Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra do Cipó e arredores


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera, fiquei bastante interessado em conhecer a região, principalmente a cachoeira do Tabuleiro. Na real uma duvida entre a Serra do Cipo e a da Canastra (onde fica Delfinopolis) mas pela distância está mais para ficar pela serra do cipó mesmo.

 

Eu queria saber qual as melhores opções de cidade/vila para quem não vai de carro, quer gastar pouco e curtir belas cachoeiras. Eu queria realmente lugares bonitos, nem precisa ter tantos atrativos assim, não faço questão de quantidade. :D

 

Acho que estou entre Tabuleiros e Lapinha da Serra. Vi falando de Fechados, não conheço, vou pesquisar aqui.

 

::otemo::

Link para o comentário
  • Respostas 250
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

dan_vieira,

 

embora o paulozaca tenha sugerido Tabuleiro como um bom lugar pra quem vai sem carro, na minha opinião Lapinha da Serra seria mais produtivo.

Falo isso porque as maiores cachoeiras de Tabuleiro estão relativamente distantes uma das outras, teria que animar de bater perna todo dia.

Já na Lapinha tem alguns poços e cachoeiras mais pertos do vilarejo, com algumas opções mais distantes também.

 

Questão de infraestrutura é a mesma, nos dois lugares, e a dificuldade de acesso também, não sei se existem linhas regulares entre as sedes (Santana do Riacho e Conc. do Mato Dentro) e os distritos (Lapinha da Serra e Tabuleiro).

 

Hélio

http://www.numamoto.blogspot.com.br

Link para o comentário
  • Membros
dan_vieira,

 

embora o paulozaca tenha sugerido Tabuleiro como um bom lugar pra quem vai sem carro, na minha opinião Lapinha da Serra seria mais produtivo.

Falo isso porque as maiores cachoeiras de Tabuleiro estão relativamente distantes uma das outras, teria que animar de bater perna todo dia.

Já na Lapinha tem alguns poços e cachoeiras mais pertos do vilarejo, com algumas opções mais distantes também.

 

Questão de infraestrutura é a mesma, nos dois lugares, e a dificuldade de acesso também, não sei se existem linhas regulares entre as sedes (Santana do Riacho e Conc. do Mato Dentro) e os distritos (Lapinha da Serra e Tabuleiro).

 

Hélio

http://www.numamoto.blogspot.com.br

 

 

Hélio, é uma também. Me falaram que Lapinha enche mais ne? As cachoeiras de la são realmente legais? Porque existem cachoeiras e cachoeiras, qualquer quedinha d´agua o povo chama de cachoeira rs. E sinceramente fazer trilha longa para visitar uma "cachoeira" pra mim tem que valer muito apena hahahha

 

É possivel conhecer os atrativos sem carro? E guia, precisa?

 

Valeu pela dica.

abs.

Link para o comentário
  • Colaboradores

dan_vieira,

 

Lapinha realmente enche mais, não arriscaria ir pra lá num feriado (só se for pra acampar longe da vila mesmo).

 

A bem da verdade é que as "cachoeiras" perto da vila tem uma vazão muito baixa, então tá mais pra uma queda d'água, só que formam uns poços bom pra nadar. A maior cachoeira perto do centro fica à direita do Pico da Lapinha, só que como a captação de água para a vila é feita mais à jusante, então é proibido entrar na água, por uma questão de saúde e higiene.

Agora, as melhores cachoeiras estão mais longe. De nome conheço Bicame e Lajeado, a primeira está a uns 15km da Lapinha, a outra não tenho certeza, talvez mais perto. Dá pra ir tranquilo sem guia, tem alguma informação sobre as cachoeiras de lá na internet e na vila vc consegue comprar um mapa ilustrado. Não é um primor da cartografia e topografia, mas é bastante didático, basta ter alguma noção de localização.

 

Já em Tabuleiro e nos outros distritos da região as cachoeiras são realmente CACHOEIRAS. Algumas delas ficam na área do Parque Estadual Serra do Intendente, então tem alguma sinalização. O problema pra quem vai a pé é a distância, saindo do centro de Tabuleiro acho que vc andaria uns 10-15km pra chegar em algumas delas, mas tenho certeza que a andada valeria a pena. Sobre guia, tendo alguma noção e se preparando com antecedência, acho que dá pra ir tranquilo (só no Canion Peixe Tolo que a prefeitura de Conceição fala sobre a necessidade de um guia, já o IEF pede só agendamento com o parque).

 

Sem contar as cachoeiras, tem outras opções de banho no distrito de Tabuleiro, dá uma olhada neste link:

http://cmd.mg.gov.br/turismo

 

Qualquer dúvida é só perguntar. E quem tiver mais infos sobre Lapinha e Tabuleiro, favor compartilhar!

Até

Link para o comentário
  • Membros

Dan,

 

Na Lapinha, a cachoeira do Bicame fica a quatro horas de caminhada e a do Lageado a duas horas de caminhada.

 

Acho o Bicame lindo e não vejo graça no Lageado.

 

Tem outras quedas a medida que você vai subindo a serra no sentido da cachoeira da Vila.

 

No Tabuleiro, você tem opção de conhecer :

 

Cachoeira do Tabuleiro por baixo: +ou- 2 horas de caminhada saindo da vila ou 1 hora e 15 minutos saindo do parque

 

Cachoeira do Tabuleiro por cima: +ou- 3 horas e meia de caminhada saindo da vila ou do parque

 

Cachoeira do Rabo de cavalo por baixo: vc pode ir de cavalo, de bike, ou de carro+caminhada. Estando no Tabuleiro em feriado, como você vai, consegue carona com facilidade.

 

Cachoeira do Rabo de Cavalo por cima: vc pode ir de cavalo, de bike ou fazer uma longa caminhada

 

Poço do Val: localizado dentro do Vilarejo

 

Poço Pari: tambem no vilarejo a dez minutos de caminhada e com área de camping

 

Cachoeira de Congonhas: 1 hora de caminhada do vilarejo

 

Gruta próxima a Congonhas: 1 hora e 10 minutos de caminhada do vilarejo (Tem que ser acompanhado por alguem que conheça a região para que você consiga achar a gruta)

 

Canion do Rio Preto: 1 hora e 30 minutos de caminhada do vilarejo

 

Canion do Peixe Tolo: Entrada próximo ao final da estrada e início da caminhada para o Rabo de Cavalo. Distante do vilarejo para ir a pé.

 

Lembrando que os canions da região só devem ser visitados com certeza absoluta de que não haverá chuva. Importante chegar muito cedo porque são caminhadas mais fortes, principalmente o Peixe Tolo.

 

Esses são alguns dos principais atrativos da região, embora não sejam só esses. Ainda posso citar a cachoeira do roncador a cachoeira do zé cornicha, a cachoeira do 21, entre outras.

 

Para visitar esses locais, não é necessário agendamento, mas as cachoeiras da região tem um limite máximo de pessoas/dia pra visitação, que só costuma ser atingido em feriados maiores como carnaval e as vezes na semana santa.

 

É sempre bom você colher o máximo de informações da trilha que pretende fazer no dia seguinte e claro, se houver companhia principalmente de quem já conhece os atrativos tudo fica mais fácil. Não aconselho fazer as partes altas tanto do Tabuleiro, quanto do Rabo de Cavalo, nem entrar no Canion do Peixe Tolo sozinho, sem conhecer a região.

 

Abraços

 

Nos outros feriados e em fins de semana normais não tem problema quanto a capacidade.

 

Por exemplo: 200 pessoas podem acessar as trilhas da cachoeira do Tabuleiro pelo parque, e esse número compreende tanto pra quem vai pra parte alta, pra parte baixa e pro mirante.

 

Abraços

 

Paulo

Link para o comentário
  • Membros

Perigo de assalto nas trilhas nunca houve, nunca fiquei sabendo de nada a respeito, mas como disse não aconselho a fazer a parte alta do Tabuleiro, a Parte alta do Rabo de Cavalo, o Canion do Peixe Tolo até a Cachoeira do Peixe Tolo sem a companhia de alguem que conheça a região porque você terá dificuldades com localização (andará muito e dificilmente conseguirá chegar ao destino). E a gruta que fica perto da Cachoeira de Congonhas poucas pessoas conhecem, mesmo entre os nativos.

 

E a cachoeira do Roncador (tambem com mais de 100 mts) que poucos conhecem porque pra chegar nela é necessário atravessar um rio nadando.

 

Quanto ao restante é bem tranquilo, Em caso de dúvidas, você pode se fazer do famoso pensamento "quem tem boca, vai a Roma".

 

Abraços

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...