Ir para conteúdo

Equipamentos de Camping e Aventura - Backpacking Light (Super Leve)


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

então, cri-onças...

 

eu estava justamente pensando no isolamento externo (com uma espécie de sub-rede pra segurar a espuma ou algo do tipo.

 

meu isolante inflável é um isolite, que de light não tem nada: pesa praticamente um KG!!!!

 

meu isolante de eva é da curtlo (comprei baratim.... numa liquidação da centauro, e agora parece que saiu de linha). pesa um pouco mais de 300 gramas, protege bem (tanto que no pp dormi com o saco aberto em cima de mim como uma coberta, salvo os pés, encaixados dentro do saco com um pouco do zíper fechado até os joelhos). mas tem um porém.

 

pelo próprio tamanho, ele não isola lateralmente, e tinha um ventinho f.d.p. pegando nos meus pés....

 

pensei numa espécie de "uderquilt", baseado no "garlington insulator:

http://www.garlington.biz/Ray/HammockInsulator/Insulator.htm

mas em vez de usar os sacos de lixo com ar e folhas, eu tinha pensado talvez em.... plástico bolha!

 

pq, afinal, plástico bolha já tem ar encapsulado. impede a entrada de umidade por baixo (é plástico, né?).

 

e, no caso de ter que dormir no chão, basta dobrar longitudinalmente (o troço deve ter quase 1,3 de largura, dá, dobrado, mais do que meus isolantes....) e deitar em cima.

 

a questão é: e o peso disso? ainda não calculei o peso do plástico bolha. espaço que ocuparia tb não teria que ser um pedaço de +/- 1,30 por quase 3 de largura.

 

vou ver. se for o caso, pode ser alguma outra espuma tb.

 

o que sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 271
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Ogum:

 

Não dentro da linha que vc está pensando, mas talvez uma solução seja um saco de bivaque para envolver vc e o seu saco de dormir dentro da rede. Pelo menos o vento não enche o saco. A vantagem adicional é que se vc não achar onde pendurar a rede, terá uma alternativa, ficando no chão. A desvantagem é que se não estiver muito frio vc sofrerá de calor e condensação dentro, a não ser que consiga aqueles caros bivacs de e-Vent (respirável).

 

O plástico bolha é leve, mas é volumoso. E se vc se mover na rede, não sei se ele aguenta ou estoura.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esse lance do plástico bolha eu tinha visto em algum lugar, mas não me lembro aonde.

Eu acho a idéia bacana! O ruim mesmo, como o Peter falou, é o volume que ele ocupa. Umacoisa também a se pensar é no transporte. Ele é ligeiramente sensível e algumas bolhas se estourarão no caminho, acredito.

Mas só testando mesmo p/ saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

eu já descobri que há uma versão desse plástico mais resistente. obviamente, mais pesada. ainda não consegui descobrir o peso do metro quadrado. em todo caso, tõ caçando algum a outra espuma. pensei até em espuma simples mesmo, essa qu eo povo usa pra forrar algumas colchas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ogum777, já viu uma "espuma " que têm dentro das pranchas de surf ?têm de várias espessuras...

Ou aquele material semelhante ao EVA nas raquetes de Ping-pong...Ops, lembrei do peso.Plástico bolha têm o mais resistente que é feito com um plástico um pouco mais duro e aquele bem fininho

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

haole, dentro da prancha não é lã de vidro ou algo parecido?

 

eu tô pensando em algum isolante que seja como um tecido ou manta, ou seja, que de pra dobrar ou enrolar, e que seja levinho. não precisa ser firme, pois não suportará peso, deve ficar do lado de fora da rede - os gringos chegam a fazer uma colcha de pena de ganso por fora da rede, dá pra fazer pq não suporta peso mesmo...

 

pensei em alguma espuma de revestimento de sofá mesmo, fininha, pq semana passada no hotel que fico em catanduva, numa noite + fria, em vez de pegar o cobertor eu usei uma colcha que tava na cama mesmo. serviu bem, foi uma coberta confortável. no outro dia fui olhar aquele troço de perto (um matelassé bem furreca) e nada mais era do que uma fina camada de espuma com uma camada dum tecido sintético em cima....

enquanto ajeitava a gravata eu olhava praquele troço e já imaginava aquela colcha horrorosa amarrada por baixo da rede.... hehehehe

 

bom deixa eu arrumar minha mochila (botar alguns ternos na mochila... hehe) que tô indo viajar pra lá daqui a pouco. vou fuçar o comércio de lá amanhã pra ver se acho alguma espuma dessas ou o plástico bolha mais grosso, e ver de perto. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Mil perdões...eu queria dizer dentro da capa das pranchas de surf

Não sei o nome, mas vou correr atrás pra saber e posto aqui...

SD533251.JPG.9c589937f61753fc7c4b7f726a3a93a2.JPG

Esse é de uma capa de viagens que dá pra 5 pranchas com quilhas de encaixe, e para proteger esse peso é mais grosso.Uma capa de prancha simples leva uma espuma dessa de 4mm

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É bom ver discussões técnicas aqui no fórum.

 

Estou com a mochila pronta para um final de semana na Chapada. Está com 10 Kg. Ainda não coloquei a água (um frasco de água mineral 500 ml) mais um lanche de trilha (sanduíche). Deve dar mais um kilo. Total 11 kg. A mochila é a Doiter ACT Lite 50+10.

 

A vantagem é que não vou pra o PP (em montanha a qtd. de água deve ser BEM maior). Além disto na Chapada encontramos água potável fácil. E só vou passar uma noite acampado.

 

Uma discussão sempre me estranhou. Não sou expert em tendas, mas com eng.º químico, sempre achei estranho se afirmar que tendas aqui no Brasil devem ter 10.000 mm ou mais de coluna d’água.

 

Imagino, como engº, que o teste é o seguinte: colocam sobre o tecido, material da barraca, um cilindro e começam a enchê-lo de água. O fundo do cilindro é o tecido em teste. Quando chegar a altura de água no cilindro em que o tecido começa a gotejar, esta é a coluna d’água da barraca. Embora seja realmente uma medida da impermeabilização da barraca, acho que 10.000 é exagero.

 

Reparem que nenhuma barraca vai ter esta coluna d’água em cima dela. Afinal compramos uma tenda e não um submarino. O lugar onde a coluna d’água é mais importante é no chão, no “bathtub”, especialmente se armarmos a barraca num lugar que empoçou chuva. Assim, pelo menos, no sobre teto não faz sentido termos toda essa coluna d’água, não acham? Para terem idéia no site da Lightwave diz claramente que eles oferecem barracas com 5.000 mm, quando 3.000 mm já é mais que suficiente, isto numa chuvosa Inglaterra.

 

Por sinal, minha mulher possivelmente deverá viajar em breve para a Escócia. Se isto ocorrer vou encomendar-lhe uma barraca 4 estações, algo para Andes e Patagônia. A Lightwave parece ser uma boa opção não? Apesar do preço (infelizmente, em Libras Esterlinas) acho que devo aproveitar a ocasião. Estou pensando nos modelos T0, T0 XT (tem um vestíbulo maior, importante para tempo ruim) ou no T1. O problema é que cada uma destes modelos tem uma versão Ultra (mais leve e mais cara) e a versão Trek (mais pesada, mais barata). Custo benefício, o que será melhor? Tem alguma outra sugestão?

 

http://www.lightwave.uk.com/en/tents_4season.php

 

Abraços, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá

Comprei uma barraca americana chamada Morpho Air (Nemo Equipamentos) bem interessante, ela nao usa estruturas de fibra p/ sua sustentaçao, tudo é feito por ar em um tubo feito de um material mais rigido. O que a torma muito mais leve.

Usei varias vez e foi muito interessante e bem prática.

O unico incoveniente é que ela tem que ter um local p/ estacar (lages de pedra vc nao monta ela).

A primeira montagem dela vc quebra bem a cabeça.

Mas vale a pena.

 

 

No site tem maiores informaçoes

http://www.nemoequipment.com/nemo08-morpho-tent

SD533251.JPG.9c589937f61753fc7c4b7f726a3a93a2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...