Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Xiru Sander

Encomenda internacional: extravios

Posts Recomendados

Fiquei em dúvida entre colocar este tópico aqui ou na área de equipamentos. La talvez seja bem util também, porque a grande maioria faz planos de como conseguir importar uns equipamentos...

 

 

Bom, andei bem decidido a fazer duas importações, que seriam colocadas no correio por uma prima la nos EUA:

- Mountain Hardwear Lightpath 3: U$150, barraca pra 3 (2 na pratica) mas com peso excelente: 2,5kg aprox. Pouco mais peso que uma Nepal, mas bem mais area e bem mais 'varanda'. O valor, incluindo frete e impostos, aproximado com o que eu gastaria aqui numa Nepal.

- Mochila de estrutura externa Kelty Tioga 5000: U$140, que incluindo impostos e frete sairia aproximado a uma Curtlo ou Deuter (até menos). E é um produto impossível de achar no Brasil.

 

Mas hoje veio o balde de água fria. A prima foi la nos correios questionar sobre envio e de cara disseram pra ela: enviam, mas recomendam fortemente que não envie por encomenda normal. Disseram que acontecem muitos casos de extravio de encomenda. A encomenda chega no BR e é roubada.

 

Ao ouvir isso, lembrei de ja ter ouvido alguns casos deste problema. A alternativa que sobra é uma logística que sairia uns U$200 (pra cada item), UPS ou DHL.

 

O que voces acham? Gostaria de saber de casos, experiencias, tanto negativas quanto positivas.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu já comprei de tudo do exterior pela internet, inclusive barracas.

Costumo escolher sempre o frete mais barato, por 2 motivos:

 

1 - o imposto da importação simplificada pela internet é uma facada (60%) e incide sobre o frete também.

2 - não faz diferença o frete mais rápido porque o atraso aqui no Brasil é por causa da fiscalização da Receita Federal. O produto pode chegar no Brasil no dia seguinte e ficar "preso" na alfândega por semanas.

 

 

O frete mais barato do USPS (internacional standard) não tem seguro e não é "rastreável" no site dos correios americanos (USPS), mas a partir do momento que a mercadoria entra no Brasil você pode rastreá-la no site dos correios (do Brasil). É só usar o número da encomenda, de 13 caracteres. O frete mais caro do USPS tem seguro e vc pode rastrear no site do usps também.

 

Se optar pelo frete com seguro quem enviou pra você poderá recebê-lo no caso de extravio.

Se houver extravio vc vai ter que reclamar nos correios (dá pra fazer pela internet) mas provavalemente não vai adiantar nada. O sistema de reclamação (o famoso "fale com os correios") é feito de forma que o usuário não consegue fazer a reclamação, no caso de encomenda extraviada. E eles usam

uma "brecha" na legislação, baseado no "Universal Postal Union", do qual o Brasil é signatário, para dizer que qualquer reclamação ou pedido de informação sobre encomenda internacional deve ser feito somente pelo remetente nos correios do país de origem.

 

Resumindo: Correios do Brasil = LIXO !!!!!!!! não adianta reclamar, mas vc tem que reclamar antes pra depois processá-los.

Você ganha a causa, inclusive com indenizações, claro, mas tem que perder seu tempo no juizado especial federal. Só serve este porque correios é serviço público federal. Nem adianta tentar outra coisa, inclusive PROCON.

 

UPS ou DHL eu só usaria se precisasse urgente da mercadoria. É repidinho!! Já teve casos em que recebi a mercadoria no dia seguinte.

A empresa é quem cuida do "desembaraço" alfandegário e entrega o produto na sua casa. Você paga o imposto para a empresa no momento que recebe a mercadoria. O problema é que se nas encomendas pelos correios o imposto é uma facada aqui você leva a facada, é castrado e ainda furam seus olhos. ::ahhhh::

 

O imposto é MUITO alto!! Você acaba pagando mais que o dobro do valor do produto.

 

Fique atento também ao limite da importação simplificada. São $US 500, incluindo o frete.

Ou seja, se todas as mercadorias que vc quer comprar ultrapassarem este limite vc terá que dividir as encomendas.

Acima de $US 500 (e até US$ 3000, se não me engano) vc tem que passar pela burocracia e fazer um cadastro no SISCOMEX.

Toda a legislação esta disponível na internet, no site da receita federal.

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...