Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos.

 

Voltei esses dias de Chalten e queria deixar algumas dicas que não lembro de ter visto no fórum, ou pelo menos não reparei:

 

1) Se um dia estiverem cansados, compensa ir até o Lago del Desierto e subir no Glaciar Huemul, é bem legal. São só 40 min de subida. O ruim é que tem que pagar o transfer até o lago ( AR$ 100,00) + AR$ 18,00 para subir no glaciar. Mas o lugar compensa! São 1h e 30min de estrada +/- e o caminho é bem bonito.

 

2) Parece que abriram novas trilhas esse ano em área de propriedade privada, portanto não vão estar incluidas nos mapas do parque nacional. Vi um mapinha no centro de informação, e a moça que trabalha lá comentou comigo dessas trilhas, disse que são muito bonitas. Salvo engano, uma é a laguna azul e a outra é a laguna del diablo. Acho que são 2 horas de caminhada.

 

3) Parece também que existe outra trilha de 2 horas e pouco para um vale que fica no rio elétrico. Os mapas não indicam esse lugar. Como não fui, não posso comentar.

 

4) O ônibus de Chalten para Calafate pára no aeroporto antes de ir para cidade. Eu fiquei sabendo na hora que chegou no aeroporto! ::putz:: hehe

 

Abraço!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal !

acabei de voltar da minha trip e venho agradecer pelas dicas que muito me ajudaram. Em breve vou escrever um relato, assim que passar a depressão pós-trip, rsrs. Algumas observações:

 

Reitero que não tem nenhum problema em fazer as trilhas sozinha, pois fiz as trilhas Laguna Torre e Fitz Roy (cada uma em um dia) tranquilamente, são muito bem marcadas, limpas, seguras. (igualzinho no Brasil ¬¬ )

E os tempos previstos são bastante realistas. Eu, que não sou lá muito profissional, fiz todos no tempo previsto, talvez um pouco menos, sem me matar de esforço.

Dei sorte e peguei dias lindos, limpos, sem chuva, sem (muito) vento. Bom é que no verão o dia escurece lá pelas 22h, então dá pra começar a trilha lá pelo meio dia e voltar tranquilamente.

 

Sempre dizem sobre a região ser bem rústica mas ignorei os avisos: fiquei 2 dias em Calafate sem conseguir sacar dinheiro dos caixas (uns 6 caixas diferentes sem dinheiro, cidade lotada de turistas ....) e em Chaltén a mesma coisa. Rodei Chaltén procurando um restaurante que aceitasse cartão e o único que aceitava era, obviamente, caríssimo. (El Muro, no fim da Av. S Martin. $ 90 truta + creme brulee con dulce de leche :)

 

Compensa pegar a promoção do bus Caltur ida e volta Calafate-Chalten + 3 noites de hospedagem no hostel Pioneros del Valle, $ 255. O hostel é bonzinho, só não tem café da manhã. E os bus saem de lá antes de ir pro terminal.

 

E uma dica de comida: na mesma avenida S. Martin do Hostel Pioneros, tem um restaurante de waffles .... estrategicamente perto da saída da trilha do Fitz Roy e Cerro Torre. Cheguei verde de fome e devorei um waffle gigante com maçã banhada em rum, com bolas de sorvete e salpicado de canela. ($28) Espetacular !

senderoLagunaTorre.jpg.805ca27fe80c124125f65c82c2fb2ac9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Acabo de voltar de lá. Como peguei muitas dicas neste fórum, aproveito para compartilhar algumas. A minha primeira sugestão é: vá a El Chalten e aproveite para conhecer El Calafate. Amante de caminhadas, eu realmente fiquei deslumbrada com El Chalten. E, como algumas pessoas já disseram, reserve mais dias para ficar por lá, principalmente, se não for para acampar. Fiquei pouco e me arrependi.

 

Algo novo, que não me lembro de ter lido a respeito, é uma rota alternativa para ir a Laguna de los Tres. No albergue, eles "vendem" essa rota, argumentando que, com ela, não se pega a subida inicial da trilha, bem perto da cidade. Realmente, a subida é íngreme, sobretudo se considerar que terá pela frente outra ainda mais puxada. Mas essa rota alternativa é simplesmente maravilhosa e está longe de representar apenas economia de tempo e de esforço físico. Paramos muito para tirar fotos e olhar a paisagem, que incluiu dois cervos (huemul) atravessando a trilha, o que fez com que a caminhada fosse tão duradoura quanto a outra.

 

Para ir por essa trilha, basta pegar uma van no Albergue Patagonia (lugar muito legal, por sinal), que sai às 8h30. A van vai até a hosteria Pilar, pela rota 23, a mesma que segue para o Chorillo del Salto e Lago del Desierto. Da hosteria sai uma trilha que acompanha o Rio Blanco. Dizem que, por essa trilha, leva-se uma hora a menos para chegar ao Campamento Poicenot, onde há o encontro com a trilha original. Mas fico devendo essa confirmação, pelo motivo já expressado acima. O melhor é que a volta é pela trilha "original", o que faz com que a caminhada inteira seja novidade, apresentando a todo momento paisagens diferentes. O custo da van é de 40 pesos por pessoa.

 

Marina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Estive por três dias em janeiro/2011 em El Chaltén e deixo aqui alguns comentários:

 

Comprei as passagens, somente com um dia de antecedência, em El Calafate pela empresa Cal-Tur (Av. Libertador, nº 1080, El Calafate) e a ida e a volta custaram AR$ 150,00. Ressalto que eles não marcam o numero do assento, é chegar e sentar onde está livre. A empresa Chaltén Travel não tinha mas assentos disponíveis para o dia seguinte no horário que eu desejava. Esse ônibus não para na Estância Leona, mas quando chegamos em El Chaltén ele para no Centro de Visitantes onde recebemos uma pequena palestra sobre informações do parque e também recebemos mapas. Após seguimos até a rodoviária, lá há um centro de informações onde é possível obter informações sobre a disponibilidade dos hotéis e o valor das diárias.

 

No período que fui a cidadezinha estava lotada de turistas!

E o tempo realmente é imprevisível e venta muito. O que pude perceber é que o dia amanhecia com sol e geralmente depois do meio-dia vinha a chuva. Pelo menos isso ocorreu nos três dias que estive por lá.

 

O trekking até a Laguna de Los Três é necessário! Conforme os mapas são 12,5km e 4h de ida. Eu realizei em um pouco mais de 4h em razão da subidinha ingreme que tem no final da trilha e nessa hora meu joelho não ajudou muito. Achei essa subida um pouco pior do que a subida até o Mirador Las Torres em Torres del Paine, e ainda fiz o trajeto todo da volta debaixo de muita chuva! Ainda no início da trilha até a Laguna de Los Três há uma bifurcação, um lado leva até a laguna capri e do outro para o mirador, eu fui pela trilha até o mirador e tive uma ótima visão do Fitz Roy totalmente descoberto. Acredito ser este o melhor caminho.

 

Muitas informações vocês encontram nesse site: http://www.elchalten.com

E aproveitem bastante esse lugar ímpar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

eaí DaitiOsakada !!

Setembro do ano passado estive em el chalten, tive sorte de pegar tres dias maravilhosos!!

Essa é uma época muito boa para escapar do ventos patagonicos e a maioria das coisas (hospedagens, restaurantes, mercados) funcionam.

Nas trilhas q fiz, tudo tranquilo, só pro lago torre q tinha um pouco de lama (por causa do gelo já derretido), nada q um bastão/galho ñ resolva (sempre tem no começo das trilhas). pra laguna de los tres, q queria muito ir, estava sem condições (conforme informação obtida no centro do parque). chegando lá pare no centro de visitantes do parque, eles te passarão todas as informações

boas trips !!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quando estive em Chaltén também não consegui ver a Laguna de Los Tres. Até subi a montanha de onde se avista a Lagoa, mas peguei uma nevasca forte, cheguei lá em cima e estava tudo com uma camada de uns 15 cm de neve e não se enxergava mais do que 5 metros à frente.

 

Parece que isso acontece com frequência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,estou indo para Calafate no dia 30/06 e ficarei até 5/07. Gostaria de ficar 3 dias em El CHALTEN a pergunta seria ..nesta época é possivel alugar um carro(corsa ou similar) para ir até lá em função de nevar.Alguem já foi nesta época ????Dá uma luz ou vou ter que alugar uma caminhonete.(ahhhhhhhhhh R$$$$$$$$$$$)

 

E as Trilhas dá para fazer quais?

 

Valeu

 

Hebert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,estou indo para Calafate no dia 30/06 e ficarei até 5/07. Gostaria de ficar 3 dias em El CHALTEN a pergunta seria ..nesta época é possivel alugar um carro(corsa ou similar) para ir até lá em função de nevar.Alguem já foi nesta época ????Dá uma luz ou vou ter que alugar uma caminhonete.(ahhhhhhhhhh R$$$$$$$$$$$)

 

E as Trilhas dá para fazer quais?

 

Valeu

 

Hebert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sou mais um do time que foi a Chalten e nao viu a Laguna de los Tres. No dia em que subi ventava de uma maneira monstruosa, as pessoas voltavam de la de cima pois estava perigoso, alem de ter uma enorme nuvem preta cobrindo o cara..Neste dia andei 30km..

is

Ao companheiro que vai no inverno soh lembro para ter cautela pois o lance la nao eh brincadeira. No verao ainda temos a garantia de sol ate as 10 e 30 da noite, mas no inverno a situacao se inverte e a faixa luminosa eh curtissima..

 

alias de uma boa pesquisada porque acredito que seja impraticavel Chalten no inverno, a partir de outubro eh mais garantido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...