Ir para conteúdo

Levantamento da trilha do Marajó


Posts Recomendados

  • Membros

Marajó, uma imensidão de ilha...

 

Creio que todo mundo pense um dia em pedalar na maior ilha flúvio-marítima do mundo, a ilha do Marajó.

 

Com esse intuito, a EART nesse final de semana (21/04 e 22/04), fez o grande esperado levantamento naquela ilha. Com uma paisagem inigualável, que muda de 6 em 6 meses.

 

mapa_levantamento.jpg

 

Savana Marajoara, imensos alagados, igarapés de águas límpidas, muitos quilômetros de single-track na savana, muitos búfalos, cavalos, fazendas, grandes plantações de abacaxi, cultura sotaques diferentes etc: esse foi o espírito do levantamento!

 

A sensação é de que aquela paisagem envolve todo o planeta, as savanas e alagados somem no horizonte.

 

Sérgio Batista e Silvaneide foram para essa aventura.

 

Abaixo algumas fotos de onde vamos pedalar em breve:

 

marajo_08.jpg

Foto: Silvaneide

A savana marajoara...

 

marajo_05.jpg

Foto: Silvaneide

É claro que por lá não faltam os Búfalos...

 

marajo_02.jpg

Foto: Silvaneide

Os melhores igarapés (iarapé do Onça)....

 

marajo_01.jpg

Foto: Silvaneide

Ramais double track...

 

marajo_03.jpg

Foto: Silvaneide

Single track's...

 

marajo_04.jpg

Foto: Silvaneide

Mais single track's...

 

marajo_07.jpg

Foto: Silvaneide

E mais...

 

marajo_06.jpg

Foto: Silvaneide

Água límpida...

 

--------------------------------------------------------------------------------------

 

No domingo dia 22/04, como já tínhamos concluído o levantamento, resolvemos pedalar nos limites do Marajó. A idéia era pegar a 4ª rua direto, passando a PA do pesqueiro, aeroporto e nos embrenhar na fazenda Bom Jesus, de propiedade da Sra. Eva. Essa fazenda da acesso a vila de Cajuuna, e uma outra chamada de Céu.

 

marajo_02_.jpg

Foto: Silvaneide

Parece que encontramos o Durval por lá (sacanagem)...

 

Chegamos na portaria da fazenda Bom Jesus, e o vaqueiro, que fica em uma guarita nos perguntou o que íamos fazer ali. Dissemos que iríamos na vila do Cajuuna, o mesmo disse logo que só poderíamos passar com a autorização da dona, é que a visita era paga. Teria que dar banho nos búfalos para tirar as fotos etc (será se estávamos com cara de gringos).

 

Como por onde queríamos passar era uma estrada de acesso para uma vila, não entendi onde estava o meu direito de ir e vim...

 

mapa_soure.jpg

 

Bem, já retornando no sentido Soure, encontramos uma equipe local de bikers (foi muito bacana encontrar um grupo local de ciclistas) que faziam trilha por ali. Perguntei se não teria um outro acesso para a vila do Cajuuna, e eles me informaram que pelo pesqueiro daria. Então partimos para o Pesqueiro.

 

marajo_11_.jpg

Foto: Silvaneide

Como diz um amigo: "pedalando, remando ou velejando chegaremos lá..."

 

Chegando lá, perguntamos quem poderia no atravessar, o destino seria a ponta do Tucupi. Logo conhecemos o Sr. Catita, que de catita não tinha nada...era rato mesmo!

 

marajo_09_.jpg

Foto: Silvaneide

Sr. Catita e Silvaneide.

Sr. Catita: mostrou-se uma pessoa muito culta com relação a história da ilha.

 

marajo_14_.jpg

Foto: Silvaneide

Ae, chegando na ponta do Tucupí...

 

marajo_12_.jpg

Foto: Silvaneide

A praia do Pesqueiro vista da ponta do Tucupí...

 

O objeto era chegar ao mais longe no litoral marajoara. Passamos pela comunidade do Céu e Cajuuna nesse trajeto. Até que chegamos em mais um dos igarapés do litoral. Por questão de tempo, não pudemos ir mais além.

 

marajo_05_.jpg

Foto: Silvaneide

Fim da linha: por falta de tempo, esse foi o nosso limite no litoral marajoara (ao fundo continuação do litoral marajoara).

 

Retornamos até a entrada do Cajuuna e adentramos rumo a vila. Compramos chope de muruci e seguimos pela estrada do Cajuuna. A paisagem era das mais bonitas: muitos pássaros (de muitas espécies), sons diversos, o remanso das ribeiras, ali somente a natureza impera.

 

marajo_03_.jpg

Foto: Silvaneide

A vila do Cajuuna...

 

Sempre que eu olhava para o GPS, estávamos indo bem na direção na porteira da Fazenda Bom Jesus, aquela que nos barrou. Passamos pela porteira, e eu acho que por ser horário de almoço o vaqueiro não estava por lá, acho que vou melhor assim...

 

marajo_08_.jpg

Foto: Silvaneide

...Esses ramais em certos momentos tranforma-se em túneis.

 

marajo_07_.jpg

Foto: Silvaneide

Pedalando entre o alagado...

 

marajo_15_.jpg

Foto: Silvaneide

E mais búfalos...

 

Saindo da fazendo, logo avistamos o nosso apoio, bem as margens da Lagoa Azul marajoara. A dona da barraca, que era uma carroça de búfalo, nos recebeu muito bem, e nos convidou pra fazer outros passeios em outra ocasião. Rolou uns espetinhos de carne de búfalo, salgados, chope e muito papo.

 

marajo_13_.jpg

Foto: Silvaneide

Saindo da fazenda Bom Jesus, o nosso apoio bem na hora...

 

marajo_06_.jpg

Foto: Silvaneide

Olha ae Pé de Roda, a propaganda é a alma do negócio.

 

marajo_01_.jpg

Foto: Silvaneide

Essa é a Lagoa Azul marajoara (o banho ai foi paidégua).

 

De lá fomos em direção a Soure, mas ainda tinha uma visita. Visitar a casa do grande barão, não ia ali faz muito tempo (pena que tivemos que fotografar de longe). Mas adiante pegamos uma trilha, e fomos bater a beira do rio Paracauari.

 

marajo_10_.jpg

Foto: Silvaneide

Uma peculiaridade dessa casa, é que ela tinha elevadores puxados por escravos, já que o barão era paralítico.

 

Na volta ainda deu tempo de entrar da Pousada Paracauari, que é a minha favorita naquela ilha.

 

marajo_fim_.jpg

Foto: Silvaneide

O Marajós, nos deixou saudades...agora quero voltar com a família EART.

 

Toda essa coleta de dados vai dar uma bela de uma expedição muito em breve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...