Ir para conteúdo

1vez budget Portugal, Espanha e Paris.


Posts Recomendados

  • Membros

Após alguns testes-drive na América do Sul, em dezembro 2007 eu e meu marido iniciamos a nossa primeira viagem à Europa – da forma mais budget possível.

Gosto de compartilhar dicas e roubadas que passei, então é provável que o relato seja em mais de uma parte. E sei que este relato se destina basicamente aos marinheiros de primeira viagem, pois para os “macacos velhos” nada será novidade. :)

Minha primeira dica é vc definir as duas cidades que não podem faltar no seu roteiro, depois disto orce a passagem mais barata com entrada/saída por estes locais.

Pronto! Vc já definiu início/fim e datas da sua viagem.

O meio campo vai variar conforme sua disponibilidade ou não em fazer correrias (maraturismo). Eu e meu marido preferimos ficar mais dias em cada cidade, para curtir com calma cada parada.

Reservei a estadia com +- 6 meses de antecedência e consegui boas barbadas. :wink:

Depois fui à caça de meios de transporte mais em conta entre as cidades/países.

Foram 27 dias de viagem, e escolhemos iniciar por Lisboa para ir se acostumando com um país do outro lado do Atlântico sem o trauma da língua.

Saímos do aeroporto e em frente pegamos o Aerobus – que passa no Centro e principais pontos-chave da cidade.

Demos sorte, reservamos um hostel e ganhamos um hotel 2 estrelas – é que o hostel estava em obras e diante da minha cara de insatisfação pelo barulho provável, me ofereceram um hotel pelo mesmo preço (acho que do mesmo grupo empresarial).

Depois dessa me senti no primeiro mundo de verdade!!! :lol::mrgreen:

Andei muito por Lisboa, e a poucas vezes que precisou, o metrô e elétrico foram eficientes e baratos.

Aliás, Portugal toda é muito barato – essa conclusão eu cheguei gradativamente no decorrer da viagem e do concomitante aumento das despesas. :?

Não vou ficar discorrendo sobre pontos turísticos, pq todo o mundo sabe os básicos de primeira viagem, e se algum tiver alguma dúvida é só escrever que eu respondo.

A rodoviária de Sete Rios fica grudada na estação de metro do mesmo nome, então é muito fácil fazer bate-volta em cidades perto com Évora, Óbidos e outras.

E muito mais barato que de trem. :wink:

Fui a Évora e adorei a cidade, fica dentro de uma muralha medieval e em muitos locais somente passam pedestres. A comida do Alentejo é maravilhosa e cheia de temperos. Não deixem de ir à Capela dos Ossos, e no mercado municipal comer uns queijos de cabra artesanais.

Tive uma indisposição e a ida a Óbidos ficou prejudicada, e decidi ficar por Lisboa mesmo.

Uma dica budget: ao lado da saída baixa do metro Baixa-Chiado em Lisboa tem uma lanchonete tipo saudável que serve sopas, sanduíches, saladas caprichadas e sucos (combinados diversos) a partir de 0,99euros. :wink:

Dia 7/12 pegamos o busão para o Porto, e descobri que tudo pode ser mais barato que Lisboa, e a comida com porções servidas por avós (enormes!). O hotel incluía café da manhã tipo buffet à moda brasileira (coisa que eu nunca mais veria em solo europeu) e tinha internet grátis no saguão por diária mais em conta que em Lisboa. :D

Atravesse a ponte e conheça Vila Nova de Gaia e as caves de vinho do Porto – programa bom e barato.

A cidade do Porto cansa muito pq é cheia de ladeiras (pensa na ladeira do Pelô, então pensa em várias espalhadas por toda a cidade)... mas perna é para isto e nem pense em pegar ônibus pq não precisa. Você agüenta!! :mrgreen:

Ficamos alguns dias e pegamos um low cost (Ryanair) para Madrid. A ida até o aeroporto de Oporto é feita por uma linha de metrô (acho que a roxa), e sem traumas pq vc já sai dentro do aeroporto.

O barato é que, na sala de embarque, quando o carinha da companhia aérea botou a bandeirinha de início de embarque foi aquela correria geral para fazer fila... só fui entender depois: não há assentos marcados, e quem entra antes pega os melhores.

Tá ligado que eu e meu marido fomos à última fila, aquela na fronteira do banheiro com a cozinha, e que não reclina. :cry:

Mas por 1 euro/pessoa, eu ia até em pé.... :lol::lol:

Espanha fica para outra história...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ah, esqueci de dizer que planejando sua viagem com antecedência, vc pode checar se está programado algum show/festival na cidade. Compre os ingressos pela net e retire no local – é super confiável e o ingresso fica nominal te esperando lá.

Bem, chegando em Madrid o deslocamento para o Centro é via metrô e sem traumas. Recomendo que, apesar do centro de informações te dar mapas do metrô e da cidade, em toda cidade que for passar já dê uma olhada pela net na malha de transporte que vc vai usar e do bairro pelo qual pretende passar maior tempo.

Isso facilita muito quando vc chega no meio daquela confusão e cansaço.

Mochileiro leva vantagem nos metrôs de Madrid, porque é um labirinto cheio de escadas (nem sempre rolante) e um martírio se vc levar malas pesadas.

De qq forma, me pareceu que o transporte público na Europa (pelo menos na Ocidental) é feito para até QI de ameba usar: em todas as estações têm mapas das imediações na parede e das baldeações mais próximas.

Após andar muito, recomendo que em Madrid para uma primeira vez o ideal é ficar na região da Puerta del Sol e Plaza Sta Ana. É perto da maioria dos pontos turísticos, as estações do metrô têm várias conexões, e uma gama de facilidades (mercado, bares, restaurantes, cinema, teatro) muito boa por perto.

Fiquei no Hostel Bahia, bem localizado/limpo/seguro e barato. Poucos quartos e dirigido por um casal (Juan e Ramona) muito solícito, e que te falam todas as dicas da região e da cidade.

Não fiz os bate-volta de praxe em Toledo e Segóvia, preferi destrinchar Madrid por completo nos meus 5 dias. Mas se quiser é muito fácil, pega o metrô até a estação Renfe-Atocha e saia dentro da estação ferroviária.

Eu recomendo em Madrid o Santiago Bernabeu tour, para quem gosta de futebol o museu é imperdível!

Coma um bocadillo de jamón em pé na barra, acompanhado de sangria em um dos vários Museu do Jamón – bom e barato.

Comprei minha passagem de trem para Valência com dois dias de antecedência sem qq problema, mas se vc quiser arriscar em Atocha tem muitas passagens “de última hora”.

O Purple Nest é um albergue em Valência que eu recomendo: foi uma grata surpresa em organização, limpeza, staff solícito e ambiente alto astral.

Valência tem uma peculiaridade, eles falam o tal do valenciano – que não é nem espanhol e nem catalão – e por incrível que pareça te entendem melhor se vc tentar falar português/inglês do que espanhol (seria birra como o espanhol de Madrid?).

A cidade foi feita para se andar a pé, conhecendo desde os monumentos históricos até o lado moderno como a Cidade das Ciências. Somente usei o metrô na chegada, pelo cansaço da viagem, pq na saída fomos a pé até à estação.

Entrou no meu roteiro pq eu tinha uma lacuna de 3 dias entre Madrid e Barcelona, e ela estava no meio do caminho. No final fiquei com pena, pq ela merecia mais tempo, é uma cidade universitária, de jovens, alto astral e cheia de baladas - não deixe de ir no bairro de Carmem.

A viagem de trem até Barcelona é DESLUMBRANTE! O trem vai margeando a costa (e encostas), mostrando aquele azul intenso do Mar Mediterrâneo contra o sol...

Em Barcelona tb não tem segredo, o metrô te leva da estação de Francia ou Sants para onde vc quiser.

Eu fiquei no que considero a localização ideal para um marinheiro de primeira viagem: perto das Ramblas. Ficamos no Hostel Santos, em uma transversal das Ramblas e a uma quadra desta, na altura do Liceu.

As atrações da cidade são espalhadas, e vc precisará em algum momento do metrô ou do ônibus. Para o Parc Guell o ônibus 24 (Paralel/Carmel) te deixa mais próximo da subida que o metrô.

Aliás, acho que até mais que a Sagrada Família, deixar de ver/viver o Parc Guell é o mesmo que não ir a Barcelona.

Tem um show de flamenco barato, e ainda com desconto para estudantes, na Plaça Real.

Fui de ônibus (Aerobus que peguei na Plaça Catalunya) até o aeroporto, onde embarcamos na Vueling até Paris.

Consegui uma promoção boa, e o trecho de trem Barcelona-Paris é caro e cansativo (12h) demais – então optei pelo avião.

Depois posto a parte de Paris, espero estar ajudando em algo.

Abçs.

:)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

A demora da parte de Paris, prometida no título, deve-se a um drive pela Argentina e Uruguay recentemente.

Em Paris preferi investir um pouco e ficar em um hotel, porque a maioria dos albergues/hostels ficam distantes do pontos turísticos, e aí vc vai gastar mais de transporte a cada dia.

Depois de "estudar" o mapa de Paris, já havia definido onde queria ficar hospedada - e onde não queria tb...

Garimpando com vários meses de antecedência, finalmente consegui uma pechincha em um hotel 2 estrelas com banheiro e todas as facilidade por 62 euros a diária/casal. E ainda na Madeleine...a 5 minutos a pé do Champ Elisées e do Louvre.

Ou seja, sejam persistentes!!!! :wink:

Usei o metrô para ir a Monmartre, e poucas outras vezes por preguiça após um dia inteiro de andanças dentro de museus...

Claro que o hotel não tinha cozinha disponível, então eu fazia uma refeição completa na rua e a outra geralmente era sanduba no quarto - mas em Paris sanduba significa vinho, baguete, algumas guloseimas da Fauchon (indico muuuuuito!!!!!), queijos e presuntos diversos.... :lol::lol:

O hotel deixava usar o frigobar sem stress, e tinha um mercadinho na rua atrás.

Na Rue de Rivoli, na altura do Louvre, tem vários restaurantes com preços muito bons para o menu do dia. Inclusive um de imigrantes asiáticos que eles disseram que abrem até no Natal

Em Pigalle e Montmartre tem vários chinas com comida barata e farta, e o melhor é que tem arroz...após quase um mês na Europa faz diferença... Fora os diversos Kebabs bons e baratos, distribuidos por toda a cidade.

A carteira de estudante te dá descontos em várias atrações, porém algumas exigem a concomitância em ser menor de 26 anos.

Recomendo algumas atrações insquecíveis, fora as mais conhecidas: o museu Rodin, o D'Orsay e ir com tempo para ver a ala dos Invalides relacionada a 2 Guerra (completíssima!!!)

O bom de Paris é que andar pela cidade já é uma atração. E esta história de que franceses são grosseiros ou mal educados é lenda...tivemos várias oportunidades em comprovar a sua hospitalidade, educação e receptividade.

As Galeries Laffaiete são uma perdição para as mulheres...são vários andares de lojas, até brechó lá dentro tem! O restaurante lá dentro é bem acessível para almoçar.

Para quem como eu quiser assitir a uma ópera no Palais Garnier, é só chegar com algumas horas de antecedência que eles vendem ingressos, inclusive nas frisas, por preços de saldão.

Sim, deste meu roteiro com certeza Paris foi a mais cara das cidades... e valeu cada real/euro gasto!!!! :P

Inclusive estarei de volta já daqui a alguns meses, e ela será a única cidade que repetirei na prróxima viagem.... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Se vocês derem uma pesquisada antes no site abaixo, fica beeem mais fácil...

Mas de qq forma, os ônibus em Barcelona tb são super fáceis, pois tem um letreiro onde vai aparecendo as próximas estações e ainda por cima uma gravação a anuncia também, quase igual ao metrô.

E além disto, os espanhóis são muito solícitos se você precisar pedir informações.

Boa viagem, e se precisar de algo mais é só peguntar.

http://www.transportebcn.es/BUS/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Nossa média ficou em torno de 80-90euros/dia/cada, claro que isto depende das cidades que vc for visitar, tipo de acomodação...

O preço total da viagem, incluso aéreo, foi de 15.000 reais por 27 dias na Europa para o casal.

Em relação ao futebol, eu cheguei a cotar as entradas mas as datas do meu roteiro não batiam com nenhum jogo de interesse. Então somente visitei o estádio.

Nos sites que vendem as entradas, como vc já deve ter visto, o preço é beeem salgado - para turista mesmo...pq é o que sobra das preferenciais vendidas para os associados dos clubes.

Quando estive lá, vi uns cartazes no estádio de um jogo regional amistoso que seria próximo anunciando entradas mais em conta. De repente comprando na bilheteria é mais barato.

Dá uma olhada na venda de shows também nas cidades por onde for passar.

Qq outra dúvida é só escrever.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gismail,

 

Estou planejando o mesmo roteiro (Portugal + Espanha + França) para o ano que vem. Ficou quantos dias em cada cidade? Planejo conhecer Lisboa, Évora e Porto, em Portugal, Madri, Barcelona e Sevilha, na Espanha, e Paris e Tours, na França. Porém, acho que não vou ter os mesmos dias que você, provavelmente uns 20 dias.

 

Valeu!

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Leo!

Esta questão de dias em cada cidade depede do ritmo de viagem de cada mochileiro, o meu foi tipo slow: 5 dias em Lisboa, fazendo bate-volta em Évora; Porto 2 dias inteiros; Madrid 5 dias; Barcelona 5 dias; Valência 3 dias; Paris 7 dias.

Sevilla conhecerei agora, pois embarco em uma viagem Marrocos/Andaluzia semana que vem.

Como eu disse, vai do interesse em cada cidade e do ritmo...mas com 20 dias e no teu roteiro, hoje eu faria:

Paris 7 dias

Lisboa 2 dias cheios para a cidade somente

Évora só bate-volta mesmo de 1 dia

Porto 2 dias cheios

Sevilla 2 dias cheios (é o que farei)

Barcelona 4 dias

Madrid 2 dias inteiros - se for visitar os museus, vai ter que espremer Paris ou Barcelona e acrescentar um dia aqui...

Outra coisa que vc tem que organizar bem é o trajeto, para não perder muito tempo em deslocamentos, principalmente na Espanha que as distâncias são maiores. Inclusive por isto eu optei por Valência ( perto de Madrid e Barcelona) em vez de descer até a Andaluzia naquela viagem.

Abraços, e se quiser trocar mais alguma idéia é só escrever!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...