Ir para conteúdo

Roupas Técnicas para o Frio


Posts Recomendados

  • Membros

E ai galera, beleza?

 

Vi que tem muita gente nesse tópico que estao procurando informacoes sobre roupas para esquiar. Nao sou expert nem nada em marcas e tipos de roupas mas ja esquio a 14 anos e vou dar algumas dicas que funcionam para mim.

 

Vi algumas pessoas comentando sobre *as tres camadas* e percebi que realmente faço uso delas.

-Por baixo utilizo uma camiseta de manga comprida normalmente de algodao, tipo hering bem simples e nas pernas uso um "minhocao" ou ceroulas que é basicamente uma calça de pijamas tambem de algodao. Hoje em dia tem a opcao da segunda pele, um pouco mais cara, mais leve e dizem que retem mais o calor.

-A segunda camada utilizo um casaco tipo fleece, aquela blusa meio de algodao meio poliester que é justa e vende na decatlon. Vale a pena lembrar que esqui é um esporte e vc acaba esquentando entao num dia nao muito frio ou ensolarado da pra dispensar ela.

-Por fora é indispensavel um bom casaco de neve. Antigamente lembro que quanto maior e mais grosso fosse o casaco melhor. Hoje em dia praticamente todos casacos no mercado sao bem finos, a tecnologia evoluiu muito. Eu tenho um casaco da DNA, relativamente carro mas após 6 anos de uso ele acaba se pagando. Quando se procura um casaco de esqui vc deve buscar primeiro um que nao vai molhar, por tabela voce vai se manter quente. Casacos bons possuem uma cinta elastica por dentro que impedem o frio de entrar.

-Calça de esqui tambem, quanto mais impermeavel melhor, é importante que ela tenha perto do tornozelo uma "segunda calça" por dentro, voce a coloca sobre a bora de esqui e impede de o ar frio e a neve entrarem. Eu usava um modelo macacao mas hoje em dia tenho uma normal, isso é questao de preferencia.

-Uma coisa pouco comentada mas muito importante para minha esquiada é a quantidade de bolsos. Num casaco e até na calça quanto mais bolsos, redinhas, compartimentos e etc a peça possuir, mais comodo fica seu esporte. Coisas como celular, carteira, skilift, baton de inverno, oculos reserva, ipod, lencos e outras coisas ficam facilmente organizadas com muitos bolsos.

-Muita gente fala que morre de frio nos pés, eu particularmente uso uma ou duas meias de cano alto simples ou aquelas meias que voce ganha no aviao, como minha calca impede a entrada de neve nao sinto frio mas sei que existem muitas meias de alta tecnologia e até FOOT WARMERS que algumas pessoas usam.

-É uma desgraca esquiar com as maos geladas, por muitos anos ja tinha até me acostumado que uma luva, por melhor que fosse, chega uma hora que ela nao da mais conta e seus dedos congelam. O que mudou essa realidade para mim foi comprar uma luva GORE TEX. É um tipo de tecido que é impermeavel para agua vinda de fora mas permite que seu suor saia(magico né?). Busque numa luva primeiro a capacidade de te manter seco, depois as outras coisas(snowboarders deem atencao especial para esse quesito pois passam muito tempo sentados na neve e a luva acaba entrando muito em contato com a neve). Posso citar algo muito pratico que é um elastico que vc prende no pulso como se fosse uma camera fotografica, ele permite que quando no skilift(teleferico ou caderinha) voce pode tirar sua luva para mexer em alguma coisa sem precisar se preocupar em derruba-la(coisa muito comum). Por esse motivo recomendo comprar uma luva sem dedos, ela mantem sua mao mais quente e pode ser facil e despreocupadamente retirada para acessar seus bolsos.

-Na cara tenho primeiro um SKI FACE MASK da serius, ele é uma mascar de neopreme que cobre a boca e naris e serve basicamente para cortar o vento mas tambem impede o oculos de embaçar pois possui aberturas(muito inteligente). Eu colo ela bem alta pois, junto com um gorro, cobre totalmente suas orelhas(voce nao quer esquiar com orelhas nem com o nariz frio). Isso acaba deixando exposto parte do meu pescoço por isso faço uso de uma *pescoceira*, nao sei o nome coreto mas é basicamente uma gola de tecido, como se fosse um cachicol sem pontas e serve para esquentar o pescoço, voce acha isso em qualquer estacao de esqui.

-Nos olhos faço uso de um oculos de sól num dia bom e num dia com neve uso o GOOGLES ou oculos de esqui. A melhor coisa quando se esquia é poder enxergar tudo que se passa, mesmo numa nevasca(principalmente numa nevasca), nao precisa ser nada de muito estilo mas ele deve possuir aberturas para ventilacao e nao embacar facilmente. Lembre de tomar sempre cuidado com a lente de seu oculos para evitar riscos.

-Capacete comecei usar só recentemente depois de acertar a cabeca num corrimao de uma pista de manobras, nao posso dizer se é tao importante assim para a seguranca mas para pista de manobras, fora de pistas(florestas, areas com pedra e areas nao patrulhadas) recomendo. Ainda vale falar que o capacete ajuda a esquentar a cabeça(até demais) dispensando um gorro.

 

-Estacoes de esqui geralmente alugam roupas mas nao sei exatamente como funciona, se informe com antecedencia.

-Roupas e materiais de esqui sao coisas caras, nao é da noite pro dia que voce monta um material legal para esquiar, minha dica é sempre que possivel comprar coisas no exterior(principalmente estados unidos), em cidades longe de onde voce ira esquiar(cobram tudo mais caro em estacoes de esqui) e faça compras no verao(após o fim do inverno os precos despencam).

-Nao seja tao seletivo com a aparencia, a hora que voce estiver no topo de uma montanha com um casaco bonitinho e morrendo de frio vc vai perceber isso.

-Busque ofertas; eu sou homem de 1,80m , minha calca comprei numa promocao de calcas femininas tamanho XXL, ótima e paguei 30 dolares.

-Se voce ainda nao é adulto, compre roupas um pouco maiores, elas vao durar por mais tempo e evitam que voce tenha que comprar um casaco por ano naquela faze de crecimento :D

-Reutilizacao solidaria: O casaco do seu pai ta pequeno pra ele? virou seu! Nao esta cabendo mais? presente pra sua irmazinha mais nova! nao serve em mais ninguem? hora de repassar pra aquela familia amiga que esta indo viajar. Roupas de neve sao caras, se voce nao esquia regularmente nao há problema em emprestar de alguem que tenha a tralha toda, só nao deixe isso virar um habito.

-Numa estacao de esqui todos estabelecimentos sao aquecidos, nao adianta sair pra jantar com 30 casacos pois chegando lá vai estar bem quente entao use uma roupa normal com um casaco bom por cima. Dito isso leve um chinelo. Sim, um chinelo, seu quarto na pousada ou hotel que voce estara hospedado é quente e nada melhor que colocar um chinelo, bermuda e camiseta pra relaxar depois de um dia de esqui(leve roupa de banho tambem, nao é incomum hoteis terem saunas e jacuzzis!).

-Seu hotel tem sauna e jacuzzi? faça uso disso para relaxar musculos e alongue depois, dores sao comuns no dia a dia do esquiador e isso ajuda a controla-las.

-Ao alugar seu equipamento tenha em mente "botas de esqui nao sao confortaveis", a melhor pra voce é aquela que fique bem justa aos seus pés, uma bota solta tira o seu controle sobre os esquis, requer mais esforco e gera mais caimbras(isso vale pro pessoal do snowboard tambem).

-Use protetor solar, imagine o sol de uma praia do rio de janeiro e um espelho gigante em baixo de vc. Sim! As partes que ficam descobertas pela sua roupa irao queimar mais facilmente que na praia(experiencia prorpia), tambem recomendo o uso de baton de inverno ou manteiga de cacau, o frio literalmente racha seus labios.

-Óculos de neve embacando, nao limpe o interior com o dedo, pare em algum lugar e utilize um lenço. Nao se esqueca que a tecnica dos mergulhadores tambem é valida para o esqui, uma bela cuspida nas lentes evitam que embacem.

 

bom, é isso que consegui lembrar agora de cabeça, acabei fugindo do tópico roupas mas acho que dei umas dicas legais pra galera que é nova nesse mundo da neve, boa sorte para os futuros esquiadores e qualquer duvida é só perguntar.

 

Ah, tem um blog muito interessante pra quem quiser se aprofundar no mundo do esqui http://www.neve.com.br/perguntas-frequentes#div39

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Pessoal, pegando o gancho de quem tocou no assunto da Quechua: realmente aqueles fleeces 50 não são muito bons pra temperaturas mais baixas. Não que o produto seja ruim, é que ele apenas deve ser usado em temperaturas mais amenas. Mas, a Quechua tem tb fleeces 500, por exemplo. E esses eu acredito que devam segurar a onda em climas bem mais frios. Bom, eu tenho os de 50 e estou pra comprar um de 500, pra uma ida ao Peru em junho. Se alguém tem o de 500 da Quechua e puder dar a opinião, seria bacana!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu tenho uma calça e uma camiseta manga longa thermoskin da curtlo há 2 anos. São muito boas e muito confortáveis!

No ano passado comprei o mesmo conjunto da marca berghaus. Mesma coisa, muito bom e muito confortável! Até achei que são um pouquinho mais quentinhas, mas isso não tem nada a ver com a qualidade de ambas, pode ser uma questão apenas do material, e também não é uma diferença tão perceptível. Pode até ser uma impressão errônea em função do uso em dias e temperaturas diferentes...

 

Mas uma coisa eu percebi na underwear da berghaus, o sistema argentium, que neutraliza odores. É simplesmente incomparável com o utilizado pela curtlo, chamado de sanitized.

Utilizei o conjunto da berghaus no frio Europeu em novembro passado durante os últimos 20 dias de viagem, sem qualquer vestígio de cheiro ou odor corporal que fosse! O conjunto da curtlo, antes de fechar 5 ou 6 dias já não era mais possível vestir.

 

Tirando essa diferença, ambos são muito bons!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal, não sei se isso é permitido mas comprei um casaco excelente da marca The North Face, modelo Triclimate, mas o tamanho (Pequeno) não ficou bom, por isso estou vendendo. São dois casacos que podem ser usados juntos ou separados, corta vento e impermeável com capuz removível. O casaco é novo, nunca foi usado. Moro em BH-MG. Se alguém interessar entre em contato comigo pelo email mbraga.daniela@gmail.com.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pessoal, preciso de um conselho.

 

Vou pra Zermatt na Suiça, depois de rodar pela França e Itália, conforme esse roteiro: 18-dias-paris-italia-alpes-t87771.html

 

O que vocês aconselham, comprar roupas (segunda pele, luvas, toucas, casacos) para enfrentar as temperaturas negativas dos picos de Zermatt no Brasil ou em alguma das cidades da Itália que passarei (Roma, Florença, Veneza e Verona)? Já levando em consideração que Zermatt deve ser mais caro.

 

E quais roupas exatamente devo comprar? Existe "alugar" blusas para frio extremo em Zermatt?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

De frio mesmo, acho que só vai pegar nos alpes e talvez nem temperatura negativa pegue pela época que vc vai, já no fim de abril. Uns bons casacos e a segunda pele vão dar para o gasto.

 

Vc vai no fim da temporada de Ski, que se encerra no começo de maio. Eu não sei o quanto das pistas de ski vão estar abertas ainda, imagino que tenha pesquisado o assunto. Eu não manjo muito de ski, mas um amigo que curte esquiar me falou que se arrependeu de ir para Suiça no começo de maio, ele falou mal dava para esquiar, mas claro que depende de ano a ano da neve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu não vou para esquiar... Mas os picos de Zematt são muito altos, tem neve o ano inteiro, até em junho e julho, nas previsões matemáticas do accuweather as temperaturas vão variar entre 1C e 9C na base da cidade (1800m)... Acredito que nos picos (3000m a 4000m) deverá chegar entre -5C e -10C a mínima.

 

Minhas dúvidas continuam, quem puder ajudar...vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu perguntei pro meu amigo e ele confirmou isso aí que vc disse da altitude. Ele falou que em Zermatt em si faz menos frio, mas se vc sobe daí só deus sabe o quão frio, rsrs. Ele falou que Zermatt terminando a temporada de ski é mais ou menos tipo "Campo do Jordão" no verão ou "Punta del Este" no inverno. Zermatt continua uma cidade com uma vista maravilhosa dos alpes, mas os moradores vão embora porque as pistas de esqui de qualidade acabam e as que restam não são interessantes para as pessoas que já manjam de ski e as que sobram enfiam a faca nos turistas.

 

Ele recomendou visitar Gornergrat. Ele me mostrou as fotos e é magnifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Repetindo a pergunta:

 

Pessoal, preciso de um conselho.

 

Vou pra Zermatt na Suiça, depois de rodar pela França e Itália, conforme esse roteiro: 18-dias-paris-italia-alpes-t87771.html

 

O que vocês aconselham, comprar roupas (segunda pele, luvas, toucas, casacos) para enfrentar as temperaturas negativas dos picos de Zermatt no Brasil ou em alguma das cidades da Itália que passarei (Roma, Florença, Veneza e Verona)? Já levando em consideração que Zermatt deve ser mais caro.

 

E quais roupas exatamente devo comprar? Existe "alugar" blusas para frio extremo em Zermatt?

 

Obrigado.

 

Favor responderem somente a pergunta, o resto já sei o q tenho q fazer...haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...