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Amigos,

 

Estou chegando em Salvador dia 26/12 e tenho que me locomover a Boipeba. Gostaria de saber se:

1 - Existe alguma opção direto Salvador - Boipeba ? (via Barco), ou

2 - em não optando pelo aviao Salvador - Morro, a única opcao seria onibus ateh Torrinhas e depois lancha ou barco?

3 - esta viagem leva cerca de 5 horas confere (Salvador - Boipeba)?

 

Bom valeu pela ajuda!

 

Abracos!

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Do cais de Valença, de segunda à sábado às 12 hs, partem barcos para a Boipeba. A viagem dura 3-4 horas. Barcos saindo de Cairú precisam cerca de 1 h.

Da Ilha de Tinharé têm acesso para Boipeba através de passeios feitos por barcos e tratores partindo do Morro de São Paulo, no verão diariamente.

Para quem chega de carro, o melhor ponto de embarque é Torrinha, em frente ás ilhas, onde existem estacionamentos fechados. 300 ms depois da saida da BA 001 de Nilo Peçanha fica o entroncamento para Cairu. A entrada pela estrada para Torrinha (7km não asfaltados) encontra/se depois da 2° pequena ponte. A lancha rápida leva 30 min.

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Você pode pegar uma lancha rápida até Morro, são 2 horas de viagem, mais ou menos, e de lá ir pra Boipeba, através de passeios feitos por barcos e tratores diariamente.

Ou então pode atravessar de ferry boat até Itaparica (Bom Despacho), de lá tem ônibus até Valença. É melhor atravessar até Morro e pegar o passeio pra Boipeba.

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A minha dica tbm é ir até Morro e depois pegar barco/passeio p/ Boipeba, vc vai gastar R$50 até Morro e outros R$50 p/ Boipeba... não é assim tão caro... e vc ainda s diverte pelo meio do caminho!

Boa viagem!

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Não sei se vai ajudar, pois estive por lá em 1995, mas fui direto de SSA pra Morro, levou umas 4:00 h ± de barco, mas valeu, pois a chegada em Morro coindia com a hora do Pôr-do-so, e visto de alto mar .... SHOW !!!!

tente buscar info no site www.bahia.com.br ... vou buscar nos meus guardados se ainda tenho o tel dos barcos, se tiver te passo.

 

Abrçs,

Lika

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Os barcos que fazem em quatro horas são muito demorados, prefira a lancha rápida, vale a pena. Em apenas duas horas, as vezes menso, você percorre do Mercado Modelo até o pier no Morro de São Paulo.

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Obrigado a todos!!

 

soh mais uma coisa....

Este esquema de barco Salvador - Morro precisa de reserva antecipada ou é só chegar lá?

 

Obrigado de novo pela ajuda!!

 

Se alguem for pra lah me escrevam e tomamos uma breja!

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bom, quando fui era só pegar a passagem na hora, ou com uma horinha de antecedência... agora que Morro ta famoso eu já não sei mais .... Tenta entrar em contato com a Secretaria de Turismo da Bahia e pede maiores detalhes.

 

bjos.

Lika

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" lanchas e catamarãs fazem o trajeto direto até Morro de São Paulo. A saída é pelo Terminal Marítimo, que fica ao lado do Mercado Modelo, na Cidade Baixa. Levando em média 2 horas, seu horário de saída pode variar de acordo com as condições do tempo. Os preços e horários podem ser confirmados pelos telefones (71) 255-0488 (lancha rápida), (71) 783-1036 (catamarã), (71) 314-7523 (lancha Bonanza IV) e (71) 783-1070 (escuna) ou ainda pelo telefone 71 9118-2393. "

++

http://feriasbrasil.terra.com.br/scripts/cidade.cfm?Cidade=Morro%20de%20S%E3o%20Paulo

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Novo mochileiro na área...

sim, essa onda aí de i pra morro direto de Salvador eh pra quem quer gastar, mesmo. eu fui ano passado fiquei reveillon lah, e como naum tenho essa grana todo a opção foi i de ferry pra ilha de itaparica(45 min.), de lah um ônibus para valença (2hs) e de lah uma lancha pra boipeba (+ou-3hs)... demora um poquinho mais, mas gastei cerca de R$45 reais IDA E VOLTA!!! um abraço!

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    • Por ribeiro_ribeiro
      ola [email protected] venho relatar minha viagem no verão de 2019.
      Eu e minha esposa decidimos passar o verão 2019 na bahia. Primeiro desafio !!!! Definir onde ir. apos muitas pesquisas no Google e com amigos decidimos ir ao município de Cairu  devido a sua características de município arquipélago, segundo informações são 32 ilhas que fazem parte do município. porem três são as habitáveis. Ilha de Cairu que tem como grande atracão o convento de Santo Antonio relíquia arquitetônica e histórica. Ilha de Tinharé (Morro de São Paulo)  sem duvida a mais conhecida de todas. E por Fim a ilha de Boipeba.
      A ilha de Cairu vale uma visita rápida para conhecer o convento . não e' necessário mais de algumas horas. Ja as ilhas de Boipeba e Morro de São Paulo merecem um tempo especial, como a grana e o tempo eram curtos tivemos que escolher um dos locais pra ficar hospedado. Escolhemos Boipeba, Morro de São Paulo e' pra quem busca festa e agitação, Boipeba e' pra quem busca praias paradisíacas e festas organizadas pelo próprios visitantes. Cada forro e sambão que amanhecíamos na praia. E dentre os vilarejos em boipeba escolhemos o Moreré pra ficar devido as características que mencionamos anteriormente. 
      Para hospedar buscamos um camping na areia da praia e resolvemos escolher o Camping Airumã devido as ótimas avaliações de clientes. E acertamos em cheio !!!! ótima estrutura, limpo e organizado.  deixo aqui a pagina . https://airumacer.wixsite.com/airumacamping  
      Definido local e hospedagem começamos a organizar nossa ida. como dizem os próprios nativos pra chegar no paraíso não e'.  Pegamos uma aviao de nossa cidade natal ate 
      Salvador. Para pagar um voo mais Barato chegamos as 03h. Cochilamos ali mesmo no aeroporto. as 07h pegamos o metro no aeroporto e descemos apos trocar de linha na estacão Brotas , la utilizando o app Movitt pegamos um onibus ate a Sao Joaquim (Ferry Boat).  as 09h embarcamos no ferry e chegamos próximo as 10 na ilha de itaparica. No próprio desembarque pegamos um ônibus ate a cidade de valença. Descemos na rodoviária e la mesmo compramos passagem no Expresso Boipeba, para boipeba. Passagem integrada com ônibus que leva ate graciosas (25min) e la embarcamos na lancha ate Boipeba (30 min). Chegando em boipeba estávamos já preparados pra uma bela caminhada +- 25 min ate o ponto do trator que leva ate moreré. Por sorte tinha uma lancha saindo do cais para moreré o que foi maravilhoso já que não caminhamos e a viagem e' lindíssima e super divertida.  Alem disso desembarcamos em frente ao camping. onde fomos super bem recebidos pelo Claudio e la passamos dias maravilhosos.
      Em proximo post comento como foi a nossa estadia e os passeios.  
    • Por Andressa Carneiro
      Data da viagem: 12 a 19/02/2020
      Principais gastos:
      Passagens aéreas - BSB-SSA - Latam - R$897,40 (ida e volta, 2 pessoas,compra em 11/2019)
      Catamarã - Salvador-Morro de São Paulo - Biotur: R$384,10 (ida e volta, 2 pessoas, compra antecipada pela internet em 12/2019)
      Taxa de entrada em Morro de São Paulo: R$15 por pessoa. Taxa obrigatória independente dos dias que for ficar. No desembarque te encaminham para o pagamento. Aceitam cartão. Total: R$30.
      Hospedagem - Reserva pelo booking.com em 12/2019: Salvador - 2 diárias para casal no Hostel La Ventana - Total: R$130; Morro de São Paulo - 5 diárias para casal no Hostel Farofa Loca - R$620,40. Total: R$750,40.
      Passeios: Tirolesa - R$60 por pessoa (só eu fui); entrada na Toca do Morcego - R$15 por pessoa; Caiaque duplo - R$25 por pessoa; Volta a Ilha - R$ 180 por pessoa; barco de ida para Gamboa - R$7 por pessoa; Aluguel de snorkel - R$15 por pessoa.Total: R$ 544.
      Roteiro:
      Quarta - Salvador
      Chegada 15h
      Check in no Hostel La Ventana 
      Visita a Igreja Nosso Senhor do Bonfim 
      Pôr do Sol no Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat (15min andando da igreja ou Uber)
      Sorveteria da Ribeira (Uber a partir do Forte, também tem essa sorveteria em Morro de São Paulo, se preferir)
      Noite no Pelourinho (Uber a partir da sorveteria)






      Quinta - Morro de São Paulo
      Catamarã Biotur 9h
      Chegada 11h30
      * Caso precise, os locais oferecem serviço de levar sua bagagem em carrinho de mão até a pousada. Eu não achei necessário.
      Check in Hostel Farofa Loca 
      Almoço Restaurante Papoula na Rua da Lagoa (excelente custo x benefício)
      Caminhada da Primeira a Quarta Praia (30min)
      Tarde na Quarta Praia
      Final de tarde na Segunda Praia
      Jantar no Áurea na rua de acesso à Primeira Praia (bom custo x benefício)
      Noite na Segunda praia - Luau (mas abaixo explico melhor como é esse evento)






      Sexta - Morro de São Paulo
      Segunda Praia até o almoço
      Almoço Point na rua de acesso à Primeira Praia (bom custo x benefício)
      Descanso na Terceira Praia
      Café Solar das Artes na Praça Aureliano Lima (bom custo x benefício)
      Noite na feirinha da Praça e na Segunda Praia
      Gula's burguer na rua de acesso a Primeira Praia (bom custo x benefício)



      Sábado - Morro de São Paulo
      Mirante do Farol
      Tirolesa 
      Praia de Gamboa de barco 
      Bar Experimenta em Gamboa (baixo custo x benefício, porções muito pequenas)
      Retorno de Gamboa caminhando (maré baixa)
      Parada no paredão de argila
      Pôr do sol na toca do morcego (médio custo x benefício,  qualidade do petisco e drink ruim, caro, mas lugar mto maneiro, vista linda, com DJ/banda ao vivo)
      Jantar no Bodeguita na rua de acesso à Primeira Praia (bom custo x benefício)












      Domingo - Morro de São Paulo
      Caminhada até Praia do Encanto (quinta praia) - 40min
      Retorno com parada na Quarta e na Terceira Praia
      Almoço no Restaurante Santa Luzia no deck da Terceira Praia (bom custo x benefício)
      Passeio de caiaque à Ilha de Caita (a partir da Terceira Praia), a travessia leva uns 10min, é bem tranquila, eles fornecem o snorkel sem acréscimo no valor
      Pôr do sol no Mirante do Farol
      Churrasco no hostel
      Noite na Segunda praia



       







      Segunda - Morro de São Paulo
      Passeio Volta a ilha - Este passeio inclui mergulho nas piscinas de Guarapuá, Praia de Moreré (ou as piscinas se a maré estiver baixa), Praia Boca da Barra (onde se pode dar uma volta na vila de Boipeba e almoçar, almoçamos no restaurante Ponta da Barra - bom custo x benefício, mas fica a critério do grupo), visita a comunidade Canavieira (degustação de ostras e lambretas) e centro histórico de Cairu (é cobrada uma taxa simbólica para os locais fazerem o tour até o convento). O passeio dura das 10 às 17h30. Pode levar gelo e bebidas e usar o cooler do barco. O barco sai da terceira praia e retorna no porto. Tem que fazer reserva e pagar o passeio com antecedência, se a ilha estiver movimentada.
      Fim de tarde no Bodeguita (saideiras com pessoal do passeio)
      Restaurante beira-mar Pedra sobre Pedra no início da segunda praia (bom custo x benefício, mais caro, mas vista bonita, dose dupla de drinks)
      Noite na Segunda Praia - Luau










      Terça - Morro de São Paulo/Salvador
      Segunda Praia
      Almoço Restaurante Papoula
      Caminhada no Forte
      Retorno - catamarã Rio Tur 15h
      Chegada em Salvador 17h30
      Check in no Hostel La Ventana de novo
      Noite no Rio Vermelho - Praça Caramuru - Antigo mercado do peixe
      Bebidas no Bar e Restaurante Quatro Ventos (excelente custo x benefício, dose dupla de drinks, preços bons), e cocada e acarajé no famoso e delicioso Acarajé da Cira (excelente custo x benefício)





      Quarta - Salvador
      Retorno Brasília - voo 5h25
      Informações úteis:
      - Hostel La Ventana: quarto de casal com ventilador (ar-condicionado fez falta), banheiro compartilhado, sem café da manhã. Muito limpo, recepção boa. Apenas para uma noite vale a pena devido ao valor e à proximidade do porto (fomos andando).
      - Hostel Farofa Loca: quarto para casal, banheiro privativo, ar-condicionado, piscina, café da manhã. Recepção e limpeza excelente, quarto confortável, bom para fazer amizades, mas localização não é estratégica, precisa caminhar bastante até às principais atrações. Com o passar dos dias fica cansativo.
      - Sobre as praias: a primeira não é muito movimentada e é pequena, é onde a tirolesa desce; a segunda é a principal, mais restaurantes e agito, à noite é o principal point, durante o dia achei uma das mais bonitas, na maré baixa formam piscinas naturais e é possível ver muitos peixinhos, tem aluguel de stand up para quem gosta; a terceira tem pouca faixa de areia e mais pedras, é de onde sai o passeio de caiaque para a Ilha de Caitá; a quarta é mais deserta e tem a água mais clara, é bem tranquila e muito bonita; e a quinta (Praia do Encanto) achei a mais linda de todas, a cor bem clarinha, é bem extensa, vale muito a pena a caminhada até lá, que dá uns 40/50min indo com calma.
      - Leve snorkel e sapatilha aquática se tiver. Caso não tenha, alugue pelo menos o snorkel para o passeio de volta na ilha.
      - Faça os passeios e vá as praias quando a maré estiver baixa, pois é quando se formam as piscinas naturais, as águas ficam mais claras e é possível ver mais peixes. Consulte a tábua de maré de Morro de São Paulo nesse link: https://www.morrodesaopaulo.net/mare.
      - No geral, os restaurantes e bares possuem preços bons, com exceção dos localizados  na praia, mas mesmo esses não possuem preços absurdos. É possível gastar bem pouco com alimentação se quiser economizar.  No geral, cervejas 600ml saem entre R$10 e 13; caipvodka custam entre R$15 e 18, experimentem as que levam pitaia! Delícia! O restaurante Papoula é uma excelente opção para almoço ou jantar, com pratos bem servidos e valores entre R$19 e 35  (pratos individuais), hóspedes do Farofa Loca ganham um shot de batida de maracujá.
      - Há vários pontos para assistir ao pôr do sol, se não quiser pagar a entrada do Toca do Morcego, vá ao Mirante do pôr do sol, no Farol, ou ao Forte. Retornando de Gamboa também é uma boa opção se a maré estiver baixa.
      - A Toca do Morcego, o Mirante do pôr do sol, o Farol e a Tirolesa ficam na subida que inicia em frente a Igreja da Nossa Senhora da Luz. O Forte fica na direção do local onde se paga a taxa de entrada na ilha.
      - Teatro do Morro não é teatro e Luau da Segunda Praia não é luau (voz e violão), são baladinhas. O Teatro geralmente tem DJ e banda, com dois ambientes, música eletrônica e música brasileira, o ingresso tava R$60 masculino e R$30 feminino, rola descontos para grupos, eu não fui, mas falam que é bem animado, tem que subir uma escadaria enorme para chegar, começa 00h e vara a madrugada, rola toda quarta e, às vezes, domingo. O Luau acontece às quintas e segundas, também começa à 00h, leve canga para descansar, é gratuito.
      - Toca do Morcego e Pulsar Disco são outras baladas famosas no Morro. Toca fica mais animada na sexta e Pulsar no sábado.
      - Para chegar ou voltar de Gamboa caminhando a maré precisa estar baixa, caso contrário, pegue um barco/lancha (R$7). Eu fui de barco e voltei andando, vale a caminhada de uns 45min. Para pegar o barco ou iniciar a caminhada é só ir no Porto.
      - Os preços dos passeios são tabelados, e dificilmente conseguirá descontos.
      - Quem tem problemas com enjôo, se medique antes de pegar o catamarã, pois balança um bocado.
      - Mais fotos e vídeos dessa viagem nos destaques do meu Instagram: @dressas_carneiro 
       
      Boa viagem, espero ter ajudado! 😘
    • Por rafael.gomes.3975
      Ola a todos.
      Estarei na Bahia entre os dias 12 e 25 de outubro, e viajarei entre Salvador e Itacaré, passando por Morro de São Paulo e Maraú. Gostaria de saber se alguém conhece algum grupo de canoagem ou caiaque nestas cidades. Se souberem, teriam como me enviar contatos.
      Obrigado.
    • Por gmussiluz
      ORGANIZAÇÃO/PLANEJAMENTO
      Moro em Salvador e, de férias regulares, não poderia ter melhor oportunidade para realizar essa trip. Não lembro exatamente quando pensei nesse trecho, mas já estava planejando havia um bom tempo e queria fazer pelo menos o trecho de Itacaré a Barra Grande, que não finalizei da primeira vez (https://www.mochileiros.com/topic/58177-itacaré-algodões-a-pé/). Quando defini qual seria o trecho, revisava o planejamento com frequência pra ter certeza de que nenhum ponto estava passando em branco.
      Inicialmente, o planejamento era de sair de Itacaré e ir até Morro de São Paulo, passando o réveillon em Moreré, que acabou sendo o destino final por causa de imprevisto (no dia 1 em Moreré, senti uma dor muito forte no tendão que se estendeu por alguns dias e mal conseguia andar. Não seria prudente continuar a travessia nessa condição).
      Voltei do natal no Rio e chegando em Salvador só troquei de mochila e segui para o ferry boat para iniciar a viagem. Digo iniciar a viagem, porque ainda na travessia do ferry boat encontrei um amigo e comentei sobre estar ansioso para a travessia, quando ele me falou "nem precisa, já está acontecendo", e me dei conta de que realmente eu já estava a caminho, a viagem já tinha começado.
      Estava usando uma mochila cargueira de 40 L com aproximadamente 15 Kg. Como pretendia passar o réveillon em Moreré e sairia de Itacaré no dia 27, teria que andar pelo menos 19Km por dia até o dia 31, pernoitando na praia. 
      Como já disse em outros relatos, é importante lembrar que para caminhada em praia, tem que saber a tábua de marés para os dias planejados, do contrário, por falta de planejamento pode pegar uma maré cheia para caminhar, por exemplo, e terá que ir pela areia fofa, obrigando a parar ou dobrar o esforço de caminhada e, assim, dificultando o percurso.
       
      1º DIA
      Como o ônibus de Bom Despacho (ferry boat) para Itacaré demora, cheguei em Itacaré já umas 15h, e acabei saindo tarde de lá. Não tinha mais nada pra fazer e saí da rodoviária já em direção à orla pra fazer a travessia de barco. Chegando lá, tem alguns barqueiros que fazem a travessia do Rio de Contas para a praia do Pontal por 5 reais. Cheguei do outro lado e só precisei me arrumar e iniciar a caminhada, que foi aproximadamente às 15h30. A praia do Pontal é pouco frequentada, e só tinha um grupo de umas 6 pessoas. Daí pra frente, como já esperava, só vi pessoas em frente a Piracanga.

      (travessia do Rio de Contas, Itacaré)
      Chegando em Piracanga, o rio me surpreendeu pelo nível. Tive que tirar a mochila e atravessar antes pra conferir o nível e caminho onde poderia atravessar "tranquilo". Depois de conferir, atravessei com água 5 dedos acima do umbigo, carregando a mochila na cabeça e 3 pessoas me assistindo do outro lado. Como eu queria essa cena registrada! 🤣
      Segui caminhando e parei pra descansar já com tudo escuro e aproximadamente 13 Km caminhados, onde abri a canga, deitei e fiquei deslumbrado com aquele céu inteiro numa praia deserta, tudo só pra mim, contando inúmeros satélites e estrelas cadentes e acabei dando uma cochilada. Acordei recarregado e continuei caminhando, até fechar os 19 Km desse primeiro dia.
      No meio do caminho, dei de cara com um cachorro, que só vi quando estava a uns 3 m de mim, já latindo e vindo em minha direção, era um risco que eu não tinha previsto, mas me saí bem, só acendi a lanterna na cara dele, fui pra beira do mar e virei de costas pra água garantindo que não viria nenhum outro cão surpresa junto com ele, enquanto o afastava com um pedaço de pau (um "cajado") que tinha em mãos. Ele entendeu que eu não era uma ameaça, continuou latindo, mas ficou parado, e fui andando com a lanterna ainda acesa, vendo aqueles olhos caninos brilhantes se distanciando na escuridão
      Parei em um ponto mais pra frente, armei meu acampamento e deitei pra dormir. Fui acordado em algum momento no meio da noite por dois cachorros latindo, que acredito que era o de mais cedo com um outro. Só precisei espantar eles batendo em um pedaço de pau e continuar dormindo.

      Total percorrido: 19,5 Km
       
      2º DIA

      Acordei bem cedo com um nascer do Sol que não assistia havia muito tempo. Contemplei aquele momento por um instante, tirei algumas fotos e voltei a dormir, acordando de novo já perto das 8h. Comi, tomei um banho (de mar, obviamente), arrumei as coisas e segui caminhando. Com cerca de 2 Km, cheguei a Algodões, local onde a quantidade de habitações, pessoas e barracas já chama a atenção, e foi onde passando por um caminhante na praia, ouvi um comentário sobre uma das minhas tatuagens: três diafragmas de lentes fotográficas, o bastante para reunir e dar assunto entre eu, um fotógrafo das horas vagas e amante dessa arte e ele, um estudante de cinema, que me acompanhou por uns 4 Km enquanto conversávamos sobre a minha caminhada, sobre fotografia, cinema, filmes e temas afins. Foi meu primeiro contato e interação em 24 Km, e durante a conversa eu nem vi o tempo e caminho passarem.

      (meu xará, estudante de cinema, com quem troquei algumas ideias)

      Daí pra frente segui caminhando e comecei a ficar atento ao GPS, porque tinha marcado um waypoint na entrada com menor caminho para a lagoa do Cassange, onde já tinha planejado uma parada de descanso com banho doce e talvez almoço. A lagoa é bem bonita, bem rasa (andei mais de 50 m em direção ao meio e a água não chegou nem na cintura), com água quente e cheia de peixinhos que ficaram mordiscando enquanto eu estava de molho. Após o banho, dei uma olhada no cardápio da barraca que fica na beira da lagoa para saber a possibilidade de almoçar ali, e os preços eram bem altos, mas nada surpreendente para Barra Grande em alta estação. Fiz um lanche com o que tinha na mochila, fiquei um bom tempo descansando e segui a caminhada.

      (Lagoa do Cassange)

      Essa parada na lagoa durou quase 2h, deu pra descansar bastante e passar o horário de sol a pino, além de dar o tempo de a maré secar toda, melhorando a área de caminhada na areia.
      Andei até um pouco antes de Taipus de Fora, e abri a canga pra descansar de novo, onde dei mais uma daquela cochilada revigorante e gastei mais um bom tempo observando o visual e o movimento na praia enquanto pensava sobre seguir para dormir mais a frente ou parar por ali, já que já tinha percorrido um total de 40 Km nesse ponto.
      O Sol já estava se pondo, mesmo assim resolvi pegar a mochila e ir andando devagar, mas logo que fiz a curva de Taipus de Fora já parei e fiquei olhando de longe: eram muitas casas, muita gente, festa, barraca...não seria legal dormir por ali, se é que acharia um lugar tranquilo e onde pudesse dormir. Fiquei olhando por uns cinco minutos e vi um casal, aparentemente andarilhos também, me olhando de longe, com mochilas, sentados mais acima da areia e fui falar com eles:
      -Estão vindo de lá de Barra?
      -Sim, estamos indo pra Itacaré
      -Maravilha! Estou vindo de lá, saí ontem à tarde.
      -Olha aí, mais um colega de caminhada haha
      -Pois é haha sabem me dizer se seguindo a praia a partir daqui é sempre assim com muita casa, cheio de gente? Estou procurando um lugar pra dormir na rede e virei aqui já desanimando com tanto movimento.
      -Nãão, se você apertar o passo, depois daquela ponta ali vai ter umas barracas com cobertura de palha que ficam armadas para o pessoal ficar durante o dia, mas à noite é bem tranquilo, não fica ninguém e dá pra armar a rede e dormir bem lá.
      -Ótimo, vou seguir!


      A ponta que ele indicou ficava a aproximadamente 1 Km, e obviamente eu fui em busca das barracas com cobertura de palha para dormir, afinal, eu estava bem cansado, mas 1 Km não é tanto assim e dormir bem seria importante. Andei, passei da ponta, andei, andei, andei, andei e depois de uns 4 Km sem ver nenhuma estrutura semelhante ao que ele descreveu, decidi que qualquer estrutura que aparecesse, eu pararia, quando logo depois vi, na praia da Bombaça, ao lado da entrada de um terreno com casarões, uma armação de bambu com um tecido branco e algumas palhas de coqueiro por cima, era ali. Montei a rede, deitei e depois de observar a movimentação de algumas pessoas da casa pela praia observando o céu, apaguei, mas acordei algumas vezes durante a noite com carros, quadriciclos e motos passando, além do frio que fez na madrugada. Foi uma noite bem difícil porque eu não tinha mais recursos para me proteger do frio e fiquei lutando com ele por um bom tempo.
      Total percorrido: 45 Km

      3º DIA
      Apesar de algumas nuvens densas se aproximando pelo Norte, mais uma vez acordei com um nascer do Sol maravilhoso, mas dessa vez não dormi de novo. Fiquei observando a praia e algumas pessoas já passavam por ali quando levantei da rede pra arrumar minhas coisas e iniciar minha caminhada logo em seguida, já às 6h40. Com menos de 1 Km de caminhada, vi as estruturas que o cara me falou no dia anterior e percebi que tinha dormido no lugar "errado". 😂

      Passei a Praia dos três coqueiros, farol, Ponta do Mutá e cheguei no “centro” de Barra Grande com uma hora de caminhada.
      Logo que cheguei, fui ver como faria para atravessar para a Barra do Serinhaém, e o pessoal das empresas que operam as lanchas não tem esse trecho nos serviços deles, então é um pouco complicado. Não é tão fácil como poderia ser, mas dei sorte depois. Depois de terem me cobrado 250 (duzentos e cinquenta!!!!) reais para atravessar, resolvi tomar logo um café da manhã na padaria e voltaria pra resolver isso e, obviamente, achar outra forma (e outro valor) para atravessar.
      Caminhei até o final do píer e fiquei lá “queixando” carona para cada barco que encostava pegando ou deixando passageiros, sem sucesso em todos eles, já que a travessia era meio contramão para o caminho usual que eles costumam fazer. Depois de tentar em alguns, comecei a conversar com alguns caras que estavam no píer comigo, todos trabalhando, ajudando a carregar, coordenando ou ligados de alguma outra forma às movimentações de embarcações que aconteciam ali. Falei brevemente sobre minha viagem e para onde estava indo e um deles colou comigo e ficou conversando, quando me falou -não sei se para confortar ou para desanimar- que SE eu conseguisse a travessia, poderia ser no fim da tarde, quando alguns trabalhadores residentes de Barra do Serinhaém voltavam de Barra Grande pra lá e eu, com essa informação, ao mesmo tempo que pensei no tanto de tempo que perderia esperando até o fim da tarde, me confortei sabendo que pelo menos de uma forma eu conseguiria atravessar. Não se passaram cinco minutos e esse mesmo cara gritou:
      -Ó lá quem vai te levar pra Barra! Eeei! - gritava e acenava para um casal numa lanchinha saindo da praia - leva esse amigo nosso aqui pra Barra!
      Eu, atrás dele, pulava, balançava os braços, acenava e assobiava alto para chamar atenção do casal e não passarem direto😂. O piloto prontamente mudou a rota, encostou no píer e eu só desci a escada e embarquei, feliz da vida e agradecendo mil para o brother que arranjou a carona pra mim.
      Seguimos e eles não me cobraram nada pela travessia (afinal, ele já estava indo pra lá).
      Parei, e segui procurando a casa de uma amiga com quem já tinha falado previamente e estava à minha espera. Nessa parada, tomei banho de chuveiro com xampu e sabão, fui servido com um prato de frutas muito farto e ainda almocei uma moqueca deliciosa hahaha, não sei se ela e a família tinham noção disso, mas a recepção, cada gesto e ato de generosidade foram extremamente significantes pra mim, e agradeço demais por aquilo, saí de lá revigorado, muito bem alimentado e com disposição para continuar firme na caminhada. Depois de almoçar, descansei por uma hora e comecei a reorganizar minha mochila, para sair perto das 15h40, quando comecei a caminhada saindo da Barra do Serinhaém em direção à praia de Pratigi.

      (início da praia de Pratigi)

      Pratigi é uma praia bem extensa, toda dominada por plantações de coco, e depois de andar por uma boa extensão, logo após o pôr do Sol resolvi que iria parar porque meu saldo estava bom (tinha andado 26 Km no segundo dia, então a meta desse dia era menor, não precisava me estender tanto) e meus pés já doíam, entretanto, acabei sendo obrigado a andar mais quando subi a faixa de areia indo pegar materiais para montar um abrigo e fui surpreendido por um enxame de mutucas me rodeando. Como estava ventando, continuei andando na esperança de elas perderem meu rastro e eu poder parar logo, mas eu parava de vez em quando checando e ainda via algumas voando ao meu redor, e nessa história, tive que andar mais 4 Km com os pés doendo e no escuro até finalmente parar e não ver mais nenhuma mutuca. Parei, catei materiais, montei o abrigo e finalmente pude deitar e dormir. Estava a 2 Km da vila de Pratigi e apesar de não ter movimento na praia, as luzes da vila eram bem fortes.
      Total percorrido: 75 Km

      4º DIA

      (abrigo montado no primeiro e terceiro dia)


      Acordei umas 5h, e se não fosse o abrigo eu certamente sentiria frio, já que tive que me cobrir durante a noite. Levantei e percebi que tinha parado exatamente no local onde acontece o Universo Paralello quando reconheci a estrutura ainda resistente da cozinha comunitária (era uma estrutura de barro, por isso devem ter deixado por lá do jeito que estava). Estive no festival no ano anterior e tudo aqui estava irreconhecível sem movimento, música, luzes, pistas e estruturas montadas.
      Iniciei a caminhada planejando a parada na vila de Pratigi para poder trocar dinheiro caso precisasse pagar para a próxima travessia de barco. Parei lá e rodei em algumas barracas até conseguir trocar uma nota de 100: início da manhã de um domingo, não estava fácil trocar uma nota de valor alto, mas consegui e segui. 1 Km depois da vila tem um riozinho raso com travessia tranquila com a água pouco acima do joelho e 4 Km depois cheguei na Barra do Carvalho. Nesse ponto, tirei a mochila e acenei para alguns barcos que passavam para saber se iriam atravessar em direção a Cova da Onça ou Ponta de Castelhanos, e nada.

      (Barra do Carvalho)


      Sentei e fiquei esperando por cerca de uma hora até decidir ir para a parte de dentro da ponta de areia que se formava ali e na mesma hora que levantei e comecei a andar, surgiu um pessoal vindo andando no sentido oposto. Fui andando, dei de frente com o grupo e perguntei como tinham chegado ali, quando me responderam e apontaram os barcos parados, meus olhos quase brilharam de felicidade. Fui direto ao barqueiro perguntar se faria a travessia para Cova da Onça e o mesmo prontamente me negou com a cabeça. Fui atrás do dono do outro barco, que estava com a família já preparando um churrasco naquela prainha enquanto comiam alguns petiscos e tiravam cervejas geladas dos isopores que tinham levado, e me disse que era uma travessia pouco feita, difícil e depois de pensar e enrolar um pouco, me cobrou 50 reais, ao mesmo tempo que me perguntou se queria comer alguma coisa, “que ficasse à vontade”. Ainda era cedo, neguei.
      Depois de pagar 5 reais para atravessar o Rio de Contas, 50 reais me soava um preço altíssimo e eu tive que negar, resolvi esperar por mais tempo. Sentei já com pouca esperança e imaginando ter que dar os 50 reais mais tarde mas, passado mais um tempo, chegaram mais dois barcos dos quais tive uma negação e uma oferta de travessia por 20 reais: o preço já tinha melhorado! Ainda assim, resolvi esperar mais um pouco e uma pessoa que estava com o barqueiro que me cobrou 20 reais chegou perto de mim e começou a conversar, perguntando sobre a viagem, o que eu estava fazendo, etc., perguntas que àquela altura eu já estava acostumado, e me ofereceu um prato de almoço, que pelo tempo que já tinha passado, eu não pude negar.
      Mais um tempo de espera, já olhando pro horizonte pensando em qualquer coisa, esquecendo por um instante que eu estava à espera de uma travessia, ouço uns gritos. Era o segundo barqueiro, chamando atenção de um barco que passava e me chamando pra ir até lá. O barco, no qual embarquei prontamente, era de um primo dele que estava de passagem indo para Cova da Onça só com o filho pequeno a bordo. As 2 horas e 40 minutos de espera compensaram o custo nulo da travessia e, durante o caminho, que durou uns 20 minutos, conversei bastante com o dono do barco, que me explicou - e mostrou, enquanto “zigzagueava” - o motivo de aquela ser uma travessia tão evitada: a batimetria ali é muito ruim para navegação porque além de ser raso, tem muitas rochas, bancos de areia e recifes e nem todo mundo conhece bem o local mas ele, com muito conhecimento do local e, claro, aproveitando a maré cheia, passava com maestria pelos locais que indicava perigo e eu, enquanto conversava com ele, ia debruçado na lateral vendo nitidamente o fundo passando bem raso.

      Chegando em Cova da Onça, ele me explicou por onde eu pegaria o caminho até Ponta de Castelhanos, meu próximo destino. Pedi água numa casa com duas senhoras na frente, que encheram minha garrafa de 1,5 L sem problema e segui ansioso por esse próximo trecho, afinal, eu já estava bem próximo do fim.

      A caminhada de Cova da Onça até Ponta de Castelhanos foi, sem dúvida alguma, onde mais suei e cansei. Por ser uma estrada de areia fofa que passa por trás do mangue, acaba sendo uma área protegida de vento, pior ainda considerando o Sol escaldante do início da tarde na areia fofa. Depois de pouco mais de uma hora de caminhada, cheguei à praia de Castelhanos, um dos paraísos na Terra. Não queria perder muito tempo e fui logo ver como era a travessia para pegar a trilha do mangue e chegar em Moreré.

      Depois de conversar com dois canoeiros, me disseram que existia a travessia de barco direto para Moreré, por 40 reais, e a travessia para o início da trilha do mangue, por 10 reais, que era a que eu estava procurando. Sentei um pouco enquanto conversávamos e depois subi na canoa para atravessar, enquanto um deles me levava dando orientações sobre a trilha.


      A travessia do rio dura 5 minutos, e a trilha, que é dentro do mangue fechado, iniciou com água acima do tornozelo e, para o meu alívio, o fundo era de areia sem afundar o pé, ao invés de lama que afunda até o joelho, como é comum em manguezais, o que seria bem ruim de lidar com uma mochila pesada nas costas😅. A trilha é linda, e segui sozinho por ela, passando por mangue, apicum, coqueiros e até uma pequena plantação de cana, até chegar na praia de Bainema, e depois, finalmente, na vila de Moreré.

      (Praia de Bainema, pouco antes de chegar em Moreré)

      Total percorrido: 100 Km
      OBSERVAÇÕES:
      -Acabei usando a rede só em uma noite, dormindo nos abrigos que montei na areia nas outras duas noites, então acredito que poderia abrir mão da rede (peso e volume) e dormir no abrigo todas as noites.
      -Um ponto importante que ainda preciso melhorar é a alimentação. De forma alguma passei fome ou me alimentei muito mal, mas investir em comida liofilizada é uma prioridade urgente para reduzir o peso e volume da mochila.
      -O GPS foi uma das melhores aquisições que fiz e realmente faz muita diferença, me possibilitando acompanhar meu rendimento com dados de quilometragem percorrida e velocidade média, além de poder marcar pontos de interesse como entradas de lagoas, possíveis pontos para acampamento, pontos de apoio, etc., e, claro, gravar o tracklog para compartilhar com quem tenha interesse em realizar o mesmo percurso.
       
      TRACKLOG NO WIKILOC:
      https://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?pic=hiking-trails&slug=travessia-itacare-morere&id=31923513&rd=en

      EQUIPAMENTOS USADOS:
      -Curtlo Highlander 35+5L
      -Camelbak Chute 750ml
      -Garmin eTrex 30x
    • Por doispassos
      Olá, 
      Compartilho abaixo algumas infos da experiência de viajar a Boipeba de carro saindo de Salvador. Preços de dezembro de 2018.
      Roteiro
      Todos sabem que há quase 20 maneiras de chegar à Boipeba. Carro, avião, lancha, ferry, ônibus... Estávamos de carro e decidimos ir pela estrada o máximo possível, isto é, chegar até o ponto mais próximo da ilha e navegar o mínimo possível.
      Por quê? Opção pessoal. Gostamos de estrada. Fomos de Salvador até o Cais de Torrinhas, onde pegamos uma lancha para Boipeba. Esse roteiro passa por dois outros pontos onde é possível pegar lancha: Valença e o Cais da Graciosa. 
      Nosso roteiro foi o seguinte:
      Salvador via BR 324 até o "viaduto de Santo Amaro" (cerca de 60 km de Salvador);
      Pegamos o viaduto e segue até Santo Amaro pela BA 420.
      Passamos por dentro da cidade, continuando pela BA 420 com destino a Cachoeira.
      Cruzamos Cachoeira por dentro, atravessamos a ponte sobre o rio Paraguaçu, chegamos à São Félix (fica do outro lado do rio).
      Atravessamos São Félix e seguimos em direção a Maragogipe.
      Observação: a partir daqui a estrada estava em obras. Havia trechos de asfalto novo, mas sem faixa ou acostamento, e trechos (muitos) sem capa, o que obriga a reduzir a velocidade para uns 40 km por hora. Sim, isso atrasa bastante a viagem.
      Não precisa entrar em Maragogipe. Você vai apenas passar em frente à entrada da cidade, que estará à sua esquerda. Continue em direção à Nazaré das Farinhas.
      Depois de São Félix, a direção é Sul. Passamos por um povoado chamado Coqueiros a caminho de Maragogipe.
      Obs. Aqui é um bom lugar para comprar panelas de barro (como as feitas em Pernambuco). Atente também para a vista do rio Paraguaçu. O caminho tem subidas e descidas. Nas partes altas, dá para tirar foto mesmo com o carro em movimento. A partir de São Félix perdi o sinal de celular Claro, só o Vivo funcionou. 
      Seguindo, passamos pelo lugarejo de Guaí. À frente, uma bifurcação: seguimos pela esquerda, em direção a São Roque do Paraguaçu. É importante ter os nomes das cidades porque isso facilita na hora de pedir informação para os moradores. Nunca diga o destino final, porque existem vários caminhos. Diga sempre a cidade mais próxima dentro do caminho que você quer fazer. 
      Rumo a São Roque, o caminho vai para o leste. Em seguida, nova bifurcação, rumo ao sul de novo. Se seguíssemos a leste, acabaríamos na Ilha de Itaparica. É nessa estrada, mas no sentido oposto, que os carros que vêm pelo ferry boat passam. Descemos para sul com destino a Nazaré. 
      Atravessamos Nazaré com destino a Aratuípe e em seguida, Valença. Almoçamos aqui.
      Obs. o rio Una, que cruza Valença, tem duas avenidas paralelas a ele, como duas margens. Para quem vem do norte, assim que se chega ao rio, encontram-se restaurantes de comida por quilo. Na ida, almoçamos em um simples, para quebrar o galho apenas, com preço bom. Na volta, entramos no restaurante Mega Chic, também por quilo. Lá a comida custa 46 reais o quilo, mais caro do que o anterior. Para quem puder gastar esse tanto a mais, vale a pena. Muita variedade, comida fresca, bem feita, de lasanha a moqueca de aratu. Recomendo.
      O destino seguinte é Taperoá, passando por Maricoabo. Sempre descendo para Sul, sempre pela BA 001.
      Depois de Maricoabo, passamos pelo Cais da Graciosa e mais à frente chegamos a Nilo Peçanha. Atravessamos a cidade e saímos para Leste. 
      Obs. Nesse ponto, deixamos a BA 001, que nos levaria mais para o Sul, e entramos na BA 884, com destino a Cairu e Torrinhas. A BA 884 está parcialmente asfaltada. De Nilo Peçanha até Torrinhas são 19 km. Os primeiros 12 estão asfaltados e são novos. A estrada é bem sinalizada, mas é bem sinuosa. Os últimos 7 km são de barro, mas barro duro. 
      Finalmente, chegamos a Torrinhas. Deixamos o carro no estacionamento de Eri, que também faz serviço de travessia de lancha. A viagem pelo mangue leva cerca de 20 min até Boipeba. 
       
      Informações, observações e preços
      Pagamos 15 reais por dia para deixar o carro. Contato de Eri: 75 9994-5156. Recomendo combinar com ele antes, via Whatsapp, dia da chegada, preço, quantas pessoas. 
      Pagamos 30 reais por pessoa para atravessar para Boipeba. Na estrada, fomos avisando a Eri do nosso progresso. Ele disse que a lancha sairia na hora em que chegássemos, isto é, não havia um horário limite, como em Valença ou Graciosa, para a última lancha. Isso dito, é bom chegar sempre durante o dia.
      Ao chegar no cais de Boipeba, contratamos um carregador para nossas bagagens. Para 30 minutos de caminhada ele cobrou 50 reais pela viagem. Estávamos hospedados em uma região distante da Velha Boipeba (ou da Vila, como os nativos chamam, que é a parte central de Boipeba). Para quem vai de mochila apenas, é tranquilo ir sozinho. Mas, além de roupas, estávamos carregando equipamento de mergulho, comida e bebida. 
      Cuidado com informações sobre distância dada por pousadas de Moreré. A chegada em Boipeba é pelo cais. No cais já começa a vila. Mas, para quem vai para Moreré, é preciso caminhar uns 20 minutos até o ponto do trator. De lá, pega-se um trator (10 reais por pessoa) ou um quadriciclo (20 reais por pessoa para Moreré; cada quadricilho leva duas pessoas com bagagem leve. Alguns podem carregar bagagem na frente, outros, não tem onde amarrar. Alguns quadriciclos se dispõem a levar 3 ou 4 pessoas, mas isso não é seguro para quem vai na frente). O trator deixa na entrada da vilinha de Moreré. A depender de onde for seu camping ou pousada, coloque mais 10-15 minutos de caminhada. Ouvi um relato de turistas que achavam que os carregadores do cais de Boipeba exageram as distâncias para cobrar mais. Portanto, se você for ficar em Moreré ou em um lugar mais afastado de Boipeba, certifique-se da distância. 
      Não achei sinal de celular em Boipeba, nem Vivo nem Claro. Casas de alguel e pousada têm wifi. É interessante agendar quadriciclo, carregador, passeios sempre de casa. As pessoas com quem tratei sempre foram pontuais, a lancha, o carregador, o quadriciclo. É só marcar o horário e o lugar que eles aparecem. Durante o réveillon, os quadriciclos operam 24 horas. Portanto, dá para, por exemplo, se hospedar em Boipeba, ir para Moreré de trator à noite, agendar com um quadriciclo de madrugada ou de manhã, e voltar. 
      Os quadriciclos e tratores não entram na vila. É proibido. Sua área de atuação é entre Boipeba e Moreré. Eles também podem te levar para mais próximo da Cova da Onça, uma praia mais ao sul. 
      Outra maneira de chegar de Boipeba a Moreré com pouca bagagem e a pé: espere a maré ficar baixa. Siga do cais de Boipeba em direção ao ponto do trator (15-20 min caminhando). Lá, informe-se sobre como chegar na Praia da Cueira (15 min.) Esse caminho é pela areia fofa, mas há uma trilha que sai da estrada e corta um pouco do caminho pela vegetação. Vale a pena, o solo é mais duro e menos quente. Na praia da Cueira, vire à direita (se você está de frente para o mar). Ou: siga no sentido oposto ao da Barraca do Guido (a mais famosa). Guido fica no limite da Cueira com Tassimirim. Você vai seguir para o lado oposto, pela beira do mar. Chegando no lado oposto (15-20 min caminhando), você encontrará um rio. Se a maré estiver baixa, atravesse e entre em uma pequena trilha. Ante uns 5-10 min. e você já estará em Moreré. Daí para a vila de Moreré, pela praia, são uns 25 min de caminhada mais ou menos. Mas é um dos trechos mais lindos que já vi. 
       
      Comida na praia
      Em Boipeba, na praia da Cueira, a barraca do Guido é a mais famosa e a maior. É a barraca que recebe passeios de um dia do Morro de São Paulo. É também uma barraca "chique" (?), da moda. Não comi lá, mas soube por uma amiga que é muito bem feito, de qualidade. Alguns preços que encontrei nessa barraca:
      Cerveja Heineken 600 ml 20 reais;
      Casquinha de siri 25 reais;
      Lagosta entre 120 e 150 reais;
      A barraca que eu mais gostei foi a da Karol. Lá fazem um excelente pastel de camarão que vale por uma refeição. Como tira-gosto, dá para dividir para duas pessoas. Preços da Barraca da Karol:
      Cerveja Heineken 600 ml 15 reais; 
      Cerveja Heineken Longneck 10 reais;
      Pastel 13 a 15 reais (depende do recheio);
      Moquecas de 50 a 90 reais (3 a 4 pessoas comem muito bem);
      PF (moqueca para 1 pessoa com acompanhamentos) 25 reais;
      Outras barracas fazem pastel de camarão também, mas o da Karol é o melhor de todos, em tamanho, recheio e tempero. 
      Uma vez comi um PF de peixe frito (posta de peixe) na barraca do Tadeu (o nome não é esse, Tadeu é o dono). Preços:
      PF de peixe, feijão, arroz, salada e farofa 20 reais;
      Outro detalhe de Tadeu: levamos nosso isopor com cerveja comprada no mercado e sentamos na mesa dele para consumir apenas a comida. Problema nenhum. Ficamos a tarde toda lá.
       
      Mercadinhos
      Água mineral 300 ml 2,50 reais;
      Água mineral 1,5 litros 4 reais;
      Cerveja Heineken natural 5 reais (em Salvador é 4,50);
      3 kg de gelo filtrado no pacote 10 reais;
      1 kg de gelo de água de torneira 2,50;
      Vale a pena fazer pesquisa de preço. Tem mercados que cobram até 30% mais do que outros. 
       
      Comida na vila
      Beijú (ou tapioca, como queira): de 6 a 10 reais;
      Pizza: a partir de 35 reais com 6 fatias;
      Hamburguer em lanchonete e restaurantes arrumados: 30 reais;
      Hamburguer em padaria: 10 reais;
      10 pães: 4 reais;
      Misto quente: 4 reais;
      Acarajé: 6 reais;
      Açaí 300 ml: 15 reais (em Moreré, no carrinho, na praia, achamos por 10 reais no fim da tarde). 
      Obs. Por favor, se for à Boipeba, leve em conta que é um vilarejo de praia que lota 3 vezes no ano e depois fica esvaziado. Não espere profissionalismo de capitais no atendimento, sobretudo nas barraquinhas. As coisas demoram de ser feitas, o processo é confuso. Vi muita gente (gringos e brasileiros) tratar os atendentes com grosseria e autoritarismo por causa de um beijú que demorou de chegar. 
       
      Prós e contras do roteiro
      De Salvador a Torrinhas são apenas 296 km. Porém, por conta dos trechos de estrada esburacados ou incompletos, espere fazer essa viagem em 5-6 horas. 
      A parte boa é evitar a 101 e o tráfego de caminhões, que pode ser chato. Nosso roteiro seguiu por estradas secundárias, ofereceu vistas mas pecou em estrutura. 
      Eu repetiria o roteiro? Sim, repetiria. Mas para fazê-lo é preciso não ter pressa, sair de casa cedo e ter algum espírito de aventura. 
      Na saída de Torrinhas rumo a Salvador, há dois ou três trechos íngremes. Em um deles foi preciso fazer duas tentativas para o carro conseguir subir. Quando e se asfaltarem essa parte, será mais simples. Mas não imagino passar ali depois de uma chuva. 
      Para quem gosta de estrada, vale a pena. O barco de Torrinhas a Boipeba leva 20 minutos. Para quem quer estradas boas (?), sugiro pegar o ferry boat em Salvador e a lancha em Valença.
      Boa viagem.
       
       
       
       
       
       
       


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