Ir para conteúdo

Relato de viagem à Okinawa


Posts Recomendados

  • Membros

Moro em Cingapura há três meses e a trabalho fui à Okinawa, no Japão.

Estamos na temporada de furacões na Ásia. Furacão na Ásia chama-se tufão, então estamos na temporada de tufões, que vai de Junho a Novembro.

Quem vier visitar Filipinas, Sudeste da China, Taiwan e principalmente o Japão, deve atentar-se para monitorar os tufões nesta época.

Saí de Cingapura num vôo da China Airlines para Taipei. O piloto avisou, e víamos claramente na tela, a trajetória curvilínea do avião desviando-se da área de instabilidade do tufão Nalgae. Confesso que me deu um frio na barriga, mas depois da terceira taça de vinho eu relaxei. Foram 5,5 horas de Cingapura até Taipei, onde precisa de visto antecipado para entrar, logo não deu para sair e dar uma voltinha. Mais uma 1,5 para Okinawa, total de mais ou menos 7 horas de viagem.

Okinawa não é uma cidade, como eu pensava, é uma província, um Estado do Japão. Sua capital é Naha, onde fiquei hospedado no Harbourview Front Crowne Plaza, bem localizado, bom hotel.

Okinawa é a província que está mais ao Sul do país - composta por várias ilhas e ilhotas, formando o arquipélago de Ryukyu. Okinawa era um famoso entreposto comercial e fazia parte de um reino independente, o Reino de Ryukyu, e por isso desenvolveu uma cultura própria e que difere do resto do país. Historicamente recebeu mais influências culturais da China que do Japão. Em Okinawa nasceu o Karatê.

Na capital Naha, tropeçei em americanos pelas ruas. Após a famosa Batalha de Okinawa (1945), ela ficou sob a administração dos americanos até 1972, sendo que até hoje há várias bases militares dos EUA por lá.

Como Okinawa é rota de tufões (eles gostam de passar por lá) as casas modernas são feitas de concreto, com janelas vedadas e telhados resistentes aos ventos de 200Km/h. As árvores também possuem um tipo de suporte de madeira para não saírem voando sobre as cabeças de ninguém.

Para quem gosta de frutos do mar, Okinawa é um paraíso. Para quem não quiser arriscar, há também McDonalds 24h na rua principal de Naha. O problema no Japão é com o idioma. Apesar de ser um local considerado turístico, poucas pessoas falam inglês. Os motoristas de taxis? Nem pensar.

Okinawa é famosa por suas belas praias com águas verde esmeraldas. Para quem gosta de aquários, um dos melhores e mais conhecidos aquários do mundo está lá. Não deu para eu ir visitar porque fica no Norte da ilha principal, cerca de uma hora e meia de ônibus. Não quis dedicar toda uma tarde nisso.

Visitei o Castelo Shurijo. Bem fácil de achar. Pega-se o monorail, desce na última estação e então é só se guiar pelas placas. Okinawa era um reino independente no passado e antes era dividida em feudos. Foi unificada por Sho Hashi, que tornou-se Rei, designando o Castelo de Shuri como centro administrativo. É um castelo com arquitetura diferente dos tradicionais castelos japoneses, devido ao fato de que Okinawa teve mais influência cultural da China que do Japão. Mas é belíssimo e vale a visita.

O agito está na rua principal de Naha, chamada Sukisai-Dori. Nela você vai encontrar restaurantes, boites, lojas diversas e o famoso Mercado Central da cidade. Valeu a pena passar por lá e ver a variedade de comidas e frutas locais. Lá também a cerveja é mais barata.

No Japão tudo é caro.

Enfim, valeu a visita.

 

Jorge

20111021231240.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...