Ir para conteúdo

Acampar em praias é seguro?


Posts Recomendados

  • Membros

Sempre tive essa curiosidade (e vontade), vejo várias pessoas que fazem viagens caminhando de praias a praias acampando no caminho e me pergunto: Como fazem?

Sei que na maioria das vezes não utilizam campings, então gostaria de saber como fazem. Simplesmente armam a sua barraca na praia e simples assim? breves relatos e roteiros também serão bem-vindos.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito tranquilo, irmão... Acho que o maior medo das pessoas em acampar selvagem na praia é o desconforto de ficar salgado a noite inteira, só que por incrivel que pareça assim que o corpo seca bem voce fica com a pele lisinha heheh 

 A parada é você montar a barraca atrás da faixa de areia, onde vc vai estar coberto por árvores, principalmente do sol, mas também da chuva. Se for cagar, NUNCA cague perto de cursos de água/cachoeiras/fontes... Nem tome banho na fonte, muito menos usando sabonete. 

Uma parada que vai te ajudar muito é levar um potinho com sabão já diluído em água, porque assim vc pode lavar as mãos em qualquer lugar que esteja. Outra parada é levar uma canga... Passar 3 dias na praia sem ter outro lugar pra sentar ou deitar que não seja o interior da sua barraca é duro. 

No mais é isso, simples assim mesmo... kkkk 

Em relação à comida, ou você leva pronta ou você cozinha, mas ai vale pra qualquer camping selvagem, independente de ser praia ou montanha. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, papatango disse:

Muito tranquilo, irmão... Acho que o maior medo das pessoas em acampar selvagem na praia é o desconforto de ficar salgado a noite inteira, só que por incrivel que pareça assim que o corpo seca bem voce fica com a pele lisinha heheh 

 A parada é você montar a barraca atrás da faixa de areia, onde vc vai estar coberto por árvores, principalmente do sol, mas também da chuva. Se for cagar, NUNCA cague perto de cursos de água/cachoeiras/fontes... Nem tome banho na fonte, muito menos usando sabonete. 

Uma parada que vai te ajudar muito é levar um potinho com sabão já diluído em água, porque assim vc pode lavar as mãos em qualquer lugar que esteja. Outra parada é levar uma canga... Passar 3 dias na praia sem ter outro lugar pra sentar ou deitar que não seja o interior da sua barraca é duro. 

No mais é isso, simples assim mesmo... kkkk 

Em relação à comida, ou você leva pronta ou você cozinha, mas ai vale pra qualquer camping selvagem, independente de ser praia ou montanha. 

legal cara, obrigado por responder mas eu fico  preocupado é com a segurança.

Você acampa assim em qualquer praia? Não é perigoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 minutos atrás, Lucass7 disse:

legal cara, obrigado por responder mas eu fico  preocupado é com a segurança.

Você acampa assim em qualquer praia? Não é perigoso?

Ah sim... Cara, depende da praia. 

Tem um conjunto de 5 praias desertas na zona oeste do rj que é bem turística ao mesmo tempo que rola alguns bandidos morando acampados lá de temporada... Só que assim, ja acampei lá 3x e em todas as vezes não tive problema, tendo sido na primeira vez até convidado a entrar no acampamento deles e comer com eles, sendo muito bem recebido. Não vi arma nem nada mas sei que eles eram por conta do contexto que rolou na praia no dia (tenho a história escrita ai no meu perfil). Só que assim, isso não exclui a precaução e o cuidado, entende? Nunca se sabe quem tá na maldade e quem não tá; e provavelmente eu só tive sorte de ter trombado com o cara certo e ter trocado uma ideia maneira totalmente por acaso. Depois que passei por essa situação, optei por acampar nas outras praias que são mais turísticas e tambem em datas comemorativas, porque as praias ficam com uma energia mais gostosa e com mais gente frequentando. 

Mas vc tem que ter em mente que em toda praia deserta vai ter gente morando, mesmo que vc não veja ou perceba, por diversos motivos. Alguns refugiados, outros foragidos, outros só pelo sossego, outros porquê não tem mesmo onde morar... A parada é vc chegar na boa e mostrar que está indo em paz e de preferência fazer amizade. 

Todas essas paradas vão depender do Estado, Cidade, Região e etc que vc estiver... Esse contexto que te apresentei é da zona oeste do Rj, que não é nem um pouco um lugar roots ou good vibes, é só a zona oeste acrescida de 5 praias desertas... Nas praias que são mais esse estilão roots eu imagino que deva ser 99% seguro, tipo pro lado do litoral sul do rj onde encontra com o litoral norte de sp (Trindade), ou Ilha Grande, ou pro lado da região dos lagos... São todas regiões que fogem da área de metrópole e do caos que a acompanha. Então vc dar uma analisada no contexto em que a praia se encontra ja é um grande passo em direção à segurança. Imagens de satelite no google maps já são um bom primeiro passo nessa análise. 

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sempre acampei em praias desertas e algumas com moradores... o lance é que existe uma lei ambiental que proíbe essa pratica e em algumas praias os próprios moradores não gostam muito disso e acabam te expulsando. Ja acordei com um helicóptero da policia ambiental na frente da minha barraca em uma praia do estado de SP. Só não me multaram porque eu desmontei assim que o guarda desceu da aeronave e veio em minha direção. Ouvi um bocado de esculacho mas não me aplicaram nenhuma multa. Mas foi tenso! Já ouvi relatos de moradores rasgarem as barracas da galera que estavam acampados nas areias dessa mesma praia. Os mesmo alegaram que isso influenciava nos aluguéis das pousadas e camping proibindo as pessoas de acamparem no local. Quando eu acampo em praias eu aguardo o escurecer para montar a barraca e desmonto ao amanhecer para não haver problemas com a Policia e moradores. 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
35 minutos atrás, Tadeu Pereira disse:

Sempre acampei em praias desertas e algumas com moradores... o lance é que existe uma lei ambiental que proíbe essa pratica e em algumas praias os próprios moradores não gostam muito disso e acabam te expulsando. Ja acordei com um helicóptero da policia ambiental na frente da minha barraca em uma praia do estado de SP. Só não me multaram porque eu desmontei assim que o guarda desceu da aeronave e veio em minha direção. Ouvi um bocado de esculacho mas não me aplicaram nenhuma multa. Mas foi tenso! Já ouvi relatos de moradores rasgarem as barracas da galera que estavam acampados nas areias dessa mesma praia. Os mesmo alegaram que isso influenciava nos aluguéis das pousadas e camping proibindo as pessoas de acamparem no local. Quando eu acampo em praias eu aguardo o escurecer para montar a barraca e desmonto ao amanhecer para não haver problemas com a Policia e moradores. 

 

 

Boa noite irmão, tu se importa em dizer o nome da praia? Tenho muita vontade de descer pelo litoral partindo do rj até santos/sp e se essa praia ficar no caminho eu já evito a região heheh 

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 horas atrás, Tadeu Pereira disse:

Sempre acampei em praias desertas e algumas com moradores... o lance é que existe uma lei ambiental que proíbe essa pratica e em algumas praias os próprios moradores não gostam muito disso e acabam te expulsando. Ja acordei com um helicóptero da policia ambiental na frente da minha barraca em uma praia do estado de SP. Só não me multaram porque eu desmontei assim que o guarda desceu da aeronave e veio em minha direção. Ouvi um bocado de esculacho mas não me aplicaram nenhuma multa. Mas foi tenso! Já ouvi relatos de moradores rasgarem as barracas da galera que estavam acampados nas areias dessa mesma praia. Os mesmo alegaram que isso influenciava nos aluguéis das pousadas e camping proibindo as pessoas de acamparem no local. Quando eu acampo em praias eu aguardo o escurecer para montar a barraca e desmonto ao amanhecer para não haver problemas com a Policia e moradores. 

 

 

Caramba! Essa parada com o helicóptero ficou parecendo cena de filme! haha

Valeu pela dica.

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 21/01/2023 em 00:13, papatango disse:

Boa noite irmão, tu se importa em dizer o nome da praia? Tenho muita vontade de descer pelo litoral partindo do rj até santos/sp e se essa praia ficar no caminho eu já evito a região heheh 

Boa noite papatango hauhauha blza

Então essa praia foi a Prainha Branca - Bertioga... foi lá que aconteceu todo BO com "us Homi" hauhauhua mas no final deu tdo certo!!! 

  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...