Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru | Clássico - SET/2012 - 33 dias |


Posts Recomendados

  • Membros

Caros amigos de mochila!

 

Antes de mais nada, agradeço imensamente a todos que me ajudaram a compor esse roteiro, em especial Helderzito, Varga, LiCo, LeoRJ, que deram dicas excelentes e que indicaram caminhos para que pudesse fazê-lo.

 

Eu e minha noiva, embarcamos dia 07 de Setembro para La Paz e retornamos dia 09 de Outubro, por La Paz também, para o Brasil.

Vamos pela BoA - Boliviana de Aviacion, conseguimos ida e volta por R$ 750,00 por pessoa.

Decidimos começar por La Paz, para fazer algumas compras por lá, por dicas que pegamos aqui no mochileiros.com.

 

Este abaixo, é o roteiro que montei.

Obviamente sei que não se segue um roteiro ao pé da letra, na vida de mochila e imprevistos ::ahhhh:: que levamos, mas esse é o "guia base" :D , para a trip!

 

Inclusive coloco ele ai com a ideia dos passeios que pretendemos fazer em cada local, além de como nos deslocaremos.

 

Posto ele agora para vocês, e conto mais uma vez com uma ajuda ::sos:: , as dúvidas estão abaixo da figura, tá?

 

20120524183112.png

 

AS DÚVIDAS:

1) SAN PEDRO DO ATACAMA, não sei se vale ir até o SPACE OBSERVATORY, vale?

2) Em AREQUIPA, o mochila cargueira, fica no hostel para o trekking de dois dias para o CANION DEL COLCA, certo?

3) Em ICA, dois dias são o suficiente, ne?

4) Não sei se devo ir até Lima, o que acham? Acho que é muito gasto só para ir até Cuzco, né?

5) Eu deveria ir direto de ICA até CUZCO de ônibus? É uma economia, não?

Cuzco, Machu Picchu que eu coloquei ai no roteiro, não sei se foi pela maneira correta. Gostaria de uma opinião de vocês. Não sei se me confundi com os deslocamentos lá dentro.

6) MACHU PICCHU com o HUAYNA PICCHU devemos estar na fila as 02h00 da manhã mesmo? Subo cedo e desço no final do dia, correto?

7) Em PUNO eu chego as 06h00 da manhã e parto para COPACABANA no mesmo dia a noite, é certo isso?

8) EM COPACABANA, vale ficar mais de um dia?

 

DÚVIDAS MAIS CRUÉIS:

1) Não fiz reserva para nada de Machu Picchu (quer dizer, trem, nada mesmo) pelo que li - uns dizem que é melhor fazer antes, outros que não - enfins ... não fiz. Isso é perigoso? Dá para conseguir entradas chegando em Cuzco?

2) O único albergue que já fizemos reserva é o Loki em LA PAZ. Os demais eu posso ir escolhendo durante a viagem, certo? Não é tão difícil encontrar, também né?

3) Com relação a $$$$, pelo que entendi é melhor levar tudo em DOLAR que conseguimos mais grana local, certo?

 

Bom galera, acho que era isso.

 

Mais uma vez valeu pela ajuda.

 

Assim que eu estiver com tudo praticamente fechado, roteiro montadinho com custos e tudo mais, envio para vocês.

E o relato da volta da viagem também garanto que vocês o terão! Com fotos, videos e tudo mais.

 

Aguardo vocês!!!!

 

Grande Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Dchicote,

 

eu vou ao Peru em setembro, mas pelo que tenho lido, é melhor comprar as passagens do trem antes sim. Eu ja vi horarios em agosto que ja estão esgotados.

Sobre o Huayna Picchu, o que li é que abre em dois horarios, as 8:00 e as 11:00. Tem um limite de pessoas, em alta temporada pode encher mais, mas nunca li sobre ter que chegar as 2:00. Eu entendi que quem ja estiver em Aguas calientes consegue chegar mais cedo e ir no primeiro horario que é mais vazio, menos turistas..

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sempre melhor levar dolar, mas nao leve todo dinheiro em cash, leve um cartao seu ou faça um visa travel money, sem custo.

Eu, quando viajei, nao reservei nada e consegui vagas em quase todos, menos em Santiago que tava lotado. A dica é sempre ter mais 2 opcoes de hostel/hotel pra evitar imprevistos desse tipo..

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, Dchicote!

 

Vou tentar ajudar com os lugares por onde passei:

 

Dúvidas:

1) Eu acho que vale a pena sim, fui e gostei. Mas tem muita gente que não gosta.

Nos próximos dias estarei escrevendo sobre isso no relato que estou fazendo (link na minha assinatura), daí vc pode ter uma idéia melhor da minha experiência, mas como disse acima, é muito pessoal, então depois de ler tire suas próprias conclusões... rs

5) Não sei se o seu esquema de viagem é fazer tudo na maior tranquilidade possível, mas se quiser ganhar tempo, vou sugerir o roteiro que todo mundo indica e que foi o que eu fiz, nisso vc ganharia um ou dois dias na sua viagem:

27/set -> Passeio de Cuzco para o Vale Sagrado - passando por Pisaq (feira e ruínas) e Ollantaytambo (ruínas). Desceria em Ollanta e não iria para Chinchero (que é quase unanimidade que não vale a pena visitar).

No dia 27 mesmo à noite pegaria o trem de Ollanta para Águas Calientes (2h de trajeto) e dormiria em Águas Calientes.

28/set -> Acordar cedo, pegar o ônibus pra Machu Picchu, visitar as ruínas e subir Huayna Picchu.

De tarde, tomar o ônibus de volta para Águas Calientes e à noite tomar o trem de volta para Ollanta.

Chegando em Ollanta, tomar um táxi (que pode ser compartilhado) até Cuzco.

Não sei se te ajudei ou confundi mais, mas qualquer dúvida é só perguntar... rs

6) Para subir o Huayna Picchu não é mais necessário madrugar.

No entanto, é necessário comprar o ingresso já com essa opção e, nesse caso, te aconselharia a comprar com antecedência, pois pode esgotar já que o limite de 400 pessoas por dia continua.

Há dois horários para subida: 7h ou 10h. Muita gente recomenda pegar o das 10h pois às 7h geralmente há neblina.

No meu caso confirmei isso. Quem subiu às 7h foi com neblina e não deve ter visto muita coisa, já no meu horário o céu começou a limpar e quando cheguei lá já estava 100%.

8 ) Mais uma coisa relativa. Depende muito do que vc pretende fazer por lá. Se for só para a Ilha do Sol dá pra fazer em um dia só (como foi o meu caso).

Já se pretende fazer outros passeios, conhecer a cidade, aí seria melhor pelo menos um pernoite (na ilha ou em Copa mesmo).

 

Dúvidas mais cruéis:

1) Fui em uma só, mas pelo que percebi as agências por lá "fazem qualquer negócio"... rs

O risco é ter que pagar mais caro e/ou ter que ir em horários em que vc perde bastante tempo que seria útil no passeio em si.

No meu caso fiz um misto: comprei as passagens de trem e o ingresso pra Machu Picchu (com Huayna Picchu) por aqui e o restante (transporte e boleto turístico) fechei por lá mesmo.

2) Eu fui com tudo reservado, mas sem nenhum pagamento antecipado. Reservando antes é certeza pagar um pouco mais caro, mas ganha-se tempo (que era o meu objetivo).

Por outro lado, procurando na hora, perde-se um tempo e paga-se mais barato. Acho que em setembro não tem muito problema de conseguir vaga.

3) Com certeza dólar é o mais fácil. Fiz assim e não me arrependo, foi tranquilo trocar em todos os locais por onde passei.

Já se vai pegar uma cotação favorável ou não, aí é questão de momento, não dá pra dizer como estará em setembro... rs

 

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gi_Souza, Iderley ...

Valeu por responderem.

 

Iderley,

Com relação a Cuzco/Machu Picchu.

Vamos ver se eu entendi direito:

Você está dizendo que no dia que eu chegar de LIMA as 07h00 (esse dia eu descanso e compro o bilhete do Valle Sagrado para o outro dia).

No dia seguinte durante o passeio peço para descer em Ollanta (deixo a cargueira em Cuzco e vou com uma de ataque para MP), e já a noite vou para Aguas.

Dormir em Águas, acordar cedo e ir para Machu Picchu - tipo acordar as 04h00, pegar o busão para Machu Picchu (posso subir a pé também, né?), visitar as ruínas, fazer o Huayna (mesmo que eu suba as 07h00, ou pegue essa senha, eu posso ficar lá até as 10h00 da manhã se quiser? Não tem um tempo para descer, tem?) ...

De tarde (que horas mais ou menos pode sair de lá?) sair de Machu Picchu, descer com o ônibus até Águas. Pegar o trem até Ollanta. Van/táxi até Cuzco!

 

Valeu.

Grande Abraço, Galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, Dchicote!

 

Sobre Cuzco/Machu Picchu é exatamente isso!

 

Quanto a subir a pé de Águas Calientes pra Machu Picchu, eu não recomendo... rs

Não fiz a pé, mas é um trajeto bem longo e íngreme. Os micro-ônibus sobem em cerca de 20 minutos, então a pé deve dar, pelo menos, de uma a duas horas.

Daí, chegar cansado disso tudo e ainda encarar o Huayna Picchu eu acho que só se vc estiver com o orçamento bastante apertado.

 

Quanto ao tempo de permanência no Huayna Picchu, acho que não tem, ninguém falou nada antes de subir e não fica ninguém lá em cima "fiscalizando".

Mas depois de um tempo lá no cume, acho que menos de uma hora no meu caso, "comemorando a subida", já bate logo uma vontade de voltar e ver o restante das ruínas.

 

Machu Picchu fica aberto até as 17h, mas bem antes disso eu já tinha subido o Huayna Picchu e andado pra lá e pra cá pelas ruínas por vááárias vezes... rs

Então saí de lá por volta de 15h, dá tempo suficiente pra ver tudo e ainda dar uma volta por Águas Calientes antes de pegar o trem.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tá lindo seu roteiro... vai na fé que vai ser show! =)

 

Tentando responder:

 

AS DÚVIDAS:

 

2) Em AREQUIPA, o mochila cargueira, fica no hostel para o trekking de dois dias para o CANION DEL COLCA, certo?

Certo!

 

4) Não sei se devo ir até Lima, o que acham? Acho que é muito gasto só para ir até Cuzco, né?

Eu fui p Lima e gostei, mas assim... dá pra tirar (se for por grama, tempo, essas coisas importantes..)

 

5) Eu deveria ir direto de ICA até CUZCO de ônibus? É uma economia, não?

Hmmm... dá uma buscada no preço do voo... Pq anda ficando meio pau a pau se vc comprar com antecedencia

 

Cuzco, Machu Picchu que eu coloquei ai no roteiro, não sei se foi pela maneira correta. Gostaria de uma opinião de vocês. Não sei se me confundi com os deslocamentos lá dentro.

6) MACHU PICCHU com o HUAYNA PICCHU devemos estar na fila as 02h00 da manhã mesmo? Subo cedo e desço no final do dia, correto?

Olha, quando eu fui era assim, mas agora se eu nao me engano vc já COMPRA a subida pra HP... aí nao precisa madrugar tanto..

 

7) Em PUNO eu chego as 06h00 da manhã e parto para COPACABANA no mesmo dia a noite, é certo isso?

Nem chega a ser a noite... umas 2 da tarde... o tour das islas flotantes leva meio dia apenas

 

8) EM COPACABANA, vale ficar mais de um dia?

 

DÚVIDAS MAIS CRUÉIS:

1) Não fiz reserva para nada de Machu Picchu (quer dizer, trem, nada mesmo) pelo que li - uns dizem que é melhor fazer antes, outros que não - enfins ... não fiz. Isso é perigoso? Dá para conseguir entradas chegando em Cuzco?

Eu reservei (de cagona pq eu fui no centenário da descoberta de MP) mas vi gente p caramba resolvendo td na hr... acho que nem eh perigoso não, no maximo te atrasa um pouco o roteiro, o que eh normal nessa região, vá tranquilo quanto a isso... rs

 

2) O único albergue que já fizemos reserva é o Loki em LA PAZ. Os demais eu posso ir escolhendo durante a viagem, certo? Não é tão difícil encontrar, também né?

Tranquilo achar! Mas vai no Loki em Cuzco que eh bonzaço!! =D (o de la paz eh bom tb!)

 

3) Com relação a $$$$, pelo que entendi é melhor levar tudo em DOLAR que conseguimos mais grana local, certo?

Siiiiiiiiiiiim

 

Acho que eh isso

 

Boa sorte! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Iderley e Camilalisboa, valeu pelo help de vocês! ::otemo::

 

IDERLEY, valeu pela ajuda com MP.

Agora tá tudo mais claro na minha cabeça mesmo!

Deu para entender que dá para subir em MP as 07h00, ver as ruinas, subir o HP, voltar para as ruínas, descer antes das 17h00 ir p/ Aguas Calientes, pegar o trem para Ollanta e ir para Cuzco, tudo no mesmo dia. Eu estava pensando em ficar em Aguas ou Ollanta na volta para aproveitar uma das cidades. Acha que vale a pena?

 

CAMILALISBOA, acha mesmo que tá lindo o roteiro? Rsrsrsrs ....

A idéia de tirar lima, era mais por grana e um pouco de tempo também.

Pelo que eu pude pesquisar, não existem vôos de ICA para CUZCO, né? Somente de LIMA, correto?

 

A idéia de ir para Lima, era mais para não ficar 24horas dentro do ônibus até CUZCO, caso eu partisse de LIMA.

Mas se for para economizar, acho que vale. Só to um pouco tenso com um relato que li, que as estradas de ICA/CUZCO estão péssima ... e que o caminho é perigoso.

 

Enfins ... falta decidir isso mesmo!

 

Valeu galera.

Beijos e Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

as estradas tanto no peru, quanto na bolívia são meio precárias, acho que por qualquer caminho que vc fizer vão ter momentos trashs... rs

 

e sim, acho que tá bom o roteiro! na hora vc vai mudar tudo mesmo, hahahahaha...=P

 

sobre lima, é, pra ganhar tempo e dinheiro compensa tirar sim... e dá uma pesquisada nos voos, nem paguei muito caro na passagem lima - cuzco pela taca/avianca.

 

é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Iderley e Camilalisboa, valeu pelo help de vocês! ::otemo::

 

IDERLEY, valeu pela ajuda com MP.

Agora tá tudo mais claro na minha cabeça mesmo!

Deu para entender que dá para subir em MP as 07h00, ver as ruinas, subir o HP, voltar para as ruínas, descer antes das 17h00 ir p/ Aguas Calientes, pegar o trem para Ollanta e ir para Cuzco, tudo no mesmo dia. Eu estava pensando em ficar em Aguas ou Ollanta na volta para aproveitar uma das cidades. Acha que vale a pena?

 

CAMILALISBOA, acha mesmo que tá lindo o roteiro? Rsrsrsrs ....

A idéia de tirar lima, era mais por grana e um pouco de tempo também.

Pelo que eu pude pesquisar, não existem vôos de ICA para CUZCO, né? Somente de LIMA, correto?

 

A idéia de ir para Lima, era mais para não ficar 24horas dentro do ônibus até CUZCO, caso eu partisse de LIMA.

Mas se for para economizar, acho que vale. Só to um pouco tenso com um relato que li, que as estradas de ICA/CUZCO estão péssima ... e que o caminho é perigoso.

 

Enfins ... falta decidir isso mesmo!

 

Valeu galera.

Beijos e Abraços!

 

Fala, Dchicote!

 

Se depois de reorganizar o roteiro vc ficou com tempo sobrando acho que vale a pena ficar em uma dessas cidades sim.

Eu usaria o dia extra em Águas Calientes ou Cuzco, mas se não me engano, vi a Camila recomendando, em outro tópico, um dia em Ollanta.

Aí a decisão fica contigo... rs

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...