Ir para conteúdo

Sérvia - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros
Estou aqui em Belgrado... e ja quase no final da minha viagem. Viajei tambem pelo interior da Servia e, quando eu chegar no Brasil, sem duvida alguma farei muuuitos depoimentos aqui no Mochileiros e darei varias dicas! Mas fica a dica... se voce pretende vir aqui, VENHA! Recomendo!

 

 

Que legal que vc gostou do país. Assim que puder, poste suas impressões aqui. ::otemo::

 

Me tira uma dúvida... Brasileiro ainda precisa de visto pra entrar na Sérvia??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Estou novamente de viagem, mas quero postar algum relato e colaborar com algum brasileiro que deve estar indo à Sérvia neste momento. E antes de mais nada, fica meu apelo à Equipe de Moderação: acho lamentável que a Sérvia não tenha uma seção só pra ela. Reduzir a Sérvia a um tópico somente... poxa, a Sérvia tem tanta coisa! Quem pensa que o país se resume a Belgrado, engana-se. A Sérvia também tem Nis, Kopaonik (que é um parque nacional, na verdade), Novi Sad, Kragujevac, Subotica...

 

Mas enfim, farei um breve resumo das principais atrações de Belgrado e também dicas sobre o país (como a necessidade de um visto)!

 

VISTO

Ainda há necessidade sim de visto! Para alguns países como o México, por exemplo, a Sérvia permite a entrada por até 30 dias. No entanto, para o brasileiro entrar no território sérvio, tem que ter o visto! Para conseguir não tem dificuldades: basta enviar seus documentos (passaporte, foto, comprovante de pagamento e formulário de requerimento do visto preenchido) para Brasília. Se quiser a informação oficial, mande um email para embaixadaservia@terra.com.br com o título "Ref.: Visto" e eles te mandarão todas as informações (quer você seja estudante, turista ou está indo visitar algum parente).

 

COMO CHEGAR

Eu fui de avião, pela Jat Airways. Paguei algo em torno de 120 euros, voando de Berlim. Há também como chegar de trem, porém o preço é bem salgado. Quem quiser tentar low cost companies, tem a Wizz Air.

 

VERÃO/INVERNO

Fui no inverno. E fiz coisas que só poderiam ser feitas no inverno... como a ida ao Parque Nacional de Kopaonik (uma das montanhas de ski na Sérvia). No entanto, perdi a oportunidade de ir aos boat clubs (baladas flutuantes) no rio Danúbio, que só funcionam no verão. No verão, temos também bungee-jump na ilha Ada Ciganlija (uma das ilhas no rio Danúbio) e vôo de balão por Belgrado. Perdi isso!

 

TRANSPORTE

O meio de locomoção básico em Belgrado são os trans (bondes). Porém, os troleibus também ajudam bastante. O ticket para qualquer um deles custa 60 dinares (60 centavos de euro). A partir de fevereiro de 2012, começou um novo meio de validação dos tickets dentro do tram/ônibus. Agora está mais difícil para burlar, embora não impossível. No entanto, garanto que você não encontrará transporte mais barato que esse em toda a Europa!

 

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

 

Praça da República/Republic Square/Trg Republike

Principal ponto de encontro dos belgradenses (praticamente todas as linhas de ônibus param lá). Localizada no centro da cidade, é um local onde você matará vários coelhos com uma cajadada só. Além da praça em si (que conta com um monumento do príncipe sérvio Mihailo Obrenović III), ficam localizados nela ainda o Museu Nacional/National Museum, o Teatro Nacional/National Theater e o Centro Cultural (este último é um prédio envidraçado que tem galerias de arte nos andares de cima, um centro de informações turísticas no subsolo e no térreo tem o melhor local para comprar souvenirs - se você quer comprar camisas legais de verdade, compre aqui! Os camelôs só vendem camisas horríveis).

 

Knez Mihailova

É a rua dos pedestres. É um "calçadão" do lado da Praça da República. Repleta de lojas de roupas, perfumes e sapatos. A rua de cima da Knez Mihailova conta com ótimos pubs (aconselho o Irish Pub). Na rua de baixo tem uns cafés muito bons. Aconselho o Illegal Bar (próxima à Faculdade de Filosofia da Universidade de Belgrado) - o bar é, na verdade, debaixo da livraria. Entre na livraria e pergunte sobre o bar. Eles te indicarão o que aparentemente é um porão. Mas chegando lá você encontra um bar com dois andares, telão, banda etc... Nos dias de jogos é muito bom! Ah!, você ainda pode pegar algum livro para ler, de graça.

 

Kalemegdan Park e Belgrade Fortress

A Knez Mihailova leva à principal atração de Belgrado: o Kalamegdan Park. O parque é, na verdade, mais mesmo um forte (Belgrade Fortress) que foi utilizado há centenas de anos... Um passeio por lá é obrigatório para qualquer um que vai a Belgrado. Além de uma construção super histórica, de lá você vê o Zemum (bairro histórico na Nova Belgrado) e a confluência dos rios Danúbio e Sava. Além disso, o Kalamegdan Park também conta com o Museu Militar, duas igrejas ortodoxas (Rose Church e Church of St. Petka) e um zoológico (que não tem nada demais). Se pedir informações ao guia dentro da Rose Church, saberá que as pinturas da igreja foram feitas com o concreto ainda fresco (típico das igrejas ortodoxas) e que ali foi um antigo depósito de artefatos militares - é por isso que balas constituem os lustres (a única igreja no mundo com balas em sua constituição).

 

Saint Sava Temple

Me disseram na Sérvia que é o maior templo cristão ortodoxo no mundo. Se é verdade, não sei. Porém, até mesmo os flyers turísticos que eu recebi confirmavam essa informação. No Natal sérvio (7 de janeiro), as pessoas vão para a frente do templo aguardar a meia-noite. Os ramos de folhas secas que eles levam na mão foram "benzidos" nas igrejas ortodoxas pela cidade e ficarão durante uma semana sob a mesa da copa, para trazer sorte à família (alguns motoristas colocam nos parachoques dos carros). A igreja é linda.

 

Knez Miloša

É a rua das embaixadas. É lá também que estão os antigos prédios bombardeados pela OTAN (em 1999).

 

Zemum e Ušće

Aos que não sabem, Belgrado é divida em Nova e Velha Belgrado. Zemum é um bairro antigo, histórico, na Nova Belgrado. Além de casas com um arquitetura antiga, um calçadão às margens do rio Danúbio, cafés/bares/restaurantes flutuantes, ruas de paralelepípedos, igrejinhas ortodoxas, tem também o que os belgradenses chamam de a melhor panqueca da cidade! Se informe sobre a Panqueca do Pinóquio! Ušće é a região de encontro dos rios... de lá é onde você tem a melhor vista de todo o Belgrade Fortress. Vale ir para tirar uma foto!

 

Tašmajdan Park

Um dos parques mais bonitos da cidade. Vale à pena uma visita. Junto à ele, tem a Igreja de San Marco, que nunca terminou de ser construída (por fora), mas por dentro é bem bonita.

 

Igreja de San Marco/St. Mark's Church

É a segunda principal igreja ortodoxa em Belgrado. Enquanto alguns dizem que ela está em reforma, há quem diga que ela nunca terminou de ser construída. Vale uma visita.

 

Nikola Pasic Square, Prefeitura de Belgrado e Parlamento Sérvio

Como em outros países, o Parlamento nacional é mais um prédio grande com uma arquitetura diferente, estátuas, jardins... Em frente ao Parlamento, tem a Prefeitura e uma praça. Dar um pulo lá para conhecer e tirar umas fotos é válido!

 

Nikola Tesla Museum

Museu do Nikola Tesla, o homem que aprendeu a como usar a eletricidade. Sem dúvida alguma, você precisa ir lá. Mas o principal: vá lá antes e pergunte sobre os horários de visita dirigida, caso contrário verá simplesmente uns objetos dos quais não entenderá nada. Mas com o guia (tem duas visitas dirigidas por dia, uma em inglês e outra em sérvio) ele liga os objetos e você "interage" com eles. Eu pude tocar a eletricidade, vi raios saindo da minha mão, o cabelo das mulheres subindo e um super transformador jogando raios pela sala inteira. Vale MUITO a pena uma visita guiada! Além disso, há também uma bola dourada com as cinzas do próprio Nikola Tesla - o mais próximo que você chegará dele. Enfim, o museu é bem interessante.

Estudante paga meia.

 

Ada Ciganilija

Uma ilha no rio Danúbio, para aqueles que forem a Belgrado no verão. Tem praia, parques, bares e cafés interessantíssimos. Como eu fui no inverno, só pude aproveitar os cafés. No verão tem bungee-jump e vôo de balão.

 

Avala Tower e Avala Mountain

Acho que foi o passeio mais top que eu fiz em Belgrado. A Avala Tower fica na Avala Mountain. Subir a montanha à tarde (não muito tarde) pelas trilhas ou pelo asfalto e depois subir na torre é beeem legal. Tive um dos melhores momentos da viagem nesse passeio... o percurso até a torre é bem agradável. Como é afastada da cidade (tem que pegar tram e ônibus), o ar da montanha é bem puro. É comum os belgradenses irem à montanha para fazer um churrasco, passarem o dia, descansarem um pouco... E a vista do torre é incrível! A entrada da torre é 100 dinares (1 euro) - ingresso barato!

Estudante paga meia.

 

 

E Belgrado ainda reserva muitas outras coisas... mais tarde dou mais dicas (e posto fotos). Falei só as principais. Fiquei na Sérvia um mês! Se estiverem com qualquer dúvida, desde de dinheiro à hospedagem, alimentação etc, podem me perguntar. Terei o maior prazer em responder. Quem quiser me enviar um email é jcmvaldivia@hotmail.com. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

 

"Eu estava em Budapest e tinha pensado em ir a Belgrado de trem, mas são 7 horas e a travessia da fronteira não é automática como no interior da União Européia. A Sérvia não a integra e por isto há parada para controle de passaportes, etc. Decidi ir de avião, passagem barata. "

 

 

Ola!

Estou indo com uma amiga para Budapest em junho.

Na verdade o objetivo é Belgrado, mas como nao consigo nenhum voo direto deste MAdrid, resolvemos conhecer Budapest.

 

Até agora só vi trens, não consegui encontrar passagem aerea barata desde Budapest até Belgrado.

 

Pode me dizer que cia voou?

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Monica!

Olha, eu fui no ano passado. E acabei... voando! Dá uma olhada no skyscanner, kayak, esses sites de comparação de voos. Lembro que a passagem de trem de Budapeste para Belgrado era algo em torno de 60, 70 euros. Achei um voo por 100 euros! É quase uma ponte aérea, tipo 1h. SUper valeu a relação custo-benefício.

 

Uma dica importante: dê uma checada na questão do visto! Até o ano passado, a Sérvia ainda era a única das ex-repúblicas da antiga Iugoslávia que ainda exigiam visto de brasileiros! Eu viajei usando um segundo passaporte que tenho para driblar isso.

 

Em tempo: outra dica infalível é o Spirit Hostel em Belgrado. Nunca fui tão paparicada num hostel! A infra deles é inacreditável! Você já imaginou um albergue onde cada um ganha seu próprio roupão (cheiroso) e pantufas? Mega confortável e bem localizado. Simplesmente apaixonei!

 

Boa viagem! Eu simplesmente amei! Belgrado é TUDO. Os Bálcãs, na verdade, são inacreditáveis. Paixão só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Galera, vocês amenizaram 40 % do meu desespero hahahahahaha

Sou nova aqui no fórum, e vou fazer intercâmbio agora em Junho- Agosto à trabalho, um projeto

chamado Cidadão global;

Desde o início, queria leste europeu, ou vietnã (é, isso mesmo :P) - Mas, pelas passagens muito caras,

e terrorismo alheio , fiquei com o LE.

Sérvia NUUNCA passou pela minha cabeça, mas foi o projeto que pintou na minha vista esses dias, e

só preciso de uma posição do Consulado (que depois das 12:30 não atende mais telefone) pra partir para a compra de passagens.

Queria dar uma passeada ao final da viagem pela Europa, mas , por estar sozinha, e com uma mala muito grande, acredito que vou perder essa oportunidade ):

Vocês acham que dá pra sair de Belgrado nas Sextas feiras à tarde, e passar um fim de semana em algum lugarzinho próximo, do gênero Praga?

Alguém já saiu de Belgrado de Trem, com muita bagagem pra Budapeste? (Meu muito, é uma mala de carrinho média, e uma mochilinha pequena) Se sim, foi tranquilo? ::hahaha:: agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Tennily!!!!!

Eu tb ja morei em Belgrado, em julho do ano passado....lugar incrivel!!!!!

Acho q da sim p vc sair de trem de Budapeste p Belgrado com essa bagagem, qd fui peguei o trem noturno, q custava bem barato, tipo 20 euros, foi uma viagem bem cansativa, pq o trem é nada confortavel, mas é possivel....

quando a essas viagens de fds, é possivel, mas praga por exemplo, não fica muito perto de belgrado e vc teria q ir de avião, q não é muito barato, pq a Servia não tem tantas cia aereas low coats que operam no pais ou entao de trem ou onibus (eh mais baratos), que demora mais de 12 horas......

espero ter t ajudado.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ajudou siim Silvinha!

Acho que vou cortar Praga, e fazer os passeios mais curtos nos fins de semana, com minha mochila, e deixar a mala em casa mesmo.

Tu fui à que lugares quando morasse por lá? Queria dar um pulo no Kosovo, mas a embaixada Brasileira não recomenda, e acho que meus chefes também não \:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...