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Pat Motinha

Fogareiros... Qual comprar?

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amigo, voce pode abrir a vontade a tampa , desde que o fogareiro esteja SEM chamas APAGADO ou próximo a qualquer outra chama, aí é só completar e pressurizar novamente....

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amigo, voce pode abrir a vontade a tampa , desde que o fogareiro esteja SEM chamas APAGADO ou próximo a qualquer outra chama, aí é só completar e pressurizar novamente....

 

Galera, eu raciocinei da mesma forma que vocês estão falando. Só queria ter a certeza disso antes de o fazê-lo. Valeu pela força.

 

Um grande abraço, Linsmar.

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Preciso de ajuda. Tenho um amigo nos EUA vindo para o BR, preciso comprar um fogareiro. Eu usarei 03 vezes ao ano, usando em montanhas de SP e PR ( Lopo, Marins, PP, Marumbi) vocês acham que compença comprar um MSR ? Ou alguém teria uma outra opção mais em conta para comprar lá ? Outra questão é, o fogareiro vem sem a garrafa, ou fora a garrafa preciso adquirir mais alguma coisa ( pressurizador ( por exemplo) ?

 

abraços

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o André, porque vc não tenta ver o preço dos coleman, eles são bons e costumam ser baratos por lá, os modelos mais baratos são os verticais pois são juntos ( tanque e queimador) , mas os com garrafa são melhores em geral, dá uma olhada nos modelos na loja www.equinox.com.br, escolha o que vc achar melhor e pesquise nos sites americanos pra saber a média de preço em dólar...

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Eu comprei um MSR Pocket Rocket e não me arrependi, parece um maçarico e é super econômico. Pesa 85g e não é tão caro (uns R$80,00). Ele é a gás, utiliza sitema de cartucho a rosca. Aqui no Brasil é fácil encontrar o cartucho, que é o Tekgás da Náutica.

 

Inté.

 

Preciso de ajuda. Tenho um amigo nos EUA vindo para o BR, preciso comprar um fogareiro. Eu usarei 03 vezes ao ano, usando em montanhas de SP e PR ( Lopo, Marins, PP, Marumbi) vocês acham que compença comprar um MSR ? Ou alguém teria uma outra opção mais em conta para comprar lá ? Outra questão é, o fogareiro vem sem a garrafa, ou fora a garrafa preciso adquirir mais alguma coisa ( pressurizador ( por exemplo) ?

 

abraços

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andré,

 

acabei de voltar do PP, e lá eu usei uma espiriteira que eu mesmo fiz. montanha brasileira não justifica o gasto num fogareiro a combustível líquido (um msr xgk, primus, e etc, p. ex), a não ser que vc esteja cozinhando para grupos grandes. dá pra se virar muito bom com fogareirinho a gás e, pra quem quer carregar pouco peso (em aventuras solo, que costuma ser o meu caso), sistemas ultra leves de espiriteira+panelinha (o meu sisteminha tem peso total de 175 gs).

 

se vai importar, importe algo que seja de fácil manutenção aqui no brasil, como os fogareiros a gás (pode ser msr, primus, e etc, o que não falta é opção no mercado americano - vide: http://www.rei.com/category/4500001_Stoves+and+Fuel - por exemplo, dá uma olhada no msr reactor).

 

se quiser sistemas ultra leves de cozinha, pra uma pessoa só, migre para o álcool:

 

http://www.minibulldesign.com/mbdstore/

http://www.backpackinglight.com/cgi-bin/backpackinglight/xdpy/sf/Cooking%20and%20Hydration/Alcohol%20Stoves/index.html?

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Finalmente concluí os testes com fogareiro coleman dual fuel.

testes feitos com água em temperatura ambiente, em Volta Redonda 430 metros de altitude.

 

 

**Querosene Puro 8 minutos pra ferver 1,5 litros d'agua em temperatura ambiente, gasto aproximadamente 50 ml .

 

** 50% querosene 50% gasolina podium petrobrás, 7,5 minutos 1,5 litros , gasto aprox 30 ml.

 

** gasolina podium pura, 7 minutos 1,5 litros, gasto aprox. 30 ml.

 

** benzina pura, 7 minutos 1,5 litros, gasto aprox 40 ml.

 

Conclusões:

 

-- querosene fede muito, não queima bem, suja muito a panela, não acende sozinho ( é preciso iniciar com álcool ou benzina), chama amarela, difícil controlar o fogareiro, é preciso ficar adicionando pressão ao sistema a todo momento, mas é muuuuuuito mais seguro de usar e transportar que a gasolina, mas é bem mais caro.

 

-- gasolina queima muito bem , não tem cheiro ao queimar, naõ suja muito panela só um pouquinho desprezível, preço bom 2,99 o litro, mas é muuuuito perigoso e corrosiva demais.

 

-- benzina é ótima, mas é muito cara, 26,00 o litro, mas não é tão corrosiva, não tem álcool, mas é muuuuito volátil.

 

 

e aí alguém já achou algum resultado diferente desses?

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A única coisa que tenho a acrescentar. É que o problema da gasolina é que ela também é muito suja. Um amigo entupiu um fogareiro desses em uma viagem e o bicho não funcionou mais, por sorte tínhamos outro fogareiro a gás. Acho que vale a pena usar benzina por isso.

 

Ele acabou devolvendo o fogareiro para a loja (que é de um amigo dele) e pegando outros produtos. O amigo dele ficou de mandar para o representante da Coleman e está até hoje com o fogareiro lá na loja parado. :o

 

As vezes é só besteira para arruma ou as vezes nem tem mais concerto. Sei que os MSR tem um kit de reparo, o que acho legal.

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Nesse caso acho legal usar um filtro para o combustível, no meu caso o coleman já veio com um funil e filtro, o que facilita o abastecimento e já sai filtrando, usar uma gasolina de boa procedência também é essencial, por isso uso a podium que não vende em qualquer lugar, sendo mais difícil batisar...

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é, esse tipo de problema é quase uma regra nos fogareiros a combustível líquido a pressão. pela sua própria concepção: criar pressão dentro de um determinado recipiente para que o combustível vá sob pressão ao queimador e lá vaporize, depois de pré-aquecido. esse transporte do combustível se dá por dutos que tem que ser estreitos, e a medida que permite o bom funcionamento é necessariamente pequena, de modo que é sensível a todo e qualquer componente que venha a depositar-se, obstruíndo os dutos....

 

sabe-se lá fora que chegou-se ao limite no desenvolvimento desse tipo de tecnologia. tanto que a msr, sempre uma grande desenvolvedora dessa tecnologia, já vem investindo mais no desenvolvimentod os fogareiros a gás e tb numa outra tecnologia de fogareiro a combustível líquido derivado de petróleo. uma tecnologia totalmente diferente, de outra concepção, que consiste numa espécie de esponja de materiais diversos que se "molha" com o combustível que passa a evaporar controladamente por um duto. ou seja, nada de garrafinhas de metal e bombas, e mangueiras, e etc. até pq é um sistema sem partes móveis.

 

é a próxima revolução na área.

 

até o lançamento no mercado destes fogareiros, o mercado continuará como o atual: os fogareiros a combustível líquido perdendo progressivamente o mercado para os fogareiros a gás (mais baratos, mais fáceis de usar, mais leves, mais confiáveis, perfeitos pra uma aventura de final de semana ou feriadão, a dois).

 

vcs notaram que o "renascimento" da primus no mercado internacional se deu no momento em que eles começaram a lançar os modelos que queimam derivados de petróleo e tb funcionam a gás?

 

p.s. a grande m... do mercado brasileiro é o fornecimento dos cartuchinhos de gás. só há os tekgás de 227 gs, os campgás verticais de 230 gs., e o cartuchinho de perfurar. o priemiro a 70% de isobutano e 30% de propano, o segundo com 80% de butano e 20% de propano (por isso é mais barato) e o de perfurar com praticamente só butano.... eu queria cartuchinhos a gás de 110 gs (como os pequenos da msr), a 40% de propano e 60% isobutano... seriam nota 10 mesmo a temperaturas abaixo de zero!!!!!!

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