Ir para conteúdo

Bolívia e Peru/ Julho 2011/ 30 dias - Ajuda de última hora!


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente, surgiu uma oportunidade de última hora pra fazer um (e o primeiro ::hahaha:: ) mochilão e, apesar de tá lendo o máximo que posso nesse mínimo tempo que tenho antes de acertar tudo, é sempre bom uma opinião experiente.. então, quem não se importar em repetir mais uma vezinha o que já falou por aqui, ficaria muito agradecida hahaha ::otemo::::otemo::

 

A ideia é sair do Rio já no dia 01/07 com destino a St Cruz, chegando lá 1:15 da manhã (dormir no aeroporto mesmo ou um lugar perto), dar uma volta na cidade de dia e pegar o bus com destino a Sucre no dia 02. Como chegaria a Sucre pela manhã (se tudo der certo..), conhecer a cidade durante o dia e a noite seguir para Potosi, chegando no dia 03 já tarde da noite, dormir em algum lugar e pela manhã comprar passagem para Uyuni. Indo dia 04 para Uyuni e fechando o Salar assim que chegasse lá (corro o risco de encontrar tudo lotado visto que é julho?) para o dia seguinte, dia 05.

Dias 05, 06 e 07 destinados ao Salar de Uyuni. Daqui queria mesmo seguir para Arequipa, mas parece que não é possível (pelo menos até agora não achei um ônibus com esse trajeto, alguém sabe?), então a ideia é ir para La Paz e de lá para Arequipa, chegando por aqui lá pelo dia 10 aproximadamente (contando 13h de Uyuni a La Paz, uma noite aqui e mais 11h de LP a Arequipa). Em Arequipa, conhecer a cidade, ir ao Canyon del Colca (2 dias e uma noite - dia 13 ou 14/07) e seguir para Nazca no dia 14 ou 15. Fazer as Linhas de Nazca e, se possível, já seguir no mesmo dia para Cuzco (queria mesmo ir para Ica, mas depende dos imprevistos e dos dias que sobrarem devido a trilha Salkantay). Para Cuzco tenho em mente do dia 17 ao dia 22 ou 23/07 porque a ideia é fazer a Trilha Salkantay (5 dias), se valer mais pena pode ser que desista para fazer algum caminho mais rapido a Machu Picchu. De Cuzco seguiria para Puno no dia 23/07 (estimativa) e no dia seguinte para Copacabana, tendo intenção de passar uma noite na Isla del Sol. Contando os tempos entre as viagens, por volta do dia 26 seguiria de Copa a La Paz até o dia 28, retornando a St Cruz (17h de viagem), chegando lá dia 29 (ou não..) e pegando o voo de volta para o Rio no dia 30.

Que que vocês acham? Vale sacrificar alguma coisa pra ir pra Ica?

 

Eu sei que muita gente deve entrar aqui e perguntar as mesmas coisas todos os dias, e por mais que eu esteja lendo muita coisa, tô com o tempo muito corrido mesmo porque já quero comprar as passagens essa semana e, por mais que não siga esse roteiro na hora, é bom ter uma ideia do que se vai fazer, então obrigada desde já a quem responder.. se alguém responder. ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Seja bem vinda ao fórum. Normalmente nem responderia essas perguntas pois já tem por aí no fórum (leia o máximo possível dele, você ainda tem um tempinho...), mas visto que se ja vai em julho...

 

(dormir no aeroporto mesmo ou um lugar perto)

Se quizer dormir no aeroporto: http://www.sleepinginairports.net/casa/santacruz.htm . Mas só faria isso se quisesse ser muito econômico, como você vai passar o dia em Santa Cruz, vale mais a pena ficar num hostel.

 

pegar o bus com destino a Sucre no dia 02. Como chegaria a Sucre pela manhã (se tudo der certo..), conhecer a cidade durante o dia e a noite seguir para Potosi, chegando no dia 03 já tarde da noite, dormir em algum lugar e pela manhã comprar passagem para Uyuni

Três problemas:

1- Você tá colocando pouquíssimo tempo para ambas cidades. Um dia em cada (fora o tempo que você vai perder em transporte) é insuficiente.

2- Você está indo rápido para Potosi, a cidade mais alta do mundo. Existe o risco de você não se adaptar e passar MUITO mal, podendo ter até que voltar direto ao Brasil. Se ainda quiser fazer isso, leia o máximo possível sobre soroche e se previna.

3- Você já leu sobre o bus Santa Cruz - Sucre? Ele é famoso por ser super perigoso....

 

(corro o risco de encontrar tudo lotado visto que é julho?)

Não. Se quiser uma cia específica é bom reservar c antecedência, mas fora isso a oferta é grande.

 

Daqui queria mesmo seguir para Arequipa, mas parece que não é possível (pelo menos até agora não achei um ônibus com esse trajeto, alguém sabe?)

Que eu saiba não há. É mais fácil você fazer o tour de 3 dias em Uyuni terminando em San Pedro do Atacama e de lá ir de bus pro norte do Chile de lá ir a Arequipa. De qualquer forma, vai gastar um "tempinho" no trajeto.

 

Para Cuzco tenho em mente do dia 17 ao dia 22 ou 23/07 porque a ideia é fazer a Trilha Salkantay (5 dias), se valer mais pena pode ser que desista para fazer algum caminho mais rapido a Machu Picchu.

Deixa eu ver se entendi, você tá pensando em ficar 1 dia em Cusco e fazer a trilha do Salkantay? Isso é um absurdo! Vale mais a pena cortar outras cidades (Nazca ou alguma da Bolívia ou Puno mais pra frente) para ficar pelo menos 4 dias em Cusco fora os dias da trilha/Macchu Picchu. Quando você chegar lá vai me dar razão!

 

 

Outra coisa que eu não faço nunca mas já que você tá perdidinha e sem tempo, uma sugestão de roteiro:

1 - Santa Cruz

2 - La Paz

3 - La Paz

4 - La Paz

5 - Copacabana

6 - Copacabana

7 - Cusco

8 - Cusco

9 - Cusco

10 - Salkantay

11 - Salkantay

12 - Salkantay

13 - Salkantay

14 - Salkantay

15 - Cusco

17 - Arequipa

18 - Arequipa

19 - Arequipa

20 - Ida a San Pedro do Atacama

21 - San Pedro do Atacama

22 - San Pedro do Atacama

23 - San Pedro do Atacama

24 - Uyuni

25 - Uyuni

26 - Uyuni

27 - Potosi

28 - Potosi/Sucre

29 - Sucre (ida de avião para Santa Cruz)

30 - Santa Cruz - Brasil

 

Só tirei Nazca do seu roteiro, mas se você quiser ir lá de qualquer jeito, corte alguma cidade da Bolívia. Se quiser ir a Puno, da pra fazer entre Copa e Cusco, meio-dia já é o suficiente. Esse roteiro que eu propus não é o ideal, muito menos o que eu faria hoje em dia, ele está meio corrido! Mas visto que você tem pouco tempo e quer ir até Macchu Picchu e Uyuni, é um roteiro plausível de ser feito.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Marla,

 

Fiz uma viagem parecida em janeiro e fevereiro e vou postar aqui minha opinião.

Primeiro, vc realmente precisa se adaptar a altitude. Eu fiz o trem da morte e já fui mascando folha de coca. Mesmo assim, quando cheguei em Potosí, não conseguia caminhar uma quadra sem precisar parar pra recuperar o fôlego. Por sorte, foi só isso que senti, muito cansaço. Mas a maioria sente dor de cabeça, náuseas, em alguns casos, tem edema pulmonar ou cerebral. Precisa ter muito cuidado pra isso não ocorrer, principalmente quando for cruzar o Salar, já que lá não tem estrutura alguma.

Primeiramente, em Santa Cruz tem poucas coisas pra ver, mas eu concordo que o melhor é dormir num hotel qualquer, porque a viagem pra Sucre é punk! Pra começar, são no mínimo 16 horas, num ônibus sem banheiro, em estrada de terra, que se tiver muita sorte, não vai ter caído nenhuma barreira, nem nada, o que pode fazer com que a viagem chegue a durar até 24, 25 horas. E só para uma vez, no meio da estrada, pra fazer xixi no meio do mato. Por isso, leve algo pra comer, caso não queira se arriscar comprando aquela comida maravilhosa que vendem no caminho.

Eu achei Sucre uma cidade muito bonita. Caso possa, fique pelo menos um dia e meio, pra se adaptar a altitude. Potosí não tem muita coisa e a menos que queira visitar as minas e a Casa da Moeda, um dia é suficiente, porque existe um conflito de horário para as visitas.

O ônibus para Uyuni leva de 3 a 4 horas. O melhor é chegar no fim da tarde ou a noite, porque não tem absolutamente nada para fazer na cidade. Se chegar a tarde, pode procurar pelas agências, mas também pode fazer isso pela manhã, bem cedinho. Os carros costumam sair entre 10 e 11h.

Eu não fiz Arequipa, porque achei muito fora de mão. Também pretendo ir pro Chile no próximo ano e nessa, subo até lá. Mas, se for mesmo, o melhor é fazer o tour que leva até San Pedro de Atacama e subir pelo Chile até Arequipa. Caso volte a Uyuni, lembre-se de comprar a passagem para La Paz antes do tour, ou, reservar um hotel, porque na volta, é fim de tarde, muitos estão voltando e vc não encontra nem um, nem outro. Eu tive que viajar por uma linha bem cara, se bem que foi a primeira que tinha banheiro, porque nem passagem de trem existia mais para Oruro.

O engraçado é que em toda a viagem, não conheci ninguém que fosse a Nazca, só eu. Fico feliz de vc querer conhecer. Eu gostei muito. Depois do Salar e Deserto de Siloli, foi o que mais gostei. Até mais que Machu Picchu, que tive uma infecção alimentar, chovia e a neblina só dissipou a tarde.

Nazca pode ser vista em um dia. Logo cedo, as 8h, vc faz o voo sobre as linhas. Antes de tomar café, pra não passar mal. Depois, pode fazer um passeio até os aqueductos nazcas, que vale a pena conhecer. A tarde, pode ir até o cemitério nazca, ou, Chauchilla. A maioria dos ônibus saem a noite. Tanto pra Lima, quanto pra Cusco.

Em Cusco, eu acho que dois dias são suficientes. A não ser que queira fazer todos os passeios existentes, que são bem carinhos. Nesse caso, precisa de no mínimo cinco dias. Mas eu achei Cusco uma cidade que faz de tudo pra te explorar e não via a hora de ir embora. Isso, sem desmerecer a beleza do local.

Um amigo fez a trilha de três dias e disse que gostou muito. Esses dias, vai depender de vc, ver qual vai fazer e a quantidade.

Também não fiquei em Puno, pela falta de tempo. E também queria muito passar por Icá e Pisco, mas o tempo, que levei meses programando, tornou-se curto.

Na Ilha do Sol, vale mesmo a pena dormir um dia. Só que eu dormi dois, porque já cheguei a tarde. Levei quase duas horas pra conseguir subir tudo aquilo com a mochila e sem ar. E a caminhada até o lado norte, caso vc fique no sul, leva um dia pra ir e voltar. É um pouco difícil chegar para pegar o barco as 15h. Caso decida ficar no lado norte, vai desembarcar no sul e fazer toda essa caminhada no mesmo dia.

Copacabana não tem muita coisa pra ver, é coisa de uma hora, duas no máximo.

Em La Paz, não deixe de subir ao mirante Killi-killi. Só não faça como eu. Vá de ônibus. Eu contratei um taxista e lá em cima ele mudou o preço para o dobro.

Espero ter ajudado e boa sorte porque essa viagem vale muito a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...