Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Silnei

Como viajar de carona pelas estradas do Brasil

Posts Recomendados

ótimas!

E apesar do conselho de mulher sozinha esquece, eu já pedi carona sozinha, numa estrada no Maranhão e o caminhoneiro foi muito bacana, mas eu não faria isso de novo!

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ir para o trevo e paciência...

e seja ativo faça gestos. faça um pouco de teatro.

escreva em cartaz.

Uma boa dica também é vc ir para posto de rodovias e ficar na porta dos restaurantes.

Observe as placas de são os carros. Caso se encontrar em alguma placa seu destino, fica na espreita.

E digo - humildade pra conversar. e tenha uma voz confiante.

Compartilhar este post

Link para o post

É... Viajar de carona requer uma boa dose de coragem e outra de paciência. Recentemente saí de Fortaleza em direção ao RS pegando carona. Foram 18 dias de viagem.

* Mulher sozinha pegando carona é algo realmente complicado, mas acompanhada de outro homem (ideal), é tranquilo;

* Postos fiscais até servem para se pedir carona, mas a Polícia Rodoviária complica tudo e até te impede de pedir carona na frente do posto. Em Pernambuco, por exemplo, não só não deixavam pegar carona perto do posto, como me vigiaram em alguns trechos; :|

* Procurar sempre lombadas ou outras coisas que façam o veículo reduzir bastante a velocidade. Se o carinha estiver a milhão, não vai nem te perceber à beira da estrada;

* Pedir carona no dedão até dá certo, mas precisa de mais paciência ainda. Procure sempre postos de gasolina, converse com frentistas. Se a carona seguinte for te deixar no meio da estrada, peça para ficar em algum posto, mesmo que isso signifique perder 50 km de carona;

* A cara-de-pau é a ferramenta mais necessária. Se tiver vergonha, não tente viajar assim. Você precisa estar pronto para o que der e vier.

Abraço!

Don

• Obrigad@! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Gustavo,

Se tiver com tempo livre e muita paciência, você consegue viajar o Brasil todo de carona tranquilo. Fácil não é, mas ir já sabendo dos riscos, preparado psicologicamente para passar alguns perrengues e fazendo o máximo para evitá-los, não tem erro! Com certeza vai ter boas histórias pra contar para os netos! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Corre o risco de querer repetir a aventura! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito úteis essas dicas. Estou pensando em ir fazer um mochilão pelo litoral nordestino, e acho que a carona será uma opção. É claro que, depois de ler isso aqui, estarei acompanhada sempre. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Silnei e Don_ muito obrigado pelas dicas no tópico, me resolvi a fazer um mochilão pelo Brasil e fui pesquisar achei o forum de vocês... como meu orçamento para isso vai ser bem curto pretendo utilizar bastante o recurso da carona, sei que não vai ser facil mas pelo que vcs dizem aqui não é impossível, basta ter paciência e cuidado então acho que vou embarcar nessa ideia

Compartilhar este post

Link para o post

Também é válido, para questão de segurança, anotar a placa do veículo e enviar para algum conhecido que saiba do seu roteiro (pais, conjuge, amigo) via sms.

Deixou a carona, escreva dizendo que está tudo ::otemo:: e onde ficou.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

• Conteúdo Similar

• Por Don_
      Olá, pessoal!

Recentemente fiz uma viagem pelo Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou gaúcho. Como muitos sabem, a BR 116 começa em Fortaleza mesmo, Ceará, e termina em Jaguarão, Rio Grande do Sul, já na divisa com Uruguai. A idéia inicial era percorrer todos os quase 4500 quilômetros da BR pegando carona na estrada.

Pois bem. Estudante de jornalismo quase formado, aproveitei a oportunidade da viagem para escrever um livro sobre o percurso, suas belezas e dificuldades. Ele ainda está sendo escrito em detalhes. Foram 18 dias na estrada, pegando carona, conversando com pessoas, conhecendo algumas cidades. Passei por Minas maravilhado com tantas belezas naturais. O mesmo aconteceu em Teresópolis, RJ.

Foram tantas as histórias! Só para citar uma, peguei carona com uma ambulância, lá em Feira de Santana. O carinha era da região da Chapada da Diamantina e havia parado no posto na vinda de Salvador, onde deixou uma criança no hospital. Conversamos e acertamos uma carona até outro posto mais seguro e mais perto. Foram 80 quilômetros de intensa emoção. A ambulância com a sirene ligada e tudo e o carinha rodando a mais de 140 por hora, ultrapassando os caminhões de dois em três de uma vez só. As carretas pareciam estar paradas no acostamento (risos).

A crise financeira afetou todos os setores, sobretudo os transportes (caminhoneiros). Cheguei em SP e a confusão tava formada. Aproximadamente 2 mil caminhões esperavam por carga lá e, sendo assim, eu também não conseguia mais continuar a viagem. Ainda fiquei 3 dias e nada de ajuda. A partir de SP, continuei a aventura de ônibus mesmo, mas não sem antes passar sufoco em Curitiba. Fiquei três dias e duas noites lá, tentando continuar a viagem de carona e nada, num frio medonho.

Chegar no final da viagem foi emocionante!
      Espero que tenham gostado.
      Alguém já fez uma aventura similar?

Abraço!
      Don

• Criar Novo...