Ir para conteúdo

Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Membros
Olá Infantaria e pessoal, antes de mais nada, eu considero este o melhor site do Brasil para programar viagens. Programei toda a minha viagem de Lençóis Maranhenses até Jeri (ainda preciso postar), usando várias dicas daqui.

 

Li todas as páginas e, como o Infantaria, ainda tenho algumas dúvidas, principalmente no transporte interno da Ilha. Assim:

- Partindo do princípio que eu prefiro caminhar, por quantos dias eu preciso algugar um bugre?

- Vale a pena alugar um bugre COM ou sem motorista?

- Tem sinal de celular (possível emergência)?

- É necessário repelente?

- Existe algum passeio/trilha/mergulho que não vale a pena?

 

Estamos indo em 6 pessoas. Eu já fui para Noronha, mas era um aborrescente e muita coisa deve ter mudado por lá.

Valeu pessoal. Abraços,

Alberto

 

Seguinte Alberto, referente a suas dúvidas:

 

- Partindo do princípio que eu prefiro caminhar, por quantos dias eu preciso algugar um bugre?

 

R- Você pode conhecer praticamente tudo sem alugar um bugre, pois existe uma linha de ônibus (2) que faz o percuso do porto a baia do sueste, utilizando esse ônibus, você consegue chegar em praticamente todos os lugares, só descer e andar um pouco, e como você falou que o grupo gosta de caminhar... é uma boa. Depende também da quantidade de dias que você vai ficar na Ilha. Já que serão 6 pessoas, o aluguel de 1 bugre sem motorista e por 1 dia apenas, daria tranquilo para você ir em toda ilha e saber onde fica cada lugar conhecer quase tudo, aí nos outros dias poderia utilizar o ônibus. Eu passei três dias e conheci praticamente tudo só usando o ônibus e caminhando (preferi caminhar para ver tudo do que passar "voando" e perder detahes.... Se precisar de algum outro detalhe sobre esse item avisa ae, vamos para a próxima.

 

- Vale a pena alugar um bugre COM ou sem motorista?

 

R- Isso depende de cada um, se você gosta de pesquisar sobre qualquer coisa, planejar e executar suas viagens... não alugue, pegue um mapa na net de lá que tem os nomes das praias... lá você encontra um folheto de propaganda de passeios que tem o mapa da ilha com os nomes das praias e os caminhos, eu tinha levado os mapas que pesquisei, mas peguei esse de lá que tinha um impressão boa, papel mais resistência e só andei com ele com o ônibus. Alugar um bugre agiliza, mas tudo depende do tempo que você ficará lá... como falei antes, a quantidade de pessoas é boa para dividir o dinheiro, aí sai "baratinho". Mais algum detalhe que tenha passado batido, avisa ae que respondo.

 

- Tem sinal de celular (possível emergência)?

R- Existe apenas uma operadora lá, TIM. Tem orelhões (telefone público) para ligar para o pessoal no continente.

 

- É necessário repelente?

 

R- O pessoal fala que precisa, mas passei lá 3 dias e não tive problema algum, talvez dependa da época do ano. Eu não precisei.

 

- Existe algum passeio/trilha/mergulho que não vale a pena?

 

R- Eu não fiz o passeio de mergulho nem o tal do ilhatur, o ilhatur é um passeio que você sai cedo e chega no início da noite, custa em torno de R$ 50,00 por pessoal e passa por várias praias, mas descobri que não passaria em algumas que eu fui a pé... como falei antes, depende de cada pessoal e de dinheiro, eu poderia ter feito, mas preferi sair a pé como um "escoteiro" (nunca fui escoteiro), sinto que tenho um espírito aventureiro, faço todo planejamento de onde ir, como ir, quando ir, por onde ir, quando voltar... etc... Os mergulhos não fiz, o que fiz nesse sentido foi ir na praia de atalaia que é controlada pelo ibama e só entram 100 pessoas por dia, para ir precisa percorrer 4,5 km, se estiver a pé terá que conseguir uma condução, negociar é a melhor maneira.... se alugar o bugre, fica mais fácil por causa do carro "próprio", mas tem que ir antes na baia do sueste para saber os horários que serão liberadas as visitas. O caminho para chegar nessa praia começa na baia do sueste (terminal do ônibus).

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa, por mais simples que pareça, perguntar ae que terei o maior prazer em ajudar.

 

abraço,

 

Adriano (Infantaria)

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
oi galera,

 

nuca fui a noronha na vida e estou me preparando, estou empolgadissima!!

poderiam me ajudar passando dicas de hoteis, pontos turisticos...dizem q la tem muitas ilhas para se visitar ne? eu tenho q ir para natal(estou no rio de janeiro) e de la como faco para chegar em noronha?

ah e amo mergulhar, se alguem souber dos melhores pontos, please fico no aguardo ansiosameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeente!!

galera desculpem pelos pedidos e questionamentos, mas estou perdida e comecando a pesquisar sobre ferias em noronha!!

 

Oi TUCA,

 

Eu estive em F. de Noronha em 2002 em lua-de-mel com minha esposa. Na ocasião nós fomos para Natal e de lá pegamos um voo da Trip para Noronha. Na época só havia esse vôo da Trip e um da Varig Nordeste mas com a situação da Varig eu não faço a menor idéia se ela ainda está operando por lá.

 

Qto a ilha:

 

não resta dúvida q F. de Noronha é uma ilha linda mas é um local relativamente pequeno, ou seja, não vale a pena passar mais do que 4 dias por lá, a não ser que vc seja viciado em surf ou mergulho e tenha grana para bancar as saídas de barco (q devem ser feitas com as 2 operadoras q existem por lá). Para vc ter uma idéia a área total de F. de Noronha é 7 vezes menor do que da Ilha Grande, mas com certeza vale a pena conhecer (ambas, tanto a I. Grande qto F. de Noronha hehehe).

 

Advertências:

 

1). Td lá é bastante caro, na época q fui os "nativos" (entre aspas pq quase ninguem é nativo na ilha já q trata-se de um local 99.999% de exploração turística) inclusive brincavam dizendo q a ilha tinha moeda própria chamada "Noronha". Na época, um Noronha custava 2 Reais, ou seja, não havia nada na ilha q custasse menos q 1 Noronha.

 

2). Qdo fui, só havia 1 hotel formalmente falando. A maior parte dos turístas normais ficam em pousadas "domiciliares" (olha as aspas novamente...). No meu caso nós ficamos na pousada Alamoa. Uma casa de madeira com comodos para hóspedes, com ar condicionado, café da manha. Os mais abonado$ podem bancar o tal do hotel (se não me engano o nome era golfinho)

 

3). Impossível acampar! É terminantemente proibido!

 

4). Quase não existem regiões com sombras, ou seja, é bastante difícil de caminhar pela ilha, principalmente se vc for no verão pois será sol na moleira a maior parte do tempo. Para os mais abonado$ e q não conseguem viver longe de carros, existe a possibilidade do aluguel de bugres (escreve errado assim mesmo!), motos e já ouvi dizer q andam alugando até Land Rovers. Os menos abonados e mais bem dispostos podem alugar uma bike ou andar a pé (como eu e minha esposa fizemos a maior parte do tempo... mesmo com sol na moleira :lol: ). A ilha é praticamente toda plana, com poucas regiões de floresta e algumas falésias. Parece um grande platorzão q fica visível qdo se chega de avião. A menor rodovia federal é a que corta a ilha. Por essa rodovia passa um onibuzinho q, na época q eu fui, a passagem custava 1 Noronha. Os trajetos não duram mais do q 10 min, hehehe.

 

5). Não vá no verão!!! No nordeste é quente o ano todo e no verão é insuportável. Alias, vc notará q F. de Noronha, assim como não possui mtas árvores, tb não possui mtas montanhas. Somente uma (o morro do pico) e como tal, tb não tem cachoeiras e rios para abastecer a ilha de água. A água da ilha vem de uma placa de captação na base do morro da ilha (me corrijam se eu estiver errado mas foi isso q entendi do nosso guia), ou seja, é como se fosse água de poço e q costuma faltar no verão, qdo é alta temporada e a ilha costuma encher (assim a gerente da pousada q ficamos nos contou).

 

6). Os barcos não podem se aproximar dos golfinhos. Na realidade, o turista deve esperar q os golfinhos se aproximem dos barcos (isso é normal acontecer).

 

7). O turismo lá é bastante controlado, existem guias q monitoram a ação dos turistas menos providos de consciência ecológica.

 

8 ). Seu custo de permanência aumenta conforme o número de dias que for ficar por lá. Ficar um mês, p. ex., custa uma fortuna. A cobrança dessa taxa é feita no desembarque ainda no aeroporto. Você pode pagar com cartão de débito/crédito ou dinheiro.

 

9). Vc entra e sai da ilha com data, pousada, transporte e horários previamente programados e não adianta escapar tentando prolongar sua estadia porque eles te buscam na pousada.

 

10). Programação básica: praia, praia, praia, mergulho, mergulho, mergulho, passeio de barco, forro da praia do cachorro, passeio na vila dos remédios, passeio para conhecer as principais praias da ilha, passeio no forte da vila dos remédios. A praia de Atalaia tem visitação controlada pelo número de pessoas por dia.

 

11). Realmente existem várias ilhas e praias porém vc não terá acesso irrestrito a esses lugares. Algumas praias possuem visitação controlada e qto aos mergulhos vc ficará restrito aos locais que as operadoras de barco/mergulho te levar. Mergulho com snorkel é liberado nas regiões próximas das praias (naquelas q vc terá livre acesso, é claro...)

 

DICAS:

 

1). Almoce no restaurante do Bill (se é q ainda existe...). Pergunte por lá q todo mundo conhece. Pra nós foi o melhor lugar para comer em Noronha. Simples, pagável e com uma comidinha legal.

 

2). Caso não tenha, faça um curso de mergulho na sua cidade e leve seu próprio equipamento para economizar nas saídas e no aluguel do equipamento.

 

3). Faça um City-tour que vale a pena. Vc será levado aos principais ptos da ilha por um guia q irá te explicar alguns aspectos desses ptos.

 

Acho q é isso, espero não ter te desapontado em nada mas eu tentei descrever aqui o que eu gostaria de saber na época q eu fui. Não q essas informações fossem tirar minha vontade de conhecer a ilha, mas elas me fariam chegar lá mais precavido e podendo curtir melhor a ilha. Por exemplo, eu fique 2 dias em Natal e 7 em Noronha. Atualmente eu ficaria 4 dias em Natal (passeio de bugre para o Sul, para o Norte, Maracajaú e 1 dia de folga) e 4 dias no máximo em Noronha.

 

Sabe... eu fui criado em Angra dos Reis e conheço bem a ilha grande e poderia te dizer q a mesma não deixa nada a desejar a Noronha. O lance é q Noronha é enfatizada pela mídia constantemente e acaba criando um certo gostinho de: "ah... eu tenho de conhecer esse lugar porque ele deve ser especial...". E realmente é...

 

espero ter ajudado

 

[]'s

 

Renato.

 

obs.: Com certeza ainda voltarei lá... :D

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Cara,

 

No início deste mês fechei um pacote para mim e minha esposa e saiu uma média de R$2.400,00 por pessoa, saindo do RJ e ficando 5 noites em Noronha em pousada domiciliar.

 

Só o aéreo saiu uma média de R$1.700,00 pela Varig e diária de R$140,00 aproximadamente.

 

Estes valores são para alta temporada. Vou em Janeiro.

 

Quanto a mergulho, dá uma pesquisada neste site http://www.ilhadenoronha.com.br/ que aí vc pode ter uma idéia melhor de preços na ilha.

 

 

espero ter ajudado.

 

[]'s

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Fernando de Noronha

DDD: 81

Informações turísticas: www.noronha.com.br e www.noronha.pe.gov.br

Hora local: uma hora à frente do horário de Brasília. No verão, fica empatada com a capital do país

 

Como chegar: de avião, via Natal ou Recife

 

Noronha tem uma taxa de preservação de R$ 28,20, por dia, progressiva a partir do décimo dia, e limita o número de visitantes diários a 500

 

Melhor época: vale a pena visitar o arquipélago o ano todo, mas é ainda melhor de agosto a fevereiro, quando quase não chove. Em outubro, o mar fica mais calmo, perfeito para o mergulho. Em janeiro, ao contrário, as águas se agitam e levantam boas ondas. Em julho e de dezembro a março, o movimento na ilha é maior .

 

 

A Ilha

 

 

Não resta dúvida q Noronha é uma ilha linda mas é um local relativamente pequeno, ou seja, não vale a pena passar mais do que 4 dias por lá, a não ser que você goste de Esportes Radicais como o surf ou mergulho e tenha grana para bancar as saídas de barco. Os passeios de barco têm duração de quatro horas, aproximadamente, e custam, em geral, R$ 80,00 por pessoa. O local de partida é a Baía de Santo Antônio, onde fica o porto. Um dos roteiros é feito pelo "mar de dentro" (entre a ilha e o continente), com parada para mergulho por apnéia na Baía do Sancho. Depois, o passeio segue até às proximidades da Ponta da Sapata.

É comum, durante o percurso, ver golfinhos acompanhando os barcos.

Há um passeio, chamado especial, que oferece um pouco mais de emoção. O tempo de duração e o percurso são praticamente os mesmos. A diferença é o preço. Custa R$ 75,00 a R$ 85,00 por conta do "Aqua-sub" - uma espécie de prancha de madeira puxada pelo barco por uma corda (parecido com um esqui). Só que, ao invés de apenas deslizar sobre a água, é possível submergir e emergir. O movimento é controlado pelos pulsos. Esse esporte radical exige óculos de mergulho e pés-de-pato (podem ser alugados em torno de R$ 15,00 a 25,00, em lojinhas localizadas no porto).

Para os que se sentem mais seguros em terra firme, há dezenas de passeios que podem ser feitos de buggy. Na ilha há empresas que fazem a locação do carro a R$ 80,00 a 85,00 a diária, na baixa estação (março a junho/agosto a 15 de dezembro), e R$ 100,00 a R$ 120 nos meses de alta. Quem preferir, pode contratar passeios avulsos. Noronha tem uma espécie de teletáxi atendido por bugueiros, que também são guias de turismo eles cobram em torno de R$ 70,00 Aproximadamente até 08 Horas.

De buggy é possível conhecer boa parte das 17 praias de Noronha. É recomendável, no entanto, ter sempre um guia local por perto. Afinal, trata-se de uma ilha que fica a quase 400 quilômetros da costa, em pleno Atlântico. Apesar da calmaria aparente da maioria das praias, é preciso ter cuidado na hora do banho. As correntes marítimas podem ser perigosas.

Um passeio imperdível é conhecer a praia do Atalaia. Chega-se por uma estrada, após o aeroporto. É interessante levar óculos de mergulho e observar as marés. A chegada deve coincidir com a maré baixa, para um mergulho na piscina natural. Há peixes de várias espécies, tamanhos e cores. Com um pouco de sorte, pode-se ver filhotes de tubarão ou polvos sobre os corais. A entrada na água é controlada por um fiscal do Ibama, que só permite o acesso de 30 pessoas por vez, por causa da fragilidade do ecossistema. A praia do Atalaia é o local que mais retrata a origem vulcânica da ilha. É rodeada de pedras negras que contrastam como o azul do mar. No meio da enseada fica a Ilha do Frade.

 

Fique Atento:

 

1). Tudo é bastante caro, os "nativos" que não são nativos na ilha já q trata-se de um local 99% de exploração turística

 

 

2) É terminantemente proibido Acampar

 

 

3) Não vá no verão!!! No nordeste é quente o ano todo e no verão é insuportável. Alias, você notará q Noronha, assim como não possui muitas árvores, também não possui muitas montanhas. Somente uma (o morro do pico) , também não tem cachoeiras e rios para abastecer a ilha de água. A água da ilha vem de uma placa de captação na base do morro da ilha, ou seja, é como se fosse água de poço e q costuma faltar no verão, quando é alta temporada e a ilha costuma encher.

 

4) Quase não existem regiões com sombras, ou seja, é bastante difícil de caminhar pela ilha, principalmente se for no verão pois será sol no corpo a maior parte do tempo. Existe a possibilidade do aluguel de bugues, motos e alugam até Land Rovers. Os que preferem gastar menos e mais bem dispostos podem alugar uma bicicleta ou andar a pé. A ilha é praticamente toda plana, com poucas regiões de floresta e algumas falésias.

 

 

5). Os barcos não podem se aproximar dos golfinhos. Na realidade, o turista deve esperar que os golfinhos se aproximem dos barcos .

 

6). O turismo lá é bastante controlado, existem guias que monitoram a ação dos turistas que não tem muita consciência ecológica.

 

 

7 ). Seu custo de permanência aumenta conforme o número de dias que for ficando por lá. A cobrança dessa taxa é feita no desembarque que é ainda no aeroporto. Você pode pagar com cartão de débito/crédito ou dinheiro.

 

8). O Turista entra e sai da ilha com data, pousada, transporte e horários previamente programados e não adianta escapar tentando prolongar sua estadia porque eles te encontram na Ilha ou na Pousada que estiver.

 

 

9). Programação básica: praia e mergulho, passeio de barco, forró da praia do cachorro, passeio na vila dos remédios, passeio para conhecer as principais praias da ilha, passeio no forte da vila dos remédios. A praia de Atalaia tem visitação controlada pelo número de pessoas por dia.

 

10). Realmente existem várias ilhas e praias porém você não terá acesso a esses lugares. Algumas praias possuem visitação controlada e quanto aos mergulhos ficará restrito aos locais que as operadoras de barco/mergulho te levar. Mergulho com snorkel é liberado nas regiões próximas das praias (naquelas q você tem livre acesso, é claro...)

 

DICAS:

 

1). Almoce no restaurante do Biu. Pergunte por lá q todo mundo conhece. É. Simples, pagável e com uma comida bem apetitosa.

 

2). Caso não tenha, faça um curso de mergulho na sua cidade e leve seu próprio equipamento para economizar nas saídas e no aluguel do equipamento.

 

3). Faça um City-tour que vale a pena. Você será levado aos principais portos da ilha por um guia q irá te explicar alguns aspectos desses portos.

 

 

OBS: Vá a Noronha e com certeza irá querer voltar...

 

 

Preços:

 

Passeio de Buggy para Até 04 Pessoas: R$ 70 (08 Horas)

 

Praia Atalaia R$ 45,00 (No máximo 100 pessoas por dia)

 

Passeio Barco e Baia Golfinhos R$ 80,00 (04 horas)

 

Aqua Sub R$ 75,00 (04 horas)

 

Trilhas

 

Golfinho R$ 40,00

 

Atalaia R$ 45,00

 

Mergulho

 

Batismo R$ 225,00

 

Duplo R$ 200,00

 

 

******************Todos os valores são por Pessoa**************************

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Quando fui a primeira vez para Fernando de Noronha, tinha lido trilhões de comentários sobre uma ilha maravilhosa...

 

era a "ilha da fantasia"...

 

Pois bem, passei 2 dias deprimido pois não enxergava "o tao maravilhoso" era essa ilha... não entendia o porque dos comentários e das dicas...

 

é uma ilha cara pra burro, parecendo um vilarejo de pescador mais elitizado...

 

pois bem, como fui fazer o que gostava: mergulhar, mergulhar, mergulhar... não me importava com o terrestre... o meu negocio era: acordar as 5 hs, tomar cafe com muitas frutas, vestir minha roupa de mergulho e pegar um barco e mergulhar por toda a manha...

 

chegava as 13hs do mar e ia almoçar no melhor restaurante da ilha: "BUIU" (na minha opinião de faminto mergulhador)...

 

putz! foi só no 3º dia depois conheci uns outros turistas que passei a me diverti em terra... em grupo na ilha tudo fica muito mais legal... ou seja, faltava companhia...

 

quase odiei FN... parece um absurdo mas aprendi uma lição: tudo depende do ponto de vista de quem esta vivendo a coisa... ou seja, seu relato é muito legal, mas... pode ser que alguem va pro mesmo canto na mesma epoca e odeie o lugar... tudo é muito relativo...

 

Na primeira viajem quase odiei... hj sou apaixonado... pra vcs terem uma idéia, já vou pra 5 ida...

 

[]s

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Respondendo la em cima...

 

Varig e Trip - unicas que vao a Noronha.

 

Fiz o Ilhatur e acho legal pra ter nocao das coisas que vc gosta mais e oq ue mais quer ver. Fora que os guias sao bem divertidos. O passeio de barco e imperdivel para ver golfinhos, e o mergulho de cilindro e obrigatorio. O legal de alugar um Buggree e que vc se mobiliza mais rapido pela ilha... com mais pessoas, o custo e divido e fica mais barato. A gasolina la esta em 4 reais o litro, e recomenda-se 10 litros por dia... entao... faca as contas. Eu aluguei com o Jerry... estou sem o nuemro nesse minuto, posto mais tarde pra vcs. Fez um preco camarada e acabou a gasolina e ele foi me socorrer (por isso, leve sempre uns 2 litros de gasolina para eventuais emergencias - especialemnte pq o posto fecha cedo...).

 

Repelente? A trilha dos golfinhos precisa de repelente... tem uns bichinhos que atacam durante o dia. Foi acho qeu o unico lugar que tive "problema"...

 

Coloco o telefone pra vcs depois e mais umas dicas. Tem passeios sensacionais que nao rpecisa de guia e nada. Tenho o telfone de um pessoal la que faz uns mergulhos bacanas.

 

Inte mais, Nadia

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Quando fiz batismo em Noronha, o rapaz da Noronhadivers me ofereceu o aluguel da câmera fotográfica a 80 reais. Eu disse OITENTA!! É isso mesmo, o jeito foi guardar na memória as cores mais incríveis que já vi até hoje. Se aceitar uma dica: vá até o Porto e pergunte das operadoras sobre o aluguel da câmera. Talvez dê pra pechinchar.

 

Pessoal, boa noite.

 

Estou indo pra FN em setembro e gostaria de fazer alguns mergulhos.

Vocês indicariam algum lugar que alugue uma camera digital para realizar o mergulho? Quanto seria aproximadamente o aluguel da camera?

 

Obrigado

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...