Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores


Posts Recomendados

  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

hola,

 

yo creo que deberìas contactar a doña Marìa, la casa de ella està màs alto que tabuleiro.

yo hice la travesìa Lapinha Tabuleiro y me alojè el primer dìa en casa de Ana Benta, y de allì caminè a casa de doña Marìa, donde me quedè 2 dìas (increìbles!!!).

El telèfono de doña Marìa 0316674392 (espero estè vigente), el del esposo 96529156

en Tabuleiro hay un bar , allì todos son muy amables, y como en Tabuleiro todos son parientes, seguro ellos te pueden ayudar,

BAR DO CICI,

En casa de doña Marìa la visual es increìble xq està mismo encima del Paredòn, y se puede llegar a los pozos que luego dan lugar a la cachoeira, (yo me perdì y pasè el dìa recorriendo la sierra, x suerte doña Marìa vino por mi a la tarde, existen muchìsimas trilhas de ganado en la vuelta).

 

En Tabuleiro, el hostel es baratìsimo y siempre està casi vacìo. Organizan paseos a caballo, pero hay q agendarlos con anticipaciòn.

 

Las personas locales caminan esto sin problema!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Prezados,

 

Eu praticamente moro no Tabuleiro e posso orientá-los quanto aos seguintes campings existentes no distrito:

 

Tabuleiro Eco Hostel: Excelente infra e atendimento, alem de camping é albergue e pousada o que facilita em muito a integração entre a galera que estiver lá. Sou amigo pessoal dos donos, Gustavo e Fernando e indico para qualquer um.

 

Poço Pari: Camping com alguma estrutura que fica ao lado de um dos poços mais bonitos da região. Seu dono tambem é meu amigo pessoal, se chama Renato e tambem indico a qualquer um que quiser ficar acampado um pouco mais isolado.

 

Portaria do Parque da Serra do intendente: Fica na entrada da trilha da Cachoeira do Tabuleiro, tem área pra camping, chuveiro quente e banheiros. Completamente afastado dos comércios e restaurantes do vilarejo. Quem for pra lá tem que ir levando tudo de alimentação e bebida.

 

Camping da Vila: Na verdade um grande gramado com pouquíssima infra (um pequeno banheiro e chuveiro normalmente frio).

 

É o que fica mais centralizado no vilarejo, perto de onde estão os barzinhos e restaurantes.

 

Pra comer indico o restaurante da Regina se estiver aberto. Se não estiver o rupestre é uma boa opção. O dono se chama Gil. Pra tomar cerveja a noite no Vilarejo, quase sempre sobra aberto apenas o Bar da Cici, então não adianta opinar.

 

Com relação aos atrativos naturais do lugar, alem da Cachoeira do Tabuleiro (que é sem dúvida a mais bonita do Brasil), a região é lugar das cachoeiras gigantes. Indico a cachoeira Rabo de Cavalo, a cachoeira do Peixe Tolo, a cachoeira de Congonhas, a Cachoeira do Roncador (todas estas com quedas com mais de 100 metro de altura), lembrando que Tabuleiro tem 273 mts de queda. Indico tambem o canyon do peixe tolo e o canyon do rio preto. Próximo ao vilarejo tem o poço da ponte e poço pari, tambem excelentes para banho. E vale ainda uma visita a caverna que fica próxima a cachoeira de Congonhas. Pessoas que podem auxiliar nas informações: Lucas e Aline, filhos da Cici, do bar. O Evandro, monitor do parque, tambem pode ser muito útil.

 

Qualquer outra dúvida estamos ae.

 

abraços,

 

Paulo

Link para o comentário
  • Membros

Já fiz a trilha pra cabeceira do rabo de cavalo a pé e a cavalo saindo da vila do tabuleiro e não é das mais difíceis, embora não seja rápida, desde que vc tenha um prévio conhecimento do relevo da região e de localização em trilhas.

Sugiro que pra fazer sem guia, se informe bastante antes com o Lucas e com a Aline lá no Bar da Cici, pegue e anote todas as coordenadas possíveis. Se puder, sugiro que pelo menos a primeira vez, você faça com alguem que já conhece a região, sejam os guias ou a nativada da vila. Outra pessoa que conhece aquelas montanhas como ninguem é o Renatinho do poço Pari, conhece todos os atalhos da região.

Pra chegar no poço do Rabo de Cavalo existe uma entrada logo antes da bifurcação final da estrada de terra que leva ao Tabuleiro. Pra quem tá vindo de conceição antes da estrada dividir e se unir novamente no cruzeiro, tem uma estrada bem ruim de terra que tambem leva ao começo da trilha do poço da cachoeira. A pé é uma caminhada enorme, e não aconselho a ir de carro, se o carro for muito baixo.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Colaboradores

Olá Celiane, na verdade o lugar chama Lapinha da Serra, e não Lagoínha da Serra.

É um lugar lindo onde um dos atrativos é este passeio.

Lá na região existem pessoas que alugam caiaques para a realização deste passeio. Eu não sei se existe alguém que faça o passeio de barco e funcione como uma espécie de guia, inclusive apresentando as pinturas rupestres.

Eu só recomendaria este passeio sem guia caso você se oriente bem sobre aonde estão as pinturas pois elas são difíceis de se encontrar.

Para maiores informações, tente fazer contato com o Bráulio do Camping das Bromélias. É o camping mais top da região e ele é muito atencioso inclusive atuando como guia na região. ::otemo::

O site é: www.campingbromelias.com.br

Dica: Durante essa época de chuva andar pelas águas da Serra do CIpó pode ser um pouco perigoso. Fique atenta a isso, verifique bem a condição do tempo e de chuvas não só na região da Lapinha como também onde estão as cabeçeiras dos rios. A ocorrência de tromba d'água na região da Serra é grande. ::hahaha::

Abraços,

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal!!

Fui para a Serra do Cipó e só passando para atualizar algumas informações:

 

- Fiquei hospedado na Hospedaria Estrada Real...fica na própria MG010, boa localização e boas acomodações!! Café da manhã variado, quartos bons e limpos, tem uma piscina normal e uma aquecida...recomendo, vale a pena!! Foi o local mais barato que achei...fechamos o pacote de quinta a segunda por 570,00 (o casal). Telefone: (31) 8826-5497 - fale com o João (dono).

 

- Cachoeira Grande: tentei ir no primeiro dia e desisti pq achei que estava fechada (fui pela entrada da estrada que vai ao PN ....burro!! rsrs). Muito bonita e com várias outras quedas/poços depois. Cartão postal de lá. Cobraram 20,00 a entrada por pessoa.

- Véu da Noiva: lá dentro tem um camping bem estruturado. Pagamos 27,00 por pessoa onde eu achei muito caro pelo que oferecem!! a cachoeira é bonita, bom lugar para nadar...tem bar, camping...mas mesmo assim o custo x benefício não me agradou. Existem cachoeiras melhores e mais baratas nos arredores. Vc paga 27 a diária (te colocam uma pulseira) ou 10,00 a primeira hora...compensa a diária. Mas repito, achei muito cara.

- Trilha dos Escravos: logo depois da Véu da Noiva seguindo na pista...trilha bacana!! Íngreme mas não é muito comprida...subindo vc chega a direita (tem uma seta amarela no chão indicando) na parte de cima do véu da noiva...e na mãe d'agua, que é um poço. Eu voltei pra trilha e subi muito depois, tem uma vista linda da serra...fora o por do sol top! não paga nada...

- Serra Morena: o segundo lugar que mais gostei!!! Esse sim vale o custo benefício!! vc paga apenas 10,00 por pessoa, tem restaurante/estrutura e a cachoeira Serra Morena I e Serra Morena II. As 2 são muito bonitas, onde destaco a II...tem areia e vc pode descansar, formando tipo uma praia, poço ótimo para nadar e váriasquedas de água frmando chuveiros naturais...vale muito a pena passar o dia lá! a estrada é de terra e fui com carro baixinho, bem tranquilo de ir! saindo dela a direita tem a cachoeira da caverna, falam que é bonita mas não tive tempo de conhecê-la. No caminho para a Serra Morena (a 300m dela) tem um restaurante de uma família (esqueci o nome) muitooooo bom!! preço justo, comida boa e atendimento fraternal!! não tem como nao ver, é bem grande!! almoce ali que vale a pena!!

- Cachoeira do Tabuleiro: fica no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro. 70 km da Serra pista asfaltada e depois mais 20km de terra, tranquilo também. Esse foi o local (apesar de ser meio fora) que mais gostei da viagem!! a cachoeira é linda mesmo, não há o que falar...a trilha pra ir é descida e depois andar entre as pedras...a volta cansa um pouco mas é tranquilo subir! a cachoeira é enorme, pena que fui na época de seca e tinha pouco fluxo de água...o poço de lá é lindo, enorme, ótimo pra nadar...recomendo ficar o dia inteiro ali!! fiz somente a parte de baixo...a parte de cima falam que é só com o guia, e este cobra 200,00 a subida (200 o valor total do serviço dele, se for mais gente vc pode dividir esse valor) e dura o dia inteiro tb...não tive tempo de subir, mas acho que vale a pena também!

- Parque Nacional: li aqui que cobravam 3,00 a entrada, depois 6,00...mas agora não estão cobrando! achei muito bonito o PQ, trilhas bem marcadas, visual deslumbrante e muitas cachoeiras. Fiz o trekking de 30km em um dia só (Canion + cachoeira da Farofa). É reto a trilha e vc pode fazer de bike (alugam lá na hora)...o canion vale a pena, é muito bonito...dá pra ficar horas curtindo ali, vários poços pra nadar...aí na volta fomos na cachoeira da Farofa, grande e com bom poço para banho tb! chegue cedo no parque pq demora...acabamos a trilha já era escuro!! não deu tempo de ir nas outras cachoeiras pelo caminho.

 

Dei sorte de ir nesse feriado (muitos aqui relataram a farofa que fica nos feriados) pq a Serra estava quase vazia...acho que pela Copa do Mundo...estava bem tranquilo, cachoeiras de boa...foi ótimo!! para a noite recomendo o bar mais agitado dali (esqueci o nome, onde fica a estátua do juquinha com ele em pé, bem no centro da serra) que tem música ao vivo, vinho, bebidas etc...vale a pena ouvir um bom som ali...

 

Valeu muito a viagem e agora voltarei para fazer Lapinha e o restante das cachoeiras! Qualquer dúvida é só falar!! =)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...