Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Dicas - Paris - Aluguel de Apartamentos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

O intuito de criar esté tópico vem da necessidade em reunir mais informações para os mochileiros que desejam locar um apartamento. Com o desejo de ampliar a discussão dessa alternativa de hospedagem, deixarei por aqui algumas informações que tenho colhido em outros sites numa pesquisa incansável para compreender as condições de aluguel, melhores sites e diversos pormenores.

 

Pois bem, iremos a algumas dicas importantes:

 

Durante a pesquisa:

 

1. Os apartamentos em Paris são caros e pequenos, não se espante por pagar acima de mil euros por um studio de 13m²

2. Procure se informar bem sobre a localização dos apartamentos, se são seguros e fáceis para locomoção. Dê preferencia às opiniões daqueles que moram na cidade, pois devem ser bem referenciados.

3. Atente para os móveis e eletrodomésticos, veja se eles satisfazem sua estadia.

4. Verifique se o consumo de energia está incluído no aluguel. Isso porque dependendo da estação referente a sua estadia, o consumo de energia pode ser dobrado por conta da calefação.

 

Sites de anúncios de apartamentos

 

Sites de anúncios em jornais em Paris:

(Aqui geralmente a negociação é feita diretamente com o proprietário)

 

http://www.seloger.fr

 

http://www.century21france.fr/

 

http://www.gerer.fr/

 

http://www.avendrealouer.fr/index.htm

 

http://www.immoneuf.com/

 

http://www.laforet.com/

 

http://www.lesiteimmobilier.com/

 

http://www.parisimo.com/fr/index.php

 

http://www.explorimmo.com/

 

http://www.appartement.org

 

http://www.entreparticuliers.com

 

http://www.annonce-gratuite-immobilier.com

 

http://www.immo-free.com

 

http://www.1toitpourmoi.com

 

http://www.petites-annonces.fr

 

Para quem estiver disposto a dividir apartamento, existem alguns sites especializados em ofertas de co-locação, são eles:

 

http://www.kel-koloc.com

 

http://www.colocation.fr/

 

http://www.e-cologis.com

 

Agências de locação de apartamentos:

 

http://www.paristay.com/

 

http://www.parisattitude.com/

 

http://www.homelidays.com/

 

http://www.citea.com/

 

http://www.monparis.fr/

 

http://www.private-homes.com/paris

 

Escolhido o apartamento, chegou a hora de assinar os contratos:

 

Caso você feche negócio diretamente com o proprietário é provável que ele solicite vários documentos que o certifiquem tais como:

 

Cópia de contracheque/atestado de recursos, cheque de caução, cópia do passaporte, carta do fiador e cópia dos documentos do fiador (identidade e contracheque). Todo e qualquer outro documento que possa vir a ajudar (carta de estudante, carta de recomendação de um banco, etc.) também deve ser incluído no dossiê.

 

Se a negociação for intermediada por uma agência os documentos necessários são: Cópia do passaporte

 

Ps. Os documentos requeridos podem variar de acordo com o proprietário ou agência escolhidos.

 

Seguro obrigatório

 

O locatário é considerado, como no Brasil, responsável pelos danos causados ao imóvel que ele ocupa, impondo-se então a realização de um seguro que garanta a habitação. Um seguro para múltiplos riscos ("Assurance Multirisques") garante:

 

Incêndio e explosões;

 

Danos relacionados com água;

 

Roubos;

 

Rupturas de vidros ou de pisos;

 

Responsabilidade civil;

 

Anulação da estadia.

 

Ps. O valor é calculado em função de vários critérios: lugar de residência, número de pessoas, superfície do imóvel, etc. Geralmente as agências possuem um convênio com seguradoras que fornecem esse pacote obrigatório. Quando não, procure verificar se seu contrato já inclui esse seguro.

 

Dica: Fique atento, pois a maioria dos apartamentos são antigos e alguns não possuem elevador. Existem edifícios de até 7 andares sem elevador! Recomenda-se também verificar se o prédio possui "gardienne" ou "digicode", ou algum outro tipo similar de proteção na entrada do edifício contra "visitas indesejadas".

 

Formas de Pagamento

 

Varia bastante de acordo com a agência ou o proprietário, contudo, as opções geralmente são:

 

Cartão de Crédito

Cobra-se além da cópia do passaporte, a cópia de frente e verso do cartão de crédito, assim como a assinatura de um pequeno contrato em que você consente à agência ou proprietário utilizar seu cartão para a finalidade referida no mesmo.

 

Paypal

Rápido e seguro, necessitando apenas do envio da cópia de identidade do locatário para a agência ou proprietário.

Ps. Fique alerta quanto a taxa de utilização do Paypal

 

Transferência bancária

Varia de acordo com o seu banco, mas geralmente são cobradas papeladas imensas e taxas absurdas.

 

Depósito de Garantia

 

O depósito de garantia é entregue ao proprietário no momento de sua chegada ao apartamento, geralmente é um valor referente a 01 mês de locação. Essa quantia é reembolsada na saída caso não ocorra nenhum dano ao imóvel e isso inclui a entrega do apartamento limpo.

Link para o post
  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • 3 meses depois...
  • Membros

Mitsy

 

Você poderia detalhar mais a sua locação do apto em Paris? Como fez? Simplesmente fez o acesso ao site, fez a escolha do apto, indicou o período e colocou o número do CC? E aí está a dúvida: foi seguro realizar a operação com a agência? Foi debitado algo a mais no seu CC? E como você retirou (ou retirará) e entregou (ou entregará) as chaves do apto lá no dia?

 

Deviagem.

Link para o post
  • Colaboradores

Olá Deviagem, seja bem vinda!

 

O processo não é tão simples assim. Você escolhe o apartamento no site e depois eles entram em contato com você. Depois que você troca vários emails com a agência, principalmente com os documentos (que falei acima) scaneados, eles te enviam as possíveis formas de pagamento.

Como você suspeitou, eu realmente não senti segurança em enviar uma cópia frente e verso do meu cartão de crédito. Todavia, em meio às papeladas que eles enviam por email, tem um contrato que você assina permitindo que eles usem o seu cartão de crédito somente para aquele valor que consta no contrato. Ou seja, se algo der errado você tem como se sentir mais amparada.

Mas eu preferi fazer todos os pagamentos (menos o do seguro imobiliário) via Paypal, bem simple e rápido. Além do que o valor já fica convertido em reais no cartão, sem muitas surpresas quando a fatura chegar!

 

Com relação as chaves do apto, no contrato você tem que dizer a que horas você chegará e sairá do apto para que o proprietário leve e busque as chaves.

Mas caso o seu horário sofra alterações, é só conversar com o proprietário. Isso pode variar de uma agência para outra. Na parisatittude, por exemplo, caso você chegue depois das 16h você paga uma taxa extra. A saída, se não me engano, é até as 8h da manhã. Geralmente o apto já está alugado para o dia da sua saída. Por isso é de extrema importância deixar tudo limpo e arrumado... até mesmo porque se for do contrário você não recebe o seu depósito de garantia.

 

Mais alguma dúvida é só perguntar!

Link para o post
  • Membros

Mitsy

 

Ótimas respostas. Ajudou bastante. Vou aumentar o questionário!

 

Então, você optou por não fazer o pagamento em CC e, logo, ficou dispensado de enviar cópia? E o seguro imobiliário? Onde surgiu? Já na contratação? Não era possível fazer o pagto do seguro via Paypal? E o contrato? Veio em Francês? Há opção de recebê-lo em inglês ou Espanhol?

 

Por fim, a viagem já aconteceu? A locação do apto em Paris ocorreu como você esperava?

Link para o post
  • Colaboradores

Isso mesmo, não precisei enviar cópia do meu cartão de crédito. O seguro imobiliária surge na hora da contratação porque é obrigatório de acordo com a prefeitura. A Parisattitude faz um convênio com a Assurance ADAR, essa é a agência do seguro imobiliário. É uma tarifa não muito alta que vai ser estipulada de acordo com a quantidade de dias que você vai permanecer no local. Esse seguro você paga com o cartão de crédito no próprio site deles, sem precisar enviar cópias ou coisa do tipo. E só tinha a opção via CC mesmo, não tinha por Paypal, o que particularmente prefiro.

 

Nesse caso, são esses os pagamentos que você fará:

Antes da viagem:

 

Agência de aluguel

50% do aluguel para o proprietário

Seguro Imobiliário

 

Quanto chegar:

 

outros 50% do aluguel ao proprietário

Depósito de Garantia (o mesmo valor do aluguel total)

 

O contrato foi em francês mesmo! Não sei se há a possibilidade de pedir em outra lingua, acho que eles registram no cartório de Paris, então tem que ser em francês mesmo. Quando conversei com o proprietário ele falou em inglês primeiro, mas preferi me comunicar no francês. O contrato em si acho que não pode ser noutra lingua, mas as negociações você poderá fazer em inglês (em espanhol eu já não sei mesmo).

De qualquer forma, peça para um amigo que entende francês ler o contrato com você. Acho que você terá umas 48h para devolver o contrato assinado.

 

Ainda não fui. Estarei em Paris no meio de Outubro. Fiz toda a busca pelo apartamento e fechei negócio bem antes porque os apartamentos logo ficam sem data, principalmente os que tem uma ótima localização e um bom preço!

 

Pode fazer quantos questionários desejar, não somente ajuda você mas a outros viajantes que tiverem as mesmas perguntas!

Link para o post
  • Colaboradores

Mitsy, agora eu que fiquei curioso, vc alugou apartamento por qual meio?

Eu aluguei pelo Homelidays e foi muito simples e tranquilo. Eu só fiz a reserva dos dias que queria, o proprietário respondeu e me deu os dados dele e do apartamento e eu paguei tudo lá na hora, mas as vezes foi só esse proprietário mesmo.

Link para o post
  • Colaboradores

Aluguei pelo ParisAttitude http://www.parisattitude.com/

 

Acho que o seu aluguel foi direto com o proprietário, eu paguei a agência que faz o intermédio entre locador e locatário, assim como organiza os contratos e seguros. Conversei com o proprietário somente para falar sobre a hora de chegada e saída, apresentações e por qual meio eu iria pagar o aluguel. Ele tinha uma conta no Paypal e foi melhor do que fazer transferência internacional entre bancos.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×
×
  • Criar Novo...