Ir para conteúdo

San Andrés


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Surpreende-me que ninguém tenha recomendado ainda a cia. aérea Viva Colombia (www.vivacolombia.co)... depois da incorporação da Aires pela Lan, é a única low cost da Colombia. Pelo menos ninguém nos tópicos Cartagena, Santa Marte e neste em que escrevo.

 

Consegui ida e volta desde Medellín por 218 USD, mas ainda não confirmei a compra por problemas no itinerário. Acho que está bem mais barato que Copa e Lan, certo?

 

Ah, vale ressaltar que a low cost tem suas peculiaridades: no máximo 6 kg de bagagem e um taxa de 35.000 COP para levar 20 kg extras. No caso, vou tentar encontrar algum lugar em Medellín com conhecidos pra deixar minha bagagem.

 

Sobre hospedagem, eu preciso ficar no lugar mais barato possível e não me importo com conforto... ainda estou pesquisando...

 

Saudações de um mochileiros desesperado com a alta do dólar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, achei passagem por R$1112,00 saindo de são Paulo para san andres.

Só que, quero conhecer outros lugares, como Cartagena, Panamá ou Costa rica, ainda não defini os lugares.

A pergunta é, É melhor ir direto pra san andres ou ir para outra cidade antes e depois san andres??

 

Valeu!! To indo em abril tenho 25 dias, se alguém tiver um roteiro legal aceito!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal, achei passagem por R$1112,00 saindo de são Paulo para san andres.

Só que, quero conhecer outros lugares, como Cartagena, Panamá ou Costa rica, ainda não defini os lugares.

A pergunta é, É melhor ir direto pra san andres ou ir para outra cidade antes e depois san andres??

 

Valeu!! To indo em abril tenho 25 dias, se alguém tiver um roteiro legal aceito!!

 

Gabyfranca,

 

Existem diversas formas pra vocês conciliar Colômbia continental e San Andrés na mesma viagem.

 

O que eu fiz foi aproveitar a promoção pra Colômbia da Lan comprando passagens até Cartagena e voltando por Bogotá. Agora comprei de Medellín a San Andrés com a Viva Colômbia, que é low cost. Paguei 500 reais comprando em cima do laço, com taxas... nas outras cias. aéreas (Lan, Avianca e Copa) ficaria no mínimo 600 reais, sem taxas.

 

A Copa tem a vantagem de voar desde Cartagena... assim você não precisa ir até Medellín para pegar outro voo. E desde Cartagena você também pode navegar até o Panamá, se você realmente quiser. Pelas pesquisas que fiz, a Casa Viena pode te ajudar com este deslocamento.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia, Pessoal, estou indo para San Andres em Julho, vou de SP para Panamá e Panamá San Andres, Alguem sabe se consigo trocar Real por Pesos Colombianos no aeroporto do Panamá eu em algum lugar da ilha, li que tem como trocar no aeroporto da Ilha, mas gostaria de confirmar, e se alguem trocou Real por lá quanto saiu a conversão. Outra duvida é se na ilha tem caixas em que eu consiga sacar em Pesos com meu cartão internacional do Banco do Brasil bandeira Visa.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

psycarlos eu não fui ao Panamá, então não posso te falar, também não troquei dólares por pesos na ilha, mas saquei em vários caixas eletrônicos sem problemas, fique esperto quanto a taxa do seu banco, eu tenho direito a apenas 2 saques sem taxas, a partir do 3º eu pagava R$20 por saque (e só conseguia sacar 400mil pesos por vez).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, bom dia!

 

Fui para San Andrés no dia 06/01/2014 e retornei semana passada no dia 19/01/2014. Como peguei muitas informações aqui no mochileiros, pretendo deixar a minha contribuição e ajudar com futuros viajantes para esse destino.

 

Primeiramente, idioma:

Lá todos falam espanhol, e 90% das pessoas que tive contato(nativos da ilha) falam inglês. Muito interessante eles conversando entre eles, falam uma frase em ingles, depois uma frase em espanhol, é uma mistura danada. Hora dizem "buenos dias", hora "good morning". O inglês virou uma língua semioficial lá. Sobre o português, algumas pessoas compreendem um pouco se falarmos devagar. Mas dar pra desenrolar. Não falo espanhol, e tenho o mínimo de conhecimento de inglês, e deu pra desenrolar muito bem lá. Até aprendi um pouco de espanhol :P

Dinheiro:

Não encontrei esse cambio(real peso) acima de 800 que o povo fala. Pesquisei o cambio no aeroporto de bogota e de san andres. O melhor cambio foi dentro da área de desembarque do aeroporto de bogota(detalhe: esse cambio era apenas dentro da área de desembarque, por sorte eu troquei logo, pq depois de sair do desembarque não é permitido mais voltar lá.) que estava 1 real = 720 pesos para trocar de real para pesos, e 1 real = 840 pesos para trocar de pesos para real. Em todas as outras casas de cambio, tanto em bogota quanto em san andrés estavam 1 real = 680 pesos(para trocar de real para pesos). Então achei o cambio baixíssimo comparado as informações que vi aqui no fórum, pois me planejei financeiramente pra pegar um cambio no mínimo 1 real = 800 pesos. :(

 

Alimentação:

Achei a alimentação um pouco cara. Em um restaurante legal(sem ser chique, mas de boa qualidade) feito o Miss Célia, o valor e uma refeição para UMA PESSOA era em média 25.000 pesos(equivalente a 34,00 reais). No melhor restaurante da ilha, o La Regata, gastamos em um jantar o valor de 135.000 pesos(equivalente a 187,00 reais). E nos restaurante bem simples, que geralmente ficam em algum beco no centro gastamos 25.000(equivalente a 34,00 reais) a refeição completa para duas pessoas e com refrigerante, e um pequeno detalhe, a comida era excelente nesses restaurantes simples, e ainda melhor, comida da cultura local, muito saborosa. Tem também um restaurante muito famoso em toda ilha, tipo um fast food de frango frito, chamado Kirikiki. No Kirikiki os preços são ótimos e a comida é boa. Lá uma refeição é em média 13.000 pesos(equivalente a 18,00 reais), e como eu não queria ficar cheião, queria apenas satisfazer a fome para não dar preguiça e poder aproveitar todos os minutos na ilha, uma refeição dessa dava pra mim e pra minha namorada perfeitamente. Lá tem uma rede de hamburguers, tipo o McDonald’s, que é uma delicia, caro, mas delicioso. Chama-se El Coral. Foi o hambúrguer mais gostoso que eu já comi. E a salada de lá também é excelente.

Pra quem gosta de tomar uma cervejinha, a cerveja não é bem geladinha como aqui no Brasil, ela vem um pouco gelada, mas rapidinho ela fica natural :(. Na ilha, todo restaurante que fui tinha suco de Amora, que lá eles chamam de Mora, e é uma delicia.

 

Segurança:

A ilha é bem segura, dar pra andar a pé, de moto táxi( uma particularidade dos mototaxis, a noite como não tinha ônibus e táxi é caro, sempre pegava moto táxi, e o moto táxi levava eu e minha namorada na mesmo moto hehehe). Segundo informações da policia e também de alguns moradores locais, pode ficar tranquilo com a segurança, é só não subir o morro e entrar nos bairros no meio da ilha que não vai ter nenhum perigo. Um detalhe para policia, super prestativa, atenciosa, e lá eles mostram serviço de verdade. Falo isso por um caso que ocorreu, precisei de assistência e fiquei surpreendido com a assistência da policia. Mas não precisa se preocupar com esse caso que ocorreu, não foi nada que mereça ser comentado aqui :P. Tem policiais em todas as esquinas no centro, na pista que dar a volta na ilha tem diversos pontos de controle da policia, e eles sempre fazem blitz, tanto a policia quanto o exercito. Um detalhe sobre as blitz: a carteira de habilitação brasileira é aceita pela policia para dirigir.

 

Transporte:

O ônibus começa a rodar cedinho, não sei que horas, mas eu quase sempre pegava ele as 7 da manhã... e para de funcionar as 8 da noite. Depois da 8 da noite apenas mototaxi ou táxi. O serviço de ônibus é bom, apesar de ter apenas micro-ônibus, mas dar pra ir pra todos os lugares da ilha de ônibus. As vezes ele fica cheio, mas é tranquilo, muito tranquilo. O preço da passagem é 1.600 pesos(equivalente a 2,22 reais). O ônibus era meu principal meio de transporte na ilha, rodei toda a ilha nele. Todo lugar que eu ia, eu pegava ônibus... la pisinita, west view, hoyo soplador, san luis, centro, rocky cay, aeroporto, dentre outros. No penúltimo dia na ilha eu aluguei um carrinho de golfe. Aluguei por 110.000 pesos(equivalente a 152,00 reais), de 8 horas da manhã até as 6 da noite. Foi o mais barato que encontrei, pois a maioria queria 150.000. Teve outro turista que conheci lá que comentou que encontrou por 100.000, mas eu não encontrei esse preço. Vale muito a pena alugar esse carrinho, pelo menos um dia, recomendo a todos. Dei a volta na ilha duas vezes, parei em vários lugares, resumindo, aproveitei muito o dia com ele. Sim, não é necessário abastecer com combustível. E uma recomendação da policia local: nunca sair do carrinho e deixar bolsas nele, mesmo que vc saia por alguns metros de distancia apenas pra tirar uma foto. Parei em uma praia pra tirar uma foto na areia e deixei a bolsa no carro, ia passando um policial numa moto(a policia está sempre rodando pela ilha) e parou pra me orientar a não fazer isso, pra sempre que sair do carro levar tudo junto. Sim, o ónibus para em qualquer lugar, não para apenas nos pontos fixos não. E quando vc quiser que ele pare tem que gritar "Parada".

 

 

Hospedagem:

Fiquei hospedado na Pousada Miss Centa. Achei ela no booking.com. Paguei 80.000 pesos(equivalente a 111,00 reais) pela diária. É uma pousada(que na verdade é uma casa que a senhora aluga os quartos) com 4 quartos e apenas um banheiro, que esse banheiro é compartilhado para todos. Não tenho nada a reclamar da pousada, até porque eu saia as 7 da manhã e retornava as 9 da noite, então usava a pousada apenas para dormir. Ela é confortável, a dona(Sra.Vicenta e seu filho Mark) são super simpáticos e muito muito prestativos. Ambos falam inglês e espanhol, e deu pra se comunicar com ela no português. Só um detalhe, no booking.com mostra no mapa que ela fica quase no centro comercial da ilha, mas quando chegamos lá vimos que ela fica no meio da ilha, no bairro de san luis. Mas é um ótimo local, a uns 100m da praia, e o ônibus passa quase na porta da pousada. Tem mini mercados e lanchonetes perto da pousada. Recomendo!

 

 

Compras:

Vi algumas pessoas falando que lá era ótimos para compras. Acho que essas pessoas se referiram apenas a perfumes, pois lá é tudo ou o mesmo preço do Brasil ou mais caro. Roupa lá é um absurdo de caro. Eletrônicos ou é o mesmo preço ou é mais caro. Já os perfumes o preço é surpreendente. Comprei perfumes apenas em loja conceituada com medo de pegar falsificação, no nome da loja é La Riviera, e tem várias dela na ilha. Quase toda rua no centro comercial da ilha tem uma La Riviera. Os preços dos perfumes estava ótimos, geralmente a metade do preço daqui do brasil, e alguns até menos da metade, feito o ferrari black(que é o que eu gosto), o de 120ml estava por 54.000 pesos(equivalente a 75,00 reais)... comprei logo 3 dele rsrsrs. Artesanato e lembrancinhas, a dica é não comprar na peatonal(é a orla do centro). Encontrei os mesmos produtos até pela metade do preço nas lojinhas no meio mesmo do centro comercial. Rodei todos as ruas do centro, todas mesmo rsrsrs.

 

 

Mergulho:

Pra quem é certificado e gosta de mergulhar, recomendo a empresa bluelife(http://www.bluelifedive.com/), pessoal altamente simpático, atenciosos e bons profissionais. Todos os mergulhos são embarcados, e foi o melhor preço que encontrei: 130.000(equivalente a 180,00 reais) por cada saída com 2 mergulhos e todos os equipamentos incluídos. Visitei todas as empresas de mergulho da ilha, e todas eram mais caras, e todas também eram saídas da costa, saídas embarcadas só acima de 5 pessoas e o valor ficava ainda mais caro. Fiz 6 mergulhos com a Blue Life Dive e recomendo!

 

 

Passeios:

Fiz o passeio de Jhonny cay e aquario, que são pequenas ilha que fazem parte de san andres. Primeiro e principal detalhe: Se forem levar alguma coisa que não pode molhar, então providencie uma bolsa estanque pois as lanchas jogam muita agua(muita mesmo) dentro do barco, e todos, sem nenhuma exceção, saem encharcados. Tive a sorte de estar com uma mochila estanque, se não tivesse teria perdido a minha nikon. O valor do passeio é 15.000(equivalente a 21,00 reais) por pessoa e mais uma taxa de visitação de 4.000 pesos(equivalente a 5,50 reais). Comprem a entrada no local, pois na orla e em outros locais tentam lhe vender mais caro, e o preço é fixo: 15.000. O local de saída é no final da orla, vizinho ao restaurante La Regata. Os barcos começam a sair as 8:30, vão primeiro para o Aquário, que são duas ilha pequenininhas, lá no aquário tem um cara que fica na praia com uma arraia(lá se chama "manta raya") enorme para os turistas tirarem fotos com ela, ele cobra 5.000 pesos(equivalente a 7,00 reais) pra tirar foto com ela, com direito a segurar ela, da beijinho e ele também coloca ela em cima das suas costas... vale a pena. o tempo de permanência no aquário é em média 2 horas, de lá vai pra ilha jhonny cay. Em jhonny cay dar pra dar a volta andando em 15min. A ilha é bonita e bem organizada. O almoço lá é um pouco caro, então recomendo levar comida. O almoço mais barato era 25.000 pesos(equivalente á 34,00 reais). 3:30 o barco volta.

 

La piscinita: Entrada 2.000 pesos(equivalente a 2,80 reais) por pessoa, e vc ganha um pedaço de pão pra alimentar os peixinhos. Muito bom, vale a pena.

West view: Entrada 3.000 pesos(equivalente a 4,00 reais) por pessoa, e também ganha um pedaço de pão. A diferença dele pro lá piscinita é que lá tem um tobogã e um trampolim.

Hoyo soplador: Dica, logo que você chega vc é super assediado pelos nativos, oferecendo bebida, querendo tirar foto sua, só pra depois cobrar o serviço. Cheguem lá, olhem, tirem fotos vocês mesmo e pronto. Passei lá +/- 15min admirando, e fui embora. Um detalhe, a loja de artesanato e lembrancinhas de lá é ótima, muitas coisas diferentes e com um preço ótimo. Foi uma pena eu ter deixado pra ir lá no ultimo dia, pois já tinha comprado tudo no centro.

 

 

No mais, recomendo a todos essa viagem. Foi uma ótima experiência. Os nativos da ilha são super simpáticos e prestativos. A ilha recebe turistas de todo o mundo, conheci holandês, venezuelana, italiano, americanos, e muitos brasileiros. Todo dia, encontrava no mínimo um casal de brasileiros.

Lá a fanta é de maçã, e a elma chips tem salgadinho de banana madura e de banana verde :P.

Achei a cultura deles muito "americanisada"(EUA), o estilo das casas, os esportes(eles jogam basquete e beisebol).

 

Quem quiser tirar algumas dúvidas pode me mandar email, pois não acesso sempre o mochileiros.com: cgustavo182@hotmail.com

 

Sim, só mais uma coisa, quem não gostar muito de frio, leve um casaco, pois no aeroporto de bogotá é bem frio. Em San andrés o clima é excelente.

 

Algumas palavras úteis que aprendi lá e é bem útil pra quem não sabe nada de espanhol, principalmente quando estiver no vôo e a aeromoça perguntar o que você quer comer. (ri muito quando isso aconteceu comigo, eu não entendi foi nada kkkkkkkk)

 

Frango = Pollo(se fala pôio)

suco = jugo

Graviola = guanabana

banana = plátano

Morango = freza

canudo = petilho

refrigerante = gasosa

gelado = helado

batata = papas(nos restaurantes tem muita batata frita, aí sempre perguntam se vc que "papas". Eu pensava que era algum tipo de papa rsrsrs.)

com licença = permission(vi alguns nativos falar também "permicito")

 

 

Espero ter ajudado. Abraço a todos e boas viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
psycarlos eu não fui ao Panamá, então não posso te falar, também não troquei dólares por pesos na ilha, mas saquei em vários caixas eletrônicos sem problemas, fique esperto quanto a taxa do seu banco, eu tenho direito a apenas 2 saques sem taxas, a partir do 3º eu pagava R$20 por saque (e só conseguia sacar 400mil pesos por vez).

 

 

obrigado pelas informações, pode me dizer onde vc sacava na ilha, era no aeroporto ou no centro, e vc utilizou qual cartão, bandeira visa ou mastercard, estou preocupado em conseguir sacar lá, acho que é a melhor opção para mim, como nao vou a Bogota e o peso aqui no brasil nao tem uma boa conversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
psycarlos eu não fui ao Panamá, então não posso te falar, também não troquei dólares por pesos na ilha, mas saquei em vários caixas eletrônicos sem problemas, fique esperto quanto a taxa do seu banco, eu tenho direito a apenas 2 saques sem taxas, a partir do 3º eu pagava R$20 por saque (e só conseguia sacar 400mil pesos por vez).

 

 

obrigado pelas informações, pode me dizer onde vc sacava na ilha, era no aeroporto ou no centro, e vc utilizou qual cartão, bandeira visa ou mastercard, estou preocupado em conseguir sacar lá, acho que é a melhor opção para mim, como nao vou a Bogota e o peso aqui no brasil nao tem uma boa conversão.

Tem muito caixa eletrônico na ilha, no centro e também no aeroporto.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gostaria de um local que tivesse certificação de curso de mergulho (PADI- Preferencialmente) e que fosse um curso mais rápido, pelo que vi a maioria gira em torno de 5 dias, pois, eu e meu namorado já lemos o livro e fizemos a parte de piscina aqui no Brasil, por problemas pessoais não finalizamos o curso, alguém sabe de um local em San Andrés que consigamos fazer um curso de mergulho em menor tempo? Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...