Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Curso de Bushcraft: Vale a Pena?


Posts Recomendados

  • Membros

Vale a pena fazer um curso de bushcraft?

 

A resposta é: sim!

 

Um curso ministrado por uma pessoa competente e experiente nas técnicas do bushcraft é de fundamental importância para que se faça outro curso que na minha opinião complementa o curso de bushcraft, que é o curso de sobrevivência.

 

A prática do bushcraft atualmente só é possível em propriedades privadas. É muito arriscado o exercício de certas técnicas em áreas públicas, senão veja-se:

 

_ Fogueira: como se pode acender uma fogueira em uma mata pública sem o risco de se ter a Polícia Ambiental no seu encalço?

 

_ Abrigos: como se pode cortar galhos de árvores para fazer um abrigo seguro sem incorrer em desmatamento ou dano à flora local? Podem acreditar, cortar árvores e plantas dá o maior galho (desculpem o trocadilho).

 

_ Caça: caçar pequenos animais mesmo que seja com armadilhas pode ocasionar um grave problema. Tais animais silvestres pertencem ao Estado quando em matas públicas. A captura de uma simpática (mas não menos suculenta) capivara pode trazer prisão, processo criminal, multa e aborrecimento. Quem quer comer carne de capivara que vá a churrascaria de sua preferência, que adquire a carne de criadouros autorizados pelo IBAMA.

 

_ Pesca: pescar sem a devida licença ou fora do período permitido também dá problema, até porque em alguns rios a pesca é terminantemente proibida. Depois dentro do processo judicial o magistrado pode até dar um refresco na hora da sentença se a pesca for amadora e com vara de pescar nas margens do rio, porque pesca com tarrafa (rede) ou embarcada dá muito mais problema.

 

Os exemplos acima são exemplificativos e não exaustivos, muitos outros exemplos podem ser citados para não aconselhar a prática do bushcraft em áreas públicas.

 

Por isto a importância do curso, geralmente feito em propriedade particular, para que sejam aplicadas na prática as técnicas do bushcraft.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...

  • Membros

Os cursos de bushcraft; de navegação; e de resgate são quase obrigatórios para quem pratica camping selvagem e treking. Pode ser necessário o conhecimento de tais técnicas em algum evento inesperado, como por exemplo: a pessoa ou gupo de pessoas se perderem em regiões selvagens. Deve-se saber se orientar, como sobreviver , como socorrer uma vítima de acidente, e mesmo um auto socorro.

Pode-se incluir o curso de natação e resgate aquático, e ressussitação de vitima de afogamento.

O curso de Bombeiro Civil ensina tudo sobre resgate de vítimas que sofrem traumas físicos violentos, por acidente.

Ter estes conhecimentos em uma situação real de acidentes, se pode fazer os primeiros socorros com segurança, até que a vítima seja entregue ao socorro especializado, com seus sinais vitais garantidos pela precisão de um trabalho feito por quem tem formação em técnicas de socorro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...
  • Silnei unlocked this tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...