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Torres del Paine

Mochileiros.com

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Mensagem adicionada por Mochileiros.com

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Eu vi a déia online e esperei ela responder, de mulher para mulher. Até concordo não sujar a trilha nem jogar plástico, mas o resto na hora do apuro, tá cheio de lugar bem afastado, a natureza não sofre com material degradável, animal vai ser difícil encontrar e se estiverem por perto eles fogem ::lol4::::lol4::

Já passei por isto e na hora uma folha de grama parece uma floresta.

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Bom gente! Aqui esta minha contribuição para os mochileiros já que consegui realizar o sonho de fazer o W em Torres del Paine graças a muita ajuda e textos dos mochileiros!

Na verdade minha viagem foi perfeita e muito dificil, eu não havia lido em nenhum relato que tinha dureza, dores, força de vontade, superar limites e etc! Cometi alguns erros em relaçao a quantidade de comida e coisinhas super "necessarias" mas vencemos e saimos de lá mais fortes! Ah! Eu arrastei meu noivo para es viagem, então imaginem a pressão!!

O que levamos?

2 calças, uma impermeável e uma de secagem rápida ( só usei a de secagem rápida) 5 dias de sol!

1 calça segunda pele e uma blusa segunda pele ( usei todo dia e ficou sujinha)

1 bota impermeável ( suficiente e usei todo dia, molhando, com lama, mas serviu super)

1 pijama de calça e blusa de manga comprida (usei todo dia) ah! Não tinha cara de pijama então podia andar de noite pelos refúgios com ele!

5 pares de meia, todas grossas para neve e frio!

2 camisetas ( usei uma só)

2 camisetas regata ( usei uma só)

5 calcinhas

1 shorts ( que não usei)

1 par de luvas impermeável ( usei 1 dia)

1 par de luvas de soft ( não usei nenhum dia )

1 cachecol ( usei 1 dia)

2 gorros , um de lã e um de soft! Usei quase todos os dias!

1 casaco quebra vento impermeável ( usei todos os dias)

1 casaco fleece do mais grosso ( usei todos os dias, inclusive pra dormir a noite)

1 toalha de banho de secagem rápida ( mega útil e leve e não ficou tão suja)

1 pare de chinelo, super importante para tomar banho!

Levei shampoo, condicionador naqueles tubinhos de hotel, não usei tudo!

2 sabonetes pequenos

Um tubinho pequeno de hidratante ( usei todo dia! As mãos ficam super seca)

Lencinhos umedecidos ( que abandonei no refugio no segundo dia )

 

Kit primeiros socorros ( exagerado!!! Tinha de tudoooo e a única coisa que usamos foi um calminex que esquenta, para meu namorado colocar na lombar, usamos dois pacotes para dois dias, muito bom e cataflan para meu noivo passar no joelho , só! )

Bom... Não levei tantas coisas mas o que achei interessante é que não usei tantas trocas de roupa! Todo dia a mesma, e estava ok!!! Incrível! Estava sol, mas frio, então a única coisa que sujava era roupa intima e a barra da calça e a bota! O resto estava ok! Então... Relaxem em relação a muuuuuitas roupas!

 

Levamos também:

 

Minha mãe me fez um saco de dormir, super fofo, soft e algodão, fez com minhas medidas e gastei mais ou menos 30 reais! Tinha ziper a volta toda e foi ok! Não foi super, teve noites que passei frio, mas eu li que os refúgios tinham calefação e que era quentinho la dentro e nãooooooooo tem!! Ficamos no torres norte e frio! Cuernos megaaaaa frio! Paine grande frio e acreditem o melhor de todos grey! Sem frio!

 

O meu noivo comprou um saco nautica canion XL de 120 reais, com flanela dentro e ele adorou, teve noite que dormiu com o saco aberto! Aprovadissimo!

 

Fora isso o resto foi comida! E aí enfiamos o pé na jaca e compramos muita coisa! Não sobrou nada mas tinhamos variedades e tudo do bom e do melhor e pagamos o preço, pesooooooooo!

 

Levamos:

6 latas de atum

Meio quilo de queijo

Meio quilo de salame

Um tablete de manteiga

2 pacotes de pão sirio

2 pacotes de miojo

4 pacotes. Liofoods ( strogonof kit para 2 pessoas, muuuuuuito bom, recomendo super) liofoods de macarrão a bolonhesa é um lixooooo, horrivel, nao comprem, joguei fora)

1 pacote de comida sidratada de ceral com frutas ( nao usamos)

10 saches de chocolate quente ( muito util já vem pronto e é só colocar água quente)

10 saches de capuchino três coraçoes! Puts mega bom e rapido para quando se chega pela tarde e pela manha!

12 saches de nescafé soluvel, para um cafézinho rápido

Saches de mostarda, maione e outros molhos ( nao usamos nenhum)

2 potinhos de açucar

Um potinho de tempero com pimenta, aji

6 ovos cozidos! ( super útil, mas peso extra)

12 barrinhas de ceral ( comemos umas tres ou quatro e só)

4 barras grandes de chocolate com amendoas ( um luxo, mas o ombro é que paga pela alegria)

Saquinhos de chá ( nao usamos nenhum)

2 potinhos de blueberry, mirtilo ( fruta fresca é muito bom)

1 maça ( que demos para uma menina belga)

 

Talhes, dois garfos, duas colheres e duas facas!

Duas tigelinhas de aluminio fundas

2 copos de aluminio grandes

1 garrafa termica de 700 ml para colocar água quente

1 sabao em pedra para lavar louça, que não usamos! ( a água quente limpa tudo)

1 esponja para lavar louça

1 garrafinha para pegar água pelo caminho

1 copinho plastico ( nao usei)

Lanterna

Pilhas ( nao usamos pq a lua estava cheia)

Uma panela com tampa

Um fogareiro

Um gas doite

 

E isso dividido por dois deu uns 200 quilos! Ok! Nao é verdade, mas eu estava com uma mochila Doite de 65 litros com coisas penduradas por fora e meu noivo com uma Doite de 70 litros, cheia até as tampas! E viva os aventureiros de primeira viagem!

 

Então vamos lá!

 

Rumo as torres!

 

Estávamos na ultima semana da temporada, o ultimo barco no lago pehoe, saindo do paine grande seria dia 30 Abril, entao fomos obrigados a começar pelas torres.

Compramos no hostel o bus para TDP e saímos mega cedo, ainda pela noite, pq estava amanhecendo lá pelas 8 da manha!

Chegamos em TDP e passamos pela portaria e descemos para assinar os papeis e pagar a taxa do parque! Tinha pouca gente e o dia estava maravilhoso! Céu a zul e pouco frio! Lá compramos uma van para nos levar ate o refugio torres! Uma facada por 10 minutos de percurso! Mas ok!

Chegamos no refugio torres e quase morremos de susto! O refugio torres central estava fechado, só estava aberto o torres norte! Viva!!! Pagamos a pequena quantia de 64 dólares por uma cama armada! Afe mariaaaaaa! Cada um! A cama mais cara que ja dormi na vida! É super legal o refugio, a cama com super edredom, o banheiro bem legal, a vista super, a área de comer bem bacana e você ganha ãgua quente para encher a termica! Ok! Por 64 dólares! Fala sério! Ainda bem que aceitam cartão de credito! Ufa!!!

Chegamos , fizemos uma pequena mochila e fomos ao ataque das torres! Viva! Que alegria! Começamos a andar as 11 da manha! Ok! Nós e todos que chegaram na van nesse horário! E fomos felizes da vida! O lugar é lindo e o dia perfeito! Então começamos a subir e subir e subir e subir... Você acha que estou exagerando? É verdade! E dale subida! Passada algumas horas chegamos no refugio chileno, que estava fechado, mas paramos lá para comer! Caracas que friooooo! Aquele lugar deve ser um gelo! Comemos por uns 20 minutos e bora subir mais um pouco! E então subimos e subimos e subimos e chegamos em uma subidona de Pedra solta que meu deus! Mega difícil de subir, pedras soltas, subida e dale pulmão! Nao é fácil! Não li ninguém falando que era assim difícil! E olha que faço musculação e fiz um preparo físico especifico para pernas e costas e foi tenso! Mu namorado é judoca e não achou mais facil! Mas em fim.... Chegamos ! Lindo! Surreal! Tinha pouca gente, e estava lindo! Tiramos fotos, sentamos, comemos e infelizmente tivemos que descer rápido! Nao tínhamos muito tempo! E então olhai mais um pouco e iniciamos a volta! Foi nessa hora que meu noivo torceu o joelho, nada grave, uma torção leve , mas a partir daí a dor apareceu e foi embora só no ultimo dia! Que difícil! Chegamos no refugio já pela noite , as 8:00 da noite, andando com a ajuda da lua cheia, porque esqueci a lanterna! E eu particularmente estava esgotada! 18 quilômetros de subida e descida foi mega punk pra mim! Foi só chegar, tomar um banho mega quente, jantar e tentar dormir, tentar, porque tive febre pela noite, acho que foi uma reação muscular, estava com os músculos da cocha fatigados, pois eu não conseguia esticar as pernas! Sofri pra caramba! Não foi facil! Ainda bem que a cama era boa, edredom quentissimo, travesseiro bom, e os 64 dólares nao foram jogados no lixo! Heheheheheh

 

Rumo a los Cuernos!

 

Acordamos umas 8 da manha , eu estava melhor e sem a suposta "febre" , mas transpirei tanto que molhei o pijama! Mas acordei bem! Tomamos café, usamos o banheiro, arrumamos a mochila, que medo da mochila! E pernas pra que te quero! Iniciamos as 10 da manha e seguimos a trilha, e foi então que comecei a perceber que tinha muito peso! Estava sem dor, mas fazendo muita força. O caminho para os Cuernos não é fácil, tem muitas subidas e foi hard, foi muito difícil subir e descer, e passar pela lama, pelos riachos com pedras e etc.

Meu noivo, estava mancando um pouco e a lombar dele começou a incomodar! O joelho deu sinal de vida logo no inicio e ele sofreu, cara! Foram umas 6 horas ate chegar nos cuernos e foi hard! Temos poucas fotos desse dia! Que punk! O and pensou em desistir porque o joelho estava ruim, mas mantive pensamento positivo e acredite, a mente comanda tudo! É mental 90% de verdade! Chegamos no fim da tarde nos cuernos e compramos a cama simples, fomos tomar banho, e o banheiro bem precario! Sujo, chuveiro sem muita agua, tudo muito aberto, e em fim... Voce tem que bolar, para tomar banho, colocar roupas quentes e tudo mais. Fomos entao fazer a comida na "cozinha" hahahahahah é uma lona montada do lado de fora, com chao de terra e só! Estava ja bem frio e fiz nosso miojo com atum e ovos cozindos e leite quente com cafe para beber! Comemos e saimos para ver a noite! Espetacular! Aquelas montanhas são gigantescas! Uau! Conversamos um pouco, e fomos dormir. O quarto é o mais simples e um frioooo sem fim! Caracas! Mas ok! Essa noite dormi bem melhor , sem dor , mas com frio.

 

Rumo a Paine grande

 

Acordamos lá pelas 8 da manha, mega escuro, parecia noite! O refeitorio super cheio, nao gostei do refugio, mas ok! Tomamos cafe e arrumamos tudo, ficamos batendo papo com uma belga muito meiga, duas mexicanas e um texano! Foi um café da manha divertido e a galera mega bacana! Todos nos falaram que esse caminho era suave! Entao pé na trilha! Nesse dia foi menos duro, mas voce começa a perceber que a cada dia voce esta mais cansada e o corpo exige mais e mais! Tem subidas sim! E teve horas que fiquei sem fôlego e bem cansada! O joelho do André atrapalhando mais e mais, mas ele ficou firme e aguentou, eu estava torcendo ara ele não piorar a situação e nesse dia tentamos andar mais devagar. Não paramos ate chegar ao campamento italiano. Quando chegamos lá foi que sentamos e encontramos uma galera que estava caminhando nos mesmos dias que agente, e conversamos e comemos, e na boa... Cara! Deve ser mega frio lá pela noite, porque é bem úmido! As barracas todas estavam molhadas! A galera é guerreira! Eita povo destemido viu! Comemos e desistimos da idéia de subir ate o francês! Ok... Muito lindo, mas era uma opção inconseqüente e iríamos pagar caro, caso subíssemos e pois teríamos que andar ate o paine grande! Vimos de longe, é incrível, sem palavras...Tanta beleza! Arrumamos as coisas e simbora! ; ) andamos por mais algumas horas e quando paramos em uma ponte para pegar água, vimos 3 condores! Ahhhhhhhh! Que alegria! Foi uma visão precisosa! Imaginem essa ave de qua tres metros de envergadura! Fala sério! Continuamos e no fim da tarde chegamos no paine grande! Enorme! Nossa fiquei impssionada! Estrutura super! O refugio e bem legal, quartos bons, mais quentinho, banheiros super bons e grandes, e a cozinha, ah! Agora sim... Do lado de fra claro, mas em uma cosntruçao de maira, com porta, fogao, mesas e ficamos mais felizes! O camping estava quase vazio, acho que tinha umas 10 ou 15 pessoas e ficamos conversando todos na cozinha e passamos muito bem! Pla noite ficamos em frente a lareira, já do lado de dentro do refugio, e pudemos curtir! Foi bom pois nos refizemos um pouco e teríamos mais energia para o dia seguinte rumo ao Grey! Fomos dormir cedo, e o mais legal é que você percebe que todos vão dormir cedo! A noite chega e a galera esta cansada e vai dormir! Dormi bem, passei um pouco de frio e peguei o casaco do André que é enorme e então esquentei e só acordei as 8 da manha , e olha que o meu namorado roncou feito um trator! Hahahahahah

 

Acordamos e rumo Glaciar GRey!

 

Fomos tomar café e as opçoes de comida estavam ja perto do fim, mas no paine tem mercadinho e comprei uma bolacha de chocolate! Hummmm e nao custou caro! Comemos bem, arrumamos tudo, usamos o banheiro, claro, aproveitando a chance de fazer xixi no banheiro, um luxo! Hahahahah e partimos. O dia acordou cinza e tive medo de cair uma tempestade, colocamos as capas na mochila e fomos adentrando no vale! Nossa que visão! Parece aquela cena dos senhor dos anéis onde o Aragorn vai buscar os fantasmas no terceiro filme! Muito legal! E como estava cinza estava bem cinematográfico! Começamos a andar e logo percebi que estava sem energia e comecei a sofrer, e lá vem subida! O André foi na frente e eu fui ficando para trás! E foi uma luta interna e silenciosa comigo mesma! É a hora que voce percebe que é mais forte do que imagina e onde a tolerância faz toda a diferença! Estava ventando muito e vido a isso o frio aumentou! Andamos e andamos eandamos, e subimos e subimos! Cara! Quem é que falou que era facil? Eu só pensava que iria escrever nos mochileiros e falar que esqueceram de falar que era hard, e uma caminhadinha puxada ! Eu juro que pensei nisso! Ah! Quando eu escrever no site! Hahahahahah... Então chegamos ao mirador! Um sonho! De verdade! Sou apaoixonada por glacial e gelo e pra mim foi o preimio por tanta dificuldade e dias dificeis! Sonho sonho sonho... Continuamos e o caminho é bem legal, cheio de sobe e desce e pedras e tudo mais! Confesso que descer pedra com mochila pesada estava me matando, ai meu joelhinho! Mas continuamos! Paramos para tomar lanche e continuamos, bem perto do fim tem umas pedras filha da mãe, e mais uma vez foi um desafio! Mas passamos e chegamos! Mus olhos se encheram de lagrimas! Eu pensei: consegui! Eu cheguei! Sabe pode ser que quem já foi leia meu relato e ache tão tolo, mas foi duro gente! Eu nunca tinha feito uma caminhada de mais de um dia! E fizemos ja o TDP! Lindo! O fugio Grey é um sonho! O mais barato, o mais limpo, o mais bonito e Amei! Dixamos as coisas no quarto e fomos para o mirador! Pronto! Acabou dores, clamação, demos risadas, filmamos, tiramos fotos e parece que o espirito se renovou e eu estava cheia de energia de novo! Queriamos ir ate onde se pode ver o glaciar de cima, mas estava ja escucendo e voltamos para o refugio! Tomamos banho, comemos, ficamos sentados nos sofás curtindo a lareira e pela noite fomos ate a cozinha do camping conversar com uns amigos que fizemos! O espaço do camping é muito bom, limpo e arrumadinho! Ficamos vendo a lua nascer e nos recarregando com aquela imensidão de natureza! Sem tv, sem cel, sem e-mail.... Só natureza! Fomos dormir e o quarto estava quentinho!

 

Voltando para Paine grande

 

Desistimos de sair as 7 da manha do refugio para tentar pegar o barco das 12:30 o único dessa época! O barco da tarde já não tinha mais devido a baixa temporada! Entao tranquilamente acordamos mais tarde e tomamos nosso cafe e curtimos o refugio ate as 11:00 quando fomos embora! Nao tinha mais ninguém, era o ultimo dia e a galera do fugio estava feliz, e se despedindo e participamos desse momento legal, chicos e chicas mega simpaticos! Fomos embra com umas 5 pessoas fazendo tchau e acenando pra gente! Quase chorei! Fizemos todo o percurso de volta com uma alegria sem fim. O glaciar, a paisagem, o gelo boiando o céu azul, a superação, as pessoas simpaticas, poxa chave de ouro! Caminhamos rapido e fizemos a volta em uma hora a menos, em 4 horas! Chegamos de novo no paine grande e ficamos mais uma noite por lá! Curtimos com a galera pela noite e fomos dormir.

 

Hora de dizer tchau!

 

Acordamos as 9 , um luxo, fomos tomar café e não tinha quase nada para comer, mas estávamos tão bem, que nada importou! Nossa amiga belga estava fazendo um pão indiano e compartilhamos um delicioso pãozinho com um italiano, as mexicanas e a belga! Que linda manha! Nos despedimos, e fomos arrumar as malas, ficamos nos abastecendo de natureza, sentados olhando as montanhas e o lindo lago de águas esverdeadas! Quando chegou perto das 12:30 o barco chegou! Subimos e colocamos as malas do lado de dentro e fomos lá pra cima do barco! Lentamente ele foi se afastando e as gigantescas montanhas foram aparecendo ao fundo! Meu coração se encheu de alegria e gratidão por aquele lugar! Foram dias difíceis mas com uma riqueza que valeu cada dor! Meus olhos encheram de lagrimas e algumas escorreram pelo meu rosto ao deixar aquele lugar para trás! Aquela imagem das montanhas ja cheias de neve no topo, os paines a direita naquele maciço de rochas, o céu azul, nada mais comovente e emocionante! Um dia voltarei! Foram meus pensamentos ao navegar de volta para a cidade! Chegamos do outro lado, pegamos uma van e voltamos para puerto natales!

 

Quando chegamos fomos para nosso hostel e parecia que TDP foi um sonho! E foi mesmo!

 

É lindo, é mega caro, é duro mas vale muito! Experiência que não tem preço!

 

Gastamos cerca de 600 reais no parque, com comida, refugios, ônibus, transfer e etc. Chegamos na segunda feira e partimos no sábado pela manha, no ultimo barco da temporada! Que sorte! Pura sorte!

 

 

GALERA QUEM PRECISAR DE DICAS ESTOU A DISPOSIÇÃO... PUERTO NATALES E PUNTA ARENAS!

 

ABRAÇOS

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ah! tmb alugamos o fogareiro e compramos o gas. o gas custou 3 mil pesos, um da doite, e o fogareiro mais a panela custou cerca de 40 reais para 6 dias e alugamos no proprio hostel em puerto natales, mas não usamos 1/3 do gas, porque no refugio torres comemos lioffods e lá eles te dão agua quente gratis. No refugio los cuernos fizemos comida na suposta cozinha, que é mais uma cabana de lona com mesas, tudo sujo, e frio! no refugio paine grande, olha que maravilha, a cozinha do camping tem fogão pra vc usar, e é bem bacana, e tem ate umas panelas lá dando sopa que vc pode usar tmb. ah! tmb tem pia com água quente la na cozinha pra lavar a louça, muito bem equipado. e no refugio grey tem uma cozinha bonitinha, ao lado do banheiro e da vendinha, mas não tem fogão, então la vc precisa fazer comida, mas nesse dia tmb comemos liofoods e água quente no refugio tmb é gratis!

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Galera, já marquei minha viagem para Patagônia para segunda quinzena de Dezembro. O roteiro é o percurso W e irei também a el calafate para fazer o trekking no perito moreno e se der tempo el chaten. Para esse destino reservei 06 dias. Já pesquisei os refúgios em TDP, e para reservar a hospedagem, estou tentando entrar em contato com empresas de ônibus, pois para economizar tempo pretendo ir primeiro a el calafate, partindo de Punta Arenas, já que foi chegar por la. Vi que posso ir pelo Rio Galego ou por Puerto Natalles. Contudo, não consigo obter informações de horários de ônibus ou se no dia que chego já parte ônibus para esses destinos. Assim, gostaria de saber, se preciso me preocupar com isso, ou se chegando em Punta Arenas vai ser fácil essa questão de transporte. (Marcelo valeu pela dica)

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Estou querendo fazer o circuito W de TDP no final de dezembro (25-29). Quero ficar em Camping mas não estou muito afim de comprar barraca, pois não vou utilizar aqui no Brasil. Quero carregar o menor peso possível por isso seria melhor alugar barraca no camping mesmo, gostaria de saber se é seguro ir com esse pensamento? ou melhor alugar em Puerto Natales?

 

visando alugar barraca em Camping, montei assim (em negrito os campings em que alugaria as barracas) :

1 dia : Paine - Grey - Paine

2 dia : Paine - Los Cuernos

3 dia : Los Cuernos - Frances - Los Cuernos

4 dia : Los Cuernos - Chileno

5 dia : Chileno - Torres - Chileno e sair de TDP

 

Se tiverem alguma sugestão, podem mandar.

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Galera, já marquei minha viagem para Patagônia para segunda quinzena de Dezembro. O roteiro é o percurso W e irei também a el calafate para fazer o trekking no perito moreno e se der tempo el chaten. Para esse destino reservei 06 dias. Já pesquisei os refúgios em TDP, e para reservar a hospedagem, estou tentando entrar em contato com empresas de ônibus, pois para economizar tempo pretendo ir primeiro a el calafate, partindo de Punta Arenas, já que foi chegar por la. Vi que posso ir pelo Rio Galego ou por Puerto Natalles. Contudo, não consigo obter informações de horários de ônibus ou se no dia que chego já parte ônibus para esses destinos. Assim, gostaria de saber, se preciso me preocupar com isso, ou se chegando em Punta Arenas vai ser fácil essa questão de transporte. (Marcelo valeu pela dica)

 

Acho que essa questão do transporte não é muito simples, não.

Fui 2 vezes. Na primeira, conseguir uma passagem pra sair de puerto Natália foi tão difícil (recomendo comprar as passagens de volta antes de entrar no parque - quando sair vai descobrir que tá tudo esgotado!), que precisei combinar um carro contratado, carona na estrada, ônibus e avião pra conseguir voltar pra Buenos Aires, por o de entrei. Foi tão cruel, que na segunda vez resolvi alugar um carro, que retirei e devolvi no aeroporto de Punta Arenas. Valeu muito a pena. O custo deve ter sido discretamente maior no final, mas so de não depender de passagens, empresas de ônibus e outros imprevistos, já valeu. Mesmo deixando o carro parado no estacionamento do parque. Fui até El Calafate e voltei. Show de bola! Compensa muito, se vocês forem em mais de 2 pessoas...

Caso voce realmente queira ir de ônibus, recomendo ligar não so pras empresas de ônibus, mas pra agencias de turismo de lá. Eles certamente sabem bem sobre transporte pra El Calafate.

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Estou querendo fazer o circuito W de TDP no final de dezembro (25-29). Quero ficar em Camping mas não estou muito afim de comprar barraca, pois não vou utilizar aqui no Brasil. Quero carregar o menor peso possível por isso seria melhor alugar barraca no camping mesmo, gostaria de saber se é seguro ir com esse pensamento? ou melhor alugar em Puerto Natales?

 

visando alugar barraca em Camping, montei assim (em negrito os campings em que alugaria as barracas) :

1 dia : Paine - Grey - Paine

2 dia : Paine - Los Cuernos

3 dia : Los Cuernos - Frances - Los Cuernos

4 dia : Los Cuernos - Chileno

5 dia : Chileno - Torres - Chileno e sair de TDP

 

Se tiverem alguma sugestão, podem mandar.

 

 

Cara, acho que é possível alugar barracas lá, sim. Isso já foi um assunto comentado aqui, eu acho, talvez até esse ano. Se voce tiver disposição, vale a pena dar uma lida nas mensagens antigas.

As 2 vezes que fui, aluguei barraca fora do parque, então não tenho informações precisas. Mas preciso fazer 3 considerações:

1. Pode ser arriscado confiar na disponibilidade de barracas no meio da alta temporada...

2. Caso isso realmente seja possível, seria excelente. O peso é o pior inimigo no TDP...

3. Minha sugestão clássica pra todos que perguntam é começar pelas Torres. Quem começa pelo Paine Grande normalmente perde o momento principal do W (na minha opiniao), que é o nascer do sol na base das Torres.

Pra entender, é so assistir o vídeo que sai no rodapé das minhas mensagens.

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Oi, Marcelo, muito obrigada!!

Vai ser para 1 pessoa mesmo, só para mim!

Gostei bastante dessa da Doite, parece q tem um preço bom mesmo e um peso bacana, será que eu encontro em Punta Arenas? Errei na pontuação e era para ser uma pergunta se eu comprava em Punta ou em Santiago :-)

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  • Conteúdo Similar

    • Por Gerhard Jahn
      Fala raça!
      Tô felizasso em poder compartilhar essa experiência com vocês. Fiz o mochilão na companhia do meu irmão Kevin Jahn e minha cunhada Carol Jahn em janeiro/fevereiro de 2020, dormindo em barraca, hostels, AirBnB e até no chão do aeroporto (pra dar aquela emoção a mais).
      Apesar de ter sido uma das melhores experiências que já vivi, foi bem difícil planejar essa viagem, então espero que essas poucas informações iluminem quem está cogitando conhecer essa região. De início vou focar apenas nas questões mais relevantes (roteiro, custos e o que levei na mochila), e aos poucos vou relatando os acontecimentos da viagem, principalmente o trekking em Torres del Paine e El Chaltén.

       
      ROTEIRO
      Dia 1: 23/01/20 - Floripa > Santiago > Punta Arenas
      Dia 2: 24/01/20 - Punta Arenas > Puerto Natales - Conhecemos o Estreito de Magalhães pela manhã e em seguida pegamos o ônibus para Puerto Natales. Final da tarde compramos as comidas para TdP
      Dia 3: 25/01/20 - Puerto Natales > Torres del Paine - Ataque ao Mirador Base de las Torres, acampamento no Camping Central
      Dia 4: 26/01/20 - Torres del Paine - Travessia até o Valle del Francés, acampamento no Camping Italiano
      Dia 5: 27/01/20 - Torres del Paine - Ataque ao Mirador Fracés e travessia até o Camping Paine Grande, onde acampamos
      Dia 6: 28/01/20 - Torres del Paine > Puerto Natales - Acabamos ficando de molho no Camping Paine Grande até a chegada do catamarã
      Dia 7: 29/01/20 - Puerto Natales > El Calafate - Ficamos mais de duas horas na aduana Chile/Argentina, foram mais de 8 horas de viagem ao total
      Dia 8: 30/01/20 - El Calafate - Dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno, não fizemos o Mini Trekking mas foi ótimo pra tirar um dia pra descansar
      Dia 9: 31/01/20 - El Calafate > El Chaltén - Chegando em Chaltén já fomos direto para a Laguna Capri montar acampamento, final da tarde fizemos um ataque ao Fitz Roy
      Dia 10: 01/02/20 - El Chaltén - Descanso na cidade
      Dia 11: 02/02/20 - El Chaltén > El Calafate - Chorrillo del Salto pela manhã e viagem de volta a Calafate após o almoço
      Dia 12: 03/02/20 - El Calafate > Puerto Natales > Punta Arenas - Chá de ônibus nesse dia
      Dia 13: 04/02/20 - Punta Arenas > Santiago > Floripa

      TOTAL GASTO: R$ 4700,00 (joguei o valor um pouco pra cima porque posso ter esquecido de algo)
      Os valores estão por pessoa e na moeda utilizada no momento da compra.
      DESLOCAMENTOS: R$ 3.526,00.
      Passagem aérea ida/volta + seguro viagem + bagagem de mão + cargueira despachada + assento reservado + taxa de embarque: R$ 2760,00 pela LATAM, de Floripa à Punta Arenas com conexão em Santiago.* Ônibus Punta Arenas-Puerto Natales ida/volta: CLP $ 15.000,00 Ônibus Puerto Natales-Torres del Paine ida/volta: CLP $ 16.000,00. Transfer Guarita-Camping Central: CLP $ 3.000,00. Catamarã Camping Paine Grande-Guarita: CLP $ 23.000,00. Ônibus Puerto Natales-El Calafate ida/volta: CLP $ 34.000,00. Ônibus El Calafate-El Chaltén ida/volta: ARS $ 2400,00.  Van El Calafate-Perito Moreno ida/volta: ARS $ 1200,00. *Pelo meu monitoramento só o valor da passagem variou na época entre R$ 1900,00 a R$ 2400,00. Comprei com três meses de antecedência e confesso que há uma semana antes da viagem o preço ainda estava na mesma faixa.
      HOSPEDAGENS: R$ 506,00.
      Puerto Natales 
      Hostel Bella Vista: R$ 55,00 c/ café da manhã e aluguel de equipamentos de trekking, inclusive ganhamos de presente um gás da host Ni Torres del Paine (vou detalhar melhor no tópico exclusivo de TdP) Camping Central: USD $ 21,00. Camping Italiano: Free, grátis, na faixa. ~não recomendo Camping Paine Grande: USD $ 11,00. El Calafate
      Airbnb Groovy Dooby Doo: R$ 59,00. ~não recomendo El Chaltén
      Camping Laguna Capri: Free, grátis, na faixa. Hostel Rancho Apart: ARS $ 1250,00, quarto compartilhado. *valores por noite
      **foram 10 noites, na primeira passamos no avião e na última no chão do aeropoto.
      ENTRADAS: R$ 200,00.
      Entrada do parque Torres del Paine: CLP $ 25.000,00. Entrada do parque Los Glaciares - Perito Moreno: ARS $ 800,00. ALIMENTAÇÃO: R$ 350,00.
      Restaurante no Chile: em torno de CLP $ 3.500,00. Restaurante na Argentina: em torno de ARS $ 600,00. Mercado para Torres del Paine: CLP $ 6.600,00. Mercado para Fitz Roy: ARS $: 660,00. Compras nos aeroportos, rodoviárias, snacks, frutas e etc. COTAÇÕES
      R$ 1,00 = CLP $ 190,00 (Aeroporto de Santiago) R$ 1,00 = CLP $ 170,00 (Punta Arenas) R$ 1,00 = CLP $ 165,00 (Puerto Natales) R$ 1,00 = ARS $ 16,50 (Restaurante Casimiro em El Calafate, apesar de ter a melhor cotação de Dólar, Euro e Real, aqui é clandestino devido aos problemas políticos-econômico da Argentina)  
      VESTUÁRIO E EQUIPAMENTOS
      O segredo é focar em roupas e equipamentos apropriados para a região. A fama da Patagônia ter uma instabilidade climática não é um exagero, tu literalmente vai viver as quatro estações e todos os tipos de condições em um único dia.
      O que eu levei na minha mochila Forclaz Trek 900 50L + 10L:
      1x Calça modular - Tecido de secagem rápida e que não propagada corte 1x Fleece (0 a 7 ºC) - Uso um com zíper pra ser prático e ajudar a regular a temperatura corporal 1x Jaqueta impermeável (2000 mm) corta vento - Conhecida também como anorak, acabou passando a água em uma das tempestades em TdP 1x Calça segunda pele técnica - Usei a viagem toda, até por baixo dá bermuda 2x Blusas segunda pele - Uma técnica pra caminhada e uma mais quente pra dormir 1x Calça impermeável (2000 mm) - Precisei usar em vários momentos 3x Camisetas curtas Dry Fit - Acabei usando só duas 4x Cuecas de Microfibra  - Secagem muito rápida, foi excelente 2x Meias técnicas de trekking - Nunca tinha usado e fez muita diferença, deveria ter levado pelo menos 4 1x Meia térmica - Usei apenas pra dormir e foi muito bom para deixar as outras respirando 1x Bota de trekking impermeável - Confesso que a minha segurou a água mas a palmilha e solado eram fracos, sugiro comprar uma palmilha boa 1x Havaianas - Usei pra tomar banho, no avião e nas cidades (BRASIIIIIL) 1x Bermuda de banho - Usei bastante nos hostel, todos lugares tem calefação então sugiro levar algo curto pra dormir 1x Luva de fleece para trekking - Usei poucas vezes, somente quando chovia nos lugares mais frios de TdP 1x Protetor de orelha de fleece - Baita acessório, ajuda até pra dormir quando ainda tem luz 1x Cachecol - Acabei usando só pra dormir em virtude do meu saco de dormir ser patético 1x Touca de lã - Usei uma vez, protetor de orelha já resolve 1x Toalha de Microfibra - É item obrigatório, já uso há anos 1x Mochila de ataque 30L - Usei muito pra fazer compras, lá não tem sacola plástica 1x Bastão de trekking - Recomendo dois, a grande maioria das pessoas utilizava um par 1x Shoulder Bag - Ideal pra levar documentos e dinheiro, já tinha costume de usar nos acampamentos em Floripa, pra não deixar nada na barraca dando sopa 1x Barraca de trekking - Uso a Quechua Quick Hiker 2, tenho um vídeo falando sobre ela 1x Saco de dormir para 15 ºC - Não morri mas não passei bem haha sugiro um para 0 ºC 1x Isolante térmico - Uso um egg crate Nature Hike, é importante que o isolante seja bom, foi o que me salvou 1x Kit cozinha - Não pode levar o gás no avião 1x Lanterna de cabeça - Quase não usei porque escurece tarde (22:00) e amanhece cedo (05:00) 1x Kit Primeiro Socorros - Aconselho a levar medicamentos específicos, como antibióticos dose única, antitérmico, anti-histamínico, relaxante muscular 1x Silver Tape - Não usei, mas aconselho levar porque dá pra usar até pra tapar rasgos em roupas. 1x GoPro Hero 7 Black + Bateria extra + Carregador Duplo externo + Micro SD Card extra - Sou fã de GoPro, acho muito útil num lugar como esse que chove toda hora 1x Power Bank 20.000 mAh - Usei muito, apesar de ter entrada USB nos ônibus e tomada em alguns campings
      RESERVAS EM TORRES DEL PAINE
      http://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine/ (camping gratuito)
      https://www.verticepatagonia.cl/home (lado esquerdo do W)
      https://www.fantasticosur.com/en (lado direito do W)
      PASSAGENS DE ÔNIBUS
      https://www.bussur.com/
      https://www.recorrido.cl/ 
      http://www.busesfernandez.com/ 
       
      Espero que a leitura tenha sido útil, logo menos continuo o relato.
      Abraço a todos,
      Gerhard Jahn.
       
    • Por Marcelo Manente
      Em breve iniciarei o relato da aventura que está acontecendo neste momento.
      Estou hoje em Chile Chico, Chile. Seguindo para a Carretera Austral.
      Muitos perrengues, problemas da viatura, mas lugares maravilhosos para compensar tudo isso.
      Vou tentar fazer um relato com os custos de quase tudo que eu lembrar.

    • Por maizanara
      Este post é um relato sobre o auge de nossa viagem pela Patagônia: o Parque Nacional Torres del Paine (TDP),  símbolo da beleza exuberante da Patagônia Chilena e o destino dos sonhos dos amantes da natureza de todo o mundo. Vamos contar como foram os 5 dias de trekking, o famoso Circuito W.
      Tem muitas outras informações no meu blog: www.mawaybr.com.br
      Tem um post com os custos desta viagem AQUI e outro sobre como fazer as reservas AQUI.
      Acompanhe nossas aventuras no Facebook ou Instagram
       
        Relato de Viagem">Relato do trekking realizado de 12 a 16 de Janeiro de 2017. Dia 1 - atento às regras
      Caminhamos desde o nosso hostel em Puerto Natales até a rodoviária. Compramos a passagem no próprio hostel. Existem várias empresas que fazem este percurso e não há diferença significativa no valor.
      A rodoviária fica lotada de trilheiros com suas mochilas enormes! Todos muito animados para a trilha de suas vidas. Durante o percurso até a entrada do parque é possível ver os guanacos pulando as cercas e a linda cadeia de montanhas ao fundo.
      Na Portería Laguna Amarga enfrentamos uma longa fila para preenchermos o termo de compromisso e pagarmos a taxa de entrada.
      É necessário assistir um pequeno vídeo com informações gerais e as regras do parque. Uma das mais importantes: não é permitido fazer fogo fora das áreas delimitadas(!!!). Entramos em outro ônibus (valor já incluso) que nos levou até a Portería Pudeto.
      Fomos os últimos a pegar o catamarã que cruzou o Lago Pehoe. A viagem não poderia iniciar de melhor maneira, à nossa direita, o imponente Los Cuernos! Compramos o bilhete do catamarã durante o trajeto.   Chegamos ao Refugio Paine Grande sem reservas e por sermos os últimos a chegar no camping, as meninas da recepção nos deixaram ficar. Muito obrigada, meninas! (AVISO: aconselho fortemente que você não faça isso!! Neste post falamos como fazer as reservas)
      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.

       
      Armamos a barraca, deixamos nossas mochilas e fomos apenas com a mochila de ataque até o mirante Grey. Muito cuidado com as comidas deixadas nas barracas, a raposa-colorada (Lycalopex culpaeus) adora lanchinhos fora de hora. Infelizmente, o que mais me impressionou neste percurso não foi a linda paisagem ao meu redor, mas o resultado do maior incêndio florestal do Chile em 2012: 18 000 hectares  queimados. Uma tristeza  ver as marcas desta grande tragédia e por isso repito: siga as regras do parque, não faça fogo nem use seu fogareiro fora das áreas destinadas. Precisamos cuidar e respeitar a natureza. Aquele lugar é espetacular e todos têm o direito de visitá-lo e apreciá-lo. Depois de quase 3 horas de caminhada e muito vento no caminho, chegamos aoMirador Grey. O tempo estava bem fechado. A geleira Grey se misturava com o céu e não dava para saber onde terminava a geleira e começava o céu. A geleira é um local impressionante! Dia 2 -  café com montanha
      Após uma noite de muito vento (dica: monte muito bem sua barraca!), tomamos café na cozinha do acampamento com uma vista incrível, arrumamos tudo e saímos.
      Logo no início da trilha, na Portería Lago Pehoe, o guarda-parque pediu para ver nossa reserva impressa do acampamentoItaliano, reservas confirmadas, pé na trilha! A cadeia de montanhas Los Cuernos estava bem escondida, mas conforme nos aproximávamos dela, mais ela aparecia, e uma caminhada de 2,5 horas, fizemos em incríveis 4,5 horas. Haja foto!
      A alegre chegada ao acampamento Italiano é anunciada pela ponte que temos que atravessar e deu um medinho! Como venta muito, ela parece bem instável. Fizemos o check-in no acampamento, conversamos com os guardas e fomos preparar nosso jantar.
      Decidimos não fazer nenhuma outra trilha neste dia pois a trilha para o Mirador Britanico fecha às 17h e a do Mirador Frances às 19h. E quando digo que a trilha fecha, ela fecha mesmo, pois um dos guardas percorre a trilha até o final para garantir que não há mais ninguém na trilha (todos os dias, imagina!).
      Dia 3 - doce ilusão
      O vento faz parte da Patagônia, aceite! Eu acordei assustada a noite, pois dormíamos debaixo da copa das árvores e o vento balançava seus galhos com força. E o medo daqueles galhos caírem sobre nós?
      Não, nenhum galho caiu, ufa! Deixamos nossos pertences no acampamento e seguimos em direção ao Mirador Britanico com nossas mochilas de ataque. Todo mundo larga suas mochilas no acampamento, isso é bem normal (também algo que tive que aceitar me acostumar). Quando chegamos ao Mirador Frances o tempo já estava muito fechado, andamos mais um pouco e decidimos voltar, afinal não conseguiríamos ver nada mesmo. Ficamos sentados um tempo esperando por uma avalanche no topo das montanhas, que também não aconteceu...
      Mesmo assim estávamos só felicidade, afinal estávamos a caminho do Refugio Los Cuernos, onde passaríamos a noite em uma linda cabana de madeira na beira do lago.   Sim, foi puro luxo! Não temos dinheiro para Não ligamos para luxo quando o assunto é hospedagem, mas há anos atrás vimos uma foto no Facebook de um casal em um ofurô com uma paisagem de tirar o fôlego ao fundo. Escrevemos para a pessoa que postou a tal foto perguntando onde era: Refugio Los Cuernos.
      Deste dia em diante, não tiramos mais aquela imagem da cabeça e estava decidido: iríamos naquele ofurô e ponto final. Não era nossa intenção ficar na cabana, mas no site estava bem claro: somente hóspedes das cabanas tinham acesso ao ofurô. Bem, com muita, mas muita dor, reservamos a tal cabana e sonhamos com este dia desde então. Parte deste valor eu havia ganho de presente de aniversário, muito obrigada Celzinha!
      Na trilha para o Refugio Los Cuernos, o sol finalmente resolveu aparecer de forma muito marcante, acentuando ainda mais a cor da lagoa. Para quem está fazendo o W invertido é descida na maior parte. Eu senti por quem estava subindo... Na minha opinião o trecho de trilha mais lindo! O vento intenso levantava a água da lagoa e até DOIS arcos-íris se formavam na nossa frente ao mesmo tempo, arrancando gargalhadas dos dois bobos incansáveis ao admirar tamanha beleza.
      Então, finalmente chegamos às cabanas e, ansiosos, vimos de longe o tal ofurô. Corremos para checar o tão sonhado ofurô de perto. Mas o que encontramos foi uma placa: MANUTENÇÃO!   Mas que #@$%&! Ficamos muito putos, bravos, arrasados tristes com a notícia, afinal estávamos esperando há anos por aquele dia, mas não tinha nada que pudéssemos fazer. A cabana era linda, tinha uma lareira, toalha limpinha, cama fofinha e chuveiro gostoso!
      Fomos conhecer o refúgio, admirar o Los Cuernos e conversar com nossos amigos e quando retornamos encontramos uma garrafa de vinho chileno e alguns docinhos. A princípio, tive a certeza que havia sido o Antonio quem preparou aquela linda surpresa (tipo cena de filme mesmo! Imaginem que romântico: uma cabana de madeira, um vinho, lareira e aquela vista incrível). Ele perdeu a chance de ganhar muitos pontos (e na sequência perder muitos mais, é claro) ao não confirmar que havia sido ele - não foi, acreditamos que foi a forma do refúgio se desculpar por destruir nossos sonhospelo inconveniente. Após muitas risadas e desapontamento (nunca vou esquecer da cara do Antonio não conseguindo confirmar que havia sido ele o autor da ideia romântica) aproveitamos o delicioso vinho.   CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI. Dia 4 - meu querido saco de dormir
      A noite na cabana não foi tão tranquila quanto imaginávamos, o vento era tão forte que parecia que a cabana se desmontaria. Não sobrou dinheiro para queríamos comprar a pensão completa no refúgio, fizemos nossa comida na mesma cozinha reservada para o pessoal do camping.
      Seguimos rumo ao acampamento El Chileno. Neste dia enfrentamos as 4 estações do ano, inclusive chuva. Existe um cruzamento, e você pode optar por ir para o Hotel Las Torres ou um atalho para o acampamento - é claro que optamos pelo atalho!
      No caminho vimos os bombeiros resgatando alguém em uma maca, ficamos muito assustados (depois ouvimos boatos de que a menina havia torcido o tornozelo - o que a impossibilitou de terminar a trilha, por isso todo cuidado é pouco).
      Chegando no refúgio, fizemos o check-in e fomos procurar uma plataforma para colocar nossa barraca. Dica: chegue o mais cedo que puder e coloque sua barraca, as plataformas estão colocadas num barranco, e se estiver chovendo (como estava) o chão molhado quase te impedirá de chegar em sua barraca sem cair alguns tombos.
      O jantar no refúgio foi extremamente agradável, nada de macarrão com vina, ou salsinha como vocês dizem. Entrada, prato principal e sobremesa, tudo com raio gourmetizador ativado! Não havia opção de reservar o local de camping sem todas as refeições inclusas (sim, eles são bem espertinhos).
      Ficamos na área de convivência do refúgio até tarde conversando, quando nossa amiga Tânia chega desesperada dizendo que estava entrando água dentro da barraca dela. Conseguimos alguns sacos de lixo e o Antonio foi ajudar o Beto com o "pequeno" problema. Logo em seguida entra outro trilheiro com seu saco de dormir completamente encharcado, eu entrei em desespero! Já imaginei meu saco de dormir molhado, seria o fim (que exagerada!). Pedi ao Antonio que conferisse se nossa barraca estava molhada, e para minha alegria, tudo estava completamente seco. Dia 5 - sonho realizado
      Antonio nunca havia visto neve e sempre falou que se fosse para ver neve, que fosse na montanha. Estávamos tomando café no refúgio quando vejo um ser saindo correndo gritando "Está nevando, está nevando". Parecia uma criança vendo neve pela primeira vez - e na montanha, como ele havia sonhado!
      Eu não fiquei assim tão feliz, afinal isso significava que o tempo estaria fechado nas Torres - e como eu queria ver aquelas meninas!  Tomamos um café super reforçado (incluído em nosso pacote) e seguimos a trilha até às Torres. Ao contrário dos outros dias, neste caminhamos muito rápido e os joelhos reclamaram um tanto (DICA: se puderem fazer a trilha no seu tempo, sem correr, é melhor. Fizemos isso todos os outros dias e não sentimos dor alguma).
      A trilha é pesadinha, mas isso não impede que jovens, crianças e idosos a façam, cada um no seu ritmo, no seu tempo. Eu não sabia quem eu admirava mais, se as famílias com crianças ou o grupo dos mais experientes. Quando fomos chegando pertinho da lagoa o coração foi acelerando. O Antonio foi na frente e lá do alto chamou minha atenção ao gritar uma linda declaração <3.
      Quando finalmente meus olhos encontraram as meninas (as Torres) não pude me conter de emoção - me faltam adjetivos para descrever a beleza deste local. Encontramos nossos amigos Daniel, Daniela, Beto e Tânia lá no topo, foi uma delícia compartilhar aquele momento com nossos novos amigos.
      Mas foi o tempo de contemplarmos a paisagem, tirar algumas fotos (nossa e da Maiza, coitado do Antonio) que o tempo virou completamente. As nuvens encobriram o céu azul e as Torres, e a neve começou a cair - "não era neve que você queria Antonio?"
      Muita neve! O vale também ficou completamente encoberto. A emoção de completar o circuito W, nossa primeira travessia, foi indescritível. Sensação de superação e eterna gratidão.

      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.
      Bons ventos!
    • Por maizanara
      Este post é um relato sobre o auge de nossa viagem pela Patagônia: o Parque Nacional Torres del Paine (TDP),  símbolo da beleza exuberante da Patagônia Chilena e o destino dos sonhos dos amantes da natureza de todo o mundo. Vamos contar como foram os 5 dias de trekking, o famoso Circuito W.
      Tem muitas outras informações no meu blog: www.mawaybr.com.br
      Tem um post com os custos desta viagem AQUI e outro sobre como fazer as reservas AQUI.
      Acompanhe nossas aventuras no Facebook ou Instagram
        Relato de Viagem">Relato do trekking realizado de 12 a 16 de Janeiro de 2017. Dia 1 - atento às regras
      Caminhamos desde o nosso hostel em Puerto Natales até a rodoviária. Compramos a passagem no próprio hostel. Existem várias empresas que fazem este percurso e não há diferença significativa no valor.
      A rodoviária fica lotada de trilheiros com suas mochilas enormes! Todos muito animados para a trilha de suas vidas. Durante o percurso até a entrada do parque é possível ver os guanacos pulando as cercas e a linda cadeia de montanhas ao fundo.
      Na Portería Laguna Amarga enfrentamos uma longa fila para preenchermos o termo de compromisso e pagarmos a taxa de entrada.
      É necessário assistir um pequeno vídeo com informações gerais e as regras do parque. Uma das mais importantes: não é permitido fazer fogo fora das áreas delimitadas(!!!). Entramos em outro ônibus (valor já incluso) que nos levou até a Portería Pudeto.
      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.

      Fomos os últimos a pegar o catamarã que cruzou o Lago Pehoe. A viagem não poderia iniciar de melhor maneira, à nossa direita, o imponente Los Cuernos! Compramos o bilhete do catamarã durante o trajeto.   Chegamos ao Refugio Paine Grande sem reservas e por sermos os últimos a chegar no camping, as meninas da recepção nos deixaram ficar. Muito obrigada, meninas! (AVISO: aconselho fortemente que você não faça isso!! )
      Armamos a barraca, deixamos nossas mochilas e fomos apenas com a mochila de ataque até o mirante Grey. Muito cuidado com as comidas deixadas nas barracas, a raposa-colorada (Lycalopex culpaeus) adora lanchinhos fora de hora. Infelizmente, o que mais me impressionou neste percurso não foi a linda paisagem ao meu redor, mas o resultado do maior incêndio florestal do Chile em 2012: 18 000 hectares  queimados. Uma tristeza  ver as marcas desta grande tragédia e por isso repito: siga as regras do parque, não faça fogo nem use seu fogareiro fora das áreas destinadas. Precisamos cuidar e respeitar a natureza. Aquele lugar é espetacular e todos têm o direito de visitá-lo e apreciá-lo. Depois de quase 3 horas de caminhada e muito vento no caminho, chegamos ao Mirador Grey. O tempo estava bem fechado. A geleira Grey se misturava com o céu e não dava para saber onde terminava a geleira e começava o céu. A geleira é um local impressionante! Dia 2 -  café com montanha
      Após uma noite de muito vento (dica: monte muito bem sua barraca!), tomamos café na cozinha do acampamento com uma vista incrível, arrumamos tudo e saímos.
      Logo no início da trilha, na Portería Lago Pehoe, o guarda-parque pediu para ver nossa reserva impressa do acampamentoItaliano, reservas confirmadas, pé na trilha! A cadeia de montanhas Los Cuernos estava bem escondida, mas conforme nos aproximávamos dela, mais ela aparecia, e uma caminhada de 2,5 horas, fizemos em incríveis 4,5 horas. Haja foto!
      A alegre chegada ao acampamento Italiano é anunciada pela ponte que temos que atravessar e deu um medinho! Como venta muito, ela parece bem instável. Fizemos o check-in no acampamento, conversamos com os guardas e fomos preparar nosso jantar.
      Decidimos não fazer nenhuma outra trilha neste dia pois a trilha para o Mirador Britanico fecha às 17h e a do Mirador Frances às 19h. E quando digo que a trilha fecha, ela fecha mesmo, pois um dos guardas percorre a trilha até o final para garantir que não há mais ninguém na trilha (todos os dias, imagina!).
      Dia 3 - doce ilusão
      O vento faz parte da Patagônia, aceite! Eu acordei assustada a noite, pois dormíamos debaixo da copa das árvores e o vento balançava seus galhos com força. E o medo daqueles galhos caírem sobre nós?
      Não, nenhum galho caiu, ufa! Deixamos nossos pertences no acampamento e seguimos em direção ao Mirador Britanico com nossas mochilas de ataque. Todo mundo larga suas mochilas no acampamento, isso é bem normal (também algo que tive que aceitar me acostumar). Quando chegamos ao Mirador Frances o tempo já estava muito fechado, andamos mais um pouco e decidimos voltar, afinal não conseguiríamos ver nada mesmo. Ficamos sentados um tempo esperando por uma avalanche no topo das montanhas, que também não aconteceu...
      Mesmo assim estávamos só felicidade, afinal estávamos a caminho do Refugio Los Cuernos, onde passaríamos a noite em uma linda cabana de madeira na beira do lago.   Sim, foi puro luxo! Não temos dinheiro para Não ligamos para luxo quando o assunto é hospedagem, mas há anos atrás vimos uma foto no Facebook de um casal em um ofurô com uma paisagem de tirar o fôlego ao fundo. Escrevemos para a pessoa que postou a tal foto perguntando onde era: Refugio Los Cuernos.
      Deste dia em diante, não tiramos mais aquela imagem da cabeça e estava decidido: iríamos naquele ofurô e ponto final. Não era nossa intenção ficar na cabana, mas no site estava bem claro: somente hóspedes das cabanas tinham acesso ao ofurô. Bem, com muita, mas muita dor, reservamos a tal cabana e sonhamos com este dia desde então. Parte deste valor eu havia ganho de presente de aniversário, muito obrigada Celzinha!
      Na trilha para o Refugio Los Cuernos, o sol finalmente resolveu aparecer de forma muito marcante, acentuando ainda mais a cor da lagoa. Para quem está fazendo o W invertido é descida na maior parte. Eu senti por quem estava subindo... Na minha opinião o trecho de trilha mais lindo! O vento intenso levantava a água da lagoa e até DOIS arcos-íris se formavam na nossa frente ao mesmo tempo, arrancando gargalhadas dos dois bobos incansáveis ao admirar tamanha beleza.
      Então, finalmente chegamos às cabanas e, ansiosos, vimos de longe o tal ofurô. Corremos para checar o tão sonhado ofurô de perto. Mas o que encontramos foi uma placa: MANUTENÇÃO!     CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.   Mas que #@$%&! Ficamos muito putos, bravos, arrasados tristes com a notícia, afinal estávamos esperando há anos por aquele dia, mas não tinha nada que pudéssemos fazer. A cabana era linda, tinha uma lareira, toalha limpinha, cama fofinha e chuveiro gostoso!
      Fomos conhecer o refúgio, admirar o Los Cuernos e conversar com nossos amigos e quando retornamos encontramos uma garrafa de vinho chileno e alguns docinhos. A princípio, tive a certeza que havia sido o Antonio quem preparou aquela linda surpresa (tipo cena de filme mesmo! Imaginem que romântico: uma cabana de madeira, um vinho, lareira e aquela vista incrível). Ele perdeu a chance de ganhar muitos pontos (e na sequência perder muitos mais, é claro) ao não confirmar que havia sido ele - não foi, acreditamos que foi a forma do refúgio se desculpar por destruir nossos sonhospelo inconveniente. Após muitas risadas e desapontamento (nunca vou esquecer da cara do Antonio não conseguindo confirmar que havia sido ele o autor da ideia romântica) aproveitamos o delicioso vinho. Dia 4 - meu querido saco de dormir
      A noite na cabana não foi tão tranquila quanto imaginávamos, o vento era tão forte que parecia que a cabana se desmontaria. Não sobrou dinheiro para queríamos comprar a pensão completa no refúgio, fizemos nossa comida na mesma cozinha reservada para o pessoal do camping.
      Seguimos rumo ao acampamento El Chileno. Neste dia enfrentamos as 4 estações do ano, inclusive chuva. Existe um cruzamento, e você pode optar por ir para o Hotel Las Torres ou um atalho para o acampamento - é claro que optamos pelo atalho!
      No caminho vimos os bombeiros resgatando alguém em uma maca, ficamos muito assustados (depois ouvimos boatos de que a menina havia torcido o tornozelo - o que a impossibilitou de terminar a trilha, por isso todo cuidado é pouco).
      Chegando no refúgio, fizemos o check-in e fomos procurar uma plataforma para colocar nossa barraca. Dica: chegue o mais cedo que puder e coloque sua barraca, as plataformas estão colocadas num barranco, e se estiver chovendo (como estava) o chão molhado quase te impedirá de chegar em sua barraca sem cair alguns tombos.
      O jantar no refúgio foi extremamente agradável, nada de macarrão com vina, ou salsinha como vocês dizem. Entrada, prato principal e sobremesa, tudo com raio gourmetizador ativado! Não havia opção de reservar o local de camping sem todas as refeições inclusas (sim, eles são bem espertinhos).
      Ficamos na área de convivência do refúgio até tarde conversando, quando nossa amiga Tânia chega desesperada dizendo que estava entrando água dentro da barraca dela. Conseguimos alguns sacos de lixo e o Antonio foi ajudar o Beto com o "pequeno" problema. Logo em seguida entra outro trilheiro com seu saco de dormir completamente encharcado, eu entrei em desespero! Já imaginei meu saco de dormir molhado, seria o fim (que exagerada!). Pedi ao Antonio que conferisse se nossa barraca estava molhada, e para minha alegria, tudo estava completamente seco. Dia 5 - sonho realizado
      Antonio nunca havia visto neve e sempre falou que se fosse para ver neve, que fosse na montanha. Estávamos tomando café no refúgio quando vejo um ser saindo correndo gritando "Está nevando, está nevando". Parecia uma criança vendo neve pela primeira vez - e na montanha, como ele havia sonhado!
      Eu não fiquei assim tão feliz, afinal isso significava que o tempo estaria fechado nas Torres - e como eu queria ver aquelas meninas!  Tomamos um café super reforçado (incluído em nosso pacote) e seguimos a trilha até às Torres. Ao contrário dos outros dias, neste caminhamos muito rápido e os joelhos reclamaram um tanto (DICA: se puderem fazer a trilha no seu tempo, sem correr, é melhor. Fizemos isso todos os outros dias e não sentimos dor alguma).
      A trilha é pesadinha, mas isso não impede que jovens, crianças e idosos a façam, cada um no seu ritmo, no seu tempo. Eu não sabia quem eu admirava mais, se as famílias com crianças ou o grupo dos mais experientes. Quando fomos chegando pertinho da lagoa o coração foi acelerando. O Antonio foi na frente e lá do alto chamou minha atenção ao gritar uma linda declaração <3.
      Quando finalmente meus olhos encontraram as meninas (as Torres) não pude me conter de emoção - me faltam adjetivos para descrever a beleza deste local. Encontramos nossos amigos Daniel, Daniela, Beto e Tânia lá no topo, foi uma delícia compartilhar aquele momento com nossos novos amigos.
      Mas foi o tempo de contemplarmos a paisagem, tirar algumas fotos (nossa e da Maiza, coitado do Antonio) que o tempo virou completamente. As nuvens encobriram o céu azul e as Torres, e a neve começou a cair - "não era neve que você queria Antonio?"
      Muita neve! O vale também ficou completamente encoberto. A emoção de completar o circuito W, nossa primeira travessia, foi indescritível. Sensação de superação e eterna gratidão.

       
      CRIAMOS UMA COLEÇÃO DE CAMISETAS INSPIRADA NO CIRCUITO W, VEJA AQUI.
      Escrevi um post com os custos desta viagem AQUI.
      Bons ventos!
       
       
    • Por Ana Caroline Cunha
      Olá gente!
      Nem acredito que chegou a minha hora de deixar um relato de viagem haha eu pesquisei muito aqui nesse fórum e uma das grandes razões da viagem ter saído do papel e eu ter feito o meu primeiro mochilão sozinha foi as informações que encontrei por aqui. 
      Primeiramente, a base da minha viagem foi o relato da @appriim que está completinho nesse link aqui. Encontrei ela aqui no Mochileiros e no fim somos da mesma cidade e temos vários amigos em comum (e em breve espero que saia o encontro pessoalmente né Ana? haha)
      Fiz algumas alterações porque eu tinha alguns dias a mais que ela, então segue abaixo uma visão geral do meu roteiro e depois nos comentários vou escrevendo dia a dia.
      17/12/2019 - Florianópolis > Ushuaia
      18/12/2019 - Ushuaia - Carimbei o passaporte, comprei o ônibus para Punta Arenas e fiquei andando na cidade sem rumo
      19/12/2019 - Ushuaia - Passeio na Pinguinera + Canal Beagle e trilha no Glaciar Martial 
      20/12/2019 - Ushuaia - Laguna Esmeralda
      21/12/2019 - Ushuaia - descanso e andei pela cidade sem rumo de novo
      22/12/2019 - Ushuaia deslocamento > Punta Arenas - 12h de ônibus durante o dia
      23/12/2019 - Punta Arenas - fiz o câmbio e andei pela cidade, pela orla, fui ao mirante e cemitério as 17h peguei o ônibus para > Puerto Natales - 3h
      24/12/2019 - Puerto Natales - Aluguei um carro com o pessoal do hostel e fomos até o Parque Torres del Paine, fazendo o "Full Day" que vende em agências de forma privada
      25/12/2019 - Puerto Natales - Descanso
      26/12/2019 - Puerto Natales - Trilha Base de Torres del Paine 
      27/12/2019 - Puerto Natales deslocamento > El Calafate - 7h de ônibus durante o dia 
      28/12/2019 - El Calafate - Laguna Niemez, Lago Argentino e andei pela cidade
      29/12/2019 - El Calafate - Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
      30/12/2019 - El Calafate deslocamento > El Chalten - 3h de ônibus saindo as 8h
      31/12/2019 - El Chalten - Laguna de los Três / Fitz Roy 
      01/01/2020 - El Chalten - Descanso 
      02/01/2020 - El Chalten - Chorrillo Del Salto 
      03/01/2020 - El Chalten - Mirador de Los Condores e Las Aguilas 
      04/01/2020 - El Chalten - Laguna Torres / Cerro Torre
      05/01/2020 - El Chalten - Madre e Hija
      06/01/2020 - El Chalten - Descanso
      07/01/2020 - El Chalten deslocamento > El Calafate - 3h de ônibus, saindo as 8h, andei sem rumo pela cidade
      08/01/2020 - El Calafate - Lago Argentino, andei pela cidade e meu voo saiu as 19:30h para Buenos Aires > Florianópolis
      09/01/2020 - Chegada em Florianópolis 
      Gastos aproximados: 
      DESLOCAMENTO: R$ 3.000,00
      R$ 2.139,00 passagem aérea Aerolíneas Argentinas | Ida: Floripa > Buenos Aires > Ushuaia | Volta: El Calafate > Buenos Aires > Floripa R$ 180,00 entre taxi, uber, transfer aos lugares R$ 530,00 deslocamentos de ônibus R$ 135,00 aluguel de carro por 1 dia em Puerto Natales (o carro foi dividido em 4 pessoas) HOSPEDAGEM: R$ 1.280,00
      Ushuaia: ANTARCTICA HOSTEL Punta Arenas: HOSTEL ENTRE VIENTOS Puerto Natales: WE ARE PATAGONIA BACKPACKERS (pagamento em dólar estamos isentos de 19% do imposto) El Calafate: FOLK HOSTEL El Chalten: LO DE TRIVI El Calafate: FOLK SUITS Reservas feitas pelo Booking e HostelWorld
      PASSEIOS: R$ 1.650,00
      Mini Trekking Perito Moreno - R$ 700,00 - comprado no Brasil valor com cartão de crédito e IOF Pinguinera + Canal Beagle - R$ 742,00 - pago no Brasil valor com cartão de crédito e IOF | observação importante: se fazer a caminhada com os Pinguins em Punta Arenas é metade do preço e rola reservar lá mesmo no próprio hostel pro dia seguinte. Entrada Parque Torres del Paine - R$ 185,00 (paguei o preço de 2019 ainda) ALIMENTAÇÃO: R$ 1.200,00 (tem mercado, cerveja, vinho e alfajor nessa conta haha)
      BAR: R$ 200,00 (isso são os extras dos dias que fui pro bar e só consumi álcool)
      SEGURO VIAGEM: R$ 215,00
      TOTAL GASTO R$ 8.000,00 (contando souvenir, extras que eu possa ter esquecido de anotar e etc)
      Conversões realizadas: 
      1 real > 13,60 pesos argentinos (Aeroporto Ezeiza de Buenos Aires)
      1 real > 185 pesos chilenos (Casa de Câmbio em Punta Arenas)
      1 real > 16 pesos argentinos (Restaurante Casimiro em El Calafate)
      Fiz umas outras conversões zoadas porque tive perrengue de dinheiro que conto depois hahah mas essas três foram as principais que acho que vale citar. 
      TOTAL QUE GASTEI EFETIVAMENTE: R$ 8.900,00 (perdi R$ 900,00 por um golpe na conversão do câmbio no Banco do Aeroporto Ezeiza, eu dei R$ 3.200,00 e eles me converteram como se eu tivesse trocando R$ 2.300,00, fui perceber só agora que já estava no Brasil, foi falta de atenção minha como recém mochileira que achava que tinha pensado em todos os detalhes, só que não... 💔💔)
       
      Aos poucos vou contando aqui sobre a viagem dia-a-dia, ah eu também fui postando tudo no meu Instagram (@anavoando), os stories estão salvos no destaques e fui escrevendo no feed também.
      Ah, leiam o post da Ana que citei lá no começo, eu li e reli um milhão de vezes e ela dá várias dias ótimas!! 
       




       
      Espero que gostem! 
      Continuarei aos poucos,
      Ana Caroline


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