Ir para conteúdo

Expedição Pico das Almas, Chapada Diamantina, Bahia - Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer ao tópico postado pelo Sir. Peter Tofte, confesso que sem sua ajuda não teria conseguido alcançar meu destino tão fácil. Acrescento dizendo que, suas instruções foram bem melhores em relação as do mapa do próprio circuito. Obrigado Peter!

 

Segue o tópico: pico-das-almas-chapada-diamantina-t24755.html

 

EXPEDIÇÃO PICO DAS ALMAS

Chapada Diamantina, Bahia - Brasil

16.04.2012 a 23.04.2012.

 

Apesar da data já descrita, eu diria que esta expedição teve início no ano de 2001, pelo menos em desejo, lá no alto do Pico Paraná, pois é, vou dizer aqui rapidamente o por quê.

 

Nasci na Bahia, mas na adolescência fui morar no Paraná. Lá conheci uma galera muito gente boa, que me direcionou ao caminho da felicidade - o Montanhismo. Depois de muitas subidas e descidas de montanhas como o Anhangava, Marumbi, Morro do Canal e PP, passei a tomar conhecimento das montanhas da Bahia, visto que no mesmo ano estaria de volta. Assistir também um documentário da TVE BA que havia sido transmitido pela TVE PR sobre o Pico das Almas, e comecei a alimentar o desejo de alcançá-lo. Em 2001 em minha última subida ao PP, deixei na caixa de recados (caixinha de metal ou PVC fixada na rocha) que geralmente há em muitos picos, a seguinte mensagem: "Pico das Almas - próximo destino". Até aí o plano não passava de uma frase e muito, muito desejo.

 

Quando voltei para Salvador no mesmo ano aos dezoito anos o plano hibernou, também, sem grana e trabalho, as perspectivas não eram lá muito boas. Sem contar com outro detalhe, a de que esta atividade, por aqui, é praticamente desconhecida (não existia uma espécie de motivação externa), e o barato da maioria da galera é o tal baba (futebol) e levantamento de copo regado de muita música pervertida nos finais de semana como esporte e modo de vida. Isto me desanimava muito!

 

Quando chegou o ano de 2010, me deparei com os igredientes necessários para um novo recomeço na prática do Montanhismo, como tempo e um bom salário. Não resolvir esperar o mau tempo passar, apesar de não ter existido uma motivação externa, como outras pessoas próximas de mim que praticasem a mesma atividade, decidi não me abater e comecei a dar vida àquela mensagem deixada no PP. Inicei comprando os equipamentos aos poucos: mochilas, barracas e os demais acessórios. Depois comecei a pesquisar na Internet tudo sobre a fauna, flora, geografia, clima e outros detalhes da região. Foi neste meio tempo que encontrei a postagem do Sir. Peter - mencionado no início - que deu mais luz a este aventureiro com poucos recursos que vos fala, visto que se fosse para pagar um guia, o sonho seria mais uma vez adiado.

 

Também neste meio tempo, conheci pela Internet uma garota que praticamente estava encaminhada para esta vida de Mochileiro. Evangélica (geralmente os evangélicos praticam acampamento jovem e afins) e já tendo ido à Chapada a convite de sua irmã que é Bióloga em uma dessas viagens de estudos, ela e eu fomos os integrantes da Expedição ao Pico das Almas, realizada no mês de abril de 2012. Uma aventura na qual jamais esquecerei. A melhor coisa que ocorreu em minha vida este ano.

 

Segunda-feira 16.04.2012. Tudo pronto para a trip do ano.

20120712132648.jpg

 

Terça-feira 17.04.2012. Recém chegados em Rio de Contas.

Sairmos de Salvador segunda-feira por volta das 21:00 pela empresa Novo Horizonte que tem linha direta com Rio de Contas.

20120712132929.jpg

 

20120712133109.jpg

 

Terça-feira 17.04.2012. Com destino à Fazenda Brumadinho, sobre a Pampa mil novessentos e sabe lá Deus do Sr. Chico.

Chegamos por volta das oito da manhã. Infelizmente não conseguimos carona, tivemos que pagar para irmos até o início da trilha.

20120712133754.jpg

 

Terça-feira 17.04.2012. Início da trilha rumo ao pico, num aglomerado de casas de nativos conhecidas como Fazenda Brumadinho.

20120712133440.jpg

 

Terça-feira 17.04.2012. Cruzando com o primeiro riacho, sempre com as instruções do Sir. Peter na mão.

20120712133947.jpg

 

Terça-feira 17.04.2012. Na estradinha que nunca terminava, subia, subia, subia e nada!

20120712134146.jpg

 

Terça-feira 17.04.2012. Primeiro acampamento de frente a um riacho que cruzando-o leva a um curral, isso já no final da tarde.

20120712134306.jpg

 

Quarta-feira 18.04.2012. Mais trilha na manhã seguinte rumo ao Vale do Queroz.

20120712134428.jpg

 

Quarta-feira. 18.04.2012. Chegada ao surreal santuário do Vale do Queroz - Deus está aqui!

20120712134530.jpg

 

Quarta-feira. 18.04.2012. Um Boulderzinho para relaxar.

20120712134730.jpg

 

Qurta-feira. 18.04.2012. Camping e muito descanso para o dia seguinte.

20120712134839.jpg

 

Quinta-feira. 19.04.2012. O grande dia, rumo ao pico.

20120712135007.jpg

 

Quinta-feira. 19.04.2012. Na trilha rumo ao pico, no platô após a primeira fase de subida.

20120712135134.jpg

 

Quinta-feira. 19.04.2012. Olha ela lá, a linda e maravilhosa montanha.

20120712135245.jpg

 

Quinta-feira. 19.04.2012. Mais um boulderzinho para relaxar, antes do ataque final com uma bela escalaminhada.

20120712135507.jpg

 

Quinta-feira. 19.04.2012. Chegada ao Pico das Almas.

20120712135347.jpg

 

 

Agradecimentos:

Deus - O criador da Natureza.

Peter Tofte - o Instrutor.

Sra. Irlene - Dona da pousada Flanboyand - ótimo lugar! Ela é esposa de Seu Chico (o dono da Pampa que nos levou à Fazenda).

Sr. João - Mateiro da região, ajudou muito.

 

Por favor galera, sempre levem sacos de lixos para trazer o que, por acidente ou imprudência, alguém tenha deixado.

Cuidem bem deste paraíso e se puderem deixem algum mantimento que não consumiram com nativos, eles agradecem.

 

Até breve com novas postagens!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Parabéns Antonio!

 

Pare de me chamar de Sir! Ainda não fui agraciado como cavalheiro do Império Britânico!

 

Belas fotos e ôtimo relato!

 

Você acampou no mesmo lugar que eu, no vale do Queiroz. Reconheci nas fotos.

 

Volte para aquela região para fazer o pico do Itobira e o pico do Barbado. No último caso é melhor ir via Catolés e não por Rio de Contas.

 

É verdade o que vc disse. É difícil achar pessoas na Bahia que acompanhem nestas aventuras.

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Show de bola!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Eita lugar abençoado... legal ver alguém que foi picado pelo mosquitinho do montanhismo aqui no PR desbravando este brasilzão. Realmente, aqui a cultura do montanhismo é bem difundida, mas aí na Bahia temos alguns nobres companheiros: Leo, Frida, Marcos, Paulo Motta, Sir Peter... :mrgreen:

Se a rainha da Inglaterra ainda não te concedeu o título de Sir, nós do Mochileiros.com já. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...