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Gostaria de trocar info com quem conhece Belize. Penso em rodar a América Central e vejo poucas infos deste país. Sites, relatos de viagens, fotos... qualquer coisa ajudará.

 

Valeu

Athos

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E aí Athos, beleza? recebi o seu e-mail fazendo algumas perguntas sobre essa viagem que farei agora e te digo que não tenho problema nenhum em responder!!

 

Eu estou indo de Manaus direto para Puerto La Cruz, onde se pega o ferry boat para Isla Margarita!

você fala em ir para a América Central subindo pela Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e etc... Com certeza essa é a opção mais longa, mais cara e mais demorada!! Você precisaria de alguns meses para fazer essa viagem!! Do jeito que farei é bem mais rápido! Sou de Belo Horizonte e vou iniciar a viagem em Manaus (29 de julho) (ticket BH-Manaus 408 reais pela tam 5 horas de voo) e de lá iniciarei a viagem pela Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador.... O projeto inicial era ir até o México, mas acho que não vai dar tempo. Devo parar mais ou menos em El Salvador!!

Sobre gasto, estou pensando em gastar no máximo 2000 dólares em 37 dias de viagem!

Tem um chegado que está fazendo essa viagem. Conversei com ele semana passada e ele estava na Costa Rica. em 25 dias de viagem já tinha gasto apenas 900 dólares!! Ou seja, pelo que ele me explicou não é caro viajar por esses países!! A coisa aperta um pouco quando se entra efetivamente na América Central, pois na Venezuela e na Colômbia é muito barato o turismo!!

Sobre Belize o que sei é que se precisa de visto (http://www.vistos.com.br) e é o país mais caro da América Central para se viajar, pois a economia é dolarizada e tal...

Sempre que quiser perguntar algo, pode perguntar aqui mesmo, porque as dicas podem servir para algum companheiro!! abraço e sucesso no planejamento da sua viagem!!

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Lembrando que você pode tirar o visto pro Belize direto na fronteira (seja com a Guatemala, ou em Chetumal, no México).

 

Acho que é mais fácil, pq aqui no Brasil o visto é dado pelo consulado britânico, e é expedido apenas no Rio de Janeiro.

 

Caso queira tirar antes de ir pra Fronteira (talvez seja bom pra economizar tempo), existe Embaixada do Belize na Cidade da Guatemala e em Chetumal.

 

Lembre-se apenas de levar umas fotos 3x4, pra não ter que tirar as fotos na fronteira (onde os preços são super inflacionados).

 

Boa sorte.

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Belize eh um pais bom para se visitar, pois possui a segunda maior barreira de coral do mundo, so perde para a da australia, e por isso e um dos melhores lugares do planeta para se mergulhar sem duvida nenhuma, eu estou indo rumo a uma viagem na America central em novembro e pretendo passar por Belize pra fazer uns mergulhos.

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Pessoal, cheguei da minha viagem sexta-feira passada!

Fechei a viagem na Guatemala. País que provavelmente mais me encantou! O pessoal que estava por lá e foi para Belize nao economizou elogios ao país!

Dizem que o idioma lá é o inglês bem britânico mesmo. Cada dólar de Belize vale meio dólar americano!

Pelas fotos que eu vi, me parece ser um país que tem umas praias inacreditáveis para concorrer entre as mais bonitas do mundo!

Esse lance dos corais que o Fernando falou é verdade mesmo!! Pra quem gosta de mergulhar é um prato cheio!

Mas prepare-se. O país é bem mais caro do que os outros da América Central, excetuando-se talvez o México e a Costa Rica.

O Tumonis está certíssimo. O visto pode ser retirado na própria fronteira sem muita burocracia!

fui

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olá Bruno,

 

Estou querendo ir pra Belize e como vc falou a moeda lá é convertida e fica por 1/2 dolar americano, certo? Vc sabe se eu fizer uma cotação lá em dólar já estará convertido para dolar americano ou não; calculo 1/2 dólar americano.

 

abraço,

 

gustavo

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Ola a todos, eu tava em Belize a uns dias atras, acho que e' um dos melhores lugares do mundo pra mergulho (scuba diving) ou snorkeling, e la voce pode facilmente nadar com tubaraoes e outras centenas de peixes diferentes, a agua e' perfeita completamente cristalina...

 

Pra quem num tem certificado de mergulho acho melhor ir antes pra Honduras "Bay islands", la tb eh do caralho pra mergulho (Da pra nadar com tubarao baleia) e creio que um dos lugares mais baratos do mundo pra fazer o certificado.

 

O negocio eh ir pra Caye Calker uma ilha que fica perto de Belize city, la tem um monte de Hostel por 10 dolares americanos, (qt a Belize city, recomendo passar reto, la e' meio perigoso e num rola diversao).

 

Pra quem gosta de pescar, ess lugar e' muito bom pra isso, fiquei la uns 7 dias e todos dias eu saia la pelas 5 pra pescar com um pedaco de linha e um anzol podre e conseguia garantir a janta.

 

Sobre festas, Belize num eh muito forte naum, se naum me engano depois da 1 da matina la fecha tudo.

 

Creio que e' isto, mais infos obre america central estamos ai!!

 

Abracos

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oi anna, la eu fiz so snorkeling , foram 35 dolares. Pra mergulho depende do lugar que tu vai, creio que varia entre 50 e 100 dolares, o melhor ponto que ouvi falar eh o Blue hole.

 

abracos..

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Fala pessoal...to indo pro mexico semana q vem e tive vontade de ir pra belize...só q nao vai dar tempo de tirar o visto aqui no brasil....será q ainda é possível retirar o visto na fronteira ou na cidade do mexico?

 

abraços

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    • Por caio.andrade555
      México, Belize e Guatemala
      Relato de Viagem
       
      Olá, Mochileiros. Meu nome é Caio Andrade, sou de Manaus – Amazonas, e junto com minha esposa, Gilci Helena, somos apaixonados por viagens.
      Diferente do que aconteceu com o Mochilão que fiz pelo Peru-Bolívia-Chile, eu não encontrei quase nenhuma informação sobre o mochilão México-Belize-Guatemala. Então, eu fui coletando informações isoladas de outros relatos e também do Instagram da maravilhosa Gabi (@viajandocomgabi). Por este motivo, resolvi fazer este relato o mais rápido possível.
      Gostaria de informar (e pedir desculpas para quem gosta) que este relato não terá fotos, mas apenas o relato detalho junto com valores, pois é isso que realmente importa. Caso você queira ver algumas fotos e alguns vídeos sobre o roteiro, visite o meu perfil no Instagram (@caioandrade.adv).
      Gostaria de ressaltar que 
      Então, vamos ao que interessa!!!
       
      Roteiro, Duração e Transporte
      O meu mochilão começou em 12.06.2019 e terminou em 03.07.2019, e perfiz o seguinte roteiro: Cancún (Mex) > Tulum (Mex) > Caye Caulker (Blz) > Flores (Gua) > Antígua (Gua) > San Cristóbal de Las Casas (Mex) > Cidade do México (Mex).
      Todo o meu trajeto foi feito por ônibus e shutles (minivans). No México, a empresa que domina o transporte é a ADO, que atende todo país. Para montar minha planilha de gastos, eu entrei no site da ADO, simulei os trajetos e obtive os valores. O site não aceita compras com cartões internacionais. Porém, comprando com antecedência no guichê da ADO, assim que você chegar no México, você terá descontos absurdos. Por exemplo: o trajeto San Cristóbal – Cidade do México estava custando cerca de 1.600 pesos, mas como comprei com dois dias de antecedência, ele saiu por 870 pesos.
      Já na Guatemala, os trajetos são feitos por shuttles (minivans), que são extremamente desconfortáveis, sem encosto para sua cabeça e você não consegue descansar. Ainda procuramos em varias agencias uma minivan que tivesse encosto para cabeça, mas TODOS não tinham. Então, prepare o seu corpo e o seu emocional.
       
      Hospedagem
      Todas as minhas hospedagens foram reservadas pelo Airbnb, pois queria pagar tudo antes da viagem e também porque eu queria ter mais comodidade e privacidade. A hospedagem é um dos pequenos luxos que eu e minha esposa nos permitimos durante a nossa viagem. Rsrsrs
      Uma dica muito importante: como eu não sabia os valores de certos passeios e precisava montar minha planilha de gastos, eu entrei em contato com o hotel que havia reservado e perguntei os valores dos passeios, visto que todos os hotéis de cidades turísticas oferecem esse serviço. Também já fiz isso pelo booking e funciona também.
       
      Qual moeda levar
      NÃO LEVE REAIS. Fiz isto apenas uma vez quando fui para o Chile e me arrependi. Muitos “nacionalistas” pregam que temos que devemos levar reais, pois, se levarmos dólares, faremos dois câmbios e pagaremos mais. MENTIRA. Já viajei para Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Peru e Equador, e em TODOS esses países, eu tive mais vantagem levando dólares do que reais. Sem contar que algumas cidades pequenas, como Antígua, San Cristóbal, Caye Caulker, não têm casa de câmbio que aceitem reais.
       
       
      1oDia – 12.06 (Cancún – México)
      Primeiramente, queria destacar o programa fidelidade Km de Vantagens, do Ipiranga. Foi graças a ele que consegui comprar milhas aéreas da Multiplus pela metadade do preço regular, o que me deu uma economia de mais de R$1.600.
      O voo de Manaus para Cancún estava muito caro. Pesquisando, encontrei uma passagem mais barata para a Cidade do México. Como eu queria ganhar tempo, comprei uma passagem pela Interjet, empresa low cost, para Cancún e saiu mais barato.
      Nosso voo chegou em Cidade do México às 07:30h e logo fui fazer o câmbio dos dólares que levei. No terminal 1, há excelentes cotações. Quanto mais distante do portão de desembarque, melhor será a cotação. Consegui um câmbio de USD 1 = 18,07 pesos mexicanos no CI Banco.
      No aeroporto, comprei um chip. O mais barato com internet ilimitada por 10 dias custa 100 pesos. Comprei um chip no primeiro quiosque que vi por 300 pesos e andando mais um pouco descobri esse de 100.
      Fizemos nosso check-in na Interjet e chegamos em Cancún às 15h. Fora da sala de desembarque há um guichê da ADO que oferece translado para a estação do centro por 86 pesos. Na estação da ADO, compramos nossa passagem para Tulum e tivemos desconto. Pegamos um táxi para o nosso apartamento.
      Nosso apartamento ficava localizado bem em frente ao Mercado 28, um mercado de artesanato e restaurantes, e a 15min andando da estação ADO. Não ficamos na zona hoteleira, pois estava muito caro.
      Desfizemos as malas, trocamos de roupa e fomos andar pela cidade. Almoçamos/jantamos no Mr. Habanero; pedimos tacos e burritos. Em quase todos dos restaurantes mexicanos, são oferecidos nachos com molhos picantes como entrada, sem qualquer custo.
      Passamos no supermercado e compramos água, café e sabão.
       
      Gastos:
      Chip: 300 
      Café espresso: 112
      Chip: 100
      ADO (do Aeroporto para o Centro): 172 (86 p/p)
      Passagem para Tulum: 238 (119 p/p)
      Taxi da rodoviário para o hotel: 80
      Mr Habanero: 410
      Supermercado (água, sabão e café): 47,60
      TOTAL: 1459,60 pesos
       
       
      2oDia – 13.06 (Cancún – México)
      Como eu e Gilci estávamos comemorando dois anos de casados, resolvemos fazer uma sessão de fotos. A sessão foi na Praia Delfines, uma praia muito linda e com poucas pessoas. Depois das fotos, fomos para o apto trocar de roupa, pois ele estava de vestido e eu de roupa social. 
      Resolvemos voltar para a praia Delfines. Todos os ônibus com a sigla R2 e a palavra Hotel passam pela zona hoteleira e pela praia Delfines. Muito fácil de chegar. Passamos o dia na praia, comi algumas mangas e piñas coladas. Na praia, há um letreiro de Cancún e sempre tem fila para tirar fotos.
      Voltamos para o apto e comemos sushi no restaurante Akky, o mais barato que encontramos.
       
      Gastos:
      Ônibus: 24 (12 p/p)
      Salgadinhos: 35,50
      Manga: 35
      Pina colada de 1 litro: 150
      Manga: 30
      Ônibus: 24 (12 p/p)
      Tacos: 99
      Helado: 30
      Sushi Akky: 418
      Total: xxxx pesos mexicanos
       
      *Desculpe qualquer erro ortográfico. Estou escrevendo do aeroporto internacional da cidade do México. Na próxima postagem, irei ter mais cuidado. 
       
       
    • Por viniciuscoelhomachado
      Antes queria dizer que minha vibe é mais natureza, paisagens, praia, aventura. Isso vai explicar eu ter deixado pra trás algumas atrações famosas como ruínas, parques Mayas, etc. Então se você curte coisas diferentes é bom procurar outros relatos pra ter mais informações sobre o que te interessa.
      Outro detalhe importante é que eu fui pra essa viagem com ZERO planejamento. Isso fez, claro, eu pagar mais em algumas coisas, mas também permitiu eu mudar o “planejamento” durante a viagem.
      Em dezembro peguei uma promoção de 568 reais Fortaleza-Miami-Fortaleza. Fui decidir o resto da viagem faltando poucos dias pra partir.
       
      Dia 1 (8FEV)
      Fortaleza-Miami
      Dia 2 (9FEV)
      Miami
      Não vou falar de Miami porque não era o foco e já tem bastante coisa de lá. Fui pra lá pela passagem mesmo.
      Dia 3 (10FEV)
      Miami-CDMX
      Aeroporto tem metrô e é bem tranquilo sair de lá. A estação fica no Terminal 1 e tem transporte entre os terminais. Comprei um chip no aeroporto mesmo por 195 pesos. Fiquei no Hostel Metro (374 pesos / 2 dias).
      Eu dividia os preços no México por 5 pra ter uma ideia em reais.
      Dia 4 (11FEV)
      Peguei o metrô (5 pesos) até a rodoviária de CDMX e de lá um ônibus pra Teotihuacan (104 pesos ida e volta). Entrada (75 pesos). Fica até não aguentar mais. A tarde, fui bater no Estádio Azteca, onde o Brasil foi Tricampeão do mundo em 1970. Também é possível ir de metro junto com o que eles chamam de “trem ligeiro”. Pra quem gosta de futebol/esporte vale a pena (visita guiada 160 pesos).
      CDMX: fiquei muito pouco tempo. Tinha bem mais coisa pra fazer. Museus e parques. Ficaria pelo menos um dia a mais lá. Importante saber que segunda-feira (dia que eu fiquei lá) os museus são todos fechados. Fiz tudo na CDMX de transporte público e a pé! Achei que funcionou muito bem.
      Dia 5 (12FEV)
      CDMX-San Cristobal de las Casas
      Ida pro aeroporto de metro também. Tem uma van do aeroporto de Tuxtla Gutierrez que leva até San Cristóbal (180 pesos). Cheguei no final da tarde. Fiquei uma noite no Indajani (90 pesos) não gostei e troquei no outro dia. Neste dia, encontrei um casal de músicos argentinos tocando na rua. Sentei pra assistir. Tocaram “Feira de Mangaio”. Deixei uns bons trocados lá...
      Dia 6 (13FEV)
      A partir deste dia, fiquei Hostel La Casa de Paco. Simples, um pouco mais longe do centro, mas muito melhor. O tal do Paco fica lá o tempo todo e cuida bem de tudo. 100 pesos a diária. O dia tava nublado e não deu pra ir no Cânion Del Sumidero. Fiquei pela cidade, andei bastante e fui nuns museus. A cidade é legal. Lembra Cuzco, sendo menos turística, ou menos famosa.
      Dia 7 (14FEV)
      Tour fechado pro Cânion del Sumidero (350 pesos). Inclui a van (1h cada pernada), o passeio no barco (2h) e a passagem em três mirantes. Dura quase o dia todo. Entre o barco e os mirantes, a van para num vilarejo na hora do almoço. Comi um taco no meio da rua (não havia muitas outras opções). Passei a noite inteira enjoado, mas não vomitava. Isso estragou meu “planejamento” do dia seguinte e adiei tudo em um dia.
      Dia 8 (15FEV)
      Passei o dia de molho tentando melhorar. Passar 10h numa van nas curvas da Guatemala do jeito que eu tava não seria boa ideia.
      Dia 9 (16FEV)
      Shuttle a San Pedro la Laguna (Lago Atitlán, Guatemala). Dura o dia todo. Tem a van mexicana até a fronteira, a van guatemalteca da fronteira até Panajachel e o barco até San Pedro (500 pesos tudo). Na fronteira, quem passa mais de sete dias no México tem que pagar 550 pesos pra deixar o país. Pra quem enjoa em estrada já vai preparado com remédio porque a Guatemala só tem curva. Hostel Mikaso (80 quetzales)
      Dividia o preço em quetzales por 2 pra ter uma ideia em reais.
      Dia 10 (17FEV)
      Subida do Vulcão San Pedro (100 quetzales a entrada no parque). Vários avisos de que a galera tava sendo assaltada lá em cima. Levei só uma garrafa d’água. 3h de subida num ritmo bom. Não é mais um vulcão, é uma “montanha” com uma vista do lago. Achei muito cara a entrada pra ainda correr risco de assalto. Tem um tour lá que é o amanhecer no “Indian Nose”. Depois achei que esse seria mais interessante. Claro que tudo depende da previsão do tempo. Tentei antecipar minha ida pra Antigua e não consegui. Dormi mais uma noite em San Pedro, agora na Pousada Villa la Laguna (60 quetzales quarto privado com banheiro compartilhado).
      É um vilarejo um pouco mal cuidado. Dizem que os israelenses dominam por lá. Tava bem vazio quando eu fui.
      Dia 11 (18 FEV)
      Saí as 4h da manhã pra La Antígua (60 quetzales). Fiquei no hostel mais bem avaliado de toda a América Central e do Norte (Maya Papaya, por 100 quetzales). Fiquei lá só pelo título e realmente é muito bom, mas não o melhor que já passei.
      À tarde, fui ao Vulcão Pacaya (120 quetzales transp+entrada c/ guia) na intenção de ver lava. Tempo fechado! Não vi nada! Só botamos mashmelow pra esquentar lá no calor do que um dia já foi lava. Melhor jantar da viagem: uma pizza na “Picadilly”. 40 quetzales pra viagem (se comesse lá era mais caro)
      Dia 12 (19FEV)
      Passei o dia rodando a cidade. Parece muito com San Cristóbal. Pra mim, sem dúvida, foi o lugar mais apresentável da Guatemala. As 18:00, comecei a viagem pra Belize. Paguei 75 dólares no transporte até a Cidade da Guatemala, ônibus durante a madrugada pra Flores e ônibus de manhã até Belize City (cheguei umas 13:30 do outro dia). 
       
      Guatemala: achei mais caro que a primeira parte do México e me senti mais “explorado como turista”. Importante: os preços lá variam MUITO! Vale a pena um pesquisa detalhada. Tem empresa que o mesmo tour é mais de 50% mais caro que em outra. Depois descobri que deveria ter planejado pra subir o Vulcão Acatenango, em Antígua (5h de subida, pernoite em barraca e descida no outro dia). Pra quem gosta de hiking, deve ser uma experiência boa. Ficou pra próxima.
       
      Aquele dia de molho pelo Taco “estragado” fez falta aqui. Acabando passando o Semuc Champey por achar que não seria algo tão “inédito” e por querer chegar logo na praia. Outra opção na Guatemala é Tikal, mas não é muito meu gosto.
       
      Dia 13 (20FEV)
      Assim que cheguei em Belize City (13:30), já peguei o ferry pra Caye Caulker (22 US Dollars ida e volta). Fiquei os dois dias no Go Slow Hostel (45 Belize Dollars + 30 BDollars, mudei no segundo dia porque vagou um quarto mais barato). (Um dólar americano são dois dólares belizenhos). Junto com aquele Indajani de San Cristóbal, foi o pior hostel da viagem. Mas o preço é esse mesmo e parece que a qualidade lá também é essa mesma.
      Por do sol absurdo na ponta de ilha.
      Dia 14 (21FEV)
      Na noite anterior tinha conversado com uma americana que tinha uma operadora de mergulho lá. Ele mesma disse que com o Snorkeling eu já veria bastante coisa. O mergulho no Blue Hole tá 300 USD. Pensei que com esse dinheiro poderiam fazer várias outras coisas. Fiz o passeio “half-day snorkeling” (60 B Dollars. Fiz com o hostel. Tinha empresa cobrando 45 USD pelo mesmo passeio). Valeu a pena. Passagem na barreira de corais, uns pequenos tubarões e umas arraias, além de muitos peixes.
      Dia 15 (22FEV)
      Ferry até Belize City (já tava pago), andando até a rodoviária e ônibus pra Bacalar, México (40 B Dollars). Parada na fronteira e taxa de 40 B Dollars pra deixar Belize independente de tempo. 
      Belize: tudo muito caro e entupido de americano. Bem mais que na Riviera Maya proporcionalmente falando. Valeu a pena passar por lá, mas eu não sairia do Brasil só pra ir pra lá por exemplo. 
       
      Na entrada do México, a galera que tava comigo no ônibus que iria passar mais de 7 dias no México teve que pagar um valor (ACHO que são aqueles mesmos 550 pesos). Como só ia passar cinco, não paguei nada. Cheguei em Bacalar umas 16:00 e fui pro Hostel Blue Monkey (230 pesos pra ficar num ônibus escolar estacionado na beira do lago que virou quarto). É impressionante como a Riviera Maya é MUITO mais cara que San Cristóbal. Eu sabia que seria, mas não tanto. Ficou longe do centro, mas a localização beira de lago valeu a pena.
      Dia 16 (23FEV)
      Peguei uma bicicleta do hostel e fui conhecer o Cenote Azul (talvez não seja esse o nome!). Depois, às 10h, fiz um passeio de lancha lá pelo lago (300 pesos). Recepção do hostel se enrolou com os “marinheiros” e fui sair quase 11h. Foi MUITO caro pro que foi pago. Eles param em dois lugares pra fotos e banho (um deles é na beira do lago e dava pra ter ido de bicicleta). 
      No lago, a água é verde, azul turquesa, azul marinho, etc.. Realmente tem varias cores e é bem bonito. Água doce. Tava comendo mal há uns três dias e resolvi comer bem.
      Melhor almoço da viagem num restaurante recém inaugurado por lá chamado Banana “alguma-coisa” que esqueci o nome (200 pesos tudo). Fica na avenida da beira do lago perto do balneário municipal.
      As 15:15, peguei o ônibus pra Playa Del Carmem (370 pesos).
      Paguei logo dois dias no hostel The Yak (250 pesos / noite). Melhor hostel da viagem. Cama confortável, café bom pro que normalmente é oferecido no México e atendimento 100%. O argentino da recepção (um dos 50 mil que tem em Playa) me deu bastante dica sobre mergulho e o que fazer na cidade.
      Dia 17 (24FEV)
      De manhã fui marcar meus mergulhos e dei uma volta em Playa Del Carmem. 
      À tarde, peguei um coletivo (45 pesos o trecho) e fui a Tulum (1h de viagem). Dei uma andada na cidade e depois fui nas ruínas (75 pesos a entrada).
      Dia 18 (25FEV)
      Mergulho no Cenote Chacmol (Impressionante!). Voltei do mergulho e fui direto pegar o ferry pra Cozumel (incluso no mergulho porque mergulharia no dia seguinte lá). Andei uns 3km até chegar numa “praia” e ver mais um por do sol absurdo na viagem. Hostel Beds Friends. Simples e preço de Riviera Maya (250 pesos). O melhor dia da viagem sem dúvidas.
      Dia 19 (26FEV)
      Mergulho em Cozumel e ferry de volta à Playa, voltei pro Hostel The Yak (270 pesos)
      Encontrei o mesmo casal de músicos argentinos de San Cristóbal. Eles até me reconheceram, mas desta vez não dei dinheiro. Dei muito da outra vez.
      Dia 20 (27FEV)
      Peguei o ônibus de Playa ao aeroporto de Cancun (208 pesos). 
      Riviera Maya: não é à toa que tão turística. Tem muita coisa pra fazer e os mergulhos foram realmente impressionantes. Achava que só tinha turismo caro lá e não é bem assim. 
       
      Voo pra Miami (chegada 14:30). Paguei um day pass de ônibus (5,65 USD) e fui pro Dolphin Mall gastar um pouco do dinheiro que tinha sobrado. 22:00 embarque pra Fortaleza.
       
       
       
    • Por BeatrizCSS
      Oii gente, tudo bem? Estou fazendo mobilidade acadêmica no méxico, minhas aulas irão até 19 de maio, mas comprei passagem de volta para o Brasil só para o dia 2 de julho, com isso pretendo viajar durante esses 40 dias com mais ou menos uns 3000 reais.
      Queria saber qual a opinião de vocês sobre pegar carona no seguinte trecho: méxico(cidade do méxico) – belize – guatemala – méxico(cidade do méxico), tentando conhecer os lugares mais importantes, Vocês acham muito mais arriscado e perigoso do que pegar carona na américa do sul, ou é o mesmo esquema? Alguém já viajou de carona pela américa central e pode me dizer como foi a experiência por favor?
      Queria saber também se esse valor é ok considerando que penso em pegar carona como meio de transporte e me hospedar usando o couchsurfing, então o valor seria mais para alimentação, passeio e emergência.
      Também podem me dizer se daria pra incluir Honduras e el salvador ou o tempo ficaria muito apertado considerando também que viajar de carona é mais demorado?
      Também gostaria de saber como é a fronteira nesses países para pegar o visto, posso pegar em qualquer cidade da fronteira, precisa pagar, eles fazem muita pergunta?
      Desculpa as milhares de pergunta mas eu nunca fiz um mochilão (embora leia bastante sobre o assunto) e não sei quando terei novamente a oportunidade de viajar para esses lugares então quero realmente aproveitar ao máximo.
    • Por Luis Arau
      Após 4 meses de pesquisas utilizando o Google Earth e os poucos relatos por aqui, planejei nossa viagem para Belize. Quero deixar este relato registrado, pois não há muita informação de longas viagens por este pequeno país. Ficamos 27 dias conhecendo alguns sítios arqueológicos Maias, mergulhando nas águas caribenhas dos atóis e dos Cayes que são as ilhas, pequenas e grandes (Belize tem mais de 470) e socializando neste belo país. 
      Bem, compramos as passagens pela Copa (escala em Panamá) com 3 mêses de antecedência. No mochileiros vi uma dica que este é o melhor período para comprar com um preço mais barato. Pra começar zicado (e foi somente essa zica a viagem inteira), nosso avião depois de 30 minutos, teve que voltar para Cumbica. 6:30 da matina uma zona total, ninguém da Copa para nos dar satisfação! Só houve orientação para pegar as bagagens na esteira tal! Aí começa o fuzuê. 2 funcionários da Copa apareceram e começou a se formar uma roda entrono deles para saber o que aconteceu com o avião e qual a providência iriam tomar. Os 2 funcionários começaram a distribuir um volcher para um taxi nos levar a um hotel onde iríamos dormir e  um funcionário da Copa iria para o hotel mais tarde para nos orientar. Ou seja, maior zona! Ninguém sabia de nada. Procuramos o escritório da Copa no aeroporto e ninguém nos atendeu dizendo que estavam providenciando novo vôo. Fui para o hotel e comecei a procurar passagens para Belize, assim já falaria com o funcionário da Copa de posse de uma alternativa.
      No dia seguinte somente às 20:00 aparece o funcionário da Copa. A alternativa que nos foi oferecida foi um vôo para Belize 4 dias depois (só tem vôos da Copa para Belize às terças e sextas). Nós com reservas pagas em hotel, mergulhos agendados e pagos, ficamos estarrecidos com o descaso da Copa. Como já tinha visto um vôo bem pingado (Cumbica, Panamá, San Salvador e Belize – duas escalas) para às 1:30 do dia seguinte, mostrei ao funcionário que de pronto entrou em contato reservando este vôo. Claro que ele aceitou. A outra alternativa que vi e mostrei a ele, era alguns vôos no mesmo dia da pane, mas, pela American Airlines (passagem bem mais cara), e que eles colocaram dificuldades (não queriam ter prejuízo). Sintetizando...chegamos em Belize estropiados por conta de duas noites praticamente sem dormir e perdemos estadia e mergulhos. Bem, passado o perrengue, chegamos em Belize City e pegamos um taxi (U$28) para o terminal aquático da Belize Express (U$18 pp para Caye Caulker). Chegamos a tempo de pegar o último taxi aquático às 17:30 para Caye Caulker.
      Lá tínhamos reservado o Hotel La Isla Resort (U$70,85 por noite com taxas e impostos incluídos). Em toda a Belize alguns hotéis costumam usar as palavras Resort e Lodge, por mais chinfrim que sejam. Hotel básico com ar condicionado (faz falta, pois o calor é senegalês) uma pequena piscina, frente a praia e sem café da manhã, prática comum em 99,9% dos hotéis e pousadas em Belize. Saímos para um rolê e reconhecimento, Caye Caulker é uma ilha muito pequena, mas, muito aconchegante. Ótimos restaurantes, e um café da manhã (Amor Y Café) muito bom. O primeiro dia foi mesmo para morcegar na praia e andar a pé pela Caye, pois é muito pequena. Dá pra alugar uma bike por 10 blz. (Ah, o câmbio é sempre o mesmo faz tempo: 1 dólar americano = 2 dólares belizeños). Para jantar os pratos variam de 15 a 30 blz (camarão, frango, peixe ou carne). A famosa breja Belikin varia de 4 a 7 blz, dependendo do lugar. No mercado custa 3 blz. A escolha dos mergulhos em Caye Caulker, tem motivo. É o local mais próximo dos atóis Lighthouse (Blue Hole) e Turneffe (The Elbow), portanto, menos tempo de viagens nos barcos. Escolhi a empresa Frenchies Diving após uma pesquisa de preços via e-mail. Na verdade, o preço não varia muito, mas, a decisão foi acertada, pois a Frenchies era menos cartesiana. Segundo dia e primeiro mergulho com 2 cilindros foi em Spanish Bay. Local com abundante vida marinha, Lírios do mar, Esponjas azuis, amarelas, verdes, um jardim de Gorgônias, Poliquetas, Anêmonas, Corais de vários formatos, moles e duros, peixes de recife como Acanthurus coeruleus (Coeruleus), Acanthurus baianus (Baianus), Pomacantus parú (Frade), Holacanthus ciliaris (Ciliaris), Holacanthus tricolor (Tricolor), Pterois volitans, (Peixe Leão), Sphyraena (Barracuda), Bodianus Rufus (Bodianus), Bodianus Pulchellus (Bodianus), Halichoeres socialis (Bodião), Sparisoma viride (Peixe papagaio), Baliste clown (Baliste), Grama loreto (Royal Gramma Caribe), Chaetodon capistratus (Borboleta), Chaetodon striatus (Borboleta), Chaetodon ocellatus (Borboleta), Gymnothorax funebris (Moréia verde), Gymnothorax javanicus (Moréia branca), Lactophrys triqueter (Trunk fish), Stenopus (Camarão Palhaço), Labróides, Equetus lanceolatus (Knife fish), Lagostas, Tartarugas, Tubarões, Arraias Manteiga e Chita e outras dezenas de peixes de recife do Caribe. Descemos até 25 metros com uma parede belíssima e visibilidade de 30 metros. O segundo mergulho foi melhor ainda.
       

       
       
      Petiscos durante o dia acompanhados da Belikin stout (mais escura e encorpada). Jantamos no Pelicano. Infelizmente a lagosta estava na época do defeso e ninguém tinha. Para quem gosta de lagosta, a Lobsterfest acontece em junho nas várias cidades do litoral de Belize. Pratos de lagosta de todos os modos e um preço camarada. Dia seguinte: Blue Hole com a Frenchies. 6 hs da matina na frente da Frenchies. Sorte que nosso hotel estava há 3 minutos de caminhada da base deles. Duas horas de barco, mar picado e chegamos no atol Lighthouse. De barco quase vc não enxerga o perfeito círculo de 35 metros de diâmetro, mas, dá para ver perfeitamente o tom de azul cobalto do Blue Hole. É impressionante! O barco parou na borda do Blue e descemos há 45 metros. Somente os avançados é que podem descer nesta profundidade. Pouca vida marinha, alguns tubarões e dezenas de estalagmites. Um mergulho muito diferente! Ficamos 8 minutos nesta profundidade e fomos subindo bem devagar fazendo a descompressão como se manda o manual. Em seguida fomos para o Parque Nacional de Half Moon Caye que fica neste mesmo atol. Descemos na ilha para almoçar e conhecer este paraíso. Vale dar uma caminhada pela ilha para conhecer as praias de faixa de areia pequena e pegar alguns cocos para beber (ta cheio de cocos que dá pra pegar com as mãos de tão pequenos que são os coqueiros) Segundo mergulho em um recife bem em frente a ilha e a paisagem é a que eu gosto. Corais barril, gorgônias, peixes de recife, poliquetas, e uma infinidade de vida marinha. Descemos há 20 metros. Mais um descanso para o terceiro mergulho que de longe foi o mais belo. O The Aquarium é realmente um aquário natural. Vida marinha abundante e uma visibilidade pra lá de 35 metros. De quebra, no fim do mergulho um jardim de enguias. Chegamos na base às 17:00h. Cansado, mas, recompensado pela beleza dos mergulhos. Os outros 2 dias foram somente para fazer um snorkel nas bordas dos mangues da ilha. Os mangues são diferentes do Brasil. A água é muito clara e abriga uma vida intensa. Vimos Frade, Barracuda, Peixe cofre, Arraias e outros peixes.

      Após 5 dias em Caye Caulker, rumamos para San Pedro na Ilha de Ambergris Caye. Uma ilha muito maior, e um trânsito infernal dos Golf Car. Os Golf Car são aqueles mesmos carros que os golfistas usam para se deslocar pelos campos. Também tem carros comuns, mas, os Golf Car, dominam. Tem até engarrafamento!


      Pra quem gosta de sossego, San Pedro não é a pedida. Ficamos no Hotel Pedros Inn, 70, 85 U$ por noite com piscina. E bicicletas para alugar. Este hotel fica há duas quadras da praia, porém, é do mesmo grupo do Resort Caribean Villas em frente ao mar e você pode utilizar as dependências do Resort sem pagar nada. Piscina e bar na frente da praia com cadeiras e espreguiçadeiras na areia à vontade. Valeu! Ficamos morcegando. Pra tomar um bom café e barato vá no Ruby’s Café que fica na rua Pescador dr, depois da praça do relógio e do terminal da Water Taxi. Como falei, somente petiscamos durante o dia e para jantar recomendamos o El Fogon (típico creole e pescados), Caliente, Estel’s (camarão divino, barato e um ótimo atendimento)e Elvis. E todos os dias tomávamos sorvete na DandE’s que dica na rua Pescador dr. Não deixe de tomar os sorvetes de lá. Um casal de americanos de cerca de 60 anos fazem estes sorvetes divinos. O segredo é o leite que ela traz do estado onde nasceu. Aqui não mergulhamos. Pegamos as bikes a rodamos por dois dias uma boa parte da ilha de Ambergris e pegamos umas boas praias. De bike o melhor é para o norte da ilha e pedalando na areia na beira do mar. Saindo do centro de San Pedro, passe a ponte, ande mais um pouco no asfalto e entre à direita. Vá tentando as entradas e logo achará uma que vai direto pela areia passando pelas casas, pousadas e resorts. Sempre parece que a trilha acaba ali, mas, não se impressione. Vá pedalando que vc irá longe. Volte pelo asfalto. Alugamos um Golf Car no último dia para conhecer a Secret Beach. Não gostamos. Muita gente espalhada pelos 3 bares na praia. Bom, após 5 dias morcegando em San Pedro, tínhamos que ir para Belize City onde tínhamos alugado um carro para conhecer alguns sítios arqueológicos Mayas. Saímos bem cedo do Pedro’s Inn, tomamos café no Ruby’s e compramos as passagens do Water Taxi para Belize City. 23 dólares americanos por pessoa. Após uma breve parada em Caye Caulker para subir e descer passageiros, chegamos em Belize City após 1:30 minutos. Descemos e no mesmo terminal há um Box da AQ Belize Car Rental. Depois de uma grande pesquisa no Brasil, esta empresa é a que teve o melhor preço. O motorista nos pegou e nos levou de carro até o escritório matriz que fica na estrada Philip Goldson Wighway. Ótimo, pois o sentido que nós íamos era justamente aquele. Como reservamos pelo Brasil, foi somente preencher os documentos de praxe e seguir viagem. Reservamos o mais barato que era um SUV Sportage. Carro muito bom, conservado e macio apesar de ser 2009. Como já tinha programado toda a viagem e com todos os detalhes, sabia que em +/- 45 minutos estaria no sítio arqueológico de Altún Ha. O Waze  funciona muito bem nas estradas de Belize. Basta comprar um chip (compramos por 40 blz na BTL em Caye Caulker). Abaixo coloquei um mapa de Belize. Da empresa AQ, basta seguir pela PG Wighway que é a Northern Hwy e seguir até a placa indicando Altún Ha à direita. Entre e siga pela Old Northern Hwy. Bela estrada estreita e sem movimento com paisagem belíssima. Logo vc verá uma placa à esquerda indicando Altún Ha. Mais alguns minutos chegamos no sítio.
      Somente 3 pessoas estavam no sítio. 10 blz para entrar, mas, não havia ninguém na bilheteria. Entramos e conhecemos este magnífico sítio arqueológico.  Ficamos quase duas horas conhecendo as magníficas construções Mayas e nos perguntando, porque no lado esquerdo da Cordilheira dos Andes há tantos sítios arqueológicos com construções gigantescas dos Mayas, Astecas, Incas, Olmecas, civilização de Caral e no lado direito (Brasil), não há nenhuma?

       
      Depois de conhecer Altún Ha, seguimos para a cidade Orange Walk. Voltamos pela Old Northern Hwy até a entrada à direita para a Northern Hwy. Depois de 1:00, chegamos em Orange Walk. Tínhamos reservado em San Pedro o Christophers Hotel. 120 blz com ar condicionado. O hotel tem um localização excelente. Com uma grande área verde e o rio (river) Novo no fundo, o final de tarde é divino com pássaros e seus cantos muito diferentes dos pássaros do Brasil. Tem caiaques para dar uma remada pelo rio (o que eu fiz no fim de tarde do outro dia). Beirando as margens do lado direito do rio, pude ver um ninhal de aves muito grandes com um bico grosso e uma grande iguana em cima de uma árvore. Por indicação da Marja, dona do hotel, jantamos nos ótimos restaurantes Cocina Sabor e Nahil Mayab. O Nahil tem um lindo jardim e decoração muito bonita. Como em toda Belize, é bom chegar por volta de 20 h para jantar. Os pratos são individuais e preços que variam de 20 à 30 blz. À noite não tem nada pra ver e fazer. Basta dar uma volta por perto do hotel e até a praça que é próxima. Alguns trailers de comida fast food e mais nada. Dia seguinte,  acordamos cedo (o sol nasce bem cedo), compramos diversos pães doces e salgados, requeijão, iogurte e queijos caseiros na panaderia La Popular Bakery (saia do hotel à esquerda e na segunda à direita está a panaderia). Como o hotel tem uma área com mesas e cadeiras, café, chá, leite e bananas para os hóspedes, levamos tudo pra lá e tomamos um belo café. Pegamos o carro e rumamos para o sítio arqueológico de Lamanai. Há possibilidade de ir de barco pelo rio, contratando um tour (100 blz), saindo próximo da pousada, mas, como estávamos de carro e queríamos liberdade para ir e vir,  ligamos o waze e pé na estrada. Existem 2 caminhos. Não vá por Guinea Grass pois a estrada está muito ruim. O waze te leva pelo mais rápido, cruzando fazendas (há colônias de alemães que não usam celular, telefone e internet, mas, se vestem impecavelmente até para trabalhar com chapéus branquinhos, camisas de manga comprida e macacão com suspensório, e se deslocam em lindas charretes) por estradas de terra, passando por Shipyard. Não tem erro. Há placas indicando Lamanai. O waze não falhou. Foi direto. Depois de 1:40 h e 59 km chegamos.
      Lamanai é um sítio arqueológico maravilhoso. Não irei me estender aqui sobre ele. Basta uma pesquisa no Google.

       
      Para voltar não conseguimos sinal do GPS. Voltar pelo mesmo caminho era impossível, pois havia muitas bifurcações e não nos lembrávamos delas. Seguindo um pouco pela estrada de terra encontramos um carro e perguntamos. Bastava voltar um pouco, pegar à direita e ir reto até o asfalto onde está o vilarejo de San Felipe. Depois é só seguir o asfalto passando pelas vilas de August Pine Ridge, Trinidad, San Lázaro, Yo Creek e Orange Walk. Foi excelente, pois passamos em lugares e paisagens diferentes da ida. Mais um fim de tarde curtinho o rio e ouvindo os pássaros.
       
      Dia seguinte, fomos a padaria, tomamos uma belo café no hotel e seguimos de carro para San Inácio onde ficamos 3 dias para conhecer as ruínas Mayas de Caracol em Belize e Tikal na Guatemala. O planejamento inicial era para atravessar a fronteira depois de conhecer Caracol, ficar em Flores para ir à Tikal, porém, ficamos sabendo em San Inácio que o carro alugado precisa ter uma autorização especial para atravessar a fronteira e quase nenhuma emite tal autorização. Razão: há muitos roubos de carro na Guatemala. Já tínhamos reservado o Venus Hotel por 140 blz com ar condicionado. Ótima localização, na mesma rua dos barzinhos e restaurantes. Uma rua fechada aos carros! O aspecto visual não aparenta o ótimo quarto que possui e um pequeno espaço no andar superior com café, leite, biscoito, granola, pão, manteiga, geléia e frutas.  Conversamos com a recepcionista para conseguir um guia para o sítio arqueológico Maya chamado Caracol, pois ele é muito grande e rico em informações que gostaríamos de saber, há um belo rio no caminho com água fresca que para nós é temperatura ideal, além do que, como é próximo da fronteira com a Guatemala e no caminho há um Parque Natural, um posto policial aguarda os carros até às 09:00 para saírem em comboio até Caracol. De San Ignácio até Caracol são 2:30h em 80 km.
      Acertamos o guia por 120 blz para o dia inteiro. Nosso guia Edgar Beans (+501 6242415 - watsapp) foi excelente e nos levou para ver a gran cave (uma caverna com o teto colapsado). A estrada para Caracol é toda de terra, passando pelos vilarejos de Cristo Rey, San Antonio, chegando até a cancela da entrada do PN. Ali, devemos descer do carro e passar a relação das pessoas e os dados do carro.

       
      Conhecemos o sítio de Caracol e depois ficamos no rio por uma hora tomando um belo banho e curtindo as pequenas quedas e piscinas. Voltamos e tomamos umas Belikins com alguns kibes e babaganuche divinos, no restaurante árabe em frente a praça e ao lado do hotel. À noite, jantamos no excelente The Guava Limb. Restaurante com uma área de jardim e mesas espalhadas. Voltamos no outro dia para jantar no mesmo local. Não deixe de tomar o suco de Guanabana. Mais umas Belikins stout e provei a Lands Shark. Muito boa!
      Acertamos também a ida para Tikal, já que não poderíamos ir com nosso carro atravessar a fronteira. Serviço completo com almoço incluso. Não gostamos disso. Alugamos um carro para ter liberdade, mas, neste caso não tinha jeito. Queríamos dormir em Flores, na Guatemala, mas, nem tudo são flores. Dia seguinte, às 06:30 da matina na frente do hotel, uma van nos esperava. Nos levou até a fronteira e um guia nos levou na imigração para dar entrada. Tudo certo, uma outra van nos esperava no lado Guatemalteco com o nosso guia em espanhol. José Luís Serrano, (+501 2517987107) um senhor com seus 60 e poucos anos é um profundo conhecedor do assunto arqueologia. Formado em técnico em arqueologia, era poliglota. Conhece Tikal como poucos. No final das contas foi muito bom não ter ido com nosso carro. Não teríamos conhecido o Luis e não teríamos conhecido Tikal com seus detalhes e suas histórias. Caso vá de carro, recomendo que entre em contato com o guia Luis, deixe o carro na fronteira de Belize, atravesse à pé a fronteira e o Luis os pegará de carro e os levará a Tikal. 

       
      Retornamos para San Inácio passando antes pela imigração. Muito lenta, depois de 30 minutos a van nos esperava. Demos um role pela cidade, e depois fomos jantar novamente no The Guava Limb.
      Dia seguinte tomamos o café no hotel e rumamos para Dangriga. Saindo de San Ignácio pela Western Hwy sentido Belmopã, pegar a Hummingbird Hwy (não se preocupe pois há placas indicativas e o Waze funciona muito bem). Após 2 hs e 124 km chegamos em Dangriga. Não tínhamos reserva pois já tínhamos visto que as hospedagens eram precárias e há somente um em melhores condições (um resort), bem mais caro. Fomos ao Ruthie’s Cabanas. Precaríssimo. O The Bonefish era muito caro. Fomos direto para o Chaleonor. O Chaleonor tem um quarto simples, mas, com ar condicionado, banheiro privado, café e banana. Pagamos 160 blz. Deixamos as bagagens, fomos para a praia e ver o local que teríamos que estar para pegar o barco que nos levará a ilha de Tobacco Caye. À esquerda do Chaleonor pela rua de terra vimos o Riverside Café ao lado do rio. É de lá que sai o barco do capitão Dodgge. Visto o local onde deveremos estar no dia seguinte, partimos à pé pela beira dágua para conhecer Dangriga. Local com extrema pobreza, mas, sem perigo algum, a cultura Garifuna está fortemente presente. Não há mendigos ou pedintes, mas, como em toda Belize, a pobreza deixada pelos ingleses que colonizaram o país, é marcante. Belize se emancipou em 1981, portanto, um país muito novo, sem indústrias ou grandes empresas onde talvez a fonte de riqueza deve vir em grande parte do turismo. Paramos em um pequeno bar, o  Ocean View com umas espreguiçadeiras, cerveja gelada e um peixe para petiscar, mas, 3 hs da tarde fechou! Só abriria novamente às 18:00. Ficamos por lá até às 5 da tarde. À noite a única opção para jantar e recomendado pela proprietária do Chaleonor era Tuani com gastronomia Garifuna. Chegando lá, não tinha ninguém jantando e quando escolhemos o prato não tinham os ingredientes. Acabamos comendo uns nachos (prato comum em Belize em razão da proximidade do México). Ficamos com a impressão de que Dangriga é apenas passagem para as ilhas de Belize. Infraestrutura muito precária, pode ser que em pleno verão, as coisas fiquem um pouco melhores por lá. Acordamos e acertamos em deixar o carro sem custo no estacionamento do Chaleonor. Pegamos nossa pequena bagagem para passar os 5 dias em Tobacco e rumamos para o Riverside Café. Lá estava o capitão Dodgge nos esperando e mais 2 casais que também iriam para Tobacco. Com uma hora de navegação, chegamos no Reef’s End, passando por outras ilhas com uma paisagem caribenha. Já havíamos reservado 5 noites neste paraíso e combinado com Lilly e Pär que são os proprietários do Reef’s End para agendar com o capitão Dodgge nosso transfer para Tobacco. O custo foi de 40 blz por pessoa. Tobacco Caye é uma pequena ilha sobre o recife de coral que se estende por todo o litoral de Belize. Em 10 minutos à pé você dá a volta nesta ilha. Com 4 pequenos hotéis (que eles chamam de Lodge). Reservamos o Reef’s End. Além de ser o mais barato, é o melhor localizado, pois o seu píer é em frente ao local de saída para os mergulhos e snorkel. Do píer de madeira, apenas 2 minutos de nadadeira você chega no recife e logo estará em uma profundidade de 15 à 20 metros de profundidade e água completamente transparente e a única que tem operadora de mergulho, com o divemaster Carlos, que te levará de barco e em 15 minutos vc estará nos melhores points dos recifes do local. Para quem não é certificado, o snorkel no recife de Tobacco não deixa nada a desejar. Com 15 à 20 metros de profundidade de águas claríssimas e visibilidade de 15 à 30 metros, você verá lagostas, dezenas de peixes de coral, barracudas, moréias, gorgônias e corais moles de todas as cores. O Reef’s End tem 6 belíssimos quartos muito bem decorados e duas grandes camas, varandas com rede de frente para o mar, ventilador de teto e banheiro privado com chuveiro de água com temperatura ambiente . Não há energia elétrica na ilha. Somente placas solares fornecem energia elétrica para o local.  O restaurante e bar são interligados ao píer em um local privilegiado e um por do sol espetacular. Nas diárias do Reef’s End estão incluídos café da manhã, almoço e jantar. Água acompanha. Cervejas e drinks à parte com preços justos. 5 noites no Reef’s End nos custou 570 dólares americanos com as 3 refeições. 75 dólares americanos é o custo de cada cilindro, mas, se vc tiver todos os equipamentos o valor cai para 50. Incluso neste valor a ida no barco até os points de mergulho e se vc alugar mais de 6 cilindros ganha 10% de desconto. Lugar simplesmente paradisíaco, em Tobacco Caye vc esquece de tudo! Snorkel e mergulhos o dia inteiro e todos os dias. O mergulho em Soult Water Caye que é uma outra ilha hà 20 minutos de barco de Tobacco é obrigatório. O Reef’s End ainda tem disponível cayaques e stand up paddle gratuitamente para os hóspedes.
      Depois de 5 dias neste paraíso, a Lilly agendou com o capitão Dodgge o nosso transfer para o continente. Às 9:00 saímos tristes deste lugar inesquecível!

       
       
       
      Pegamos o carro e seguimos viagem para Hopkins. Apenas 32 km separam as duas cidades. Já havíamos reservado o White Horse Guest House no Brasil por 109 blz por duas noites. Quarto novíssimo com bom banheiro privado, frigobar e em frente ao mar. O atol de Glover, o menos visitado por mergulhadores por ser mais remoto, era o meu sonho de consumo nesta viagem e Hopkins é o lugar mais perto para conhecê-lo. A empresa Belizeunderwater é uma das duas operadoras de mergulho em Hopkins e havia uma saída para Glover no dia 27, mas, por falta de mergulhadores, foi abortada esta data. Estava confirmada a saída para o dia 30 e neste dia estaríamos em Placência. Não tivemos outra alternativa se não ficar em Hopkins já que tínhamos pago as diárias (nós temos o costume de não reservarmos nenhuma pousada em nossas viagens, mas, em razão da pouca oferta com preços baixos, efetuamos várias em Belize). Colocamos as bagagens no nosso quarto e fomos caminhar na praia e conhecer o vilarejo. Faixa de areia muito pequena, um calor senegalês, logo percebemos que aqui não era um lugar para ficar. Poucos turistas e quase nenhum restaurante aberto. Compramos umas belikins no supermercado e fomos para as espreguiçadeiras na areia da pousada em frente a praia ler um bom livro e tomar as belikins. À noite fomos ao restaurante meet. U com cara de MacDonalds ao lado do supermercado. Local freqüentado por turistas e locais tem um cardápio variado e ótimos preços. Valeu o prato de camarão por 40 blz. Dia seguinte, pegamos o carro e fomos conhecer o lado sul com alguns resorts, restaurantes mais sofisticados e praias mais desertas. Não encontramos nada de atrativos e voltamos para a pousada. Mais belikins no supermercado e ficamos lendo na praia em frente à pousada.
      Já havia reservado uma pousada sem ar condicionado em Placência, mas, não precisei pagar na reserva. Como era fim da viagem e queríamos ficar em um lugar legal, entramos no booking para ver algumas ofertas em Placência. Conseguimos reservar 2 noites no Belize Ocean Club Resort por 200 blz à diária (preço normal era 600 blz) e para minha surpresa a outra base da operadora Belizeunderwater era dentro do resort. Enviei um e-mail cancelando a reserva na pousada e seguimos para o resort. Depois de 35 minutos e 51 km chegamos no resort.
      Imensa piscina em frente ao mar, praia exclusiva, belíssimo apartamento com 2 quartos, banheira, cozinha completa, sala com TV, TV nos quartos,...na verdade era um apartamento. O resort, assim como outros em toda Belize, possui apartamentos para venda e alguns deles neste resort já haviam sido vendidos. Paga-se um valor de condomínio e o proprietário pode utilizar todas as facilidades que o hotel oferece aos hospedes. Há bicicletas disponíveis gratuitamente. Demos entrada no Ocean e fui na operadora. Paguei o valor do mergulho com 3 cilindros e pegamos as bikes para ir ao vilarejo de Placência. São 15 km de distância pedalando até o píer municipal, final da rua, onde começa a rua mais estreita do mundo, segundo o Guinness Book. Lojinhas de decoração e muitos barzinhos e restaurantes, é o lugar mais transado e mais legal em toda Belize. Na península de Placência há dezenas de condomínios fechados com casas de alto padrão em frente ao mar e ao grande lagoon. Há trechos em que a estrada que vai ao vilarejo é margeada pelo mar e pelo lagoon com apenas alguns metros de distância. Deixamos as bikes trancadas e entramos na mais estreita rua do mundo. Tem cerca de 2 km e cheio de lojinhas de artesanato dos dois lados e alguns restaurantes. Ao lado direito da rua há diversos bares e restaurantes de frente para o mar. Escolhemos o Tipsy Tuna que tem umas cadeiras de praia e belikins com ótimo preço. Ficamos por lá até o pôr do sol. Pegamos as bikes e anestesiados, voltamos pedalando por mais 15 km até o resort. Como tinha sobrado o rango da noite anterior, aquecemos no microondas e acompanhados por umas cervejas da Jamaica e Dominica, jantamos vendo os programas de TV de Belize, que nada mais são do que retransmissão das TVs dos EUA, ou seja, somente lixo.
      Dia seguinte, acordei às 5 da matina para chegar às 6 na base da Belizeunderwater em Hopkins. Nosso barco sairia às 07:00 para o atol Glover. + 3 mergulhadores já estavam no local e os divemasters já carregavam o barco com cilindros. Como viajaria no dia seguinte para o Brasil, achei melhor usar Nitrox. Às 7 em ponto saímos. No caminho o barco ainda parou em outra Caye (ilha) para pegar alguns hóspedes e no final das contas éramos em 12 mergulhadores. Duas horas de barco, chegamos no atol. Mar incrivelmente claro e vários cabeços de coral faziam com que o capital manobrasse o barco dezenas de vezes. Foram 3 mergulhos excepcionais com paredes de 30 metros descendo até dezenas e centenas de metros. Paisagem muito diferente, pois a superfície de areia era muito inclinada e despencava no paredão. Certas vezes se via a areia completamente branca, escorrendo pelas paredes cheias de grutas e passagens com diversos corais moles de todas as cores e jardins de gorgônias. Peixes de corais multicoloridos em uma fauna igual as outras de Belize, exceto um ou outro peixe diferente que não vi nos outros mergulhos.
      Após os 2 mergulhos, rumamos para a ilha habitada no atol, onde fica a base do Parque Nacional e almoçamos no píer onde depois, pudemos conhecê-la através de pequenas trilhas. Descansamos um pouco e fomos para o terceiro mergulho também excelente em uma água azul com uns 50 metros de visibilidade. Retornamos a base e chegamos por volte de 16 hs.
      Peguei o carro e retornei ao resort direto para a piscina onde saboreamos mais algumas belikins e lands sharks. À noite, comemos uma bela pizza ouvindo um jazz com uma banda de primeira no restaurante Cha Chi’s, fechando com chave de ouro.
      Dia seguinte, acordamos cedo, tomamos nosso café no apartamento e rumamos para o aeroporto na viagem de carro mais longa em Belize. Foram quase 4 horas até a loja da locadora, bem em frente ao embarque.

      tuba.mp4 tuba.mp4 Em toda Belize, após às 21:00 vc não verá quase nada aberto. Principalmente restaurantes. As pessoas dormem cedo e acordam cedo também. Dormíamos por volta de 22:00 e 6:30h acordávamos com o sol à pino. Viajar por Belize é um pouco mais caro que em outros países. Foram 27 dias sem chuva!
       
       
       
       
       
       
    • Por Ferdias
      Olá pessoal, esse é o meu 7º mochilão e é o primeiro que vou escrever o relato para contribuir com o site. Dessa vez vou fazê-lo porque quando fiz a pesquisa para esses países não encontrei muitos relatos, e os que tinham estavam bem velhinhos.
      O relato que mais me ajudou foi o do Soriento que por mim poderia ser escritor, porque escreve muito bem, quando eu o li parecia que estava viajando junto com ele.
      Vou tentar ser bem objetiva e escrever bem, é o mínimo né!
      Em primeiro lugar, se você está com dúvidas se vai ou não a estes países, eu te digo, desencana e vai, porque vale muito a pena, são países lindos, com uma natureza exótica, com um povo ímpar, mas você vai me dizer, ahh são uns dos países mais perigosos do mundo! E eu te digo, sim realmente são, São Pedro Sula foi considerada pela ONU em 2015 a cidade mais violenta do mundo depois dos países do Oriente Médio que estão em guerra, mas ainda assim você foi para lá? Sim, porque felizmente no mundo ainda há mais pessoas boas que más, e o Brasil meu amado país é uma escola que nos ensina a fugir de problemas. Ah e tem a questão do status, é claro que é mais chique você contar aos seus amigos que foi a Europa ou ao Estados Unidos do que a Guatemala, Honduras, Belize ou El Salvador, mas quando eles virem as suas fotos do Semuc Champey ou do vulcão Acatenango na Guatemala, ou quando você descrever a eles como foi sua experiência de surfar em El Tunco em El Salvador, acredito que eles vão querer ir!!
       Dicas:
      Levei o cartão travel Money, mesmo sendo muito mais caro e com tantas taxas, ainda assim prefiro, porque se eu tiver algum contratempo é só ficar esperando o novo cartão chegar; Tem bancos por todos os lados para saques; Nesses países eles não fazem viagens noturnas, isso é ruim porque se perde o dia trocando de cidades; Não há ônibus de viagem como aqui no Brasil, as viagens são feitas em shuttle que são aquelas vans tipo besta; Melhor Hostel da viagem: Casa Verde em Santa Ana em El Salvador; Leia as recomendações do Consulado Brasileiro sobre esses quatros países; Você realmente vai precisar da carteira internacional da febre amarela e se tiver coragem tome todas as vacinas que puder é bom para prevenção, tenho até vacina de febre tifoide, só me falta a antirrábica por estar em falta, tá vai sou a louca das vacinas; O café da manhã mais comum é ovos mexido com purê de feijão; As fotos da viagem estão no meu Instagram nandadiasfer.  Tudo começou dia 02/11/2017 .... Brasil / Guatemala
      Saímos de Guarulhos em São Paulo as 6h35 num voo pela Copa Airlines (R$ 2.590,52) com escala de uma hora na Cidade do Panamá e seguimos para a Cidade da Guatemala onde chegamos as 13h horário local (o fuso horário é de 4 horas com o Brasil, por estarmos no horário de verão). Quando descemos no aeroporto na Cidade da Guatemala, fomos para a imigração, a oficial da imigração me perguntou se era a primeira vez na Guatemala e disse que sim, aí ela me pediu para ir até uma sala conversar com outro oficial, ele me fez perguntas básicas como: quanto dinheiro você trouxe, cadê seus cartões de crédito, onde você trabalha e você foi ao México em março desse ano? sim! e depois me pediu para voltar no guichê anterior e seguir viagem.
      Fomos direto procurar um transporte para Antígua, e já na saída da imigração como de praxe em quase todos os aeroportos tem ônibus, táxis, transfer para os principais pontos das cidades e escolhemos a opção de dividir um táxi para Antígua por U$13 dólares cada. Assim chegamos em Antígua as 15 horas.
      Nos hospedamos no BigFoot Hostel Antígua na Avenida 6ª Sur a uma quadra da praça principal, o quarto compartilhado custa $75 Quetzales. O Hostel está em Antígua e na Nicarágua, o dono é brasileiro e super gente boa. A partir de quinta-feira tem festas temáticas, não tem café da manhã incluso mas tem um bar restaurante que tem uma ótima salada por $35 Quetzales, as camas são confortáveis que dão aquela vontade de dormir até mais tarde. O banheiro fica fora do quarto próximo a sala de TV. Os staffs são excelentes, pegamos as recomendações dos relatos que lemos aqui e não nos arrependemos.
      Antígua na Guatemala
      Nesse dia acordamos tranquilamente sem pressa, até porque estávamos cansados da viagem no dia anterior e fomos tomar café na “padaria” El Sol Café Boutique $50 Quetzales uma caneca de leite com café e uma baguete de queijo, alface e tomate com um molhinho gostoso, apesar de achar um pouco caro, estava tão bom que voltamos nos outros dias.
      Um adendo sobre Antígua, é uma cidade cara em comparação com outras cidades da Guatemala, com arquitetura colonial e patrimônio da Unesco, está a uma hora da Cidade de Guatemala, é tipo o point da galera bem de vida da redondeza e de muitos turistas.
      Nesse dia fomos caminhar pela cidade e subimos o Cerro de La Cruz que é um lindo mirante da cidade e uma boa vista do vulcão Fuego, é bem tranquila a subida. Fomos ao arco Santa Catalina, e não tenho a foto do arco porque estava em reforma, cheio de gente e não sou encanada com foto de ponto turístico. Também pesquisamos o preço para fazer o tour do vulcão Acatenango para passar a noite olhando para o Vulcão Fuego em erupção (lindoooo).
      Encontramos a agência Mayan Kingdom (6ª. Avenida Sur Noº 4 – www.mayankingdomtravel.com) com a Juliana Cecíl (que fala em espanhol e inglês) que foi muito gentil e prestativa, disposta a sanar todas as dúvidas, até as menos pertinentes, isso porque estávamos com medo pela falta de preparo físico, o que de fato é sim muito importante, não precisa ser um alpinista mas tem que ter um bom condicionamento. A subida é muito íngreme e leva aproximadamente 6 horas, hoje já não é mais necessário levar parte do equipamento das barracas porque elas já ficam instaladas no topo, subi somente com a mochila de ataque com algumas comidinhas (cookies, chocolate, snackers, mais os lanches que a agência fornece e dois litros de água, que parte é para beber e parte para fazer o café e o miojo), também é necessário levar  uma troca de roupa porque na subida pode chover, eu não levei e graças a Deus não choveu, ficou só numa garoa que a minha impermeável deu conta, deve-se levar também papel higiênico e lanterna.
      O preço do tour praticamente é tabelado em $350 Quetzales e a entrada do parque é a parte $50 Quetzales.
      O vulcão Acatenango está a uma hora de Antígua. Eu tive muita dificuldade na subida e para não desistir, optei por subir a cavalo por mais $250 Quetzales, sinceramente foi triste porque não tinha me preparado fisicamente e chego a beira do sedentarismo.
      Chegando no campo base onde fica as barracas e é o mirante para o Vulcão Fuego, assim que anoitece um pouco, já começa o show da natureza, logo quando chegamos achamos que não veríamos nada porque além de chover granizo estava muito nublado, mas assim que a noite foi entrando as chuvas e as nuvens foram passando, foi possível ver os povoados em volta com as luzes da cidade e o vulcão cada vez mais em erupção, “eita” coisa mais linda que já vi na vida até agora e o barulho que ele fazia como de trovão, teve momento que a terra até deu uma tremidinha. Foi muito esforço para chegar até lá, mas vale muito a pena!!
      Por volta das três horas da manhã o guia leva aqueles que querem ir até o pico que chega a +ou- 4.500 de altitude para ver o nascer do sol, eu não fui, mas quem foi ficou maravilhado.
      As sete horas da manhã iniciamos a descida, que é tão árdua quanto a subida pois se força mais os joelhos. Terminamos a descida por volta das onze horas e ficamos esperando a van nos buscar para voltar para Antígua.
      Antígua – San Pedro La Laguna
      Saímos de Antígua por volta das nove horas da manhã e chegamos em San Pedro La Laguna por volta das treze horas, contratamos no hostel um shuttle por $80 Quetzales.
      San Pedro é um dos povoados ao redor do Lago Atitlán, é bem pequeno e tranquilo, vale a visita. O lugar é lindo, e dá acesso aos demais povoados que você pode ir usando as lanchas que os habitantes usam como meio de transporte. Você pode subir o Vulcão de San Pedro que é muito bonito.
      Nos hospedamos no hostel Zoola a $50 Quetzales, não tem café da manhã incluso (como todos da trip) mas oferecem café, leite, chá. O wi-fi pega bem em todos os lugares, os staffs são ótimos, o banheiro fica fora do quarto, as camas são ótimas e ficamos num quarto com duas camas. Têm piscina, bar e restaurante (ótima salada), com uma área de descanso bem legal. Recomendo!
      No dia em que chegamos não fizemos nada, só caminhamos pela cidade.
      No dia seguinte fomos passear no povoado de São Marcos que dizem que tem a “vibe zen”, e sim, tem mesmo e até demais!
      Pela ida e volta em barco de San Pedro a San Marcos pagamos $20 Quetzales.
      Pagamos $15 Quetzales pela entrada no parque Tzankujil onde tem o trampolim para se jogar no lago, eu não fui, mas o meu amigo foi e gostou muito, eu fiquei só olhando e filmando. A trilha é bem leve e bonita até o trampolim. Há um banheiro mais acima para se trocar.
       Em San Pedro há um vulcão, nós não subimos porque ainda estávamos muito doloridos do Acatenango.
      San Pedro La Laguna – Semuc Champey
      Contratamos um shuttle numa agência na rua principal de San Pedro que não lembro o nome e fez para nós por $185 Quetzales cada, o barco saindo de San Pedro até Panajachel e um mini bus saindo de Panajachel até Lanquim. Panajachel é o maior povoado ao redor do Lago Atitlán.
      A viagem durou o dia todo e por mais que era um micro-ônibus, foi super desconfortável.
      Saímos de San Pedro as sete horas da manhã e chegamos no Hostel El Portal as nove da noite, muito tempo de viagem.
      Lanquim é o povoado mais perto do parque Semuc Champey, está a quarenta minutos de distância.
      Quando chegamos em Lanquim havia umas camionetes 4x4 para nos levar de graça aos hotéis mais longes. Como tínhamos indicação dos relatos do El Portal é para lá que nós fomos e não nos arrependemos.
      O El Portal está na porta de entrada do parque, praticamente se mistura com o parque, lindo demais!
      Semuc Champey elém de ser o nome do parque também é o vilarejo que está a quarenta minutos de Lanquim, aí depende, se você tiver interesse em conhecer restaurantes, procurar um agito para as suas noites, não será bom escolher o El Portal por estar longe de Lanquim, mas se você que um lugar lindo e quer relaxar o El Portal é a melhor escolha.
      Eles não têm banho com água quente, mas com o calor que se faz não é muito necessário, eles também não têm wi-fi, isso porque não tem sinal, a energia acaba por volta das onze horas da noite, ainda assim foi a melhor escolha que fizemos. Não tem café da manhã, mas tem um bar restaurante com um cardápio muito bom a preço médio. Os staffs são excelentes e muito prestativos. Contratamos o tour do parque e o shuttle para Flores com eles. O que mais me chamou a atenção foi que a cabana compartilhada que fiquei estava impecavelmente limpa, não tinha uma teia de aranha, não tinha uma formiga, não tinha um inseto, nada, e olha que estávamos no meio da mata.
      Quando escolhi ficar no El Portal não imaginava que ele estava tão longe de Lanquim, então como cheguei muito tarde, não saquei dinheiro e o pessoal do hostel disse que não havia problema, que no dia que eu fosse embora o meu passaporte ficaria com o motorista e quando eu sacasse e desse o valor devido a ele, ele devolveria meu passaporte, isso tudo porque eu não queria gastar $20 Quetzales para ir a Lanquim só para sacar dinheiro.
      O passeio foi simplesmente demais, a coisa mais legal que já fiz até agora. O passeio durou o dia todo e custou $175 Quetzales.
      No período da manhã fomos ao mirante das piscinas e depois nadamos nelas, elas são realmente lindas. A subida foi tranquila, é bom fazê-la de tênis, mas ele vai ficar todo sujo e molhado porque durante a madrugada chove muito, molhando a trilha, mas de dia o sol sai e fica muito lindo. Pausa para o almoço que foi no restaurante do El Portal. Na parte da tarde fizemos a caverna com cachoeira e morcegos, descemos o rio de boia cross e depois o guia incentivou a galera a pular da ponte, mas ninguém quis, só duas brasileiras que conhecemos tiveram coragem.
      A parte da caverna foi demais, você entra com uma vela que não adianta em nada por ser muito escuro e no primeiro mergulho que você afunda a vela ela se apaga e não ascende mais, você não consegue ver onde está pisando e machuca muito o pé, não é aconselhável ir de Havaianas, a menos que você a amarre muito bem em seus pés, o aconselhável seria um crocs ou sapatilha emborrachada para o mar, eu comprei uma só para esse dia (R$40) e valeu muito a pena. Teve momentos que não dava pé e tinha que nadar, eu não tenho muita segurança com água então fui de colete salva vidas que me ajudou muito.
       
      Semuc Champey – Flores
      Contratamos o shuttle para Flores no hostel El Portal por $135 Quetzales, a viagem foi longa e muito cansativa. Não consegui entender como funciona esse negócio de shuttle, se há uma empresa, ou se há uma cooperativa, digo isso porque nessa viagem foi trocado três vezes de motorista e isso atrasou muito a viagem. Chegamos em Flores depois das 18h.
      A cidade de Flores é uma ilha rodeada por um lago, no entanto, só é possível chegar até lá por balsa.
      Ficamos uma noite no hostel Los Amigos que é um dos mais famosos da cidade, chegamos numa sexta-feira e sem reserva (vou parar com isso), estava bem lotado, mas conseguimos um quarto com ar condicionado por $100 Quetzales, não gostamos muito do lugar, tem uma decoração indiana com cores escuras, muita vegetação, de verdade não gostei da vibe. Logo de manhã, após o café da manhã que pagamos por não estar incluso (que me arrependi porque passei muito mal além de ter sido mal atendida, saímos desse hostel e fomos para o hotel El Petén que tem quarto compartilhado com ar condicionado por $90 Quetzales, tem uma decoração clean, estava bem limpo.
      Fomos conhecer as ruínas de Tikal, pagamos $100 Quetzales pelo transporte numa agência que está na avenida em frente ao lago perto do hostel Monkey, o motorista que nos levou (estávamos em 4 numa van) não nos esperou e veio embora, porém tinha um grupo maior em um micro-ônibus e entramos nesse para voltar, não achei muito certo e se não tivesse lugar, não fomos reclamar porque no outro dia saímos muito cedo para Belize.
      Em Tikal pagamos $150 Quetzales pela entrada nas ruínas. Chegamos por volta das 14 horas para sair as 18:30 horário máximo do parque. Existe a parte por mais $100 Quetzales percorrer as mesmas ruínas e ver o amanhecer ou pôr do sol, quando questionamos isso na entrada o rapaz da bilheteria não quis vender porque o sol estava se pondo as 17:30, e isso é verdade, o sol estava se pondo muito cedo.
      O problema começa com os guias, eles cobram $50 Quetzales de cada turista, porque dizem que os guardas não deixam subir para ver o pôr do sol, porém não há uma identificação específica para isso, aí os guias se valem de que eles podem subir quem eles quiserem, por isso cobram a parte, e não sei se eles estavam com parceria com a equipe da bilheteria.
      Começamos a visita com um guia que reclamou porque chegamos tarde e o grupo principal já tinha iniciado, depois da reclamação ele começou a falar do pagamento a parte para nos levar para ver o pôr do sol, eu disse que não iria pagar porque o sol iria se pôr antes de o parque fechar, ele prosseguiu correndo conosco pelas ruínas sem explicar nada, foi muito ruim, e ainda nos passou para o outro guia e disse com todas as letras que meu amigo e eu ainda não tínhamos pagado a parte. Esse outro guia cobrou de nós a metade $25 Quetazeles meu amigo pagou e eu até paguei, só que chegamos no mesmo lugar que o outro guia já tinha passado, então disse a ele que devolvesse meu dinheiro porque eu já tinha passado por ali e não estava certo ele cobrar por algo que estava no valor da entrada. O guia devolveu meu dinheiro e disse para eu seguir caminho até a entrada para esperar o mini bus, por fim fazem suborno, nos enganam e ninguém vê o pôr do sol, acredito que seja por causa da época, o sol se põe muito cedo. Ah e além de toda essa corrupção tive um dia péssimo por conta do café da manhã do Los Amigos, até vomitei duas vezes no parque.
      Já tínhamos decidido que o dia seguinte em Flores seria off day porque ainda estava me recuperando, mas quando acordei por volta das 7:45 estava me sentindo melhor e meu amigo foi até a recepção do hotel El Petén e eles super prestativos conseguiram nos encaixar num shuttle para Belize, foi tudo muito rápido. O transporte de Flores até Belize City mais o barco até Caye Caulker foi de $255 Quetzales.
      Vários relatos que li aqui disseram que tiveram problemas para fazer a fronteira de Belize, teve gente que até perdeu o transporte porque a imigração embaçou legal. Na agência em Flores o rapaz que estava emitindo o nosso bilhete para a viagem perguntou se o nosso passaporte era do Brasil, dissemos que sim, claro, e ele ficou preocupado por brasileiros e a imigração de Belize sempre dá problema, aí que ficamos mais preocupados, meu amigo até pensamos numa estratégia  vamos sair correndo e sermos os primeiros na fila porque se tivermos problemas até as outras pessoas passarem talvez tenhamos a possibilidade de não perder o transporte, mas aí acreditem, fui a primeira, num domingo de manhã e chuvoso, a agente da imigração olhou meu passaporte, perguntou se eu era brasileira, eu disse sim, ela olhou para a colega da outra cabine, pensou e disse pra eu seguir ufa! o mesmo com meu amigo, e aí ficamos esperando um casal acho que de suíços ou noruegueses não lembro, que demoraram porque a imigração embaçou com eles. Bom o que ocorreu em Belize para eles encrencarem com os passaportes brasileiros eu não sei, mas o que dizem é que uma certa vez pegaram uns dez passaportes brasileiros falsos. Dizem também que o nosso passaporte é uns dos mais falsificados porque somos um povo misto, o Brasil foi criado e é feito todos os dias por praticamente quase todos os povos do mundo e viva a diversidade!!
      Dica: vá sempre no primeiro transporte, porque se a imigração parar vocês, ainda há a possibilidade de pegar o próximo ônibus, isso porque as agências têm dois horários de saída, as 8h e acho que as 10h.
      E assim seguimos para Belize! Não pagamos nenhum tipo de taxa de entrada/saída da Guatemala.
       Ilha Caye Caulker em Belize
      Amamos ter conhecido a ilha da vibe “Go Slow”, ficamos por lá quatro noites, e fizemos o passeio do Blue Hole, o segundo maior coral do mundo. A ilha é bem pequena, cheia de turistas, os nativos super gente boa, um lugar para levar a vida bem devagar. Tem vários restaurantes, cafés, mercados, tudo na ilha é feito de carrinho de golfe ou de bicicleta que você pode alugar. O que não tem muito é orla com areia, mas é possível entrar no mar e praticamente não tem onda, perfeito para crianças.
      A moeda deles é o Belizenho, que $1 Belizenho equivale U$0,50 dólares. Há bancos e caixas automáticos na ilha.
      Nos hospedamos no Yumas, $35 Belizenhos a diária, super limpo, gostamos muito, ele fica localizado a sua esquerda logo na saída do barco, super fácil de achar. Não tem café da manhã incluso, o banho não é com água quente, mas nem precisa com o calor que faz, tem um bom wi-fi e um quintal super charmosinho.
      Tem também várias agências que fazem passeios de mergulho e snorkeling. Nós optamos pelo Blue Hole e em toda a região só três agências fazem esse passeio, por ser muito longe e caro.
      Fechamos esse passeio através do hotel das brasileiras que conhecemos no caminho, custou $380 Belizenhos o snorkeling, foi o mais caro de toda a viagem.
      Ah só pode fazer o mergulho no Blue Hole quem tem a certificação, se você não tem sua opção é o snorkeling, que foi a minha opção.
      Ah que dia! Sete horas da manhã em Caye Caulker, dia lindo e ensolarado, o barco zarpou com dez turistas e cinco tripulantes, serviram o café da manhã, e fomos mar adentro, eu que tinha passado mal em Flores, ainda estava me recuperando, por isso, enjoei um pouco, tá vai, enjoei pra caramba, não cheguei a vomitar, mas tive que ficar com a cabeça pra trás, olhos fechados e respirando fundo, porque parecia que alguém estava com o meu estômago na mão e o apertava muito forte. Nos aconselharam a subir para a outra parte do barco que enjoaríamos menos, ok subimos, de repente começou uma chuva tranquila, até aí tudo bem, todos conversando muito e rindo, tudo tranquilo, até um temporal começar, o céu ficou como se fosse de noite as nove da manhã, a chuva estava tão forte que não se via mais nada, o barco balançava tanto que teve um momento que quase beijei o mar, até aí tudo bem, você pensa nossa estou na cena do filme Naufrágo, mas tudo bem, não vou morrer aqui no meio do nada em alto mar, mas quando de repente os tripulantes começam a correr e falar mais alto quase gritando aí você começa a se preocupar, quando você olha para o tripulante e vê no rosto dele o medo, aí você começa a rir de nervoso, assim foi comigo . O trajeto da ilha até o Blue Hole é de duas horas, mas no meu dia foi de três horas e meia.
      Quando chegamos o clima estava muito ruim, o tempo escuro e o mar muito agitado, ainda assim a galera que foi para o mergulho desceu e a do snorkeling também, mas eu não desci porque não sei nadar muito bem e não tenho muita segurança no mar e como ele estava agitado o guia me aconselhou a não descer. Você deve estar pensando, porque paguei caro para ir a um lugar no qual eu não tenho muita, ou melhor, nenhuma habilidade, simplesmente porque sonho é sonho e cada um tem o seu, para mim o que importa é que eu cheguei até lá, depois de ficar anos na internet vendo as fotos do Blue Hole, e pensa que fiquei triste por ter ido tão longe e não ter tido aquele dia lindo e ensolarado, não! pelo contrário, meu dia me deu história pra contar, de terror, .
      A uma hora do Blue Hole, na segunda parte do passeio, que também é o lugar do almoço, adivinha como estava o tempo? Lindo, perfeito!! Aí fiz o snorkeling, fui ao mirante conhecer um ninhal de pássaros Fragatas, foi legal, pois eles estavam em época de acasalamento e os machos inflam o papo “bolsa vermelha” para atrair as fêmeas. Além disso foi possível ver muitas Iguanas e caranguejos.
      Chegamos de volta a ilha por volta das 18h. Terra firme!! O dia seguinte foi dia livre, só relax na praia.
       
      Saída de Belize para Honduras
      Dia 16/11/17 saímos de Caye Caulker as 6h30 no primeiro barco para Belize City e chegamos em Utila em Honduras as 18h do dia 17/11/17, isso mesmo, dois dias para chegar, dormimos em Puerto Barrios na Guatemala.
      Abaixo uma tabela com cada passo que demos nessa travessia, que para mim foi uma aventura, porque sai daqui do Brasil com esse “gap” no roteiro, porque não tinha relatos que fizeram o mesmo caminho e não achei nada na internet, s. Tem um site que gosto muito de usar que é o Rome2rio, você coloca as cidades e ele te mostra todas as opções possíveis para chegar de um ponto a outro.  A princípio sem muita informação iriamos até Placência - Belize e de lá pegar um barco direto a Puerto Cortés – Honduras, porque não queríamos entrar na Guatemala de novo, mas não teve jeito. Na estação de ônibus em Belize City, pegamos um ônibus as 8h15 rumo a Punta Gorda, que passaria pela estrada de Placência, mas que teríamos que pegar outro ônibus até lá, e como não sabíamos se realmente havia um barco até Honduras, decidimos dentro do ônibus mesmo que iriamos para Punta Gorda e nesse ônibus coletivo que estava cheio de belizenhos indo para o trabalho entrou um casal de turistas que iriam dormir em Punta Gorda para seguir para Rio Dulce na Guatemala, aí ficamos mais confiantes, mas pedimos ao cobrador do ônibus que nos deixasse na imigração para tentarmos ir para Guatemala, porque desistimos da ideia de tentar ir direto a Honduras, essa dificuldade é devido Belize não ser fronteira com Honduras.
      Assim ficou o trajeto:

      Para sair de Belize pagamos $40 Belizenhos de taxas. Ali na imigração mesmo saiu o barco para Puerto Barrios que chegou em menos de trinta minutos. Achei o preço do barco demasiado caro, nós o compramos do outro lado da rua com uns homens que estavam sentados, isso porque foi indicação do agente de imigração.
      Saímos do barco e seguindo em frente fomos a imigração da Guatemala e demos entrada. O condutor do barco disse que conhecia alguém que faria o transfer até La Ceiba Honduras por $400 Quetzales, nós não aceitamos e mesmo assim no dia seguinte ele bateu na nossa porta do quarto do hotel que estávamos. O hotel custou $60 Quetzales, a cidade não tem nada demais é cidade de fronteira e portuária.
      No dia seguinte, bem cedo pegamos uma van coletiva até Corinto na fronteira. Demos saída da Guatemala e entrada em Honduras os dois guichês ficam lado a lado. Demoramos nas filas porque estava lotado. E algum tempo depois o motorista do transfer chegou com alguns turistas e aí ofereceu por $250 Quetzales, agora nós iriamos aceitar, mas logo depois chegou outro transfer e eles decidiram colocar todos numa van só e como não tínhamos acertado com o outro aí tivemos que pagar $300 Quetzales. E a gente pensa que só brasileiros dão um jeitinho de passar alguém para trás? Claro que não!
      O motorista que nos levou era horrível, só não errou o caminho, porque só havia uma estrada principal, ainda assim para valorizar o trajeto fez com tanta calma, que quando chegou no congestionamento ficou apavorado porque quase perdeu o horário de saída do barco, o último era as 16h.  Pedi para ele fazer uma parada rápida no banco para saque e ele não fez. Se o mesmo ocorrer com você de ficar sem dinheiro, não se preocupe, porque em Utila assim que você desce do barco seguindo reto há um banco e um caixa automático.
      Depois de quase dois dias chegamos em Utila e fomos presenteados com um lindo pôr do sol.
      Utila em Honduras
      Assim que descemos em Utila meu amigo puxou conversa com o casal de chineses que estavam hospedados no Captain Morgan's Dive Center que também é uma escola de mergulho e foi para lá que nós fomos. O lugar é bem legal, para quem se hospeda e faz o curso ganha desconto na diária. Eu não fiz o curso, mas meu amigo sim, e saiu por volta de U$200 dólares, com aulas teóricas e práticas em alto-mar e certificação até 18 metros. O curso sai muito mais barato que aqui no Brasil. A diária foi de $240 Lempiras.
      Utila é bem pequena, cheia de festas, mas o foco mesmo é para fazer o curso que leva em média de quatro dias a uma semana, para quem não vai fazer o curso duas noites em Utila para mim é suficiente.
      Ela é uma ilha, mas tem bancos de areia para caminhar ou ficar na praia, há um pequeno espaço que tem que pagar só para entrar que é uma casa com um terreno grande que tem um pouco de areia para você se sentar de frente para o mar e do lado oposto a este há uma praça que dá para entrar no mar.
      Em Utila só há uma rua principal, quando você sai do barco e segue adiante e chega nessa rua principal e fica de frente ao banco, ou você vai para a esquerda ou para a direita que é o lado que mais tem hospedagem.
      No domingo pela manhã fui para Roatán. Há barcos direto de Utila a Roatán nos dias: sexta, sábado, domingo e segunda. Nos demais dias será necessário ir a La Ceiba e de lá pegar um barco a Roatán. O preço do barco de Utila a Roatán foi de $715 Lempiras.
       Roatán em Honduras
      Roatán é uma ilha bem grande, logo quando você chega e desembarca você desce num povoado que não é bonito, não se assuste, porque o resto da ilha é bem bonita, ela mais ou menos se divide em três partes: West Bay, West End e Sand Bay.
      A parte mais bonita e econômica e onde está a maioria dos hotéis, pousadas, hostel, e com bons restaurantes é em West End e a parte mais chique é em Sand Bay.
      Roatán é mais cara que Utila, também tem escola de mergulho, mas o foco é para quem já sabe mergulhar e vai passar o dia fazendo mergulhos com saídas de manhã e à tarde. A ilha também conta com um aeroporto e a língua nativa é o inglês, mas todos falam espanhol também.
      Nos hospedamos no Hotel Chillies por $285 Lempiras a diária, o lugar é legal, mas não é muito limpo, está bem localizado, do porto até ele você poderá pegar um táxi ou ônibus coletivo, como cheguei no domingo e não tinha muitos ônibus minha única opção foi um táxi no modo compartilhado por $100 Lempiras, a distância do porto até West End é bem longe, de 30 a 45 minutos em carro, então se atente na hora da volta, seja para o aeroporto, seja para o porto, que o embarque é bem mais longe ainda e o táxi também sai mais caro $200 Lempiras no modo compartilhado depois de muito chorar. O barco de Roatán a La Ceiba custou $728 Lempiras, tente se planejar para não fazer como eu, que comprei essas passagens separadas só de ida, porque se você fechar o trecho fica mais barato.
      Em Utila na rua principal do lado esquerdo tinha uma casa que vendia passeios e shuttles para Copán por $1.080 Lempiras, por achar muito caro não quis comprar e pensei que em Roatán teria também, mas não encontrei nada desse tipo. Então para chegar em Copán o que fiz foi sair bem cedo de Rotán no primeiro barco 07H para La Ceiba e conseguir um shuttle para San Pedro Sula.
      Chegando no porto em La Ceiba as 08h30mn vi um rapaz com uma plaquinha de shuttle e fui até ele, mas ele estava indo para Nicarágua, o dia para Copán era na quinta e qual foi o dia que eu escolhi para ir a Copán? Quarta!
      Ele cobrou bem caro, $587 Lempiras para me deixar na estação de ônibus em San Pedro Sula. Por que aceitei esse preço?
      Primeiro porquê nesses países os ônibus não viajam de noite.
      Segundo porquê não queria dormir em San Pedro Sula, se eu fosse dormir gastaria quase o mesmo preço.
      Terceiro porquê do porto em La Ceiba não tinha ônibus coletivo até San Pedro e eu teria que fazer um “pinga-pinga” daqueles e ainda perderia o horário de saída para Copán.
      Em frente ao porto tem uma cabine que vende passagens de ônibus de viagem, mas ele iria passar depois das 10h e não teria tempo para pegar o outro.
      Aí optei por ir com o shuttle e o motorista se esforçou muito para me deixou com tempo na estação de ônibus de San Pedro Sula e pegar pela empresa Caçarola as 13h por $140 Lempiras e chegou em Copán as 17h15.
       Copán em Honduras
      Depois da correria, chegamos em Copán povoado que tem as ruínas de Copán.
      Nos hospedamos no Hostel Berakah que está bem localizado, e na mesma rua tem o Hotel Berakah, muito bom, o proprietário Fernando e a recepcionista que esqueci o nome foram super prestativos, a diária custou $165 Lempiras.
      Fiquei por lá só um dia, somente para conhecer a ruína e seguir para Santa Ana.
      Copán é muito pequena e tem alguns passeios além das ruínas como as águas termais e tirolesas. A entrada do parque custou $ 345 Lempiras sem guia, achei um pouco caro pelo tamanho do sitío. Numa trip com pouco tempo e vários países a conhecer acredito que Copán seja dispensável, mas logisticamente não porque ela dá acesso a Guatemala e El Salvador e dizem que é melhor chegar na Nicaraguá por El Tunco em El Salvador.
      El Tunco em El Salvador
      Contratamos o shuttle para Santa Ana no hostel Berakah mesmo, porque o serviço de transporte também é deles que ficou em U$ 40 dólares.
      O percurso do shuttle é de Copán Honduras até El Tunco em El Salvador. O motorista nos leva em todas as cabines da migração, não precisamos nos preocupar muito porque ele sabe tudo rs. Nós usamos as estradas pela Guatemala porque são melhores, ou seja, mais uma vez dei entrada e saída no mesmo dia na imigração da Guatemala. A imigração de El Salvador não carimba o passaporte de quem entra ou sai do país via terrestre, somente que entra ou saí por via aérea. Perguntei o porquê, e disseram que é um acordo do C4 (Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua) mas que somente eles cumprem, os demais todos carimbam.
      Eu contratei para Santa Ana, mas no meio da viagem decidi seguir para El Tunco, logisticamente era o melhor a ser feito. Confesso que com quem conversei sobre essa praia não me falou muito bem, porque estavam esperando uma certa semelhança com as praias brasileiras e reclamaram que os bares e restaurantes fechavam muito cedo, praticamente 22h já não tinha mais nada aberto e as areias da praia são cheias de pedra o que dificulta muito a caminhada.
      Então fui sem expectativa. Chegando, nos hospedamos no Tunco Lodge muito bom por sinal, com piscina, wi-fi por U$8 dólares o quarto compartilhado com ventilador, sem café da manhã, mas tem restaurante.
      E por fim, qual é a minha opinião? Gostei muito da praia dos surfistas iniciantes e quero voltar, gostei do povoado, das lojinhas, dos restaurantes para todos os gostos, tem um super pôr do sol, coisa mais linda. Sempre vale a pena ir conhecer um lugar mesmo que alguém tenha falado que a experiência dele não foi muito boa. Eu amei!
       Santa Ana em El Salvador
      Contratei um shuttle numa agência na rua principal para ir para Santa Ana, o serviço de transporte é do Berakah, essa região ele que faz, custou U$20 dólares, paramos em frente ao Hostel Casa Verde, que foi onde nos hospedamos, custou U$11 dólares a diária e foi simplesmente o melhor hostel da viagem e o melhor que já fiquei até hoje. A cozinha é muito bem equipada e bem decorada, coisa linda, meu amigo que gosta de cozinhar pôde fazer um ótimo jantar ehehe.
      Em Santa Ana fomos ao vulcão Santa Ana para ver a cratera que tem dentro uma lagoa verde. É simplesmente muito bonito, do topo do vulcão você pode ver e tirar bonitas fotos do lago Coatepeque.
      Há a possibilidade de você subir o vulcão por conta, indo de ônibus coletivo, fica sim bem mais barato, mas os ônibus demoram muito e o passeio fica super cansativo. Então optamos por ir com o Carlos proprietário do hostel que cobrou U$10 dólares pelo transporte por pessoa, pagamos mais U$6 dólares a entrada do parque e U$1 dólar para o guia, porque não é permitido subir sem guia e sem a polícia de turismo. A subida é bem leve, o vulcão chega no máximo a 2.400 de altitude e não é tão íngreme, e pode ser realizada por crianças e idosos, não há acessibilidade para cadeirantes e não há cavalo.
      No dia seguinte fomos fazer o caminho das Flores, tudo em ônibus coletivo, o que demora muito, a média de preço dos ônibus é de U$0,50 centavos de dólares.
      Me lembro do nome de três: Juayúa que tem uma cachoeira numa hidrelétrica abandonada, Apaneca que tem um labirinto e Ahuachapán que tem uns painéis pintados em paredes. Eu parei o passeio depois da cachoeira porque me irritei com a tentativa de assalto que sofremos na saída. Para mim a ida até a cachoeira é dispensável, porque visualmente ela não é bonita, está demasiadamente isolada, a duas horas caminhando do centro do povoado e a vinte minutos em tuc tuc. O homem que nos abordou estava com um facão e queria dinheiro, o Polonês que estava conosco criou coragem e o enfrentou, graças a Deus que sempre nos protege não aconteceu nada grave e não perdermos os nossos pertences.
      No terceiro dia em Santa Ana fomos ao lago Coatepeque que é muito lindo, para mim vale a visita, o lago praticamente é rodeado casas particulares e há restaurantes também, o acesso ao lago é através dos restaurantes, não tem um acesso livre.
      Em El Salvador se usa o dólar americano em até U$50 dólares, não há notas de 100.
      A noite o Carlos do hostel Casa Verde organizou a nossa volta para a Guatemala, optamos por voltar para Antígua e ficar no hostel Big Foot e fizemos uma ótima escolha, porque a noite estava ótima, tinha uma DJ americana que mandou muito bem. As baladas em Antígua terminam a meia noite, porque é uma cidade patrimônio da Unesco e para manter a cidade há essas normas que são seguidas à risca.
      O preço do ônibus de Santa Ana para Antígua custou U$32 dólares, era possível fazer mais barato, mas seria com ônibus coletivos no modo “pinga-pinga”.
      E assim terminou meu sétimo mochilão, chegando na marca de treze países, com o sonho de pisar nos cinco continentes, um dia chego lá!


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