Tempo suficiente pra passar pela imigração e pegar outro avião?

Pergunte e responda tópicos sobre os temas abordados pela comunidade Mochileiros.com. Para cada tópico, UMA pergunta. O título do tópico deve ser uma pergunta. Tópicos com títulos sem pergunta serão fechados e/ou movidos para outros fóruns.
Elza21
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Ago 2015, 12:04

14 Jul 2017, 11:56  

Boa tarde!

Estou buscando passagens pelo smiles pra viajar pra Italia, e a melhor opção que está aparecendo no momento é Rio-Paris-Milão, pela Airfrance.

Porém, nunca viajei dessa forma, sempre foi com voo direto. E nesta opção, o voo aterriza em Paris 7h50 e o outro decola às 9h.

1h10 é tempo suficiente pra passar pela imigração francesa pra pegar o outro vôo? Estou receosa pois nunca fui a França e com esses atentatos, não sei como será a demora.

Outra pergunta: eu tenho de pegar minhas malas pra trocar de avião ou é feito automaticamente pela companhia? Porque se eu tiver que pegar as malas aí é que não vai dar tempo mesmo.

LF Brasilia
Mensagens: 151
Registrado em: 23 Out 2014, 00:15

14 Jul 2017, 13:29  

Elza21,
Nas minhas pesquisas tenho encontrado a mesma coisa: KLM, AirFrance e Lufthansa vendendo voos com conexões de menos de 2 horas!
Fiz uma viagem a Budapeste com 1h50 para fazer a conexão em Paris. Deu tempo. Eu tinha comprado a passagem numa agência e o vendedor da agência disse que eles contraindicavam isso. Ligou para a AirFrance, cujo funcionário disse que eles faziam uns estudos com base nos horários (dependendo da hora a imigração não vai ter tanta fila) e na distância entre os terminais. E dizem também que, se você perder o voo sem ser por culpa sua (seja lá o que isso queira dizer), que a empresa realoca o passageiro em outro voo.
Na época até tentei outras combinações de voo (viajando por GRU, por exemplo, para chegar mais cedo a CDG), mas as conexões eram todas vendidas assim. Viajei a Budapeste ao lado de um casal de argentinos que tinha perdido o último voo para Viena e por isso a AirFrance os realocou para Budapeste. Só que o voo para Budapeste saiu bem atrasado e eles teriam que pernoitar lá para viajar a Viena no dia seguinte. A comissária da AirFrance tentou tranquilizá-los dizendo que a empresa pagaria tudo... deu tristeza ver a expressão de cansaço do casal, que de qualquer forma nem conseguiria curtir Budapeste.

Este ano fui pela KLM. Todos os voos tiveram algum atraso (disseram que o aeroporto em Amsterdã opera perto do limite). A volta foi com emoção: cheguei de Budapeste a Amsterdã depois do horário do embarque e ainda peguei fila na imigração (mesmo com passaporte europeu). Só não perdi o voo para o Brasil porque ele também atrasou.

Enfim, é uma loteria que as empresas têm nos obrigado a aceitar.

E se você comprou tudo numa passagem só, vai pegar a bagagem no destino final.

adrianolb
Mensagens: 1801
Registrado em: 01 Out 2016, 17:02
Localização: Düsseldorf/Curitiba

14 Jul 2017, 18:51  

Não precisa retirar as malas em Paris e despachar novamente, se comprou tudo junto, elas seguiriam direto para Milão.

Geralmente dá tempo, mas uma conexão de 1h10 é super-apertado, e vai ser uma correria e estresse só, e se o voo Brasil x Paris atrasar 20 minutos na chegada em Paris, você perdeu a conexão.

Se você perder a conexão para Milão, a Air France tem que lhe alocar no próximo voo disponível sem custo adicional, pode ser num voo 2 horas depois se ele tiver vagas, mas também pode ser no voo do dia seguinte se não tiver outro voo com vagas antes disto.

Mas sempre é uma coisa estressante e muita correria no aeroporto, pessoalmente eu tento evitar voos com conexão menores que 1h30.

Elza21
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Ago 2015, 12:04

17 Jul 2017, 12:15  

Obrigada pelos relatos. Como será minha primeira vez em voo internacional com conexão, não vou nem arriscar. Melhor mesmo esperar mais no aeroporto que passar por estresse e cansaço por atraso.

Mas e quanto a imigração em Paris? Nunca estive lá. É rigosora? Demorada? (sei lá, devido aos atentados...)
Vou com meu marido, com programação fechada, airbnb/hoteis pagos e vôo de volta também comprado. Terei alguma dificuldade, podendo ser mandada de volta?

Alguma coisa sobre a França que preciso saber ou a entrada é normal igual a maioria dos países europeus?

adrianolb
Mensagens: 1801
Registrado em: 01 Out 2016, 17:02
Localização: Düsseldorf/Curitiba

17 Jul 2017, 13:30  

A fiscalização está um pouco mais rígida nos aeroportos da França, mas você indo com tudo certinho e com todos os comprovantes, não deve ter problemas com a imigração em Paris.

A entrada na França é exatamente igual aos demais países da Europa. Eles só estão sendo um pouco mais rigoros no raio-x, em alguns casos eles fazem o teste de explosivos, esfregam um tipo de cotonete na suas bagagem e mãos e depois testa a amostra numa máquina especial.

Mas nada com que você twnha que se preocupar se nâo lidar com explosivos rss

LF Brasilia
Mensagens: 151
Registrado em: 23 Out 2014, 00:15

17 Jul 2017, 15:10  

Caramba, teste de explosivos! :o

Fiz imigração em Paris só uma vez e foi tranquilo, exceto pela questão do tempo.
Uma história que aconteceu comigo lá e não vi em outros aeroportos: tive que colocar a bolsa e a maleta de mão juntas numa balança. Não poderia passar de 12 kg. Deu 13 e a moça deixou passar. Mas melhor não contar com isso, hehe!

Eu achava que o único controle de peso da bagagem de mão fosse o da empresa aérea na hora do check in, e nem sempre fazem.
Editado pela última vez por LF Brasilia em 17 Jul 2017, 18:45, em um total de 3 vezes.

adrianolb
Mensagens: 1801
Registrado em: 01 Out 2016, 17:02
Localização: Düsseldorf/Curitiba

17 Jul 2017, 18:44  

Nos aeroportos dos EUA, Israel, Japão e de Hamburgo na Alemanha este teste de explosivos já é feito a vários anos, mas lá ele é feito num aparelho tipo o raio-x normal de aeroporto, a máquina faz raio-x, teste de explosivos, etc, tudo de uma vez só.

Mas na Europa estes aparelhos de raio-x que fazem tudo de uma vez não eram usados pela maioria dos aeroportos, ai após a onda de atentados, alguns aeroportos improvisaram e estão fazendo este teste "manualmente" nos passageiros, é bem rapidinho, acho que não levou mais de 2 minutos quando fiz o check-in em Paris Orly no mês passado.



  •   Informação
  • Quem está online

    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes