Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Isso mesmo Rapha.

Crie um tópico no Relatos de Viagem.

 

Vc que foi bem recentemente lá, pode passar infos atualizadas de como estão as trilhas e as praias depois de toda essa chuva.

E como tá a passagem lá pelo Bananal.

Depois vc coloca o link aqui.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Um relato realmente fantástico. Acho que mais específico que isso só se fizesse a viagem junto hehehe.

Talvez no verão, ou no outono do ano que vem, acho que considerarei fazer esta volta a Ilha Grande, e me basearei nesse relato e nas dicas do mesmo.

Parabéns pelo relato ! ::otemo::

_____________________________________________________________________________________

Caso more no Rio ou São Paulo, acho que será fácil encontrar alguém afim de fazer essa volta na Ilha Grande. Todo mundo conhece alguém que já foi para Ilha Grande e quer voltar, ou, pros que não foram, tem vontade de conhecer e explorar esta maravilha.

 

Pretendo fazê-la mais adiante, antes pretendo ir à outros locais e ficar um tempo pra aproveitar, como Trindade ou Lopes Mendes, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Valeu André.

 

Eu sugiro vc a fazer somente no verão. Por causa do calor e mesmo com chuva dá p/ aproveitar bem as praias.

No outono a temperatura cai um pouco.

 

De Dezembro a Fevereiro é a época propícia para fazer a travessia da ilha. Muita gente.

Só p/ vc ter uma idéia, cruzamos com umas 20 pessoas divididos em alguns grupos, que também estavam fazendo a travessia da ilha. Isso no sentido contrário ao nosso.

 

E lembre-se que Lopes Mendes é proibido o camping. Se te pegarem é multa na certa.

E a praia não é tudo isso não, na minha opinião.

Qto a Trindade, sem palavras. Vale a pena.

 

 

Abcs

 

Um relato realmente fantástico. Acho que mais específico que isso só se fizesse a viagem junto hehehe.

Talvez no verão, ou no outono do ano que vem, acho que considerarei fazer esta volta a Ilha Grande, e me basearei nesse relato e nas dicas do mesmo.

Parabéns pelo relato ! ::otemo::

_____________________________________________________________________________________

Caso more no Rio ou São Paulo, acho que será fácil encontrar alguém afim de fazer essa volta na Ilha Grande. Todo mundo conhece alguém que já foi para Ilha Grande e quer voltar, ou, pros que não foram, tem vontade de conhecer e explorar esta maravilha.

 

Pretendo fazê-la mais adiante, antes pretendo ir à outros locais e ficar um tempo pra aproveitar, como Trindade ou Lopes Mendes, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Augusto, seu relato e suas fotos me fizeram querer voltar à Ilha Grande, para a travessia sem pressa.

 

Não vou na ilha desde 2003, quando velejei do Rio à Angra, pernoitando ancorado no Saco do Céu.

 

Mas não piso nela faz bem mais tempo, desde 1994 quando acampei com 2 primos.

 

O motivo de não ter mais ido foi que já neste ano alguns pontos da ilha estavam tão cheios que eu me frustrei, na época eu era muito radical com essas coisas, só queria ir em locais o mais selvagens possível. Tendo ido na ilha desde a década de 80, a imagem que eu fazia dela era a de uma pacata e vazia comunidade de pescadores. Quando eu vi a quantidade de turistas estrangeiros eu desisti da ilha... ::dãã2::ãã2::'>

 

Passado tanto tempo, e tendo visto as coisas se inverterem, de ser a única pessoa conhecida que já havia visitado a Ilha Grande a praticamente não conhecer alguém que nunca foi, eu pensava que a ilha estaria totalmente degradada, nem tinha mais vontade de ir lá, pra não arruinar a minha lembrança do local.

 

Porém, o tempo passa, a cabeça muda, o fato de ter me tornado guia de ecoturismo ajudou, rss, a curiosidade da namorada idem, mas o fato é que suas fotos me tranquizaram muito.

 

A Ilha volta aos meus roteiros...

 

Um comentário aqui a respeito do que já foi mencionado acima.

 

Uma coisa que me incomoda é a tradição do brasileiro de proibir tudo ao invés de cuidar da maneira certa, de criar uma cultura de uso inteligente.

 

Lá nos EUA, mesmo nos parques nacionais não é proibido acampar nem fazer fogueira, só que em muitos há a necessidade de se fazer uma espécie de cursinho básico, só pra certificar-se de que você não vai ser um idiota que vai começar um incêncio.

 

Sinceramente não vejo razão para ser proibido camping selvagem em lugar algum do Brasil, desde que seja feito direito. Aliás, pro meu gosto camping é isso, o resto é só pousada sem quarto. Lá fora nossa tradição de não acampar a muita distânccia do carro e da civilização é motivo de piada ::lol3::

 

Sendo um fã de bushcraft e habilidades de antigamente, não participo com tanto afinco da febre hi tech. A simplicidade e integração com a natureza considero mais interessante e inteligente. Uma rede e um telhado me bastam para pouso em qualquer canto de mato, ainda mais sendo na beira de praias o tempo todo. Quando for não vou levar barraca, mas sim esta configuração.

 

Resumindo, obrigado pelo relato detalhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola amigos. Pretendo fazer a volta na Ilha Grande em 2011. Tenho a possibilidade de fazer em Janeiro ou julho. Preciso de algumas dicas:

* Qual a melhor época para essa volta?

* qual o melhor percuros? sentido Horário ou sentido anti-horário?

* pontos de parada para ambos os sentidos?

* Água potável?

* Dicas sobre o costão do Demo

* Locais para comer na volta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Haroldo.

 

Janeiro ou Julho?

Eu não recomendo fazer essa travessia em Julho.

É inverno e a água vai estar muito fria. Vc nem vai conseguir aproveitar as praias.

De longe, com certeza a melhor época é no verão.

 

Sentido do percurso?

Creio que depende de cada pessoa.

Eu fiz no sentido anti-horário por uma série de fatores: não queria pegar aquela p. subida saindo de Aventureiro p/ Provetá e também porque queria chegar na Gruta do Acaiá nos primeiros dias.

Se deixasse p/ os últimos dias, já ia estar bem cansado (foram 10 dias contornando a Ilha e deu p/ conhecer muita coisa. Só faltou o Farol e o Pico do Papagaio).

E sabia também que no final da travessia tinha a Praia de Palmas, onde encontraria vaga e poderia ficar acampado, já no que no Abraão as chances de encontrar os campings lotados eram grandes.

 

Pontos de paradas?

Vai depender de vc e de acordo com o seu pique.

Mas obrigatoriamente ficando 1 noite em Araçatiba, Aventureiro, Parnaioca, Caxadaço, Palmas.

O meu ritmo foi bem puxado nos primeiros dias. Depois é que eu dei uma aliviada e diminuí o ritmo.

 

Água potável?

Não se preocupe com isso.

Vc sempre vai encontrar algum pequeno riacho na trilha ou alguma casa ou restaurante onde vc pode pegar água.

 

Costão do Demo?

De maneira nenhuma atravesse por ele se estiver chovendo ou garoando. O risco de vc escorregar e dar um tchau p/ sua vida é bem grande.

Em alguns fds e feriados do verão o pessoal do IF fica junto ao costão proibindo a passagem. Nesse caso vai ter de pegar um barco ou em Parnaioca ou Aventureiro (dependendo que sentido vc tá fazendo).

 

Locais para comer?

Outra coisa que vai depender de onde vc quer acampar.

Nos lugares onde tem camping estruturado vc sempre encontra PF.

Tirando Caxadaço e o Saco do Céu, sempre vai ter um pequeno restaurante em alguma praia que vc passar.

Mas um aviso. Não deixe de levar comida. Pode acontecer de vc 1 dia precisar.

 

 

Abcs

 

 

Ola amigos. Pretendo fazer a volta na Ilha Grande em 2011. Tenho a possibilidade de fazer em Janeiro ou julho. Preciso de algumas dicas:

* Qual a melhor época para essa volta?

* qual o melhor percuros? sentido Horário ou sentido anti-horário?

* pontos de parada para ambos os sentidos?

* Água potável?

* Dicas sobre o costão do Demo

* Locais para comer na volta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Augusto,

 

Obrigado pela resposta e pelas dicas.

Uma das minhas duvídas era justamente essa de palmas a Parnaioca. (Se for no sentido Horário) Pois são uns 20km de trilha. Parando em Caxadaço fica melhor e economiza uns 9km e Caxadaço com certeza é um local que pelo que vi merece uma pausa para apreciar. Mas meu medo é pq é um camping selvagem, vi em diversos relatos que muitos ficam em Caxadaço. Tem fiscais nesse local? O que aconteceria se nos encontrasse?

 

Vou usar GPS, e já estamos estudando os diversos tracklogs da travessia distribuidos na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...