Ir para conteúdo

Mochilão de 5 garotas - Koln, Amsterdam, Brugges, Londres, Paris e Roma


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Agradeço e todos a ajuda e claro que precisava dividir todas as dicas com todos...

 

Viajei com mais 4 amigas, sendo uma de 16 anos, outra de 26, 27 e 32 anos... primeiro mochilão pela Europa de todas elas e segundo meu.

 

Então tenho alguma dicas básicas:

Primeira dica: fazer uma logística que funcione e não precise ficar dando voltas pra ir de um lugar ao outro;

Segunda dica: tudo o que querem visitar em cada lugar e vender a entrada pela net comprar pelo Brasil;

Terceira dica: verificar shows, musicais, etc em cada lugar pois poderá ocorrer de poder ver algo lindo de graça;

Quarta dica: se quiser viajar pra Europa no verão e puder ir em junho ou agosto existe uma diferença grande nos preços do que ir em julho;

 

Compramos as passagens pela TAM sendo São Paulo - Frankfurt - São Paulo por R$ 2.400,00 no final fevereiro. Como tínhamos ideia de ir pros EUA e as passagens ficariam R$ 1.500,00 mais cara do que pra Europa na mesma época, optamos por esse preço.

O voo foi operado pela Lufthansa, mas não temos o que reclamar... comida boa, bom atendimento pelo pessoal da companhia...

 

Conforme for relatando, vou colocando quanto pagamos pelos passeios e onde encontrar.

 

Nossa saga de mochileiro se inicia no terminal do Tietê em São Paulo: como ir até o aeroporto? Busão ou táxi? Como éramos 5, táxi fica mais difícil, mas se procurar acaba encontrando um motorista que tenha uma Safira e com isso conseguimos pagar R$ 14,00 por pessoa sendo que de busão sairia por R$ 35,00 cada... uma boa economia.... risos...

 

No aeroporto nossa primeira surpresa: a Lufthansa estava oferecendo 600 euros por pessoa pra quem não embarcasse naquele voo pois estava lotado... claro que de princípio cresce os olhos, mas pensamos bem ficamos na dúvida de que se era normal eles pagarem essa grana e ainda garantir o embarque pro dia seguindo, mas como já tínhamos tudo em ordem não aceitamos... alguém já passou por isso? Realmente consegue embarcar no outro dia? Fiquei na dúvida pois na volta o valor era maior, mas chego lá... risos

 

Bem dizer na porta do embarque nossa caçula perde o passaporte.... sabe como é adolescente... risos... só no celular mandando sms... aí escutamos uma voz: menina fofa (pois não vou colocar o nome dela aqui... risos) compareça no balcão de check-in.... olhamos uma pra outra e duas correram pro banheiro e eu como tutora da adolescente fui lá... acreditam que por sorte alguém achou o passaporte e entregou bem no portão certo? Pois ela perdeu o passaporte com o cartão de embarque dentro.... deu vontade de bater nela mas depois ela aprendeu a importância do passaporte.... risos

 

Já bem do susto embarcamos e só sossego.... em Frankfurt estava com receio da imigração por conta da adolescente, mas entreguei o papel onde os pais me nomearam como Tutora em inglês e o cara nem perguntou nada... carimbou e pronto... já 2 das meninas achamos que o cara estava paquerando elas pois demorou pra caramba e ele ainda dava umas risadinhas... até eu tive que ir lá mostrar nossas reservas.... risos... mas estramos

 

Nosso primeiro destino era Koln. Comprei um passe pela BAHN através do próprio site por 40 euros e como era domingo neste passe pode-se viajar até 5 pessoas por onde quiser e quanto quiser desde que seja domingo o dia... valeu muito a pena pois cada uma pagou 8 euros... trocamos de trem 3 vezes mas como um amigo meu alemão estava com a gente foi sussa pois um dos trens quebrou no caminho, o cara do trem só falava alemão.... ufaaaa!!! Senão acho que estaríamos até hoje procurando o outro trem.... risos

 

Bom, vou continuar depois meu relato pois são muitas coisas boas pra compartilhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Roberta, tudo bem?

Seu relato já começou promissor e aguardo ansiosa a continuação!

Porém, as dúvidas também começaram a surgir, e aproveitei a oportunidade pra ter perguntar algumas coisinhas referentes ao embarque. rsrs

Pretendo fazer uma viagem para a Europa no ano que vem, por isso tenho pesquisado bastante porque gosto de me programar certinho rsrs.

 

Eu vou levar comigo o meu laptop, e ouvi dizer que não é mais realizada a fiscalização de controle da Receita Federal no aeroporto como antigamente. Agora é necessário preencher um formulário do site da Receita e apresentá-lo no embarque. Você levou notebook ou algo do tipo? Se sim, como foi o procedimento na alfândega?

 

Pergunta ridícula, mas é uma dúvida que eu tenho rsrs. Sou MUITO friorenta. Como foi o voo? rsrs (também vou embarcar em São Paulo e será um voo noturno). É muito frio dentro do avião? Um casaco leve é o suficiente? Como estava o clima e a temperatura na Europa em junho?

 

Bom...acho que por enquanto é isso. Continuo aguardando seu relato (li o outro que vc escreveu há um tempo e gostei muito! Tenho certeza de que esse também será excelente! :-) )

 

Um abraço,

Shimene Medeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Shimene!

 

Que bom que já está gostando e aos poucos vou atualizando pois já voltei no trabalho... risos... pra pagar a próxima...

 

Bom, não preenchi nada nem na ida e nem na volta.... nenhuma das meninas levaram laptop então não sei te dizer. Levamos nossos iphones que com wi-fi é bem dizer um computador. Não nos deixou na mão em momento algum.... risos... acho que o laptop é um peso e algo a mais pra se preocupar mais mas vai de pessoa.... eu nunca levei... em nenhuma de minhas viagens levei.

 

Nenhuma pergunta é ridícula, não se preocupe.... risos... bom, sou como vc, então levo um casaco que me aqueça pois também tem o cobertor (claro que não é poderoso, mas protege bem)... fui com um moletom médio... nem fino demais e nem grosso demais e não passei frio... mas sempre uso 2 meias pois meus pés gelam... risos

 

Em relação ao clima da Europa, depende de onde vai. Já estive em junho e julho nas mesmas cidades (Amsterdam, Brugges, Londres e Paris) e passei frio... só em Amsterdam lembro de ter tirado um pouco da blusa... risos... nos demais muito frio... frio de jaqueta de couro mesmo... já mais ao sul como Barcelona e Roma é calor mesmo... como o nosso verão... então quanto mais ao norte for não conte com muito calor.... risos

 

Se surgir mais dúvida é só postar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando...

 

Ficamos no hostel Backpackers Station e recomendo. Pegamos um quarto pra 5 então tivemos sossego... limpo, banheiros bons, muito bem localizado perto da estação. Pagamos 18 euros pela noite. Café-da-manhã paga mas eles cobram pelo consumo: uma banana = 0,75, copo de leite = 1,00 e assim vai. Vc paga o que comer e comemos até bem e compensou o preço.

 

A cidade é linda... tem a catedral gótica mais famosa e é linda... andamos a toa pela cidade, fomos até a beira do rio Reno, uma pena que fazia frio que caramba e nossa, nossas almas acostumadas com nosso clima quase congelaram no primeiro dia... risos

 

Comemos super bem num restaurante perto da catedral sendo a famosa salchicha, as batatas deliciosas (como as de carne de panela de nossas mães), coca e uma salada com um molho mais que delicioso = 13 euros. Comemos super bem mesmo.

 

No grupo temos a "curiosa"... risos... uma das meninas ama coisas de comer ou beber diferente e sabe aquela cena de cachorro olhando os frangos serem assados? Igualzinho ela num prato de carne cru de uma mulher da mesa ao lado.... bom, sorte que ela estava cheia senão tinha pedido.... risos... a culinária alemã é muito boa... satisfeitas fomos caminhar mais e como anoitece super tarde (22:30h) perde-se a noção do tempo...

 

No outro dia, tínhamos a manhã pra sapear e partir após o almoço pra Amsterdam. Fomos a caça da loja da famosa água de colônia e é fácil achar tendo um mapa da cidade. Comprei uma colônia pequena e um sabonete líquido de lembrança por 6,95 euros. Também compramos nossos mascotes - pinguins azul e branco pra alegrar nossas mochilas.... risos...

 

Tínhamos um acordo que compraríamos patche e pin de todos os lugares visitados e assim foi. Pagamos em 2 patches (um de Koln e um de Frankfurt) e um pin = 9 euros. A igreja é linda por dentro... passamos por muralhas antigas, parques.. a cidade é fofa... só não conseguimos cruzar o rio de teleférico porque não tivemos tempo pra isso mas fica a dica... paramos numa padaria e pensa num lugar de coisas gostosas... minha nossa... é que não sou fã de coisas doces mas pra quem é, fica impossível resistir...

 

No meio do dia pegamos o trem pra Amsterdam que compramos também pela net no site BAHN sendo que por pessoa saiu 23 euros e foram 2 1/2 horas de viagem. Já começou assim a viagem porque uma mulher estava num dos nossos lugares e não tinha outro pra trocar... aí ninguém com coragem de falar... risos... até que nossa relações públicas foi lá e de boa... a mulher disse que estava ali porque só conseguiu colocar a mala dela ali.... enfim... viajamos tranquilas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Chegamos bem em Amsterdam e assim que chegar na estação central, para ir até o hostel pegamos o tran de nro 13 (2,70 euros) e descemos na parada indicada na reserva do hostel... tudo correu tranqüilo, deu certinha a indicação que estava na reserva. Chegamos e fomos fazer check-in. O hostel Shelter Jordan (cristão) é até legal mas nada como o que fiquei da primeira vez – Stayokay Vondelpark (mas desta vez o preço não compensou) e pagamos 25 euros pela estadia com café-da-manhã. Ficamos num quarto feminino de 18 camas e só por Deus mesmo. Pensa num povo que não percebe que tem gente querendo dormir no quarto. A porta tem aquelas molas que fecham a porta quando são abertas. Só que a bendita mola dava um tranco que fazia muito barulho... e umas meninas que não cansavam de bater a porta... risos... foram noites que precisei de um incentivo pra dormir... calma gente... risos... não fui puxar um não... risos... nem beber, tá?! Risos... tomei um calmante básico que ajuda a relaxar... nem tarja preta é... risos... povo malvado já estava pensando coisas... hihihihihi

Nessa primeira tarde já tomamos banho e fomos bater perna... comemos super bem num restaurante argentino... era um combinado que vinha sopa de legumes (deliciosa), o prato principal, refrigerante e sobremesa por 19 euros. O garçom uma simpatia só ainda mais por ter 5 brasileiras na mesa... só falava: bonitas, bonitas, bonitas... risos... rimos muito dele porque ele disse que já conhece quando são brasileiros pois eles fazem o pedido e dão risada... risos.. até mostrou a carinha que todos fazem... muito legal o garçom... comemos super bem.

Depois fomos sapear pois as meninas queriam ver a Red Light... passeamos bastante e quando chegamos no destino já estava escurecendo... como já conhecia não me assustei tanto mas as meninas.... risos... de primeiro momento o choque foi grande mas depois foi só risadas... pior é ver os homens chegando e desistindo se por um acaso vc dá uma olhada... risos e mais risos... depois de ver todo o vuco do local voltamos pro hostel pra dormir.

 

No dia seguinte tomos o café-da-manhã que não deixou nada a desejar e bem alimentadas fomos a casa de Anne Frank que as meninas também compraram pela net antecipado e 9,50 euros pra adulto e 5 euros pra jovem. Como é antecipado não pega fila. Eu fiquei fazendo meu diário enquanto esperava e aprendi mais um pouco sobre a organização da cidade. Lá vemos muito as calçadas não de cimento e sim de pequenos blocos que se encaixam (aqui onde moro já tem bastante). O pessoal pra arrumar um problema de água, tiraram alguns bloquinhos, depois a areia que ficava por baixo (não era terra não)... aí consertaram o problema, recolocaram a areia, os bloquinhos e nada que uma vassoura não resolvesse o problema... ninguém poderia dizer que eles mexeram ali de tão organizado que é a coisa.. ao menos onde moro teriam interditado a rua, quebrado o asfalto e ficaria uns bons dias assim... risos... até lembrarem que tinha um buraco lá.... achei interessante...

Acabando a vista fomos sapear na cidade... aí fomos até o distrito dos museus... as meninas aproveitaram pra comprar o IAmsterdam card de 1 dia por 41 euros pois elas queriam ir no museu do Van Gogh e foram naquele dia mesmo. Saíram e eu mais uma comemos um lanche delicioso por 8,50 euros com direito a coca, mas assim: sabe quando vc entra num lugar e tem as fotos dos pratos/lanches? Pois bem, esse foi o primeiro lugar onde o lanche veio igualzinho o da foto... impressionante... e delicioso também... risos

Aí ficamos sapeando enquanto as outras meninas comiam e fomos pro hostel pra tomar banho e voltar ali pra alguma baladinha...

O preço do tran é 2,70 euros e fácil de usar... o bilhete único vale por 60 minutos da hora de validação... como foi nosso primeiro passeio sem instruções nele, pra variar pegamos o errado mas logo percebemos e voltamos pro certo... ainda bem que valia por 1 hora... ufaaa!!!!

 

Chegamos no fervo e fomos procurar algo pra nos divertir... lembro que estive numa casa de salsa da outra vez e saímos a procura... encontramos e entramos... tinha umas 6 pessoas digamos que bem acima de nossa faixa etária... rimos muito mas ficamos... quando uma das meninas disse: quero ir pra outro lugar eis que vejo uma luz no fim do túnel ou na porta de saída... risos... chegou um monte de gente... um grupo que estava fazendo Pub Craw (acho que é isso) e por isso resolvemos ficar... a música que mais ouvimos foi: Nossa, nossa, assim vc me mata... fazer o que, né?! Depois de quase 2 horas o pessoal foi embora e a gente também... como uma das meninas estava com o pé machucado resolvemos ir embora de táxi e deu 3 euros pra cada... compensou... e muito!!! Risos

Antes de iniciar o outro dia, quero deixar a saga do banheiro:

1- No trem de Franfurt – Koln o banheiro feida tanto, mas tanto que minha nossa... uma das meninas hiper apertada teve que encarar... fui junto pra lavar a mão e agradeci por não estar apertada

2- No trem de Koln – Amsterdam, uma das meninas apertada foi em busca de um banheiro. Como tem banheiro pra deficiente e a porta abre de maneira diferente dos normais, tinha um com a luz verde (desocupado) e uma anã apertou. A porta devia estar com problema ou mau fechada pois lá dentro o coitado do homem estava literalmente com os documentos na mão... coitado... a anã ele ficaram paralizados

3- Outra das meninas foi ao banheiro e como estava cansada de ficar sentada fiquei junto com mais uma perto da porta olhando a paisagem. Quando escutamos um estrondo vindo do banheiro. Nos olhamos assustadas pois nossa amiga estava lá. Estaria ela viva? Ela abre a porta rindo mais que hiena e caímos na risada também.. até uma moça que estava perto morreu de rir... aí ela conta que a tampa do vaso fechou com tudo e por isso o barulho... nada mais grave... esses trens tem história pra contar... risos e mais risos

 

No outro dia acordamos cedo e fomos rumo a Zaanse pra conhecer os famosos moinhos que ainda resistem... pegamos o tran até a estação central (2,70) e o trem até Zaanse (pega-se o trem Alkmaar to Koog-Zaandijk e descer na estação Koog-Zaandijk e dela, caminha-se até o destino e a caminhada é de uns 10 minutinhos parando pra fotos... até tem um busão lá mas não compensa o preço já que caminhar e descobrir detalhes imperdíveis não tem preço. O lugar é encantador. Ver os moinhos é muito legal. Tem uma lojinha de temperos que me levou a loucura já que amo cozinhar. Achei alho moído, é mole? Claro que comprei... 3,50 euros o vidrinho com 100 grs. Para entrar nos moinhos paga-se 3 euros ou é free pra quem tem o IAmsterdam card. Muito legal e lindas fotos no lugar. Depois as meninas foram até o museu mas era tão interessante que entraram e saíram... risos... foi cômica essa parte... aí fomos conhecer a fábrica dos tamancos de madeira. Muito legal e entrada livre. Uns mocinhos fazem demonstração de como se fazem os tamancos e é muito interessante. Ali encontra-se todo tipo de tamanco pra comprar.

Fomos a procura de comida... tinha panquecas e um outro lugar com lanches. Optamos pelo lanche que era um combinado de sopa de legumes, um tipo de refrigerante e o lanche por 9,70 euros quero detalhar a bebida: pedi um de rutas vermelhas... lembra do famoso cherry? Risos... mesmo gosto ou até pior. Uma das meninas pediu de violeta.. risos... parecia água suja de violeta... o gosto horrível... aff... mas foi nossa escolha, né?! Risos... o lanche estava mais ou menos... acho que só a sopa estava boa... risos...

De lá, voltamos pra cidade (compra-s o ticket nas máquinas e a volta foi mais barata – 2,90 euros) e foi bem tranqüilo. Como já tinham museus pras meninas irem, pegamos o tran direto pra praça dos museus. Uma coisa nova que nem no hostel sabia é que o card não dá mais direito pro Rijksmuseum – então fiquem espertos... as meninas descobriram na entrada do museu...

Aí fomos fazer o passeio de barco pelo canal que estava incluso no card e eu paguei 13 euros. É muito legal esse passeio... depois bem cansadas, voltamos pro hostel e só deixamos as coisas e fomos novamente pro lado da Red Light. Como íamos pegar o trem cedinho pra Brugges, compramos coisas pro nosso café-da-manhã, lembrancinhas e outras coisinhas... compramos batata-frita deliciosa por 3,50 euros. Aí fomos sentar na escada de um mercado e do nada apareceu os “garis” com uma mangueira de água e sem nenhuma pena de nós pobres mochileiras saíram lavando tudo e tocando tudo e todos dali. Até entendo porque estava maior sujeira mas ao menos um pedido de licença, né?! Risos... depois fomos pro hostel arrumar as mochilas pois no outro dia tínhamos destino novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...