Termas Chillán Valle Hermoso de Ônibus/Trem

Na metade de Junho de 2017 enquanto eu ainda morava em Santiago, decidi ir às Termas de Chillán que fica ao sul de Santiago, cerca de 5 horas de ônibus ou de trem. Compartilho aqui como fiz pra chegar até lá e como foi minha experiência.

Santiago - Chillán

Na estação central de Santiago há praticamente de hora em hora ônibus para Chillán, com vários valores, entre $6700 até $15000, irá depender se você quer ir no semi-leito ou leito.

Comprando a passagem pela internet você conseguirá ao menos um desconto de 10%, deixo aqui o link de uma das companhias: https://www.turbus.cl/wtbus/indexCompra.jsf

A estrada de Santiago para Chillán parece um tapete, muito boa mas eu decidi ir de trem para lá e voltar de ônibus, afinal eu até então nunca havia viajado de trem.

Teoricamente é mais caro viajar de trem, com valores variando de $8000 até $20000, mas comprando a passagem com antecedência, como eu fiz, é possível encontrar uma passagem promocional que sai exatamente a $5700 na janela. Deixo aqui o link com o site do trem: http://www.trencentral.cl/link.cgi/servicios/terrasurpor/

O trem é muito confortável, mais que o ônibus e para pessoas altas como eu é perfeito, tem espaço suficiente para esticar as pernas. Somente aconselho viajarem durante o dia, eu viajei durante a noite e não pude apreciar a paisagem :?

De Chillán para Las Termas

Para quem vai para as termas de Chillan de trem ou de ônibus, os passos para chegar nas termas é o seguinte:

1) Chegando em Chillan, você terá que ir ao Terminal La Rural Merced, que fica em Av Sgto Aldea 890, Chillan, Región del Bío Bío, Chile.

Chillan tem três terminais de ônibus e certamente chegando de Santiago em Chillán você não chegará no terminal Rural e sim o Metropolitano que se chama Terminal Maria Teresa que fica 2,4 Km de distancia entre um e outro.

598de3a47877d_CapturadeTela2017-07-21s18_02_29.png.c7bf7dc3d54805c3e224bad5503c5aeb.png

Obs:. Fique atento se você for aos domingos, os ônibus da cidade começam a circular somente a partir das 8h00 da manhã, sendo que o primeiro e único ônibus para as termas de Chillan sai as 8h00. Então, caso você chegue de Santiago em Chillán na madrugada de domingo, pegue um táxi até o Terminal Rural ou vá caminhando (desaconselho fazer isso no inverno pois o frio é bem rigoroso nessa região) para que você chegue com antecedência e não perca o ônibus. Se vai durante um dia comum, tanto da estação de trem como de ônibus, procure um ônibus que te leve até o Terminal Rural, quase todos os ônibus da cidade passam lá e a passagem custa $400, cerca de R$2,00.

2) Chegando no terminal rural, a viação que faz o percurso até as Termas de Chillán é a REM BUS (http://www.busesrembus.cl/pr/services.php) , o ônibus fica na plataforma 10 e sai às 8h00 e só tem esse horário e volta às 16h30. Cada passagem custa 3 mil pesos chilenos, o equivalente a R$15,00. O ônibus na verdade é um micro-onibus e no dia que eu fui era um ônibus bem velhinho e não muito confortável, mas nada que trouxesse risco a segurança ou coisa do tipo.

3) ATENÇÃO: essa é parte que me de decepcionou, no dia que eu decidi ir havia passado dois dias de muita chuva e neve (evite ir em dias que está chovendo, provavelmente você não irá aproveitar nada) e ao entrar no ônibus (você compra e paga a passagem direto com o cobrador) o cobrador me informou que não chegaria até as Termas de Chillán pois o ônibus não chegaria até lá por causa da neve, mas disse que iria até Las Trancas por $2000/R$10,00.

Como eu sabia que tinha neve nesse lugar e que em uma semana depois estaria no calor de Fortaleza/CE, resolvi ir assim mesmo até lá, afinal ao menos aproveitar da paisagem com neve eu iria e sabia que existia outra terma relativamente próximo de Las Trancas chamado Valle Hermoso, talvez eu conseguisse chegar até lá eu pensei. O que acontece é que quando chegamos em Las Trancas, o cobrador e o motorista disseram que poderiam " se arriscar" a nos levar até as Termas de Chillán se cada um dos passageiros pagassem 20mil pesos chilenos, o equivalente a 100 reais! :x:x Achei isso um absurdo, eu e os outros passageiros (nem todos eram turistas) não aceitamos a proposta e descemos em Las Trancas mesmo.

4) Las Trancas é bonito mas não tinha muita coisa interessante pra se fazer lá, tem muitos restaurantes lá mas esse não era o meu objetivo. Conversando com umas pessoas de lá, me falaram que eu conseguiria carona tranquilamente para Valle Hermoso ou Termas de Chillan se eu ficasse na beira da estrada, pois muitos carros aos domingos vão pra lá. Não demorou 5 minutos e eu consegui carona! Era um casal de Chillan mesmo que estava indo ao Valle Hermoso.

5) Valle Hermoso realmente faz jus ao nome, a entrada custou $6000/R$30,00 (o preço varia de acordo com a época), tem três piscinas com águas vulcânicas, várias mesas e churrasqueiras para fazer seu próprio almoço, lugar pra descer de trenós, lugar para esquiar ou fazer snowboard, restaurantes e outras coisas que são pagas por fora. Valeu o investimento, fiquei até lá por volta das 15h pois tinha que voltar a Las Trancas para esperar o ônibus que iria de volta pra Chillan mas por sorte, consegui outra carona não só para las trancas mas para o centro de Chillan!

6) Não pude conhecer as termas de Chillan, mas se for ao menos parecida como Valle Hermoso, com certeza vale a pena ir pra lá também.

Finalizando, valeu muito a pena mesmo não conseguindo chegar até as Termas de Chillán, a paisagem é maravilhosa, todo o percurso é até chegar lá é muito bonito!

Se tiver alguma dúvida, estarei atento pra ajudar!

adorei teu relato e as fotos, é bem dificil achar informações sobre Las Trancas na internet. Eu queroi ir pra lá em julho, irei pegar um onibus em Santiago e passar uns 3 dias lá. Mas estou na dúvida, como se volta de las Trancas pra Santiago, pelo que entendi não tem rodoviaria em Las Trancas?

Obrigado pelas informações

@Iamlully desculpa a demora para responder, só agora vi seu comentário.

Mas então, como o @D FABIANO comentou também, você tem que voltar do vale de las trancas de ônibus até a estação de trem ou de ônibus em Chillán e de lá voltar para Santiago. Não, tem rodoviária em Las Trancas, é bem pequeno lá. O coletivo passa na avenida principal e te leva até uma das rodoviárias de Chillán.