Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Lucas Brentano

Ushuaia via Carretera Austral de Gol 1.0

Posts Recomendados

Olá, mochileiros!

 

Buenas... em outubro pude realizar mais um sonho: percorri 12.000km pelo cone sul do continente, chegando até Ushuaia através da Carretera Austral e Ruta 40.

Na realidade, fiz muito mais do que isso. Como fotógrafo, fiz esta expedição com a finalidade de marcar o lançamento de meu novo site e também de realizar exposições com as melhores imagens obtidas.

 

Nos últimos dias trabalhei bastante para deixar as imagens prontas. Gostaria, então, de convidar a vocês a acessar minha página: http://www.lucasbrentano.com. Quem mora na serra gaúcha e região está convidado a prestigiar a primeira das exposições, que ocorrerá no SESC de Caxias do Sul a partir do dia 25/11/11.

 

E como esse é um um fórum para relatos de viagem, e vocês me ajudam sempre que preciso, vou contar um pouquinho como foi a viagem:

 

Saí aqui de Farroupilha-RS dia 01/10. Estrada boa até a fronteira com a argentina (Paso de los Libres). Nesse mesmo dia segui até Federal-Entre Rios, onde dormi num hotel com direito a baratas, banho frio, etc. Quem já foi para a Argentina sabe que a província de Entre Rios não é um dos locais mais convidativos para o turismo...

 

No segundo dia meu destino era Villa Dolores. No caminho passei pela serra de Córdoba, que é belíssima e passa dos 2.000msnm. Neste mesmo dia, ainda em Entre Rios, um policial tentou me extorquir. Sim!, essa praga ainda existe por lá. Foi assim: Cruzei pelo centro de uma cidadezinha cujo nome nem lembro. Era domingo, havia um evento qualquer acontecendo, o transito estava congestionado de andar em 1a marcha. Depois de 5 ou 6 quadras nesse ritmo, já estava na estrada principal novamente. Nessa hora, um policial da guarda municipal apareceu no retrovisor e pediu pra eu encostar. Mostrei a documentação... e ele mandou eu descer do carro. Disse que eu tinha furado um sinal, ficou me enrolando, dizendo que talvez fosse necessario eu ficar na cidade para pagar a multa na segunda-feira... resumindo: depois de alguns minutos, ele desistiu de multar quando soube que eu era fotógrafo e iria divulgar relatos e fotos da viagem na imprensa. "Vou fingir que não te parei. Pode seguir!"

 

IMG_5672.jpg

 

Terceiro dia passei pelas milhares de curvas dos Caracolles de Villavicencio e dormi em Uspallata. Lá, encontrei um casal de franceses que estava percorrendo a américa do sul de bike. De Uspallata segui para o Paso los Libertadores, primeira de cinco travessias da cordilheira nessa viagem. No chile, meu roteiro foi rumo sul. Visitei Pucón e o Vulcão Villarrica. Nesses dias choveu MUITO.

 

Para começar a Carretera Austral a partir daí, eu tinha duas opções: seguir a Puerto Montt e pegar a balsa (muito cara) ou voltar para a Argentina. Escolhi a segunda. Cruzar o Parque Nacional Lanín foi um verdadeiro rally, mas tudo correu bem. De lá, passei duas noites em Villa la Angostura, onde fiz uma navegação pelo lago Nahuel Huapi e fiquei num dos melhores hostels da viagem, o Hostel que carrega o nome da cidade. (http://www.hostellaangostura.com.ar/)

As cinzas ainda estão por TODA cidade e pelas estradas. A ruta de los siete lagos tinha vários trechos com mais de meio metro de cinzas acumuludas. Impressionante demais!

 

Percorri a Carretera Austral em 4 dias, iniciando por Futaleufu e Terminando em Chile Chico. Contornar o Lago General Carrera é um experiência extraordinária. Digo mais: em toda extensão da estrada é perfeitamente possível andar em carro de passeio. Apenas em alguns trechos de serra havia pedras soltas ou valas por onde corre a água da chuva, mas é só guiar com cuidado e em baixa velocidade. A chuva foi companhia constante. Aliás, o tempo muda a toda hora. Num mesmo dia pude presenciar todas as estações...

 

IMG_6028.jpg

 

Duro mesmo é a ligação da Carretera Austral com a parte mais civilizada da Patagonia Argentina. O trecho entre Perito Moreno (a cidade, não o glacial) e El Chaltén, através da Ruta 40, foi um terror pra mim. Imaginem só: rípio bravo, seco, incontáveis desvios (estão alargando a estrada para asfaltar) e aquele pensamento que reaparecia toda vez que acertava um buraco "só tenho um esteepe, cuidaado!!". Meu golzinho sofreu. Fiquei 3 horas sem cruzar com ninguém, absolutamente nenhuma alma. A monotonia foi quebrada quando uma caravana de motos européias cruzou em sentido norte.

 

Em El Chaltén fiz as caminhadas de Laguna de los Tres e laguna Torre. Foram 48km em dois dias, do jeito que eu gosto! Depois, fiquei dois dias em El Calafate, onde tentei fotografar o Glaciar Perito Moreno de todos ãngulos possíveis. Voltei ao chile e Fiquei apenas dois dias entre Puerto Natales e Torres del Paine. Deu uma dor no coração deixar aquele lugar mágico em tão pouco tempo... Mas já estava no 20º dia da viagem e tinha que cumprir os compromissos de voltar a tempo de deixar todas fotografias em ordem.

 

IMG_6145.jpg

 

Depois disso, Ushuaia pela segunda vez de Gol 1.0!! (eu já havia chegado lá em 2008 pela Ruta 03)

 

Fiquei muito feliz em reconhecer aquelas casinhas coloridas, as montanhas ao redor. Depois de todas paisagens novas que tinha visto nos dias anteriores, achava que não ia me impressionar com o Fin del Mundo. Que bom, estava errado! Me senti MUITO bem em estar lá. A parte difícil tinha sido superada. Eu teria 3 dias de descanso e a volta era pelo caminho fácil, a Ruta 03.

 

E assim se seguiu a viagem. Subi a costa argentina pela Ruta Nacional 03, parando somente em Península Valdés.

 

IMG_6676.jpg

 

12.000km rodados e apenas um pneu furado. =]

 

Roteiros já percorridos por mim:

 

MAPA_expedi%C3%A7%C3%B5es.png

 

 

Não sei se é permitido publicidade aqui (se não for, peço que um moderador retire), mas gostaria de divulgar as empresas que me deram MUITA FORÇA para que todo o projeto se desenvolvesse bem, desde a criação do site, da expedição e, agora, a exposição das fotografias. São elas:

 

Guenoa Bikes e Apetrechos para Aventura - http://www.guenoa.com.br

Solo - http://www.solobr.com

Deuter: http://www.deuter.com.br

Azteq: http://www.azteq.com.br

Lorpen: http://www.lorpen.com.br

Fotocine Caxias: http://www.fotocine.com.br

Motup Motos Farroupilha: http://www.motup.com.br

 

 

De brinde, fiz um videozinho de 7 minutos com 100 cenas dos "bastidores" da viagem. Confiram aí!

 

Abraços,

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala grande,

 

Parabéns pela sua trip. muito bacana!!!

 

Deixa te fazer uma pergunta, estou indo agora em julho (inverno) para Chile e Argentina, meu carro tambem é 1.0 e não tem ar-quente, será que da pra ir numa boa? Estou comedo dos vidros embaçarem muito por não ter ar-quente, teve algum problema em relação á isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, parabens, suas fotos sao lindas.

 

Desculpe a brincadeira, mas deve ter aprendido como o grande Germano Schuur...

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos,

 

Eu e minha esposa estamos começando a planejar a nossa viagem para o fim do ano. E estamos precisando da ajuda dos MOCHILEIROS que já se AVENTURARAM pela Carretera Austral.

 

Ainda não temos um roteiro definido, apenas algumas idéias, cidades, Ilha de Páscoa e a carretera Austral em mente pra conhecer.

 

Pensamos em seguir a estrada (C A) de Puerto Montt a Villa O' Higgins, gostaríamos de saber quais são as condições da estrada para um carro 4x2, se tem posto de gasolina, lugar para dormir e quais as atrações além da capela de mármore, do lago e a própria estrada, quantos dias são necessários para conhecer esta região.

 

abraços a todos.

Alvaro Ferrari

http://www.viajedecarro.com Viaje de Carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala grande,

 

Parabéns pela sua trip. muito bacana!!!

 

Deixa te fazer uma pergunta, estou indo agora em julho (inverno) para Chile e Argentina, meu carro tambem é 1.0 e não tem ar-quente, será que da pra ir numa boa? Estou comedo dos vidros embaçarem muito por não ter ar-quente, teve algum problema em relação á isso?

 

Thiago,

 

eu e meu marido fomos de Palio 1.1 também sem ar condicionado e sem aquecimento. Acho que a gente sofreu mais por causa do calor do que por causa do frio, viu. E somos do RIo! rsrs

 

É claro que o ar quente faz a viagem fica mais agradável mas não sentimos nada absurdo. Fomos em setembro de 2011 até Ushuaia.

 

Perrengue de frio no carro foi só mesmo em 1 noite que tivemos que dormir dentro do carro. Nós levamos 2 cobertores pra emergência mas não deram vazão não. Quase congelamos de tanto frio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...