Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Arquivado

Este Post foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guaxinim Amigo

O que comer quando não se tem mais nada?

Posts Recomendados

Muitas vezes estamos em um pedal por alguma trilha mais longa e verificamos que não temos mais nada para comer.

 

Ter dinheiro na carteira não adianta muito em trilhas no mato pois não se pode comer dinheiro!

 

Alguns passeios em trilhas (fazendas, etc) podem se estender por mais de 100 km antes de ser avistada alguma mercearia ou bar.

 

Uma mochila de hidratação de pelo menos 2 litros ou a mesma quantidade de água em caramanholas é essencial (3 x caramanholas Polar de 690 ML).

 

Entretanto, o alimento pode acabar e a sensação de fome incomodar. O que fazer nestes casos?

 

O conhecimento da vegetação nativa é importante. Existem frutos e frutas que desconhecemos e que podem servir como fonte de alimento. Vegetais em folha consumidos crus tambem podem ajudar.

 

Deve-se sempre procurar ao longo de riachos e em torno de açudes alguma planta comestivel. Azedinhas (trevos), folhas de taioba, milho verde, frutas da estação são boas escolhas. Ovos de pássaros consumidos crus também auxiliam muito na alimentação. Alguns insetos como a lagarta do coco (de cor branca leitosa) e a tanajura são nutritivos e saborosos e podem ser consumidos crus em uma emergência. Minhocas também são nutritivas e podem ser encontradas em terrenos úmidos.

 

Muito cuidado com determinadas frutinhas que os pássaros ingerem. Nem todo alimento ingerido por pássaros é totalmente inócuo para seres humanos. O procedimento correto a ser adotado quando se encontra determinado vegetal desconhecido (frutas, legumes e verduras) é fazer o seguinte:

 

Colocar um pequeno pedaço do vegetal dentro da boca e debaixo da língua por aproximadamente 15 minutos. Não mastigar. Se a boca queimar, amargar ou ficar anestesiada, cuspa fora e lave a boca com agua se possível. Muito provavelmente o vegetal é venenoso, lembrando que um veneno pode ou não ser mortal, sendo que uma cólica estomacal ou intestinal no meio de um pedal no mato não é nada agradável.

 

Via de regra, telefones celulares comuns (não satélite) ficam fora de área em pedais rurais, portanto convém se precaver.

 

OBS: ao avistarem uma plantação qualquer, nunca apanhem qualquer vegetal sem a permissão do dono, a não ser obviamente nos casos onde não há ninguém por perto para permitir a colheita.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas por desenterrar um tópico antigo, porém não houve resposta e gostaria de compartilhar esta informação, uma vez que considero o assunto do tópico muito pertinente.

 

No endereço abaixo, especialmente nos posts mais antigos, poderão ser encontradas informações sobre muitas plantas comestíveis, as quais encontramos todos os dias, até mesmos pelas calçadas das cidades, e não sabemos que as mesmas se prestam ao consumo humano.

 

Trata-se do blog "Come-se", editado pela divertida Neide Rigo:

 

http://come-se.blogspot.com.br/

 

Espero ter colaborado.

 

Um abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



×
×
  • Criar Novo...