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Bolivia - Chile - Peru: 28 Dias - 9.000 Km - R$ 2.700,00 (De


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Leo,

 

Perdão, agora que vi esse post, mais ainda da tempo de responder.

 

Oi Maria Emilia,

 

Vi em outro tópico que vc prometeu seu relato até o fim do ano, não esqueça que eu, Allectus e mais uma galera de gente esperamos ansiosos por ele, com a sua "cara", cheio de detalhes e informações super relevantes.

O importante mesmo é que vc se divertiu e chegou sã e salva em casa. É o mesmo que esperamos pra nós!

Também vi que vc deu maiores detalhes sobre o trajeto até AC, passando pela Hidrelétrica no tópico de Cusco e Valle Sagrado que copio agora:

 

Tb tô super sem tempo e lhe peço desculpas por não ter respondido antes, mas seguem as primeiras dúvidas abaixo.Muito obrigado pela sua prestatividade.

1º Quanto sairia este pacote + trem ida e volta da hidrelétrica até AC, sem MP? A ecônomia total gira em torno de U$ 70,00 (em relação à ir de Ollanta > AC [trem PeruRail] e voltar por lá), mas perde-se praticamente 1 dia pra ir e outro pra voltar. Esta rota parece estar muito mais simples do que haviamos conversando antes, onde tinha que se fazer várias baldeações, mas além do custo, pq acha mais interessante esta alternativa? (pq to achando que os 2 dias que se perde valem mais que os U$ 70,00)

 

Preferi fazer pela hidro + trilha, pois na outra vez (2008) tinha ido da forma tradicional (passeio pela vale sagrado, ficando em olanta e depois seguir de trem até AC)

 

2º Em Cusco tô pensando em ficar no Piriwana, vc comentou sobre o "Pirwa del Corregidor" na calle suécia, mas ficou no Tambo de Monteiro. Entre os 3 qual acha melhor p/ quarto privado, independente do baño?

 

Fiquei no Tambo, pois no Pirwa del Corregidor, na calle Suecia, encostado na plaza de Armas, só tinha um quarto que ia vagar depois das 10 horas e o valor estava em 60 soles (com choro, para brasileiros ::mmm: ) por pessoa, no Tambo, pagamos 40 soles (para duas pessoas) por um quarto privado, com 4 camas, mais sem banho privado (adorei o quarto pois era enorme e de frente para a rua), o Piriwana não conheço :idea::idea::idea: ou não estou lembrando ::hein:

 

 

3ºMollendo estava na sua programação ou foi algo que descobriu por lá? o que tem de interessante além do mar?

 

Não estava em nossa programação, foi escolha de última hora para um final de semana a beira mar e se mostrou muito boa, embora a cidade só seja "agitada" no verão, quando esta lotada de banhistas, estão tivemos "praia particular" ::otemo::::otemo:: foi uma nova e ótima descoberta ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

 

4º Vc fez o trekking independente no Canyon del Coca seguindo as instruções do Sandro não foi? Dá mais detalhes?

Pelo que entendi vc pegou o bus da Andalucia até Cabanaconde (horário?) e dormiu por lá, acordou cedo e foi ao mirador del condor(?) e de lá pra San Galle? são pro mesmo lado? e de San Galle à Arequipa como vc foi? è fácil se perder no trekking?...bom são muitas dúvidas, mas pra que vc entenda: nosso grupo quer fazer o passeio pelo canyon, porém apenas eu e minha namorada queremos fazer trekking. Ao que parece, dormir em Cabanaconte para ir ao mirador é mais vantagem, pois podemos acordar um pouco mais tarde e as hospedagem parecem ser + baratas (tô falando besteira?), inclusive foi a opção de Cabanaconte que coloquei em meu roteiro. Meu grupo também quer curtir as piscinas de La Calera então fiquei pensando se dava pra conciliar parte do grupo em Chivay e La Calera enquanto eu e minha namorada fazemos o trekking até San Galle (dizem que lá também existem piscinas termais, verdade?) e então nos reuniriamos todoos para voltarmos até Arequipa. Será que expliquei bem? obs: que pousada supimpa essa tal de "La Casa de Santiago" heim?!

Sim, utilizei as opções descritas pelo Sandro.

 

Os ônibus para Chivay, Yanque e Cabanaconde (última parada) saem de Arequipa do TerraPuerto (que fica ao lado do Terminal Terrestre, que é onde vc vai chegar).

 

Eu chequei em Arequipa, vinda de Cuzco por volta das 7 horas da manhã e já comprei passagem para Cabanaconde para o horário das 8 horas na empresa Andalucia (tem mais duas empresa, a Señor de Milagros e outra que não lembro o nome), guardei minha mochila maior em um guarda volume do próprio terminal e levei só uma menor de ataque (para não ficar carregando peso), o ônibus depois de passar por várias cidades peuqenas e Chivay (por volta das 11/12 horas) chega em Cabanaconde por volta de 14/15 horas) lá é a última cidade da linha de ônibus normal no interior do canion, tb tem guias e prestadores de serviços que podem serem contratados para fazer as trilhas, pelo que me informei, tb algum tipo de transporte que saem até Sangalle, mais no fundo do cañion ou vc pode chegar lá pelas trilhas.

 

Estando em Cabanaconde, passeamos bastante por lá (a cidade é minuscula) chegamos até uns miradores que tem nos arredores da cidade (no hotel eles fornecem um mapa das redondezas) e no final da tarde já vimos vários condores retornando para seus ninhos, no outro dia cedo, o primeiro ônibus rumo ao mirador cruz del condor saí da plaza de armas (o centro da cidade, em frente a catedral) às 6 horas, é nesse ônibus que vão os vendedores, que fazem a feira no mirador, e os trabalhadores de um museu que esta sendo construido, antes do mirador, então quando vocês chegarem lá vai estar vazio de turista, somente você e os vendedores, lá pelas 7/8 horas e que começam a chegar as vans com as levas de turistas ::hahaha:: , aí é uma bagunça só ::xiu::

 

Como não fiz as trilhas lá, quando saí para o mirador já levei as mochilas e de lá, pechinchei nos vários ônibus/vans de turismo para conseguir dois lugares para voltar até Arequipa, eu e meu irmão conseguimos voltar por 20 soles cada (a primeira pedida foi 70 soles, aí vc faz cara de desentendido e diz que não, no final eles acabam aceitando) voltando desse jeito você faz as paradas do pacote, pagando 1/3 do valor do pacote contratado em Arequipa, pois normalmente o pacote de 1 dia para o canion saí por volta das 3 horas da manhã de Arequipa e vai direto para o mirador e na volta é que vai parando nos outros locais, inclusive em La Calera (as águas termais)

 

Necessitando de mais informações, estamos aqui.

 

MAria Emilia

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Ah Maria Emilia...faltou perguntar que horas a van te pegou no hostel na ida pra Aguas Calientes e que horas chegou em cusco na volta?

 

Obrigado,

 

 

Leo,

 

As vans saem da plaza Rigosijo (não sei como escreve) por volta das 9 horas da manhã e chegam na hidro antes das 16 horas, na volta vc pode sair no trem das 13h30h de AC e chega por volta das 21/22 horas em Cuzco.

 

Maria Emilia

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Oi Léo, eu não tinha visto ainda a atualização da sua planilha e tenho que dizer que está incrível, é de longe a mais completa que eu já vi... o.O

 

Tenho uma dúvida... você deixou em aberto o percurso La Paz - Uyuni com duas opções né... eu estou bem em dúvida quanto a isso, e apesar de já ler vários relatos sobre ônibus ser uma opção ruim, ainda estou em dúvida... você sabe dizer se o trem tem saída sexta feira? Eu vi no site que tem, mas tanta gente disse que não tem que fiquei em dúvida.. acho que mudou.

 

Fico preocupada com a estrada na Bolívia... atrasar e acabar perdendo um dia, mas... as vezes né... pode dar sorte e não ter problemas.

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Oi Léo, eu não tinha visto ainda a atualização da sua planilha e tenho que dizer que está incrível, é de longe a mais completa que eu já vi... o.O

Tenho uma dúvida... você deixou em aberto o percurso La Paz - Uyuni com duas opções né... eu estou bem em dúvida quanto a isso, e apesar de já ler vários relatos sobre ônibus ser uma opção ruim, ainda estou em dúvida... você sabe dizer se o trem tem saída sexta feira? Eu vi no site que tem, mas tanta gente disse que não tem que fiquei em dúvida.. acho que mudou.

Fico preocupada com a estrada na Bolívia... atrasar e acabar perdendo um dia, mas... as vezes né... pode dar sorte e não ter problemas.

 

Bárbara,

 

Eu vou de bus turístico da Todo Turismo justamente por causa da sua preocupação: atraso do trem!

O busão até que é bom, o ruim é a estrada Oruro-Uyuni, mas a possibilidade de atrasar é bem menor.

Como tb não quero perder um dia vou de bus pq saio de noitinha de LPZ e chego bem no fim da madruga em Uyuni, partindo na mesma manhã para o Salar.

O trem tb não é lá estas coisas, eu nunca peguei ele mas dizem que chacoalha demais e os atrasos são quase uma regra.

Existe trem de Oruro para Uyuni as sextas feiras sim! O horário é as 3 e meia da tarde em Oruro chegando em Uyuni lá pela meia noite. Neste caso vc teria de sair de LPZ no máximo no fim da manhã.

Eu deixei em aberto a opção do trem, caso a galera que me acompanha ache que o cansaço da viagem LPZ-Uyuni será demais para emendar o Salar na sequencia, assim teriamos como de chegar, dormir e no outro dia acordar e fazer o Salar descançados.

O ruim desta opção e que como temos de sair no fim da manhã perdemos o dia todo que poderia ser dedicado a algum passeio como donwhill ou chaclataya em LPZ e ainda corremos o risco de perder mais um dia caso o trem atrase muito, pois já vi relatos de atrasos de até 20 horas.

A confusão quanto aos horários do trem se dá principalmente para a volta deste trajeto, no trecho Uyuni-Oruro.

No site da companhia FCA aparece partidas as quartas e sábados, quando na realidade os horários corretos são meia noite de quinta e 7 da manhã de domingo

Espero ter ajudado

LeoTaco

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Preferi fazer pela hidro + trilha, pois na outra vez (2008) tinha ido da forma tradicional (passeio pela vale sagrado, ficando em olanta e depois seguir de trem até AC)

 

Não sabemos ao certo como vamos até MP. Muito provavelmente vamos pela hidrelétrica se conseguirmos um valor perto do U$$ 100,00 que pagou, pois se considerar em média U$$ 70,00 de economia por pessoa, dá uma diferença muito grande no bolso da galera toda junta. O que pesa é perder mais de um dia em deslocamentos...vamos decidir por lá.

 

Fiquei no Tambo, pois no Pirwa del Corregidor, na calle Suecia, encostado na plaza de Armas, só tinha um quarto que ia vagar depois das 10 horas e o valor estava em 60 soles (com choro, para brasileiros ::mmm: ) por pessoa, no Tambo, pagamos 40 soles (para duas pessoas) por um quarto privado, com 4 camas, mais sem banho privado (adorei o quarto pois era enorme e de frente para a rua), o Piriwana não conheço :idea::idea::idea: ou não estou lembrando ::hein:

 

Estamos praticamente decididos a ficar em um hostel chamado La Caja Mágica! Trata-se de um hostel de cunho social que reverte sua renda para projetos de alfabetização para crianças e cursos profissionalizantes para os adolescentes de Cusco. A idéia é legal, o preço tb (U$ 20,00 - matrimonial, baño compartido) e ainda há atividades dos pequenos nas dependencias do hostel, para que possa de fato se comprovar o intuito do turismo social do hostel. http://hostalcajamagica.com/bien-venido/

 

3ºMollendo estava na sua programação ou foi algo que descobriu por lá? o que tem de interessante além do mar?
Não estava em nossa programação, foi escolha de última hora para um final de semana a beira mar e se mostrou muito boa, embora a cidade só seja "agitada" no verão, quando esta lotada de banhistas, estão tivemos "praia particular" ::otemo::::otemo:: foi uma nova e ótima descoberta ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Entao posso desistir da idéia de praia particular...rsrsrs

Apenas por curiosidade já que não vou a nenhuma delas, mas qual acha uma praia melhor pra não sair mito deste roteiro circular que planejei: Iquique, Mollendo ou as parias da Região de Pisco e Paracas?

 

Sim, utilizei as opções descritas pelo Sandro.

Os ônibus para Chivay, Yanque e Cabanaconde (última parada) saem de Arequipa do TerraPuerto (que fica ao lado do Terminal Terrestre, que é onde vc vai chegar).

Eu chequei em Arequipa, vinda de Cuzco por volta das 7 horas da manhã e já comprei passagem para Cabanaconde para o horário das 8 horas na empresa Andalucia (tem mais duas empresa, a Señor de Milagros e outra que não lembro o nome), guardei minha mochila maior em um guarda volume do próprio terminal e levei só uma menor de ataque (para não ficar carregando peso), o ônibus depois de passar por várias cidades peuqenas e Chivay (por volta das 11/12 horas) chega em Cabanaconde por volta de 14/15 horas) lá é a última cidade da linha de ônibus normal no interior do canion, tb tem guias e prestadores de serviços que podem serem contratados para fazer as trilhas, pelo que me informei, tb algum tipo de transporte que saem até Sangalle, mais no fundo do cañion ou vc pode chegar lá pelas trilhas.

 

Vc sabe dizer qual o último horário de Chivay à Cabanaconde? dá pra sair de Arequipa, ir até Chivay, curtir La Calera pegar o bus pra dormir em Cabanaconde?

 

Estando em Cabanaconde, passeamos bastante por lá (a cidade é minuscula) chegamos até uns miradores que tem nos arredores da cidade (no hotel eles fornecem um mapa das redondezas) e no final da tarde já vimos vários condores retornando para seus ninhos, no outro dia cedo, o primeiro ônibus rumo ao mirador cruz del condor saí da plaza de armas (o centro da cidade, em frente a catedral) às 6 horas, é nesse ônibus que vão os vendedores, que fazem a feira no mirador, e os trabalhadores de um museu que esta sendo construido, antes do mirador, então quando vocês chegarem lá vai estar vazio de turista, somente você e os vendedores, lá pelas 7/8 horas e que começam a chegar as vans com as levas de turistas ::hahaha:: , aí é uma bagunça só ::xiu::

 

Justamente por isso que queremos ir dormir em Cabanaconde, por conta de não precisar madrugar e enfrentar masi 2 horas de bus pra chegar no mirador entupido de gente. Além disso passear por algum mirador de lá no fim da tarde pra ver o por do sol do canion.

 

Como não fiz as trilhas lá, quando saí para o mirador já levei as mochilas e de lá, pechinchei nos vários ônibus/vans de turismo para conseguir dois lugares para voltar até Arequipa, eu e meu irmão conseguimos voltar por 20 soles cada (a primeira pedida foi 70 soles, aí vc faz cara de desentendido e diz que não, no final eles acabam aceitando) voltando desse jeito você faz as paradas do pacote, pagando 1/3 do valor do pacote contratado em Arequipa, pois normalmente o pacote de 1 dia para o canion saí por volta das 3 horas da manhã de Arequipa e vai direto para o mirador e na volta é que vai parando nos outros locais, inclusive em La Calera (as águas termais)

 

Ótima e muito bem pensada dica

 

Necessitando de mais informações, estamos aqui.

MAria Emilia

 

Muito obrigado mais uma vez, mas.........E seu relato Maria????????????????????????

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ah...tô daquele jeito!!!

dolar, vtm, anvisa, seguro saúde, mochila, mulher dando trabalho por causa de sapato, caçando gente pra cuidar do dog, desbloqueia cartão, compra remédio, afff.....não acaba!!!! ::dãã2::ãã2::'>

É nessas horas a gente pensa que passeio de pacote fechado até que não é ruim, vai lá, paga e os caras resolvem tudo...até o que vc vai ver, onde vai ficar..tudo mesmo!

agora se vc vai curtir ou não é outra coisa.... ::lol4::

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