Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

wesley384

Genéve - Suíça, com pouco dinheiro e muita coisa bonita pra se ver

Posts Recomendados

Em Julho de 2011 fiz uma excelente viagem para Genève, com pouco dinheiro.

 

Tudo bem que fiquei na casa da minha mãe e isso ajudou bastante na economia, mas além disso teve outras atitudes que optimizou o uso do meu dinheiro e ainda me proporcionou a melhor viagem da minha vida (até agora).

 

Dica nº1 - Bom, escolher a melhor data creio que seja um excelente começo. Apesar de Julho/Agosto ser alta temporada (por ser verão) e por causa disso as passagens estarem mais caras, vale a pena ir nessas datas porque Julho é o mês das liquidações das lojas e Agosto (até o dia 15) é o mês que tem festividades ótimas em Genève, sem contar que com o verão é possível passear com roupas normais.

 

Dica nº2 - Já que Julho é o mês das liquidações segue as dicas de compras: No centro de Genève (que é menor do que Niterói), existe a Rue de la Confederacion, essa rua é uma galeria a céu aberto, várias lojas de grifes e outras com roupas e artigos usados em excelente estado, comprar roupas usadas é muito comum entre os Suíços e não pense vc que é coisa de brasileiro pobre, existe muita peça boa por lá. Não lembro exatamente o nome dessas lojas, porém é fácil perceber quais são as lojas de grife e quais são os famosos "brechós".

 

Dica nº3 - Falando em loja existe uma que é uma mega loga, se chama "Manor" e fica bem no centro de Genève, entre a Ponte de Bel-Air e a Gare Cornavin. Essa loja é uma espécie de Lojasamericanas misturada com Supermercado e C&A (...) enfim, é uma loja imensa de 5 andares que vende desde carnes e laticínios até roupas de times europeus. ) 1º Andar é de supermercados e lanchonetes, o 2º de perfumaria, o 3º é para roupas femininas, o 4º para roupas masculinas e o 5º é para calçados. Loja muito boa.

 

Dica nº4 - No Subsolo da Gare Cornavin existe uma galeria com lojas bem legais, além de vender bastante artigo de souvenir da Suíça existem lojas de grife como Pulma, Lacoste, H&M, Chanel e multimarcas. Ah sim! No final das compras não deixe de dar uma passadinha num supermercado da Migros e comprar o pão de chocolate.... putz... é muito gostoso.

 

Dica nº5 - Depois de comprar bastante roupas com preços ótimos (lembrando que vc está na europa) é hora de atender outra necessidade básica: a comida. No tempo que fiquei lá não fui a muitos restaurantes, minhas refeições comprava nos supermercados. Comida é algo muito barato por lá e se der uma esticadinha no lado francês consegue preços melhores ainda. No lado suíço os melhores supermercados são da rede "Migros" e "Coop", e do lado francês vale muito a pena ir no "Intermarché", "Carrefour" e "Migros"... adorei muito o pãozinho com recheio de chocolate... CHF3 vem um pacote com 6... vale a pena experimentar.

 

Dica nº6 - O transporte público de Genève faz jus ao de um país de primeiro mundo. Os ônibus não possuem cobrador e nem roletas (catracas), em cada ponto de ônibus existe uma maquininha na qual vc deve pagar a passagem (ou com moedas, ou com o vale transporte local ou com cartão de crédito), a passagem custa CHF3 ou EUR2,80 e o bilhete vale por 1 hora, onde se pode pegar quantos ônibus quiser dentro desse intervalo. Há opções tb de pegar um bilhete que vale para o dia todo. Em Genéve há 42 linhas de ônibus que vai do 1 ao 42 e outras 8 linhas que atravessam a fronteira e vão até o território Francês e servem localidades vizinhas como Annemasse, Saint Juliein, Ferney-Votaire, Hermance etc... essas regiões vizinhas são tão conglomeradas a Genève que quase não se percebe quando mudou de país ou não. Esses ônibus ao invés de ter números, suas linhas são caracterizada por letras, tais como linha A, D, F, V etc...

 

Dica nº7 - O principal cartão postal de Genève é o Lac L'Man. Um lago imenso incravado no centro de Genève e que por incrível que pareça tem águas cristalinas, com patinhos nadando por toda sua extenção. Atravessando a Ponte do MontBlanc (onde tem várias bandeirinhas da Suíça) é possível desfrutar uma linda paisagem. Caminhar a sua volta é um dos passeios mais agradáveis que se possa fazer.

 

Dica nº8 - Caminhando em volta do Lac Le'Man é fácil observar o Jet D'Eau, um imenso jato d'agua, forma um cenário muito bonito. É possível chegar até sua base e tomar um baita banho de água forte e gelada...ehehe

 

Dica nº9 - Ainda em volta do lago tem o "Jardim Inglês", trata-se de um relógio que é todo enfeitado por flores, muito legal. Esse relógio fica exatament em frente à antiga fábrica da Rolex (bem intuitivo).

 

Dica nº10 - No início de Agosto começa os preparativos para a queima de fogos de GenÈve, é montado vários brinquedos (parque), tem vários palcos de shows com bandas bem legais e a cidade fica um "fervo", tem gente do mundo inteiro. Um desses brinquedos inclusive estava tocando muito funk carioca....me senti em uma praça no subúrbio do Rio de Janeiro....kkk

 

Dica nº11 - Pegando o ônibus da linha H em direção à "Hermance" solte no ponto final e desça uma rua que parece mais uma viela. O final desse beco que mal passa um carro desemboca num parque natural na beira do Lac L'Man, em uma área mais afastada. Esse parque é bacana pq nele há várias churrasqueiras dsponíveis para fazer aquele churrascão animado. Ótimo para se divertir, fazendo um churrasco e se banhando no lago....mas já falo logo, mesmo no verão a água é bastante friiia.

 

Dica nº12 - No centro da cidade existem vários Trams (ou bondes) que vão para um lugar chamado "Nations" esse lugar simplesmente é a sede das Nações Unidas (ONU), o bacana é que em frente À ONU existe uma praça bem grande com uma cadeira imensa. Essa praça é palco de grandes manifestações (geralmente pró direitos humanos) e todo dia tem algum tipo de manifestação de gente do mundo todo. Vc vai perceber tb que de 3 em 3 minutos um chafariz imenso joga água praticamente na praça toda, essa água foi um mecanismo que o pessoal da ONU encontrou para diminuir a quantidade de pessoas nos protestos, porém, no verão, é comum ver muitas crianças correndo e se divertindo nessa água do chafariz. É comum ver também alguns fanáticos religiosos gravando vídeos no pé dessa cadeira imensa dizendo que é a cadeira do Satanás.... mas na verdade em baixo dela existe uma plaqueta dizendo que essa cadeira é um símbolo de protesto e homenagem das pessoas que foram amputadas por minas terrestres na África.

 

Dica nº13 - Já no lado Francês (mas praticamente dentro de Genéve) existe o Salev. O Salev é uma formação rochosa que cria um grande penhasco, um baita paredão. Por toda Genéve é possível visualiza-lo. Para chegar lá existem 2 maneiras, ou de teleférico ou por uma estradinha. Algo muito legal de ser fazer é subir de teleférico, fazer um lanchinho lá em cima e descer de biciclieta.... é ótimo.

 

Dica nº14 - Gare Cornavin é tipo a Central do Brasil para os cariocas ou a Estação da Luz para os paulistas. É a principal estação de Trem de Genève, donde parte o trens para toda a Suíça e o famoso TGV para Paris. Fazer uma viagem de trem pela Suíça é algo mágico, sem igual, só a paisagem vale cada centavo gasto. Os destinos mais lindos foram Interlaken, Zermart e Bern. Para comprar as passagens basta entrar no site www.sbb.ch

 

Dica nº15 - Tem um parque aquático que é ótimo lá. Se chama "Vitam PArc", a entrada custa EUR19,00 e tb vale cada centavo. Esse parque tem uma área externa com piscinas, toboaguas etc...e uma área interna, que fica dentro de uma bolha gigante que também tem grandes piscinas e tuboaguas, dentro dessa bolha a temperatura é controlada e isso possibilita que o parque abra inclusive no inverno. Como fui no verão aproveitei bastante a áre externa, mas no inverno deve ser interessante ficar numa piscina de água quente com a neve caindo lá fora. No anexo a esse parque existe um minishopping com algumas lojas bem legais. A maior loja que existe lá é uma que vende artigos esportivos (tipo uma Centauro da vida) e tem ótimos preços e roupas bem interessantes. Para se chegar até lá deve-se tomar o ônibus da linha D (Bel-Air x Saint-Juliein), essa linha normalmente vai apenas até o centro de Sain-Juliein, para se chegar ao parque deve-se pegar o ônibus da linha D que tem a vista "Vitam-Parc". Como se trata de uma linha especial (prolongamento de uma linha convencional) esse ônibus não passa com uma boa frequencia, o ideal é verificar os horários antes. Ah sim! Pode confiar nos horários dos ônibus, eles são precisos e quase não atrasam. Para ver os horários dos ônibus basta entrar no site www.tpg.ch Esse parque já fica em território francês.

 

Dica nº16 - Para quem gosta de uma night (carioca) ou balada (paulista) existe uma boate imensa com o pitoresco nome de "Macumba". A boate parace mais um shopping, imensa, tem 13 ambientes, inclusive uma "praia" articifial... é bem legal e animada. A entrada custa EUR13. Essa boate fica ao lado do Vitam Parc. Para quem gosta de jogar, em frente À Macumba existe tb um Cassino bem grande.... vale a pena dar uma conferida.

 

Dica nº17 - Apesar do transporte público ser muito bom o charme lá é ter uma motinha de 50cc. Alugar uma é bem fácil e baratinho. Não precisa nem ter habilitação. Em Annemasse (cidade vizinha, território francês) existem várias locadoras dessas motinhas. Custa em média EUR15 a diária. Cara, vale a pena. O trânsito lá é ótimo e existem vias exclusivas para ônibus e ciclistas com semáfaro separado e tudo para cada tipo de veículo.

 

Dica nº18 - Visitar a primeira fábrica de chocolate do mundo é algo bem agradável. Além de toda história tem toda a gostosura. Trata-se da fábrica da Cailler/Nestlé, fica um pouco mais distante de Genève, na cidade de Bule (+ou- 150km) para maiores detalhes da visitação entre no site www.cailler.ch Comer os chocolates fresquinhos é surreal de bom.

 

Dica nº19 - Nyon é um distrito próximo de Genève que é bem charmoso, é possível chegar de carro ou de Barco (uns barcos tipo a da Rio-Niteroi) que fica "passeando" pelo Lac L'Man... é um lugar bem agradável, com ruas floridas, jardins bem bonitos, baita carrões e tem um castelo medieval no alto de uma colina. Uma vista simplesmente deslumbrante. É possível entrar no castelo de graça.

 

Dica nº20 - Fugindo um pouco do tópico, 2 lugares que valem a pena fazer um esforço para ir são: Annecy e Chamonix, ambas ficam na França. Em Annecy tem um lago que é muito comum o pessoal ir fazer pic-nic e se banhar (varias mulheres fazem topless ::hãã:: ), para chegar até lá é bem fácil, tem um ônibus que sai da Gare Cornavin com destino a Annecy com saídas a cada 30 minutos, a passagem custa EUR8. Para Chamonix basta pegar um trem dentro da estação Gare Cornavin, como Chamonix é território francês a empresa que atende a malha ferroviária lá é a SNCF, para comprar as passagens basta ir para o site www.sncf.com a passagem custa em média EUR20. Chegando em Chamonix, vale muito a pena ir no alto do Mont Blanc, que é simplesmente o ponto mais alto da Europa, é possível chegar até o topo, através do "Teléphérique Aiguille Du Midi", é o teleférico mais íngrime do mundo e é o mais alto do mundo também, para comprar ingressos até lá basta ir no site www.compagniedumontblanc.fr

 

Bom gente.... acho q é basicamente isso.... apesar de ser algumas coisa aparentemente caras, pode ter certeza que não é.

 

Curtam bastante esse país e essa cidade tão pouco conhecida.... ah sim... pessoal tem idéia de q europeu é frio....realmente são, mas os Suíços são extremamante simpáticos e sorridentes.

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelentes dicas!!!

Estive em Genebra ano passado, adorei a cidade!

Infelizmente não tive muito tempo livre, pois fui estudar 1 semana no CERN.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em Julho de 2011 fiz uma excelente viagem para Genève, com pouco dinheiro.

 

Tudo bem que fiquei na casa da minha mãe e isso ajudou bastante na economia, mas além disso teve outras atitudes que optimizou o uso do meu dinheiro e ainda me proporcionou a melhor viagem da minha vida (até agora).

 

Dica nº1 - Bom, escolher a melhor data creio que seja um excelente começo. Apesar de Julho/Agosto ser alta temporada (por ser verão) e por causa disso as passagens estarem mais caras, vale a pena ir nessas datas porque Julho é o mês das liquidações das lojas e Agosto (até o dia 15) é o mês que tem festividades ótimas em Genève, sem contar que com o verão é possível passear com roupas normais.

 

Dica nº2 - Já que Julho é o mês das liquidações segue as dicas de compras: No centro de Genève (que é menor do que Niterói), existe a Rue de la Confederacion, essa rua é uma galeria a céu aberto, várias lojas de grifes e outras com roupas e artigos usados em excelente estado, comprar roupas usadas é muito comum entre os Suíços e não pense vc que é coisa de brasileiro pobre, existe muita peça boa por lá. Não lembro exatamente o nome dessas lojas, porém é fácil perceber quais são as lojas de grife e quais são os famosos "brechós".

 

Dica nº3 - Falando em loja existe uma que é uma mega loga, se chama "Manor" e fica bem no centro de Genève, entre a Ponte de Bel-Air e a Gare Cornavin. Essa loja é uma espécie de Lojasamericanas misturada com Supermercado e C&A (...) enfim, é uma loja imensa de 5 andares que vende desde carnes e laticínios até roupas de times europeus. ) 1º Andar é de supermercados e lanchonetes, o 2º de perfumaria, o 3º é para roupas femininas, o 4º para roupas masculinas e o 5º é para calçados. Loja muito boa.

 

Dica nº4 - No Subsolo da Gare Cornavin existe uma galeria com lojas bem legais, além de vender bastante artigo de souvenir da Suíça existem lojas de grife como Pulma, Lacoste, H&M, Chanel e multimarcas. Ah sim! No final das compras não deixe de dar uma passadinha num supermercado da Migros e comprar o pão de chocolate.... putz... é muito gostoso.

 

Dica nº5 - Depois de comprar bastante roupas com preços ótimos (lembrando que vc está na europa) é hora de atender outra necessidade básica: a comida. No tempo que fiquei lá não fui a muitos restaurantes, minhas refeições comprava nos supermercados. Comida é algo muito barato por lá e se der uma esticadinha no lado francês consegue preços melhores ainda. No lado suíço os melhores supermercados são da rede "Migros" e "Coop", e do lado francês vale muito a pena ir no "Intermarché", "Carrefour" e "Migros"... adorei muito o pãozinho com recheio de chocolate... CHF3 vem um pacote com 6... vale a pena experimentar.

 

Dica nº6 - O transporte público de Genève faz jus ao de um país de primeiro mundo. Os ônibus não possuem cobrador e nem roletas (catracas), em cada ponto de ônibus existe uma maquininha na qual vc deve pagar a passagem (ou com moedas, ou com o vale transporte local ou com cartão de crédito), a passagem custa CHF3 ou EUR2,80 e o bilhete vale por 1 hora, onde se pode pegar quantos ônibus quiser dentro desse intervalo. Há opções tb de pegar um bilhete que vale para o dia todo. Em Genéve há 42 linhas de ônibus que vai do 1 ao 42 e outras 8 linhas que atravessam a fronteira e vão até o território Francês e servem localidades vizinhas como Annemasse, Saint Juliein, Ferney-Votaire, Hermance etc... essas regiões vizinhas são tão conglomeradas a Genève que quase não se percebe quando mudou de país ou não. Esses ônibus ao invés de ter números, suas linhas são caracterizada por letras, tais como linha A, D, F, V etc...

 

Dica nº7 - O principal cartão postal de Genève é o Lac L'Man. Um lago imenso incravado no centro de Genève e que por incrível que pareça tem águas cristalinas, com patinhos nadando por toda sua extenção. Atravessando a Ponte do MontBlanc (onde tem várias bandeirinhas da Suíça) é possível desfrutar uma linda paisagem. Caminhar a sua volta é um dos passeios mais agradáveis que se possa fazer.

 

Dica nº8 - Caminhando em volta do Lac Le'Man é fácil observar o Jet D'Eau, um imenso jato d'agua, forma um cenário muito bonito. É possível chegar até sua base e tomar um baita banho de água forte e gelada...ehehe

 

Dica nº9 - Ainda em volta do lago tem o "Jardim Inglês", trata-se de um relógio que é todo enfeitado por flores, muito legal. Esse relógio fica exatament em frente à antiga fábrica da Rolex (bem intuitivo).

 

Dica nº10 - No início de Agosto começa os preparativos para a queima de fogos de GenÈve, é montado vários brinquedos (parque), tem vários palcos de shows com bandas bem legais e a cidade fica um "fervo", tem gente do mundo inteiro. Um desses brinquedos inclusive estava tocando muito funk carioca....me senti em uma praça no subúrbio do Rio de Janeiro....kkk

 

Dica nº11 - Pegando o ônibus da linha H em direção à "Hermance" solte no ponto final e desça uma rua que parece mais uma viela. O final desse beco que mal passa um carro desemboca num parque natural na beira do Lac L'Man, em uma área mais afastada. Esse parque é bacana pq nele há várias churrasqueiras dsponíveis para fazer aquele churrascão animado. Ótimo para se divertir, fazendo um churrasco e se banhando no lago....mas já falo logo, mesmo no verão a água é bastante friiia.

 

Dica nº12 - No centro da cidade existem vários Trams (ou bondes) que vão para um lugar chamado "Nations" esse lugar simplesmente é a sede das Nações Unidas (ONU), o bacana é que em frente À ONU existe uma praça bem grande com uma cadeira imensa. Essa praça é palco de grandes manifestações (geralmente pró direitos humanos) e todo dia tem algum tipo de manifestação de gente do mundo todo. Vc vai perceber tb que de 3 em 3 minutos um chafariz imenso joga água praticamente na praça toda, essa água foi um mecanismo que o pessoal da ONU encontrou para diminuir a quantidade de pessoas nos protestos, porém, no verão, é comum ver muitas crianças correndo e se divertindo nessa água do chafariz. É comum ver também alguns fanáticos religiosos gravando vídeos no pé dessa cadeira imensa dizendo que é a cadeira do Satanás.... mas na verdade em baixo dela existe uma plaqueta dizendo que essa cadeira é um símbolo de protesto e homenagem das pessoas que foram amputadas por minas terrestres na África.

 

Dica nº13 - Já no lado Francês (mas praticamente dentro de Genéve) existe o Salev. O Salev é uma formação rochosa que cria um grande penhasco, um baita paredão. Por toda Genéve é possível visualiza-lo. Para chegar lá existem 2 maneiras, ou de teleférico ou por uma estradinha. Algo muito legal de ser fazer é subir de teleférico, fazer um lanchinho lá em cima e descer de biciclieta.... é ótimo.

 

Dica nº14 - Gare Cornavin é tipo a Central do Brasil para os cariocas ou a Estação da Luz para os paulistas. É a principal estação de Trem de Genève, donde parte o trens para toda a Suíça e o famoso TGV para Paris. Fazer uma viagem de trem pela Suíça é algo mágico, sem igual, só a paisagem vale cada centavo gasto. Os destinos mais lindos foram Interlaken, Zermart e Bern. Para comprar as passagens basta entrar no site http://www.sbb.ch" onclick="window.open(this.href);return false;

 

Dica nº15 - Tem um parque aquático que é ótimo lá. Se chama "Vitam PArc", a entrada custa EUR19,00 e tb vale cada centavo. Esse parque tem uma área externa com piscinas, toboaguas etc...e uma área interna, que fica dentro de uma bolha gigante que também tem grandes piscinas e tuboaguas, dentro dessa bolha a temperatura é controlada e isso possibilita que o parque abra inclusive no inverno. Como fui no verão aproveitei bastante a áre externa, mas no inverno deve ser interessante ficar numa piscina de água quente com a neve caindo lá fora. No anexo a esse parque existe um minishopping com algumas lojas bem legais. A maior loja que existe lá é uma que vende artigos esportivos (tipo uma Centauro da vida) e tem ótimos preços e roupas bem interessantes. Para se chegar até lá deve-se tomar o ônibus da linha D (Bel-Air x Saint-Juliein), essa linha normalmente vai apenas até o centro de Sain-Juliein, para se chegar ao parque deve-se pegar o ônibus da linha D que tem a vista "Vitam-Parc". Como se trata de uma linha especial (prolongamento de uma linha convencional) esse ônibus não passa com uma boa frequencia, o ideal é verificar os horários antes. Ah sim! Pode confiar nos horários dos ônibus, eles são precisos e quase não atrasam. Para ver os horários dos ônibus basta entrar no site http://www.tpg.ch" onclick="window.open(this.href);return false; Esse parque já fica em território francês.

 

Dica nº16 - Para quem gosta de uma night (carioca) ou balada (paulista) existe uma boate imensa com o pitoresco nome de "Macumba". A boate parace mais um shopping, imensa, tem 13 ambientes, inclusive uma "praia" articifial... é bem legal e animada. A entrada custa EUR13. Essa boate fica ao lado do Vitam Parc. Para quem gosta de jogar, em frente À Macumba existe tb um Cassino bem grande.... vale a pena dar uma conferida.

 

Dica nº17 - Apesar do transporte público ser muito bom o charme lá é ter uma motinha de 50cc. Alugar uma é bem fácil e baratinho. Não precisa nem ter habilitação. Em Annemasse (cidade vizinha, território francês) existem várias locadoras dessas motinhas. Custa em média EUR15 a diária. Cara, vale a pena. O trânsito lá é ótimo e existem vias exclusivas para ônibus e ciclistas com semáfaro separado e tudo para cada tipo de veículo.

 

Dica nº18 - Visitar a primeira fábrica de chocolate do mundo é algo bem agradável. Além de toda história tem toda a gostosura. Trata-se da fábrica da Cailler/Nestlé, fica um pouco mais distante de Genève, na cidade de Bule (+ou- 150km) para maiores detalhes da visitação entre no site http://www.cailler.ch" onclick="window.open(this.href);return false; Comer os chocolates fresquinhos é surreal de bom.

 

Dica nº19 - Nyon é um distrito próximo de Genève que é bem charmoso, é possível chegar de carro ou de Barco (uns barcos tipo a da Rio-Niteroi) que fica "passeando" pelo Lac L'Man... é um lugar bem agradável, com ruas floridas, jardins bem bonitos, baita carrões e tem um castelo medieval no alto de uma colina. Uma vista simplesmente deslumbrante. É possível entrar no castelo de graça.

 

Dica nº20 - Fugindo um pouco do tópico, 2 lugares que valem a pena fazer um esforço para ir são: Annecy e Chamonix, ambas ficam na França. Em Annecy tem um lago que é muito comum o pessoal ir fazer pic-nic e se banhar (varias mulheres fazem topless ::hãã:: ), para chegar até lá é bem fácil, tem um ônibus que sai da Gare Cornavin com destino a Annecy com saídas a cada 30 minutos, a passagem custa EUR8. Para Chamonix basta pegar um trem dentro da estação Gare Cornavin, como Chamonix é território francês a empresa que atende a malha ferroviária lá é a SNCF, para comprar as passagens basta ir para o site http://www.sncf.com" onclick="window.open(this.href);return false; a passagem custa em média EUR20. Chegando em Chamonix, vale muito a pena ir no alto do Mont Blanc, que é simplesmente o ponto mais alto da Europa, é possível chegar até o topo, através do "Teléphérique Aiguille Du Midi", é o teleférico mais íngrime do mundo e é o mais alto do mundo também, para comprar ingressos até lá basta ir no site http://www.compagniedumontblanc.fr" onclick="window.open(this.href);return false;

 

Bom gente.... acho q é basicamente isso.... apesar de ser algumas coisa aparentemente caras, pode ter certeza que não é.

 

Curtam bastante esse país e essa cidade tão pouco conhecida.... ah sim... pessoal tem idéia de q europeu é frio....realmente são, mas os Suíços são extremamante simpáticos e sorridentes.

 

abraços

 

Bacana seu relato!

 

Quanto você gastou mais ou menos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha irmã mora em Annecy e tenho de concordar que a cidade é bastante charmosa e por ser muito pequena você acaba conhecendo praticamente tudo em poucas horas. Estarei indo à Geneve amanhã e gostei bastante do relato. Adicionei algumas ao meu roteiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...