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Porto de Galinhas


marcelnobre

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  • Membros

Obrigado pela ajuda, ainda estou com uma grande dúvida.

 

Como faço para ir para Carneiros de carro? Tive boas recomendações para ir por conta própria, como faço isso? Lí que posso ir de carro até Sirinhaém e depois pegar um catamarã, ou ir por tamandaré. Essas opções estão corretas?

 

Existe mais alguma? O que é mais recomendado já que gostaria de ficar o dia em carneiros

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  • Colaboradores

Acho que tem esperar na faixa sim...ou veja com o motorista que te levou para te buscar (se for táxi) ou se tem horário fixo pra pegar na volta (no caso de van).

De Maracaípe pra PG voltei andando no fim da tarde...passeio bom, apesar de algumas pessoas dizerem que é meio deserto - e realmente é - não achamos perigoso.

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  • 4 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal!

 

Estive em Porto e em Recife e abaixo segue um resumo (bem resumido) da minha viagem:

 

Cheguei em Guararapes na quarta (14:30h), o ponto para as duas linhas q servem Porto ficam quase em frente ao desembarque, fiquei esperando o ônibus q tava demorando... quando soube q havia um obra sentido Recife q estava atrasando o ônibus. Acabei pegando uma van (R$25), a van é vantajosa para quem tá afastado do centro, pq ela deixa na porta do hotel ou pousada. Eu passei por essa obra e vi o ônibus q eu estava esperando, ele ia ainda p Recife!!

 

Fiquei no Hostel Casa Branca, escolhi esse pq o pessoal não falava bem do outro q existe em Porto. Paguei R$45 pelo quarto com AR (6 pessoas) o problema é que o AR só é ligado a partir das 22h. Outro problema são os mosquitos, a tela do meu quarto tava furada, fica a dica: leve repelente!

 

Na quinta fui p Muro Alto, é uma praia diferente de tudo q eu já vi!Um mega piscinão! Para chegar lá vc pega uma van no posto Ipiranga até o posto policial (R$2) e depois um moto-táxi (R$5-7). Se estiver em grupo vale tentar combinar um preço com o táxi. Pega o cel do táxi p ele te pegar na volta!!!

 

Tomei coragem e fui nandando até o muro são cerca de 100m, cuidado quando chegar com as pedras e muito cuidado lá em cima p não escorregar, tem limo e ouriço, levar chinelo.

 

Na sexta fui a praia de carneiros, mas fui de carro com um brother, muito bonita. O pessoal q foi no passeio programado disse que foram R$30 bem gastos, o q eles não gostaram foram os preços dos restaurantes nas paradas. Dá p ir de carro sem pagar nada! Apesar de alguém tentar apagar as placas que indicam acesso público na estrada...

 

A noite lá não tem nada, Porto é só casal!

 

Sábado fui p Recife, fiquei no Piratas, muito bom o Hostel: pessoal gente fina, bom café da manhã, no geral confortável. O AR tb só é ligado ás 22h (PQP!!). Levar repelente (2)!!

 

Em Recife o que vale a pena é Olinda. Além do belíssimo conjunto arquitetônico, tem sempre alguma coisa rolando lá: show de jazz, maracatu, exposições etc.

 

Fui em Recife antigo à noite, tomar umas cervas, lembra um pouca a Lapa com pés-sujos e inferninhos de rock, cool!!

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  • Membros

Olá Galera,

 

Vou p/ Porto de Galinhas no dia 28 e fico até 04 de janeiro, quando retorno para Recife e aguardo até o dia 06 para ir p/ Fernando de Noronha, em Porto vou ficar em uns bangalos perto das Piscinas Naturais, gostaria de algumas dicas.

 

O que tem p/ fazer no Reveillon em PG??? Tem alguma programação na cidade?? Alguma queima de fogos??

E ainda, dicas de restaurantes que tenham comida gostosa e preço legal, melhor: onde eu posso encontrar um BOM caranguejo p/ comer?????

 

Já vi aqui no forum que tem alguns passeios indispensaveis, como: Piscinas Naturais, Ponta a Ponta, Passeio de Jangada, Praia dos Carneiros, Muro Alto, Maracaípe, mas gostaria de saber se alguém tem um roteiro p/ me passar, e me indicar uma praia que tenha um restaurante p/ passar o dia livre.

 

Espero que me ajudem, quando retornar irei retribuir passando os meus relatos. :D

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  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pessoal,

 

Li umas 40 páginas do tópico, eu acho. Pretendo ir a PG no dia 21/12, quando pegarei a menor maré a 0.8 (dei mole, mas é que a viagem nem era para PG, resolvi incluir de última hora). Ficaram ainda as seguintes dúvidas:

 

- maré a 0.8m vale a pena usar snorkel ?

- andar da vila de PG até o Pontal de Maracaípe rola ?

- Onde exatamente fica a barraca Porto Guedes ? Vi num site que ficaria bem ali na praia da vila, procede ?

- cavalo marinhos em maré alta vale a pena ?

- dá ouriço na praia, antes dos corais ?

- como chegar em Muro Alto a partir da Vila de PG sem buggy ou carro ?

 

Por fim, a dúvida mais importante. Vou na sexta antes do natal, dia 21, por volta de 13h. To com medo de pegar o ônibus mega lotado e/ou não ter vaga nos ônibus que dê para despachar mala (de PG, minha viagem segue para outros destinos, tenho que levar mala). Existe esse risco ?

 

Como fica PG nessa época do ano ? Pois por um lado é início de festas de fim de ano, mas, por outro, a maré não está das melhores. Devo me preocupar ?

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  • Colaboradores

Maré 0,8 recomendo ir de jangada até as piscinas naturais (vai ser complicado a travessia a pé). Ouriços que eu saiba só tem nos corais, ficam escondidos e o uso de chinelo é altamente recomendável (especialmente que prenda no pé, para não perder no mar hehe).

 

Para Muro Alto acho que são 7 km. Na coragem, dá pra ir a pé. Do contrário, tem van saindo da vila (acho que passa no famoso posto hehe).

 

Pra Maracaípe acho que são 3km, fui de buggy no passeio ponta-a-ponta e voltei a pé no fim da tarde. Tranquilo.

 

Cavalos marinhos tenho muita pena...quer vê-los? Visite o Projeto Hippocampus, veja-os nos aquários, várias espécies diferentes, tire fotos e ajude a preservá-los! Era R$3 reais a entrada em 2010, deve tá um pouco mais agora...mas vale muito mais a pena do que pagar R$10 pra entrar de jangada no mangue e tirá-lo do habitat natural para vê-lo num pote com água turva =/

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  • Membros

Estive em Pernambuco na semana passada, entre 4 e 13/12 e tive o privilégio de conhecer essa terra maravilhosa, com riquíssima cultura e belíssimas praias. Elaborei um guia com informações importantes sobre os principais destinos turísticos da região, a partir das minhas experiências e de informações adquiridas no site mochileiros.com entre outros. Espero ajudar. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, meu email é [email protected]

 

GUIA PERNAMBUCO - DEZEMBRO DE 2012

 

 

PASSEIOS HISTÓRICO-CULTURAIS EM RECIFE:

 

- Passeio de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe

O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, às 16h e às 20h.

(81) 3424-2845

 

- Forte das Cinco Pontas

Erguido pelos holandeses em 1630, com cinco pontas, o forte foi reconstruído pelos portugueses em 1677 com quatro pontas. Visitas guiadas conduzem a um tour pela fortaleza e também pelo Museu da Cidade, sediado no espaço e com exposição de mapas, fotos e documentos.

Praça das Cinco Pontas. (81) 3224-8492

 

- Recife Antigo

Rua do Bom Jesus, onde há a mais antiga Sinagoga das Américas, o Marco Zero, as pontes, suas histórias e lendas.

 

- Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio

Erguida no meio da movimentada Praça da Independência, a matriz de Santo Antônio é bastante procurada pelos passantes durante todo o dia. Em seu interior, combina elementos barrocos do século 18 - talhas douradas - com detalhes do século 19, como as pinturas do forro assinadas por Sebastião da Silva Tavares.

Av. Dantas Barreto. (81) 3224-5076

 

- Igreja de São Pedro dos Clérigos

A imponente Catedral de São Pedro dos Clérigos, de 1728, tem uma das mais bonitas fachadas de Recife, em pedras de cantaria portuguesa talhadas. No interior, a admiração continua com as portas e os altares de jacarandá, os púlpitos de talha dourada e a pintura do teto de autoria de João de Deus Sepúlveda. Às terças, no Pátio de São Pedro ocorre a “Terça Negra”. Nas noites de sexta e sábado a diversão é garantida.

De segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Pátio de São Pedro, São José. (81) 3224-2954

 

- Igreja de Nossa Senhora do Terço

A construção, que data do ano de 1726, foi erguida onde antes havia apenas um nicho com a imagem de Nossa Senhora, onde as pessoas costumavam rezar o terço. Na frente da igreja, Frei Caneca foi esquartejado e teve suas vestes enterradas. Toda segunda-feira de carnaval, os negros mortos nos tempos de escravidão são homenageados pelos maracatus: é a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece sempre à meia-noite, apenas ao toque de um surdo. Aberta nos horários de missa.

Pátio do Terço, São José. (81) 3424-8500

 

- Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo

O conjunto arquitetônico formado pela basílica e o convento de Nossa Senhora do Carmo, além da igreja de Santa Teresa, foi erguido no século 18, no lugar em que se situava o Palácio Boa Vista, residência de Maurício de Nassau. Os destaques ficam por conta do altar e do forro da basílica, pintados em tons de azul e dourado.

De segunda à sexta das 7h às 17h. Sábados das 7h às 12h.

Avenida Dantas Barreto, Largo de Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio. (81) 3224-3341

 

- Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Fundada em 1695.

Av. Dantas Barreto, 646, São José. (81) 3224-4005

 

- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Construída para os escravos no século 18, a igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos era o ponto de partida do cortejo do rei do Congo, um ritual trazido da África pelos negros que vieram trabalhar na lavoura de Pernambuco. A cerimônia foi uma das muitas que deram origem aos maracatus recifenses. Chamam a atenção a fachada em cantaria e a imagem da padroeira no interior do templo.

Rua Estreita do Rosário. (81) 3224-3929

 

- Capela Dourada e Convento de Santo Antônio

Expressão máxima do barroco em Recife, a Capela Dourada surpreende pela riqueza e belos detalhes. Erguida entre 1696 e 1724 pela Ordem Terceira de São Francisco tem o altar, as paredes e o forro talhados e recobertos com folhas de ouro velho que enquadram dezenas de pinturas. A construção faz parte do conjunto arquitetônico do Convento Franciscano, tombado pelo Patrimônio Histórico, e que inclui ainda a igreja de Santo Antônio (1606) e o Museu de Arte Sacra, repleto de peças do século 18.

De segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. Aos sábados das 8h às 11h30.

Rua do Imperador D. Pedro II, Santo Antônio. (81) 3224-0530

 

- Praça da República

O antigo jardim do conde Maurício de Nassau deu origem à Praça da República, a primeira área verde planejada de Recife, com 23 mil metros quadrados. Idealizado pelo naturalista francês Emile Bérenger, foi remodelado por Burle Marx em 1936. Nos arredores estão construções de variados estilos arquitetônicos como o neoclássico Palácio do Campo das Princesas (1840), o eclético Palácio da Justiça (1928) e o clássico francês Liceu de Artes e Ofícios (1880). Destaca-se no cenário o Teatro Santa Isabel, de 1850, com imponente fachada clássica cor-de-rosa e projetado pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier.

 

- Mercado São José

É o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil, com a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX. Além de ter contato direto com a cultura local, no mercado podemos encontrar itens da culinária nordestina e diversas lojas de artesanato.

De segunda a sábado das 7h às 17h.

Praça Dom Vital, São José, (81) 2424-2322

 

- Casa da Cultura

O prédio originalmente era a Casa de Detenção da cidade. Teve construção iniciada na segunda metade do século XIX e concluída em 1867, em estilo neoclássico e em forma de cruz. Em 1976, as celas foram transformadas em 150 lojas de artesanato e a Casa da Cultura tornou-se o maior centro da cultura e arte pernambucana em todo o estado.

De segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábado até às 18h e Domingo até às 14h.

Rua Floriano Peixoto, Santo Antônio, (81) 3224-0557 / 3224-4017

 

- Instituto Ricardo Brennand

Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da Baixa Idade Média ao século XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao período colonial e ao Brasil Holandês.

O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. O instituto também possui vasta biblioteca, com mais de 62 mil volumes datados do século XVI em diante.

De terça a domingo, das 13h às 17h. Entrada: R$ 15,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Alameda Antônio Brennand, São João, Várzea, (81) 2121-0352 / 2121-0365

 

- Estádio do Arruda

Avenida Beberibe, 1285 - Beberibe

 

- Estádio da Ilha do Retiro

Praça da Bandeira - Madalena

 

- Estádio dos Aflitos

Avenida Conselheiro Rosa E Silva, 1086, Aflitos

 

 

PASSEIOS HISTÓRICO-CULTURAIS EM OLINDA:

 

- Centro Histórico

Bater perna pelas ladeiras de Olinda é a melhor maneira de observar o belo casario, as igrejas, as paisagens e ainda curtir o clima da cidade. Comece pela Praça do Carmo e siga em direção à rua do Amparo, repleta de museus, ateliês, restaurantes e a Casa dos Bonecos Gigantes. Caso seja um domingo, continue até o Largo do Varadouro para circular na feira de artesanato e, de quebra, acompanhar algum desfile de maracatu no final da tarde.

 

- Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco é parte de um conjunto arquitetônico barroco de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. É convento franciscano mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada em 1585, com projeto do frei Francisco dos Santos, mas foi parcialmente destruído pelos holandeses no ano de 1631 e reconstruído ainda no século XVII. O claustro e a sacristia são famosos pela série de painéis de azulejos portugueses.

Diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Rua São Francisco, 250. (81) 3429-0517

 

- Catedral da Sé

O primeiro edifício que abrigou a Igreja da Sé de Olinda inicialmente não passava de uma pequena capela de taipa. Em 1584 começou a construção da nova Igreja Matriz em alvenaria, com três naves e muitas capelas ao redor. Após a invasão holandesa e destruição de parte da igreja, a antiga Matriz foi reconstruída e elevada à condição de catedral em 1676. A vista privilegiada do Alto da Sé é perfeita para contemplar o pôr do sol. No pátio da igreja também há uma feirinha. Em frente, ainda há um elevador panorâmico de onde se tem bela vista da cidade, gratuitamente das 14 às 17h.

Diariamente das 9h às 17h.

Alto da Sé. (81) 3271-4270

 

- Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia

A Igreja de Nossa Senhora da Luz e a Santa Casa de Misericórdia da Vila de Olinda foram fundadas em 1540. Em 1630, a igreja foi saqueada pelos holandeses e incendiada no ano seguinte. Depois da saída dos flamengos, em 1654, foi reconstruída em estilo barroco. Apesar da reforma e do incêndio, o prédio conserva sua fachada primitiva. Hoje, não é utilizada para cultos religiosos. O visitante tem a chance de entrar na igreja, durante quinze minutos, às 11h45 e às 17h30.

Rua Bispo Coutinho, Alto da Sé. (81) 3494-9100

 

- Convento e Mosteiro de São Bento

O mosteiro ficou pronto em 1599, mas foi destruído quando em 1632 por um incêndio que consumiu grande parte da cidade, deflagrado em virtude da invasão holandesa, voltando ao funcionamento em 1656. A construção da atual Igreja de São Bento foi iniciada mais ou menos em 1660 e foi terminada em 1761. Considerada a igreja mais rica de Olinda, São Bento é totalmente barroca – paredes de cedro talhado e coberto com ouro, painéis no teto, colunas de arenito, púlpitos trabalhados, sacristia suntuosa... O maior tesouro é o altar, com 14 metros de altura e folheado a ouro de um extremo ao outro.

Diariamente das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.

Rua de São Bento, Varadouro. (81) 3429-3288

 

- Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construída em 1580, a Igreja do Carmo é a primeira da ordem dos Carmelitas no Brasil. Ficou 17 anos fechada para reforma e foi entregue novamente à sociedade em 2012.

Diariamente das 9h às 17h.

Praça do Carmo, Carmo. (81) 3429-2892

 

- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A construção data do século XVII. Famosa por ser a primeira igreja em Pernambuco com Irmandade de negros e escravos, abriga um púlpito com gradil de ferro, dois altares laterais e um altar-mor com teto em madeira e nicho com a imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Largo do Bonsucesso, 45, Bonsucesso. (81) 3439-2495

 

- Mercado da Ribeira

Construído no final do século XVII, o mercado tem formato de U e possui características típicas das construções do período colonial. Até a primeira metade do século XX o prédio funcionou como mercado público e açougue, onde eram comercializados produtos de primeira necessidade. A partir da década de 1960 o mercado passou a ser explorado pelo turismo e passou a ser um centro de artesanato.

Diariamente das 8h às 18h.

Rua Bernardo Vieira de Melo, Ribeira.

 

 

PASSEIOS HISTÓRICO-CULTURAIS EM ITAMARACÁ:

 

- Vila Velha

No ponto mais alto de Itamaracá, fundada pelos portugueses em 1540, ainda guarda casario colonial, ruínas da igreja do Rosário dos Pretos, trilhas e bela vista dos manguezais, rios e praias. No mesmo local visite a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1547, considerada uma das mais antigas do Brasil.

 

- Forte Orange

No século XVII, Itamaracá foi palco de lutas entre portugueses e holandeses. As disputas giravam em torno do Forte Orange, construído em taipa pelos holandeses, em 1631, e reconstruído em pedra pelos portugueses, em 1654, quando ganhou diversos canhões. Foi denominado Forte Orange em homenagem à Casa de Orange, dos príncipes que descendiam de Guilherme, o Taciturno. Posteriormente, o forte passou a ser chamado Forte de Santa Cruz, já sob domínio português.

Diariamente das 8 às 17h.

 

 

PRAIAS:

 

- Boa Viagem - Recife

Praia urbana e bastante movimentada. Seus 7 km de extensão reúnem várias opções de lazer. As melhores áreas para banho de mar são indicados por placas de sinalização. Com muitos quiosques, bares e quadras poliesportivas, a praia de Boa Viagem é o destino de vários recifenses durante os finais de semana.

 

- Piedade - Jaboatão dos Guararapes

Margeia a área mais urbanizada da cidade. A orla é tomada por hotéis de grande porte. As águas esverdeadas e os arrecifes naturais fizeram com que a praia se transformasse num verdadeiro cartão postal da cidade

 

- Calhetas - Cabo de Santo Agostinho

Pequena baía com areia grossa, clara e muitas pedras na orla. No passado, serviu como porto das tropas portuguesas que lutavam contra os holandeses. Para chegar à praia, pode-se pegar o ônibus TI Cabo na Rua do Canal, próximo ao Shopping Recife ou próximo ao aeroporto. O ônibus segue até o terminal da cidade de Cabo de Santo Agostinho, onde deve-se pegar a linha 157, com destino Gaibu. É só descer em Gaibu e atravessar até Calhetas pelas pedras e antigo forte ou pedir para o motorista parar em frente à entrada de acesso à Calhetas e seguir por uma estradinha de terra.

 

- Gaibu - Cabo de Santo Agostinho

No passado, a praia de Gaibu servia como porto negreiro. Atualmente, é uma praia bastante movimentada por veranistas. Fica ao lado da praia de Calhetas. Caracteriza-se por areias brancas, águas claras e mornas e piscinas naturais. Também é uma boa área para a prática de surf. Para chegar à praia, pode-se pegar o ônibus TI Cabo na Rua do Canal, próximo ao Shopping Recife ou próximo ao aeroporto. O ônibus segue até o terminal da cidade de Cabo de Santo Agostinho, onde deve-se pegar a linha 157, com destino Gaibu.

 

- Muro Alto - Ipojuca

Excelente praia para banho, com piscina natural de 3 km de extensão. Acesso de bugue ou a pé por estrada de terra pela Praia do Cupe. Na região, vários resorts de luxo.

 

- Porto de Galinhas - Ipojuca

Uma das praias mais famosas do Brasil. Porto de Galinhas fica a 64 km do Recife. Possui praias de areia branquinha e piscinas de águas cristalinas. Boa para a prática de esportes náuticos como: jet sky, banana boat, passeio de jangada e mergulho. A vila possui uma boa infraestrutura para turistas. O comércio é movimentado por restaurantes e bares. E a praia tem agitada vida noturna. Para chegar às piscinas naturais, pode-se ir de jangada e pagar 15 reais por pessoa ou atravessar à pé, num ponto entre duas pedras ao sul da praia, em frente à rua do relógio. Na maré baixa, a água bate no máximo na barriga.

 

- Maracaípe - Ipojuca

Praia frequentada principalmente por surfistas. A ondulação chega a 2 metros de altura. Campeonatos nacionais e internacionais de surf acontecem na praia. Para chegar, é só caminhar ao sul da praia de Porto de Galinhas.

- Pontal de Maracaípe - Ipojuca

É onde o Rio Maracaípe deságua no mar. Possui uma paisagem belíssima, onde pode-se deitar na água cristalina ou aproveitar as pequenas piscinas que se formam na maré baixa. Seguindo pra dentro do rio, dá pra ver cavalos marinhos nas proximidades do mangue. Só possui uma barraca e a região é praticamente deserta. Lugar ideal pra quem procura sossego. Para chegar, basta caminhar ao sul da praia de Porto de Galinhas, por uns 30 a 40 minutos. A caminhada é recompensada no final.

 

- Serrambi - Ipojuca

Dá pra ir de ônibus urbano. Praia com faixa média de areia e mar de águas calmas. Serrambi é uma das praias mais movimentadas do litoral sul pernambucano. Nas férias de janeiro, muitas famílias passam veraneio no local. Um pouco menos badalada do que Porto de Galinhas, ainda assim é point dos mais jovens.

 

- Praia de Carneiros - Tamandaré

A paisagem é paradisíaca. Trata-se do resultado do encontro do mar com o Rio Formoso, em uma região rica em manguezais. O acesso torna-se um pouco complicado por causa das propriedades particulares, mas a visita é indispensável. Se for de carro, ficar na barraca Mustako, que não cobra consumação mínima. Outra forma barata é ir para Praia de Tamandaré e de lá seguir caminhando ou de jegue-móvel para Carneiros. Ir pelas agências de turismo também é uma forma prática, onde se paga de 35 a 40 reais por pessoa, com direito a transporte de van e passeio de catamarã. A Algarve Turismo é a melhor.

 

- Maria Farinha - Paulista

A praia de Maria Farinha é conhecida em todo o Brasil pela possibilidade de abrigar uma grande variedade de esportes náuticos. A praia localiza-se entre o rio e o mar. Possui coqueirais, grandes faixas de areia e mangues. Possui um excelente parque aquático, chamado Veneza Water Park. Algumas áreas da praia possuem muito sargaço.

 

- Praia do Forte Orange - Ilha de Itamaracá

Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é calmo, de cor verde azulado. É propício para o banho e prática de esportes náuticos, como vela e caiaque. No verão, essa praia é bastante procurada por famílias, já que crianças podem brincar e nadar tranquilamente. Conta com boa infraestrutura, com bares e restaurantes que servem petiscos e bebidas. Muito linda e tranquila. São três ônibus pra ir de Recife até Itamaracá: um até a PE-15, Paulista ou Abreu e Lima, outro até o terminal de Igarassu e de lá um pra Itamaracá. Recomendo ir carro, taxi ou através de agência de turismo. Almoço muito bom por 50 reais, para duas pessoas.

 

- Ilha Coroa do Avião

Ao sul da Ilha de Itamaracá fica a ilhota chamada Coroa do Avião. Conta com barracas e uma pequena estrutura. Pode ser alcançada por barcos que saem da praia em frente ao Forte Orange e custam em média 10 reais por pessoa, ida e volta. Daí é possível ter uma bela vista do Forte Orange e do Canal de Santa Cruz. Ver o pôr do sol a partir da Coroa do Avião é inesquecível. Recomendado não consumir alimentos do bar, pois não existe água encanada na ilhota e a água é transportada em baldes por barcos, havendo risco de contaminação dos alimentos. Leve seu lanche ou coma nos restaurantes da praia em frente ao forte.

 

 

BARES E RESTAURANTES EM RECIFE:

 

- Fiteiro

Boteco com bons petiscos e clone de chopp todos os dias até às 22h.

http://www.fiteirobar.com.br/

Rua do Bom Jesus, 35 Lojas 03 e 04, Recife Antigo. (81) 3224-0664

Rua Capitão Rebelinho, 520, Pina (Próximo à Boa Viagem). (81) 3032-6643

 

- Bar Casa da Moeda

Bar com bons pratos e com música ao vivo, inclusive jazz aos domingos a partir de 20:30.

https://www.facebook.com/pages/Casa-da-Moeda-Comes-Bebes/153714391322446

Rua da Moeda, 150, Recife Antigo. (81) 3224-7095 / 9977-2377

 

- Burburinho

Boteco com shows de rock, ótimo pastel e blues toda segunda.

http://www.barburburinho.com.br/

Rua Tomazina, 106, Recife Antigo. (81) 3224-5854

 

- Bar Central

Boteco com bons petiscos e cerveja. Especialidade: Falafel.

http://vejabrasil.abril.com.br/recife/bares/central-32106

R. Mamede Simões, 144 (entre R. da Saudade e R. da União), Santo Amaro. (81) 3222-7622

 

- Bar Amarelinho

Boteco com ótimo atendimento, bons petiscos e cerveja gelada e barata (4,70). O melhor frango à passarinho que já comi.

https://pt.foursquare.com/v/bar-amarelinho/4d98bac1a2c65481b250f853

Rua Jack Ayres (Av. Fernando Simoes Barboza), Boa Viagem. Pertinho do Shopping Recife, na rua do posto Shell em frente ao canal. (81) 3031-1700

 

- UK Pub

O UK Pub funciona nas terças-feiras (música autoral), quartas (fechado para eventos), quintas (samba-rock), sextas (sertanejo), sábados (pop rock) e domingos (samba-rock).

http://www.ukpub.com.br

Rua Francisco da Cunha, 165, Boa Viagem. (81) 3465-1088

 

- Downtown Pub

Shows de rock de quinta à sábado.

http://www.downtownpub.com.br/

Rua Vigário Tenório, 105, Recife Antigo. (81) 3424-6317

 

- Avenida do Chopp

Bar na praia com samba.

http://vejabrasil.abril.com.br/recife/bares/avenida-do-chopp-39651

Av. Boa Viagem, 760, Boa Viagem. (81) 3326-8403

 

- Galetus

Excelente restaurante e pizzaria, com rodízio de massas por 18,90, excelente atendimento e piano ao vivo.

http://www.galetus.com.br/

Av. Conselheiro Aguiar, 4214, Boa Viagem. (81) 2138-1515

Av. Recife, 1644, Areias. Em frente ao Hospital de Areias. (81) 3015-5777

Av. Belmínio Correia, 810, Centro, Camaragibe. Em frente ao Parque de Exposições. (81) 3456-5759

 

 

 

BARES E RESTAURANTES EM PORTO DE GALINHAS:

 

- Barcaxeira

Preço um pouco salgado, mas o local é bem aconchegante e a comida é boa.

http://www.barcaxeira.com.br/

Rua da Esperança, 458, Porto de Galinhas. (81) 3552-1913

 

- Tapioca do Porto

Na Rua da Esperança. Feita por duas senhoras. Ao lado da pizza em pedaços.

 

- Tapioca da Praia

Na Rua Esperança. Tapioca muito bem feita e gostosa. Aberto a partir das 14h. Tapioca de carne seca e queijo por 6,00.

 

- Porto Mix

É dentro de uma galeria, com várias opções como sorvetes, lanches, pizzas, filés, porções etc. O atendimento é fraco, mas a comida é boa e barata.

 

- Porto Burguer

Na Rua da Esperança, em frente ao Caldinho do Cláudio. X-Tudo duplo, enorme e muito bem feito por 11,00. O suco é excelente.

 

- Self service do Gaúcho

Na Rua da Esperança. 20,00 à vontade com camarão, peixada, picanha, etc ou 37,90 o quilo.

 

POUSADAS EM PORTO DE GALINHAS:

 

- Pousada Portomares

http://www.portomares.com.br/

Loteamento Recanto Porto de Galinhas - Praça 1 - Lote L, Porto de Galinhas. (81) 3552-1628

 

- Pousada Canto do Porto

http://www.pousadacantodoporto.com.br/

Av. Beira Mar, s/n - Merepe 1 - Porto de Galinhas. (81) 3552-2165

 

- Hostel A Casa Branca

http://www.hostelportodegalinhas.com.br/

Praça 18 - Lote S - Loteamento Rec. Porto de Galinhas, s/n - Porto de Galinhas. (81) 3552-2332

 

- Pousada Casa Mar

http://www.pousadacasamar.com.br/

Praça 11, s/n, Porto de Galinhas. (81) 3552-1246

 

- Pousada Morada Azul

http://www.moradaazul.com.br/

Loteamento Recanto Porto de Galinhas – Lote V, Porto de Galinhas. (81) 3552-1143

 

- Pousada Porto Tropical

http://www.portotropical.com.br/

Loteamento MEREPE III Quadra 06A Lote 01, Porto de Galinhas. (81) 3552-1646

 

- Chalé Hibiscus

http://www.chalehibiscus.com.br/

Lote Merepe I - Porto de Galinhas. (81) 3552-2884

 

- Pousada Recanto da Preguiça

http://www.pousadarecantodapreguica.com.br/

Merepe III - Porto de Galinhas. (81) 3552-1795

 

 

PASSEIOS EM PORTO DE GALINHAS:

 

- Algarve Turismo

http://www.algarveturismo.com.br/

Rua Navegantes, 07 Loja 06 - Porto de Galinhas. (81) 9142-0595 / 9101-7356

 

- Bugueiro André Tubarão

(81) 8696-6913

 

 

TELEFONES ÚTEIS:

 

- Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes Gilberto Freyre

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Praça Salgado Filho, Imbiribeira

Tel: (81) 3355-0128 / 3182-8299 – de domingo a domingo – 7 às 23h

 

- Terminal Integrado de Passageiros – TIP

BR- 232, Km 15, Curado

Tel: (81) 3182-8298 – de domingo a domingo – 7h às 19h

 

- Disque Recife Turístico

Tel: (81) 3355-8409 – de segunda a sexta – 8h às 17h

 

- CAT Aeroporto

Tel: (81) 3355-0128

 

- Táxis

Coopetáxi - 3424-8944

Copertaxi - 3424-7117

Disque Táxi - 3424-5030

Ouro Táxi Recife - 3423-7777

Servi Táxi - 3423-1221

Teletaxi - 3429-4242

 

- Viação Cruzeiro

Tel: 0800-81-2662

 

 

HORÁRIOS VIAÇÃO CRUZEIRO:

 

RECIFE > PORTO DE GALINHAS

Linha 195 - Via Boa Viagem (Av. Eng. Domingos Ferreira) - Tarifa R$ 10,40

5:10 - 5:40 - 6:30 - 7:30 - 8:30 - 9:30 - 10:30 - 11:30 - 12:30 - 13:30 - 14:30 - 15:30 - 16:30 - 19:30 - 20:30

Linha 191 - Aeroporto - Tarifa R$ 7,10

De meia em meia hora, a partir de 5:10

 

PORTO DE GALINHAS > RECIFE

Linha 195 - Via Boa Viagem (Av. Eng. Domingos Ferreira) - Tarifa R$ 10,40

5:20 - 6:20 -7:20 - 8:10 - 9:10 - 10:10 -11:10 - 12:10 - 13:10 - 14:10 -15:10 - 16:10 -17:10 - 18:10 - 19:10

 

DICAS GERAIS:

 

- Use sempre filtro solar, inclusive protetor solar labial. O sol em Pernambuco é bastante traiçoeiro, principalmente no verão. Além disso, a água salgada potencializa o bronzeamento e pode gerar graves queimaduras.

- Sempre pesquise e leia bastante sobre qualquer lugar desconhecido que for visitar. É a melhor forma de saber quais são os melhores destinos e evitar ser enganado.

- Toda cidade turística geralmente possui CATs (Centro de Atendimento ao Turista), onde podemos obter dicas valiosas, mapas, programações culturais e tirar dúvidas. Em Pernambuco, há CAT no aeroporto, na praça do Marco Zero, em Olinda e em Porto de Galinhas.

- Na maior parte das praias em Pernambuco há cobrança do uso de guarda-sol e cadeiras, mas se o cliente consumir alguma coisa eles não cobram o uso dos mesmos. Cuidado, pois há barracas que exigem consumo mínimo para isenção de pagamento do uso de guarda-sol. Fique atento e pergunte antes de sentar.

- Não dê brecha para violeiros, repentistas, artesãos e guias turísticos. Se você permitir a aproximação e der atenção, eles irão cobrar pelo “serviço” prestado.

- Qualquer cidade turística há lugares caros, principalmente em alta temporada. Portanto, pesquise bastante antes de comprar presentes, de comer, de se hospedar, de contratar serviços, etc. Em Porto de Galinhas há lugares baratos para se comer e pode-se encontrar muitas opções de lembrancinhas e presentes custando entre 5 e 25 reais.

- Fique atento à Tábua de Marés. Especialmente em Porto de Galinhas, é necessário estar na maré baixa para visualizar as piscinas naturais e melhor aproveitar as praias. O ideal é que a maré esteja abaixo de 0,5. Programe sua viagem baseando-se nas melhores marés, que podem ser consultadas no site da marinha (Pesquise por Porto de Suape e Porto de Recife). O melhor período é entre duas horas antes e duas horas depois da maré baixa. (Ex. maré baixa às 9:00, então o melhor horário é entre 7:00 e 11:00h).

- Ao andar pelas ruas da região metropolitana de Recife, evite portar objetos de valor e muito dinheiro. Se necessário, esconda os objetos de valor (na cueca, no sutiã, na meia, etc). Toda cautela é necessária, pois Recife é uma cidade violenta assim como toda metrópole.

- O transporte público em Pernambuco tem seus problemas como na maioria das cidades brasileiras, mas é eficiente e seguro.

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  • Silnei changed the title to Porto de Galinhas

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    • Por ledamaia
      Viajar sempre foi uma paixão. Antes da pandemia eu tinha uma viagem marcada para NY e lá se foi o sonho americano.
      Esse ano após quase entrar em depressão, escolhi me presentear no aniversário de 30 anos com uma viagem. Escolhi o destino que julguei mais seguro no momento e que era um sonho de vida: Fernando de Noronha. Mas isso é papo pra um outro tópico. Enfim. Depois de Noronha senti segurança para visitar os lençóis maranhenses em julho e por fim, criei coragem para a tão sonhada road trip pelo nordeste.
      COMEÇA AQUI
      Nossa viagem começou em um destino que quase ninguém escolhe: ARACAJU. A terra do carangueijo. 
      Pegamos um voo de Manaus x Aracaju que durou 5h com uma conexão no Recife. De Recife para Aracaju o avião é aqueles beeem pequenos, que da até um certo medo voar hahahaha. Escolhemos a azul porque é nossa companhia de “fidelidade” e acaba compensando as vantagens que temos sendo diamante.

      DIA 01 - Aracaju (SE)
      Chegamos em Aracaju por volta de 10 horas da manhã e fomos deixar as malas no hotel Recanto da Orla. O hotel está super bem localizado, não é dos mais novos e modernos, mas tem um bom atendimento é um bom custo benefício. É bem grande e tem tipo uma ante sala antes do quarto, o que nos ajudava a deixar as malas lá e tudo aquilo que vinha da rua (espaço importante na pandemia).
      Do hotel para a orla são 3 minutos caminhando, de lá até os arcos da orla são 15 andando. 
       

       
      Andamos por toda orla até a Passarela do Carangueijo, ponto muito famoso da região. Eu comi em um bar que não lembro o nome agora, foi um pastelzinho de camarão com uma original bem geladinha 🥶, meu namorado tomou um suco de laranja, tudo deu 33 reais.
      De noite jantamos no Cariri, restaurante muito recomendado, tem música ao vivo e shows de forró a noite. Mas ainda não pode dançar agarradinho 😔 Dica: chegue cedo pois lá lota. É barato? Não! Mas foi um dos lugares que mais curti a noite durante a viagem. Nossa conta deu salgados 253 reais. Consumimos 2 originais 600ml, uma parmegiana para duas pessoas e dois drinks pina colada.

       
      DIA 02 - Canyons do Rio São Francisco
      No dia seguinte acordamos bem cedo pois a NOZES TOUR iria nos pegar as 06:30 para levar pro passeio. A van passa em alguns pontos da cidade para pegar gente. É bom ver com antecedência se terá o passeio pois está bem difícil de formar as saídas, a procura está muito baixa. Nós iríamos fazer a croa do goré caso esse não fechasse, ou o parque dos falcões. Que também são outras opções de passeio da região.
      A van custa 96 reais, o catamarã custa 110 (parcela até 10x) e o almoço custa 44 por pessoa Buffet livre.
      foi um dos passeios mais emocionantes da minha vida. O velho Chico impressiona demais! 
       

      no catamarã são servidos drinks (20 reais mais ou menos) e também petiscos. Depois de uns 40 minutos navegando chegamos em um flutuante que tem uma piscina cercada para que vc possa tomar banho.
      também tem o passeio de canoa entre os canyons. vale a pena? Não sei, é bem frustrante pq imaginei que vc realmente navegava canyons a dentro mas só te leva até um pedacinho e volta. Da uns 10 minutos no máximo e custa 20 reais por pessoa. Aceita pix.



       
      O Buffet self service foi um desafio porque tem gente mal educada que nem sempre usa máscara para se servir, mas fomos um dos primeiros então a comida não estava mexida. E valeu cada centavo. Que delícia!
      chegamos em Aracaju por volta de 20h da noite, paramos na rodoviária para comprar nossas passagens para Maceió no ônibus que saia 06:15 do dia seguinte. Foi 70 reais cada passagem. 5h de viagem.
    • Por ledamaia
      Viajar sempre foi uma paixão. Antes da pandemia eu tinha uma viagem marcada para NY e lá se foi o sonho americano.
      Esse ano após quase entrar em depressão, escolhi me presentear no aniversário de 30 anos com uma viagem. Escolhi o destino que julguei mais seguro no momento e que era um sonho de vida: Fernando de Noronha. Mas isso é papo pra um outro tópico. Enfim. Depois de Noronha senti segurança para visitar os lençóis maranhenses em julho e por fim, criei coragem para a tão sonhada road trip pelo nordeste.
      COMEÇA AQUI
      Nossa viagem começou em um destino que quase ninguém escolhe: ARACAJU. A terra do carangueijo. 
      Pegamos um voo de Manaus x Aracaju que durou 5h com uma conexão no Recife. De Recife para Aracaju o avião é aqueles beeem pequenos, que da até um certo medo voar hahahaha. Escolhemos a azul porque é nossa companhia de “fidelidade” e acaba compensando as vantagens que temos sendo diamante.

      DIA 01 - Aracaju (SE)
      Chegamos em Aracaju por volta de 10 horas da manhã e fomos deixar as malas no hotel Recanto da Orla. O hotel está super bem localizado, não é dos mais novos e modernos, mas tem um bom atendimento é um bom custo benefício. É bem grande e tem tipo uma ante sala antes do quarto, o que nos ajudava a deixar as malas lá e tudo aquilo que vinha da rua (espaço importante na pandemia).
      Do hotel para a orla são 3 minutos caminhando, de lá até os arcos da orla são 15 andando. 
       

       
      Andamos por toda orla até a Passarela do Carangueijo, ponto muito famoso da região. Eu comi em um bar que não lembro o nome agora, foi um pastelzinho de camarão com uma original bem geladinha 🥶, meu namorado tomou um suco de laranja, tudo deu 33 reais.
      De noite jantamos no Cariri, restaurante muito recomendado, tem música ao vivo e shows de forró a noite. Mas ainda não pode dançar agarradinho 😔 Dica: chegue cedo pois lá lota. É barato? Não! Mas foi um dos lugares que mais curti a noite durante a viagem. Nossa conta deu salgados 253 reais. Consumimos 2 originais 600ml, uma parmegiana para duas pessoas e dois drinks pina colada.

       
      DIA 02 - Canyons do Rio São Francisco
      No dia seguinte acordamos bem cedo pois a NOZES TOUR iria nos pegar as 06:30 para levar pro passeio. A van passa em alguns pontos da cidade para pegar gente. É bom ver com antecedência se terá o passeio pois está bem difícil de formar as saídas, a procura está muito baixa. Nós iríamos fazer a croa do goré caso esse não fechasse, ou o parque dos falcões. Que também são outras opções de passeio da região.
      A van custa 96 reais, o catamarã custa 110 (parcela até 10x) e o almoço custa 44 por pessoa Buffet livre.
      foi um dos passeios mais emocionantes da minha vida. O velho Chico impressiona demais! 
       

      no catamarã são servidos drinks (20 reais mais ou menos) e também petiscos. Depois de uns 40 minutos navegando chegamos em um flutuante que tem uma piscina cercada para que vc possa tomar banho.
      também tem o passeio de canoa entre os canyons. vale a pena? Não sei, é bem frustrante pq imaginei que vc realmente navegava canyons a dentro mas só te leva até um pedacinho e volta. Da uns 10 minutos no máximo e custa 20 reais por pessoa. Aceita pix.



       
      O Buffet self service foi um desafio porque tem gente mal educada que nem sempre usa máscara para se servir, mas fomos um dos primeiros então a comida não estava mexida. E valeu cada centavo. Que delícia!
      chegamos em Aracaju por volta de 20h da noite, paramos na rodoviária para comprar nossas passagens para Maceió no ônibus que saia 06:15 do dia seguinte. Foi 70 reais cada passagem. 5h de viagem.
    • Por igorfsisoares
      Vou para Porto de galinhas no dia 09 ao dia 19 de fevereiro vamos nessa comigo viver uma aventura linda naquele lugar entrem em contato 
      Wats 16988127147

    • Por Bernardo_carcará
      Bem aleatoriamente foi programada essa viagem cujo relato se segue 🙃...
      Nos encontramos em frente a um prédio no bairro da Boa Vista, em Recife, onde residem hoje [email protected] @s 9 desbravadores (pessoas que estavam com fds livre e pensaram "porque não?") que toparam essa ida ao VALE DO CATIMBAU.
      De cara descobrimos que todo mundo pensava que "só eu não conheço ninguém", mas na verdade ninguém conhecia ninguém mesmo. As redes de conexão pré trilha se estendiam até no máximo 2 ou 3 pessoas. Mas então, vc se pergunta, como essa gente se achou em meio aos quase 9 milhões de Pernambucanos? Respondo: a Bel conheceu a Carol e a Flavinha em um grupo de voluntários que atua em prol da população em situação de rua, o UNIFIADOSPSR (falando nisso, segue o insta do projeto, faça sua doação e se junta à gente, quem sabe até não estaremos juntos numa próxima trip) e desse encontro a Bel agregou a mim, Bernardo, e o Renan, que por sua vez trouxe a Tayná! A Carol chamou o Iago que, seguindo a corrente, chamou o Guilherme e a Nicole. A Flavinha ia levar a Mayara, que infelizmente não pode ir, sendo assim, a Flavinha não ganha a estrelinha de agregador!
      Nos dividimos em 2 carros e saímos de Hellcife por volta das 16h da sexta.
       Após enfrentarmos o lento trânsito da cidade, chegamos à BR 232, que dá acesso ao sertão pernambucano. Os cerca de 300km que nos separam do Vale do Catimbau foram percorridos em cerca de 4h30m, numa viagem bem tranquila. A estrada é duplicada nos primeiros 135km, e logo depois é pista simples, mas em bom estado, até Arcoverde, onde pegamos uma estrada estadual que dá acesso ao vale. Esta última não está uma maravilha, mas nossos simpáticos motoristas Tayná e Iago tiraram de letra. Chegamos são, salvos e cheios de fome ao destino.
      O Iago havia ficado responsável por reservar nossa hospedagem na "POUSADA VALE DO CATIMBAU". Pagamos R$ 240,00 por 2 diárias cada um, sendo que estavam inclusas as 3 refeições, café, almoço e jantar.
      A pousada é simples, porém muito aconchegante. Os quartos são amplos, mas não tem ar condicionado, o que no nosso caso não fez a menor falta, já que as noites estavam bem frias. Havia um ventilador, para o sossego de gente que, como eu, precisam de um barulhinho pra dormir, morra de frio quem morrer. No nosso caso elegemos o Guilherme como pessoa que menos agregaria ao quarto naquele momento e colocamos o ventilador pra cima dele.
      A pousada possui wifi e chuveiro quente, que não funcionou na primeira noite pros habitantes do andar de cima. Eu poderia entregar que o pessoal de lá não tomou banho pra dormir por conta disso, mas vou optar por manter a discrição.
      Tínhamos a noite do primeiro dia livre. Então, comidos e banhados (ou não), fomos dar um pulo na pracinha da vila, que como toda vilinha do interior, fica na frente da igreja. Levamos 2 garrafas de vinho e ficamos papeando. Logo um morador meio embriagado veio contactar aquele estranho grupo. O Léo (acho que ele não ligaria em ser citado aqui) nos ofereceu rapé, que foi confundido com rapel por uns, e  que alguns outros achavam que era cannabis de cheirar. Essa discussão, que ainda ecoa em minha mente, durou algum tempo. Ninguém falando coisa com coisa. Por fim eu tinha certeza de que o Léo, após tudo que ele já devia ter tomado de pinga até aquele momento, era a pessoa mais sensata em meio àquilo tudo.
      Logo depois fomos investigar quem era cada um daqueles com quem dividiríamos quarto, carro, talvez coronavírus e dor nas pernas pós trilhas, e o melhor jeito pra isso é, com certeza, fazendo mapa astral, né? Os taurinos, para minha tranqulidade, dominaram! Porque ô povo bom é o tal do taurino. Teve uns cruzamentos de lua com mercúrio que me deixaram mais atento, bem como uns júptires e saturnos cruzados meio estranhos, mas td bem.
      Voltamos para a pousada e fomos dormir.
      Contratamos um guia na pousada mesmo. Ele se chama CÍCERO, um cara altamente muito gente boa e super paciente. Fechamos com ele 4 trilhas a serem percorridas no sábado pela manhã, tarde e noite, e no domingo de manhã. Pagamos R$ 50,00/cada pelo "pacote", lembrando que esse valor foi fechado para um grupo de 9 pessoas.
      A primeira trilha foi feita no sábado pela manhã, logo após um café bem servido na pousada. Os trechos de caminhada nessa primeira trilha foram relativamente curtos. Os trajetos foram feitos mais de carro. Visitamos uma pedra que dá vista para todo o vale, um lugar lindo, onde o povo com mais de 3 planetas em Leão se esbaldou de tanta foto. Ainda na manhã de sábado fizemos a também curta trilha da pedra da buceta (espero que possa falar essa palavra aqui no mochileiros) e a trilha para os Câniores, essa um pouco mais longa, mas com um visual incrível no final.
      Na transição para os câniores paramos pra tomar uma cerveja num dos barzinhos que tem na estrada. Nesse ponto já estávamos muito entrosados e a conversa já fluia fácil ao som de um bregão. Paramos também na casa de uma das famílias que mora na árida e pobre região do Catimbau, que pertence ao município do Buíque, um dos 3 mais pobres do estado. A casa tinha 6 crianças, que por sinal estavam responsáveis pelo lugar e pela pequena barraquinha de esculturas em madeira que eles tentavam vender para os turistas, já que os pais tinham saído. Foi amor À primeira vista por aquela turminha!! É incrível como a energia do sertanejo é forte e acolhedora. Fomos até lá para deixarmos doações que reunimos entre nós mesmos... Foi um momento lindo! As crianças tinham uma energia tão verdadeira... Também foi importante pro nosso grupo, pois acho que ali a gente percebeu "poxa, essa galera é bacana". Talvez também o vale tenha nos abraçado mais naquele instante, pois, por menor que tenha sido nosso ato, nós mostramos que fomos lá para cuidar do seu povo e, sendo assim, acho que o vale resolveu que iria cuidar de nós tbm.
      Voltamos para a Pousada, almoçamos e logo partimos, apesar de cansados em virtude do forte sol, para a trilha da tarde. Fomos ver o INCRÍVEL por do sol no Chapadão. É uma trilha de leve a moderada, percorrida em cerca de 40 minutos, onde tbm podem ser vistas pinturas rupestres. O lugar fica na beira de um penhasco, com um vista linda. De lá também avistamos as formações pontiagudas em pedras que são típicas do Catimbau. Me fez lembrar muito (como eu repeti mil vezes) a Serra dos Órgãos, no RJ (tem relato meu de lá tbm aqui no mochileiros), e lembra também a Capadocia. Capadócia onde, por sinal, eu nunca estive, mas vi na novela, o que é quase a mesma coisa (ou não).
      Após aquele por do sol lindo, voltamos para a pousada e jantamos. A comida foi fartamente servida novamente.
      Nos preparamos então para a trilha noturna, que seria rumo a uma caverna.
      Fizemos uma parte do trajeto de carro e, ao chegar ao início da trilha acho que todo mundo sentiu algo, diria eu, diferente. Havia sim energias das mais diversas ali nos circundando, isso foi sentido por todos. De início ignoramos isso, o que foi um erro! Talvez a empolgação nos fez esquecer que aquele é um lugar sagrado, com uma energia ancestral muito forte e presente e que nós, enquanto visitantes, precisávamos ter respeito e equilíbrio para com tudo aquilo.
      Seguimos então para um período de tempo onde tudo meio que desandou. Os caminhos foram literalmente se fechando, pequenos acidentes e minha cabeça dando um tíute louco, que me tornou um ser insuportável por alguns instantes. Mas chegando à caverna e após eu ser trazido de volta daquele meu momento "nada ver com nada" (só um adendo, que pra mim aquilo que senti naquela noite é  algo que até hoje tô trabalhando), as coisas pareceram se harmonizar mais.
      Fizemos uma fogueira e teve início, então, uma atípica noite na caverna, cujas memórias acabaram ficando por lá mesmo. Só sei que foi uma noite que envolveu muita energia, manifestando-se de diversas formas. Retornamos para a pousada já na madrugada.
      No domingo, veio então nossa última trilha. Fomos até o santuário, um local que segundo o Cícero era utilizado por povos ancestrais para a prática de rituais e por isso cercado de muito misticismo. O lugar é bacana demais, com formações em pedra que realmente nos remetem a um centro cerimonial. Talvez nós estivéssemos um pouco cansados e castigados pela caminhada e pelo sol, e não absorvemos tudo que poderíamos absorver ali, mas foi um belo lugar para dizermos "até logo, Catimbau".
      Voltamos para a Pousada, almoçamos e pegamos a estrada de volta a Recife.
      Bom, é isso. Foram 2 dias que renderam quase 3 páginas de relato. Foi uma viagem cujo foco, acredito eu, não tenha sido tanto as paisagens, apesar de exuberantes, mas, na minha percepção, teve como personagem principal toda a energia e misticismo daquela região com milhões de anos de história, que nos fez trabalhar muitas de nossas relações, tanto algumas muito íntimas, com nós mesmos, como nossas relações interpessoais, enquanto grupo.
      Foi lindo. Foi intenso.
      Espero ter ajudado aos futuros viajantes.
      Viva o Catimbau, seu povo forte e guerreiro, tão machucado por esse sistema social injusto e maléfico.
      Justiça Social, muito amor, mais viagens e não seja facista!
       
       
       
       



    • Por Iana Briaca
      Vou falar aqui no meu relato sobre formas de transporte que usei, hospedagem, duração da viagem e valores. Porque eu acho que é isso que uma pessoa procura quando busca informações sobre Mochilão. Sendo que na maioria das vezes é a primeira experiência da pessoa com um; 
      Resumo: 
      Tipo de transporte: ID JOVEM e carona pelas br da vida.  
      Hospedagem: Couchsurfing e voluntariado em hostel.
      Alimentação: Fazia compras para preparar minha própria comida ou às vezes eu comprava PF (mas comprar PF sai mais caro)
      Valor em dinheiro que levei: R$ 550,00.
      Duração da viagem: 54 dias.
      Quantidade de estados: 3 Estados e uma pequena parada em Brasília.
       
      SOBRE HOSPEDAGEM, TRANSPORTE PARA SAIR DO MEU ESTADO E ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO DESTINO; PERNAMBUCO: Então, meu mochilão começou quando eu saí de Belém, que é a cidade que eu moro, no dia 04/07/2019, ruma à Pernambuco. Fui de ônibus usando o ID jovem, de passagem de Belém para Recife eu paguei 3,50. Isso, três reais e 50 centavos. Esse valor corresponde à taxa de pedágio que é cobrado pela empresa de ônibus, apenas. Quando eu cheguei em Recife fiquei hospedada na casa de um casal que consegui estadia pelo Couchsurfing. O tempo que passei na casa deles foi incrível, pessoas super legais. Com o mesmo aplicativo consegui estadia para passar um final de semana em Olinda, em uma pousada localizada bem no centro histórico. Também não paguei nada para ficar hospedada, apenas tinha que ajudar a moça que trabalhava na cozinha com serviços bem simples pela parte da manhã. Ah, e sobre alimentação, essa era por minha conta. (Talvez o seu anfitrião não tenha problema em ajudar nesse quesito com algumas coisas, mas também ninguém gosta de gente folgada né, se tu tiver condições de comprar a tua comida é muito melhor, caso contrário é bom você avisar à pessoa que vai te receber que vais precisar de alimentação também).
      OBS: Couchsurfing é uma plataforma que possibilita a troca de hospedagem em qualquer lugar do mundo. Na época era totalmente gratuita quando usei, agora o app tá cobrando uma contribuição de R$ 4,99 mensal ou R$ 29,99 anual por conta da crise do corona vírus.
      ROTEIRO: Quando estive em Pernambuco conheci Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Praias do litoral de Cabo de Santo agostinho: Calhetas e Gaibu (caara, as praias mais lindas que conheci até hoje, e por não serem tão famosas quanto Porto de Galinhas, elas não são taão movimentadas, o que eu acho ótimo) e vila de Nazaré. Isso em uma semana, que foi o tempo que passei em Pernambuco. 
      TRANSPORTE PÚBLICO: Como eu fui com um amigo que sabia tocar banjo e eu enrolava no Maracá, optamos por não pagar passagens em transporte público e sim pedir para os motoristas deixarem a gente subir e tocar Carimbó nos ônibus. E assim, essa ideia deu super certo, tanto que a galera até ajudava com uns trocados, o que ajudou muito a gente na viagem. Sobre o valor de passagem de ônibus urbano não vou saber falar do custo, pois não tive essa experiência. Porém, fica a dica: Toquem nos ônibus ou subam pra vender algo. 
      SAÍDA DE PERNAMBUCO RUMO À BAHIA:  Saí de Pernambuco de carona, com a intenção de descer até a Bahia. Porém, no primeiro dia consegui carona com um caminhoneiro que tinha como destino Maceió, aceitei porque isso ia me deixar mais próxima do meu destino, né. Tive que ficar uma noite em Maceió para poder partir no outro dia. 
      Fiquei em uma Pousada de beira de estrada que custou R$ 40,00 no total pra dormir eu e meu amigo em um quarto com duas camas. 
      Jantei em um Restaurante que o PF custava R$ 10,00.
      No outro dia peguei mais duas caronas Alagoas-Sergipe Sergipe-Bahia e cheguei na Bahia, finalmente.  Passei uma semana em Salvador, consegui hospedagem no Couchsurfing, alimentação por minha conta, fazendo compras e preparando minha própria comida, de transporte usei o mangueio kk pedindo pra subir e tocar. Depois de uma semana, saí da bahia e voltei à br para pegar carona. Consegui diversas caronas no mesmo dia e cheguei na Chapada Diamantinaa. 
      NA CHAPADA DIAMANTINA:  Não consegui estadia com o couchsurfing na Chapada, tive que pagar uma semana de Hostel. 
      VALOR DO HOSTEL: 15 Reais a diária (pedindo desconto)
      ALIMENTAÇÃO: Comprava minha comida e preparava. 
      GUIA: É necessário guia apenas em algumas trilhas em outras tem como fazer de boas usando o gps. 
      DICA DE APP: MAPS ME Nele tem como usar o gps da localidade que tu se encontra sem internet. 
      SAINDO DA BAHIA RUMO GOIÂNIA: Saí da Chapada Diamantina de carona com inumeráveis pessoas, carona com caminhoneiro e carro particular, e passei perrengues, porque a Bahia é imensa. Levei 4 dias pra chegar em Goiânia.
      Nesse percurso nem sei quantas caronas peguei, foram muitas. Em nenhum momento precisei pagar pousada, até porquê nem tinha como, pois a grana já tava curta. Na primeira noite dormi na casa da família de um rapaz que me deu carona quando ainda estava indo para Chapada, Na segunda passei a noite em um posto de gasolina, Na terceira noite dormi na casa de um amigo que conheci com a experiência de carona também, isso em Brasília. (aproveitei pra comprar logo minha passagem de volta pra belém quando eu estava em Brasília) E por fim, no quarto dia consegui a carona para Goiânia. Em Goiânia passei quase algumas semanas, fiquei na casa de um amigo, apenas ajudando com a alimentação, no trasporte também não gastei nada.
      GOIÂNIA ATÉ A CHAPADA DOS VEADEIROS: De Goiânia até a Chapada dos Veadeiros, por muita sorte, tive só uma carona. Consegui carona com um fazendeiro que tinha uma propriedade próximo da cidade que eu ia ficar. Ele me deixou até a cidade que era meu destino, lá eu fiquei hospedada em um hostel onde trabalhei como voluntária em troca de estadia. Nos dias eu que trabalhava as minhas refeições eram por conta do hostel. A dinâmica de trabalho era a seguinte, eu trabalhava um dia e folgava dois. Passei uma semana na Chapada do Veadeiros, conheci a cidade de Cavalcante e Alto Paraíso. 
      FINAL DA VIAGEM: Saí da chapada dos Veadeiros de carona também, e fui até Brasilia. Lá eu passei apenas uma noite e no outro dia embarquei de volta pra Belém. A passagem que eu comprei foi com o ID Jovem, paguei apenas R$ 5,00. Ah, eu comprei com antecedência, sempre tens que comprar a passagem com usando o id com antecedência, não deixa pra comprar na hora senão vais te ferrar. 
      Enfim, minha experiência foi essa, espero ajudar em alguma coisa, é nooós!

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