Ir para conteúdo

San Blas - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Admin

Oi André,

 

Não é difícil encontrar os Índios. As mulheres vendem artesanato no Casco Viejo na Plaza de Francia e em outros pontos também. Todos os índios Kuna são desta região, que é um estado do Panamá. Aí na matéria tem alguns telefones de Carti Yamdup que é uma das ilhas mais populosas, um dos "Centros Urbanos". Como as ilhas são das famílias e a região é muito extensa, você quando estiver em Panamá City pode acabar encontrando outras ilhas com outras famílias. As mulheres andam com roupas típicas e é difícil não percebê-las. Provavelmente logo surgirão agências fazendo este trabalho, mas aproveite agora pra ir desta forma enquanto é possível. O Mamallena leva os mochileiros pra lá por terra, mas provavelmente usam os mesmos motoristas. Esse pessoal que faz a trilha de 4x4 pra lá é um grupo que se conheçe, pois pelas histórias que o motorista contou, a coisa é hardcore mesmo. É uma mini transamazônica com barrancos. Quando a pista está molhada a coisa é feia demais. Não sei como está o trabalho de asfalto lá, eles estavam começando as obras no início deste ano. Quem souber por favor deixe uma mensagem aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Admin

Olá Bebel,

 

Na estação seca entre Novembro e Abril. A pior época seria a dos furacões entre Agosto e Outubro, mas não ouvi relatos de furacões nas ilhas, de qualquer maneira esse é um período crítico para todo o Caribe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom Dia Silnei,

 

Conforme falamos, gostaria de tirar algumas, ou melhor, várias duvidas com você para planejar a minha ida ao Território Kuna.

 

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo, pois o conteúdo dessa matéria está muito bom e já tem muitas dicas importantes.

 

A minha idéia e fazer uma viagem de 30 a 60 dias conhecendo o território Kuna e Costa Rica (opção de 30 dias) ou Kuna, Costa Rica e Jamaica (opção 60 dias). Como ainda estou resolvendo esta questão, vou focar no território Kuna por enquanto.

 

Algumas duvidas podem parecer básicas demais, porem como vc mesmo disse, não existe muita informação sobre o local na net então preciso perguntar para quem já foi.

 

1) A maioria dos habitantes Kunas falam espanhol tradicional? Ou uma língua/dialeto local?

 

2) Você colocou que cada ilha tem um dono e que existem ilhas "centrais" maiores. Nestas ilhas existe energia? Pelo menos básica para carregar a bateria da maquina fotográfica? Qual seriam essas ilhas?

 

3) Você teria um mapa com a disposição geográfica das ilhas? (Ainda não consegui encontrar nenhum bom na net)

 

4) Pretendo acampar (levando a minha barraca), como é a questão de segurança nas ilhas menores? Pergunto no sentido de deixar todos os pertences na barraca e sair para explorar alguma ilha vizinha.

 

5) E a questão de água potável? Você sugere que as pessoas levem água do continente, mas qual a sua sugestão no caso da permanecia nas ilhas ser entre 12 a 15 dias?

 

6) Quanto ao translado da Cidade do Panamá para la, você indicou o Arnoldo Bonilla e citou também o contato do senhor Arquimedes, esse telefone são da Ilha Cartí Yandub? La tem acesso a telefone?

 

7) Você manteve contado com senhor Arquímedes depois que voltou da viagem no email cabanascarti@hotmail.com? E fácil encontrá-lo? Pergunto isso, pois penso em tentar já deixar agendado o translado e algumas noites na ilha. O que pensa disso?

 

8. As visitas a Isla Aguja, Isla Del diablo, Isla Perro e Isla Pelicano foram feitas partindo de Carti Yandub e dormindo em cada uma delas? Neste caso você continuou contratando o serviço de alimentação e translado pelo valor de U$ 20/ dia com o senhor Arquimedes?

 

9) Quando você fez essa viagem? Ficou quantos dias no Território Kuna no total?

 

10) Penso em ir em Novembro, para evitar o movimento de férias globais de Dezembro. O que acha da data?

 

Desde já agradeço pela atenção e ajuda.

 

Obs: Ano passado eu estive em Boca Del Toro e Drago. Caso alguém queira informações sobre lá terei o maior prazer em ajudar.

 

Um grande abraço,

 

Breno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Outro lugar do panamá é Bocas del Toro que é lindíssima também só que mais turística, já tem até resorts, pra quem gosta é o lugar certo. Neste tópico tem mais informações : viewtopic.php?f=44&t=10077&p=313503" onclick="window.open(this.href);return false;

 

Oi Silney

 

Este lugar San Blas realmente é lindo, mas estou indo ao Panama com o meu marido e duas crianças pequenas, e como ja conhecemos o Panama City, pedimos a sugestao da nossa agente de viage que queriamos conhecerum outro lugar ali perto e ela indicou Boca del Toro, pesquisando no googlo nao encontrei muita coisa, gostaria de saber se vc tem alguma dicas para nos dá ou até mesmo fotos para termos ideia do lugar.

 

Fico no aguardo ansiosa do seu retorno

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa Tarde Adriana,

 

Ano passado eu fui para Bocas e o lugar é realmente muito lindo.

 

Eu sai da cidade no Panamá sem ter nenhum contato ou reserva de local para ficar e deu tudo certo. Lá não tem muito mistério e o pessoal e bem atencioso.

 

Tem duas opções de chegar la; de avião e de ônibus.

 

De avião fui muito complicado, pois os vôos são escassos e custo muito alto.

 

Por isso decidi ir de ônibus. Um microônibus (12 lugares) que sai da Rodoviária que fica do lado do Shopping Allbrook. Bem fácil de achar. A passagem é barata, algo em torno de 25 dólares, e leva 9 - 10 horas para chegar à cidade destino; ALMIRANTE. A viagem foi tranqüila e não assuste com o fato das malas viajarem no teto do ônibus, apenas confira que ela esteja lá antes da saída.

 

estacao_onibus.jpg.6464e517bfd0b55bd37fd9b9b2849b2c.jpg

 

A chegada em Almirante foi por volta das 4:30 da manha. Chegando lá vai encontrar vários taxistas querendo te levar para o porto. Carros simples porem não vale à pena tentar ir a pé. A distancia nao é longa, mas estará de noite ainda e não imagino que seja a melhor opção, ainda mais com crianças. Sempre negocie o preço antes para evitar problemas. Eu paguei U$ 5.

 

O primeiro barco sai as 6:00 da manha. Recomendo comprar o "bilhete" assim que chegar ao porto, pois é bem desorganizado. Nao me lembro exatamente o valor da travessia, mas acredito ser algo em torno de U$ 15 - 20 por pessoa e leva por volta de 1 hora para chegar lá (dependendo das condições do mar).

 

A travessia é tranqüila porem não fique nos assentos próximos da lateral do barco se nao quiser se molhar.

 

porto_ilha.jpg.3d9faf2fdbcbb45af16946b5e542e549.jpg

 

Sobre Boca del Toro:

 

É uma cidade bem tranqüila.... turística.... você encontrara vários tipos de acomodações, deste camping, pousadas simples, um pouco melhores ate hotéis bem confortáveis. Tudo depende do valor.

 

ruas_ilha_2.jpg.61dff260bf9cd5512ceb214950d53826.jpg

 

ruas_ilha_3.jpg.259c6bb52f508e42e4aa9f1170c2dc05.jpg

 

ruas_ilha.jpg.bd47fd4e19764ef2fcf7151a0a5dbe56.jpg

 

feira_artesanato.jpg.2dcabcce5afca3f3500a991ed6096e96.jpg

 

Eu fiquei numa pousada mediana porem bem confortável para mim. Paguei U$ 50 o quarto duplo.

 

hotel_casa_max.jpg.e5358dd493226792fcb5401d4733435b.jpg

 

A comida não e tão cara assim e tem alguns restaurantes para escolher.... algo em torno de US 20 a refeição. Tem alguns supermercados e padarias como opção.

 

As opções de lazer são muitas. Muito surf, mergulho, praias e natureza.

 

Lá tem varias empresas que fazem passeios. Eu fiz muita coisa por conta própria, porem fui a um passeio pelas ilhotas vizinhas que valeu a pena. Custa U$ 20 por dia. Fui num roteiro de 2 dias por U$ 32. Estava incluso o translado com dois guias e snorkel e nadadeiras para mergulho. Passamos por lugares maravilhosos onde mergulhei com apenas 2 ou 3 metros de água entra a minha barriga e as rochas. Muita flora a fauna.

 

Passamos por um restaurante onde escolhemos os pratos por volta de 10 da manha e quando voltamos as 14 hs os peixes já tinham sido pescados e preparados. Muito bom! Algo em torno de U$ 18 a refeição.

 

Boca_del_Toro_Panama_2006_2.jpg.4344284a77e0634c5ba9daf5c44eb7eb.jpg

Boca_del_toro_Panama_2006_4.jpg.a487d3f83a7a73ca569588a605af7cc9.jpg

 

Lá tem muitas ilhas para serem visitadas. Na ponta de Bocas del Toro tem uma praia chamada Bocas del Drago. Um local muito bonito com pouca interferência humana. Para chegar lá basta pegar um ônibus em qualquer ponto da cidade, U$ 2 e aguardar 20 a 30 minutos de estradas pequenas e com um visual lindo.

 

 

 

Boca_del_Drago_Panama.2006_.jpg.44f508aaecc114feb84fbfb6fd44d9dd.jpg

 

praia_caminho_chegada.jpg.b2742855a0ee5e5b97f5ae1a9c0d81d3.jpg

 

praia_gaivotas.jpg.6149e71d7fd125afcbe7ceb8de4eb450.jpg

 

Não sei o que você procura lá porem imagino que irá aproveitar muito.

 

Espero ter ajudado. Caso tenha mais duvidas e só perguntar.

 

Abraço,

 

Breno

S6301750.jpg.61b245e525e7e6d2f5df5c5d72a06d3e.jpg

S6301846.jpg.90b9da3915f2575c56195943f9e24576.jpg

S6301848.jpg.fcdd721ddf19cd1f5dbad9265a01efec.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Admin

Oi Breno,

 

Obrigado.

 

Vamos lá! :D

 

1) A maioria dos habitantes Kunas falam espanhol tradicional? Ou uma língua/dialeto local?

 

Sim! Os que tratam com os turistas falam espanhol fluente e alguns até inglês.

 

2) Você colocou que cada ilha tem um dono e que existem ilhas "centrais" maiores. Nestas ilhas existe energia? Pelo menos básica para carregar a bateria da maquina fotográfica? Qual seriam essas ilhas?

 

Na que eu fiquei não tem enegia elétrica. É bom vc levar pilhas e baterias extras. Em El Provenir que é a Capital, tem até um aeroporto e pousadas completas, porquê é continente. Eu fiquei em Carti Yamdup!

 

3) Você teria um mapa com a disposição geográfica das ilhas? (Ainda não consegui encontrar nenhum bom na net)

Eu também estou louco atras deste mapa. No google earth vc consegue ver as ilhas, mas sem os nomes.

 

4) Pretendo acampar (levando a minha barraca), como é a questão de segurança nas ilhas menores? Pergunto no sentido de deixar todos os pertences na barraca e sair para explorar alguma ilha vizinha.

 

Olha acho difícil roubarem, pois quem chega ali são apenas os índios e mochileiros gringos. Por precaução em qualquer lugar sempre tenha um cadeadinho na barraca, mas alí acho muuiito difícil acontecer algo do tipo.

 

5) E a questão de água potável? Você sugere que as pessoas levem água do continente, mas qual a sua sugestão no caso da permanecia nas ilhas ser entre 12 a 15 dias?

 

Eles vendem água mineral e em Carti Yamdup que é mais perto do continente tem agua encanada em algumas ocas. Na isla agurra tem torneira, não sei se é agua da chuva ou de poço artesiano. Mas vc não vai passar sede se tiver alguma índio por perto. Eles estão sempre atentos e tratam muito bem os visitantes.

 

6) Quanto ao translado da Cidade do Panamá para la, você indicou o Arnoldo Bonilla e citou também o contato do senhor Arquimedes, esse telefone são da Ilha Cartí Yandub? La tem acesso a telefone?

 

Sim por incrível que pareçe pega celular lá! :lol::lol::lol: E o seu Arquimedes vive pra baixo e pra cima com ele na orelha! hauhauhauhauhhua!

 

7) Você manteve contado com senhor Arquímedes depois que voltou da viagem no email cabanascarti@hotmail.com? E fácil encontrá-lo? Pergunto isso, pois penso em tentar já deixar agendado o translado e algumas noites na ilha. O que pensa disso?

 

Não conversamos com ele mais. Mas agendar é o ideal. Tente por e-mail ou telefone. Se tiver dificulades nos avise aqui pelo tópico.

 

8. As visitas a Isla Aguja, Isla Del diablo, Isla Perro e Isla Pelicano foram feitas partindo de Carti Yandub e dormindo em cada uma delas? Neste caso você continuou contratando o serviço de alimentação e translado pelo valor de U$ 20/ dia com o senhor Arquimedes?

 

Sim, foram feitas a partir de Carti Yamdup. Saíamos de manhã e voltávamos ao entardecer. Mas passamos uma noite na Isla Agurra. O valor que cobraram incluia tudo, passeio, café, almoço e janta!

 

9) Quando você fez essa viagem? Ficou quantos dias no Território Kuna no total?

Foi agora no começo de 2008. Infelizmente no total só 5 dias, pq estávamos a caminho da Guatemala. A viagem toda durou 90 dias. De SP até Cartagena na Colômbia de ônibus, avião até o panamá. Do panamá até a Guatemala de ônibus e de avião de volta pra SP.

 

10) Penso em ir em Novembro, para evitar o movimento de férias globais de Dezembro. O que acha da data?

 

Final de novembro e começo de Dezembro é uma boa data, mas fique de olho na previsão do tempo.

 

Se tiver mais dúvidas sobre San Blas e o Panamá ou outros destinos na América central é só postar nos fóruns relacionados.

 

Abraço,

 

Silnei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...