Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Botas para trilha e proteção contra picadas de cobra


Posts Recomendados

  • Membros

Galera,

 

sou novo aqui, tô começando a postar hoje, de antemão gostei bastante da comunidade. Estou abrindo este tópico porque usei a busca mas não vi nada muito específico sobre o assunto, até tem um tópico sobre cobras mas tinha um viés engraçado e meio que ficou mais na diversão mesmo.

 

Seguinte: até hoje fiz viagens urbanas e umas poucas de camping, etc. Na época em que eu ia mais pra fazendas e áreas selvagens, era adolescente, e morava em cidade pequena, não tinhamuitas opções diferentes de botas, então usava um coturno militar de couro mesmo, que comprei no bazar militar local. Pesado pra caramba, um tanto desconfortável, mas dava pro gasto.

 

Bem, hoje a gente tem uma variedade enorme de marcas e tipos de botas, é só ver a quantidade de tópicos em relação a isso que temos aqui no fórum. Só que o que eu menos vejo é comentário sobre se a bota em questão é ou não eficiente na proteção contra mordida de cobra (o queeu considero tão ou mais importante do que as questões de carregamento de peso, tornozelo, etc.).

 

Eu tô me organizando pra fazer uma série de trilhas pelo Brasil, e atualmente vou ter que adquirir botas novas, porque só estou com um par de Timberland Trail Dust II, acho que não é adequada pra trilha. Por outro lado não sei se coturnos seriam o ideal, porque são muito pesados.

 

Alguém aí indica algum modelo que seja confortável, leve, mas que apresente uma rigidez no material externo que proteja bem contra cobras?

 

Abraços e obrigado

Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Um questionamento: quantas trips deram bode porque alguém ferrou um pé, um tornozelo, e quantas tiveram acidente com cobra??

 

Se você revirar o mochileiros vai achar UM acidente, com o Divanei, que deu o azar de pular sobre uma cobra.

Na boa, relaxa... cobras vão sair do seu caminho. Dificilmente vc vai ver uma. Se por acaso ver, dê um tempo que ela vai sair. Ande atento.

Em janeiro tava descendo um morrinho da casa da praia, o filho da minha prima no colo, quando o marido dela diz "olha a cascavel". A gente tava de havaianas. Estávamos a pouco mais de um metro dela. Ficamos parados, ela seguiu seu caminho e deu. Assim acontece em 99% dos casos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros de Honra

Concordo com o cacius, eu nasci e cresci numa região com muita urutu mas muito mais lendas sobre as capacidades ninja dela. O meu contato mais próximo foi com 6 anos, brincando com o cachorro quando passei por cima de um monte de capim seco e meus pais disseram, depois, que uma urutu saiu correndo. Só vim saber como ela é ágil e agressiva *quando* *encurralada* no youtube décadas depois. Depois mudei para uma região com muita jararaca e coatiara e de novo, as lendas superaram o número de encontros reais, todos com as coitadas tentando fugir da gente que só via a cauda sumindo. Hoje eu vivo numa região infestada, dizem, por cascaveis, e estou esperando ver a primeira fora de zoo ou Butantan. Quando estive na Ilha Grande, pousei numa casa de caiçaras, e um dia, capinando o cara matou uma jararaca. Nas trilhas e caminhos da ilha só vi esquilos, saguis e gambás..

Em termos de calçados, no tempo que eu morei na região das urutus, distribuiam um folheto do Butantã que orientava desde a identtificação das serpentes, até a proteção. A parte mais importante a proteger era o pé e o calcanhar, com uma botina de couro. Segundo o folheto, a maioria das picadas era na parte da frente do pé, dedos, peito do pé e depois no calcanhar, e elas ocorriam quando um grupo passava em fila a caminho da roça: o primeiro perturbava a cobra, o segundo a agitava e o terceiro da fila tomava a picada. Depois disso, os acidentes mais comuns eram pegar lenha ou coisa no chão sem ver a serpente ou pisar em cima/perto dela sem perceber.

O resumo disso é que em geral, uma boa bota protege 90% do tempo, se voce for boia-fria cortando cana durante a queimada, então é melhor vestir luva e perneira :)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Dependendo da época, fica fácil o encontro de cobras pelas trilhas..... principalmente na época da quaresma, período de procriação e devido a excesso de chuvas, as cobras ficam entocadas e saem p/tomar sol, quando dá uma melhorada no tempo.

No ano passado, em dois dias que estive c/a turma em Intervales, deparei c/7cobras, sendo 5 jararacas e duas não peçonhentas. Para quem quer prevenir e também no caso de trilhas fechadas, aconselho usar perneiras. Fica pesado, pois pesa cerca de 500 gr cada perna. Mas é um modo de evitar aborrecimentos. A tal "perneira" poderá ser encontrada nos sites e também nas lojas de produtos de prevenção de acidentes.Comrpei a minha na R. Florêncio de Abreu, na loja Somhar (acho que se escreve desse modo), que fica perto da Est. Luz do metrô. Verifique se a perneira tem furos (respiros) e escolha o que tiver menos respiros.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Obrigado pelas respostas.

 

Cacius e Trauco: entendo a posição de vocês, de fato acidentes com cobras não são tão freqüentes quanto tornozelos lesionados... Minha preocupação é que o tornozelo no ais das vezes fica bom, picada de cobra pode fazer você voltar pra casa num saco de dormir preto e de plástico heheh... Daí na época em que eu acampava a preocupação de todo o pessoal. Mas de fato, nunca chegou a haver acidente.

 

Mirtes: perneiras são muito usadas por aqui também, não só por cobras, mas porque temos uma vegetação muito cerrada e cheia de espinho, então muitas vezes andas por áreas que não têm trilhas bem abertas pode ser um tanto complicado para as canelas. Porém, perneiras são realmente pesadas e tornam o caminhar desconfortável. Por isso muita gente opta por botas do tipo coturno militar, que têm o cano mais alto...

 

Abraços a todos

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

smdantas,

 

no Brasil as perneiras para proteger contra cobras não são feitas pensando em quem vai fazer trilhas.

Por incrível que pareça (pelas características de um país como o nosso) a cultura "outdoor" aqui é zero x zero.

O que vc vai encontrar aqui são perneiras para trabalhadores da roça, cortadores de cana, etc

Estas realmente são pesadas e tornam o caminhar desconfortável.

Se quiser alguma que preste vai ter que importar, e não é barato.

 

A melhor que eu conheço é da TurtleSkin, que é leve,impermeável e respirável.

Infelizmente é a mais cara:

http://www.turtleskin.com/Snake-Gaiters.aspx

 

Aqui tem o vídeo sobre o material usado:

http://www.turtleskin.com/snake-bites.aspx

 

Nos EUA vc vai encontrar diversas marcas e modelos de polainas/perneiras que protegem contra cobra.

 

Tem uma que custa a metade do preço da TurtleSkin, mas é mais pesada, é impermeável, mas não é respírável.

Eu não conheço, mas ouvi falar bem dela em alguns foruns estrangeiros. Procure no Google por rattlers snake chaps.

 

Eu tenho a da TurtleSkin, mas raramente uso, só mesmo quando é vara-mato, onde não tem trilha. Aí a gente não vê bem onde tá pisando

e muitas vezes, pela falta da trilha, tá mais preocupado com a navegação.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros
Eu tenho a da TurtleSkin, mas raramente uso, só mesmo quando é vara-mato, onde não tem trilha. Aí a gente não vê bem onde tá pisando

e muitas vezes, pela falta da trilha, tá mais preocupado com a navegação.

 

 

É, talvez esse tenha sido o ponto que eu quis ressaltar e terminei me expressando mal...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Membros

Olá a todos,

 

Também penso que essa é uma preocupacao válida.

Mineirim voce poderia nós relatar qual sua experiencia e o que acha da "perneira" oferecida pela TurtleSkin? Digo em relacao a peso, incomodo, praticidade, qualidade, custo beneficio... ja que vc tem uma dessas sua opiniao é muito valiosa!

 

Coordialmente,

 

Olavo Neto

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...