Ir para conteúdo

Sacos de Dormir: Sintético x Pluma de Ganso


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Salve salve!!!

Meu saco de dormir já está pedindo aposentadoria, depois de muitos anos de bons serviços prestados.

MInha dúvida é sobre qual o melhor material p/ nossa realidade brasileira, lembrando que as montanhas aqui do sul geralmente são frias e molhadas.

Em termos de isolamento, peso e volume o de pluma é melhor, mas demanda maiores cuidados no armazenamento e não pode molhar;

O sintético é mais pesado, volumoso e não esquenta tanto, mas esquenta mesmo molhado.

Estou inclinado e pegar um de pluma pra aliviar peso e volume, mas tenho medo de molhar o danado e ficar na mão...

E aí galera, o que vocês tem a dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Otávio...

Para o BR vai de sintético mesmo cara...existem alguns modelos com um bom peso/volume para as temperaturas do Brasil.

 

Uso aqui no BR um dreamlite, durmo com a roupa, de gorro, meias, luvas...só tiro o anorak.

Durma com as roupas...não perca o calor do corpo quando estiver fora da barraca, ou seja...não "deixe" sentir frio!

Nunca usei o outro por aqui...um TNF aleutian(sintético).

 

Algumas pessoas aqui indicam o Quechua da linha ultralight...pelos comentários, parece ser bom!

Se achar que o dreamlite é "fininho", têm o Orbit +5 que é uma boa também...

Também penso em adquirir um de pluma mais pra frente...mas para outro "tipo de frio" :wink:

Abraço

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Grande Haole, também acho exagero um saco -5º, -10º pro Brasil, mas vi um saco de pluma da Deuter p/ 0º ou +5º (não lembro agora) de 640g e do tamanho de uma garrafa pet 2L... ::love::

Como nosso clima é muito úmido também acho que terei problemas com a pluma, que se molhar perde o isolamento térmico.

O Quechua S5 é legal, mas pesa 1,260 kg e é grande!!! Meu atual saco pesa 1kg, mas tá velinho e eu mais gordinho, o danado quase não tá fechando mais.

Também costumo dormir de roupa, e prefiro um saco menos quente e levar mais roupa, pois uso as roupas fora da barraca, se molhar uma peça tenho outra seca, etc...

Mas 640g e pequenininho faz pensar, não faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Heheheehe...confesso que é mesmo tentador... :?

Mas o dreamlite é até menor que uma garrafa de 2L...rs

O que está namorando é este aqui ?

http://www.deuter.com.br/detalhes-trek-lite-200

 

Já que dorme de roupas também, acredito que não vá precisar de um saco de dormir com uma faixa de temperatura menor...

Pensa bem:

Ex...um saco de dormir para 0ºC e com roupas, tu não vai pegar 0ºC dentro de uma barraca por aqui...se pegar...vai dormir de roupas, o que vai "te dar" mais umas temperaturas...

Na dúvida, eu sou da seguinte opnião...compra um para temperatura menor e sentindo calor, vai tirando a roupa, abrindo o saco.Melhor que sentir frio ::Cold::

 

Quando eu acho que o bicho vai pegar, eu levo esses "cobertores de emergência"...mas nunca usei também.

 

Acho o de pluma excelente no peso X volume X temperatura...mas os preços !?!?!?!?!

Enquanto eu não passar um veneno de frio aqui no BR,o dreamlite vai ser o meu saco "de pluma"...rsrsrsrsr

 

Para clarear um pouco mais, ou confundir...rs

http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1278

 

Minha futura aquisição :

http://marmot.com/products/helium?p=117,71

 

Qual é o seu antigo ??

Abração

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não consigo abrir os links aqui no trampo, em casa dou uma olhada.

O meu velho companheiro é um Wenzel, acho que nem existe mais, pelo menos nunca mais vi. Ele deve ter uns 20 aninhos... ::hãã::

Em maio passei frio no Araçatuba, segundo um colega estava 8º dentro da barraca. Eu estava de segunda pele, calça de nylon e um fleece Quechua Forclaz 50. Me enfiei dentro da mochila pra esquentar, mas ventava bastante (minha barraca é toda telada) e chovia.

Não pretendo comprar um p/ 0º, +5º pra mim tá bom, mas queria baixo peso e volume. Sabe como é, a idade vai chegando e a mochila pesando...

O dreamlite é pra que temperatura?

E realmente, o preço de um SB de pluma não é pra qualquer um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom dia, Otavio ....

Eu tambem tava namorando o Trek Lite 200 da Deuter, mas na hora de comprar acabei opitando pelo Trek 1000 da lafuma, 1kg e seu volume fica 33cm por 18cm no seu saco de compressão. Tava no PP no fim de semana e dormi com Thermo-skin, mesmo com toda aquela chuva e friu ::Cold:: , dormi super bem em nenhum momento senti friu, ::otemo:: , fica ai a dica de custo x beneficio! T+++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Sua barraca é a hubba hubba? sei como é...é bem telada mesmo.Uso a hubba de vez em quando...

O dreamlite é para +15ºC...ele é fino, fico impressionado com a capacidade dele reter o calor...também parece que encaixou no meu corpo...faz até "plecti" quando fecho ele.

 

Se ficar brabo de frio, uma boa combinação é o dreamlite e o tal "cobertor de emergência" já que o segundo também não ocupa espaço.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Colaboradores

Bom tópico, ajudou aqui na decisão. Vão trazer um Deuter direto da fonte aqui pra casa.

 

Na Alemanha neste momento o Trek Lite 200 está 139 EUR e o Dream Lite 500 está 70 EUR. No Brasil eles custam 540 BRL e 240 BRL respectivamente. Ou seja convertendo o Trek fica em 340 BRL na Alemanha x 540 BRL aqui, maravilha. Achei a gama de temperatura dele mais polivalente, apesar de ter o problema de umidade relacionado às plumas de ganso, mas acho que os fatores peso, tamanho e versatilidade vão compensar.

 

Abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acabei optando pelo Deuter Orbit 0º; 1280g, conforto 5º, limite 0º e extremo -14º.

O que me fez escolhê-lo foi o peso (dos que vi para o mesmo range de temperatura o Orbit foi o mais leve), minha barraca ser toda telada (+ fria, por isso limite de 0º ao invés de 5º), eu ser friorento e a idade ser avançada... :mrgreen: ... quanto mais velho mais frio se sente... ::Cold::

EDIT: Pensei que estava respondendo no tópico sobre sacos de dormir, este é sobre plumaXsintético.

Minha escolha foi pelo sintético por causa do valor e do nosso clima úmido. Vi o Trek 200 da Deuter ao vivo e achi ele super fino, me deu medo de passar perrengue com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...