Ir para conteúdo

Panamá - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Pretendo passar 3 noites com meu marido na Cidade do Panamá. Tenho as seguintes dúvidas e tomara que possam me ajudar:

 

- a zona livre vende marcas famosas como diesel, abercrombie, adidas, louis vuitton?

- existe alguma praia com ondas perto da Cidade do Panamá, que dê pra passar o dia e voltar?

- é fundamental alugar um carro pra rodar os 3 dias ou táxi é barato pra rodar a cidade?

- existe alguma praia boa pela cidade?

Muito obrigada.patih

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 492
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Patih,

 

A Zona Libre não só vende marcas famosas como tem "megastores" lá.

Praias com ondas têm sim, mas não sei lhe dizer a distância. Eu pego onda, e pesquisei antes de ir algumas praias, mas infelizmente não consegui de última hora levar a prancha. Se é pro Surf, recomendo "Boca Del Toro", que é uma praia de raríssima natureza com ótimas ondas. Veja vídeos no Youtube.

Eu preferi rodar de táxi que aligar carro...Táxi é baratíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Patih,

 

A Zona Libre não só vende marcas famosas como tem "megastores" lá.

Praias com ondas têm sim, mas não sei lhe dizer a distância. Eu pego onda, e pesquisei antes de ir algumas praias, mas infelizmente não consegui de última hora levar a prancha. Se é pro Surf, recomendo "Boca Del Toro", que é uma praia de raríssima natureza com ótimas ondas. Veja vídeos no Youtube.

Eu preferi rodar de táxi que aligar carro...Táxi é baratíssimo.

 

 

Kiko, muuuito obrigada! Voce saberia dizer algumas das marcas famosas e megastores que tem lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Puxa, sera que alguem poderia fornecer informacoes de como visitar o Canal do Panama?

Estou entrando no Panama depois de amanha pela fronteira caribenha com a Costa Rica. Vou visitar a Isla Colon.

Sou mochileiro roots, tenho pouca grana e nem vou fazer comprar, rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Patih,

 

A Zona Libre não só vende marcas famosas como tem "megastores" lá.

Praias com ondas têm sim, mas não sei lhe dizer a distância. Eu pego onda, e pesquisei antes de ir algumas praias, mas infelizmente não consegui de última hora levar a prancha. Se é pro Surf, recomendo "Boca Del Toro", que é uma praia de raríssima natureza com ótimas ondas. Veja vídeos no Youtube.

Eu preferi rodar de táxi que aligar carro...Táxi é baratíssimo.

 

 

Kiko, muuuito obrigada! Voce saberia dizer algumas das marcas famosas e megastores que tem lá?

 

Lá tem Nike, Reebok e outras grandes do mundo. Não falo mais porque fui focado em comprar eletrônicos e fotografia.

Mas garanto que você não iria se arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Minha experiência em Panamá City

 

Há anos venho utilizando o mochileiros como base para minhas viagens. Durante todo esse tempo eu nunca postei nada que pudesse auxiliar outras pessoas e por conta disso este será o kick off de uma participação mais efetiva no Forum.

 

Então vamos lá. Estivemos ( eu e minha esposa Paty ) por 1 semana passeando pelo Panamá entre os dias 23 e 30 de junho/2011. Minha mulher estava grávida com 07 meses de gestação durante este período.

 

VÔO BRASIL X PANAMÁ

Bem, falo de Itajaí/SC e meu vôo para o Panamá partiu do RJ às 01:30AM pela Copa Airlines.

Os funcionários são gentis e o serviço de bordo é realmente bom, entretanto, o vôo partiu lotado e não se engane, o espaço entre as poltronas é apertado. Lembrem-se que sao (saindo do Rio) praticamente 7horas de Vôo. Eu até consegui cochilar em alguns momentos durante o vôo mas a Paty passou muita dificuldade por conta da barriga.

 

IDIOMA

A questão idiomática foi bem evidente na chegada no "Tocumen International Airport" ao chegar ao guinche da locadora onde eu tinha alugado um carro. Eu não falo espanhol bem e só com o Portunhol a coisa fica meio complicada. Não quer dizer que vc está perdido, quer dizer que passará um trabalhando extra caso nao fale Inglês.

 

ALUGUEL DE CARRO

Já tinha feito o aluguel de um carro previamente via email com a HERTZ e corroborando o que eu escrevi acima, se nao fosse o inglês eu teria ficado enrolado com o pessoal da locadora por beeem mais tempo. O inglês é super falado no Panamá e eu recomendo que vc nem tente o Portunhol (rssss).

 

Aluguei um carrinho simples - Nissan Sentra, mas com ar-condicionado (imprescindível) e com transmissão automática; custou U$ 229,00 por 06 diárias.

Ao entrar no carro e cair no trânsito da capital Panamenha pensei ter sido um erro, mas não. ALUGUE um carro se vc quer conhecer a cidade e nao gastar dinheiro com taxi.

 

TRÂNSITO

Caótico, louco e engraçado.

Os Panamenhos são gentis mas isso não se aplica ao trânsito. Além disso, o transporte coletivo é feito por muuuuitos ônibus. Aqueles ônibus americanos antigos, escolares . Eles são super enfeitados e pintados (com um gosto, para nós brasileiros, meio duvidoso ehehhe).

Esses ônibus acelaram fundo e não te dão espaço, portanto, tome cuidado com eles.

Eu não aluguei um GPS ao pegar o carro e se o tivesse feito, teria economizado tantas voltas mas confesso que já no terceiro dia estava craque no trânsito e me virei muito bem (nao me arrependi de nao ter pego o gps nao).

 

HOTEL ECO INN AVILA

Esse hotel eu encontrei no trip advisor mas tinham apneas 3 rates….foi meio no escuro.

O fato é que recomendo fortemente. É um hotel novinho e se vc está indo com a família, é bom vc colocar sua família num lugar confiável. Nao que os albergues nao sejam, mas ali vc tem uma estrutura mais agradável para acomodar quem vc ama. Não tem luxo, mas os moveis sao novos, tem TV a cabo e claro, um bom ar-condicionado. A cama não é box mas ainda assim é muito boa.

A localização é super boa porque o Hotel é bem central, no real sentido dessa palavra. Fica entre os 2 principais lados da cidade, o antigo e o moderno.

 

PASSEIOS

Começando indo às compras no tão falado Albrook Mall (depois falarei com mais propriedade sobre as compras). No outro dia fomos ao "Mercado de Mariscos"; é um mercado público onde os pescadores vendem o resultado das pescarias. Eu adorei ter ido, gosto muito de ver como vivem os habitantes dos lugares que eu vou. Além disso, ali é a Costa Pacífica, vc vai ver muitos Pelicanos…é super bacana.

Dali vc pode ir até o CASCO VIEJO, parte antiga da cidade e que vc pode (e deve) fazer a pé. Vale muito a pena parar em uma das lojinhas de souvenirs para tomar um sorvete e apreciar o vai e vem dos turistas. É ali no Casco Viejo que vc vai encontrar os melhores chapéus Panamá (com os melhores preços).

CANAL DO PANAMÁ

Super!!! O nome do lugar onde vc vai chama-se Miraflores Locks. É impressionante e um passeio realmente gostoso de fazer. Ao chegar lá vc poderá comprar 2 tipos de entrada: a simples e a completa. Uma custa U$ 6 e a outra U$ 8. Vale a pena comprar a opção completa por vc poder visitar o Museu e assistir um filme muito legal sobre o Canal.

Lá existe um restaurante 5 estrelas que eu recomendo fortemente. Custa U$ 30,00 por pessoa e te dá o direito de tomar um vinho ou uma espumante. Vc vai estar sentado confortavelmente em um ambiente super agradável, ouvindo provavelmente um Pavarotti e vendo os navios transpondo as eclusas (sao muitos…o trafego é muito intenso, impressionante).

PRAIAS DO CARIBE

A costa Caribenha no Panamá é enorme e certamente há várias possibilidades. Eu fui até uma parte apenas mas MEU DEUSSSSS, foi demais.

Eu e minha esposa fomos até a Isla Grande que gente, é um paraíso…é lindo demais. Fizemos este passeio de carro e até chegar ao nosso destino nós passamos por muuuuitos lugares paradisíacos. Eu recomendo fortemente. Aliás, lá na Isla Grande, há uma pousadinha muito charmosa que, pasmem, cobra U$ 30,00 a diária para o casal em quarto com ar-condicionado. Foi uma pena que passamos apenas um dia pois eu me arrepio só de lembrar naquele lugar.

 

COMPRAS

Nós fomos essencialmente para comprar o enxoval do nosso 2. filho que está chegando e claro, para passear também. Mas o objetivo principal, principalmente da Paty, era o de comprar.

Conhecemos todos os shopping e o único que eu realmente nao recomendo é o MULTICENTRO. Não é um shopping bonito, nao tem quase ninguém andando por lá e nao há preços bons.

 

O ALBROOK MALL é sem dúvida a melhor opção. É enorme e vc nao conseguirá fazer tudo em um dia, aliás, nós fomos ao Albrook por 4 x em dias diferentes. Existem muuuuitas lojas e muitas marcas. Lá vc encontra Tommy, Polo Ralph Lauren, ZARA e muitas outras. É importante procurar as Rebajas pois é ali que vc vai ficar doooooido.

 

O Albrook tem as áreas identificadas por animais para facilitar a vida de quem está visitando e aí vai uma dica: A praça de alimentação da área DINOSSAURO é a melhor. Lá tem várias opções para comer mas o Tango Grill eu recomendo; é bom, vem muito e é barato demais ehhehehe custa cerca de U$ 4,50 por pessoa (demais né?)

 

O MULTIPLAZA é um super shopping. É bonito e vc também encontra bons preços; é o shopping onde você encontrará Louis Vitton, Givenchy, Rolex e etc, os preços são maiores, mas, lembre-se dessas 2 palavras: SALE ou REBAJAS. Sao o passaporte para sua felicidade heheheh.

 

ZONA LIBRE DE COLÓN - Fica a cerca de 80km do centro da cidade mas a estrada é excelente. Duplicada, tranqüila e segura. Vale a pena? Sim, vale sim. Os preços la sao uma loucura. Roupas, eletrônicos e perfumes com preços de deixar qq um louco. Lá nós pegamos um guia, o Carlos Cummings (tel: xxxxxxxxx). e nao nos arrependemos. Ele cobra U$20,00 mas vale a pena. A Zona livre é gigante e se vc nao conhecer bem, vai perder seu tempo, suas calorias e acabar ficando desapontado. O guia fala Inglês e vai te levar exatamente onde vc está querendo ir.

Teóricamente os produtos vendidos na Zona Livre nao podem sair de lá. Estando com o guia, dê 10 doletas para ele e fique tranqüilo pois vc vai sair de la sem ner ser revistado, super tranqüilo mesmo.

 

TENTATIVA DE ROUBO NO ALBROOK MALL

Espero que com este relato, pessoas nao caiam no mesmo erro que eu e acabem estragando aquelas tao esperadas férias.

Como relatei, logo no primeiro dia resolvemos ir ao Albrook Mall e eu fiquei receoso em deixar todos os dólares q eu tinha levado no cofre do Hotel. Achei q seria óbvio demais deixar o dinheiro no cofre, então, coloquei todo o dinheiro em um bolso lateral de uma bermuda e claro, fechei o botão do bolso.

Um outro tanto eu deixei dentro da carteira e coloquei no bolso da frente da minha bermuda junto com o passaporte inclusive.

Bem, estávamos na Zara e a Paty me convidou para ir ao andar superior para ver algo e nós dois utilizamos o mesmo degrau de uma escada rolante da loja. Logo que coloquei os pés no degrau uma mulher cheia de camisas subiu junto e tomou a dianteira, ficando 1 degrau acima de nós. Eu achei ela grosseira e imaginei que deveria ser uma muambeira. Quando a escada estava no final essa mulher deixou cair uma calculadora no chão, espatifando-a, isso la em cima, tanto que houve um certo empurra-empurra devido a isso. Eu lembro que numa fração de segundos senti algo na minha perna e inclusive olhei para baixo mas só vi um tecido e mais nada. Bem, beleza….vimos o que tinha para ver e resolvemos descer, pagar e sair. Chegando no Caixa eu deixei a Paty na fila e saí, foi quando uma outra mulher veio atras de mim dizendo que minha mulher estava me chamando; eu fui até a Paty e perguntei o que era e ela me falou que nao tinha me chamado, de repente, uma calculadora cai no chão novamente, chamando a atenção de todos, inclusive a minha. Mas nisso eu senti algo no meu bolso e quando olhei….tinha uma mão dentro do meu bolso. Minha reação imediata foi gritar: "O QUE É ISSO!!!!" e me afastei conferindo meus bolsos.

Resumo da ópera: elas agem em 3. Lá na escada rolante ela abriu o meu bolso mas nao conseguiu pegar meu dinheiro e na hora do caixa ela finalizaria o serviço e eu acabei sentindo a mao dela. Dei muuuuuuuuuuuuuita sorte pois isso acabaria com a minha viagem. Entao saí dali e comprei um Body wallet. Gente, nao saiam com dinheiro, documentos e a carteira dando sopa. Eu sempre achei q era um cara "safo" e nao atrairia ninguém para me roubar e quase aprendi a duras penas. Comprem a famosa "doleira" e a utilizem sob a calça, bermuda ou o que vocês estiverem usando. Isso vai impedir a ação desse tipo de gente.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Panamá é um País muito interessante de se conhecer. As coisas custam pouco e o povo é gentil (com exceção de quanto estão dirigindo).

Há uma quantidade enorme de belezas naturais, é perfeito para quem quer pescar, surfar, mergulhar e etc.

A comida é boa e gostosa. As cervejas Panamá e Balboa sao muito boas e eu devo ter tomado algumas (muitas ehhehe)

Vale muito a pena ir.

 

Espero ter contribuído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Pretendo passar 3 noites com meu marido na Cidade do Panamá. Tenho as seguintes dúvidas e tomara que possam me ajudar:

 

- qual jeito mais seguro de ir à zona livre de Colon?

- a zona livre vende marcas famosas como diesel, abercrombie, adidas, louis vuitton?

- existe alguma praia com ondas perto da Cidade do Panamá, que dê pra passar o dia e voltar?

- é fundamental alugar um carro pra rodar os 3 dias ou táxi é barato pra rodar a cidade?

- existe alguma praia boa pela cidade?

Muito obrigada.

Também tenho as mesmas dúvidas que a Patih, e gostaria de saber tbm se alguem sabe se existe e quanto é a cota para os produtos importados comprados na zona livre de colon. O que mais vale a pena trazer de la?

abraços, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Samuel, excelente relato! ajudou bastante mesmo. Queria tirar 2 dúvidas: que tipo de marcas vende na zona libre - louis vuitton, abercrombie, hollister, ralph lauren?? a loja da ralph lauren que tem no shopping é a polo ralph lauren, ou seja, aquela versão mais "barata"?? queria ter uma idéia de preço de compra de roupa, maquiagem, perfume...q vc e sua esposa paty tenham comprado...só pra comparar o preço com estados unidos. muito obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi kiko

nao sei se ja foi a panama, mas se ainda nao foi me manda uma mensagem que te falo como e a zona livre de colon, ja estive la algumas vezes.......

vale a pena sim, tem muita coisa barata, de marca, é uma cidade, tem de tudo, roupa, eletronicos perfumes, joias tudo o que imagnar....... se a compra foi grande eles mandam, nunca usei esse servico (sounparanoica, rsrsrsrsrsrsr), nunca comprei muita coisa, rsrssr

Uns primos compraram material fotografico, semi profissional, 50 % mais barato que aki, segundo eles....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...