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Fim de semana em Pirenópolis-GO (com Festa do Divino)

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Desde uma viagem que fizemos no ano passado para Goiânia e Goiás que tínhamos vontade de conhecer a cidade histórica de Pirenópolis. Na verdade, a programação inicial incluía Goiás e Pirenópolis, as duas principais cidades históricas da região, num mesmo fim de semana. Depois, pesquisando melhor, achei que ficaria corrido e optamos, naquela época, por Goiás. Haveríamos de conseguir novas promoções de passagens aéreas para este ano – e conseguimos. Então agora foi a vez de Pirenópolis.

 

E o mais sensacional é que, mesmo tendo comprado os bilhetes meses atrás, calhou de termos comprado exatamente para o fim de semana da abertura das Cavalhadas na Festa do Divino! Só fiquei sabendo disso uns 10 dias antes da viagem.

 

Chegamos em Brasília na sexta à noite. Jantamos uma boa pizza e fomos dormir. Sábado de manhã cedo, antes de ir para Pirenópolis, passamos por dois lugares que não tínhamos conhecido na viagem anterior: a Catedral (estava fechada para reforma quando estivemos lá no ano passado) e o Santuário Dom Bosco.

 

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Interior da Catedral de Brasília

 

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Panorama de dentro do Santuário Dom Bosco, em Brasília

 

De lá, partimos para Pirenópolis. No caminho, paramos para admirar o Salto Corumbá, entramos rapidamente na cidade de Corumbá de Goiás e depois seguimos viagem.

 

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Salto Corumbá

 

Em Pirenópolis, logo que chegamos estava rolando a saída dos mascarados pela cidade. Largamos carro na pousada e fomos passear pela cidade.

 

Passeamos muito pelo centro histórico, com destaque para a Rua Direita, com muitas casas históricas com fachadas bem preservadas.

 

A chamada rua do lazer (Rua do Rosário) é onde você encontra restaurantes em série. Mas cuidado, alguns deles tinham preços proibitivos. Na verdade você encontra restaurantes, lanchonetes e bares por quase todas as regiões do centro histórico da cidade.

 

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A Rua do Lazer, em Pirenópolis

 

Chegamos mais ou menos na hora da soltura dos mascarados, personagens importantes da Festa do Divino. Os mascarados, tradicionalmente, representam a rebeldia e fazem bagunça pela cidade.

 

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Mascarados nas ruas!

 

No começo da noite, ficamos esperando uma procissão que a galera local disse que haveria -- fazia parte da Festa do Divino. Mas o tempo foi passando, uma missa que rolava na Igreja da Matriz (lotada!) não terminava nunca (e precedia a tal procissão) e a fome batia. Desistimos de esperar e fomos jantar a famosa pizza quadrada do lugar.

 

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Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de 1728, considerada a mais antiga de Goiás

 

Logo que terminamos a pizza, vimos a procissão descendo a rua. Corremos para nos juntar à galera e, logo a seguir, começou uma bela queima de fogos de artifício. Muito legal! Fomos dormir, mas escutamos queima de fogos durante toda a madrugada. Acho que muita gente virou a noite na cidade.

 

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Espetáculo de fogos de artifício da Festa do Divino

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No domingo de manhã, seguimos em direção à Reserva Ecológica Vargem Grande, para conhecer a Cachoeira do Lázaro. O lugar tem também outra cachoeira, a de Santa Maria. O obstáculo é que é cobrada uma salgadíssima entrada de R$ 20 por cabeça. É de espantar mesmo -- ao menos para mim, que não tenho costume de pagar tudo isso para entrar em cachoeiras. De qualquer forma, fomos e foi muito bom. Chegamos bem cedo, não havia ninguém no Lázaro. Curtimos a cachoeira e depois descemos para a de Santa Maria, que já tinha uma galera estirando toalhas na areia (lá tem uma praiazinha). Entendi que o programa ali é de dia inteiro, tal qual a galera que vai à praia no Rio para passar o dia. Esse não é o nosso esquema, de modo que, depois de curtir um tempo nas cachoeiras, voltamos para a cidade.

 

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Cachoeira do Lázaro

 

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Cachoeira de Santa Maria

 

Fomos para o Campo das Cavalhadas, onde haveria a abertura das Cavalhadas. O Campo é na verdade o estádio local, literalmente! Talvez a galera jogue futebol ali no restante do ano, não sei, mas naquele dia o campo estava todo pintado com cal para as Cavalhadas.

 

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Panorâmica do estádio das Cavalhadas

 

O evento é gratuito e basicamente compreende algumas apresentações, desfiles, e a encenação das Cavalhadas (uma guerra entre Mouros e Cristãos).

 

Havia um narrador/locutor que ficava nas arquibancadas e outro que ficava no campo. O som ia para os altos falantes e todos podiam ouvir perfeitamente (ao menos na arquibancada, onde eu estava). Volta e meia havia algum tipo de conflito entre os dois locutores -- coisa leve, como um estar falando e o outro começar a falar no meio --, o que tornava a coisa divertida.

 

Numa determinada hora, o locutor de campo começou a pedir para os mascarados saírem de campo (tudo isso saindo no alto falante para todo o estádio!) porque foi combinado com eles um determinado horário, e eles estavam atrasando e tal. Os mascarados em sua maioria seguiram ignorando e permaneciam no gramado dando voltas (estavam a cavalo). Saíram uns 10 minutos depois, a despeito da insistência do narrador.

 

Numa outra hora, quando já estávamos indo embora, começou a rolar alguma música sertaneja (universitária? “urbana”? Eu não conheço, mas parecia ser o sertanejo que toca em grandes cidades). E lá veio o locutor do campo reclamar: “Isso aqui é uma festa ruralista, de pessoas do campo! Tem de tocar música ruralista!” Rapidamente tiraram a que estava tocando e puseram outra, realmente de caráter mais regional.

 

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Fotos diversas das Cavalhadas

 

Muito interessante curtir essa festa tão tradicional do interior do Brasil. Ficamos lá por umas 2 horas e, ao fim da encenação, voltamos para a cidade para comer alguma coisa antes de pegar estrada de volta.

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Considerações gerais:

 

Estrada: Fomos pela BR-070, que continha algumas pequenas crateras. Estão tapando buracos pela estrada. Há uma alternativa que dizem ser bem melhor (no entanto, um pouco mais longa), por Albadiânia.

 

Mascarados: Eles andam pela cidade fazendo bagunça mesmo, só que regado a muito álcool e, bizarro!, pedindo dinheiro para todo mundo.

 

Som automotivo: Vi MUITA gente passando de carro com o som nas alturas. Toda hora passava um. Tinha vezes que vinham dois em sequencia. Vi muito lugar também com placas “proibido som automotivo”. Parece ser uma moda local, mas que não agrada a todos.

 

 

Para ler o relato no blog da Katia, com MUITO mais fotos, clique aqui.

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psoares, foi na pousada mais em conta que vi na época via booking.com (mas não me lembro o nome).

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    • Por natan.cruz
      Olá amigos tenho uma viagem de 10 dias programada para fevereiro de 2019 a Brasília e Goiás.
      A princípio faria Brasília e Alto Paraíso de Goiás. 
      Porém um amigo decidiu ir  junto  e ele não está acostumado com trilhas e por isso decidimos Pirenópolis. 
      O que sugerem 05 dias em Brasília e 05 em Pirenópolis? No caso faremos todo nosso deslocamento de ônibus. 
      É possível fazer muita coisa no DF além dos palácios ? Pirenópolis é uma boa opção ? 
      Desde já os agradeço!
    • Por khumbu_
      Esta pequena cidade histórica, incrustada aos pés da Serra dos Pireneus, no interior de Goiás, é cercada de morros, com dezenas de cachoeiras. Tombada como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, mantém seu aspecto antigo e bucólico - retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.
      SUGESTÕES AOS VIAJANTES

      *Traga calçados confortáveis - Pirenópolis é uma cidade pequena, calçada com pedras e cercada de montanhas. Portanto caminhar aqui, em pedras, subindo e descendo, é praticamente obrigatório.
      *Traga boné ou chapéu e filtro solar - O sol é forte quando aparece.
      *Traga quarda-chuva ou capa - se for tempo de chuva (outubro a março).
      *Venha de roupas apropriadas - cachoeiras tem mosquitos, trilhas tem capins que riscam as pernas e o sol queima os ombros. Lembre, cachoeira não é piscina e nem praia.
      *Venha de carro apropriado - nossos melhores atrativos são rurais e as estradas nem sempre estão boas.
      * Não vacile nos feriadões - apesar da criminalidade aqui ser baixa, em feriadões malandros podem visitar nossa cidade.
      * Venha com tempo - para conhecer bem Pirenópolis são necessários vários dias.
      * Procure contratar um guia - é mais seguro e confortável, você perde menos tempo e conhece bem melhor. Vá ao CAT-Centro de Atendimento ao Turista.
      Abraço a todos,
      Rogério Félix
    • Por thiago gentil
      Pequena cidade no interior de Goiás, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. Um retrato vivo da história Goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.
       
      Uma das mais belas cachoeiras, a Cachoeira do Abáde, Situada na fazenda cabaçais, tem uma queda d’água de 21 metros, o acesso é feito pela estrada dos Pirineus, segue fotos.
       
       
      Entrada da cachoeira.

       
      Primeira vista da caxu, vista da trilha.

       
      Natureza perfeita.

       
      Uma das cachoeiras que mais gosto...

       
      Água quentinha...rssss

       
      Irmandade!!

       
      Sem comentários.

       

       
      Há dez anos que vou nessa cidade tão maravilhosa que é Pirenópolis, precisando de informações sobre a cidade fiquem a vontade, msn: [email protected]
       
      valeu!!
    • Por Átila Ximenes
      Andar pelas ruas da cidade é o melhor passeio, pois a cidade foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN em 1989, Pirenópolis conta com Centro Histórico riquíssimo com casarões e igrejas do século XVIII, e prédios de uma imensa beleza arquitetônica como o Teatro e o Cine Pireneus.
       

       
      Quando cheguei em Piri tive uma surpresa, estava rolando o III Encontro Internacional de Fotografia de Pirenópolis, por isso a grande quantidade de turistas estrangeiros na cidade. Assim que cheguei lá perguntei a uma mulher onde ficava a Praça do Coreto, e ela respondeu: I don´t speak portuguese. Ah tah beleza! Sorry hehe... No domingo fiquei um tempão no Cine Pireneus, onde acontecia o encontro, então não tive tempo de conhecer nenhuma cachoeira.
       
      Auto Viação Goianésia - Como Chegar
       
      Valor: R$ 21,00 (valor já com a taxa de embarque - Saindo de Brasília).
      03 horas de viagem (o ônibus vai parando em cada cidade para pegar passageiros).
      Telefone da loja da Goianésia em Pirenópolis (62) 3331.2765
       
      Saindo da Rodoferroviária. No plano piloto você pode pegar o metrô (R$ 2,00) e descer na estação Shopping (é a 10ª parada) de frente para a estação do metrô é a Rodoferroviária.
       
      Fui no sábado, no ônibus de 10h cheguei em Piri 13h. O ônibus da ida é muito bom, mas o da volta é péssimo. (Nunca volte de Piri para Brasília no ônibus de 15h30 de domingo, é sem ar condicionado e entra muita fumaça).
       
      Hospedagem
      Camping Roots
      Rua dos Pireneus, 95 (Próximo a Praça do Coreto)
      Na rodoviária tem um ponto de moto táxi, custa apenas R$ 3,00 para o camping. Andando fica um pouco longe, acho que mais de 1km.
       
       
      Camping Roots
       
      Valor da diária R$ 20,00 (todos acham o valor alto) gostei de lá, o banheiro era limpo e tinha chuveiro com água quente, porém, não tem segurança alguma. A noite a pessoa que fica na recepção vai dormir. Achei muito inseguro.
       
      Alimentação
       
      Não deixe de comer a coxinha (espetacular) da loja vizinha da loja da Goianésia, uma delícia.
      Na Praça do Coreto a noite a feirinha de artesanato e comidinhas bomba! Muita coisa gostosa, lá eu peguei uma torta de frango com suco de hortelã.
      Tomamos café da manhã em uma mercearia, não lembro o nome, fica próximo a ponte. Pão de queijo com coca-cola.
      Na Rua do Lazer tem dezenas de bares e restaurantes, mas como eu estava no estilo mochilão econômico, não parei por lá!
       
      Todas as fotos estão no: http://picasaweb.google.com.br/atilaximenes
    • Por Shirley Oliveira
      Olá galera... eis aqui um breve relato sobre Pirenópolis e Corumbá...
      Eu já havia traçado Pirenópolis como destino para este ano... mas veio a concretização quando apareceu uma promoção de hospedagem num site de compras coletivas... Pousada Cavalhadas, bem no centro da cidade em frente à igreja matriz... saiu 60,00 por duas diárias para cada.
      Sai de casa na sexta-feira 2/09 as 8:30 da manhã... passei pela Samambaia para pegar minha amiga e os pais dela e seguimos pela BR 060... a pista está um tapete... muito bom.
      Chegamos lá as 13 horas... enrolamos... era para ter chegado mais cedo... ãã2::'>
      Quando chegamos fomos almoçar lá pertinho mesmo 9,90 o almoço a vontade... dica... durante o dia tem vários restaurante bons e baratos... por kilo, a vontade... isso depende de cada bolso e gosto.
      Logo seguimos caminhando pela cidade toda de paralelepipedos... fomos ao rio, detalhe... não esqueçam do repelente... nós esquecemos e o resultado não foi nada bom
      A noite tem vários lugares para jantar e que tocam MPB... se vc não quer gastar muito fuja desta rua... rsrsr lá tem opção para quem quer gastar pouco tb... tem restaurantes que vendem uma panelinha... dá para duas pesssoas e custa em torno de 22,00. No sábado tem feirinha...
      Lá é muito tranquilo... a maioria dos carros dormem na rua mesmo... ninguém mexe. Vimos casas abertas... pessoas sentadas conversando... típico de cidade pequena.
      O forte mesmo de lá são as cachoeiras... os passeios tb tem para todos os gostos e bolsos rsrsr... Um cara nos ofereceu um guia por 100,00 para levar na cachoeira do Rosário, nos disse que as de bom Sucesso não era boa, que a água era rasa e não estava dando para tomar banho... ele queria era nossa grana.
      Optamos por ir nas cachoeiras da Fazenda Bom Sucesso... 10,00 por pessoa... eu particulamente gostei e muito a cachoeira das pedras, poço azul e bom sucesso eram fundas sim... poço azul 5 metros... bom sucesso 7 metros... pô como é que o camarada diz que não dá para tomar banho??? dá para se afogar direitinho isso sim
      Dica: Leve seu próprio lanche, bebida para lá... o almoço é super caro e muito sem graça.
      No domingo decidimos descer, subir sei lá rsrsr para salto corumba... entrada 20,00 por pessoa, almoço bom e 18,00 o kilo. E pra mim a melhor cachoeira...
      Lá tb tem uma gruta e para os fãs de piscina tb tem... quem quiser acampar é 28,00.
      Já havia acampado lá em 2008, mas foi em época de chuva... teve lugares que não deu para ir... agora em setembro estava bem mais seco... deu para aproveitar mais.
      Compensa muito ir... e vc não gasta muito.
      Olhem as fotos:
       

       

      Pensei que nem tinha mais tanto fusca...

       

       

      o rio da cidade... aquela mulher estava procurando ouro...
       

       

       

       
      CORUMBÁ
       

       

       

       

       



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