Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Vocabulário Básico para viagem - Finlandês

Posts Recomendados

• Membros

[align=center]20110618193831.jpg[/align]

~ Introdução ~

O finlandês não é uma língua indo-européia, pertence a família de línguas urálicas do grupo fino-permiano, junto com o húngaro, estoniano e outras línguas faladas em algumas províncias russas e a língua dos Saame na Lapônia, norte da Finlândia. O finlandês não tem nenhuma semelhança com nenhum outro idioma europeu, é completamente diferente das línguas germânicas e latinas.

A ortografia é simples, inteiramente fonética, a língua tem abundância de vogais e um número menor de consoantes. A pronúncia também é fácil com o acento sempre na primeira sílaba. Porém, como o finlandês não possui artigos, é uma língua muito rica em declinações, 16 na linguagem cotidiana. Uma outra coisa que facilita a aprendizagem é que as palavras finlandesas não possuem gênero e, por exemplo, tanto ao homem como à mulher podem ser referidos com o mesmo pronome do singular da terceira pessoa, hän.

O fato de a gramática ser muito lógica facilita a aprendizagem de finlandês. Também, muitas coisas que parecem estranhas à primeira vista explicam-se pela história da língua. Neste sentido o finlandês é semelhante à matemática. Este desafio intelectual fascina muitos estudantes. Não obstante, ninguém precisa de ser matemático para conseguir estudar o finlandês.

O finlandês tem fama por ser uma língua difícil. Contudo, muitas coisas consideradas difíceis são apenas diferentes em comparação às línguas indo-europeias.

~ Alfabeto ~

● O idioma finlandês escreve-se com o alfabeto latino, e tem por característica ser fonético, isto é, a cada grafema corresponde um só fonema e vice-versa. As letras podem ser duplicadas, sendo que, neste caso, são pronunciadas de forma mais longa (no caso das vogais e consoantes constritivas), ou com pequena pausa (no caso das consoantes oclusivas). As vogais anteriores, à exceção do "e" e do "i", são indicadas por meio de um trema. O "u" anteriorizado (como o "u" francês), em vez de receber trema, é substituído pelo "y".

● A estrutura fonológica finlandesa tem grande semelhança com a do japonês, idioma com o qual compartilha algumas palavras comuns (embora com significados totalmente diferentes) e que alguns linguistas especulam que tenha um longínquo parentesco (cf. Línguas uralo-altaicas). As vogais predominam na fala e os encontros consonantais são muito raros. Também é comum a existência de vogais e consoantes duplicadas. Existe o fenômeno da harmonia vocálica, assim como as demais línguas fino-permianas, e oposição entre as vogais "posteriores" (a, o, u) e as vogais "anteriores" (ä, ö, y).

~ Gramática ~

● O número - singular ou plural - é determinado pelas diferentes terminações em cada declinação. Não existem gêneros, nem artigos. Como em finlandês a função sintática é determinada pelas declinações (que se distinguem pela terminação de cada palavra, como em latim), a ordem das palavras indica a forma definida ou indefinida. Por exemplo, para se dizer "a flor está sobre a mesa", diz-se, em finlandês: kukka on pöydällä, ao passo que pöydällä on kukka se traduz por "há uma flor sobre a mesa".

● A posse, em finlandês, é determinada pelo caso genitivo, que assume terminações diferentes de acordo com cada pessoa, inexistindo, portanto, pronomes possessivos.

● O verbo assume formas ativas e passivas, afirmativas e negativas. Não há tempo futuro. Existem quatro modos "populares" e um quinto, que se encontra em alguns dialetos do estónio, conhecido como "eventivo". Ele ocorre apenas no Kalevala, o poema épico dos finlandeses.

~ Pronúncia ~

Todas as letras são pronunciadas, as letras dobradas, tanto vogais como consoantes, têm um som mais longo, porém contínuo, não se pronunciam como duas letras separadas. A sílaba tônica ou acentuada é sempre a primeira, não importa o tamanho da palavra. A maioria das letras é pronunciada como em português, com as seguintes exceções:

→ A letra Ä se pronuncia como um É aberto, como em alemão.

→ A letra Ö se pronuncia como um Ô fechado anasalado, como em alemão.

→ A letra Y se pronuncia como um I fechado, como a letra U em francês.

→ A letra J se pronuncia como a letra I em português.

→ A letra H tem som aspirado como em inglês ou como o RR carioca na palavra carro.

→ A letra R se pronuncia como a letra R em arara.

~ Frases básicas ~

Kyllä - Sim

Ei - Não

Hyvää huomenta - Bom dia (até 9 horas da manhã)

Hyvää päivää - Bom dia (após 9 horas da manhã)

Hyvää iltapäivää - Boa tarde

Hyvää iltaa - Boa noite (ao chegar)

Hyvää yötä - Boa noite (ao sair)

Tervetuloa - Bem-vindo (a)

Hyvää ruokahalua - Bom apetite!

Hyvää matkaa - Boa viagem

Hauska tutustua - Muito prazer

Mitä kuuluu? - Como vai?

Kiitos hyvin / Kiitos hyvää - Bem, obrigado

Olkaa hyvä / Ole kiltti - Por favor

Kiitos - Obrigado

Kippis! - saúde!

Kiitos paljon - Muito obrigado

Ei kestä - de nada

Ei se mitään - Não foi nada

Anteeksi - Desculpe / Com licença

Hei - Alô

Terve / Hei / Moi / Päivää - Oi

Näkemiin / Hei hei / Moi moi - Até logo / Tchau / Adeus

Paljonko tämä maksaa? - Quanto é?

En ymmärrä - Não entendo

En tiedä - Não sei

Voisitko puhua hitaammanin? - Fale mais devagar, por favor

Onko sinulla kynää? - Você tem uma caneta?

Missä on kauppa? - Onde se pode fazer compras / Onde fica a loja?

Missä on apteekki? - Onde fica a farmácia?

En polta - Não fumo

En syö lihaa - Eu não como carne

Mitä haluaisit juoda? - O que quer beber?

Saanko käyttää puhelintasi? - Posso usar seu telefone?

Mistä voin vuokrata auton? - Onde posso alugar um carro?

Missä on juna-asema? - Onde fica a estação de trem?

Minne voin pysäköidä autoni? - Onde posso estacionar?

Tupakointi kielletty - Não fumantes, por favor

Saisinko ikkunapaikan - Gostaria de um lugar à janela, por favor

Mistä voin ostaa junalipun? - Onde posso comprar uma passagem?

Mistä voin saada taksin? - Onde posso pegar um taxi?

Saisinko laskun - A conta, por favor

Missä on hiekkaranta? - Onde fica a praia?

Onko täälla turvallista uida? - Pode-se nadar aqui?

Kutsu ambulanssi! - Chame uma ambulância!

Joku varasti passini - Me roubaram o passaporte

Minulla on paha olo - Estou me sentido mal

Mikä se puhelinnumero on? - Qual é o número do telefone?

Tarvitsen lääkäriä - Preciso de um médico

Paljonko kello on? - Que horas são?

En puhu suomea - Não falo finlandês

~ Observações finais ~

→ Em muitos lugares da Finlândia, as pessoas falam inglês. No caso, você talvez nem precise saber tantas frases básicas em finlandês, só a comunicação em inglês é o suficiente. Mas em certos lugares (cidades mais do interior), isso pode se tornar complicado. Aí não tem jeito, tem que saber um pouco da língua deles!

~ Links úteis ~

Créditos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_finlandesa

http://pt.wikibooks.org/wiki/Finland%C3%AAs (o básico sobre a língua + frases básicas)

http://cursobasicodefinlandes.synthasite.com/ (curso básico online)

http://www.unilang.org/wiki/index.php/Finnish (tudo sobre a língua finlandesa - em inglês)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...