Ir para conteúdo

Dúvidas sobre o roteiro - Europa - 30 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos,

 

Eu estou planejando uma viagem de 30 dias (pegando metade de Março e metade de Abril) junto com meu namorado e a irmã. O nosso plano inicial é esse:

 

Londres - 7 dias (fazendo viagens curtas para 2 ou 3 cidades próximas como Cambrigde)

Paris - 5 dias (fazendo viagens curtas para 2 ou 3 cidades próximas como Versailles e Chartres)

(pegaríamos um carro saindo de Paris)

Metz (norte da França) - 2 dias

Marseille (sul da frança) - 2 dias

Nice - 1 dia

Mônaco - 1 dia

Gênova (Itália) - 1 dia

Milão - 3 dias

(deixaríamos o carro e pegaríamos um avião)

Varsóvia - 1 dia

Auschwitz - 2 dias

Berlin - 3 dias

Amsterdã - 2 dias

Londres - 1 dia

Brasil

 

De Varsóvia para frente pegaríamos ou um outro carro ou trem. Entretanto, estamos com muita dúvida se esse percurso é viável para o período de 30 dias. Nesse caso, estávamos pensando ou de deixar de ir ao sul da França e Itállia (fazendo Londres - Paris - Metz - Alemanha - Polônia - Alemanha - Holanda) ou deixar a Polônia de lado (Londres - Paris - Metz - Sul da frança - Itália - Alemanha - Holanda). Esse percurso acima é possível? O que é mais interessante para aproveitar a primavera?

Link para o comentário
  • Membros

Olá, também estou planejando minha viagem ainda, mas mesmo assim tenho algumas dicas pra dar.

 

Em Londres 7 dias seria suficiente acho que pra conhecer bem a cidade, mas em 4 ou 5 dias (dependendo se você vai querer ver muitos museus ou não), é suficiente pra conhecer o roteiro 'turístico' de Londres. Talvez 2 daytrips seja o máximo que deva fazer a partir de Londres, mas eu - como apaixonada pela cidade - ficaria nela os 7 dias. Oxford, Cambrigde, Stonehenge, Brighton, Bath são algumas opções a partir de lá. Também dá pra comprar algum tour que passam as vezes por duas ou mais dessas cidades, mas o tempo em cada uma delas fica mais limitado.

 

Em Paris 5 dias é a mesma coisa de Londres, é o suficiente, mas aí eu diria pra ficar só na cidade mesmo, no máximo fazer Versailles que pode ser feito até em meio dia, caso você queira conhecer só o palácio ou só os jardins, se for querer conhecer tudo, então pode tirar o dia todo. Paris tem tanta coisa linda pra ver, não sei qual é o objetivo da sua viagem e nem se você é católica, mas a arquitetura das igrejas é maravilhosa, a história da cidade em si e os museus valem muito a pena de se visitar. Se quiser conhecer as cidades próximas, acrescente 1 dia pra cada uma além desses 5 dias (eu digo isso porque muitas pessoas fazem roteiros de as vezes 3 ou 4 dias em Paris, e quando esse tempo acaba fica pensando na quantidade de coisas que nem sabia que existia e descobriu quando chegou na cidade, mas não teve tempo de ver, porque tinha um roteiro muito apertado). Só uma dica ;D

 

Qual seu objetivo em Metz? Algum parente, algum ponto turístico que queira muito conhecer? Porque ele tá meio fora de mão no roteiro né? Mais embaixo em explico o porque de achar isso.

 

Não conheço o sul da França, mas pelo que li, o tempo disposto está bom, e dá pra se locomover entre essas cidades de trem tranquilamente.

 

Genova e Milão, não sei seu objetivo em Genova e tambem não conheço sobre a cidade então não vou opinar, mas em Milão não tem muita coisa pra se ver, comparando com Roma ou outra cidade desse porte. Leia alguns relatos de viagens que passaram por Milão para conferir. Tem a Galleria que é maravilhosa, a Catedral que não tem nem como comentar e caso queira ver, A Santa Ceia. Além disso, não tem muita coisa pra ver de turístico na cidade, se você não quiser se enfiar em museus. Então muitas pessoas colocam uma passagem de um 1 dia pela cidade, para fazer essas coisas, e seguem viagem pra outros lugares. Acho que se tiver que diminuir dias de alguma cidade pra colocar em outra, tire de Milão (Y).

 

Adendo aqui: Vocês estão em 3, então o valor do aluguel do carro deve compensar, mas de Paris para Marseille é uma viagem relativamente longa, então, só colocando outra opção: trem. Essa seria a viagem mais longa, mas da Marseille para Nice e Monaco, é muito rápido, porque é perto. De Monaco pra Genova e de Genova pra Milão, também dá pra ir de trem, a distância não é longa.

 

Agora é uma área desconhecida pra mim, não conheço a Varsóvia, Auschwitz nem Berlim. Mas sim, a Polônia está totalmente 'pra lá' no seu roteiro, bem fora de mão considerando que o mais ao leste que vai ir é Berlim.

 

Amsterdam em 2 dias é possível, sem muita correria, mas também não dá pra ver tudo, a não ser que faça as coisas que colocar no roteiro sem tempo pra respirar (Y), por exemplo, dá pra fazer o Van Gogh e o Rijks talvez no mesmo dia, dependendo de quanto tempo passar em cada um, mas aí já vai um dia inteiro dentro de museus, a Casa de Anne Frank dá pra fazer no outro dia, e daí ficaria com o restante do dia livre pra andar... Mas, por exemplo, você disse que vai na primavera, é quando aquele parque - eu esqueci o nome agora - que abre só na primavera, que tem aquelas flores maravilhosas, está aberto pra visitação, com 2 dias não vai ter tempo de ir até lá, sem abrir mão de alguma coisa na cidade, entende?

 

Evite ficar só um dia em cidades, eu falei pra ficar um dia em Milão, mas é porque em Milão não se tem mesmo muita coisa pra ver, a não ser que queria ficar esses 3 dias na cidade descansando, do contrário um dia basta. Mas por exemplo, ir pra Varsóvia pra ficar 1 dia? Dá um pouco de dó, pelo deslocamento enorme que vai ter que fazer, assim como 2 dias em Auschwitz, porque dá pra fazer como uma daytrip a partir de alguma cidade vizinha, mas independente disso, dá pra fazer em um dia.

 

Enfim, como última dica, eu diria o seguinte, pegue todas essas cidades e veja quais você não abre mão de jeito nenhum, e quais você quer passar simplesmente porque 'já vou estar na Europa mesmo', sabe? Eu tinha um monte dessas no meu roteiro, já tirei umas 5, e agora posso dizer que está bem mais viável e tenho mais tempo em cada lugar que eu não abro mão de conhecer.

 

Eu ficaria com um roteiro assim (levando em consideração que tem que voltar pra Londres por causa do voo), tirando o que eu considero um pouco fora de mão e acrescentando algumas coisas no lugar:

Londres (7) - Paris (5) - Marseille (2) - Nice (1) - Monaco (2) - Milão (1) - Veneza (2) - Berlim (4) - Amsterdã (3) - Londres (1)

Londres (trem para) Paris, Paris (trem para Marseille), Marseille (trem para) Nice, Nice (trem para Monaco), Monaco (trem para Milão), Milão (trem para Veneza), Veneza (avião pra) Berlim, Berlim (trem/avião para) Amsterdam, Amsterdam (trem/avião para) Londres.

 

É só uma sugestão, o roteiro final é seu, mas pense bem pra não ficar corrido na hora H.

 

;]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que a Amanda deu uma boa opinião. Quanto à Genova, acredito que você tenha colocado no roteiro por estar mais ou menos no caminho de Milão. Não acho uma boa colocar pernoite ou stopover numa cidade que não se queira muito ver só por causa disso, a menos que você tenha seus motivos. Sei que lá tem um dos maiores aquários da Europa, mas não foge muito disso.

 

Com relação ao que ela disse sobre o carro até Paris, penso a mesma coisa. Amigos meus disseram que é meio ruim chegar ou sair de Paris de carro. E os trens da França funcionam muito bem ... comprando antecipado no site em francês (sim, apenas na versão em francês, em inglês não serve) você consegue descontos bons.

 

Varsóvia pelo que ouvi falar é uma cidade grande, bem maior que a Cracóvia. E você colocou 2 dias só pra Auschwitz, não creio que precise disso. A menos que esteja se referindo a Cracóvia como Auschwitz.

 

3 dias em Berlim é pouco, ainda mais considerando que Potsdam é daytrip obrigatória. O roteiro sugerido pela Amanda tá melhor, mas ainda assim acho que tem muito pinga-pinga. Não sei se é sua primeira viagem, mas se for, já aviso - trocar de hotel toda hora, tendo que se deslocar, é um porre ... você começa a se acostumar com um lugar, aí tem que arrumar malas, se preocupar com horários de trem, arrastar mala pela rua, ficar procurando hotel, depois desfazer, repetindo essa aporrinhação por 10 vezes em 30 dias. Pense só ... bem melhor escolher uma base central a cada, digamos, 4 ou 5 dias e, de lá, fazer daytrips.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pelo interior da França deve ser muito bom. Tenho amigos que pegaram e gostaram. O negócio é evitar capitais e o leste europeu. Capital, porque costuma ser mais difícil de dirigir e o leste europeu porque agências costumam cobrar mais caro por conta dos maiores índices de furto. Londres pode ser uma exceção, dizem que lá é bom de dirigir, apesar da mão invertida.

Link para o comentário
  • Membros

Eu estava analisando novamente o trajeto e lendo relatos de outras pessoas e pensei em diminuir para 4 países, tipo, Inglaterra - França (pegando o carro) - Alemanha - Holanda - França (deixando o carro) - Inglaterra . Mas pelo o que eu tenho lido, tem pessoas que conseguiram com o mesmo tempo de viagem (30 dias) passar confortavelmente por um número maior de cidades. Isso se deve ao transporte ser trem? Esse trajeto sendo feito de trem é mais rápido do que feito de carro (mesmo se não pararmos entre um destino e outro)? Beijos e obrigada pelas dicas!

Link para o comentário
  • Membros

Realmente eu acho que isso de 30 dias e vários lugares não se deve exatamente ao transporte de trem, pode ser um fator, mas eu não acho que seja só isso. Pra ser sincera tem mais a ver com a organização do tempo... eu não sei quais relatos você viu mas os que eu tenho lido, as pessoas fazem geralmente viagens de 30 dias, mas em torno de uma parte da Europa, por exemplo, Espanha (Barcelona), Itália (Florença e Roma), França (Paris), Bélgica (Bruxelas), Holanda (Amsterdam) e Inglaterra (Londres), você consegue fazer em 30 dias. Não vai dar muito tempo em cada cidade, porque todas são grandes cidades, excluindo talvez Florença e Bruxelas, mas algumas pessoas não querem outro roteiro para primeiras viagens.

Tem alguns outros em que as pessoas fazem mais o Leste Europeu, com Suíça e algumas vezes Itália.

Mas o seu tem deslocamentos muito grandes, de Milão para Varsóvia por exemplo? Pra passar 1 dia? Eu não conheço muito da cidade mas pelo que ouvi falar a cidade merece bem mais do que isso. Sem contar que para um primeiro destino no Leste Europeu eu recomendaria Praga, por uns 3 dias.

 

A primeira coisa que eu fiz quando comecei a decidir aonde iria, foi jogar todos os destinos no mapa e ver a distância entre eles. Faça isso só pra ter uma ideia do que você acha que vale a pena excluir para economizar tempo e aproveitar em outras cidades. Um deslocamento grande você vai ter que fazer de qualquer jeito se quiser ir para o sul da França e para a Itália, que é o deslocamento de volta para Berlim.

 

Estava lendo no caminho pra faculdade e tive uma ideia alternativa de roteiro, mudei quase tudo da sua ideia inicial, mas é só uma sugestão ;D

 

Seria: Londres (7) - Amsterdam (3) - Hamburgo (2) - Berlim (5) - Paris (5) - Chartres (1) - Vale do Loire (2) - ??? - Londres (1)

 

Pensei num roteiro 'circular', relativamente perto, e saindo de Paris você pode pegar um carro em Chartres, ou quem sabe no aeroporto de Paris mesmo e de lá segue as rodovias, sem entrar na cidade, até chegar em Chartres. Todo essa rota no interior da França que eu coloquei da pra fazer de carro tranquilamente.

 

Sobrou alguns dias que eu pensei em algumas cidades, mas você precisaria da opinião de algum "especialista" - vulgo, quem já viajou kkk - pra te dizer se é viável ou não.

 

Pense em terminar de chegar até o Mont Saint Michel e St. Malo. Daí de lá você pode deixar o carro em Rennes e voltar pra Paris, ou então voltar de carro pra Paris. Ou então, Rennes tem um aeroporto, de lá você poderia pegar um voo para Londres.

 

Ou, você poderia acrescentar Metz, que já estava no seu roteiro, entre Berlin e Paris.

 

Enfim, ainda bem que você começou a planejar sua viagem relativamente cedo, porque até decidir essas coisas, a dor de cabeça é grande mesmo ;]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Isso acontece porque pra alguns, só passar na frente dos principais pontos turísticos é suficiente. Pra outros, tem que entrar nas atrações e curtir com calma. E tem o tempo de andar pela cidade e sentir a cultura. Daí pra alguns 3 dias em Paris é suficiente, pra outros, 1 mês não basta. E por aí vai. O que a gente tenta fazer aqui é estimar tempo mínimo suficiente pra curtir a maioria das atrações E andar pela cidade, sentir a cultura. Defina qual é o seu tipo de viajante e você vai ter respostas melhores.

 

Eu acho que 4 países como o que você listou em 30 dias tá um pouco mais razoável. Pois países não são cidades - a cada mudança de país, provavelmente haverá uma mudança de língua, de cultura, às vezes até de moeda. Leva tempo pra você fazer o que na minha opinião é realmente viajar - se envolver com a cultura local, se sentir em "outro mundo". Além disso, os deslocamentos ficam reduzidos, sobrando tempo E grana pra curtir mais os lugares por onde você passará.

Link para o comentário
  • Membros

Essa coisa de planejar viagem é muito louca mesmo né. Eu fico lendo os tópicos do site e também de outros (um que eu amei foi o Viaje na Viagem do Ricardo Freire) e já começo a ver as coisas com mais calma. Fiz um outro modelo de planejamento (que provavelmente também não será a versão final, inclusive porque o meu namorado tá ficando louco com a minha ansiedade de planejar e tudo heheh), mas acho que vamos acabar indo por essa linha, talvez colocando novamente a Varsóvia. Quanto ao transporte, não vou colocar aqui ainda (considerando carro, trem e avião). OBS: a cidade de Metz (que eu vivo colocando aqui) é uma cidade onde mora um primo do meu namorado e da cunhada. Da mesma maneira passaríamos por Harpenden na Inglaterra (um dos daytrips), mas é tão pertinho que nem coloquei como cidade que dormiríamos.

 

16/03 – Chegada em Londres

17/03 – Londres

18/03 - Londres

19/03 - Londres

20/03 – Londres (daytrip)

21/03 – Londres (daytrip)

22/03 – Londres (daytrip)

23/03 - Londres

24/03 - Viagem

25/03 - Paris

26/03 - Paris

27/03 - Paris

28/03 – Paris (daytrip)

29/03 – Paris (daytrip)

30/03 - Paris

31/03 - Viagem

01/04 - Metz

02/04 - Metz

03/04 – Viagem

04/04 - Berlim

05/04 - Berlim

06/04 - Berlim

07/04 – Berlim (daytrip)

08/04 – Berlim

09/04 – Viagem

10/04 - Amsterdam

11/04 - Amsterdam

12/04 - Amsterdam

13/04 - Amsterdam

14/04 – Chegada em Londres

15/04 – Viagem de volta

Link para o comentário
  • Membros

BEM melhor :D

Sei que corta o coração tirar cidades na primeira viagem a Europa, mas seu planejamento agora está bem melhor, tem mais tempo em cada cidade, não vai ter que correr com nada. Provavelmente seu roteiro ainda vai mudar, como você mesma disse, mas se você fosse viajar com este, eu diria que está perfeito ;]

 

Dica: se for precisar tirar dias de algum lugar para Varsóvia - embora minha opinião não tenha mudado, ainda acho que é um deslocamento muito grande pra pouco tempo - tire 1 dia de Amsterdam e 1 dia de Berlim, porque dias efetivos em Londres e Paris você só tem 4 cada.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...