Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pedro

 

La tem um refúgio bem legal. É simples, mas é limpo, tem banheiros e dá pra cozinhar numa boa. Não sei como funciona os preços, mas se tratando de Bolívia, deve ser bem barato.

 

2695890866_953b934671.jpg

 

ps.: Vi diversas postagens nesse tópico discutindo sobre o uso do Citoneurim 5000 para a prevençaõ do mal de altitude. Essa vitamina é um importante substrato para a produção dos eritrócitos (hemácias). No entanto, ela NÃO ESTIMULA a produção destas células. Os dois estímulos para a síntese das hemácias são: HIPÓXIA (baixa pressão de oxigênio) e ERITROPOETINA (hormônio produzido pelos rins e usado em casos de dopping - apesar dos imensos riscos).

 

Mas isso é muito claro. Não se vai ter ganho algum se não ocorrer a hipóxia. Citoneurin 5000 não é pra prevenção, mas pra ajudar na aclimatação e aclimatação, neste caso, só ocorre quando se está em altitude.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Vou a La Paz no final de Maio com o objetivo de subir o Huaya Potosí, e se for bem sucedido tentar o Ilimani também.

 

Fiz um plano de aclimatação de 7 dias (figura abaixo), que começa em La Paz (~3.700m), passa pela Isla del Sol (~4.100) e termina no Chacaltaya (~5.000). Após cumprir este plano pretendo fazer uma tentativa de subida no Huayna Potosí, caso seja bem sucedida tento o Ilimani em seguida, o plano B é se falhar a primeira tentativa no Huayna Potosí eu tento mais uma vez no lugar de tentar o Ilimani.

 

Gostaria de saber se o plano está bom ou o tempo está muito apertado?

 

aclimatacao.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voltei ontem do Huayna Potosi. Fiz nos 3 dias. Ja estive em Cusco por dias, Isla do Sol e por ai vai. Realmente é fantástico e Ñ achei muito facil como dizem. Primeiro que a subida na neve em pontos ingrimes é punk, mesmo com os grampos rola uma patinada e o uso da piqueta é constante para sentir o grau de compactacao da neve, seja para estabelecer mais um ponto de apoio. Existem algumas pequenas gretas pelo caminho, que exigem um pouco de atencao, e a aproximacao ao cume e feita atraves de cristas de montanhas, o que, na minha opiniao, exige o encordoamento a alguem. Digo isso porque cheguei ao meu limite fisico nessa subida. Acho mque nunca, na minha vida, tinha atingido esse meu limite. Nao sei se pela altitude ou particularidade de um dia mesmo, mas há uma grande possibilidade de voce nao estar 100% para subir/descer por essas cristas. No topo estava aproximadamente 15 graus negativos com vento. Dedos congelando, nariz congelando, cameras congeladas, lanternas congeladas.... e por ai vai.

 

O objetivo desse post e apenas para que as pessoas que vao fazer e escutem o FACIL, o buraco e um pouco mais embaixo. TAlvez seja uma montanha que nao exija muitos conhecimentos tecnicos de neve e gelo, mas a subida e puxada. E nao digo apenas por mim, ja li varios relatos dizendo isso e tambem atraves de quem fez por aqui.

 

Segue a foto da crista no cume...

20120304113201.jpg

 

 

Abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola pessoal,

 

Também voltei de Huayna Potosi nesse domingo e não achei nem um pouco facil.

 

Realmente é fantastico o passeio todo, mas nem cheguei a sair do acampamento (sempre confundo o acampamento base com o refugio, enfim, é lá no alto), assim que cheguei só consegui tomar um chá quente, tirar a roupa molhada e entrar no saco de dormir...no meio da noite os guias nos chamaram para alcançarmos o topo mas eu nem sai do saco de dormir.

 

Um dos dois japoneses que estavam conosco voltou 10 minutos depois. Uma americana que tb estava conosco parece que passou mal e voltou direto para a base, nem parou no refugio. Pouco depous o outro japones voltou e permaneceu só um argentino gente boa que vivia ouvindo musica no cel e dançando enquanto subiamos, rsrs mesmo assim faltou cerca de 50 metros, ele disse que viu avalanche e o frio estava demais, ficou com medo e achou melhor voltar.

 

Eu não recrimino ninguem, afinal estavamos todos lá para nos divertir e não para sofrer, o passeio valeu muitoa pena, mas não sei se faria de novo.

 

Fui com a agencia Huayna Potosi "alguma-coisa" que fica na Calle Sagarnaga com a Illampu, mas nao gostei dos equips que eles deram...as calças, as luvas e as botas tinham FUROS!!!!! Outra coisa que achei mancada, é que um dia antes, o guia disse que almoçaríamos e esperaríamos 2 horas para descansar e fazer a digestão...no dia, mal terminamos de comer e ja estavam nos apressando para vestir o equipamento e subirmos rapido!!!! Subir a mais de 4000 metros com ar rarefeito e comida chacoalhando na barriga não é bom pra ninguem!...

 

Mesma coisa no retorno...mal terminamos a descida, nos trocamos, eles nem deixaram a gente entrar nos quartos...comemos e eles ja estavam nos apressando para estarmos prontos pois o proximo grupo chegaria em 10 minutos e teriamos que ir embora na van que estava trazendo o grupo...ficavam repetindo "listo! Listo!" rsrs...pensei, (desculpem a expressão) "que se foda! Vou comer e me arrumar tranquilamente! Nao estou em uma corrida!"

 

enfim, essas foram minhas impressões, dizem q Huayna Potosi é a montanha mais facil da Bolivia, mas não quer dizer que seja para qualquer um.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Oi pessoal, estou indo para a Bolivia em setembro, e pretendo fazer uma escalada em neve para iniciantes.

Andei pesquisando e vi a escalada de um dia pelo Cerro Mankilisani. Procurei aqui no site, mas não encontrei informações.

Pretendo fazer depois de já estar uns 8 dias em La Paz, ou seja, creio que estarei bem aclimatada.

 

Alguém já fez? Sabem me dizer se é muito difícil?

 

Existe mais alguma escalada em neve por lá para iniciantes?

Vi sobre o pico Áustria também, mas não chega a ser uma escalada, mas um trekking com trechos de neve, é isso né?

 

Obrigada, bjs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Oi pessoal, estou indo para a Bolivia em setembro, e pretendo fazer uma escalada em neve para iniciantes.

Andei pesquisando e vi a escalada de um dia pelo Cerro Mankilisani. Procurei aqui no site, mas não encontrei informações.

Pretendo fazer depois de já estar uns 8 dias em La Paz, ou seja, creio que estarei bem aclimatada.

...

 

Oi Karen,

 

Em minha estadia em La Paz não ouvi falar desse cerro em nenhuma das agências em que fiz minhas pesquisas. Pelo visto o forte deles é explorar a escalada em Huayna Potosi, que dizem ser a mais fácil da Cordilheira Real. O que eu te aconselho é aproveitar um dos seus dias em La Paz e percorrer todas as agências q tem na Calle Sagarnaga e perguntar desse passeio, pois apesar de não ter cartazes nem anúncios grandes, eles podem oferecer.

 

No meu caso estou interessado no trekking pela cordilheira Apolobamba, parece que também há trilhas incas por lá só que é tudo mais selvagem, com mais natureza. Nas agencias eu não ví nenhum anuncio mas todas em que perguntei ofereciam o passeio, só não fui pois não estava em uma época boa, fora que o trekking dura em média 5 a 7 dias e não encontrei agencia que oferecesse em 5 ou 6 dias, isso complicaria muito o meu roteiro.

 

Recomendo entrar em contato com a Travel Tracks (http://www.travel-tracks.com / info@travel-tracks.com) e perguntar pra eles, pois a moça q me atendeu tinha uma apostila ENORME com um moooooooonte de passeios, fora que me atendeu super bem e tirou todas as duvidas. Talvez lá tenha o q vc procura.

 

Ah sim, 8 dias de aclimatação tb acho q seja o suficiente. Quanto à sua pergunta do Pico Áustria, não sei responder...rs desculpe

 

é isso...boa sorte, boa trip e se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

 

Também estou indo pra lá em Julho, e vou principalmente pra tentar o Huayna Potosi. Mandei um e-mail até pra alguns hostels e agencias pra ter uma idéia dos pacotes que o pessoal costuma fechar, e o pessoal do hostal Loki me respondeu dessa agencia Kanoo Tours que fica dentro do proprio hostal, e tem também a opção do Mankilisani (mas é o único que não aparece o preço, não sei porque - mandei um email perguntando, assim que responderem eu respondo aqui).

(http://www.kanootours.com/ws/index.php/tours-in-bolivia-tours-booking/climbing-in-bolivia/climbing-bolivia-cerro-mankilisani-1-day-climb.html)

Estou pensando em ficar uns 7 dias a principio pra aclimatação, então ir uma ou duas vezes ao Chacaltaya, dependendo de como for o esquema ir também uma para esse Cerro Mankilisani, e finalmente então fazer o Huayna naquele de 3 dias pra não ficar muito puxado.

Se a grana permitir eu queria tentar depois o Sajama ou o Illimani, mas não sei como é a procura pra essas escaladas (alguém sabe?), e como eu estou indo solo fica dificil depender disso então estou contando só com o HP a principio mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Karen M,

 

 

O Cerro Mankilisani não está catalogado nem mesmo no Guia do Alain Mesili. Deve ser algum cerro próximo à La Paz que alguma agência está explorando para turismo. Particularmente não recomendaria sem ter maior segurança. Tem muita agência picareta em La Paz.

 

Não estou afirmando que seja isso, mas é um risco.

 

O Pequeno Alpamayo no Condoriri é uma boa indicação para inicar atividades no gelo.

 

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Veenstra e Karen, estou indo para a Bolívia também em julho e, também, principalmente para fazer o Huayna.

 

Vi esta mesma página sobre o Cerro Mankilisani da Kanoo Tours alguns meses atrás, me chamou muito a atenção por ser um pico de 5892m e que pode ser feito em um dia.

Além disso, segundo a descrição, é mais para os 'escaladores' inexperientes e uma boa alternativa para aclimatação para picos mais difíceis... Muito bonito na descrição ::otemo:: mas fico com um pé atrás, claro.

Incluí esse pico no meu roteiro, mas estou em dúvida se farei realmente...

Veenstra, dependendo, podemos combinar de fazer na mesma data (tem guia pra 2 pessoas no mínimo, se for fazer sozinho tem que pagar o valor de 2 pessoas, pelo que entendi)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...