Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros

Estarei indo para Bolivia para escalar nos arredores de La Paz, gostaria de saber queum teria infos sobre estas montanhas. Quais são mais faceis e se as trilhas são bem demarcadas, como faço chegar até estes locais?

 

Gostaria de infos sobre Illimani e Huyana Patosi entre outras de nivel de dificuldade mais baixo.

 

Há algum curso em La Paz? gostaria de ir sem guias por motivos pessoais e financeiros, é viável?

 

 

Desculpem o monte de perguntas.....

 

[]´s

 

Kauré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Kauré, tudo bem. Fazem 3 anos que tenho ido escalar naquela região. Em julho de 2004 estive na Cordilheira Real com amigos, nos arredores de La Paz. Lá vc tem centenas de opções de escaladas, mas as mais "comuns" são o Huayna Potosi, a região do Condoriri e o Illimani.

 

Em Laz vc encontra muitas agências que oferecem desde guias até transporte ou cursos. Tenho o email de algumas (nao tô com eles aqui agora mas se vc quiser te passo depois).

 

No Condoriri eu e meu amigo fomos sem guia. No Huayna Potosi fomos com guia. No Illimani nunca fui, mas pelo maior grau de dificuldade o pessoal recomenda guia se vc não tem muita experiência.

 

Não sei se vc tem experiência, mas acima dos 5000 metros não há muita montanha dita "fácil" não. O Huayna Potosi tem 6.088 m e é tido como "fácil", mas na verdade depende muito das condições de tempo na montanha, da sua condição e adaptação a altitude.

 

- Huayna Potosi: 6.088 m, fica a 2 hs de carro (ou taxi, ou van) de La Paz. O transporte te deixa ao lado da montanha, a 4800m. Vc sobe por umas 4 hs até o acampamento alto (5.600m mais ou menos) e dorme lá. Se quiser há um refúgio que cobra 10 dólares para dormir lá. Se vc for sozinho facilita e vale a pena porque não tem q carregar barraca, apenas seu saco de dormir e isolante. Saindo no dia seguinte do acampamento alto, lá pela 1 hs da manha, vc chega umas 8hs no cume. A parte final da escalada é mais íngreme e exige cuidados. Altamente recomendável ir com um guia ou parceiro experiente.

 

Mas o melhor lugar para vc escalar é na região do parque Tuni Condoriri. Lá vc acampa ao lado de uma bela lagoa, tem água líquida para beber (não precisa derreter), tem uma área até certo ponto protegida para acampar e o melhor, tem n opções de montanhas, desde as mais fáceis até as mais difíceis.

 

Para ir ao Condoriri não há transporte público, vc terá que pegar um transporte privado até o vilarejo de Tuni (4 hs de La Paz), depois caminhar por cerca de 3 hs até o campo base. Na boa, é o lugar mais animal q já estive. Tem muita montanha bonita. Lá é possível ir sem guia, mas sozinho na montanha não aconselho, ao menos vá com mais alguém.

 

Se quiser um guia os preços são os seguintes (incluidos transporte, guia, equipos, comida, etc):

 

- Huayna Potosi: cerca de 60 dólares

- Condoriri: cerca de 120 dólares

 

se quiser pode contratar só o transporte, ou carregadores.

 

Se quiser mais info entre em contato q terei prazer em ajudar.

 

Meu amigo fez um site q tem algumas informações: tem até uma cópia do projeto q fizemos da viagem, que talvez possa te ajudar.

 

www.tacio.com.br/bolivia2004

 

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Há,, é bem possível que no meio do ano eu volte pra lá. Se vc for aconselho ir entre o fim de maio e fim de agosto, pois a neve está mais firme e há menos risco de avalanches.

 

Tem um livro de uma cara chamado Yossi Brian que é muito bom. Vou verificar o nome e depois te passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela dicas...

 

Sobre aluguel de equipos técnicos (botas, piolets, crampons) isso é facil encontrar em la paz, e nestas montanhas se faz necessario o uso em todos os períodos do ano?

 

Sobre a dificuldade da montanha, compreendo o qeu vc disse mas acho qeu me espressei mal, quando falei em dificuldade queria saber se há lances de escalada mais técnica em gelo, o até mesmo a necessidade de estar encordado em determinados pontos.

 

Grato por tudo!

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Kauré, beleza !

Então, vc encontra aluguel de todos os equipos nas agências em La Paz, principalmente na Rua Sagárnaga onde estão a maior parte das agências. O que não rola por lá é a parte de vestimenta (ao menos haviam pessoas que não tinham anorak e estavam com dificuldade em encontrar).

 

Por exemplo, no Huayna Potosi vc terá que usar os equipos sempre (piolet clássico, botas duplas e crampoms). Devido aos meses de setembro a março serem temporada de chuvas não são indicadas para escaladas. Os melhores meses são junho e julho. Nesta época o céu costuma estar limpo e sem nenhuma nuvem e a neve mais sedimentada e segura.

 

Sobre as dificuldades o Huayna Potosi, por exemplo, possui uma rampa de 45°/50° no final da escalada pela rota normal, e há sim a necessidade de andar encordado. As que eu conheço, como a subida ao Tarija no parque do Condoriri e no Huayna Potosi, possuem uma ascensão em meio a gretas pelo caminho e rampas leves o que faz mais prudente andar encordado.

 

Olhei no meu livro e falei besteira na mensagem anterior qto a altitude do campo alto do Huayna Potosi. O campo alto esta a 5.220 m

e a diferença em altitude a se vencer até o cume é de pouco mais de 800 metros.

 

Seguem algumas agências q vc pode contatar por email para preços e etc... (recomendo a Alberth Tours)

. ADOLFO ANDINO, Calle Sagárnaga Nro. 380 P.O. Box: 4938 - Telf.: 2317151 - Cel.: 71989554. E mail: adolfolandino@hotmail.com

. HUAYNA POTOSI, Illampu No. 598 esq. Sagárnaga. Phone/Fax: (591)-2-2317324. E mail: berrios@megalink.com

. ALBERTH BOLIVIA TOURS, calle Illampu Nº 773.

Phone: 2458018 - Cel 71508169

E-mail: alberthbolivia@hotmail.com

 

 

links com mais infos:

 

www.peakware.com

www.skybolivia.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alcides, muito obrigado pelas dicas até agora foram muito uteis...

 

Sobre cozinha, o tipo de fogareiro qeu deve ser utilizado obrigatoriamente teria qeu ser uma multicombustivel(liquido) tipo msr ou rola usar os nossos comuns de butano/propano. aqueles com cartucho descartavel?

 

se for possivel usar este tipo de fogareiro o unico problema seria o volume dos cartuchos de combustivel extra....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não tentei usar estes fogareiros de gás, acabei usando um msr. Mas todo mundo me disse q estes de gás não funcionam acima dos 4000 metros pois a chama não consegue aquecer direito (não sei dizer a razão ao certo). O msr funcionou muito bem, apesar de q a gasolina entope após o uso e vc tem q dar uma limpada.

 

Lá na bolívia vc até encontra querosene, mas é muito caro e proibido (devido a seu uso para fazer cocaina). Eles usam gasolina mesmo. O ruim é que vc tem q confiar qdo dizem q a gasolina não tem chumbo. Se vc não tiver fogareiro eles alugam por lá.

 

Antes de ir pro Huayna Potosi ou outros destinos o pessoal costuma parar numa praça de El Alto, que fica na saída de La Paz. Chama-se Plaza Ballivian e vende folhas de coca, gasolina em garrafas pet e água mineral. Lá tbém tem umas lotações q levam o pessoal local pra Zongo e passam em frente ao campo base do Huayna, mas não tem horário certo. Se vc der a sorte de pegar uma destas lotações sai quase de graça o transporte.

 

Qdo vc ta pensando em ir pra lá? É provável que eu vá no final de maio pra tentar o Huayna Potosi e o Ancohuma (mais ao norte ao lado da cidade de Sorata), mas ainda nao ta certo pq nao sei se vou ter férias do trampo.

 

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu ainda naum tenho certeza se vou agora em julho... pois acho que se passar este meio de ano eu vou ter qeu esperar o meio do ano qeu vem... em decorrencia do tempo, não qeuro correr o risco de ir para lah e so pegar tempo ruim.

 

 

As rotas normais da maioria das montanhas (Região do Condoriri, Huayna, Illimani..) e possivel fazer apenas com uma piqueta simples ou alguma exige piquetas técnicas e escalada tecnicas em gelo própriamente dito?

 

Kauré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

- No Huayna apenas a piqueta clásica (ou simples). O finalzinho da rota, próximo a pirâmide do cume tem a maior inclinação e vc deve ter cuidado ao descer (é bom estar encordado com alguém).

- No Condoriri há inúmeras montanhas, a mais tradicional é o Pequeño Alpamayo a qual tbém uma piqueta clássica é o suficiente. Montanhas mais difíceis no Condoriri como a Cabeza del Condor talvez exija as piquetas técnicas (não sei dizer ao certo).

- No Illimani já li muito a respeito e tbém o livro que tenho do Alain Mesili diz q uma piqueta clássica resolve.

 

Acho que o pessoal usa mais as piquetas técnicas nas rotas não tradicionais, q geralmente são as mais difíceis. Nesse caso não sei dizer bem.

 

Té +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...