava tendo uma competição de regatas, vendo as pontes, prédios interessantes, até chegar na Esplanada, tirei foto com o Merlion e de frente para o Marina Bay. Dali peguei um táxi até o Marina Bay Sands (5 dólares de Cingapura), paguei 20 dólares de Cingapura para ir no topo do hotel tirar foto, tirei muitas fotos lindas de lá de cima, mas não se pode visitar a piscina se não for hóspede. Fui no shopping do Marina Bay, q é só pra olhar, pois é tudo bem caro...

Fui no Clarque Quay à noite, andando, tem um brinquedo super bacana de queda livre, tipo aquele pêndulo do Hopi Hari, só que maior, mas não fui, era uns 45 dólares de Cingapura. Lá a vida noturna é agitada, tem muitas boates e restaurantes de culinárias diferentes.

Alimentação - Num jantar japonês no Clarq Quay paguei 35 e numa pizza 18 (com bebidas). Almocei no Boat Quay, um restaunte italiano excelente, 32 uma vez e 50 na outra q comi carne de boi. No shopping ION Orchard, paguei 8,80 numa sopa deliciosa com bebida. De resto gastei em loja de conveniência comprando sopas instantâneas, biscoitos, bebidas....12 dólares de Cingapura.

Compras – fui na famosa Orchard Road, de shoppings gigantes, um atrás do outro. Gastei 2,40 de metrô pra ir e voltar (o metrô é um espetáculo), foram 3 estações do hotel até o ION Orchard. Achei q a maioria das coisas têm o preço do Brasil mesmo, às vezes com uns 20 ou 30 reais a menos...comprei uma calça na Zara a 89.90, o que daria uns 120 reais...Gastei tb na Sephora, q tava com preços caros qnd comparamos a lojas na Europa ou Free Shop, só que mais barato q no Brasil. Os souvenirs comprei no Lucky Plaza, não são baratinhos, ímãs a 3 ou 4 dólares, chaveiros a 3, camisas a 22 dólares...The Paragon SÓ TEM grife.

Transporte – metrô para tudo, tem inclusive no aeroporto, só que se vc tiver com muita bagagem fica ruim né. Táxi do aeroporto até o hotel (em Clarq Quay), foi 20,80 e do hotel ao aeroporto 32.

Bom, pessoal, a Tailândia me surpreendeu pela riqueza de seus detalhes (a maioria em ouro), pela hospitalidade INCRÍVEL do povo, que faz de tudo por vc (precisamos comprar remédios várias vezes e só faltaram trazer médicos pra gente, mas eles vendem qualquer coisa sem prescrição), pelo preço baixíssimo das coisas, pela estrutura para turistas, eles recebem milhares por mês, em todas as esquinas tem 7/11, farmácia, câmbio, hotel, e muita gente pra te informar sobre tudo, e pela quantidade imensa de europeus lotando até as cidadezinhas mais interioranas.

Pontos negativos foram o trem que é muito lento, sujeira e os europeus poluindo a paisagem das praias (o cheiro deles era insuportável, juro!)

Cingapura foi tb muito positiva, fui muito bem tratada, vale a pena se vc quiser curtir um “estilo luxo”, e aquela mistura incrível de povos da Ásia q tem lá.

Espero que o relato ajude os próximos viajantes, nessa viagem incrível que é Tailândia e Cingapura.

Abraços!

BestWesternJayleenSingapura.JPG.71ff8d8095a236baf4690c00bff3af60.JPG

Pessoal, apenas para registrar que o Hotel Silver Gold Garden, em Bangkok, não cobrou a reserva cancelada!! Mandei um e-mail pra eles e, apesar de eles não terem respondido, não cobraram a taxa de cancelamento no meu cartão!

Mais uma vez, prova da maravilhosa hospitalidade dos tailandeses com os turistas.

Abraços!

Parabens pelo relato, está sendo muito util para mim...

Como conseguiu a passagem por 1900,00 reais, isso não é dolares??? como??? como??

Estou perguntando pois mesmo simulando varias datas não consigo chegar nem perto deste valor... na verdade só vou pra la em março /2013, mas por enquanto só acho na faixa de 4000 reais, mesmo no site da turkish...

Denis, não sei como, só sei q foi assim! rsss!

Eu tb estava pesquisando desde abril/2011, pra viajar em novembro/2011, e só conseguia ida e volta a 3500,00 reais. De repente, na segunda quinzena de junho/2011, apareceu essa tarifa de 1900 REAIS ida e volta pela Turkish. Comprei na hora. Aguarda, de repente aparece aí uma tarifa melhor, fica vendo quase todo dia...