Ir para conteúdo

Timor Leste - Guia de Informações


heka

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

TIMOR LESTE

 

O país conseguiu sua independência da Indonésia em 2002. Até antes do século 15, pouco se sabe da história local da ilha. No séc. 16 portugueses fixaram colônias em Timor, seguidos mais tarde pelos holandeses. As guerras entre portugueses e holandeses acabaram por dividir Timor em 2 partes: a leste, sobre controle de Portugal, e a oeste sobre controle holandês, que mais tarde passaria para a Indonésia.

Após a segunda guerra mundial, em 1974, Timor Leste tentou ganhar a independência de Portugal, cuja influência estava decaindo. Porém a Indonésia era contra um Timor leste independente, o que resultou na invasão do país por tropas indonésias. Foi somente em 1999, após eleições por autonomia, que foram conturbadas e oprimidas, que a Indonésia aceitou a intervenção da ONU, com um governo de transição.

O grande desafio atual, para um país que tenta se reerguer é a falta de infra estrutura e a não existência de uma economia auto sustentável. A esperança é a existência de gás natural e petróleo no mar, mas cujas fronteiras marítimas estão em conflito com a Austrália. Outro caminho que estão desenvolvendo é o turismo.

Os habitantes locais e as atividades seguem um ritmo não muito desconhecido dos brasileiros: tudo muito lento. Não espere serviços rápidos e a viagem que levaria 20 minutos pode levar horas.

 

Informações Gerais

 

 

Capital: Díli

ATM: somente em Díli

Custos: 30 dolares/dia

Língua- português e tetun

Religião: 90% católico conservadores.

Moeda: dólar e moedas do Timor leste.

Vistos: 30 dólares na chegada

Estações: chuvas Dez- Mar e Seca Mai-Nov.

 

Mulheres viajantes: Viajantes independentes devem ser cuidadosas ao viajar na ilha. Não andar a noite e evitar pegar taxi a noite sozinha. Há relatos de assaltos e ataques a mulheres freqüentes. Devem se vestir de forma conservadora, para evitar chamar a atenção. Biquínis são tolerados em poucos lugares, somente nas principais praias.

 

Perigos e cuidados: malária e dengue são fato na ilha, por isto cuidados como repelentes são necessários. Roubos de carros e celulares são freqüentes. Evitar andar a noite nas praias.

 

Principais atrações

 

Capital Díli: a atração é caminhar pelas docas da cidade e passear por entre as construções e casas em estilo colonial português. Há também uma estatua gigante de Jesus Cristo de onde se tem vista para o porto.

598d9e8dcb8c5_timorleste.jpg.049d37b0189a9292133dd1a8fd99e0b5.jpg

 

Ilha de Atauro: mergulhar na barreira de corais em águas turquesas e aproveitas suas praias idílicas.

 

Hatubuilico e Monte Ramelau: Local de inicio para a caminhada para o Monte ramelau. Bom para quem gosta de hiking.

 

Baucau- segunda maior cidade. Conserva ainda a arquitetura colonial portuguesa e também possui praia de areias brancas, palmeiras e mar azul.

 

Tutuala e ilha de Jacó- lugar isolado e bom para snorkelling, além da praia de areias brancas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...