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San Andrés


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cienfuegos

Perguntei do carro pois um rapaz disse que alugou uma moto e que valeu bastante à pena. Como eu não ando de moto o carro seria uma outra opção. Os carrinhos de golf podem circular até um certo horário, me limitaria, mas certamente será a opção que definitivamente utilizarei.

 

Não tem muito o que fazer fora do centro à noite. Tem alguns lugares que dá pra ir de táxi. Realmente não vejo necessidade de gastar com aluguel de carro.

 

As compras já vi pessoas comentarem que vale levar altas somas pois é BEM barato, outros comentam que não se difere muito dos fre-shops uruguayos ou argentinos. Ainda continuo com dúvidas...

 

Como já comentamos anteriormente aqui no tópico, o que vale a pena comprar: vestuários (roupas, tênis, etc), cosméticos (perfumes, cremes, etc.), acessórios (relógios, óculos, etc.). O que não vale a pena comprar: eletrônicos no geral, pois há relatos de coisas falsificadas, falta de produtos de qualidade e/ou preços não muito atrativos.

 

Valeu!!!

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  • 3 semanas depois...
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Pessoal, publiquei um relato sobre uma viagem que fiz a San Andrés e Providência. Para verificar, consultem: san-andres-e-providencia-nov-2012-t76902.html.

Abaixo, segue parte do relato publicado, especialmente sobre como chegar e onde se hospedar.

 

"Antes de prosseguir, registro que esta foi a segunda viagem que fiz com minha esposa a San Andrés. Nossa primeira viagem foi em 2008, quando passamos 3 maravilhosos dias nesta bela ilha. Gostamos tanto que resolvemos retornar para conhecer, também, a fantástica ilha de Providência.

Também é importante registrar que não demos sorte com o tempo nas 2 ilhas. Infelizmente, a época (outubro a janeiro) é de chuva e vento, o que acabou por estragar um pouco a viagem. Pegamos vários dias de chuva e tempo nublado, deixando de fazer vários passeios. Pior. A parte do mar que fica próximo as praias estava com as águas meio sujas, por conta dos detritos que chegavam no mar por conta das chuvas, especialmente em Providência, que é uma ilha vulcânica. Mas, chuvas à parte, deu para aproveitar o suficiente as 2 ilhas.

Mas, de antemão, deixo a dica: evitem viajar para o Caribe entre os meses de outubro a dezembro e talvez janeiro. Este já foi o 3º ano seguido que viajamos para o Caribe em novembro. Nos outros anos demos sorte (fomos à Bonaire, Aruba, St. Martin, Anguila, Sata), pegamos um ou outro dia de chuva. Nada que estragasse. Mas, desta vez, a chuva e tempo nublado foram mais intensos.

 

Pois bem, nossa viagem ocorreu entre os dias 15/11/2012 e 25/11/2012.

 

A seguir, repasso as informações que julgo importantes para quem quiser ir (além das suprarelatadas):

 

1- VOOS - CHEGADAS

 

a) Para chegar em Bogotá, fomos de milhas TAM. 15000 pontos por trechos. É importante que se saiba que a TAM não faz mais São Paulo-Bogotá, quem faz é a LAN. Então, no trecho nacional até Guarulhos, fomos de TAM e de lá até Bogotá, fomos de LAN, uma ótima companhia. Para quem voa muito de TAM, como eu e minha esposa, sabe que para voos da própria TAM, dentro da América do Sul, não há restrições de assentos. No entanto, a LAN tem assentos limitados para passagens compradas com milhas. Portanto, se for usar os pontos da TAM, compre no limite dos 90 dias anteriores ao voo em que a TAM permite comprar, para poder conseguir vaga no avião da LAN.

b) Não tinhamos tempo para ficar em Bogotá. Então, para chegar em San Andrés, procuramos um voo imediato a nossa chegada em Bogotá, às 18:40h. Conseguimos um voo da LAN para ás 01:10h da madrugada, chegando em San Andrés às 03:15 da madrugada. Fomos de milhas Lan. Compras pelo site http://www.lan.com.

3) Para chegar em Providência, compramos passagens pela companhia aérea SATENA, por seu próprio site: http://www.satena.com. Super tranquilo. Custo de $ 429000,00 para 2 pessoas, ida e volta.

4) Volta de San Andrés a Bogotá pela AVIANCA (http://www.avianca.com). O voo da LAN de retorno ao Brasil sai de Bogotá às 05:35 horas. Pegamos o voo da Avianca das 22:20h, que chegou em bogotá umas 00:30h.

 

2- HOSPEDAGEM

 

a) San Andrés. Ficamos hospedados em 2 locais diferentes, um na chegada e outro na volta de Providência.

- Hostal Mar Y Mar. Email: [email protected]. F: +573176572436. End.: Av. Colômbia 1-32. Proprietários: Javier e Clara. Preço de $ 120000 (uns U$S 67,00) pesos colombianos, sem direito a nenhuma refeição. Reservamos pelo booking.com (nota de avaliação no booking.com acima de 9). É uma pousada nova, inaugurada há poucos meses. Só possui 3 quartos, com mais um sendo construído. Os quartos possuem ar condicionado, frigobar, TV de tela plana com canais a cabo, água quente, microondas. O quarto é muito novo. A localização da pousada não é no centro. Fica num local super tranquilo, perto do hotel Decameron Mariland (se não me engano). Creio que do hostal até o centro, são cerca de 1000 metros de uma caminhada tranquila pela peatonal (calçadão da beira mar). A praia peatonal fica bem perto da pousada. Seus proprietários, Javier e Clara, são excelentes. Super prestativos. Como exemplo da boa vontade deles, citamos a tentativa de reservar alguns passeios para nós, e o fato de guardarem nossas malas quando fomos para Providência. Para a chegada a San Andrés, o Javier tinha reservado um taxi para nos buscar por $ 18000 (uns US$ 10,00). Viajamos tranquilos. Porém, quando chegamos, o tal taxista não estava lá com uma plaquinha com nossos nomes. O Javier também tinha nos dito que qualquer problema, podíamos ligar para ele. Então, liguei. De pronto ele falou que o taxista dormiu e ele mesmo foi nos buscar sem nos cobrar nada por isso. Um detalhe importante é que o hostal não tem nome. Portanto, é bom mesmo reservar um taxi com o Javier. O curioso é que os taxistas de San Andrés são meio perdidos. Não sabem direito onde são as pousadas mais simples. Tivemos problemas para encontrar a pousada Cli´s Place , quando voltamos de Providência. Por último, vale a observação de que o hostal não possui internet WIFI disponível, o que acaba fazendo falta.

 

- Posada Nativa Cli´s Place. Email: [email protected]. F: 57 (8)5120591. Celular: 573144908850 e 573176559775. Preço: $ 100.000,00 pesos bolivianos pela diária. Localizada bem no centro de San Andrés, na avenida 20 de Julio. Para achar, fique atento a uma praça que tem na avenida uma quadra antes da praia. A pousada fica ao lado da praça. Tem o nome pintado num muro. Também é uma ótima opção para ficar em San Andrés. Os quartos não são tão bons e novos como os do Hostal Mar y Mar, mas atendem. Ficamos num quarto com ar condicionado, TV. A água é fria. Não tem frigobar, mas tem uma cozinha à disposição, podendo utilizar a geladeira e fogão para cozinhar. A dona da pousada, a senhora Cleotilde, é uma simpatia só. Ficamos apenas 2 dias nesta pousada, quando retornamos de Providência, mas a recomendo bastante se você não se importa com o luxo dos grandes hoteis. Para mim e minha esposa, o que importa é o lugar. Hotel, basta ter uma boa cama e um com ar condicionado (a ilha é bem quente).

 

b) Providência

- Hotel Sirius. Site: http://www.siriushotel.net. Email:[email protected] F: 0057-8-514-8213. Gerente: Sr. Paulino. Preço da diária de um quarto de casal: $ 165000,00, com café da manhã. Preço este conseguido depois de chorar muito. Ele queria nos cobrar cerca de $ 185000,00. O hotel Sirius é muito bem localizado e tem um excelente custo benefício. Fica na Bahia Suroeste da Ilha (southwest bay), a maior praia da ilha (uns 500 metros de areia). O hotel fica a beira mar. Para os mergulhadores, como nós, ele é excelente, porque possui um centro de mergulho próprio. O Paulino, gerente do hotel (o dono do hotel é um Suíço de 25 anos que o recebeu de herança e vive na Suíça) é super gente fina. Quando chegamos ao hotel nos levou ao restaurante, onde há um mapa da ilha, explicou um pouco sobre a ilha e o que havia para se fazer. Explicou que Providência está fora dos grandes centros de turismo, daí não possuir grandes hoteis. De fato, constatamos que a ilha tinha poucos turistas, quando comparado com San Andrés. O Paulino ainda nos deixou ingressar no quarto do hotel ainda na parte da manhã, por volta das 10h e fazer o checkout por volta das 15 horas, já que nosso voo era perto das 17 horas. Quanto ao hotel em si, ele poderia estar mais bem cuidado. Os quartos possuem ar condicionado, TV, frigobar e são bem espaçosos. Dormimos numa cama gigantesca, equivalente a 2 de casal normal. No entanto, notamos que alguns quartos necessitam de pequenas reformas. A parte externa do hotel também necessita de um pouco mais de cuidados. Creio que é porque talvez o Paulino não tenha autonomia para gastar com reformas. O dono do hotel raramente vai a ilha e segundo o Paulino só quer saber do que foi apurado. Quanto ao café da manhã, é razoável. É meio estilo americano. Frutas, suco, café, ovo, manteiga, geleia e pão. De qualquer forma, o hotel Sirius é altamente recomendável, principalmente por estar de frente para um mar maravilhoso e ter acomodações suficientes para quem quer ter dias relaxantes na frente do mar maravilhoso do caribe."

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Olá,

De Bogotá até San Andrés são cerca de 2 horas de avião. De Cartegena até San Andrés, creio, são cerca de 1,5 horas, se o voo for direto.

San Andrés está quase na Nicarágua, bem longe da Colômbia.

Não sei se há barco para lá a partir de Cartagena ou vice-versa. Mas, mesmo que haja, eu não recomendaria. É longe demais e você perderia muito tempo no mar.

A passagem a partir de Bogotá custa cerca de US$ 130,00 se você comprar com antecedência. Tente as companhias LAN, AVIANCA E COPA. Algumas delas ou todas, não sei ao certo, também fazem o trecho a partir de CArtagena.

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  • 2 semanas depois...
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Pessoal,

 

Eu pretendo ir para Colômbia em Fevereiro no máximo em Março, mas eu vou por agência, sendo que a minha agente sempre tem roteiros bem interessantes e flexíveis onde eu consigo incluir o meu roteiro pessoal e, apesar do custo maior, ela sempre consegue ótimos preços de pacotes.

Eu já li vários tópicos, mas todos de um ano para cá, pois além do meu tempo estar curto para planejar, eu penso que muito para trás as infos ficam meio desatualizadas.

Sendo assim, eu gostaria de confirmar algumas questões de quem foi agora e outras que eu ainda tenho dúvidas.

 

Vamos lá...

 

1) Faz diferença a ordem dos lugares: Bogotá, Cartagena e San Andres? (Saindo do RJ)

2) 3 dias em Bogotá, 3 dias em Cartagena e 4 dias em San Andres são suficientes? (Eu nunca fiz mergulho e no máximo faria aquele de superfície com máscara)

3) Eu só posso gastar até 7 mil de Brasil-Colômbia / Colômbia-Brasil, ou seja, tudo mesmo, desde o pacote até todos os gastos diários, passeios e compras no período da viagem. É suficiente ou eu ficarei apertada?

4) Eu tenho que levar dólares e trocar por pesos colombianos para tudo ou apenas para os gastos básicos (como alimentação e ingressos) e o restante eu pago diretamente em dólar? E VTM é muito bem aceito, assim como cartões de crédito (principalmente Mastercard)? (Eu não tenho dólares...teria que comprar...tanto VTM como papel moeda - e pelo visto peso colombiano no RJ eu não vou encontrar)

5) É recomendado algum outro lugar como Villa Leyva? (Me parece apenas um centro histórico que não compensa o custo de deslocamento)

6) Não ir para Providencia é uma perda muito grande? (Me parece similar a San Andres, só que com mais opções de mergulho para quem pratica)

7) Os passeios de barco compensam ser comprados diretamente no porto e estes passeios são recomendados se realizados por lanchas e não por barcos (por serem lotados como uma escuna)?

 

É isso (tudo)! :)

 

Abraços,

 

*Ah...só mais uma pergunta: Pelo que eu já conversei com algumas pessoas e eu li nos tópicos, esses 3 lugares não precisam de muito planejamento para montar um roteiro, já que são cidades com tudo muito central e que é possível fazer tudo à pé ou alugando carrinho de golf (Bogotá / Cartagena) e lancha (San Andres), certo ou errado?!

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  • Membros de Honra

Angélica.. Respostas:

 

1) A ordem é essa mesmo, Bogota, Cartagena, San Andres ( veja que alguns voos, mesmo saindo de Cartagena fazem escala em Bogota ( Hub da Avianca ), mas não é possivel fazer stopover.

 

2) Sim, dias suficientes.

 

3) Grana mais do que suficiente considerando 10 dias apenas.

 

4) Somente Peso em Bogota e Cartagena. EM San Andres alguns Dutty Free aceitam Dollar. Leve Dollar e troque em Bogota, que será o melhor cambio.

 

5) Todo lugar novo e desconhecido é interessante de ser visitado, entretanto Leyva realmente é fora de mão. A não ser que vá de aviao. Se fosse pra escolher outro lugar, iria pra Medellin.

 

6) Todo lugar novo e desconhecido é interessante de ser visitado, so que realmente Providencia é mais roots que S.Andres.

 

7) Em Cartagena, compre diretamente no porto e faça a opção por lancha rapida ( muito mais rapido, pois no trajeto não a muito o que ver ) para conhecer a Playa Blanca e Rosario. Em San Andres, barco so se for mergulhar, pois a Ilha e suas praias ja te oferecem programas suficiente para 4 dias.

 

Ultima pergunta: Errado, muito errado!! Planeje, pesquise, leia relatos, guias etc. Bogota é uma cidade de 8 milhoes de habitantes ( maior que BH por exemplo ), cartagena tem a cidade nova e a cidade velha ( amuralhada ) e elas são bem distantes uma da outra. Mesmo na cidade amuralhada, andar pé é desgastante. San andres é uma ilha de 26 km² e la sim, carrinho de Glf ou motinha são as boas pedidas.

Veja, seu conceito estava todo errado em relação as cidades. Por isso é muito importante pesquisar, reunir o maior numero de informações, saber onde ir, comer, dormir como se locomover etc. Achar que ir pra qualquer lugar sem planejamento é facil cria os mitos e fracassos de uma mochilada.

 

Boa pesquisa, otima leitura e uma excelente trip!!

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Angélica, tentarei te ajudar dentro do possível.Vamos lá.

"1) Faz diferença a ordem dos lugares: Bogotá, Cartagena e San Andres? (Saindo do RJ)"

Não conheçi Bogotá, mas conheci bem Cartagena e San Andrés. Eu faria exatamente na ordem indicada.

 

"2) 3 dias em Bogotá, 3 dias em Cartagena e 4 dias em San Andres são suficientes? (Eu nunca fiz mergulho e no máximo faria aquele de superfície com máscara)"

FAlarei do que conheço. Para Cartagena, acho bem a conta. Se você ficar 3 dias inteiros, acho que será suficiente. Para San Andrés, se você ficar os 4 dias inteiros, dará para aproveitar bem também se você não pretende gastar uns 2 dias só com compras (rsrsrsrs). Dá para fazer passeios como volta a ilha de moto ou carro, Cayo Bolivar, John Cay e Aquario, entre outros.

 

"3) Eu só posso gastar até 7 mil de Brasil-Colômbia / Colômbia-Brasil, ou seja, tudo mesmo, desde o pacote até todos os gastos diários, passeios e compras no período da viagem. É suficiente ou eu ficarei apertada?"

Eu acho que se você não for ficar em hoteis caros, acho que dá. Eu mesmo fiquei em pousadas, com bons preços (veja as informações acima).

 

"4) Eu tenho que levar dólares e trocar por pesos colombianos para tudo ou apenas para os gastos básicos (como alimentação e ingressos) e o restante eu pago diretamente em dólar?

E VTM é muito bem aceito, assim como cartões de crédito (principalmente Mastercard)? (Eu não tenho dólares...teria que comprar...tanto VTM como papel moeda - e pelo visto peso colombiano no RJ eu não vou encontrar)"

Acho que não é uma boa idéia levar VTM para San Andrés. Talvez seja aceito em Cartagena. Eu levaria só dólares e lá trocaria por pesos colombianos. Cartões de crédito, como visa, amex, e mastercard, são bem aceitos."5) É recomendado algum outro lugar como Villa Leyva? (Me parece apenas um centro histórico que não compensa o custo de deslocamento)"

Nâo conheço.

 

"6) Não ir para Providencia é uma perda muito grande? (Me parece similar a San Andres, só que com mais opções de mergulho para quem pratica)"

Para mim é uma perda imensa. Providência é uma ilha muito diferente de San Andrés.Enquanto San Andrés tem uns 90.000 habitantes, providência tem apenas uns 4500. Enquanto Providência é uma ilha vulcânica, com muita mata, San Andrés é uma ilha coralínea, bem mais plana. Providência tem um povo mais acolhedor, que te cumprimenta na rua. Providência não é uma ilha muito turística. Não possui grandes redes de hoteis, apenas pousadas (algumas muito boas). San Andrés possui grandes resorts e tem turismo de massa. As belezas das ilhas também são distintas. O mar de San Andrés é mais azul, enquanto o de Providência é mais verde. Ambos, são maravilhosos. De fato, Providência é melhor para mergulho. Mas, a ilha não vive só de mergulho. Tem muito o que fazer, como ótimas praias, trilhas, e muito mar para tomar aquele banho caribenho. Providência é fantástica. Se você ler alguns relatos postados aqui no mochileiros, muitas relatam que quando retornam para San Andrés, esta ilha meio que perdeu a graça. E eu concordo plenamente. Gosto é subjetivo, mas garanto que se você for a Providência, não se arrependerá. 3 dias lá, dá para conhecer legal.

 

7) Os passeios de barco compensam ser comprados diretamente no porto e estes passeios são recomendados se realizados por lanchas e não por barcos (por serem lotados como uma escuna)?

É fácil comprar os passeios de barco. Em San Andrés, vc compra em qualquer lugar (no cais, na rua, nas agências, nos hoteis). Em Providência, você compra no próprio hotel.

 

"*Ah...só mais uma pergunta: Pelo que eu já conversei com algumas pessoas e eu li nos tópicos, esses 3 lugares não precisam de muito planejamento para montar um roteiro, já que são cidades com tudo muito central e que é possível fazer tudo à pé ou alugando carrinho de golf (Bogotá / Cartagena) e lancha (San Andres), certo ou errado?!"

 

Quanto a Cartagena, acho que lá é melhor andar de taxi. Dentro da ciudad amurallada, você anda a pé. Em San Andrés, você anda a pé e, para dar a volta na ilha, aluga carrinhos de golf ou moto (scooter). Em Providência, é bom alugar uma scooter também.

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  • Membros

Leo e Copaes,

 

Super obrigada pelas dicas!

 

Eu estou me sentindo meio perdida, pois ao contrário das últimas viagens que eu planejava com pelo menos 3 meses de antecedência, agora eu tenho apenas 1 mês, pois eu tive que marcar férias de uma semana para outra.

 

Gosto de pesquisar bastante e eu sempre pego os guias do fórum e insiro todas as demais infos que eu vou lendo no fórum, na internet e guia comprado, e após, eu monto um roteiro com todos os pontos já divididos por dia de acordo com a localização dos lugares nos mapas.

 

Mas eu tenho receio de não conseguir fazer tudo isso em tão pouco tempo e eu estou ficando ansiosa! Rs

 

Abraços,

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  • Silnei changed the title to San Andrés

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    • Por arielbrothers
      Olá!
      Minha esposa e eu recentemente lançamos um blog de relatos das nossas viagens pelo mundo, em formato meio que de diário, mas também com posts com informações das nossas viagens como preços das atrações, transportes utilizados e mapas percorridos em cada dia. Para quem quiser conferir, o endereço é osmochilinhas.com, mas pretendemos publicar na íntegra os relatos aqui no blog dos mochileiros também. Terminamos a pouco o nosso relato de 35 dias que passamos no sudeste asiático em 2016, que você pode conferir aqui.
      Iniciamos agora nosso relato dos 14 dias que passamos na Colômbia em 2017, entre Cartagena, Medellin e San Andrés. Espero que gostem dos relatos e que ajudem outro viajantes que pretendem conhecer a Colômbia a planejar a sua viagem. Segue então:
       
      COLÔMBIA 1º Dia - Chegando à Cartagena (24/04/2017)
      Entre 2016 e 2017 houve uma explosão de promoções para Cartagena e San Andrés pela Copa Airlines. O preço mais baixo foi de 600 e poucos reais ida e volta de São Paulo. Saindo de Porto Alegre, chegando em Cartagena e saindo por San Andrés conseguimos no fim por pouco menos de 900 pilas para abril de 2017.
      Saímos na madrugada do dia 23 de abril de Porto Alegre e chegamos em Cartagena na manhã seguinte, fazendo ainda uma conexão de 20 minutos no Panamá, que achávamos que seria correria mas no fim foi bem tranquila.
      No pequeno aeroporto de Cartagena, trocamos um pouco de dinheiro para pagar nosso transporte até o hostel. Como na casa de câmbio só haviam nos dado uma nota grande, tivemos que trocar por menos já que havíamos lido que o ônibus em Cartagena custava 1.000 pesos colombianos (CUP) (na época 1.000 pesos equivaliam mais ou menos a 1 real). Para isso, dentro do aeroporto mesmo compramos um sorvete e já de primeira percebemos como a Colômbia é um país muito barato. 1 Sorvete, dentro do aeroporto, que no Brasil não sairia por menos de 10 reais, pagamos 3 pilas! E ainda por cima um daqueles "chiques" com cobertura de chocolate quente e tudo mais.
      Sorvetinho diferentão e baratíssimo
      Havíamos lido que, saindo do aeroporto, se andássemos uma quadra pra frente, avistaríamos uma avenida onde passavam os ônibus de linha que poderíamos pegar para o nosso hostel, que ficava dentro da cidade murada, ou melhor, ciudad amurallada. Acontece que chegando na tal avenida, não avistamos nada parecido com uma parada de ônibus e nem vimos ônibus passando. Fomos de uma ponta a outra e nem sinal. Entramos então num mercadinho para perguntar sobre o tal ônibus e nos falaram que para ir até a cidade murada, teríamos que pagar o "táxi coletivo", um táxi compartilhado com tarifa fixa de 5.000 pesos para os dois. Avessos à táxi que somos, entramos em mais um mercado e uma farmácia para perguntar e todos deram a mesma instrução, pegar o táxi coletivo, então foi o que fizemos. A pegadinha aqui é que não tem diferença dos táxis comuns para os coletivos, a diferença é como você pede ele. Fomos bem instruídos por todos os comerciantes que, ao passar qualquer táxi, tínhamos que levantar o dedo indicador e gritar "colectivo" para deixar claro para o taxista que queríamos o valor coletivo e não taxi privado. E deu tudo certo, fomos deixados dentro da cidade murada em uns 20 minutos de corrida por meros 5 pilas.
      Ao descer na muvuca da cidade murada, nos deparamos com mais uma característica marcante de Cartagena: o calor insuportável. Calor insuportável mesmo, do tipo que nunca havíamos sentido, e isso que Porto Alegre no verão é a filial do inferno. Aquele calor úmido que tu é obrigado a entrar em algum lugar com ar condicionado de tempos em tempos sob o risco de começar a ter tonturas da desidratação.
      Demoramos um pouco a se encontrar dentro das ruelas da cidade murada (na verdade não chegamos a nos encontrar nunca), todas estreitas, igualmente belíssimas com suas casas coloniais disputando qual ostenta as flores mais coloridas nas suas varandas (inclusive há uma competição aqui de verdade que premia a casa mais decorada) na região mais turística de Cartagena, e aqui vale a pena começar a falar um pouco sobre essa cidade histórica:
      Cartagena ainda é um dos principais portos das Américas. Aqui por exemplo, é onde saem as balsas que atravessam o estreito de Darién, único trecho sem estradas da Rodovia Panamericana, estrada que liga o Ushuaia ao Alasca. Dito isso, a Ciudad Amurallada é o "local para se estar em Cartagena". Museu a céu aberto, dentro das muralhas concentram-se as principais igrejas da cidade, praças, além de infinitas opções de hospedagem, dos mais variados tipos e preços. O bairro Getsemani, que depois descobrimos ser o bairro com a melhor noite de Cartagena, e que fica do ladinho da muralha, também é ótima opção para se ficar, mas os preços não mudam muito. Há também a região "das praias", Bocagrande, mais elitizada, com prédios altos modernos e apelidada de "Miami" da Colômbia.
      Depois de se perder um pouco e ter a sensação de passar 10 vezes na mesma rua, finalmente achamos nosso hostel, o Casa Roman, quase na esquina da entrada da ciudad amurallada, onde fica a instagramável Torre del Reloj. Este hostel na época estava recém inaugurando, então estava com um preço absurdo de barato (15 reais o quarto com 8 pessoas), no entanto, não possuía cozinha na época e ainda estava meio com as instalações não totalmente prontas (hoje eles já dão café da manhã e tem até piscina!), mas como eles queriam angariar clientes, o atendimento era excelente e deixavam o ar condicionado no quarto ligado 24 horas, coisa rara nos hostels por aqui (e que faz muita diferença!).
              Entrada principal da cidade murada, a Torre do Relógio
      Como ainda era cedo pro check-in, deixamos nossas mochilas no hostel e fomos procurar um lugar para almoçar. Primeiro fomos trocar dinheiro e recebemos a dica de fazer o câmbio nos fundos de uma joalheria que ficava bem embaixo do nosso hostel, e foi a melhor cotação que conseguimos em toda Colômbia disparado! Mais um ponto pro hostel. Não estávamos ainda habituados com os preços e como funcionava os restaurantes colombianos, então entramos no primeiro que vimos com um tiozinho chamando os fregueses na porta e que era bem caseiro e achamos que era um preço bom, numa ruazinha dentro da cidade murada, o equivalente a 12 reais por pessoa. Mal sabíamos que dava pra almoçar por menos e, se tiver com pouca fome, dá pra pedir só um prato para os dois, pois os almoços na Colômbia são sempre nesse rito: tem a sopa de entrada, a comida farta e mais um suco "de açúcar" no fim, tudo incluído.
      Almoço farto, sempre acompanhado de suquinho doce e sopa de entrada
      Depois do almoço então, começamos "oficialmente" a desbravar a ciudad amurallada, que é um lugar para conhecer sem pressa. Cada esquina você se depara com um monumento, uma igreja histórica e conservada, uma pracinha, isso sem contar as casas coloniais coloridas com suas sacadas todas decoradas com flores e ornamentos.       Belíssimas ruas da cidade murada de Cartagena
      Só tem que tomar cuidado para não se desidratar com o calor, por isso, fomos "obrigados" a parar em cada esquina para nos hidratar com as fraquinhas (mas boas) cervejas colombianas. Cervejas colombianas são duas as principais: a Aguila, bem aguada e mais barata (2 reais a latinha) e a Club Colombia, mais encorpada, com versões red, black e gold, mais carinha (2,50 a latinha). Ambas são fraquinhas, perfeitas para tomar no calorão.       Se "hidratando" nas ruas de Cartagena. Na primeira foto um bar todo com motivos soviéticos, que fomos no outro dia, muito legal.
      Outra coisa muito legal que tem por lá em abundância, igual ao que já tínhamos presenciado no sudeste asiático, são as barraquinhas de rua vendendo frutas em potes, já descascadas e com um palito, prontas pra tu sair andando e comendo: melancia, mamão, manga, abacaxi, morango e mais algumas típicas da Colômbia. Tri bom para espantar um pouco o calor, e saudável ainda por cima, coisa que não sei porque não vemos aqui no Brasil. Ah! E preços do tipo que: a fruta mais cara custava 2 reais. Fomos caminhando em direção ao mar, já se preparando para vermos o por do sol no oceano. Nessa parte da muralha que fica voltada para o mar, você consegue subir nela e caminhar por um trecho bem longo apreciando um visual incrível da baía e da própria muralha, que é fantástica e muito bem conservada neste trecho!
            Passeando por cima da muralha. Na primeira foto, que será que fazem ali naquela casa?
      Ao longo da muralha foram mantidos vários "canhões" conservados também que dá pra dar uma ideia do espaço de mira que tinham os espanhóis para alvejar os barcos invasores, além de várias "guaritas" de controle da costa.           Depois de caminhar um grande trecho da muralha, sentamos na beiradinha do muro para apreciar um pouco o movimento na costa, dando uma primeira conferida no mar do caribe e assistindo uma gurizada de colégio jogando um futebolzinho e usando a muralha de goleira.
        Curtindo a costa de Cartagena
      Quando começou a baixar o sol, sentamos para tomar uma cerveja no famoso bar que fica em cima da muralha, famoso por ficar num local privilegiado para assistir o por-do-sol, o Café del Mar.   Parte da muralha onde fica o Café del Mar. Ao fundo os prédios do bairro de Boca Grande, apelidado de Miami da Colômbia.
      O lugar é elitizado e não vale muito a pena não. Daria para comprar umas cervejas no mercado e assistir ao pôr-do-sol do mesmo jeito uns 500 metros mais a frente na muralha de graça.     Café del Mar
      Tomamos só umas duas Club Colombias a 6.000 pesos cada e assistimos o espetáculo que é o por-do-sol no mar em Cartagena, contrastando com as muralhas já se iluminando e os prédios de Bocagrande ao fundo. Sensacional!   Por do sol de Cartagena
      Já noite e ainda um calor infernal, demos mais uma volta dentro da cidade murada que está sempre bem movimentada, então dá pra caminhar tranquilo qualquer hora do dia.       Torre del reloj à noite
      Costeando a parte leste da muralha, parte que já não existem mais muros, voltada para a a Avenida Venezuela, lugar que dizem ser um pouco perigoso mas que não achamos não e acho que esse preconceito é só porque é um lugar mais "centrão", com muitas galerias e com lojas de roupas de "procedência duvidosa" e frequentado mais por moradores do que por turistas, encontramos um supermercado que vendia latinhas de ceva geladas por 1 real! Dessa vez tratamos de decorar a rua para poder voltar sempre hehehe. Chegando no hostel, fomos tomar banho para se refrescar e, para nosso desespero, o chuveiro, e isso que lá em Cartagena não existe chuveiro elétrico (acho que nem nunca precisaram por lá) saía água quente, um horror! Dava mais calor ainda.
      Fim da noite tentamos ficar um pouco na área comum do hostel mas era impossível, na época não havia ar condicionado ali, então, sem condições de aguentar o calor.
    • Por feoliveiraa
      Hoje vim contar o meu relato de viagem para Colômbia em Março de 2020.
      Primeiramente eu voei pela Copa Airline e paguei R$ 1.484,00 saindo do Rio até Cartagena ida e volta com escala no Panamá e comprei um voo interno pela wingo paguei 377,00 ida e volta para San Andrés.
      Enviamos dinheiro via Western Union, foi o meio mais vantajoso sem duvidas! conseguimos sacar em Cartagena sem problemas. Fiz a viagem com meu namorado e mais um casal de amigos.
       
      Cartagena 02/03 até 06/03
      Resolvemos nos hospedar em Bocagrande devido ao custo beneficio , hospedagens melhores com preços mais acessíveis, apesar de ler muito sobre as vantagens de se hospedar dentro da cidade amuralhada, não nos arrependemos, tinha táxi facilmente e com preço bem acessível, normalmente pagávamos 10.000 pesos para nos locomover (cerca de 13/14,00). Alugamos um apartamento pelo airbnb bem confortável por um preço bom. Chegamos dia 02/03 por volta de 00:00 e só descansamos, no dia 03 fomos fazer o saque pelo western union que foi super tranquilo, logo depois encontramos com a Juliana do the experience travel, ela é Brasileira, fechamos os passeios de Cartagena com eles e valeu super a pena, atendimento de primeira. Andamos um pouco pela cidade, e a tarde fomos ao café del mar, eu gostei bastante do lugar, ambiente super agradável, por do sol perfeito, mas achei o atendimento bem ruim.
      No dia 04 fomos para Casa en el Agua, apesar de pouco falado vale muito a pena, é um hostel no meio do mar, com pessoas do mundo inteiro em um estilo bem roots, os quartos são bem simples, tem opção de dormir em rede também, o banho é com balde, não possui internet, apesar do perrengue eu amei a experiencia, acho uma noite suficiente. Somente uma empresa faz esse trajeto que leva 2hrs de barco (Tranq it easy)  tem que ficar atento para conseguir comprar, as vagas do hostel abrem com 3 meses de antecedência e esgotam rápido.
      No dia 05 chegamos da Casa en el Agua e fizemos um passeio incrível que chama Sibarita Master, um passeio de barco open bar para ver o por do sol que começa as 17:00 e termina as 19:00, não deixem de incluir no roteiro porque realmente é demais!
      Não tenho restaurantes para indicar em Cartagena pois resolvemos fazer as refeições no apartamento para economizar, fizemos uma compra no mercado e cozinhamos todos os dias.
       
      San andrés 06/03 até 11/03
      Chegamos em San andres a tarde, ficamos em um apartamento em um local um pouco distante do centro (20 min) alugamos também pelo airbnb, diferente de Cartagena os preços em San Andrés para hospedagem são mais elevados e com pouca comodidade, não aconselho ficar longe do centro pois tivemos dificuldade para pegar táxi, o apartamento só tinha água salubre e fria, tivemos que comprar galões de água mineral para tomar banho, pelo que li praticamente a ilha toda é assim, somente os melhores hotéis possuem água doce e quente. Fechamos nossos passeios com o Diego bem conhecido por lá e super indico, foi super atencioso e fez preços melhores em tudo. Usamos o dia para fechar os passeios e andar pelo centro.
      No dia 07/03 fizemos o tour ilha de Johnny Cay e Acuario saindo as 9:00 e voltando as 15:00, pagamos 43.000 pesos cada (58,00) achei bem bagunçado no inicio, ficamos esperando nosso barco sair e atrasou um pouco. A chegada em Johnny cay é um caos, o barco balança muito devido as ondas, é bem difícil se equilibrar para descer do barco, vi pessoas caindo, realmente para quem vai com criança ou idoso é difícil, sem contar que o trajeto molha bastante, leve bolsa impermeável. A ilha é linda, estava um pouco cheia mas não me incomodou em nada, o mar achei muito agitado, o almoço é incluso e achei a comida gostosinha. Em seguida fomos para o Acuario ficamos pouco tempo por la, aconselho separar um dia para fazer somente ele pois é perfeito, água transparente e é incrível fazer snorkel com tantos peixes, um dos lugares mais lindos que já vi, porem estava um pouco cheio.
      No dia 08/03 fizemos um passeio que chama Ibiza Sai que é um bar flutuante no meio do mar azul, saímos 11hrs e o retorno você pode escolher entre 14:00, 16:00 ou 18:00 voltamos no ultimo horário, pagamos 68.000 pesos (92,00) inclui uma bebida de boas vindas, o que você consumir paga a parte, no entanto conheci uma brasileira que pagou somente 20.000 pesos, ela chegou na marina e pegou um barco que levou até la. Lugar simplesmente perfeito! musica boa, bebida boa, um mar incrível demais, amei muito! quem for para San Andrés tem que fazer esse passeio. Jantamos no restaurante el peruano, pedi um prato com carne de boi particularmente não gostei muito, porem meus amigos pediram pratos que estavam muito bons! acho que super vale a pena conhecer.
      No dia 09/03 alugamos a mule para dar a volta a ilha, pagamos 170.000 pesos para 4 pessoas (cerca de 230,00), levamos um cooler com bebida e fomos parando nos pontos legais, primeira parada foi em West View que tem aproximadamente 5 metros de profundidade, possui um trampolim e um tobogã, para quem não sabe nadar eles alugam colete e snorkel. o lugar é lindo, tem muitos peixes mas estava cheio. Em seguida paramos no letreiro de San Andres, existe um maior que está sempre cheio, esse estava vazio. Em seguida passamos no Hoyo Soplador, não achei nada demais, paramos para tomar a famosa limonada de coco que é perfeita. Outra parada obrigatória é a rua super famosa que a galera para para fazer fotos, uma paisagem perfeita. Fizemos algumas paradas nas praias de San Luis que são lindas! e terminamos no Beach Club Aqua que fica em San Luis, amei o lugar! ambiente gostoso, decoração linda, comida muito boa. para terminar o dia jantamos no Café Café, não gostei da comida e o atendimento achei muito ruim, atendentes pouco simpáticos, não recomendo.
      No dia 10/03 fizemos as 9:00 o tão falado voo de parasail, pagamos 139.000 pesos (cerca de 188,00). Esse passeio ia ser o primeiro a se fazer pois depende de como está o vento no dia e por esse motivo só conseguimos fazer no final, nada mais é do que um paraquedas sendo puxado por uma lancha, realmente é muito lindo ver o mar la de cima, é perfeito! eu tenho medo de altura então fiquei tensa o passeio inteiro, mas realmente vale a pena incluir no roteiro. No resto do dia andamos pela cidade, não deixem de provar as paletas e bubble waffle (sorvete maravilhoso com waffle). Almoçamos no Beer Station super recomendo, parece um "outback" comemos uma costela com barbecue e batatas, dividi com meu namorado e ficamos muito satisfeitos, prato grande e muito saboroso. A noite fomos no famoso restaurante La Regatta, não conseguimos fazer reserva então fomos cedo (18:00) e conseguimos lugar, mais tarde a fila ficou enorme, ambiente maravilhoso, ótimo atendimento e pratos perfeitos, eu pedi o pescado San Andrés 46.500 pesos (63,00) e meu namorado o pescado Providência 50.200 pesos (68,00). Os dois estavam maravilhosos! achei o preço ok, se comparado com um restaurante assim na minha cidade gastaria até mais.
      No dia 11/03 (nosso ultimo dia em San Andrés) passamos a manhã na praia central que é muito linda! tivemos pouco tempo para curtir essa praia tão charmosa, almoçamos na hamburgueria El Corral, super recomendo! a tarde andei pela cidade e fiz algumas compras.
      Sobre compras em San Andres, existem varias lojas falsificadas, eu comprei varias coisas na loja JR que é confiável e tudo valeu a pena, comprei produtos de beleza. De fato pesquisei todos os preços e tudo que comprei valeu a pena comparando com os preços do Brasil.
       
      Cartagena 11/03 até 14/03
      Voltamos para Cartagena, dessa vez ficamos em um hotel próximo ao aeroporto (hotel summer cartagena), não recomendo pois achei longe do centro, gastamos mais com taxi, mas o hotel é bom, quarto confortável e café da manhã ok. chegamos no dia 11/03 e descansamos. 
      No dia 12/03 fizemos o passeio para ilha privativa Bora Bora de 9:00 até 15:00 pagamos 218.500 pesos (com taxas) por pessoa com almoço e um drink (cerca de 295,00), gostamos muito! o Lugar é lindo demais, estrutura maravilhosa, atendimento de primeira, DJ tocando o dia todo, como vão poucas pessoas por dia é super exclusivo, o almoço você pode escolher o típico arroz de coco com patacones e pescado ou filé de frango com arroz branco, eu fui no prato típico e confesso que não gostei muito, o arroz de coco é bem adocicado. Teve promoção de 2 drinks por 30.000 pesos (40,00). O mar é maravilhoso, calmo, pena que passa muito rápido. Sobre o trajeto de volta que é bem falado devido ao mar agitado, eu estava bem receosa e pelo menos o dia que fui a volta foi "tranquila", as pessoas que sentaram atras molharam bastante, eu fiquei no meio e não tive problema.
      No dia 13/03 aproveitamos para andar pela cidade amuralhada e Getsmani, fomos em muitas lojinhas, o artesanato la é bem forte, comprei bolsas lindas feitas a mão e lembrancinhas, infelizmente não deu tempo de ir no Castelo de San Felipe. As Ruas em Cartagena são uma graça, casinhas coloridas, é tudo encantador!
       
      Panamá 14/03
      Chegamos no Panamá 8:00 e pegamos uma escala de 13hrs propositalmente para conhecer a cidade, existem tours no panamá para conhecer os principais pontos turísticos mas resolvemos ir por conta própria, a moeda é o dólar, achei os preços bem altos de táxis e alimentação, já que o dólar estava tão alto. Íamos pegar um táxi até a cidade antiga, Casco Viejo porem estava cerca de 20 dólares, conseguimos conectar no wifi do aeroporto e pedir um uber (que ainda é ilegal) e foi super tranquilo, ficou 10 dólares e chegou rápido. Andamos por Casco Viejo para conhecer, e é muito charmoso, gostamos muito. Depois pegamos um taxi até o shopping Multiplaza também por 10 dólares, o shopping é enorme, tem lojas perfeitas mas a maioria não valia a pena, comprei coisas na forever 21 que estavam em promoção, em seguida fomos em mais 2 shoppings Multicentro e Albrook, achei uma loja com calças jeans perfeitas por 5 dólares, enfim ficamos batendo perna pelos shoppings, nosso voo de volta era as 21:20, voltamos com antecedência para o aeroporto, a cidade moderna é muito linda! prédios lindos, todos muito bem conservados, cidade limpa, gostei muito! 
       
      E é isso! espero ter ajudado.
      algumas observações: não se esqueçam do certificado de vacinação de febre amarela, pode ser emitido online com no minimo 10 dias de antecedência (não deixe para ultima hora!), se você já tomou a vacina não precisa tomar de novo pois vale por toda vida, basta ter o cartão de vacina.
      a tarjeta de turista para entrar em San Andrés eu comprei no aeroporto de Cartagena antes de embarcar (não me lembro bem mais foi cerca de 120.000 pesos).
      Fiquem atentos com o peso da mala, as companhias low cost (wingo e viva air) são muito rígidas com peso, eu fui pela Wingo e antes de fazer o check in fui em um guichê e pesei as malas e estavam passando o peso, tive que abrir e distribuir.
      O aeroporto de San Andrés é um caos, para o voo de volta chegue cedo, as filas ficam enormes!
      Vi muitos relatos de pessoas falando que San Andrés não tem estrutura, que não gostaram da ilha, falando mal da comida, eu particularmente amei muito! realmente a ilha não tem uma estrutura top, se você realmente não se importa apenas vá! quem não gostou com certeza são pessoas com padrão de vida elevados que não conseguem curtir um lugar mais simples, sobre a comida eu não gostei da comida típica porem comi todos os dias coisas diferentes, tem mil opções com preços bons não precisa necessariamente comer só pescado e arroz de coco.
      Todos os passeios de Cartagena fechamos com a The Experience Travel e de San Andres com o Diego, eu aconselho fechar os passeios antes para evitar filas e algum tipo de estresse.
      No caso de San Andrés conseguimos desconto em todos os passeios.
       
      Gastei no total R$6.700,00
      fiz todos os passeios que queria, Cartagena economizamos em alimentação, cozinhamos todos os dias.
      San Andrés, comemos fora todos os dias. E no geral da viagem bebemos bastante também, compramos bebidas no dust free do Panamá que valeu a pena.
       
       























      Photos (1).zip
    • Por absfernandez
      Fala camaradas. 
      Sempre vejo os relatos aqui no Mochileiros, no qual me ajudam muito, porém nunca escrevi nenhum relato. 
      Então; com atraso, resolvi escrever este relato (simples e basico e talvez diferente, pois vou dar uma focada em rolês mais alternativos que acabei fazendo), da viagem que fiz em março/2019 para Colombia. Nas cidades de: Bogota - Medellin - Santa Marta - Cartagena - San Andrés. 22 dias
       
      Infelizmente não vou lembrar de tudo com detalhe, pois já faz alguns meses e não anotei nada, ficou tudo na cuca.  Então BORA LÁ.
       
      Resolvi ir para a Colombia em Outubro de 2018, quando já tinha marcado minhas ferias. Minha intenção era ir para Cuba, mas vi que estava bem caro em termo de passagens e o custo local tbm é elevado. Então resolvi Colombia (pela facilidade do idioma e por ser quente, ter praias e o principal pra mim, otimas atrações culturais)
       
      Fechei as passagens com um amigo meu no fim do ano, numa alta do Dólar, e como eu estava com medo de aumentar mais, acabei comprando e depois vi que paguei bem caro. Paguei 2100,00 bozos - ida para Bogotá e volta por Cartagena (de SP) pela Latan. No início do ano, as passagens estavam a R$ 1900,00 e teve o dia das passagens aéreas que acho que foi em fevereiro, e tava R$ 1680,00. Enfim, deixei o chororo de lado e foda-se, passagens aéreas estamos sujeito a isso.  
      Minha ida foi em Março, dia 07. Logo após o Carnaval, então ja fui cansado e empolgado. 
       
      Para toda a viagem fiz um roteiro com antecedencia, no qual nao segui nem um pouco. kkk Mas da uma ajudada. Para quem tiver interessado, segue o link>
       
      https://docs.google.com/document/d/1yD3_KBDKWH_2ylxrT0nFQ4UYQteoHkxtB11zitSmoBc/edit?usp=sharing
       
      1 - PARTE - BOGOTÁ
       
      1º Dia
      Desci no Aeroporto de Bogotá, e tinha que ir para Candelaria, bairro no centro da cidade onde ficam a maiorias do hostels. Durante a viagem, sentei ao lado de uma alemã, no qual já mandei pra ela a ideia de dividirmos um taxi, já que ela ia para um hostel perto do que eu ia. Ao sair, troquei uns 20 trumps no aeroporto, só que troquei na parte externa do aeroporto, infelizmente não me lembro quanto paguei, mas na parte de fora pagam mais do que na interna. 
      Resolvi ficar no Bo Go Hostel, tinha um otimo preço, media de 25 mil cops com café da manhã, o hostel é muito bom, na questão de acomodação e staff, café da manhã. Só não recomendo pelo motivo de ser na parte alta da candelaria, então pra quem gosta de sempre estar saindo, se torna muito cansativo ficar subindo uma ladeira imensa até o mesmo. Pra quem não liga de andar, ÓTIMO (Se forem atras de Hostel, procurem algum proximo ao Chorro de Quevado). O taxi até a Candelaria deu 30mil cops, tinha dado 35, só que dei aquela chorada e rolou. Ai dividi com a Alemã e ja era. 
      Cheguei na Candelaria a noite, de primeira impressao, achei meio sinistro o lugar, pois é bem ermo e cheio de soldados do exercito com fuzil pela rua. O sinistro é só a impressao mesmo, nos outros dias eu estava andando bebado pelas noites no bairro. kkkkk Deixei as coisas no Hostel e fui para o Chorro de Quevedo que é uma pracinha sensacional, onde ha contadores de historias, artistas de ruas, e jovens bebendo e se drogando. (PRA MIM, LUGAR IDEAL PARA FAZER AMIZADES)

      2º Dia
      Sai para comprar um Chip, comprei pelo centro numa loja da claro, 3mil o chip e mais 20mil de plano com internet por 20 dias e face e whatsapp a vontade. Nos camelos o chip sai por 2mil. Fui a Plazoleta Del Rosario, que é uma praça perto do Museu do Ouro que tem algumas casas de cambio, onde ja fiz a troca do dinheiro que levei (la é onde pagaram melhor, de todos lugares que fui). Dei um role pela cidade para conhecer melhor. O tempo estava muito nublado e ao fim da tarde deu uma melhorada, resolvi ir ao Cerro de Monserrate. Do Hostel fui a pé mesmo, deu uns 15 minutos andando, bem de boa e aparentemente seguro.Lembrando gente que achei a colombia bem segura, mas é aquela coisa. Estamos na america latina, sempre ando com cara fechada, ligada, não dou uma de boa gente com ngm,sempre com pé atras. Botava meu boné, agasalho e bora la. 
      Cheguei no monserrate e como estava tarde nao quis subir a pé, que é um rolezinho. Paguei 20mil cops se não me engano para subir de funicular (meio carinho). Ao subir. PUTA QUE PARIU. Que visão de bogotá. Dei uma fumada e fiquei contemplando aquele horizonte e cidade incrivel. Parecia que eu estava jogando Sim City. Lembrando que o Monserrate é um otimo lugar para quem gosta de aves, tem diversas especies aviarias diferentes da nossa fauna. 
       

      Topo do Monserrate 
      Chegando no Hostel, tomei aquele banho e bora pra noite de Bogotá. As meninas do Hostel me chamaram para ir beber com elas no Chorro de Quevado, mas ja tinha me programado para ir em um lugar chamado Latino Power, uma casa de shows meio que balada e centro cultural, com forte ideologia de esquerda (la era meu lugar), vi um show sensacional de uns senhores chamado Estrellas del Caribe, um role puro da colombia, fugindo um pouco da Salsa. La fiz amizade com um Rasta de 70 anos, chamado Lucas, no dia seguinte encontrei o mesmo vendendo artesanato no centro. Ganhei dele uma pulseira e umas flores de maconha (¯\_(ツ)_/¯ ) . 
      Paguei 25k para entrar no Latino Power, a cerveja era 3mil cops. Otimo lugar, fiz algumas amizades onde conversei bastante sobre politica, cultura, etc. 
      Este local fica na região de Chapineiro, onde tem diversas baladas. Fui de uber, paguei uns 12k pra ir e uns 12k pra voltar. La os roles começam depois das 22 hrs. 

      Latino Power | Foto: Vice.com
       
      3º Dia
      Peguei para conhecer Museu do Ouro, Museu Botero, Museu Militar e fiz um bike tour.
      Museu do Ouro, paguei 5k para entrar, fiquei bem pouco tempo, pois acho meio porre essa tara do ser humano por ouro. Mas pra quem gosta é legal. Museu botero é junto com o de arte moderna e é incrivel, a entrada é gratuita. Museu Militar é gratuito tbm, entrei dei uma olhada breve e saí até pq o exercito colombiano não é parametro para museu militar. Estes museus dá para fazer tudo a pé, pois é proximo um do outro e fica na candelaria. 
       
      Conselho extra: prove as frutas da colombia, tenha esta curiosidade. 
       
      Depois fiz o BikeTour, que sai as 10 hrs e as 14 hrs do Chorro de Quevado, o bike tour é de “graça”, eles só pedem uma propina (caixinha colaborativa). Paguei 20k de propina, mas os gringos pagaram uns 40k. Lembrando que em bogotá, medellin, só tem gente branca fazendo turismo, tudo gringo. Então os passeios, sao tudos guiados e explicado em ingles. Eu como sou formado pela escola Joel Santana, nao entendia muita coisa. Então depois das explicações pela cidade, colava ao lado dos guias e eles me explicavam em espanhol. 
      Ps: tive muita dificuldade em socialização nos hostels de bogotá, medellin e santa marta, devido a falta de sul americanos e a minha ineficácia para um ingles social e nao de sobrevivencia.  Mas é um passeio legal a se fazer, pois você sai um pouco da zona do centro onde o walking tour é realizado,. Nesse passeio, voce toma suco com frutas tipicas, sorvete e alguns petiscos, conforme os guias vao passando em alguns lugares, tudo isso de graça. O bike tour é facil, só chegar uns 15 minutos de antecedencia e ver o guarda sol amarelo no Chorro.
      Para almoçar os guias do bike tour me indicaram um restaurante barato e muito gostoso de um Portugues que morava na Venezuela e foi para a Bogotá devido a crise. Se estiverem na de economizar, recomendo o bar deste senhor: Juan Chocolate Restaurante, fica na Calle 12, proximo ao Chorro. Um menu completo sai por 12mil cops. 
       
      No final da tarde fui na La Redada, um centro cultural que fica proximo ao centro tbm. La tem um café com umas opçoes veganas e exposições temporarias. Um otimo lugar para trocar conhecimentos e informações sobre questoes sociais. 
      (Se você que esta lendo, é conservador, vota no Bozonaro, nem recomendo ir nesses centros culturais, pois vao estar cheio de ptistas kkkkkk)

      Em algum lugar de Bogotá
       
      Chegando muito cansado no hostel, oq fiz ? Descansar que não foi. Me arrumei e fui ao Theatron, uma balada LGBTQ+ em Bogota, que é considerada a maior balada gay da america latina. Sou hetero, mas nao tenho problema com este tipo de ambiente. A balada é gigante, tem se nao me engano 13 ambientes em 5 andares e diversos temas cada pista. É realmente incrivel. É uma balada para todos os gostos e orientacoes sexuais, e achei todos os frequentadores muuito respeitadores. No dia paguei 55k com openbar  (barralibre) . Deu 14 mil cops de uber até la, e ela fica em Chapineiro tbm. 
      Cheguei no Bo Go hostel as 4:30 da manhã, mamado. Tinha me programado para ir na Catedral de Sal ou no Parque Jaime Duque. Porém cheguei tao acabado que acabei nao indo em nenhum dos dois. 
      Pela manhã peguei para ir no Mercado das Pulgas de San Alejo, peguei uma bicicleta e fui andar por bogotá, achei uns rapazes jogando bola em uma quadra publica. E la fiquei a tarde jogando bola. (FOI UM GRANDE DIA).

      Mercado das Pulgas de San Alejo
       
      FOI MINHA PRIMEIRA VIAGEM SOZINHA. E ALGUMAS DECISOES PARTICULARES TORNARAM A VIAGEM INCRIVEL, POIS NAO SEGUI UM ROTEIRO ESPECIFICO. 
       
      VOCÊS PODEM ME PERGUNTAR;  NOSSA!!! VC FOI PARA BOGOTA E NAO CONHECEU A CATEDRAL DE SAL ?
      SIM. EU NAO CONHECI, MAS PRA MINHA PESSOA FOI MUITO GRATIFICANTE JOGAR FUTEBOL COM LOCAIS EM UMA QUADRA PUBLICA, FOI INCRIVEL CONHECER UM RASTA DE 70 ANOS, QUE NO DIA SEGUINTE TAVA ME OFERECENDO MACONHA SEM AO MENOS ME CONHECER, TROCAR CONHECIMENTOS POLITICOS SOCIAIS COM LOCAIS.
       
      Continua...
       
       
    • Por takami
      Olá Pessoal, aqui vai meu relato da minha viagem feita no mês de março nas três principais ilhas caribenhas da Colômbia. Fiquei uma semana explorando, só tenho a agradecer pelas dicas que a galera deixou neste site. Meu gasto total incluindo as passagens foi em torno de R$ 3.000,00
      Dia 1
      Antes de entrar na ilha foi necessário pagar uma taxa de U$40 e preencher um formulário com 3 vias. Precisará guardar para apresentar no seu retorno.
      Como cheguei na hora do almoço, aproveitei para fazer um snorkel na Ilha Rose ou conhecido como nome de aquário. No final da tarde é quando aparecem inúmeras raias. Nesse dia essa ilha estava muito lotada.
      A maior atração é ver os guias pegarem as raias e deixar passar a mão nelas. Pelo menos os bichinhos parecem gostar da brincadeira, senão já tinham lhe dado uma ferroada.
      Dia 2
      Resolvi alugar uma vespinha para explorar melhor a ilha. O mar caribenho realmente é muito encantador. A areia branquinha torna a água de coloração azulada, deixando um visual incrível.
      As principais praias que conheci foram Cocoplum, Rocky Cay, Peatonal, entre outras.
      Fui para um lugar conhecido como Piscinita, bom para fazer snorkel. Como o pessoal tem o habito de jogar pedaços de pão na água então atraem bastante peixinhos.
      Depois estive em West View, fica bem próximo de Piscinita. Também é um outro ponto excelente para o snorkel. Os peixes são atraídos pelos pedaços de pão jogado na água. Por ser um dos pontos turísticos da ilha, costuma ficar bastante cheio de gente.
      A ilha é pequena, em poucas horas é possível conhece-la totalmente.
      Com relação às hospedagens existem vários hostels e hotéis a disposição. Variam de $60 pesos pra cima, todos tem ar condicionado. Normalmente os hostels tem uma cozinha comunitária o que ajuda nas despesas e na hora de fazer novas amizades.
      Dia 3
      Fui  visitar a ilha de Providência. Como o lugar é distante, o ideal é dormir pelo menos 1 noite lá. Existem 2 meios de chegar lá, de avião ou de barco. Para ir de avião é preciso reservar com bastante antecedência, pois é bastante concorrido. Um vôo de apenas 20 min já é possível chegar em Providência.
      Acabei indo de catamarã. Deve-se chegar com pelo menos 45 min de antecedência do embarque, pois todas as mochilas são vistoriadas pelo policial. A ida foi com bastante marola, muita gente passou mal, ficaram com enjôo. Foram 3 horas de montanha russa no mar. Os catamarãs saem por volta das 8h da manhã e chega às 11h.
      Visitei a Ilha de Santa Ketlina e fiz uma trilha pequena até Morgan´s Head.
      Um dos lugares imperdíveis de Providência é a visitação ao Cayo Cangrejo. É uma pequena ilha excelente para fazer snorkel. Tem várias tartarugas no local. O mar cristalino deixa a vista espetacular.
      Dia 4
      Para quem gosta de ver tubarões os mergulhos em Providência são imperdíveis. Fiz um mergulho num local chamado de confusion. Avistei vários tubarões, apesar de já ter visto em vários outros mergulhos, é sempre emocionante o encontro com eles. A visibilidade estava perfeita, a água estava transparente.
      Depois mergulhei num local chamado Manta city. Tinha alguns peixes coloridos e bastante algas.
      Resolvi alugar uma bike para conhecer a ilha,  já que ela é bastante pequena.
      Alcancei o ponto mais alto da ilha. Tinha uma vista surpreendente.
      Em aproximadamente 2h de pedaladas é possível contornar toda ilha. As bikes não estão em bons estados devido a degradação da maresia. É difícil escolher alguma que preste.
      Dia 5
      No meu último dia nesta ilha de Providencia fiz mais 2 mergulhos. Novamente o encontro com belíssimos tubarões. O guia desta vez matou uns 4 peixes lions para alimentar os tubarões, fiquei com um pouco de dó, pq os peixes lions eram muito bonitos. Tem que tomar cuidado de não alongar muito o “pau de selfie” nas horas das filmagens com a gopro, pois muitas vezes os tubarões mordem porque confundem com os peixes lions.
      Os lugares que mergulhei foram Felipe place e Cantina Santa Ketlina
      Dia 6
      Voltei para San Andres, fiquei passeando pelo comércio.
      Dia 7
      Retorno para SP - Capital
      San Andres agradaria todos os tipos de pessoas, para aqueles mais aventureiros tem os inúmeros mergulhos com os tubarões em Providência. Já para aqueles que querem apenas descansar e desfrutar a natureza, então podem escolher as diversas praias, ou ilhas, hotéis requintados, enfim, um investimento que será bem retribuído ao final de alguns dias.
      Editei as minhas filmagens, para quem quiser estou deixando o link abaixo
       
      https://www.youtube.com/watch?v=leSIxKxCOq4&feature=youtu.be
       
    • Por PEDROMG
      Oi galera!
      Estou aqui (depois de alguns poucos meses) pra compartilhar com vocês sobre a minha primeira (de muitas kkk) solo trip.
      Se me perguntassem há uns 2 anos atrás se eu teria coragem de viajar sozinho, eu certamente responderia que não faria isso (por medo+tensão+acho que não consigo).
      Até que a vontade de romper essa barreira passou a me consumir e comecei então a trabalhar a mente e me preparar aos poucos pra que eu realizasse isso que se tornou um sonho, uma necessidade.
      Minhas férias do trabalho venceram mas decidi que só as tiraria quando definisse um destino bacana, que tivesse praias lindas (e que eu acreditasse ser capaz de me virar sem companhia rs).
      Foi aí que decidi ir em abril para #Cartagena e #SanAndrés (aquele paraíso onde fica o famoso mar de 7 cores).
      Comecei então a olhar as passagens, lugares para me hospedar, definir rotas, pesquisar sobre a moeda e preços locais e assim fui me familiarizando com cada detalhe e adquirindo a segurança necessária pra embarcar na minha #primeiraviagemsozinho.
      Comprei minhas passagens de Brasília > Panamá > Cartagena / Cartagena > San Andrés / San Andrés > Cartagena / Cartagena > Panamá > Brasília...
      E FUUUI!!!
      Ao chegar no aeroporto de Brasília, bateu aquele leve medo de: é agora!
      Embarquei e durante o voo, devido a tensão, me lembro que tive até um pesadelo.
      Cheguei ao Panamá, celular sem bateria, sem adaptador de tomada mas feliz e empolgado, confiante e pronto pra continuar.
      Lá estava eu desembarcando no aeroporto de Cartagena arrepiado e sorrindo ao mesmo tempo.
      Sem celular e sem voucher de onde eu me hospedaria, fui até o balcão de informações e pedi pra que olhassem pra mim o endereço do hostel... deu certo.
      Que cidade linda, que energia boa, cheia de pessoas felizes, contagiante!!!
      Conheci lugares incríveis, conheci pessoas legais (sou tímido pra isso, mas estar sozinho e naquele lugar maravilhoso acabou mudando isso até sem eu percebesse).
      Dica: se hospedem no Bourbon St Hostel Boutique.
      Depois de 3 dias muito bem vividos, bora pra San Andrés conhecer o Caribe...
      Chegando no aeroporto (que tumulto!!!), eu só queria ver aquele mar das fotos que me fizeram chegar até lá...
      E WOOOOOOOOOW!!! Inacreditável! "P**rra, eu realmente tô no Caribe!"
      Dica: se hospedem no El Viajero.
      Depois de uma semana, de conhecer a beleza surreal da ilha e nadar bastante, partiu voltar pra Cartagena (com todo prazer!) por mais 3 dias.
      Em San Andrés, assim como em Cartagena, conheci outros viajantes que estavam viajando sozinho pela primeira vez também e compartilhar as experiências e momentos foi fundamental.
      Talvez se eu estivesse esperado alguém pra me acompanhar, eu não teria tido essa experiência sensacional, nem conhecido tais lugares e ainda estaria me questionando: será que eu consigo viajar sozinho?
      Sobre os lugares que visitei, recomendo e recomendo de novo.
      *A única coisa que me contrariou durante a viagem foi que comprei um sombreiro (esse das fotos) de um vendedor ambulante por 20.000COP e pouco depois achei numa loja
      por 7.000COP... aff, kkk...
      Se tiverem curiosidades ou quiserem dicas, é só me contactar :)
      Estou pronto pra próxima... a dificuldade agora é escolher algum destino dentre tantos maravilhosos pelo mundo... porque meu medo, eu já venci \o/








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