Ir para conteúdo

Huayna Potosí


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros

Oi Fabricio

Combinar Atacama + Titicaca + Chacaltaya + Condoriri é uma ótima aclimatação. Pelo seu roteiro vc terá aproximadamente 16 dias de aclimatação. Mas aclimatação é muito variável, como vc não tem experiência vai sentir na hora. Durante a preparação vai sentindo como o seu corpo esta adaptado. E tome bastante água, muito mais do que o normal do que ingerimos. Isso para mim é o que mais ajuda.

Agora o importante é treinar. Caminhando, fazendo trilha, correndo, nadando, subindo degraus ou seja o que for. Se precisar de mais ajuda disponha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Estive lá em 2012 e voltarei em 2015. Brasileiros não são respeitados na montanha. Pelo menos não como são os europeus pelos bolivianos.

 

Então, não importa o quanto isso te custe a mais, contrate um guia só para você. Em grupo, o guia tem mais poder em fazer alguém desistir. No mano a mano, você tem mais poder de decisão. Sobre os guias, o trabalho deles é te levar ao cume. Mas ele vai se esforçar em fazer você desistir. Se informe sobre a comida, a água, os equipamentos, os abrigos. E se ele acelerar, imponha o seu ritmo.

 

A aclimatação é fundamental. Fique alguns dias caminhando por La Paz, sofra a altitude e deixe o corpo reagir. Eu ainda fiquei uma noite em Copacabana, subi o Chacaltaya e fui em alguns outros pontos altos de La Paz. Tudo isso me ajudou muito lá em cima, não senti nenhum sintoma de mal estar acima dos 5000m.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Não é verdade que eles fazem de tudo pra vc não conseguir... O guia ficava me incentivando o tempo todo.

 

Pra quem quer subir recomendo pegar um guia só pra vc, sem mais ninguém, nem amigo junto, pois se um desiste, voltam todos.

 

Levem comida liofilizada, pra não passar mal com a comida que vão te servir na montanha, quando subi algumas pessoas não conseguiram pois passaram mal.

 

Brasileiro tem fama ruim mesmo e não é pra menos, o guia me falou que o pessoal chega la pra subir sem qualquer preparo e aclimatação, acha que é barbada e acaba se dando mal. Ai depois culpam os guias, agencia e etc.

 

Pra ter uma ideia o ataque ao cume leva de 6 a 7 horas isso com paradas de 5 min, no meu caso foram 3 paradas de 5 min por ai.. E da pra entender pois vc começa a ficar com frio quando para..... então se o cara mal caminha 2 ou 3 hora aqui, vai caminhar la com ar rarefeito...

 

Me preparei 1 ano pra isso, academia, bike e caminhada... e foi a coisa mais difícil que ha fiz na vida, teve horas que me perguntava se realmente iria conseguir.

 

Mas quando cheguei no topo foi a melhor sensação que já tive, fui tomado por um orgulho que nunca tinha sentido. dava risada sozinho.. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
tambem tenho interresse em chegar ao cume, mas muitos relatos dizem que os guias fazem de tudo para vc nao conseguir, isto e preocupante, mas acho que contra a força de vontade de nos; e dificil contrariar....

 

Independente disso, você pode se aventurar e tentar. Mas se prepare em relação a comida, água e equipamento. Não deixe tudo na responsabilidade dele e da agência. Quanto maior for seu grau de independência, menor será a influência dos guias.

 

E se ele acelerar, peça para reduzir ao invés de tentar acompanha-lo. Apenas uma hora que seja andando num ritmo mais forte do que você pode, acima de 5000 metros e temperatura negativa, é tudo que ele precisa pra te minar. Imponha seu ritmo e cuide da sua hidratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá. Eu to querendo ir em abril, tentar o Huyana, de novo. Tentei em 2013, mas não fiz uma aclimatação, meu par era um suiço que se achava... Bem tudo deu errado e só consegui chegar a 5.800. O guia ajudou bastante, ele se livrou do suiço para eu ficar mais confortavel (porque o suiço queria imprimir um ritmo mais acelerado). Mas mesmo assim não deu para mim. Bem, na minha próxima tentativa quero aclimatar melhor e contratar um guia só para mim. Não é difícil não desde que esteja com as roupas certas e aclimatado. Achei o Cotopaxi mais dificil. Alguém indo pra lá em abril?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde pessoal,

 

Pra quem for pra Bolívia só pra escalar o Huayna (e não pra fazer turismo convencional) quantos dias é necessário para se aclimatar e subir o Huayna Potosí? Pergunto isso porque conheço a Bolívia, então pretendo voltar somente pra subir a montanha, mas estou preocupado com a quantidade de dias para a aclimatação.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...