Ir para conteúdo

TOP PATAGÔNIA 2016 - USHUAIA, EL CALAFATE E EL CHALTEN -


Posts Recomendados

  • Membros

instagram: https://www.instagram.com/fabiobs_photography/

 

Segue algumas dicas básicas e um relato simples do que eu e minha noiva fizemos em nossa viagem pela Patagônia Argentina em março de 2016.

Fiz esse resumo durante a viagem no celular, me perdoem os erros de português e concordância, mas resolvi postar sem grandes revisões para contribuir com a comunidade. Qualquer dúvida que surgir irei esclarecendo.

 

Foram aproximadamente 5 dias em Ushuaia, 2-3 dias em El Calafate e 5 dias em El Chalten.

Como elaborar o Roteiro para a região mais ao sul da Patagônia?

Ushuaia, El calafate, El chaten, torres de paine (TDP - Chile), o que fazer? Quantos dias para cada lugar? O que cortar? O que fazer?

Você irá ler, ler, ler e só vai decidir depois que conhecer todos, Rs. Bom, li muito sobre os lugares, e cada um tem uma "pegada" diferente. Com 7 dias faria somente el calafate e el chalten ou TDP. Com 15 dias faria o mesmo roteiro que o nosso ou trocaria ushuaia por TDP. Com mais dias colocaria TDP.

O nosso intuito era conhecer as lindas paisagens desses lugares e percebi que não queria e poderia ter a correria de dias contados, já que há grande probabilidade de mau tempo na região (pense nisso!).

Outra dúvida, tinha que optar entre torres del paine ou el chalten, ja que ficaria muito pesado pra gente a quantidade de trilhas se optasse pelas duas na mesma viagem e não estávamos treinados e dispostos a isso. Após ler muito, decidimos por el chalten, primeiro pela possibilidade de fazer as trilhas mantendo o hostel como base, ja em TDP, pelas minhas pesquisas, seria mais caro que el Chalten, e para fazer o W teríamos que organizar para ficar nas hospedagens da montanha($) e não estava a fim de acampar no frio ou chuva (apesar de ter dado muita vontade com os dias de sol que pegamos). Acredito que ambas as cidades tenham potenciais parecidos de belezas naturais, sendo a combinação de sol e céu azul o segredo para a "vitória" de um sobre o outro. (Não fui a TDP). Relembro que em el chalten é possível fazer muitos circuitos acampando, na mesma pegada de tdp. (Achamos demais a pequena cidade e sua organização para o trekking - El Chalten).

Em relação aos passeios:

Caminhada sobre o gelo (empresa hielo y aventura). Queria muito fazer o big ice (caminhada 3horas sobre a geleira) que é mais completo e mais caro (Glacial Perito Moreno próximo a el calafate) ou combinar o minitrekking (1 hora e 30 - Perito Moreno) com icetrekking no Glacial Viedma (mais próximo a el chalten - Viva Patagônia ou Patagônia Adventure) aumentando a probabilidade de ver as cavernas de gelo e tentando gastar "menos" nos passeios. Chegando a el calafate não consegui vaga para o dia seguinte no Big Ice (vagas limitadas), não queria deixar para o final da viagem ja que tinha visto a previsão do dia seguinte e era de sol, fizemos o mini e valeu!!! Fiquei satisfeito com o minitrekking, dia de sol, perfeito, fomos o ultimo grupo a fazer a caminhada, foi tranquila e suficiente para sentir e viver o glacial

 

Ushuaia é uma cidade muito turística, com a rua principal com Lojas e restaurantes chiques, com isso, muito mais cara. Apesar dos passeios terem sido ótimos e a cidade ser "estilosa", em nossa opinião gostamos mais de el chalten e el calafate. Em Ushuaia, vá ao centro de informações turísticas, próximo ao porto, Av Maipu, e informe-se de todos os horários e informações dos transfer para o parque, laguna esmeralda, etc. Pelas minhas pesquisas, vale a pena os transfer que são tabelados e de organização municipal (se não me engano). Ja para o Cerro Martial só taxi mesmo. Os cálculos tem como base duas pessoas. Deixe Ushuaia no inicio de seu roteiro, pois o visual de el calafate e el chalten farão as trilhas de ushuaia ficar menos grandiosas. Em ushuaia partem navegações para Antártida $$$$, imagina o visual?

 

Em El calafate fizemos a Navegação Glacial Upsala e passeio terrestre na Estância Cristina, uma ótima surpresa!! Tinha lido sobre o passeio no trip, porém não havia visto fotos, em el calafate fizemos este passeio com a empresa Viva Patagônia ou Patagônia Adventure (talvez sejam a mesma empresa) que possuem a concessão para fazer o passeio terrestre na estancia e no glacia viedma (assim como a hielo y aventura no minitrekking perito moreno), e foi surpreendente! Vale a pena. Tanto a navegação entre pedaços de icebergs do glacial como a parte terrestre que consiste em ida de 4x4 até o mirante do glacial viedma (IMPRESSIONANTE), valeram a pena!!! O preço foi tão salgado quanto o minitrekking ou quanto seria o ice trekking! Estava muito em duvida se valeria a pena, e valeu cada centavo! Outro passeio que indico para quem esta com dinheiro para os tours pago seria o kaiak pelos glaciais upsala! Deve ser fantástico poder navegar entre os icebergs, mesmo que no estilo excursão (passeio da patagônia adventure, kaiak experience- não fiz). Não fiz e acredito que seja muito cansativo e pouco proveitoso fazer bate e volta para TDP ou para El Chalten, essas cidades devem ser vividas!!!

 

O tempo, sol, céu, fazem toda diferença nos passeios e não podemos controla-los, então, tente programar-se com a previsão, principalmente para ida a laguna de los três em el chalten, estancia cristina e minitrekking (tops)

Faça caminhadas longas antes de viajar, exercite-se! Treine em terrenos montanhosos, ou aclives e declives! Muitas pessoas chegam próximo ao final da trilha e desistem. A ida é metade do percurso, tente organizar uma trilha longa em um dia e leve em outro, ou um passeio no outro dia para se poupar, utilize bastões de trekking, ajudam muito, não compramos, utilizei cajados que achava nas trilhas, mas minha noiva foi na raça mesmo (joelho apitou), foi necessário tomar uns remédios (vale a pena levar)

 

O que mais gostamos:

- Laguna de los três: trilha mais bonita e completa, todo o percurso é bonito, a visão do conjunto fitz roy e lagunas depois de tanto esforço é recompensador.

- Navegação no Glacial Upsala e Estancia Cristina: foi uma grande surpresa esse passeio , o mirante acessado na estancia em um dia de tempo aberto é algo indescritível! Não esperávamos ser surpreendidos no ultimo dia de viagem apos termos vistos tantas paisagens. O passeio é bem completo, a historia do lugar e a navegação no glacial tb foram legais

- Minitrekking no Perito Moreno: tanto o visual da geleira quanto a caminhada foram fantásticos.

 

Hotel:

Reservamos a maior parte da viagem pelo booking, mas vale a pena entrar em contato com os hotéis e tirar a porcentagem do booking. Verificamos a disponibilidade pelo booking e fomos direto ao hotel nos últimos dias, sem reservar e com poder de barganha, mas ai vai do tempo e disposição e a questão se é ou não alta temporada em março tem bastante vaga nos hotéis. Ficamos em quartos duplos com banheiros privados em toda a viagem.

 

Ushuaia: Hostal Malvinas- preço alto pelo booking, boa estadia, se entrar em contato sai mais barato

El Calafate: EL CALAFATE VIEJO HOSTEL - FUJA, foi péssimo e caro.

El Calafate: Hotel e Hostel Punta Norte: bom preço, otima estadia, muitas reclamcoes no booking devido ao barulho, as paredes são finas. Durante as 2 noites que estivemos por la não tivemos problemas pois não estava cheio, quarto otimo.

El Chalten: Rancho Grande- Bom preço, boa estadia.

 

 

Dinheiro e Câmbio na Argentina:

Levamos um total de 9000 reias para duas pessoas. trocamos em BA 100 reais a $3,6 (banco de la nacion)

O resto trocamos em Ushuaia com o oriental do hotel antartida, super seguro, possui a luz negra no proprio balcão, melhor taxa de cambio da cidade. Creio que ele tenha algum acordo na cidade pois ele trabalha com altas quantias.

Trocamos todo o real: em 4 dias a taxa variou de 3,7 a 3,8 (trocamos aos poucos e equalizamos as perdas). Antes da viagem A cotaçao do dolar estava mais de 4 reais, agora voltou a baixar. Tanto o nosso cambio, quanto o da argentina totalmente instavel, entre em contato com o hotel antartida e pergunte a cotação, eles respondem no mesml dia! Faça o cálculo e verifique o que vale a pena, levar dolares ou real.

Tentamos anotar (na medida do possivel) o dia a dia dos nossos gastos com mercado, jantar, etc.

Trocamos com um brasileiro no aeroporto o que sobrou (aprox. 500 reais)

 

Alimentação:

Compre chocolates, barrinhas, carboidratos em gel e outros itens leves no Brasil! Encha a mala!!!

Devido ao custo elevado na Patagônia, sempre compravamos paes, frios, frutas, sucos, snacks e afins no mercado para tentar economizar um pouco, mesmo assim era muito caro. É possivel tomar agua dos rios nas trilhas de el chalten, agua pura!

A comida no geral não é boa. Comemos uma boa carne de "chorizzo" no pub estilo irlandes na san martin em ushuaia e no hostel rancho grande (as comidas e lanches do rancho são boas e bem servidas, dividiamos os pratos, vale a pena jantar por la.)

O melhor da viagem e mais caro foi um prato de lagosta com king krab (caranguejo) no restaurante estilo moderno que possui um aquario de caranguejo na avenida san martin em Ushuaia. Recomendo. Experimentamos um pouco de king crab como entrada ao estilo natural. Somos fãs de frutos do mar, porém tem alguma coisa no tempero deles que não faz parte do nosso cotidiano, muito forte. (Agradecemos por não ter pedido o king crab inteiro, seria uma tortura se fosse no mesmo tempero, seria muito enjoativo), dica: experiemnte como entrada primeiro!

 

Roupa

Ha foruns específicos sobre botas, meias, blusas, etc, aqui no mochileiros, leia!

Recomendo as meias de trekking, sem algodao!!!! Comprei um par das meias de caminhada sem aquecimento, as de inverno que estavam na promoção não tinham meu numero (decathlon, 40 reais). Não passeio frio nos pés, pelo contrario. Recomendo demais, os pés ficam mais secos e agradecem. Lavava no chuveiro.

Levei capas de chuva da decathlon, não usamos, mas recomendo.

Botas impermeaveis, recomendo, caminhar com os pés molhados não rola! As minhas são da columbia, peguei uma promoção no shopping center norte por 200 reais, e a minha noiva comprou na decathlon tb por 200 reais uma bota impermeavel da marca deles! Amaciamos antes da viagem. A media de preço das botas fica entre 500 e 800 reais, compre na decathlon.

Como pegamos sol a maior parte do tempo, utilizei uma calça de trekking sem aquecimento, algumas vezes utilizei a segunda pele por baixo ( que tb comprei na decathlon por 20 reais)

Utlizei uma blusa respiravel e impermeavel de neve (passava calor), apenas dois dias ventou o suficiente para passar frio... rs

 

 

Segue as anotaçoes diarias da viagem:

27/02

Dia de aeroporto- chegada em Ushuaia

$480 janta (chorizo e lamche)

$26 agua

$68 salada de fruta

$60 Empanadas no aeroporto

 

28/02

Pegamos o transfer do parque nacional ao lado do posto de gasolina na Av. Maipu. Fizemos a Senda Costeira, no inicio da trilha há o carteiro do fim do mundo, figura, carimbamos os passaportes, selo bacana, trilha de 8km, tranquila, belo visual. Tempo mudava repentinamente de garoa e frio para sol e calor e vice versa por diversas vezes. Continuamos até a senda do lago rocca, andamos um pouco, porém decidimos voltar e ficar na "praia" do lago curtindo o visual e comendo alguma coisa que haviamos comprado, fazia muito sol ao fim do dia.

$600 de transfer ate o parque nacional

$200 de entrada

$198 no mercado

$115 de empanadas na janta

$7530 hotel

 

29/02

Após ler relatos e refletir, decidimos fazer apenas o passeio de barco sem a Pinguinera( tudo muito caro), passando pela ilha dos passaros, ilha do farol, ilha dos lobos e Pinguinera, sem desembarcar na ilha. Valeu a pena, apesar de bastante gente no barco, todos querendo fazer fotos, foi possível curtir os lugares e ver os pinguins bem de perto, porém, se quer uma selfie com os pinguins, faça os passeios separados. Devera comprar a Pinguinera com a Piratur, e o passeio das ilhas com alguma das muitas empresas. Fechamos o nosso com a Canoeiros, consegui um desconto e o pessoal foi muito profissional.

$1800 passeio barco farol

$40 taxa

$50 empanada e te com leche

$15 mercado caneta e sabonete

$53 doces

$180 sopas

$320 vinhos e cerveja

 

01/03

Pegamos o transfer na Maipu até a Laguna Esmeralda. Lugar muito bonito, caminhando pela lateral da laguna é possivel acessar uns diques em sua parte posterior, vale a pena! E se tiver na pegada subir ate o glacial na parte de traz.

$500 transfer laguna esmeralda

$60 empanadas

$90 torta de maça

$984 centolha janta

 

02/03

Pega os um taxi até o Glacial Martial e subimos andando até o Glacial Martial. O teleferico que tem ali até a metade do percurso não funciona ha alguns anos, então prepare-se para a subida. Muito legal o visual.

$83 mercado

$240 taxi ate glacial martial

$80 lavanderia

$410 janta

$90 sorvete

 

03/03

Dia que iriamos para el calafate, andamos pelo centro, visitamos alguns museus, dia de curtir a cidade.

$45 chocolate

$95 de souvenirs

$140 de empanadas

$130 de taxi até aeroporto

$240 de ves no aeroporto el calafate

$292 de mercado

$325 de pizza

$740 de passagem até el chaten

$3000 de mini trekking

 

04/03

Minitrekking Perito Moreno, visita de 2 horas nas plataformas do Perito Moreno, incrível, navegação até a lateral do glacial, caminhada de 20 minutos por terra até chegar ao glacial, grampones nos pés e 1h 30 minutos de caminhada sobre o glacial, perfeito!

$400 entrada no parque

U$104 de hostel

$400 jantar

$71 mercado

 

05/03

Dia de viagem, saída as 7:00 de el calate para el chalten via taqsa (empresa mais barata) . Chegamos cedo em el chaten, cidade muitooo pequena, muito agradável. Tentamos iniciar a laguna torre, porém estavamos cansados, andamos pela cidade e ficamos de bobeira para poupar os joelhos para os 20 km do dia seguinte.

$60 torta e chocolate

$205 empanadas

$125 mercado

$250 transfer hosteria pillar.

$150 remedio

$220 de janta e chopp

 

06/03

Trilha laguna de los tres via hosteria pillar, (aprox. 20km total), ida à laguna suíça que esta ao lado direito 5 minutos da laguna de los tres e retorno pela laguna Capri. Valeu o atalho pela hosteria pillar por passar pelo mirador glacial piedras blancas (lindo), e a trilha ser mais leve. Subida bem puxada no ultimo km até a laguna de los tres, coragem!!! Desça e va dar uma olhada na laguna suíça, muito perto para quem andou tanto. Escolha um dia de tempo bom!!!

$250 de waffle

 

07/03

Ida a cachoeira chorillo del salto, 3km (6km total), tempo fechado, descanso, bonita cachoeira, trilha leve.

$100 lavanderia

$130 hamburguer

$5472 de hotel

$60 de torta e chocolate quente

$80 de omelete

$90 mercado

 

08/03

Trilha do ploma del pliegue tumbado, 12 km de subida (24km total), 4h30 ritmo lento de ida, 1000 metros de desnivel, vista 360 graus da laguna torre, torres, fitz roy e lago viedma. Necessita bom tempo. Vista do mirante antes de chegar ao topo muito parecida com topo. Linda.. Tempo aberto, muitos preferem este visual, mas em nossa opinião ficamos com a trilha da laguna de los tres sem duvida nenhuma.

$305 de janta

$60 de bolachinhas

 

09/03

Pensamos em fazer o icetrekking no glacial viedma, mas não tinha mais vaga para a tarde do mesmo dia, não fechamos antes porque queriamos garantir que seria um dia de sol. Trilha até mirante laguna torre (3km subida, total 6km), faltaram 6 km até a laguna (total de 12 ida e volta), estavamos cansados. O mirante tem um belo visual.

$750 de passagem de onibus

$120 de bolachinhas e lanche

$340 de janta

 

10/03

Ida de el chaten para el calafate, de bobeira na cidade. Almoço na padaria e sorvetinho sabores dulce de leche e calafate na sorveteria aquarela (recomendo)

$35 de docinhos

$1200 de hotel em calafate

$4540 de estancia cristina

$160 de almoço la fonda! Muito bom! Na 9 de julio..

$100 de sorvete acuarela

$128 de mercado

$97 de cerveja no mercado

$35 de hot dog. Muito bom! Na 25/05...

$250 de green market

 

11/03

Passeio estancia cristina discovery, com 4x4. Glaciar upsala e Mirante incrível. Historia e a vida no lugar muito interessante.

$398 jantar

 

12/03

Fimmmm dia de voltar...

$260 taxi aeroporto

$300 almoço aeroporto

 

 

Estou postando sem revisão, caso tenha ficado algo confuso perguntem!!! Erros grotescos (rs), desconsiderem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...